segunda-feira, 29 de outubro de 2018

BOLSO ELEITO: POR QUE PERDEMOS?

Como boa parte do país e do mundo, estou desolada com a vitória de Bolsonaro. Até o último momento, eu achava que daria pra virar. Não deu. 
Certamente a diferença diminuiu. No início do segundo turno, algumas pesquisas falavam de mais de 20 pontos de distância. O placar final acabou sendo 55% para Bolso contra 45% para Haddad, contando apenas os votos válidos. Um resultado parecido ao de Dilma contra Serra em 2010. 
Bolso teve o dobro de votos de Haddad no Sudeste, região com a maior população do país. 
Já no Nordeste, segunda maior região, com 27% da população, Haddad ganhou fácil, com 70% dos votos válidos contra 30% de Bolso. O Estado que mais resistiu ao fascismo foi o Piauí, que deu a Bolso apenas 23% dos votos. Já Santa Catarina e Acre foram os Estados que mais votaram em Bolso: nada menos que 76%. 
Fora do Nordeste, Haddad ganhou apenas no Pará e Tocantins, por uma margem estreita. No Amapá e Amazonas, houve praticamente um empate.
No total, Bolso teve quase 58 milhões de votos. Haddad, 47 milhões. A soma de brancos, nulos e abstenções foi de 42,5 milhões. Em outras palavras, quase 90 milhões de brasileiros não votaram em Bolso, o que indica que a oposição a ele continuará sendo gigantesca, sem lua de mel. Mas eleição é isso mesmo: ganha quem consegue mais votos válidos.
E como aconteceu esta catástrofe que fará o Brasil regredir vários anos (talvez uns 50, prometeu Bolso em campanha -- e o que li ontem define bem o que esperamos: Bolso é o único candidato que torcemos para que não cumpra suas promessas)? Ainda não sabemos.
Um eleitor de Bolso se
manifesta nas redes sociais
Eu passei um ano ou mais tentando tranquilizar o pessoal de que alguém com o perfil de Bolso nunca seria eleito, que a comparação com Trump não era correta, porque aqui temos segundo turno. Mas algo aconteceu pra Bolso deslanchar para além do seu nicho de eleitores fiéis, de extrema direita como ele, que votaram nele não apesar das barbaridades que ele disse nos últimos 28 anos, mas justamente por causa delas. Eu pensava que Bolso não iria sair dos 25%. E, de fato, ele se manteve abaixo dessa faixa durante muitos meses. 
Mas aí aconteceu a facada, no dia 6 de setembro. Nos primeiros dias após o ataque, a intenção de voto a ele não subiu. Mas certamente estancou o crescimento do seu índice de rejeição que, segundo várias pesquisas, já rondava os 50%. E a facada fez com que seus adversários imediatamente parassem de criticá-lo. Foi nesse momento que ele ultrapassou o seu índice além do seu eleitorado fiel (e além disso o atentado lhe deu desculpas para nunca mais participar de um debate). 
Claro que isso também mais ou menos coincidiu com a saída definitiva de Lula da corrida eleitoral. Fazia um ano e meio que Lula era o franco favorito à presidência. Talvez, se permitissem que fosse candidato, seria eleito no primeiro turno (ele tinha 40% nas pesquisas, o dobro do segundo colocado, que era Bolso). Mas todo mundo sabia, e obviamente o PT sabia também, que tudo seria feito para que Lula não pudesse concorrer. 
Eu fui muito crítica à demora do PT em definir a candidatura de Haddad, que só foi lançada faltando menos de um mês para o primeiro turno. É difícil analisar o que poderia acontecer se Haddad tivesse sido definido candidato antes. A tão esperada transferência de votos de Lula para Haddad não veio. Quero dizer, veio, mas não como se esperava. Afinal, se Lula tinha 40% dos votos nas pesquisas, e Haddad terminou com 29% no primeiro turno (contra 46% de Bolso), é prova de que muitos votos não foram transferidos. É de supor, inclusive, que várias pessoas que queriam votar em Lula acabaram votando em Bolso (o que é muito difícil de entender, pra mim, mas mostra que Lula seguia sendo maior que o PT). Ou talvez quem queria votar em Lula e não pôde acabou desistindo de votar. 
Porém, a "onda Bolsonaro", o maior crescimento na campanha do candidato de extrema direita, se deu na última semana antes do primeiro turno. E esse motivo ainda carece de maiores explicações. Foi no momento que Edir Macedo (e, de bônus, toda sua emissora de TV, a Record) passou a fazer campanha para Bolso. Teve muita gente que culpou o lindo movimento Ele Não, organizado por feministas, que levou às ruas centenas de milhares de mulheres no dia 29 de setembro. 
Obviamente é ridículo culpar o Ele Não pelo crescimento de Bolso na última semana do primeiro turno. Hoje sabemos melhor o que aconteceu: milhões de disparos de mensagens contra Haddad e outros adversários pelo WhatsApp, como revelado pela reportagem da Folha. Essas mensagens foram muito eficazes em divulgar todo tipo de fake news, inclusive mentindo adoidado sobre o que foi o protesto Ele Não (as fake news de Bolso usaram imagens de outros protestos, de outros países, como se fossem do Ele Não, e investiram pesado na narrativa de "mulheres bonitas e limpas da direita" contra "mulheres moral e fisicamente sujas, feias e peludas da esquerda"). 
Nós falhamos porque não conseguimos responder com sucesso a essa narrativa mentirosa, que não é de hoje. E falhamos porque, mesmo não sendo responsáveis pelo crescimento de Bolso, não fomos capazes de aumentar a sua taxa de rejeição. Era esse o propósito de um movimento chamado Ele Não: muito mais do que catapultar qualquer outro candidato, mostrar qualquer um, menos ele, era aceitável.  
A pergunta que fica, pra mim, é: tem como vencer fake news no WhatsApp, num cenário em que a maior parte das pessoas usa a rede social como maior fonte de informações? Há que se reconhecer que a extrema direita (não só no Brasil, mas no mundo) foi muito mais hábil em usar esta ferramenta que a esquerda. E lógico que os experimentos não começaram agora, mas anos atrás. 
Um eleitor de Bolso foi votar vestido
de robô ontem. E as definições de
vergonha alheia foram atualizadas
com sucesso
Hoje vejo que aquele fenômeno que chamamos de "comentarista de portal de notícias" (ou seja, pode ter certeza que as opiniões mais preconceituosas e repulsivas sobre um determinado assunto virão nos comentários das notícias online) faz parte desse experimento. Eu pensava que eram grupos orquestrados que se organizavam para escrever as piores atrocidades, mas fui ingênua. Grupos organizados eles são, óbvio, mas não são rapazes frustrados que redigem (porcamente) a maior parte daqueles comentários. São robôs. Assim como, no Twitter, a campanha de Bolso se deu quase que exclusivamente através de bolsobots (na reta final, 5 em cada 7 tuítes pró-Bolso eram feitos por máquinas, não por pessoas). 
Seja lá o que eles fizeram, certamente foi eficaz, pois Bolso não ganhou no primeiro turno por muito pouco (menos de 4% dos votos). E não só isso: as milhões de mensagens bancadas com o Caixa 2 de empresários (que provavelmente nunca será investigado, e muito menos punido, pelo Tribunal Superior Eleitoral -- a piada do dia foi a declaração da ministra Rosa Weber de que o TSE "se saiu vitorioso" no combate às fake news) não só impulsionaram Bolso, 
como elegeram a segunda maior bancada de deputados federais e deram todo um gás pra candidatos a governador e senador que apareciam em quarto lugar nas pesquisas. 
Bom, gente boa e triste, depois eu continuo esta minha análise. Agora tenho que correr e sair pra trabalhar. Porque a vida continua, apesar do apocalipse. 

114 comentários:

Unknown disse...

Com faço para conversar com você por e-mail?

Anônimo disse...

Lola, na boa: vc e seu posicionamento acerca da candidatura do Bolsonaro, com suas críticas, risos e seu menosprezo quanto à possibilidade dele ganhar, foram mais um tijolo adicionado à casa que ele conseguiu construir. Suas seguidoras acreditaram quando vc disse que ele NUNCA iria vencer ninguém em um segundo turno. Nós menosprezamos o Bolsonaro por orientação sua. E agora, Lola? Vc vai fazer um "mea culpa" por sua estratégia equivocada nessas eleições, ou vai fazer como o PT, que NUNCA admite seus erros? Vc também nos levou ao abismo, simplesmente por nos fazer acreditar que o abismo não existia ali. Estamos realmente muito decepcionadas com vc, Lola.

Anônimo disse...

É, com a quantidade de membros do psl que ele elegeu sozinho, fora os governadores e até o pessoal do mbl que pegaram carona no trenzinho, nao tenha tanta certeza que ele não venceria. Chutaram a dilma, pimental e até o psdb pra por o cara do novo com 72% dos votos em minas, elegeram o doria no maior colegio eleitoral com discurso antisocialismo semelhante, comandante moises em sc, o witzel no rio com discurso parecido, além dos principais polos economicos e intelectuais do país que pegaram, fora os polos intermediarios conseguiram até pegar o norte. Provavel que nem o que o ciro fosse pro segundo turno venceria.

Anônimo disse...

Bom dia lola, vejo você tentando acha o "culpado" da vitoria do Bolsonaro.

Mas o principais "culpados", como sempre, você ignora.

São eles:

>Toda corrupção e escândalos em todos estes anos de governo PT, mensalão, petrolão, manobras na justiça para livra o "grupo" e etc, e muito etc...

>incompetência que trouxe:
=Taxa de desemprego altíssima
=Falta de educação de qualidade
=Falta de saúde

Tudo isto é diretamente atribuído ao governo PT, principalmente ao governo Dilma.
Você pode tentar culpa whatsapp, bolsominios. Mas os verdadeiros culpados, não vão mudar.

Abraços.

Anônimo disse...

Perco eu, perde vc, perdemos todos nós...

Anônimo disse...

"A soma de brancos, nulos e abstenções foi de 42,5 milhões. Em outras palavras, quase 90 milhões de brasileiros não votaram em Bolso, o que indica que a oposição a ele continuará sendo gigantesca, sem lua de mel." (sic)

Se usarmos a mesma lógica argumentativa:

A soma de brancos, nulos e abstenções foi de 42,5 milhões. Em outras palavras, quase 100,5 milhões de brasileiros não votaram em Haddad, o que indica que a oposição a ele continuará sendo gigantesca, sem lua de mel.

Logo se, 90 milhões não votaram no Coiso e 100,5 milhões não votaram no Haddad, a rejeição do Haddad foi muito maior que a do coiso.

Anônimo disse...

Cara, vc é totalmente incoerente ao defender o Lula. Como pode isso? É por isso que a esquerda perdeu. Onde já se viu defender um cara com um monte processos nas costas e que está preso?

Na boa...

Anônimo disse...

Lola, também estou arrasada.

Mas discordo de você... acho que o PT elegeu Bolsonaro por se recusar a ser vice na chapa do Ciro Gomes.

A rejeicao ao PT é muito alta porque todo alto escalão do partido está na cadeia (Lula, Palocci, Dirceu e cia).

Chegou a hora de deixarmos Ciro liderar a esquerda desse país. Lula teve a sua chance, mas infelizmente se corrompeu. Agora é torcer por Ciro Gomes em 2022.

Anônimo disse...

Bom, deixando o primeiro pilar de lado, as Fake News absurdas da extrema-direita, a esquerda faz muita merda, só alguns resumidamente:

1) Defender Maduro e o estado lamentável da Venezuela, mesmo que discretamente. Apenas parem de dar a desculpa de que os EUA está por trás de tudo, isso é ridículo. É praticamente a mesma obsessão que as pessoas de direita tem com Cuba. Se alguém de esquerda soltar um peido é culpa dos EUA, né?

2) Atacar e diminuir policiais quase que sistematicamente. Sabe, semana passada eu estava assistindo vídeos da rotina e abordagem de policiais nas ruas, do Brasil e dos EUA principalmente, vendo o trabalho difícil e perigoso que é, onde em literalmente um piscar de olhos eles podem levar um tiro se forem descuidados, mesmo quando estão agindo amigavelmente com os suspeitos.

Aí fui dar uma olhada nos comentários e fiquei bem chateada (porém não surpresa) que se criou uma imagem que a esquerda é inimiga de policiais. Alguns militantes de esquerda querem que os policiais corram o risco de levarem um tiro primeiro e então usem spray de pimenta nos sapatos dos pobres bandidos para desarmá-los... Exagero? Talvez, mas essa é a impressão que passa, mesmo que tenham as melhores das intenções.

