quarta-feira, 15 de outubro de 2014

UM CANDIDATO MACHISTA PRA NINGUÉM BOTAR DEFEITO

Havia vários indícios do machismo do Aécio. 
A história de que ele bateu na namorada, atual esposa. O dedo em riste na cara de Luciana Genro, que tão bem respondeu com um "Você não levante o dedo pra mim" (naquela noite Aécio fez dobradinha com Fidelix, que estupidamente disse pra Luciana: "Vem cá, vem cá, vem cá", como se estivesse chamando um cachorro). 
Mas foi neste debate da Band que esse machismo de Aécio, pelo menos pra mim, ficou mais evidente. Primeiro que uma de suas primeiras colocações foi dirigir-se a "donas de casa" e "trabalhadores", uma divisão que talvez fizesse algum sentido nos tristes anos FHC, mas não hoje, em que quase metade da força de trabalho no Brasil é feminina. Segundo, Aécio disse que as mulheres deveriam ter um salário "mais próximo ao dos homens". Percebam: mais próximo, não igual. Terceiro, Aécio falar em "paternidade" do Bolsa Família, um programa conhecido por empoderar mulheres. Quando Dilma perguntou sobre violência contra a mulher, Aécio mostrou-se muito desconfortável. Bufou. Esquivou-se de responder se extinguiria a Secretaria de Políticas para Mulheres (é óbvio ululante que extinguiria). 

Mas o pior de tudo foi o tom. As caretas de Dilma ao escutar Aécio podem irritar quem não vota nela, mas muito mais danoso era o ar de deboche que o tucano oferecia à presidenta. O sorrisinho. O ar superior. A insistência em chamá-la de mentirosa, ignorante, desequilibrada, mal preparada. Tudo de que qualquer mulher num debate na internet já foi chamada. 
E, como participação especial, os eleitores tucanos receberam Dilma ao som de "Vaca! Vaca!", na entrada do estúdio. E Aécio ainda contou com um convidado de honra: o pastor Malafaia, que o apoia, achando hilário fazer piadinhas sobre espancar mulheres.

Ficou claro que Aécio não representa um retrocesso apenas em matéria de economia. Aécio é o machismo escancarado, sua perfeita tradução na forma de um presidenciável. Só me resta torcer que o defensor da meritocracia (que, ironicamente, contou com o pai e o avô para entrar na política) nunca passe disso -- um presidenciável. Jamais um presidente.

212 comentários:

1 – 200 de 212   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Que deus livre o Brasil dessa coisa! Chega de elite! O machismo é pai de todos os outros preconceitos. Bjs, Lola.

Anônimo disse...

Lola, sou leitora assídua do seu blog já há alguns meses, mas nunca comentei. Hoje me vejo no dever de comentar e já direi o pq.

Qdo eu conheci o feminismo, eu tinha muitas ideias machistas e conservadoras sem saber. Pra exemplificar, proferia algumas barbaridades como "abriu as pernas, agora assuma" (ao defender posição contrária à legalização do aborto, coisa que hoje sou totalmente a favor), e sinceramente mesmo, eu era uma quase analfabeta política, apesar dos já 28 nas costas. Me interessava pouco, me declarava apolítica no maior orgulho do mundo e era uma clássica anti-PT.

Eu tinha ódio do PT sem saber. Aquele ódio inexplicável típico da classe média confortável na alienação, que vc bem conhece. Afinal a minha realidade sempre esteve muito longe de necessidade de Bolsa Família, Prouni etc. Apesar de conhecer o feminismo e me tornar fã do seu blog, eu ainda tinha aversão à Dilma e ao PT há até algumas semanas. Votei na Marina no 1o turno, mas dizia que se desse Aecio com Dilma no segundo, eu votaria nele.

