quarta-feira, 5 de junho de 2019

ÓTIMAS E MÁS NOTÍCIAS

Em Maceió, na marcha em defesa da educação, na última quinta

Pessoas queridas, amanhã é meu aniversário. Faço 52 anos. Estarei em São Paulo nesses próximos dois dias, sem muito acesso à internet. Vou aproveitar pra contar algumas novidades agora.
O que vocês querem ouvir primeiro, as boas ou más notícias? Vamos às boas, então. Vou fechar um contrato com a editora Planeta de Livros. O grupo Planeta é o quinto maior grupo de comunicação do mundo, líder no mercado espanhol e na América Latina. A editora tem um catálogo com mais de 15 mil autores, entre eles bestsellers como Cortella, Karnal, e Padre Fábio de Melo. 
Mas nada disso é tão importante. O importante mesmo é que a Clarissa, uma das editoras de lá, me convidou pra publicar um livro. Ela está muito entusiasmada, conversamos desde abril. Pensamos juntas em capítulos e temas. Será um livro sobre feminismo, lógico. Só com textos inéditos. 
O que me deixa nervosa é que é uma mega editora. Se não me engano, a primeira tiragem será de uns 7 mil exemplares, o que, pro Brasil, é tiragem de bestseller. Pra vender tudo isso, será preciso muita divulgação, noites de autógrafos, entrevistas. E a editora vai cuidar de tudo isso (e bancar também). Estou muito feliz, parece uma excelente oportunidade!
Ildney e eu em Maceió #30M
O problema é que não tenho tanto tempo, pois preciso priorizar minhas publicações pro pós-doutorado (que está indo muito bem; adoro a Universidade Federal de Alagoas -- passei uma semana cheia de trabalho e aulas lá --, adoro minha supervisora Ildney Cavalcanti, adoro o grupo de estudos dela, a família dela, tudo!). Vou ter que me organizar, sentar na cadeira, me desligar um pouco da internet, e escrever. Muito!
Noite de autógrafos em SP em 2012
O livro será publicado no primeiro semestre do ano que vem, mas quando (março? junho?), depende de mim. Só sei que tenho que adiantar o máximo possível agora em junho e julho, porque agosto está quase todo tomado por viagens e palestras. Mas vai dar certo! Tem que dar certo! Eu já venho falando de publicar um livro há anos, desde que, com todo o auxílio da Líris, a gente lançou o Escreva Lola Escreva: Crônicas de Cinema, em 2012. Preciso desse empurrão (carinhoso) da Clarissa pra publicar o próximo. 
A outra boa notícia (creio eu) é que vou tentar começar um canal no YouTube. Os bons tempos dos blogs, vocês devem ter reparado, já passaram. Hoje "textão" virou um termo pejorativo e muitos comentários migraram pro Facebook. Como perguntou a Aline outro dia:
Calma, eu não vou deletar nem parar com o blog! Só vou atualizá-lo com menos frequência. E tentarei fazer uns dois ou três vídeos (curtos -- será que eu consigo?) por semana pro canal, não só sobre feminismo, mas sobre qualquer coisa que me dê na telha. Aceito sugestões! 
Já estou planejando isso faz um tempão, pelo menos desde o começo do ano. Não tenho equipamento. Não tenho nem celular. Mas parece que dá pra gravar só com a câmera do computador, né? Vou tentar. O canal se chamará Fala Lola Fala, pra lembrar o blog. Sei que tá cheio de canais intitulados "Fala" e o nome da pessoa, mas no meu caso é de verdade. Vejam que a caixa de comentários aqui se chama "Fala gente fala" desde 2008, quando nem existiam vlogs.
Opa, por falar em comentários, como faz pra que o meu canal no YT não seja infestado por comentários de trolls e haters? Dá pra deletar comentários? Dá pra bloquear? 