O povo não quer "defender bandido", quantas vítimas de latrocínio esse país teve nos últimos anos? Os familiares das vítimas não esquecerão. Parte da esquerda gosta de exaltar um de seus pilares, a empatia, mas está faltando viu? Com policiais e com vítimas de bandidos eu raramente vejo a empatia, o que é lamentável e só vai fazer o progresso ficar mais difícil.

Vários outros erros também, como inexperiência no espaço virtual (precisamos de mais Briannas Wu no BR), mas não quero escrever uma bíblia.

Anônimo disse...

Recebi um vídeo, pelo WatsApp, dizendo que o coiso iria promover, se eleito fosse, um extermínio de homossexuais. Isso é fake news?

Já sei até o argumento: Foi um "agente" da direita que fez isso.

Um outro eleitor usando a camisa do Lula filmou a urna, no 2 turno, com o voto no 17 e logo abaixo a frase: "VOTO NULO". O eleitor fez um escândalo dizendo que era fraude e tudo mais. Só que ele digitou 17 para governador e não para presidente. Isso é fake news ou apenas um erro?

Perder e depois dizer, que durante a disputa, que o "adversário" jogou sujo. Isso é para torcedor de time de futebol, e não de política.

Anônimo disse...

Sem a facada a vitória do Bolso não seria possível. Mas foi o ele não que garantiu essa vitória. É preciso parar de tergiversar.

O movimento foi percebido (corretamente ou não) como orquestrado pelo PT para voltar ao poder. Isso despertou o antipetismo com uma fúria nunca antes vista. Eu presenciei isso na minha cidade.

A resistência feminina a votar em Bolso caiu justamente ali (as pesquisas mostram). O voto dos demais candidatos começou a migrar massivamente. A eleição polarizou entre quem queria a volta do PT e quem não queria. A rejeição à Haddad superou a de Bolsonaro em questão de dias. Foi impossível reverter esse quadro.

Foi um grosso erro estratégico ir jogar o jogo no campo em que o adversário de saia melhor, o campo comportamental.

É urgente que a esquerda brasileira entenda que as pautas identitarias estão destruindo a própria esquerda. Elas não são populares num país onde a maioria da população está preocupada em ter emprego e comida na mesa. Os ativistas tem que assumir sua responsabilidade e sua parcela de culpa.

Andreza disse...

Uma campanha completamente feita em cima de mentiras e apoiada descaradamente por Record e Band. Se sendo telespectadora eu já senti vergonha, imagina como foi ser repórter dessas emissoras nesse período.

Só pra citar um exemplo do canal do charlatão Edir Macedo, em uma matéria sobre as manifestações pró-bolso, que aconteceram na Avenida Paulista no domingo passado, teve a glamourização do verde e amarelo, repórter sorridente, entrevista com Regina Duarte e nenhuma - NENHUMA - menção ao "vamos varrer os vermelhos do Brasil". Ah sim, também teve 5 segundos pra falar que no dia anterior houveram protestos contra ele.
E vou nem comentar sobre Boechat. Se tornou um passador de pano profissional.

Tudo isso pra Dona Rosa & Cia fingirem que não estava acontecendo nada...

Bolsonaro fez uma campanha suja (de sangue inclusive). Ele pode até estar com a faixa dia 1º de janeiro, mas ele não é, e nunca será, merecedor dela.
#EleNaoEMeuPresidente

titia disse...

Por que, Lola? Basicamente, porque o povo brasileiro, em maioria, é burro, mesquinho, violento e extremamente arrogante. Não tenha a menor dúvida que o nazipalhaço venceu essa eleição porque os riquinhos e a classe média metida a membro da corte não suportaram ver os pobres no shopping e no aeroporto, nem aguentaram ver os filhos tendo que dividir a faculdade com o filho da empregada. Não houve qualquer preocupação real com a economia, corrupção, nem porra nenhuma do tipo. O que esse povo imbecil queria era ou licença pra matar preto/viado/vadia/todos esses, ou fazer os pobres voltarem a ser escravizados. Qualquer afirmação contrária é mentira; os palhacinhos amestrados SABEM que seu 'mito' é mais corrupto, inábil e canalha que qualquer político do PT. Se o problema fosse a corrupção os votos destinados ao Bozonazi teriam sido anulados ou ficado em branco. Essa foi a escolha do ódio. Nada mais.

E claro que o STF saiu vitorioso. Era muito óbvio pra qualquer pessoa com meio neurônio funcional que o que essa corja queria era justamente manter o PT longe do poder, afinal, quem disse que os bostinhas de lá não são o mesmo lixo arrogante que a maioria dos brasileiros? O STF manteve o PT longe do poder (na presidência, ao menos) para manter os pobres no seu "devido lugar". Não esqueçamos, também, as propinas que ganharão em dólar pra deixar os EUA roubarem nosso petróleo e minérios. Pessoalmente, acho que estamos fodidos.

Anônimo disse...

Lindbergh, Requião, Dilma, Graziotin, etc. Todos sem mandato. A narrativa do golpe tem que ser abandonado em nome de uma profunda auto crítica e renovação. Não vejo outro caminho.

Renata disse...

Olha que maravilha, há poucas horas atrás fui ameaçada de morte por usar uma camiseta vermelha dentro do banco Itaú no centro de Joinville.
Uma moça acompanhada de outra mulher (talvez mãe dela) olhou pra mim, virou a cara e falou "Bolsonaro já ganhou. O que esses petistas ainda tão fazendo por aí? Tem que fuzilar todos os petistas. Todos. Tem que morrer tudo."
A moça que a acompanhava se fez de surda, olhou pra mim sorrindo e perguntou se já estavam chamando pros caixas. Respondi que não.
Pouco depois o número delas foi chamado. Quando saíram, fiz questão de a encarar sorrindo. Ela ficou me olhando com raiva e pouco antes de descer a escada disse "Sou eleitora do Bolsonaro sim!" e mais alguma coisa que não ouvi. Eu ri bem alto, porque não deu pra segurar.
Acho que ela se sentiu segura pra fazer isso pois não tinha mais ninguém no andar de cima e há uma parede entre o espaço de espera e os caixas, então mais ninguém testemunhou. No entanto, há uma câmera apontada exatamente para onde eu estava sentada. É evidente que isso não inibe o comportamento agressivo de quem destila ódio.

O que me contentou foi a cara de felicidade da caixa que me antendeu quando viu minha camisa. Ela, mulher negra, sorriu pra mim como se fôssemos amigas e isso me deu um gás!

Anônimo disse...

Lola, eu perdi toda as minhas esperanças nesse país. A extrema direita venceu, o ódio venceu.Olho para os lados e só vejo perdas de direitos e retrocessos. Não somos a resistência, mas sim, motivo de chacota para os reaças.

Jean Souza disse...

Oi Lola,

Sou um grande fã. Acompanho seu blog desde a minha graduação. Hoje faço doutorado em Física e esta caminhada não seria possível sem os governos do PT. Ler os seus textos diariamente sempre foram um alento e me ajudaram muito como ser humano.

Apesar de ser das Exatas, adoro política. E eu fiquei surpreso com o seu texto. O porquê já era conhecido no início do ano. Arrisco a dizer que mesmo com o Lula concorrendo, o Bolso seria eleito. O Mano Brown falou a verdade: o PT se desconectou da periferia - e isso o fez perder.

Quem é da periferia tem outras prioridades agora. Antigamente era o acesso à informação, ter casa própria, poder frequentar lugar de rico. Hoje é diferente: eles querem não perder seu celular ou a carteira. Querem uma segurança por parte do estado, menos mortes e menos tráfico. Venho da periferia de Curitiba e vejo que isso aconteceu com meus pais. O PT não entendeu a mensagem e os atos corruptos pioraram ainda mais a imagem. Não importa que teve outros partidos, foi no governo deles - o que pegou muito mal; o partido dos Trabalhadores roubando os trabalhadores.

Com a falta de apoio por parte do Estado criou-se o antipetismo e o conservadorismo se espalhou. O número de evangélicos aumentou 61% em dez anos. A previsão é que seja a religião majoritária em 2020. O perfil de quem levou o PT ao poder mudou e eles ficaram estagnados. Mesmo assim há um núcleo duro de eleitores, que foi criado pelo excelente governo Lula, que garante que o partido vá ao segundo turno em qualquer eleição nacional. Só que o partido precisa de mais do que isso, e com a bandeira petista eles não iam conseguir neste ciclo - nem com o Lula.

Eu ainda me surpreendi com o crescimento de 5% percentuais do Haddad no segundo turno. Ele só cresceu dessa maneira quando se desgrudou do Lula e da Dilma e também de pessoas asquerosas do partido, como Rui Falcão e Gleisi Hoffmann. Aliás, a derrocada petista passou pela manutenção e insistência com essas pessoas e outras, como José Dirceu.

Quando o Lula desmontou o Ciro Gomes ele sabia que ia para o segundo turno. E a tática seria desmontar o Bolso da mesma maneira que desmontaram a Marina. Só que isso não cola, porque (novamente) o perfil do eleitor mudou. Infelizmente falar de LGBTfobia, fascismo e sexismo atinge uma parte de eleitores tipo eu, você, etc. Boa parte dos eleitores acham que é tudo brincadeira e estavam interessados em tirar o PT e não terem o seu celular assaltado. O núcleo duro petista quis conservar o poder a qualquer custo, arriscando com o segundo turno. E jogaram o Brasil nesse buraco.

É por isso que eu fiquei surpreso com o seu texto. A bola já estava cantada a muito tempo. PT e PSDB, com a gana do poder pelo poder, se destruíram e deixaram o extremismo florescer - uma tendência mundial. Agora eu nem sei pelo que devemos torcer.

Att.,
Jean

Anônimo disse...

Porque perderam?

Cid Gomes já respondeu.

Alcione disse...

Pensando muito após a leitura da tua análise.

Anônimo disse...

Nossa, não aguento mais essa de que é tudo culpa dos ricos revoltados com a suposta melhora de vida dos pobres. 59 milhões de pessoas votaram no coiso, não sabia q tinha tanta gente bem de vida aqui. A realidade é outra e todos sabem disso. O pobre continua se fudendo bastante nesse país.
Pra mim os comentários de 14:15 e de 15:16 são perfeitos.

Anônimo disse...

Não são as pautas identitárias que estão destruindo as esquerdas. É a percepção da corrupção das esquerdas largamente explorada pelos adversários e a deturpação das pautas identitárias. A direita falou de forma distorcida sobre as pautas identitárias muito mas do que a própria esquerda falou a respeito. O movimento elenao não teve absolutamente nada a ver com o crescimento de bolso. A facada teve porque passou a impressão de um complô pela sua morte. O brasileiro envergonhado perdeu a vergonha de votar em bolso após a facada.
Ainda tem gente com essa estupida de que o elenao beneficiou bolso, aff

Anônimo disse...

A política é um jogo, meu bem. E o seu candidato jogou muito sujo. Um caixa 2 está sendo investigado. Não se faça de mula. É curioso que tenha recebido fake news que quase sempre beneficiavam coisonaro.

Anônimo disse...

Razões tem várias, cito algumas:
- Haddad perdeu tanto no Estado, quanto na Cidade e até no bairro que mora, isso acho que diz muito da escolha que fizeram, ele não alavancou votos nem onde seria mais conhecido;
- PT continua em processo de extinção em várias cidades que já governou e era muito forte, exemplo no sudeste: Santos, São Vicente, Cubatão, Campinas, Ribeirão Preto, Angra dos Reis, entre outras; muito desse desenraizamento deve a postura dos "donos (as)" dos diretórios municipais com alienação de militantes e lideranças jovens;
- Sobre o PT nacional e sua intervenções em diretórios sempre para exigir cumprimento de apoios a alianças de ocasião,
- A ideia de insistir algo que um simples aluno de primeiro ano de Direito afirmaria que não teria condições de se candidatar e qualquer leigo que via política também não se daria,
- Escolher um candidato de colete, contra as evidencias que a melhor chance de ganhar era o Ciro Gomes,
- A desconstrução em 2014 da Marina e agora o cerco para isolar o Ciro, é difícil falar em frente democrática quanto se tem um partido que faz política hegemônicas,

Concluindo: Perdeu-se para um candidato que perderia de todos, menos para Haddad é a verdade crua e nua, o PT entregou a presidência para um cara que dificilmente passaria de deputado federal, tantos erros e salto alto levaram a derrota que é merecida, cabe a executiva nacional um gesto de grandeza e renunciar pelo vexame de ontem, mas não vão fazer.