Bom, aí veio o segundo turno e com ele as inúmeras discussões nas redes sociais. Comecei a acompanhar e ver que de repente o Aecio já não era assim uma opção tão melhor (ou menos pior, como adoram dizer) que a Dilma. Percebi que as pessoas que defendem o PT são muito mais esclarecidas e politizadas do que os defensores tucanos/anti-PT de plantão, que muitas das vezes caem em argumentação vazia e cheia de preconceito e ódio. Passei de Aecio para o voto nulo. E agora, finalmente, do voto nulo para Dilma. Isso graças a pessoas que pra mim são referência nesse sentido, que me fizeram pensar com mais criticidade (e sensibilidade), e dentre essas, vc está com certeza. Seus posts e respectivos comentários, o que vc escreve no twitter etc., me ajudaram bastante a desconstruir o meu voto.

Enfim, achei importante escrever isso, pq penso que talvez haja outras feministas, como eu, que ainda tenham forte resistência ao PT. Pode parecer estranho pra vc, mas existem muitas feministas novatas que não têm ainda um posicionamento político sólido, que acham que "qualquer coisa é melhor que a Dilma".

Eu estou imensamente feliz e aliviada de ter me libertado desse ódio irracional ao PT, que claro, é um partido que tem sim muitos defeitos e problemas, mas que ainda é muito melhor para a população do que o PSDB. A informação liberta. Obrigada por fazer parte desse processo tão importante pra mim.

Lívia

Anônimo disse...

Pessoas reclamando da cara de debochada da Dilma. Gente, achei finíssima! Se fosse eu no lugar dela tendo que aturar aquele risinho tosco do Aécio, os sucessivos "vc está enganada", os 1001 contos eleitoreiros, os discursos ensaiados sobre honradez e ética... Af, já tinha mandado um sapato nas fuças!

Anônimo disse...

Ah, esqueci de dizer no meu último comentário. Só entrei no twitter pra ler suas considerações sobre o debate (e acabar caindo nesse post) depois que o debate acabou. E é incrível como vc disse tudo que eu absolutamente pensei enqto assistia ao debate. Aquele risinho arrogante que o Aecio se referia a Dilma me enojou. Ele falava num tom desprezível, sem humildade nenhuma. Sinceramente mesmo, se eu ainda pretendesse votar nele, ele teria, no mínimo, caído muitos pontos no meu conceito e me faria repensar o voto só por essa postura petulante de hoje.

Lívia

Vivian S. disse...

Lívia, casa comigo! Seu comentário encheu meu coração de alegria e hoje vou dormir com a certeza de que vale a pena SIM discutir política com as pessoas que não pensam igual a gente, porque muitas vezes (MUITAS VEZES) o que existe por trás de um discurso anti-PT é simplesmente desinformação, ou manipulação midiática, se preferir. Aos que começam de muito ódio irracional ao PT, eu sempre convido a questionar: o que hoje na sua vida é melhor que há doze anos atrás?
Olha, no meu caso particular, eu posso dizer: vivi uma adolescência que nem de longe teve que conviver com as privações da minha infância. Nunca me faltou nada, é verdade, mas me lembro de ir ao mercado com meu pai e comprarmos sempre o biscoito recheado mais vagabundo (lembro até hoje do gosto), quando lá na prateleira estavam todos aqueles que eu adorava, mas meus pais não podiam me oferecer. Me lembro de, com 7, 8 anos, consolar meu pai que, muito abatido por estar desempregado (ficou nessa condição por uns 4 anos), procurou aconselhar-se com sua filha criança. Me lembro que minha mãe dava a ele todo dia de manhã o dinheiro da passagem, pra que ele pudesse ir procurar emprego e voltar pra casa de noite.
Hoje meus pais tem bons empregos. Meu pai concluiu a faculdade (aos 65 anos!). Pudemos fazer, cada um de nós, nossas primeiras viagens internacionais. Compramos um segundo imóvel. Hoje eu tenho meu computador próprio, e temos eletrodomésticos fabricados nessa década, depois de termos vivido 25 anos com geladeira, fogão, máquina de lavar e tv que tinham sido do enxoval de casamento dos meus pais. Eu me graduei por uma universidade pública, num curso que foi aberto junto com a expansão da universidade financiada pelo REUNI. Hoje curso pós-graduação, e recebo uma bolsa do Estado que hoje em dia é reajustada, depois de anos (ANOS!!) com o valor congelado.
Tenho MUITAS críticas ao PT e, caso Dilma se reeleja, farei oposição à esquerda ao seu governo. Mas não sou cega e honro minha história de vida. E posso te dizer: se a minha vida, que nunca foi de privações extremas, melhorou dessa forma, imagina aqueles que não tinham nada e hoje tem o mais importante: dignidade - emprego, alimento, moradia, poder de compra.
Aécio NEVER.