Tem um montão de coisa que eu não sei fazer sobre o canal do YT -- basicamente tudo, pra resumir. O maridão está tentando aprender o mínimo do mínimo pra ajudar (como fizemos no começo do blog, em janeiro de 2008). O negócio mais profissional do meu canal será a abertura, a vinheta. Pedi pra dois leitores queridos me auxiliarem. O Cris Vector fez esta ilustração maravilhosa ao lado e está bolando uma animação. É coisa curta, cerca de 4 segundos apenas. E o Nando Penteado, que é músico, está contribuindo com uma trilha. 
Quando o canal finalmente abrir -- espero que semana que vem -- vou precisar de toda a ajuda de vocês na divulgação! 
Agora vamos às más notícias. Na realidade, é só uma. É que estou sendo processada. Não posso entrar em detalhes porque não quero dar ideias pros inimiguinhos, mas, apesar do processo focar num post totalmente feminista, ativista até, esse tipo de processo pode acontecer com blogs que não são feministas. 
Eu estava tão alegrinha que todos os processos dos mascus tinham cessado (não perdi nenhum; em três deles, os criminosos abandonaram os processos; em um, fiz acordo e dei direito de resposta ao fracassado para encerrar a ridícula ação), e que só restava um, grandão, que corre em segredo de justiça e está meio parado. E aí apareceu este outro. Um saco. 
Enfim, o caso é que, pra encerrar o processo e eu não ter que gastar tempo e ir até o fim do mundo para no mínimo uma audiência (minhas advogadas sugeriram que é praticamente "causa ganha" e que eu teria que pagar uma indenização de uns R$ 2 mil, por baixo), eu aceitei um acordo em que tenho que pagar R$ 4 mil. Não estou nada feliz quanto a isso, mas, colocando na ponta do lápis, eu gastaria mais que este valor se tivesse que ir até lá e fosse condenada a pagar a indenização. 
Pra cobrir este rombo, peço a ajuda de quem puder ajudar. Tenho duas contas, uma no Banco do Brasil (agência 3653-6, conta 32853-7), e Santander (agência 3508, conta 010772760). Meu CPF é 102.945.058-73 (pra que esconder, se os misóginos já o divulgam há anos?), e meu nome oficial é Dolores Aronovich Aguero. Tem também o Paypal aí do lado. Vocês já me ajudaram muito nos outros processos, e sei que posso contar com vocês novamente. O blog não dá dinheiro mesmo e já estou acostumada com isso. Mas ter que gastar tanto sozinha também não dá. 
A situação financeira aqui de casa já foi melhor. Silvio, vulgo maridão, está desempregado desde janeiro. A escola particular onde ele deu aula de xadrez nos últimos sete anos demitiu um monte de gente por conta da crise, e o clube de xadrez que ele montou na UFC deixou de pagar a mixaria que pagava. 
Portanto, desde o início do ano, ele está só com alunos particulares. Se vocês souberem de alguma escola em Fortaleza que queira contratar um professor e técnico primoroso de xadrez (sou suspeita pra falar, mas os resultados dos alunos dele nos torneios e inclusive nas aulas de outras disciplinas falam por si), me avisem, por favor. E se alguém quiser ter aula particular de xadrez, mesmo que pela internet, mande um email pra silviocunhapereira@gmail.com
Bom, gente ótima, por enquanto é isso. Acho que o teor das boas notícias sobrepõe o das más. No geral, minha vida vai bem, apesar da situação tenebrosa do Brasil, e apesar do tempo passar tão rápido. Inacreditável já estarmos na metade do ano! Espero que vocês estejam bem também!