Ana disse...

Achei brilhante o comentário do Jean Souza ali em cima. Há tempos eu vejo as pessoas reclamando do desligamento do PT da base, mas só lendo o comentário eu entendi o que queriam dizer.

O que me "consola" é que a vitória do bozo não é totalmente orgânica. Houve um ataque muito bem orquestrado de fake news, especialmente pelo WhatsApp. Não é novidade e não é exclusividade do Brasil. Donald Trump foi eleito assim. As pessoas foram emocionalmente manipuladas e provacadas, sempre onde doía - uma mulher conservadora quis se opor às "sujas", o religioso quis "proteger as crianças do kit gay", etc. É difícil imaginar qualquer sociedade que possa evitar isso nesse momento, porque todo mundo tem um ponto fraco.

India e Quênia, pra citar dois exemplos, estão tendo problemas com fake news também. Na India, um bocado de gente foi linchada em razão de boatos no Whats sobre sequestradores de crianças - perceba que o mote, "proteger crianças", é bem inflamatório. Mexe com o emocional das pessoas. Dá vontade de matar uma criatura que teria coragem de roubar os órgãos de uma criança - e aí é o que as pessoas acabam fazendo, mesmo. Ainda que sem prova alguma de nada, a raiva é tanta que eles matam. Nas eleições, você só canaliza essa raiva.

Vincular o Haddad ao Lula foi um erro. Olha, não sou de direita, mas aquela propaganda da plaquinha Luladdad... terrível.

O anti-petismo foi subestimado também, eu acho. Parte ampla da população, inclusive quem votava no PT antes, não suporta mais o partido. Bater no PT é esporte nacional. Deixou de ser exclusividade da direita. A coisa é tão feia, mas tão feia, que você tem pessoas jovens e instruídas, muitas vezes feministas, negros e/ou gays, que votaram bozo >>para não votar no PT<<. Conheço pessoalmente esses tipos. Não me entra na cabeça, mas acredite, eles existem. É o perfil de eleitor que mais me preocupa, na verdade.

Eu vi amiga feminista "na dúvida" em quem votar. Já seria de se espantar, mas ainda na dúvida já passava para frente vídeos anti-PT. Quer dizer, a festa do bozo chamou a gente literalmente de cadelas - mAS O PT...

As pessoas abertamente violentas e preconceituosas que endossam o bozo fazem sentido. As pessoas que se dizem mente aberta, mas que no fundo a gente sabe que são preconceituosas, também. Muitas pessoas de pouca instrução ou facilmente impressionáveis se deixaram levar pelas fake news mais estúpidas (eu conheço um que acreditou na URSAL). Mas o que eu queria mesmo era entender a galera do ensino superior, jovem, com amplo acesso à informação, treinada em desmontar fake news, FEMINISTA que votou no bozo pra não votar no PT.

Eu acho que esse perfil foi decisivo porque a coisa aconteceu em cascata - você tem um amigo gay que vota bozo, começa a desconfiar que então o bozo não pode ser homofóbico. Você tem um amigo estudado que vota bozo, começa a pensar que então o bozo deve sim ser uma pessoa com conteúdo. Você tem dezenas de amigos que são "pessoas boas" que votam no bozo, então começa a achar que não pode ser uma ideia tão ruim. Afinal o PT né...

Gostaria que qualquer outro candidato tivesse concorrido, porque o anti-petismo motivou MUITOS votos. A gente achou que a balança racismo/machismo/facismo VS anti-PT jamais seria suficiente para as pessoas colocarem um preconceituoso na presidência. Mas não é bem assim. As pessoas estavam desesperadas pra se verem livres do PT. Muito motivadas, como disse o Jean, pela violência que se alastrou pelo país e pelos escândalos de corrupção.

Aqui cabe um adendo: pouca gente entende que o fato de sequer EXISTIR um escândalo significa que as coisas estão sendo denunciadas, investigadas e punidas. Pouquíssima gente vê por essa ótica, muitos acham que nós vivemos na pior era possível - quando a verdade é que agora, a gente fica sabendo das coisas.

Anônimo disse...

Que coisa! Não recebi as fake news citadas por você até agora. Também ninguém falando em agente de direita. Deve ser frustrante ter suas espectativas não atendidas, né bem?

Anônimo disse...

Troll do mês culpa vc esqueceu de tomar os remédios psiquiátricos este últimos dias não foi?
É pra Lola fazer o mesmo culpa na presença de um padre, bispo, papa? Dentro de uma igreja? Tem que rezar quantas ave Maria e pai nosso?

Anônimo disse...

O principal motivo é que o PT se tornou refém do próprio discurso desgastado.

Não dá para negar que houve uma ascensão social inédita no Brasil nos dois mandatos do Lula e muitas pessoas saíram da pobreza para integrar a classe média.

Porém o PT demoniza a classe média como "elites" que odeiam pobres. E não se mostra sensível às principais demandas dessa classe média, como segurança pública e estabilidade econômica. Dessa forma, cria uma rejeição com a maior fatia do eleitorado (as próprias pesquisas de intenção de voto mostraram isso).

É impossível vencer eleições dessa forma.

Anônimo disse...

Haddad perdeu, porque após Mensalão, Petrolão e Lula preso simplesmente não era hora do PT ter candidato próprio.
O petismo conseguir ser mais temido que o fascismo!


Essa hora poderíamos ter Ciro presidente com Haddad vice, mas o PT foi cego e surdo a realidade!



Anônimo disse...

Tentar analisar a vitória do coiso , pulando o que o PT , com mensalão , petrolão , fez nunca será uma boa análise . O coiso é despreparado e contra as minorias , mas era o único que representou de fato o antipetismo . Quem realmente elegeu o coiso foi o próprio PT , principalmente atrelando Haddad ao Lula , quando abriu os olhos era muito tarde , não adiantava mais Manuela / Haddad irem na igreja , naquela desesperada e patética cena ...

titia disse...

Jean, creio que na melhor das hipóteses teríamos 4 "anos mortos", ou seja, continua tudo do jeito que está aí, nada muda, em 2022 o nazipalhaço roda e a caravana segue; na segunda menos ruim, temos uma nova Era Collor da qual com esforço e muito sofrimento é possível se recuperar; na pior, temos outra maldita ditadura que, acredito eu, venderia todas as nossas riquezas (daria, na verdade) pro capital estrangeiro e tornaria o Brasil tão miserável quanto a Somália. E qualquer que seja a situação final, já houve um imenso retrocesso em se tratando dos direitos das minorias. Eu sou por natureza uma pessoa pessimista, mas cada um torça pelo que achar melhor. Nesse momento só estou agradecendo a Deus por não ter filhos.

E sim, o PT cometeu muitos erros. Não aceitar largar o protagonismo e apoiar Ciro ou Boulos foi a maior cagada. Se tivessem se afastado e renovado o partido limpando a cúpula corrupta talvez pudessem voltar depois de alguns anos. Mas é como dizem por aí, poder vicia e agora podemos estar no princípio do fim do Brasil. Se bem que o Brasil sempre me pareceu um país moribundo tentando adiar o último alento, então, talvez estivéssemos fadados a isso independente de quem ganhasse. Só o tempo dirá.

João Paulo Ferreira de Assis disse...

Foi eleito porque o povo brasileiro sempre misturou noções de moral com a política. Tenho um exemplo numa pequena cidade de Minas Gerais, cujo nome omito, como também os nomes das pessoas envolvidas, por serem de minhas relações. Certo marido, pôs fim ao seu casamento de quase trinta anos e foi viver com uma mulher casada, cujo marido cumpria pena na cadeia. Na época, final dos anos 50, isto foi um escândalo sem precedentes. No início da década de 70, houve uma eleição para prefeito. A esposa traída apoiou um candidato, e saiu a cavalo pedindo votos para ele. O marido traidor e a sua amante, apoiaram o candidato adversário. O candidato da esposa traída recebeu um verdadeiro tsunami de votos, quase 90% nas duas seções eleitorais de dois povoados próximos à fazenda da família. O prefeito eleito foi um dos melhores, mas usar convenções de moral para decidir voto poderia ter levado a apoiar o pior candidato. É um exemplo local, mas que pode ser encontrado por esse Brasil afora, e retrata bem o conservadorismo do brasileiro.

ibi disse...

13:21 - Quem errou não foi a Lola, fomos todas as pessoas de esquerda, progressistas ou simplesmente verdadeiramente do bem.

Nem sei se desmentir todas as calúnias seria a melhor estratégia, talvez expor mais o candidato deputado, porque reunia e nem escondia, no início, todos os motivos para não ser eleito.

Ou, melhor ainda, acionar antes os meios legais (talvez internacionais, já que o Poder Judiciário brasileiro está viciado, desde há muito... dizem que o começo do antipetismo se deu com o início da Lava Jato, seletiva, mas não, desde o único mensalão julgado e a estapafúrdia tese do "domínio do fato" -- que diz que se você é a gerente ou o patrão necessariamente sabe do crime do empregado e por isso tem de responder por esse crime, que pessoa sob sua hierarquia e não você, cometeu --, formulou-se a narrativa de que o PT seria o partido mais corrupto de todos os tempos, o que é mentira absoluta, pela mídia hegemônica, reforçada pelas decisões partidarizadas do Judiciário).

15:15 – Pois é. O Ciro... Quem não confiava nele teve uma boa confirmação no segundo turno: numa gravidade de situação dessas, a possibilidade de o nazi ganhar, ele TINHA de se posicionar pela democracia e realizar apoio total, era DEVER de um progressista (desta vez ao menos Marina fez isso, apesar de em 2014 ter cometido um erro suicida, apoiando Aécio). O PT cometeu erros, sim, mas ainda era a opção muito muito muito pior. No segundo turno, a única possível para evitar a barbárie.

15:16 – Quem ataca policiais? A esquerda não é, que sempre denuncia o descalabro das políticas mais que equivocadas de segurança, a ponto de gerar a polícia que mais mata E QUE MAIS MORRE no mundo, como sempre denunciamos. Na linha de tiro, a maioria negra e pobre, dos dois lados da trincheira. A esquerda sempre denunciou e AGIU contra essa realidade, exemplo, talvez máximo, a luta direta de Mariele Franco no Rio, em nome das famílias de policiais assassinados.
(segue)

ibi disse...

(continuação)
“Vários outros erros também, como inexperiência no espaço virtual (precisamos de mais Briannas Wu no BR), ...": isso CERTAMENTE. Uma iniciativa voluntária, parte da campanha Haddad – Manuela, criou nas últimas semanas antes do segundo turno uma rede de grupos de zap anti-fakes-do-nazi. E o partido cabeça-de-chapa e o PSOL fizeram denúncias oficiais, mas tudo isso tarde demais.

“Perder e depois dizer, que durante a disputa, que o "adversário" jogou sujo. Isso é para torcedor de time de futebol, e não de política.": “dizer que"???? Em que mundo você está? Foram milhões de fakes, em regime de firehosing, com os maiores crimes, dizendo que Haddad-Manu defendem pedofilia e incesto, que distribuem mamadeiras com pênis na ponta em creches, que são bandidos, que H. responderia a 32 processos pela administração de São Paulo, que foi o pior prefeito da cidade (isso porque tem prêmio por ter sido o melhor da América Latina!!!), que iriam fechar todas as igrejas, dizendo que “Se eleitos, o Estado tomará conta de todas as crianças e aos cinco anos definirão o gênero de seu filho aleatoriamente, se menina ou menino!!!”. E outras barbaridades, que como não tenho o perfil de receber, só vi alguns em grupos de que participei e reportagens. Certamente tem coisa ainda pior.
Em MG, parece que o definitivo para a Dilma, que era a primeira nas pesquisas para Senadora, perder, foi que soltaram uma montagem com uma mãe nos EUA, chorando a morte do filho em um atentado, dizendo que era uma mãe brasileira de um suposto soldado morto supostamente por Dilma durante a ditadura, sendo que ela jamais pegou numa arma (participou da resistência, mas em funções burocráticas).
Alguma fake da outra campanha? Dizer que o tal é misógino, racista, homofóbico, defende a ditadura e extermínio de pessoas é notícia, é verdade. Ele é mesmo tudo isso e pior. E ele mesmo declarou a vida toda. E os planos para governar são os piores. E anunciados. No final é que tentou esconder.