Anônimo disse...

A história da suposta agressão de Aécio Neves à namorada é falsa. Christina Lemos cravou que a informação não passava de um boato.
Sério mesmo que ta valendo publicar inverdades sem nenhuma prova? Sério mesmo que isso vem de uma professora da UFC?

Anônimo disse...

Aquela história de que ele bateu na namorada foi desmentida pelo jornalista Ricardo Noblat.

Claudio disse...

Viu como mulher gosta de apanhar?

A história de que ele tenha agredido a atual mulher é verdadeira pois saiu no blog do juca kfouri no uol, ele tentou usar a influência querendo censurar tal matéria do colunista, mas o jornalista disse que não retirava nada que postou.

Se mulher não gostasse de apanhar, ela nunca mais olharia na cara do agressor depois da 1ª agressão.

Anônimo disse...

O choro é livre :) Aécio neles!
#aéciodopó #cheiramasfaz

Sara disse...

não achei o candidato machista, e penso, q se falam isso é por procurarem meios de desclassifica-lo.
Por outro lado fiquei extremamente decepcionada com o governo da Dilma, que nada fez pelos direitos da mulher, muito pelo contrário ela e seus colegas de partido defendem extremistas islamicos q massacram mulheres e gays, alem do q o ahmadinejad é o cara pra essa gente, tô fora.........

Paula disse...

não quero acabar com o sonho de vcs, mas a Dilma teve a oportunidade de tornar lei a igualdade de salários entre homens e mulheres, mas não assnou a lei, cendendo às pressões empresariais...

continua sendo o "sujo falando do mal lavado"

Valéria Fernandes disse...

Eu mal vi o debate, estava assistindo um excelente programa na TV Brasil sobre o projeto Manchetometro, que detectou (surpresa!) a parcialidade dos grandes jornais quando o assjnto são candidatos e comparou o tratamento dado a Dilma em 2014 com o dado a FHC em 1998. O resultado vocês já sabem.

Vi poucas partes, como o ridículo do Aécio, nascido em berço de ouro, crescido mamando nas tetas da ditadura, comissionado ao 17 anos pelo pai, falando em merotocracia...

De manhã, olhei o seu post Lola e revirou-me o estômago. Malafaia estava lá? Enfim...

Já tinha me estranhado com um ex-colega de trabalho, intelectual que eu respeito, por ter me interpelado no Facebook, na minha TL, com 'você que é historiadora sabe bem'. É como o dedo em riste ou o vsm cá. Mulheres podem ser interpeladas desrespeitosamente, poraue, bem, são mulheres. É isso que irrita em Dilma, ou um das coisas que irritam nela.

Sabe? Com todos os defeitos precisamos muito de Dilmas, Lucianas, e outras para mostrar na TV que mulheres podem e devem ocupar lugarss públicos e de mando e que nao podem ser tratadas com desrespeito. Aliás, Dilma tem aturado muito... muito mesmo...

Anônimo disse...

Lola, eu tenho 500 motivos pra não votar no Aecio e não vou votar nele.
Mas, vc tem certeza dessa história dele bater em namorada, ex- esposa, etc?
Não acho legal ficar repassando essa história sem ter certeza. Eu reclamo que as pessoas que tem ódio ao PT repassam coisas sem terem certeza , então não acho legal fazer o mesmo.
E embora não esteja no seu post, não posso deixar de dizer : também não acho legal xingar o Aecio de " cheirado de pó " , ou então ok, mas quando alguém xinga o Lula de " bêbado, cachaceiro " e a mesma coisa. acho que esse tipo de discurso não deve vir de nenhum dos dois lados.
Beijos,

@dddrocha disse...

