quarta-feira, 24 de outubro de 2018

SIM, SEU VOTO ME PÕE EM RISCO

Terceira vítima fatal de eleitores bolsonaristas: na última sexta, 19 de outubro, morreu Laysa Fortuna, cabeleireira e mulher trans. 
Ela foi esfaqueada em Aracaju, Sergipe, por um morador de rua que, segundo testemunhas, gritava: "Quando Bolsonaro ganhar, vocês se preparem porque vou andar armado e todas vão morrer".
A primeira vítima foi Moa do Katendê, assassinado em Salvador no início de outubro, num bar, após uma discussão sobre política. 
O assassino, que voltou pra sua casa para pegar uma faca e deu doze facadas em Moa (ferindo também um sobrinho de Moa que tentou interferir), mudou sua versão e disse que a motivação não foi política. Mas todas as testemunhas confirmam que foi. O inquérito da polícia concluiu que foi.
No dia 16 de outubro, houve a segunda vítima, uma travesti chamada Priscila, esfaqueada até à morte em SP, aos gritos de Bolsonaro.
Segundo um levantamento do site Opera Mundi, já são 120 casos de violência política. Ontem um ato no Sindicato dos Jornalistas de SP falava em oito mortes já. E, lembrando mais uma vez: isso que o Coisa Ruim ainda não ganhou. Imagine se ganhar. Imagine que lindo quando as armas forem liberadas. Se os caras já matam na maior com facas, serão muito mais eficientes com armas de fogo. 
E o que Bolso fez quando começaram a surgir os casos de violência de seus seguidores? Primeiro, falou que não tinha nada a ver com isso. Que não tinha como controlá-los. Depois que essa declaração pegou mal (afinal, o candidato diz que vai acabar com a criminalidade no país e não é capaz nem de acabar com a criminalidade entre seus seguidores?), ele disse que não queria esses eleitores. 
Agora, no domingo, em comício na Av. Paulista, Bolso discursou em vídeo para milhares de militantes: "Vamos varrer do mapa os bandidos vermelhos do Brasil. Essa turma, se quiser ficar aqui, vai ter que se colocar sob a lei de todos nós. Ou vão para fora ou vão para a cadeia". Em outro discurso, ele já havia prometido acabar com o ativismo.
Vejamos... um discurso desses incentiva ou desestimula seus eleitores a cometerem atos de violência contra adversários?
É aquele negócio que estudos nos EUA mostraram já na época da candidatura Trump: só ter um candidato desses já aumenta os casos de agressões na internet, de bullying nas escolas, de ódio em geral. Porque o sujeito vê um candidato a presidente proferir um discurso violento contra mulheres, negros, LGBTs, e constata que o candidato não apenas não é punido, como também avança nas pesquisas, e esse sujeito pensa: ah, se meu candidato pode falar tudo isso e se safar, eu também posso. 
É muita hipocrisia. Ao mesmo tempo que Bolso (e Trump) fala em "pacificar o país", em "buscar a união", em acabar com o "coitadismo" (negros, gays, mulheres, nordestinos que exigem serem tratados com respeito estão se fazendo de coitados, disse o fascista), ele promete "varrer do mapa" quem não pensa como ele. 
Óbvio que os eleitores de Bolso, cada vez mais violentos, cada vez mais sentindo o gostinho da impunidade, negam ser violentos. 
Eles insistem que as três mortes não tiveram motivação política, porque os envolvidos são uma mulher trans, uma travesti, um morador de rua, dois negros num bar. Pros seguidores de Bolso, essa gente não pode ter ideologia política, pois está no seu habitat natural (bar, rua), um cenário de crime e depravação, em que eles se matam uns aos outros por qualquer motivo. Como costumam dizer os neonazistas misóginos que me atacam há sete anos (todos eleitores entusiasmados de Bolso), "nada de valor foi perdido".
Enquanto isso, Patricia Campos Mello, a jornalista da Folha que fez a reportagem sobre o Caixa 2 de Bolso está sendo tão ameaçada (e atacada: hackearam seu whatsapp e mandaram mensagens pró-Bolso para os contatos dela) que o jornal teve que pedir proteção policial para ela e outros jornalistas. Mas isso não importa porque bolsonaristas já decidiram que Patrícia é "petralha", sendo assim não gente, uma "bandida vermelha" que Bolso quer prender ou exilar. 
Ou isso ou ela está mentindo. Bolsominions estão em festa hoje porque um dos ataques denunciados (o da jovem em Porto Alegre que teve cortes em forma de suástica feitos em sua pele) era falso, provavelmente uma automutilação. Para os eleitores de Bolso, todos os 120 casos registrados são mentiras do PT, já que eles, obviamente, são uns anjinhos budistas super contra a violência (as ameaças e xingamentos que vemos nas redes devem ser de petistas tentando se passar por bolsonaristas.
Eu sei bem como é. Conheço essa tática. Venho recebendo ameaças e ataques há muitos anos, e sempre que as denuncio, vem um monte de misógino dizer que estou mentindo, ou que eu mesma me ameaço ou ameaço o meu marido ou minha mãe. Às vezes, imediatamente depois de eu receber uma ameaça de estupro, aparece outra mensagem dizendo que sou uma mentirosa, porque nenhum homem iria querer me estuprar (como eu já disse, o "você não merece ser estuprada" anda de mãos dadas com o "você merece ser estuprada"). 
Tipo, a ameaça e o desmentido da ameaça vem do mesmo cara! É surreal, mas reaças definitivamente não trabalham com a verdade.
Não tenho nenhuma esperança de fazer com que fascistas reflitam e se deem conta de como eleger o candidato do ódio me põe em risco, assim como põe em risco a vida de milhares de ativistas, mulheres, gays, lésbicas, negros, Moas, Priscilas e Laysas. Mas pra quem está indeciso, pra quem pensa em anular o voto, pra quem tem familiares que podem ser alvos da violência insana dos bolsonaristas, pense: #SeuVotoMePõeEmRisco. No próximo domingo, diga Ele Não, Ele Nunca. Vote no Haddad 13. Obrigada.