28 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo livro, assim que sair vou comprar!

Inacreditável que esses mascus inúteis continuem processando pessoas que acrescentam à cultura e educação brasileira. O bozo deu força pra essa cambada de desclassificados.

Anônimo disse...

Lola acho que vc tinha que começar a processar geral que manda esses posts de xingamentos e ameaças no Twitter e mesmo por aqui. Os posts em si são provas materiais contra esses anormais

Anônimo disse...

Desculpa, "quem manda ..."

Tinúviel disse...

Lola, parabéns pelo livro, mal posso esperar para comprá-lo e, quem sabe, te prestigiar numa sessão de autógrafos aqui em PoA ♥

Achei a ilustração que o Cris Vector fez MUITO linda, gostaria do contato se possível :)

Marina disse...

Parabéééns pelo livro Lola!Mais um grande conquista pra vc!

Paulo Cunha disse...

Oi Lola,

Claro, vamos ajudar sim!

Bjs,
Paulo e Flavia

PS: às 12h13 e 12h15 alguém teve convulsão sobre o teclado. Vida dura, a deles.

luzete disse...

otimas notícias, lola. são raras.
as ruins são recorrentes...
ah, pinguei minha contribuição.
e mãos à obra, ops, ao canal no YT e ao livro.
força lola, força!

Letícia Alves disse...

Vamos ajudar sim! e se vier fazer divulgação em BH quero lhe dar um abraço e pegar um autógrafo!

beijos!

Unknown disse...

Quem sabe, não vem pra estes lados, dá umas palestras e tomamos água de coco? Tiro fotos e me esbaldo em tanta coisa boa q transmite.
Abraços Flávia e Fábio

Anônimo disse...

Parabéns Lola! Pelo livro e por tudo que você faz e representa! Esse livro já está na minha lista.
Força pra enfrentar esses processos.
Ariane

Anônimo disse...

Obaaa! que legal, Lola, ter um canal no Youtube! para divulgar seu canal, você poderia fazer umas parcerias com outros artistas que conhece! Logo logo mais e mais pessoas estarão te amando!

Anônimo disse...

Sem falar que o YouTube remunera a pessoa que produz conteúdo, mais do que justo no seu caso. Parabéns pelo novo livro

Anônimo disse...

Quem bom você vai entrar no YouTube Lola.

Lá permiti também a moderação dos comentários e existe ferramentas na própria plataforma e é fácil. Assim poderá bloquear o usuário, remover, denunciar, ocultar comentários que forem contrários a sua postagem. Só não tem como controlar os likes e dislikes.

Só tem um problema, de uma certa maneira seu vídeo não ganha relevância e você ficará limitada as milhares de pessoas quem acompanham seu blog.

Força Lola Força.

Anônimo disse...

Todo ano eu entro aqui e me surpreendo ao lembrar que a Lola faz aniversário no mesmo dia que eu. hehehe
Mal posso esperar pelo livro e canal no YouTube, mas principalmente o canal. ^^

Denise disse...

Oi Lola. Não tenho mais conta no Brasil por isso depositei pelo paypal minha singela contribuição. Não curto Youtube nem um pouco e nem essa onda de vídeo, gosto mesmo é de ler os textos. Mas vou abrir uma exceção para os seus vídeos.
Força pra vc nessa incansável luta! Sou sua fã!

P.S.: Li um texto fantástico ontem sobre educação sexual nas escolas da Noruega, no site de uma organização criada para empoderar as crianças e jovens (cheguei nesse site através de umas páginas de colorir incríveis para crianças sobre educação sexual e relações homoafetivas). O texto explicava o approach norueguês ao ensinar sobre sexualidade para crianças a partir de 4 anos, que não é essa pornografia que as pessoas pintam no Brasil e sim ensinar noções básicas de consentimento, a nomear as partes do corpo, a entender os sentimentos (um pouco disso é feito aqui na Austrália também). Daí o artigo comparava com o modelo norte-americano (no qual o Brasil se espelha) e falava sobre o impacto no futuro desse ensino na primeira infância. Se vc quiser posso traduzir o artigo e te mandar.

Patricia Daltro disse...