O Aecio extrapolou todos os limites de tratamento com qualquer ser vivo, fui dormir passando mal de raiva porque não acredito que as pessoas não consigam ver a quantidade de mentiras que ele conta.
A Dilma não se esquivou da pergunta sobre o último escândalo da Petrobras e disse que gostaria de ver outros escândalos (do PSDB)sendo evidenciados também, ele respondeu desconsiderando tudo que ela disse, e colocando como se ela estivesse fingindo não ver o problema. Ela falou exatamente o contrário... isso é só um exemplo, porque o debate inteiro foi sofrível. Ele é muito mau caráter mesmo, mentiroso e asqueroso.

Unknown disse...

Legal o depoimento da Lívia. Muito bom ver pessoas refletindo, se politizando, votando com mais consciência. Não dá para cair em discurso midiático. Não dá para votar sem considerar de fato as opções que estão em jogo.
Me identifiquei muito com a história da Vivian, eu tinha 14 anos quando o Lula foi eleito pela primeira vez, foi muito visível a melhora na minha vida e na da minha família. O país como um todo tem melhorado.
O processo de mudança de que muitos têm falado já começou há 12 anos. As transformações estruturais em um país com tantos problemas como o Brasil não são feitas da noite para o dia, mas estão em processo. Eleger um tucano não é mudar, é retroceder.
Meu voto é Dilma sem dúvida nenhuma. Todos os meus amigos, meus colegas de trabalho e a maior parte da minha família também vão votar 13. E olha que eu sou de Goiás, um estado extremamente conservador, governado pelo PSDB há 16 anos...

Apollo disse...

Vivian, Livia, posso dar um abraço em vocês?? "I know that feel, sis". Meus pais tiveram uma juventude muito pobre (meu pai é baiano de Irece, minha mãe é paulista mas vivia na periferia, começou a trabalhar com 13 anos numa fábrica de macarrão) e sempre trabalharam demais desde cedo.

Os anos 90 foram anos difíceis. Meu pai também estava desempregado (ficou 3 ano e meio nessa condição, e mesmo quando estava empregado, a situação era bem instável). Minha mãe era funcionária pública e recebia uma miséria, sem reajustes e com benefícios atrasados, como férias, dissídio, etc...

Mesmo assim, mesmo na dificuldade, meus pais se negavam a tirar da escola particular minha irmã e eu. Pediram ajuda, moramos de favor, tudo para que pudessemos estudar. Os anos 2000, ao contrário, foram muito prósperos. Meu pai virou concursado, minha mãe recebeu um bom reajuste, eu e minha irmã fizemos ensino técnico, faculdade (ela por sinal está no último ano de Jornalismo, eu me formei em Química). Conseguimos comprar 2 apartamentos, nos estabilizamos, todos trabalham. Finalmente nossos esforços foram recompensados. Por isso fico espantado quando falam de meritocracia, pq meus pais SEMPRE se esforçaram e trabalharam duro, mas continuavam à mercê de um país absurdamente desigual. Hoje meus pais estão se planejando para entrar na faculdade e realizarem um sonho. E eu os apoio completamente.

Não posso dizer que o governo do PT é perfeito ou a prova de críticas. Não é, o PT errou muito, se aliou com muita gente imunda e colocou nas suas fileiras um monte de gente que não vale o ar que respira. Mas foi um governo que deu a oportunidade para muitos brasileiros finalmente se estabelecerem e crescerem, coisa que nenhum outro fez, nem os militares, nem os civis de direita. Eu só tenho a agradecer.

Raquel Link - BLOG ESCREVO POR COMIDA disse...

Também me irritei com o jeito que eles chamavam as candidatas no debate. e POSSO FALAR A VERDADE? pra mim o Aécio é o Collor do seculo 21. jovem, bonito, até naquele site kibeloco falando " brincando" que deveriam votar nele porque a esposa é gostosa.

porque finalmente a gente ia ter uma primeira dama gostosa. ou seja NADA de mulher avançar. a gente só serve pra ser primeira dama gostosa calada e muda.