(segue)

ibi disse...


(continuação)
16:22 – isso mesmo: " campanha suja (de sangue inclusive)", a do que tomará posse, mas não legitimamente.

titia: esse fator também. Mas teve os iludidos, sim (os pobres; a elite de fato sabia muito bem e votou por ódio). Gente para a qual o tal era um desconhecido, "as barbaridades que fala não fala a sério, se fosse sério seria um absurdo", estudos diretamente com votantes nas periferias apontaram isso. E 80 e tantos por cento dos brasileiros se "informam" só por WhatsApp, ou seja, se quisessem checar se algo era fake news, nem internet para isso têm, só o pacote de dados da telefonia para o zap.
E, claro, o antipetismo foi gestado desde o único mensalão apurado (o do PSDB, que inspirou o outro, inclusive, uma só condenação).
Corrupção até na alta corte? Não duvido. "Com o Supremo, com tudo... ", já disse quem sabia dos esquemas.

jean: também isso. O PT se distanciou das bases e dos movimentos sociais que o forjaram. Mas a corrupção não apareceu porque foi maior no seu governo, apareceu porque houve orquestração mídia-poder judiciário desde o mensalão, também porque o próprio PT propiciou investigação, deu autonomia à Polícia Federal e ao MP. Ok que decepciona ter havido, esperávamos mais lisura do PT do que esperamos/cobramos de outros partidos, mas é bom lembrar que muitos dos casos foram julgamentos sem prova, não só o caso do Lula.

O importante é não deixarmos passar o esquema de mentiras (se são mentira não são "news"), porque é muito maior que a eleição (ver o canal do Slow, indicado pela Lola – "Entenda: Bolsonaro e Bannon!!!"), dará suporte ao desgoverno do nazi (tudo que destruirá, a "notícia" será de que não destruiu; mortes no país por apoiadores não aparecerão... para quem espalhou que ditadura militar no Brasil não existiu e que holocausto na Alemanha também não, não duvidemos de nada... e no final na campanha começou a falar mal da mídia de direita, Folha e Veja, imagina-se o que está por vir). E se o Poder Judiciário daqui está vendido e rendido e como o problema é universal (elegeu Trump, conseguiu o Brexit etc.), tem de haver ação mundial contra!!!

Quem souber como acionar os organismos internacionais, bora fazê-lo, pelo amor da deusa, das brasileiras e brasileiros que sofrerão as consequências desses crimes todos de contrainformação.

Ibi

Samus disse...

Ciro está morto politicamente. O castigo pra quem se omite é pior do que para os maus

Samus disse...

Tu tá falando sério? É verdade esse bilete? Pelo amor de deus. Mamadeira de pinto é fake news. Haddad defender incesto é fake news. Haddad propor liberar pedofilia é fake news. Haddad ter cometido estupro é fake news.
Sim, o adversário jogou sujo, mentiu e venceu com base em mentiras.

Anônimo disse...

Continuem com essa postura que o pt realmente vai ser varrido do Brasil. Eles podem ter jogado várias fake news mas nada supera tanta corrupção. Nada supera o buraco em que estamos, desemprego, educação deplorável, gente morrendo por falta de atendimento nos hospitais, segurança precária...

Claro que o pt n é o único responsável, mas é um partido que está a anos no poder e que não cumpriu praticamente nada do que prometeu.
Só votei no Haddad para barrar o verme, porque pra mim o pt já era a muito tempo. Mas diante desse escroto, racista, misógino e homofóbico, me vi obrigada a votar.

O Haddad falar que soltaria um criminoso também contribuiu bastante para rejeição. Acreditando ou não na inocência do Lula, isso foi um enorme tiro no pé. Eu, pessoalmente, achei um absurdo.
Além de ter soado bem estranho e confuso, ele estava concorrendo a presidência mas dizia que ia soltar o Lula para governar o país!??

E terem posto um cara com 32 processos contra ele para concorrer também pegou muito mal, e não é mentira porque vi isso num site da justiça. Sério, não tinha ninguém que pelo menos não tivesse tantos processos?

Só decepção... Agora é esperar que o verme pelo menos não termine de destruir o país.

titia disse...

13:21 vai caçar alguma coisa pra fazer da vida troll, sempre com esse chororô 'Ai, a culpa é sua Lola, a minha vida é uma merda por sua culpa, é sua culpa que eu seja um idiota, mimimi você me deve desculpas por existir Lola', que saco! Ninguém aqui é gado, o pessoal do blog é adulto e racional, não precisa da Lola pra pensar, todo mundo aqui exceto você usa a própria cabeça. Tanto que sempre teve quem discordasse da Lola a respeito do nazipalhaço ser inofensivo e da insistência no PT. É, a Lola errou nas suas previsões, mas porra, isso acontece! Ela é uma intelectual e não o Oráculo de Delfos, não tem a obrigação de ser infalível.

Eu também acreditei que ele não venceria. Acreditei que minha família e meus conhecidos fariam escolhas sensatas nessa eleição, que procurariam se informar, que votariam baseados em critérios sérios. Acreditei que a maioria das pessoas teria ética e bom senso suficientes pra não votar em alguém que descaradamente se declarou a favor de tortura e homenageou um psicopata torturador só pra afetar Dilma durante o impeachment circo (alguém não se ligou que foi por isso?), ofendeu negros e mulheres e admitiu ser corrupto com a própria boca.

Mas aí o povo brasileiro foi e provou que não tem bom senso nem ética, que o ódio é mais importante que o futuro do país, dos jovens que ainda estão lutando hoje, dos próprios filhos e netos, do que milhões de vidas inocentes. Porra, eu mesma já falei mil vezes aqui de como meu pai cagou pras filhas, pra própria empresa, pros empregados e votou no Bozonazi porque quer que exterminem os gays e ele não tenha mais que encarar a fragilidade da própria masculinidade! Acha que eu esperava isso do meu pai? Nem do meu pai nem da maioria das pessoas. Mas eles foram lá e votaram nem desgraçado que fez birrinha da PIOR forma possível, chupando o pau dum torturador somente pra atormentar uma sobrevivente de tortura num momento que já estava sendo difícil pra ela. Porque é ISSO que a maioria do povo brasileiro é.

Creio que a Lola pensava o mesmo que eu quando acreditamos que ele não conseguiria se eleger, que no fundo as pessoas tinham o mínimo de empatia e de ética. Bom, estávamos erradas: a maioria do povo brasileiro é perverso e mesquinho, muitos ao ponto da completa sociopatia. Agora é tarde pra evitar a eleição do nazipalhaço mas garanto que não vamos esquecer que fascistas palhaços devem ser ignorados e que a maioria do povo brasileiro não presta.

Anônimo disse...

Ninguém acha que isso é culpa da ganância dos EUA pelo tesouro do pré-sal?

Será mesmo que Moro, DD, Eduardo Cunha, Aécio, Anastasia, PSDB, DEM, PDT, com STF, com tudo, não têm nada a ver com isso?

É sempre mais fácil culpar a vítima, né…

Manoela disse...

Bem, acredito que é um conjunto de fatores que explicam a vitória do Bolsonaro.
1. as diversas fakes news espalhadas pelo fã-clube dele e seus seguidores, com anuência do STF, que disseminaram informações distorcidas a seu favor e contra os candidatos adversários, principalmente o PT e a esquerda em geral.

2. Alguns brasileiros concordam com idéias ofensivas as minorias. O que ele falou encontrou eco em muita gente, porém não acho que a maioria que votou nele seja nazista.

3. Ele preencheu o vazio que o PT deixou. Falou sobre violência e usou um discurso de "proteção aos cidadãos de Bem" e "intolerãncia aos bandidos". Discordo totalmente dessa fala dele, porém vejo que a esquerda se preocupava mais em usar discursos técnicos para universitários e se afastou dos anseios do povão, principalmente relativos aos índices de violência. Uma coisa é falar sobre a desigualdade social e a relação com a criminalidade e outra é pedir para uma população acuada e assaltada com frequência ter compreensão com criminoso.

4. O PT e a sua sede de poder, semelhante a outros partidos, ao invés de se afastar diante de tanta corrupção, pedir desculpas pelos erros e afastar os corruptos preferiu lançar um candidato próprio. Não apoiou o Ciro que era o candidato mais qualificado e que poderia derrotar o Bolsonaro

5. Falha dos outros candidatos em reconhecer o potencial avassalador das mídias sociais e conquistar votos.

6. Educação de péssima qualidade que dificulta a formação de um povo com senso crítica.

Bate no liquidificador e o resultado se chama Bolsonaro

Felipe Roberto Martins disse...

Oi Lola!
Eu confiei até o fim.
O que eu acho que deu errado...: o lunático foi subestimado..., não pode...

Sabe querida, uma vez escutei a Márcia Tiburi falando: "...é hora de deixar de ser "esquerdofofo"

Olha, é uma tragédia..., esta eleição foi uma tragédia p/ o Brasil e p/ o estado de São Paulo também...

Abraços e o Nordeste foi lindo Nela!!! Estão de Parabéns!!!

Anônimo disse...

Só sei que a blogueira tem uma grande parcela de culpa por nós termos que aguentar o Bolsonaro... se ela tivesse levado ele a sério, como uma ameaça real, talvez nós teríamos uma postura diferente. Mas não! Ao invés disso, preferiu ignorar e menosprezar a ameaça. Agora nós todas vamos pagar pela petulância de uma só!

Anônimo disse...

Se fake news fizesse perder eleição, o João Suruba não tinha ganhado.

Ana disse...

A resposta é simples : as pessoas n aguentam mais o pt. E só os petistas n se deram conta disso. E ainda n caíram em si. É surreal ver que muitos acham que o pt tem chance na próxima eleição.
Todos que votaram no bozo tem em comum o ódio pelo pt. Muitos votaram no Haddad só pra acabar com o bozo, votaram nele com muito desgosto, assim como eu.
Dos que n votaram em ninguém, a rejeição foi pelos 2 candidatos. Sabe lá quem foi o mais odiado aí.
Se quiserem acabar com o bozo, apoiem outro partido de esquerda. Esqueçam o orgulho, assim como nos fizemos votando no Haddad. O que importa é nos livrarmos desse lixo da direita e desse bozo asqueroso. Isso é mais importante do que suas preferências políticas.
Porque se insistirem no pt, o bozo será reeleito.
A única coisa boa nessa merda toda, é que talvez os políticos, de forma geral , comecem a perceber que o povo n vai aguentar merda eternamente. Pode demorar, mais uma hora todos cansam de serem feitos de palhaço. Agora foi a vez do pt rodar.

Anônimo disse...

A maioria das pessoas, o "povão" acompanha a política bem de longe, de maneira superficial. É bem difícil pra quem passa o dia trabalhando e em ônibus ter tempo pra isso. Não acho que todos que votaram em Bolsonaro agiram por maldade, muitos apenas foram na onda do momento.

Óbvio que existiu um plano bem orquestrado pra tirar o PT do poder, ficou claro que deram muito mais espaço pra punir o partido, no judiciário e na mídia, enquanto os outros ficaram debaixo do tapete. Mas não dá pra negar que houve corrupção e isso foi um dos principais problemas sim. Foi muita ingenuidade do partido achar que podia passar por cima disso como se nada tivesse acontecido, e com o Haddad sendo instruído pelo Lula na cadeia. Isso só foi aceitável pra quem acredita muuuito na inocência do Lula, mas imagina o que resto do povo pensava disso depois de tudo que passou na TV? A gente praticamente acabou de passar por um impeachment, desculpa mas faltou bom senso demais.

Junta a tudo isso as fake news, a campanha pesada da direita nas redes sociais, a lavagem cerebral que fizeram pras pessoas desconfiarem de tudo, professores, livros, história...meu vc já acha pessoas falando em terra plana, e não são poucas!!!
Que isso sirva de alerta pros políticos, pras militâncias, pras pessoas que têm o mínimo de boas intenções e bom senso. Quando forem eleitos têm que fazer alguma coisa pela educação de base, pq no final até agora ninguém fez grandes merdas, pq dá resultado no longo prazo e criança não vota. Mas do contrário nunca vamos deixar de eleger Tiriricas e Frotas e é daqui pra pior, é um ciclo sem fim.


Anônimo disse...