24 comentários:

Ozair Maia disse...

Fim de ano chegando, natal, festa, alegria... Tenho uma mensagem ao trabalhador brasileiro. Não a todo trabalhador; somente àquele assalariado. Aproveite o seu 13º! Pode ser o último. E suas férias!? Estão próximas? Aproveite também!

Anônimo disse...

Uma aulinha em Direito Trabalhista vai bem hein migo!! Não fique soltando informações falsas. Informe-se ou estará soltando fake news igual um certo candidato que vocês repudiam.

Anônimo disse...

O coiso na presidência será igual este aí. https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.sul21.com.br/colunas/marcos-rolim/2018/10/pobre-das-filipinas/amp/&ved=2ahUKEwiOhOPJuqHeAhVFgZAKHRehAHIQFjABegQIAhAB&usg=AOvVaw20UHHdD0w9Uz-QsLsKeV6M&ampcf=1

Anônimo disse...

O problema é que a intenção de milhões de pessoas é poder constranger, limitar , agredir violentamente as minorias. Gostariam de poder matar impunemente essas minorias, acham que tem toda razão. São pessoas mesquinhas e odiosas, elas concordam com a ideia, eles querem é botar em risco mesmo as minorias.

Por isso é que não se consegue convencer essa corja a mudar de ideia, eles estão de acordo com o lixoso do coiso.

Anônimo disse...

A eleição de Bolsonaro é a vitoria de Olavo de Carvalho, Nando Moura, MBL et caterva

Anônimo disse...

Machistas! Fascistas!

NÃO PASSARÃO!!!!!

Anônimo disse...

Olha Lola... Me desculpe, mas eu acho que é hora de VOCÊ fazer uma mea culpa também. Assim como já passou da hora do PT fazer a mea culpa.