Zrs disse...

Perfeito Lola.

Segue nota de Juca Kfouri, que em 2009 falou sobre a agressão de Aécio a então namorada na época.

http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/

Julia disse...

Beber não é crime, transportar grandes quantidades de drogas, sim.

André disse...

Maria Valéria,

O Aécio não tem escrúpulos em tentar calar os críticos. Por que ele deixou barata a acusação do Juca Kfouri? Medo de uma exceção da verdade?

E ao contrário da cachaça, o uso de cocaína não é legalizado. Sem falar que quem começou essa história foi um jornalista ligado ao Serra.

De modo geral eu concordo com você, é preciso manter um certo nível, mas antes de dar uma de time de futebol dinamarquês é bom verificar se do outro lado não está um fluminense da vida.

Anônimo disse...

Lola.. que tal comentar sobre esse caso em Porto Alegre: a menina (de 16 anos) estava sendo estuprada por dois próximo ao Gasômetro e foi ajudada por dois moradores de rua. Ambos criminosos foram presos em flagrante, mas um deles não completou 24 horas preso. Já está solto por ser réu primário. A família da moça teme represálias. Além de todo medo que as mulheres passam, só por serem mulheres, some-se a impunidade.
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/10/moradores-de-rua-ajudam-a-policia-a-socorrer-vitima-de-estupro-em-porto-alegre-4620565.html#cxrecs_s

Rodrigo disse...

Good God, Poirot! Ganhei o dia com o comentário da Lívia! Vou falar disso com uma amiga minha hoje, que odeia o PT e vive dizendo que não se deve discutir política.

Keep it up, Lola. Temos dez dias de campanha ainda. Precisamos de todos os esforços possíveis.

lola aronovich disse...

Provas não têm de nada, gente. Mas o Juca Kfouri publicou um texto dizendo que Aécio tinha batido na namorada (atual esposa) numa boate, e que havia testemunhas. Aécio ameaçou processá-lo, Juca disse que não retiraria o que disse, porque havia testemunhas, e Aécio nunca o processou. Isso é tudo que sabemos.
Quanto ao uso de cocaína, isso é uma coisa muito antiga, e tá longe de ter sido inventada pelo PT (ao menos que vc considere que uma torcida inteira de futebol em Minas tenha sido influenciada pelo PT). É o que corre em Minas, aquele tipo de coisa que "todo mundo sabe". É óbvio que não vai ter prova. Mas até reaças que o apoiam fazem piada com isso.
Eu considero os boatos sobre o vício de Aécio muito mais persistentes que os que havia sobre Collor em 1989. Vc tem idade pra lembrar de 89, né, Maria Valéria? Lembra como o Collor bateu no PT, espalhou os boatos mais sórdidos (contratou uma ex do Lula pra dizer que ele era racista e que havia exigido que ela fizesse um aborto), e o PT não fez nada? Ficou quietinho, quando quem tinha telhado de vidro mesmo era o Collor. Na época, saiu até uma reportagem na Vanity Fair falando de Collor cheirar cocaína e do seu envolvimento com a morte de uma menina em Brasília, junto com uma gangue de playboys. Nenhum veículo no Brasil sequer mencionou a matéria. Quer dizer, os EUA tinham mais informações do que a gente sobre nosso futuro presidente.
Eu nunca votaria num cara com esse perfil, nem se ele fosse de esquerda. É o típico filhinho de papai que sempre teve tudo do bom e do melhor, que passa por cima das pessoas, que acha que pode mais que os outros, que nunca precisou fazer nada pra "vencer na vida" (mas acredita em meritocracia e acha que mereceu tudo), que nunca será incomodado pela polícia. Com quantos desses playboyzinhos mimados a gente não conviveu na nossa adolescência? Aécio ainda teve o privilégio de estender sua adolescência até a meia idade. Eu acho, sinceramente, que um sujeito com esse perfil tem o direito de viver em festas e gastar o dinheiro que herdou da família rica (se bem que seria bacana declarar o patrimônio: o cara anda de jatinho e declara patrimônio de 2,5 milhões). Mas eu não gostaria que esse cara fosse síndico do meu prédio, muito menos presidente de um país.