O PT deixou pessoas pobres ainda mais pobres. Sem empregos, sem investimentos, uma crise inimaginávele isso é FATO.

Anônimo disse...

Essa senhora fez um deserviço para a esquerda. Ela achou que estava se tratando de um Levy Fidelix da vida.

Anônimo disse...

"Família tradicional comemorando como sempre, bebida, prostitutas, drogas e tiro pro ar com arma raspada" https://www.facebook.com/constante.calixto/posts/174495020166160

O cara sintetizou bem a idiocracia que vivemos. Quem manda neste país não é a comunidade esclarecida. É o "tiozão do zapzap" que manda a "família tradicional" votar e o pessoal vota. Nos EUA, entre as mulheres solteiras Hilary ganhou, entre as casadas, Trump ganhou.

E nesta comemoração UMA CRIANÇA INOCENTE JÁ PERDEU A VIDA https://www.destakjornal.com.br/brasil/pelo-pais/detalhe/crianca-morre-com-tiro-em-comemoracao-de-vitoria-de-bolsonaro?ref=DET_recomendadas_recife

E isto é só o começo.

Anônimo disse...

Manoela sobre o racismo da população Brasileira, tem vários níveis de racismo. Racismo é a noção de que uma raça é superior a outra. Desde o cara que INCONSCIENTEMENTE associa o branco ao conquistador e o negro ao escravo/marginalizado(e quando toma consciência disto se sente mal) até o stormfag que fica nestes sites de discussão racial defendendo esterilização do que eles chamam de "raças inferiores"(sic) e glorificando supostos ancestrais alemães. A maior parte da população Brasileira é racista, só não é tão racista como os neonazis.

Por fim, eu sou centrista, anulei meu voto e me arrependo. Quem dera o cirão da massa tivesse passado pro segundo turno, ou se fosse um de direita, pelo menos um direitista moderado como o Meireles.

Um problema que eu vejo no discurso petista é que eles querem distribuição de renda sem pensar antes em como gerar tal renda. O Ciro tem teses interessantes de estimular consumo, crédito pra empresas que proporcionaria dinheiro pro estado fazer políticas públicas de inclusão.

Anônimo disse...

Claro, faz todo sentido. É tudo uma receita de feijoada.

Anônimo disse...

E o pior é que muitos dos que votaram no candidato da esposa traída deviam ser infiéis. Só hipocrisia mesmo.

Anônimo disse...

Não, querido. Quem elegeu o Coiso foi o povo. Só o povo. Assim como foi o povo que deu vários votos ao PT que ficou em segundo lugar.

Anônimo disse...

O artigo em anexo fala que a vitória do Bozo e resultante principalmente de emprego e renda.

Um ensinamento da crise ao PT: você não tira uma vantagem material que você deu.

https://www.nexojornal.com.br/colunistas/2018/O-que-causou-o-furacão-da-extrema-direita-nas-eleições?fbclid=IwAR1YpHRP1jHVCsYYe39-SMTLYEkyfPL95vV-L64Z84Hl3lMTg93Qa6WvQmk

titia disse...

22:10 eu já cantei essa pedra aqui faz um tempo. O petróleo tá acabando, os EUA consomem mais do que qualquer outro país do mundo, e a Arábia Saudita não faz concessões. Além disso, a próxima crise cíclica do capitalismo tá vindo por aí; os mais pessimistas acreditam que será a próxima grande recessão mundial:

https://www.nytimes.com/interactive/2018/09/12/business/the-next-recession-financial-crisis.html

A bolha, dessa vez, são os empréstimos estudantis, com uma participação do mercado imobiliário. Os trabalhadores e estudantes norte americanos foram precarizados ao extremo, muitos moram em abrigos porque não tem como pagar um aluguel superfaturado, e sem dinheiro circulando adivinha? Crise. Os idiotas, mesmo depois de tantas crises e recessões, simplesmente não entenderam que abaixar os ganhos do trabalhador ao mesmo tempo em que o sistema depende do consumo de bens e serviços por parte da classe é receita certa pra dar merda. E vai dar merda. Mas o que o país dos ladrões vai fazer? Yup, vir pra cá roubar todo o dinheiro de que precisam pra amenizar os efeitos da crise na 'terra da liberdade'. A gente aqui na colônia vai é se foder mesmo.

Juro, não entendo esses economistas e especialistas que estudam anos e não entendem que, no capitalismo, o sucesso da economia depende de um equilíbrio entre o público e o privado. Se a balança pender demais pra qualquer um dos lados, tudo termina em bosta. Melhor ir zerando as dívidas, providenciando a horta caseira e escondendo o dinheiro debaixo do colchão. Um monte de gente que sobreviveu à Era Collor, depois da eleição do Bobonaro, comentou que em dezembro todo o dinheiro que elas tem já estaria fora dos bancos... e eu vou seguir o exemplo.

titia disse...

00:10 eu não sei se esbravejo ou morro de rir do seu comentário patético. " nós todas vamos pagar pela petulância de uma só"? Que eu saiba a capacidade da Lola de influenciar bilhões de pessoas é ínfima, filhote. Zero, em se tratando de quem sequer sabe que o blog dela existe. A mídia comprada e preconceituosa que apoiou campanha de fake news e mentiras tem muito mais alcance do que a Lola, quer culpar alguém, culpe a Globo e outras emissoras e a Folha que fizeram um serviço bosta por birrinha com o PT, ou a justiça vendida que fechou os olhos pros CRIMES ELEITORAIS do canalha fascista e da sua equipe igualmente bosta. Vá procurar logo um psiquiatra que você ganha mais.

avasconsil disse...

Realmente somos um bando de dementes que vamos pagar pelas opiniões da Lola. Uma opinião tão sem cabimento que norteou a estratégia política até de um político experiente como Alckmin. Pois ele, e a equipe dele, que com certeza não é pequena, também acreditavam que a TV continuava sendo a grande conquistadora de votos. Foi por isso que eles costuraram o acordo com os partidos do Centrão em busca do maior tempo na televisão . Essas eleições mostraram a Lola e a todo mundo que em tempos de smartphones as táticas de campanha tem que ser outras. A TV perdeu poder, e vai perder mais ainda quanto mais eleitores tiverem acesso à internet e aos celulares modernos. Não sei se o ultra neoliberalismo do Paulo Guedes vai permitir que isso aconteça . Mas, se não for com esse governo, vai ser com os outros, se houver. Espero que haja .

avasconsil disse...

Sinceramente, estou começando a ficar com pena de Bolsonaro. Por isso nem o estou chamando de Bolsoasno. Ele nunca escondeu que é hipossuficiente intelectual . Tripudiar das limitações alheias é inadequado. Aquilo de aparecer com a biografia do Churchill, com a Constituição, com a Bíblia e com um livro de Olavo de Carvalho foi tragicômico . E fazer uma oração guiada por Magno Malta, um pastor notoriamente picareta? Além de violar o estado laico, que é um dos pilares da Constituição, que estava em cima da mesa, foi de uma vergonha alheia atroz . E o pior é que com certeza Bolsonaro acredita que os 55 milhões de votos que ele teve são todos de aprovação, são um "Sim, Bolsonaro". Mas a maior parte da votação que ele teve foi "Não, PT". Ele já está começando o governo dele na impopularidade . Todos os votos a Haddad são de desaprovação . Os mais de 28% de abstenções, brancos e nulos, na sua maioria, também são de desaprovação ao governo dele. A maioria dos que votaram nele também não o aprovam, votaram nele porque desaprova o PT. Mas Bolsonaro acha que é amado. Ele está com a ilusão de que é popular. Quando as primeiras pesquisas de popularidade começarem a sair e começar a cair a ficha dele de que em breve ele estará tão impopular quanto Temer, vai começar a bater um desespero... Ele não vai saber o que fazer. Pelo que a gente já está percebendo, nem Paulo Guedes sabe direito o que fazer com a economia e com a previdência. As propostas dele pra esses setores aumentam o déficit público em vez de reduzi-lo . Já deu pra ver, também, que ele é uma pessoa mau humorada e hostil. Tratou terrivelmente mal uma repórter argentina que o indagou sobre o Mercosul. Disse, com estupidez, que o Mercosul não é prioridade. Acontece que depois da China e dos EUA, a Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil. Em alguns setores, como o automotivo, os 02 países são tão dependentes, que se um quebrar, o outro quebra também, pelo menos nesse setor em particular. Pois é . É um governo que que vai tomar decisões na base da tentativa e erro. Em breve, muito em breve, Bolsonaro estará com a popularidade tão baixa quanto a de Temer e também sob a hostilidade dos mercados. Isso o colocará nas mãos do Centrão. Acho que nem Bolsonaro acreditava que iria ganhar as eleições. O amadorismo que ele e os que o cercam estão mostrando já está deixando isso evidente. Kim Kataguiri propôs numa entrevista que Bolso use a chacina virtual como método de coagir deputados e senadores a votar com ele. São 513 deputados e 81 senadores. Em vez de negociar, o deputado de 22 anos propõe um governo pela internet... Vocês acham que isso é viável? Estou com pena de Bolsonaro e da gente que é brasileiro . Se Bolsonaro completar o mandato dele, serão mais 4 anos perdidos. E ele tem grande chance de entregar um país ainda pior do que o que recebeu, na economia também, mas também na violência, na educação, na saúde. .. . E não, Lola não tem culpa por ele ter vencido. A culpa é de quem votou nele, seja por que motivo tenha sido. Em breve ficará evidente que o Brasil é uma nau desgovernada. Estamos todos fritos . Inclusive os que ficaram felizes com a perda de Haddad, que são em maior número do que os que ficaram felizes pela vitória de Bolsonaro.

Marina disse...

Oi Lola!Nossa, ontem foi um dia difícil. Mas como a Manu D´Ávila falou, a tristeza tem q virar logo força e vamo q vamo q nós estamos acostumadas a ser resistência!
E realmente, acho q são mtos fatores, os q a titia falou, o Jean Souza... Mas acho tbm q tem um fator mais macro. A extrema direita está avançando no mundo todo, e eu não consigo não pensar q a eleição do Bolso seja mais um sintoma de um backlash gigantesco q está acontecendo por conta de todos os avanços que estão ocorrendo mundialmente no campo social/moral/dos costumes, encabeçado, é lógico, pelo feminismo.
Vc sabe mais q eu como o feminismo é um movimento disruptivo e realmente ele vem crescendo mto nos últimos tempos e as todos estão começando a realmente enxergar como as subjetividades das pessoas afetam o nosso dia a dia. E mais, estão começando a enxergar de verdade os efeitos macabros da masculinidade tóxica da nossa sociedade.
É só ver quem são os maiores apoiadores do Bolso, do Trump, etc. São homens brancos. Eles estão morrendo de medo do avanço do feminismo, pq vão ter q encarar suas atitudes nocivas e ou mudar ou se isolar. Tão morrendo de medo de perder seus privilégios. Obviamente q isso é em boa parte inconsciente e sai na forma de ódio, de amplificação dos preconceitos contra todas as minorias. E cara, o ódio semeado por medo é uma das forças mais poderosas pra unir pessoas e eu acho q isso influenciou MTO na eleição do Bolso, pq ele representa o pensamento de 50 anos atrás, como brilhantemente definiu a Regina Duarte, na entrevista tragicômica q ela deu.
Pensando nesse cenário mais macro até fiquei mais tranquila com a eleição do Bolso. Lógico q vai ser difícil, vamos ter q ir pras ruas intensamente contra retrocessos como o Escola sem Partido e etc e vamos sofrer sim. Mas talvez isso seja necessário para avançarmos ainda mais na busca da igualdade plena entre os gêneros, para alcançarmos o fim do racismo e da homofobia, de uma forma mais macro saca?E meu, as esquerdas já estão se unindo mais, vc não tá sentindo?
E como é óbvio q não tem como frear o feminismo, o movimento negro, os LGBTT, não tem como frear todos os avanços que já ocorreram, então comecei a enxergar a eleição do Bolso como mais um contratempo que, sendo observado um pouco mais de longe, em relação à todos os avanços sociais que todos aqueles movimentos estão proporcionando no mundo, começo a achar que esse backlash talvez seja conhecido no futuro como o último suspiro de uma sociedade retrógrada e preconceituosa.

PS: Eu não acredito q tem mascutroxa querendo colocar a culpa em vc, Lola. É mto falta do q fz cara.

Anônimo disse...