Lola, não há como justificar. 60% da população simplesmente não pode ser canalha. SIMPLES ASSIM. Pode parecer inacreditável... mas nós fomos o lado errado.

Anônimo disse...

Bolsominion porque vc não deixa de agir como um retardado, hein? O que vc está fazendo aqui. Um site que vc supostamente ideia.

Ozair Maia disse...

Sr. "Anônimo" precisa de BOAS AULAS de Direito Constitucional e prática legislativa... aulinhas serão insuficientes à sua defasagem de aprendizado.

Anônimo disse...

Que coisa horrível! Em vez de ficarem perseguindo as feministas críticas de gênero, pq não gastam essa energia lidando com o verdadeiro problema: são os próprios homens que assassinam e violentam mulheres trans e travestis. O problema é a masculinidade tóxica

Gregor disse...

Lola, uma frase que grudou na minha cabeça após participar do mini curso sobre distopias feministas foi: DISTOPIA OU REALIDADE?

Anônimo disse...

Anônimo Anônimo disse...

Machistas! Fascistas!

NÃO PASSARÃO!!!!!

25 de outubro de 2018 08:56


O pior é que já passaram.

Anônimo disse...

Direito Trabalhista? Um minuto de silêncio pra ele! Próximo...

Omar Talih disse...

Quanto custa ser livre? Muitos morreram para que hoje a liberdade conseguida com tanta luta e sangue seja jogada fora. Vejo muitos que dizem ter passado pela ditadura sem ser incomodados perguntando de que lado estavam as vítimas da tortura. E eu pergunto: Onde eles estavam? Concorrendo a operário padrão? Furando greves e dormindo nas fábricas? Na marcha com deus pela liberdade? Escravos que temem ser livres e responsáveis pelos próprios atos. Hitler foi eleito com votos de judeus que não viam nele nenhum perigo, assim como negros que lutaram em suas fileiras. Foram massacrados. Tenho visto que a memória de um passado tão próximo não nos ensina nada. O que me machuca é ver que a irresponsabilidade de tantos coloca em risco a vida de muitos outros e a deles próprios.

Diário de Muriel disse...

Exato, uma parcela significativa dos eleitores deste bosta, votam nele JUSTAMENTE pelos absurdos que ele prega, e neste caso não há o que argumentar...

Anônimo disse...

O PT ter errado não faz de bolso o lado certo.

Anônimo disse...

Com certeza 60% da população não é canalha. É só burra mesmo. Votaram em Lula e agora votam no Bozo. 60% que vai ter que fazer um mês culpa.

Anônimo disse...

Esse anon das 9:47 sente tanta frustração e raiva por não conseguir que as pessoas se curvem a vontade dele. Tenho um pouco de pena.

Cissa disse...

Mas vc sabe o que norteia isso, né? O antipetismo. Ao eleger o petista pra disputar contra bsonaro, nos botamos em risco, foi uma estratégia errada. Aliás, foi falta de estratégia.
Eu venho aqui falando faz tempo: a esquerda tinha que se reinventar pra não perder. Meus pais votaram no Ciro, e agora vão anular, porque não querem mais o PT! E eu já cansei de argumentar, ao que eles respondem "o próprio PT é responsável por isso". E eu pergunto pra vc: eles estão errados? Não, não estão. O mundo é o que é, não o que a gente gostaria que ele fosse. Eu queria votar na Marina mas fiz uma grande campanha pelo Ciro. Porque eu acho ele fofo? Porque ele é meu sonho de presidente? Não! Foi pelo simples fato de ele ter a menor rejeição. Mas petista gosta de bater cabeça, é muito orgulho.
Eu agora voto Haddad. Mas sinceramente, acho que já estamos perdidos. Meu choro da derrota já foi no dia 7.

Costero disse...

Concordo com você Cissa.

Ao meu ver PT e PSDB são os grandes culpados de hoje termos Bolsonaro.