Que notícia boa essa do livro e do canal no YouTube! Com certeza, irei prestigiar as duas! E se tiver lançamento do livro no Rio, poderei finalmente te conhecer pessoalmente!!!! Que alegria!
Sobre a notícia má, que ela se torne minúscula, perante todas as boas noticias que hão de acontecer na sua vida! 🌷

Cristiane Burlamaqui disse...

Parabéns pelo aniversário, pelo livro e pelo canal no YouTube. Estaremos sempre do seu lado.

Bruxinha disse...

Eu amo esse blog desde antes da minha filha nascer e ela já tem 09 anos...gosto mais desse tipo de comunicação escrita, com ótimo texto, mas concordo com o comentário acima, o blog não conseguiu ser monetizado (um absurdo) e o YT pode trazer esse retorno financeiro mais que justo. Então claro que vou seguir, dar like, compartilhar e indicar sempre. Um bjo e parabéns, Lola. Tanto pelo niver quanto pelos projetos novos. Toda sorte e saúde pra vc!!!

Unknown disse...

Lola, fico feliz por sua conquista do livro. Sem dúvidas irei comprar ♡ vem pra Brasília, quero autógrafo, abraço e foto (sou uma fã exigente haha) Vou contribuir no processo. Abraços,querida

Unknown disse...

Lola, fico feliz por sua conquista do livro. Sem dúvidas irei comprar ♡ vem pra Brasília, quero autógrafo, abraço e foto (sou uma fã exigente haha) Vou contribuir no processo. Abraços,querida

Felipe Roberto Martins disse...

Oieee Lola!!!

Feliz Aniversário.

Muita Paz e Saúde.

Abraços e muito obrigado pelos seus textos :).

Anônimo disse...

Parabens pelo canal do youtube vou ajudar a divulgar sou sua admiradora.

Parabens pelo livro

Anônimo disse...

No YouTube a audiência vai dar muito mais repercussão e bons frutos! Parabéns pelo livro e pelo aniversário!

Anônimo disse...

Vou tentar fazer a ponte entre vc e a Julia Tolezano. Essa ansiedade do primeiro vídeo ela já passou😂 te mando link pela dm Lola. E sobre o nomedo canal lembra o Corra, Lola, corra, aquele filme e achei massa a escolha. Obrigada por tudo querida. Sucesso!

Anônimo disse...

Prof Lola! Fico muito contente por ti com tanta coisa importante acontecendo em tua vida, coisas importantes acontecendo com um mulherão importante como a senhora! Não vejo a hora de assistir o teu canal no youtube, vai bombar e vai causar com toda certeza \o/ \o/ \o/!!!

Judith disse...

Oi, Lola. Em primeiro lugar, parabéns. Que você ache um jeito de comemorar bastante esta data e...como cantou o Frejat, quando estiver bem cansada, exista sempre amor para recomeçar tudo. você merece e precisa.
Sobre o lançamento do livro, alvíssaras. Se você ainda estiver em SP, tb trabalho em editora, perto do prédio da Planeta. Que tal aparecer para um café? Conheço o time todo da Planeta e você está em ótimas mãos.
Já sobre o canal... i don´t know... o youtube é um mar de tubarões. É nadar em mar aberto, tem de produzir conteúdo do jeito x ou y pois, do contrário, a audiência não decola. E é cheio de hater o tempo todo. Entendo a vontade de migrar mas tenho dúvidas. Mas você saberá o que fazer. Um beijo, Judith

Alan Alriga disse...

Lola no YouTube tome cuidado com a máfia do copyright, normalmente eles descobrem de qual música a pessoa tirou o trecho para usar no canal, depois compram os direitos dela e começam a dar "striker" no canal da pessoa para pegar toda a monetização dos vídeos do canal que usaram o trecho da música, mesmo que seja só dois segundos como aconteceu com o canal "EiNerd".
Eu te sugiro a você comprar os direitos da música para evitar esse problema.

Anônimo disse...

Demorou!