Assim como na eleição municipal da minha cidade, ganhou quem se polarizou com o PT! Não importa se era um parasita no congresso, não importa se tmb estava envolvido com caixa 2, não importa se sauda torturador, só importa não eleger o PT! A seita de Bolsonaro não seria suficiente para elegê-lo, mas juntado aos antipetistas aconteceu o que aconteceu. O antipetismo é fruto da despolitização feita pela mídia e do partidarismo da justiça, o PP é o partido com mais investigados e nem sinal de ojeriza ao partido (Que por acaso era o partido de origem do presidente eleito), quanto tempo os jornais.dedicam para esmiuçar os processos contra o PP? Quantos jornais destacam os nomes e partidos dos maiores envolvidos na lava jato? Quando falo de despolitização me refiro tmb ao MBL, Olavo de Carvalho, mamãe falei, Brasil Paralelo, entre outros, que estão prestando um serviço de desinformação a níveis absurdos! São pessoas que disseminam meias verdades e mentiras completas, coisas como o nazismo é de esquerda, o PT é comunista, a globo, a veja e todo o oligopólio midiático são "mídias vermelhas", são grupos que estão negando o ensino superior, negando a pesquisa, negando tudo que possa desenvolver senso crítico! Do outro lado você tem um processo viciado contra Lula, você condena um importante estrategista do PT sob a alegação de "a literatura me permite", ignora Aécio, Alckmin, Serra, ou seja, recaí sobre o PT a culpa por todos os males. Então nesse cenário soma-se uma crise econômica e cá estamos, com um país 'quebrado pelo PT', mas que tem 800 milhões para fazer propaganda de reforma, outros tantos milhões para livrar Temer das investigações... Ah, mas Temer quem elegeu foram vocês repete o mantra aquele que pediu o impeachment de Dilma e nunca da chapa, ou aquele que votou em Aécio, mas ignora que Temer está cumprindo agenda do PSDB, ou aquele que votou no candidato do PSL, partido mais alinhado as reformas dd Temer!

Anônimo disse...

Sinceramente, não consigo ter essa piedade pelo povo brasileiro (não falo das classes médias desonestas que se acham elite, falo do povão mesmo) como Manos Browns e outros pedem, como se todos fossem criancinhas tolas que você tem que pegar pela mão e trazer pro lado certo.

Mensagens de whatsapp- só enganam quem se deixa ser enganado... engraçado que pra comprar o celular e usar todo mundo tem conhecimento básico, mas pra pesquisar, não? Ninguém é burrão na hora de criar perfil no facebook, mas é coitadinho quando recebe montagem tosca em rede social e acredita? Não, foi uma escolha pela ignorância.

Meu consolo (pois no momento estou tomada pelo ódio e não tenho vergonha disso) é que muita, mas muita gente irá se ferrar com a própria escolha suicida... junto conosco, infelizmente, mas isso não será surpresa pra nós, só pra eles.

Anônimo disse...

Os caras se passando por mulheres "decepcionadas com a Lola"... a piada não cola, queridos.

ibi disse...

21:02 – Isso é o que faz, em parte, funcionar uma fake news (parte de uma notícia é verdadeira, mas não o conteúdo como é passado): Haddad NÃO responde a 32 processos. Responde a alguns poucos – o que não significa que cometeu o que foi acusado de ter feito, significa que está sendo investigado. O que acontece é que indicam o modo errado de consultar isso (recebi essa fake) com instruções supostamente de um advogado. As denúncias verdadeiras são recentes, então aparecem na primeira página de consulta, aí a pessoa acredita que os demais processos sejam contra ele também. Explico.

Se a pessoa puser o nome na consulta no site do Tribunal de Justiça, como “parte”, o resultado será uma lista de todos os processos de pessoas com nomes PARECIDOS, tanto como réu (no caso de ser processado por quem quer que seja) quanto como AUTOR (processando alguém).

Eu fiz questão de fazer a consulta, quando recebi a mensagem, com um tutorial, ao lado da capa da Exame, mentirosa, que fala de 32 processos. Aparece até o nome de um ex-vizinho, de uma cidadezinha de 10 mil habitantes, um dentista que entrou com ação de despejo contra inquilino que não pagou aluguel, UM dos nomes dele é Fernando e o sobrenome é PARECIDO, não tem o “h”. Outros tantos nomes que aparecem são bem diferentes, mas tem ou o sobrenome igual, junto com outros sobrenomes, ou o prenome Fernando no meio e algum sobrenome parecido.

22:10 – claro. O que tentamos alertar aqui e em todo lugar: pré-sal, Moro, DD, Eduardo Cunha, Aécio, Anastasia, PSDB, DEM, PDT, com STF, com tudo... O golpe vem de muito atrás (mensalão com julgamento também sem provas – teoria do domínio do fato em seu lugar, uma teoria alemã distorcida aqui – enquanto a mídia grande dizia que o PT era o mais corrupto da história, isso logo perto da privataria tucana, FHC ter comprado a reeleição, o PSDB ter inventado a sistemática de mensalão em MG... isso só os fatos mais conhecidos) e foi sendo reforçado até e depois do impeachment sem crime de 2016.

Recomendo o livro do jornalista de economia Aloysio Biondi "O Brasil privatizado”, que traz todos os números das operações da privataria tucana e os prejuízos ao Brasil, que vão muito além do patrimônio entregue (ficamos sem ele, sem as taxas de serviços que seriam recebidas, mas também com saldo negativo e menor poder de barganha, nas relações internacionais) e pode ser baixado DE GRAÇA na internet e também não é caro de comprar.

(segue)

ibi disse...

(continuação)
Márcia Tiburi e Felipe Roberto Martins têm razão. Teríamos de ter deixado de ser “esquerdofofos”: chorei muito no dia seguinte à tragédia, de tanto que li nas vésperas sobre a gente nas ruas (eu também, no que pude) conversando civilizadamente, oferecendo bolo em barraquinhas, a campanha de Manuela e Haddad linda, limpa, democrática e jovial, desmentindo as barbaridades... tudo lindo, puro e INEFICIENTE diante da máquina de mentiras disparadas em esquema de firehozing, com empresas do porte da Cambridge Analytica (suas sucessoras e/ou símiles), acorbertada pelo Judiciário inoperante e cúmplice (as poucas denúncias chegaram meio tarde, mas a Justiça poderia ter agido, se quisesse, instrumentos legais foram acionados, os fatos foram conhecidos, até a imprensa grande forneceu dados e nomes, era só responder com base na legislação e na Constituição Federal) e todo o ódio e revolta equivocada mobilizados.

Já devíamos ter aprendido com 2013, com a vitória do Trump também. A população está descontente, mas não sabe enxergar quem são os verdadeiros responsáveis por suas dificuldades, insegurança e desgraças, é fácil ser manipulada e acaba votando nesses mesmos responsáveis por tudo isso. Mesmo a crise chamada mundial (se quisermos ver, sabemos quem provocou e porque), a última deflagrada, estamos pagando por ela e a maioria não compreende o que é o capitalismo, que é constituído de “crises” para justificar retirada de direitos sociais, desonerações fiscais para os megacorporações etc.. O capitalismo não sobrevive "apesar" das crises, mas justamente por causa delas, que ele mesmo provoca.

Alguém falou de ações necessárias, mas não para politizar. É justamente o que falta, politizar. Tudo é política e o mínimo de compreensão de como as coisas funcionam ajudará a emancipar o povo, se é que ainda dá tempo antes de aniquilarem a humanidade.

“Políticos políticos”, aliás (para colaborar com o debate), é a nova série de vídeos da JoutJout Prazer, super recomendo: https://www.youtube.com/watch?v=QSz-T0tueO0.

Ibi

Anônimo disse...

Não existem bilhões. O Brasil tem 150 milhões de eleitores.

ibi disse...

Lá em cima (29/10, 20:34), onde saiu "O PT cometeu erros, sim, mas ainda era a opção muito muito muito pior", quis ter escrito:

O PT cometeu erros, sim, mas ainda era a opção muito muito muito MENOS pior.

Ibi

Anônimo disse...

Poxa, se a Lola tivesse nos alertado de forma séria, nós não teríamos deixado o Bolsonaro vencer... mas ela ignorou e zombou da candidatura dele... aí nós fomos na onda dela... e todas nós tomamos no c* por conta da falta de noção da Lola.

Anônimo disse...

O pior é que o PT não assume seus erros. O PSDB assumiu e o PT não assume. O PT não soube ouvir o povo (o Bolso soube), ouviu de artistas intelectuais que só pisam na favela para aparecer nas fotos, que a mãe da periferia tá preocupada que a polícia só mata preto e pobre. Não soube ouvir a dona de casa que tem medo do traficante, mas não pode dizer (na época da instalação das UPPs no Rio, moradores denunciaram aos montes os traficantes, acreditando que seria o fim deles. Nunca foi tão tranquilo andar na favela. Houveram abusos da polícia? Sim, mas a opressão dos traficantes é muito pior. O medo das mães de terem seus filhos cooptados pelo tráfico é muito maior. Da mãe ver seu filho admirando um fuzil ao invés de admirar um livro, é muito maior). O PT não soube dialogar com o povo evangélico, em sua maioria pobres. Nas comunidades o que mais tem é bar e igreja evangélica (O Lula na época soube). Só foi tentar se aproximar no final, e ficou muito "fake" a aproximação. Nesse vácuo que ficou essa grande parcela pobre da população, os mega pastores de direita os cooptaram (Haddad levou uma surra nas favelas de São Paulo, Freixo igualmente nas favelas do Rio). A esquerda se aproximou dos intelectuais, acadêmicos, artistas politizados, e se afastou do povão. Mano Brown deixou isso bem claro.

A esquerda foi muito tolerante com a corrupção (acho que os eleitores do Bolsonaro vão cometer o mesmo erro, quando os escândalos forem do ídolo deles).

O PT foi egoísta, quem conhece bem o PT sabe que eles não aceitam outra grande liderança na esquerda, eles só aceitam a esquerda se estiverem ao redor deles, preferem ver a direita vencer a ter um partido de esquerda no poder que não sejam eles. Sabiam do sentimento anti-PT, não precisavam ter apoiado o Ciro, podiam ter colocado a Manu na cabeça da faixa, manter o Haddad discreto no lugar de vice, o sentimento anti-PT continuaria, mas seria muito menor. A Lola acertou quando disse que o Lula demorou a passar o bastão para o Haddad. Se fosse a Manu desde o início, com o forte apoio do PT e "Manu é Lula", ela teria ido aos primeiros debates com Bolsonaro e MEU DEUS, seria um massacre, porque ela se expressa muito bem, é afiada e extremamente carismática. Mas ela não é do PT, o PT não iria admitir isso.

titia disse...

Concordo contigo, Marina, que muita gente que elegeu o Bozonazi tá com medo de não ser mais considerado "o fodão" apenas por ter pau e pouca melanina na pele. Bom, esses manés nunca foram "os fodões", na verdade, mas até uma geração atrás a sociedade permitia que mantivessem essa ilusão. Agora as pessoas acordaram, e pra esmagadora maioria pau e pouca melanina na pele deixaram de ser qualidades. Na minha família mesmo tem muito disso, inclusive o babaca do meu pai. Nesse caso, fico feliz que o mimimi pela "família tradicional" não adiantou de nada e um monte desses machos merdas vai é quebrar a cara. Hoje mesmo vi uma postagem denunciando um idiota que tirou foto apontando arma de brinquedo com a legenda "Tá com medo petista safada?" e, ao invés de apavorar todo mundo, foi alvo de chacota de homens e mulheres pra todo lado, até apagar o post o 'machão' apagou. Uma comentarista daqui do blog que é professora contou que os adolescentes de sexos opostos não estão mais namorando como antigamente. Eu mesma não tenho visto muitos casais formados por pessoas jovens, exceto pelo pessoal mais alternativo. Mulheres continuam pedindo divórcio em altos números, as que se divorciam não querem casar (sério, nenhuma mulher da minha família que se divorciou casou de novo, no máximo namoram fixo). Homens e mulheres estão cada vez mais separados, essa geração continua sendo a que menos faz sexo desde os anos 20, os casamentos não aumentaram, mais gente opta por não ter filhos ou tê-los sozinha. Então é, a ruptura entre homens e mulheres é definitiva, e a única opção desses machos babacas é mudar ou sumir.