Domingos Tavares disse...

Eu não sei se o Aécio bateu ou não em sua então namorada. Até porque eu não confio muito no que diz o Juca Kfouri nem quando ele fala do Corinthians. E a área dele é a esportiva. Não duvido que ele tenha batido (acho que ele seria perfeitamente capaz disso), mas a fonte não julgo confiável.

Mas o que ele disse no debate ontem, para mim, foi muito grave. Ele, como presidenciável, falou que a violência contra a mulher - que ceifa a vida de 15 mulheres todos os dias - não é importante. Jogou a violência doméstica no mesmo joio de outros tipos penais, sem considerar as suas especificidades.

Se eleito, há alguma dúvida de que ele vai acabar com a SEPM? Há alguma dúvida que ele vá transformar as delegacias da mulher em delegacias comuns? Há alguma dúvida de que ele vá pressionar o congresso e o senado para aprovar o estatuto do nascituro? Eu não duvido.

Anônimo disse...

EXATAMENTE!

Anônimo disse...

Forçou a barra para tentar desmerecer o candidato, nada disso é sinal de machismo.

Anônimo disse...

argumentos para votar na dilma:
1. O aecio é machista.
2. O chico vai votar nela.

E quem não concordar é burro, alienado, leitor da veja, feio e bobo.


Então tá...

André disse...

Sara,

Só pra lembrar que o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família entregam o benefício, preferencialmente, para as mulheres. E foi o Lula que sancionou a Lei Maria da Penha.

André disse...

11:14,

Tem mais umas coisinhas: http://www.amalgama.blog.br/10/2014/minhas-razoes-para-preferir-dilma-a-aecio/. Mas você resumiu bem.

Rodrigo disse...

"argumentos para votar na dilma:
1. O aecio é machista.
2. O chico vai votar nela.

E quem não concordar é burro, alienado, leitor da veja, feio e bobo."

Machismo só não é um argumento válido se você for um, aí você tem mais é que votar no babaca mesmo.

Porém, tem milhões de outros motivos, a própria Lola já falou de VÁRIOS deles por aqui, mas tem gente que não sabe contra-argumentar, aí tenta distorcer o que o outro diz. Gente que se baseia em sofisma...

Anônimo disse...

A unica verdade que ele disse no debate foi a junçao do v.transporte,v gas para dar bolsa familia.

Retrocecio NEVER

Vá de ré

mariartec disse...

exatamente querido RODRIGO!

Anônimo disse...

Sou uma apaixonada pelo blog, e afirmo como professora de História, Aécio é um coronel mineiro, ele defende as elites, e outro ponto, quem vai votar no Aécio, tem que analisar seus apoios, somente vejo pessoas conservadoras. Marina Silva para mim está perdida, já gostei dela, atualmente não, então que mudanças ela vai fazer ? Restringir ainda mais o aborto legal ? Acabar com a Maria da Penha ? Mexer no Prouni e pobres deixarem a universidades ? Que meritocracia é essa que partidários do PSDB defendem ? nascimento, quer dizer que nasceu pobre tem que aceitar isso ? Sinceramente meu voto não

Anônimo disse...

Feminismo é um movimento é um movimento lixo! Que vive de mentiras e do passado, para poder se manter em " pé ".

Anônimo disse...

Sou Mulher, e sou Machista!

Anônimo disse...

Pra mim, quem vota em Aécio ou é desenformado ou é egoísta.
No caso da segunda opção, nunca admitirão.
É tão triste que é quase um poema.
N.

Anônimo disse...