O PSDB jogou sujo quando pediram o impeachment do Lula no primeiro governo, quando pediram recontagem dos votos na eleição da Dilma.
O PT traiu seu eleitorado com o mensalão, petrolão e sua politica de "campeões nacionais" e depois dando corda numa propaganda política dividindo o país em dois.
Se ambos os partidos tivessem jogado um jogo mais limpo, tivessem mais apreço a Constituição e a transição democráticas, nós não estaríamos com Direitos conquistados nos últimos 30 anos em risco agora.
Por ora teríamos governos mais conservadores do PSDB, e ora governos mais progressistas do PT.

O que temos agora?

Pena de Morte declarada de forma indireta através desse Excludente de Ilicitude que é um prêmio a polícia se tornar um grande grupo de extermínio;
Fim de avanços sociais, trabalhistas, política de proteção LGBT, Cotas..... tudo será jogado no lixo.
Ativismo social e político (sindicatos, MST, MTST, movimentos feministas) será criminalizado.

Se o PT tivesse feito um Mea Culpa, teria visto que o Ciro era a melhor opção e não perderíamos tanto.

Na situação atual, não me lembro em minha vida uma perspectiva tão ruim de futuro!



Anônimo disse...

Pelamor, #elenão.

Unknown disse...

Discordo de quase tudo, Cissa e Costero. PT e PSDB cometeram muitos erros e crimes juntamente com vários outros partidos aos quais ninguém está cobrando mea culpa. No primeiro turno Ciro e Marina estavam lá com tempo nos debates apresentando suas propostas e os eleitores de esquerda e centro preferiram não votar neles. No campo da direita há muito se fala o quanto a campanha de Bolsonaro acontece via internet. O mesmo ocorre com João Amoedo. Ainda assim os eleitores preferiram o autoritário a este último.
Há também os eleitores para quem nunca importou as ideologias de direita ou de esquerda. São os que já votaram em Lula, um salvador da Pátria, e depois em Dilma, sua indicada. Agora que foi provada a corrupção de Lula estes correram para o novo salvador da pátria, o novo mito, honesto, e na visão deles capaz de mudar o Brasil.
Ativismo negro, LGBT, feminismo nunca importaram para muitas pessoas que votaram no Lula (e agora votam no Haddad ou no Coiso). Queriam alguém para resolver seus problemas imediatos, principalmente o desemprego. Para uma parte dos eleitores de Bolso pesa também a pauta moralista desse candidato. Querem um autoritário que imponha sua "moral" a todos. Esses são opositores dos movimentos sociais os quais eles acreditam serem manifestações do "marxismo cultural". Nunca soube de proposta, entre candidatos conservadores, de criminalizar os movimentos negros, LGBT e feminista. Se acontecer, o governo de Bolsonaro terá mesmo cara de ditadura. Criminalizar o MTST e MST eu sei que são propostas reais. Acredito que seria uma medida aprovada por muitos. Percebo rejeição a estes movimentos que são vistos como invasores das propriedades alheias. E isso não tem muito a ver com ser eleitor de Bolsonaro. Conheço quem vota em Haddad e é contra MTST e MST.

Unknown disse...

O mito Lula continuou sendo o primeiro nas pesquisas de intenção de voto, apesar do envolvimento com corrupção. sendo a ameaçado apenas pelo outro mito. Acho que a devoção fanática aos dois é igual.

Tinúviel disse...

Cissa, teus pais estão errados sim. Erradíssimos, aliás. Eles entenderem que "a culpa é do PT" pelo risco da eleição do Bolsonaro não o faz menos culpados por se omitirem num momento tão crucial para nossa democracia. Eles estão, sim, sendo coniventes ao deixarem de votar no Haddad, meramente porque o candidaro que eles preferiam não foi para o segundo turno. É muita falta de compreensão do todo: não há mais lugar pra se discutir como e porque chegamos aqui, a gente faz isso depois de ganharmos a eleição desse bosta. Agora eles precisam ir às urnas domingo e votar no Haddad. Por favor, dá um jeito de garantir que isso aconteça.