Aconteça o pior ou o melhor a partir de agora, o alijamento emocional e social dos machistas é inevitável e irreversível. As relações entre os sexos foram rompidas e só serão restauradas se os homens mudarem. Acredito que a ascensão do fascismo tem mais a ver com a crise capitalista, uma vez que só é possível explorar as pessoas num regime autoritário e baseado em mentiras e alarmismo. A próxima crise financeira vem aí, estudiosos mais pessimistas acreditam que o capitalismo está nos seus estágios finais (inclusive pelo esgotamento dos recursos naturais, o que tornaria impossível manter o padrão de consumo capitalista) e os empresários então querem tirar o máximo de lucro que puderem antes da quebra. Mas se de algum jeito a gente sobreviver, e qualquer que seja o regime econômico resultante, as relações entre as pessoas, não apenas entre os sexos mas entre TODAS as pessoas do mundo, simplesmente vão ter que mudar. Espero que você esteja certa, e vejamos o que o tempo nos trará.

Anônimo disse...

Este será um governo de homens e para homens. Não será um governo para mulheres , homens e mulheres são inimigos naturais.

titia disse...

Mais um indício de que a roubalheira na América Latina está apenas começando:

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/10/colombia-sugere-alianca-com-bolsonaro-para-derrubar-maduro.shtml

O funcionário responsável diz que se Trump ou Bobonazi derem o primeiro passo pra ferrar de vez com a Venezuela (Guerra do Iraque feelings, alguém?) e saquear o suprimento de petróleo deles, a Colômbia pula na rabada - assim quando for cobrada mais tarde pode dizer "Mas não fui eu quem começou, mamãe!". Dizem que as regiões próximas não podem mais suportar a "diáspora venezuelana", mas cobrar os EUA pela desgraça que fizeram com a Venezuela ninguém quer, né?

Vê, por isso eu não tenho pena de magnata nem de bilionário. Por isso eu apoio quem os odeia e chamo de trouxa quem os defende. Por isso que se os terroristas explodissem somente político corrupto que rouba o país alheio, magnata e megaempresário eu não daria um pio. Infelizmente, nessa merda de mundo, quem sofre são os inocentes.

Anônimo disse...

Fundador do Escola sem Partido pode ser o novo Ministro da Educação. Tá na coluna do Cláudio Humberto.

Vão vendo.

Mauricio disse...

Muitos anos que não venho aqui. Minhas participações anteriores era como antagonista, crítico, opositor.

Hoje, peço perdão por ter sido tão obtuso e chato.

Hoje vim aqui para dizer que NÃO RECONHEÇO LEGITIMIDADE DE CANDIDATO ELEITO COM CRIME ELEITORAL.

Bozo é um bufão, um criminoso, intoletante.

Bozo não é meu presidente.

Anônimo disse...

Estamos esperando até agora por um pedido de desculpas por parte do PT, por ter feito uma campanha com péssima estratégia, bem como por parte da Lola, que abraçou essa estratégia como se fosse lindamente correta, o que nos levou a essa tragédia.

Rafael disse...

As pesquisas indicavam que ele perderia pra todos MENOS PRA HADDAD.

Rafael disse...

Morto politicamente coisa nenhuma.É o líder solto da esquerda agora.

Anônimo disse...

Perderam pq quiseram eleger um poste.

Anônimo disse...

Não subestime Bolsonaro, ele pode ser burro mas é muito esperto, olha só onde chegou.
Eu estava analisando por exemplo, quando ele se juntou à bancada evangélica pra barrar aquela lei que fala de atendimento emergencial às vítimas de violência sexual.
O argumento deles é que havia uma brecha pra legalização do aborto. Mas se vc for olhar a lei que eles eram contra só tem uma parte que fala em profilaxia da gravidez, que é a pílula do dia seguinte, porque obviamente se o atendimento é EMERGENCIAL deve ser próximo ao ocorrido e ninguém fica grávida logo após. Aí vc pensa, óbvio né, os caras são burros ou muito moralistas. Mas não, foi uma jogada...muita gente só ouviu o lado deles na história e nunca viu a lei original; ou seja, acreditaram que realmente houve uma lei que tentou abrir brecha para o aborto na surdina, sem uma discussão popular e etc.
Eu lembro do bafafá que deu na época, falaram que era uma lei cavalo de tróia, e no fim depois não deu em nada, mas a semente da desconfiança foi plantada na população.
E foi a mesma coisa com o kit gay, fizeram aquele escarcéu todo, sendo que a Dilma vetou e nem era do jeito que eles falavam. Mas distorceram até não poder mais e eles usam e abusam dessa tática.
Até essas fake news absurdas, tipo da mamadeira, é insano mas muita gente acredita.
Pode apostar que se ele fizer um governo de merda vai culpar o PT, o que em partes até concordo porque quando um presidente assume acaba tendo que pagar pelos erros do antecessor. Mas ele vai culpar até pelas merdas que o único culpado for ele até não poder mais. Aí aparece outro salvador da pátria e o resto a gente já sabe.

Anônimo disse...

Ibi


Nossa, não sabia disso. Eles realmente são muito sujos. Foi isso mesmo, não olhei todos os processos pq todos estavam no nome dele. Só vi a primeira página.
Só que n recebi nenhuma fake news, eu supus que era tudo sobre o Haddad. Me sinto idiota agora.

Marina disse...

09:42 - "O PSDB assumiu (os erros)"
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Puts, quase caio da cadeira nessa!Morry!

Nanda disse...

Atacar o coiso ao invés de focar no Haddad tb foi um grande erro. Ainda mais que demoraram a escolher ele pra representar o pt. Deveriam ter esquecido o lixo e falado sobre o que o Haddad já tinha feito e sobre seu plano de governo, pra divulgar o cara. Mas só divulgaram o lixo. Propaganda negativa ainda é propaganda.

E atacar os eleitores do coiso foi um tiro no pé. Claro que muitos votaram pelo ódio as minorias mas muitos foram por puro ódio ao pt. Conheço gente que n concorda com as merdas que ele fala mas n acreditam que as minorias vão ser perseguidas, acham q é exagero. N entendem que ele tá influenciando as pessoas a exporem seus preconceitos.
Aí já viu, já odiavam o pt e ainda era xingados de tudo. Esse é o resultado.

Marina disse...

Pois é titia, pois é. Nesse sentido, mesmo tendo ganhado a eleição, o Bozo e sua turma já perderam.
Mas tbm mto me preocupa toda essa questão geopolítica e os interesses dos EUA por trás da eleição do Bunda Suja...Todo o comentário dx ibi é bem perturbador, por exemplo...

Anônimo disse...

Bobonazi posta foto com arma e mensagem misógina “em defesa da família tradicional” e é desmascarado participando de rede social gay:

https://www.revistaforum.com.br/apoiador-de-bolsonaro-posta-foto-com-arma-e-flagrado-em-aplicativo-gay-e-pede-desculpas-em-video/

Anônimo disse...

Vejam na Revista Fórum a quantidade de ações intimidatórias dos bolsomilicianos. Estão tocando o terror pelo país.

Rafael disse...

Impossível discordar de vc, o povão sabe o quer e vota em quem se identifica, e nesse sentido, fica dificil se ligar em um cara que frequenta sarau na sala da Paula Lavigne.

Anônimo disse...

Vendo os vídeos de Bolsonaro, na superfície ele parece uma caricatura. Porém, ele é extremamente hábil para falar diretamente ao inconsciente das pessoas. Ele representa um arquétipo do masculino, da força, da guerra.

Isso explica o porque tanta gente votou nele ao invés do engomadinho Haddad. Nesse momento as pessoas estão com medo e inconscientemente procuram proteção.

titia disse...

É, Marina, essa eles já perderam e eu só posso agradecer por não ter filhos/filhas com os quais me preocupar, e por todas as manas que já descartaram se relacionar com esses machos lixos e estão a salvo da violência mental, física e dos estupros maritais. Eu mesma, vendo as coisas como estão, preferiria morrer a deixar um lixo desses encostar em mim. Família tradicional é uma bosta.

ibi achei muito interessantes seus comentários. Pode por favor expor um pouco mais sobre o uso das crises pra manutenção do sistema econômico capitalista? Obrigada.

Leandro D disse...

A esquerda está muito concentrada na (palavra da moda) bolha. Por exemplo, nessas eleições eu fui jogar vídeos sobre edir macedo na comunidade "sou feliz por ser católico" - que apoia Bolsonaro, e agora, após as eleições, joguei fotos de bolsominions dizendo que vão matar negros e nordestinos. Tem que "causar" nessas comunidades. Esqueçam o twitter um pouco, a maior parte das pessoas das classes baixas que usa a internet geralmente usa mais o facebook e o youtube. Vão pra lá! O William de Lucca foi agora. Vamos fazer nosso "Nado Moura", nosso "Velberan", esses caras dominam o youtube e vocês não ligam.

Samus disse...

Um líder de esquerda que não se posiciona contra o fascismo? Estamos mal de líder então...

Samus disse...

Se o PT fosse vice de Ciro, o antipetismo teria colado no Ciro do mesmo jeito...

Anônimo disse...

Eu diria que venceu aqueles que usaram o nome de Bolsonaro. O PSL era um nanico desconhecido que cresceu ao abrigar Bolsonaro. Ele encarnou o mito do Salvador e isso colou. Após ele haverá um novo mito.

Ceci disse...

Samus, mas quem disse que ele não se posicionou? Ele o fez, só não deu nome aos bois. Espertamente, pois isso o afasta do PT e lhe dá chances de despontar como oposição em 2022.
Votei no Ciro e votarei de novo. Não é meu sonho de presidente, mas é o que tá tendo.

Ceci disse...

Vou ter que concordar com vc, anônimo 15:16.
A canalhice da direita foi descarada. Mas a esquerda não assume que ajudou a alimentar o monstro.

Ceci disse...

Tirou as palavras da minha boca, Jean

Ceci disse...

Quero imprimir seu comentário e colar na parede

avasconsil disse...

Pra esse pessoal "Pró-vida" a pílula do dia seguinte causa aborto. Não lembro direito, mas se recordo bem, esse remédio impede que um óvulo fecundado se fixe no lugar do útero onde vai haver o desenvolvimento do feto. Como se trata de impedir o desenvolvimento de um óvulo fecundado, pra eles isso é aborto. Na visão deles a vida humana começa com a fecundação . Com relação a Bolsonaro, talvez ele venha sendo orientado pelo Steve Bannon ou um equivalente há muito tempo. Nós não sabemos tudo o que rola no mundo. Há muito mais entre o céu e a terra do que nossa vã filosofia consegue alcançar. Acho-o intelectualmente burro mas muito esperto . É do mesmo saco de farinha do Eduardo Cunha e do Lula também . Todo político de sucesso tem em comum instinto de sobrevivência e senso de oportunidade . E também sorte. No fundo , no fundo, julgar Bolsonaro burro é uma atitude cartesiana ultrapassada. Daniel Goleman mostrou que a inteligência emocional é até mais importante que a intelectual. Mentes intelectualmente brilhantes com uma inteligência emocional acanhada com frequência malogram na vida; podem até conseguir sucesso num departamento da existência, mas não é raro conseguirem um conjunto da obra insatisfatório . Já o oposto é muito frequente: gente com inteligência emocional aguçada, mesmo que não seja intelectualmente tão impressionantes assim, com frequência obtêm uma boa média nos vários departamentos da vida (profissional, amical, financeiro, espiritual. ...) . Os grandes jogadores de futebol também são exemplos de como uns tipos de inteligência são mais estimados que outros. Têm uma inteligência espacial e motora fora do comum, mas com frequência não são grandes intelectuais. Por isso muitos são tachados de burros sem serem. Enfim, a inteligência humana é multifacetada. Costumamos valorizar mais a inteligência lógico-matemática e a linguística, mas isso está cada vez mais ultrapassado. Há outros tipos de inteligência tão importantes quanto ou até mais pra que a pessoa tenha sucesso, que defino como equilíbrio .

Anônimo disse...

Velberan? Ai peao forçou.

Anônimo disse...

Pra mim um dos equivocos da esquerda nos ultimos 4 anos foi a bateção incansável de martelo sobre pautas igualitárias e identitárias quando o momento para isso não era o mais adequado, uma vez que estavamos (e estamos) em uma crise financeira, de segurança publica e de epidemia de drogas e trafico de indices alarmantes. Toda essas pautas identitarias, igualitarias acabaram sendo interpretadas como uma militancia supérflua e chata aos olhos de boa parte da população, nao apenas de intolerantes, mas de gente comum . O governo do PT ao longo desses 13 anos foi incapaz de trazer um plano viavel para lidar com o caos da segurança publica, epidemia de drogas e trafico, alem de nunca ter trazido qualquer melhoria pratica ao sistema penal, presidiário e de investigações criminais, só aumentando a sensação de impunidade aos olhos da população (justificaval, com 8% de crimes resolvidos hoje no Brasil, indice risivel e absurdo se comparado a outros paises do mundo). A segurança publica nunca foi prioridade na era PT o que tambem foi outro motivo que contribuiu para a frustração do povo contra a esquerda e Bolsonaro encontrou poder de voz nessa terra arrasada.

Anônimo disse...

O Haddad nao é homem então?

Anônimo disse...

#Bolsonaro elimine blogs comunistas,prenda seus criadores pela Lei anti terrorismo

Unknown disse...

Verdade 08:45. Também não tenho pena do povo brasileiro porque não foram vítimas de absolutamente nada. As fake news com informações distorcidas sobre questões de gênero, moral, sexualidade, abuso de poder do Estado, as quais difamavam o PT e Haddad, poderiam ter sido averiguadas na internet. O povo preferiu votar em Bozo acreditando ou não nas fakenews. E não foram só os pobres sem estudo. Parece que é mais fácil para a esquerda acreditar que as pessoas foram meramente manipuladas, mas as coisas não são assim. Houve a revolta com a corrupção do PT, mas Bolsonaro sintetiza os costumes conservadores que o povo segue. A propaganda de Bolsonaro ainda forneceu música para os ouvidos daquela parte do população incomodada com mudanças nos costumes ao dizer que a esquerda estava impondo seus "valores" ao povo. O que é bizarro pois não vi ninguém sendo obrigado a ser feminista, ateu, agnóstico ou entrar no movimento negro e LGBTQI. Também não sei que "doutrinação" comunista é essa que de tão ineficiente permitiu que Bolsonaro chegasse ao poder por meio do voto e falando justamente contra a esquerda. O povo escolheu aquilo que queria. O mesmo aconteceu com os eleitores do PT. Muitos aqui falam que a culpa foi do PT por ter lançado Haddad. Isso é uma bobagem. Ciro estava lá como candidato e as pessoas de esquerda preferiram votar em Haddad. Elas não foram obrigadas e nem manipuladas .Quem pode alegar que houve influência de fake news para prejudicar o Ciro e a Marina transferindo os votos da esquerda para Haddad?
A politica não é apenas essa coisa bonitinha de ideologia de esquerda ou direita. Existe a vaidade e o desejo de ter o poder pelo poder. O PT é o maior partido da esquerda, continua com a bancada mais numerosa do congresso. Não lançar um candidato próprio seria humilhante. Lançou um candidato e conseguiu o segundo lugar apesar de todos os escândalos de corrupção a da campanha de oposição agressiva da direita.
Não tenho pena do povo pois não são coitadinhos manipulados. Também não desejo que dê tudo errado para o governo do Bozo, não pelos eleitores dele, mas porque se acontecer alguma desgraça, todo mundo vai se dar mal, inclusive eu.

Anônimo disse...

Infelizmente tem gente que não consegue enxergar além da própria bolha e se limita a ficar repetindo clichês que ninguém mais leva a sério.

Rafael disse...

Lola é verdade,vc precisa ir para o Youtube.

Anônimo disse...

Vou ser bem didática.
Haddad é social democrata.
Dinamarca, Suécia, todos os países escandinavos são sociais democracias.
Haddad quer levar o capitalismo no Brasil de encontro com o capitalismo moderno que é o Europeu
Só acredita que Haddad é comunista quem acredita em fake News

Samus disse...

E vocês realmente acreditam que vai ter eleição em 2022? Que gente otimista!
Ele não se posicionou nem na última hora. Tinha que ter pedido voto no Haddad mesmo que fosse apenas para opor o outro. Esse governo será uma tragédia, se Ciro tivesse combatido de verdade esse canalha, aí sim teria chance ma tarde. A história sempre cobra o preço pela omissão.

titia disse...

Textão de um professor da Federal de Santa Maria, só pra mostrar a que nível nós estamos fodidos mesmo (mal aê, não consigo dar o link por causa do tipo de publicação):

ALGUÉM AINDA DUVIDA QUE ESTAMOS
PERDENDO A GUERRA HÍBRIDA?

Venderam nosso avião cargueiro militar. Congelaram o submarino nuclear, prenderam e humilharam o grande cientista e engenheiro Vice-Almirante Othon e sua filha. Vão vender a Eletrobrás, a Petrobrás, a Nuclebrás, o banco do Brasil, a Caixa, acabar como BNDES.

O presidente eleito diz que o Brasil não tem condições de conservar a Amazônia e que devemos dá-la para os gringos. O Brasil, que há quatro anos era cotado pra ser o G9, hoje está completamente desmoralizado no panorama internacional, irrelevante, humilhado.

Os EUA precisam neutralizar os BRICS. Pra começar, miram no mais próximo e poderoso país, o B dos BRICS, 14a. potência em poder de fogo do mundo, mas com pontos fracos: sua população é "fraca da cabeça", isto é, são muito sugestionáveis em três áreas principais:

1. Em grande parte são religiosos,
2. Se escandalizam com corrupção e
3. São anti-comunistas, especialmente grande parte dos militares. (continua)

titia disse...

A NSA, então, espiona o governo brasileiro, incluindo a presidenta Dilma, a chanceler da Alemanha, Merkel, e a Petrobrás. Na época se pensou em furto de segredos industriais. Mas porque uma agência política faria espionagem industrial, coisa de interesse privado? Até poderia ser, mas... algo não bate. A não ser que se considere que a NSA quer saber dos esquemas de corrupção na Petrobrás, para passar à justiça brasileira e detonar o governo PT.

Essa é a forma de operar a guerra híbrida. Os EUA estão usando o sistema de justiça dos países para derrotá-los. O crime perfeito.

Veja como é fácil: existe corrupção em tudo que é lugar no mundo desde que o mundo é mundo e gente é gente. Não, não foi o PT que inventou a corrupção. Sem moralismos: a corrupção sempre existiu. Hoje é em média 3% do PIB dos países. Então, basta a NSA grampear governos e grandes empresas internacionais de qualquer país que se descobrem os podres do país. Sempre tem algum podre.

Enquanto isso, os EUA fazem treinamento de operadores do direito -- juízes, promotores -- em combate à corrupção. Tem que ter certo perfil, ser americanófilo, ter feito mestrado e doutorado sobre aspectos do direito dos EUA, por exemplo. Ser maçom ajuda bastante. AmCham, melhor ainda.

Aí, as agências gringas de três letras dão aos juízes todas as pistas e provas da corrupção. Mas em segredo, pois não pode transparecer que há espionagem. O juiz precisa "esquentar" as pistas "frias" fornecidas pela agency. É preciso descobrir um braço colateral da corrupção, algo pequeno mas próximo da região do juiz, para que ele concentre toda a investigação e dê partida à uma caça aos corruptos. O caso pequeno vai levando a outro, e mais outro. E começam a aparecer casos cada vez maiores.

titia disse...

O juiz então acerta com um velho doleiro conhecido, e combinam um esquema de delação premiada. O doleiro só precisa fazer uma delação, dando como suas as pistas fornecidas pela NSA, encarar uns dois anos de cana, num ambiente razoável, e depois fica em casa com alguns milhões de dólares na conta bancária. Com essa pistas esquentadas pelo doleiro, já se podem fazer as primeiras prisões, o que gera uma cascata de delações premiadas.

E cada vez que recebem homenagens nos EUA, os juízes e promotores voltam com pendrives 2 Terabytes.

TERRA ARRASADA

O impacto das investigações derruba vários setores da economia: indústria naval, de defesa, do petróleo, da construção civil, nuclear. Um grande cientista nuclear é preso, o projeto de um submarino nuclear é paralisado, a compra de caças suecos é interrompida por suspeita de corrupção, uma fábrica de aeronaves, com um projeto de novo cargueiro militar, é vendida aos EUA.

Paralelo a isto tudo, a população, com os três pontos fracos aqueles -- é religiosa, moralista e anti-comunista --, é submetida a um bombardeio midiático pesado, fogo de barragem contra um falso alvo, um Judas que é culpado por tudo de ruim que acontece. Os clichês "ladrões","corruptos", "comunistas", "Cuba", "Venezuela", "socialistas", "esquerdopatas", "aborteiros" são repetidos milhares de vezes, quase sempre ligados a fake news. O menor sentimento de antipatia com o falso alvo vai se transformando em ódio mortal. Desta forma, pode-se mobilizar grande parte da classe média e até de pobres contra o inimigo a ser neutralizado. Consegue-se derrubar um governo democraticamente eleito através de golpe parlamentar, uma forma mais moderna de golpe de estado.

Com o ódio, é possível lançar candidaturas neoliberais com expressiva votação. Pode até ser um paspalho extrema-direita, que capitalize este ódio, desde que o mentor econômico dele seja ultraliberal.

titia disse...

O país está dominado. É só vender tudo que é empresa pública, diminuir o estado que já é pequeno, acabar com a proteção jurídica dos trabalhadores, destruir a previdência social e assistência médica universal, privatizar as universidades públicas, parar com as pesquisas, porque praticamente só as universidades públicas e algumas confessionais pesquisam no Brasil.

Bye bye Brazil.

Comentário de um terceiro no post: Caminhamos prá ser um grande território dos EUA - Uma terra de ninguém - Estilo o território de Porto Rico.

E vai ter bozominion lambe rabo de gringo ladrão achando que isso é uma coisa boa. De minha parte estou feliz porque não vou deixar ninguém pra herdar essa bosta, e só esperando o chororô dos idiotas úteis começar. Se o povo brasileiro é burro o suficiente pra passar a corda em torno do próprio pescoço e apertar, eu é que não vou segurar o banquinho. É, a lei natural de que só o mais apto sobrevive continua sendo absoluta... e esse povinho idiota vai aprender do jeito mais difícil...

Anônimo disse...

Finalmente o país vai entrar nos eixos!

Chorem petebas, chorem muito, suas lágrimas serão combustível para o moinho da evolução do Brasil!

titia disse...

15:42 vai entrar sim, mascu, vai entrar no meio dos eixos e vai ser esmagado feito bagaço até tirar a última gota de sangue e petróleo para os EUA poderem continuar poluindo o ar e a água livremente. Faço questão que você volte aqui quando chegar sua vez de tomar rabo adentro sem vaselina e com areia, porque quero esfregar sal na sua ferida.

Anônimo disse...

Concordo. E o que é bizarro são os defensores do Lula quererem passar por cima da Lei da Ficha Limpa, que foi uma lei de iniciativa popular e uma grande vitória da população. Mas essa esquerda que está aí na cola do Lula acha que a lei só serve para os outros. Não percebem o quão antidemocrático é querer empurrar para debaixo do tapete UMA LEI DE INICIATIVA POPULAR, apenas porque ela deixou um ladrãozinho de merda preso, onde é seu devido lugar.

Bem fez o Ciro, em se afastar do PT. E mal fez a esquerda petista que preferiu apoiar um partido de corruptos e ladrões ao invés de apoiar a candidatura íntegra do Ciro, ainda mais depois do Lula tê-lo traído de forma descarada.

Como disse o Cid Gomes “o Lula tá preso, babaca!”

Então sim, a culpa da eleição do Bolsonaro é dos que preferiram se comportar como esquerda de merda e seguir o indicado do ladrão preso em Curitiba.

Vê se aprende. 2022 = Ciro. Não deem tiro no pé novamente.

Anônimo disse...

E a história está cobrando o preço pelo ego do Lula, que do alto da sua arrogância, não só se recusou a apoiar o Ciro como ainda boicotou a candidatura dele através de outros partidos.

Unknown disse...

É isto, graças às dissimulações esquerdistas como aborto, drogas e ideologia de gênero, hoje o Brasil se inclina para a direita, e nós da direita só temos a agradecer, graças a esquerda que só faz cagada, nos conseguimos

Victor Salerno disse...

Ganhou por culpa da própria esquerda que insistiu em apoiar o corrupto PT! Mesmo sabendo da enorme rejeição a esse partido. Se tivessem apoiado Ciro Gomes com certeza não teríamos hoje o Bolsolixo como presidente. Mas vocês quiseram insistir em PT, insistir no partido da corrupção...