Quanto a agressão à, na época, namorada, tem-se duas fontes, uma a do Juca, que mesmo depois de terem entrado em contato para dizer que a notícia era falsa, adicionou na reportagem uma nota de que a notícia permaneceria inalterada, outra a de uma colunista social, Joyce Pascowitch, que não identificou a pessoa que agrediu, mas fica claro que seria o aécio. Enfim, provas nunca teremos, mas qual a probabilidade galera? Esses jornalistas foram pagos pela oposição, ou temos um clássico caso de agressão abafado? E não me venham com desonestidade dizendo que a moça continua com o Aécio, porque qualquer um com um nível básico de informação no assunto sabe que isso não desmente nada.

http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/

http://glamurama.uol.com.br/nelson-rodrigues-34269/

http://www.horadopovo.com.br/2009/Novembro/2814-04-11-09/P3/pag3a.htm

Camila Guimarães Dias disse...

Gente, essa noticia saiu até no GLAMURAMA! Um site voltado pra elite paulista!
http://glamurama.uol.com.br/nelson-rodrigues-34269/
Por favor, parem de negar.
Duvido que a Pascovitch iria inventar algo para diminuir o Aecio.

Anônimo disse...

Se o governo Dilma estivesse mesmo preocupado, com a violência contra a mulher, teria usado a influência de maioria que teve sempre no congresso, para aumentar as penas para estupradores por exemplo, que são ridículas no Brasil.
Aqui, em media, se condena alguém por estupro, a no maximo 8 anos, e disto o condenado não fica nem 2 atrás das grades.
E o mais grave disto, e que a reincidência por este crime e altissíma.

Se governo Dilma, estivesse preocupado com a segurança contra a mulher, teriam mandado uma força tarefa cobrar e apoiar a investigação sobre as dezenas de vitimas de um maniaco em Goias, ate agora nenhum caso foi esclarecido, e ninguém foi preso.

Mas na verdade, o que o marketeiro que mandou a Dilma tocar no assunto Violência contra mulher tinha em mente, e que as mulheres são maioria dos votos validos que decidem eleição no Brasil.

No mais, um@ presidente da republica, deveria se preocupar com a violência contra todos os brasileiros, e não apenas um grupo em especifico.No ano passado foram 54 mil homicídios no pais que esta senhora governa. E o que ela faz e relegar toda segurança aos estados, se esquivando da responsabilidades federais sobre o tema.
E em estados onde o governo e do PT? eles poem a culpa nas prefeituras, sempre a culpa e dos outros.

No mais fico esperando explicarem, como um governo que diz ter diminuido a desigualdade 'como nunca antes neste país" tenham uma explosão de violência urbana tão grande.

Anônimo disse...

Entendi Lola.

Mas, vem cá . Ontem eu achei muito feio ele falar em " meritocracia" , dizendo que tem que premiar os servidores com resultado melhor . Como se na saúde, que não e ciência exata e sim biológica, pudesse se cobrar o servidor por " resultado " - você pode passar o remédio certo, orientar tudo certo e o paciente pode não fazer nada do que vc orientou.ou ainda o remédio mesmo sendo o correto e tomado corretamente pode não funcionar. Alguém já pensou nisso , que inferno que vai ficar ?
Acho que nessa pergunta sobre meritocracia a Dilma perdeu uma chance enorme de rebater e falar isso.
Estou falando especificamente da saúde, mas imagina que não se possa cobrar " resultados " em todas as áreas assim, tão fácil, pq tem coisa que não depende do seu trabalho e sim de ótimas variáveis,
Mas o PSDB adora fazer assim,
Eu já passei num concurso que tinha uma parte do salário chamado " abono desempenho " quer dizer , se vc não "diminuir a mortalidade " naquele mês, vc não recebe uma parte do seu salário, como assim ? Como se isso dependesse somente de vc! ... Não aceitei porque felizmente, na época, tive uma oferta melhor e fui pra SP. Então achou que a Dilma perdeu uma chance enorme de dizer " não concordo com essa política " , ou será que ela concorda ? ....
Quanto ao Collor eu lembro sim,do slogan de ser " caçador de marajas " eu fiquei frustrada pq não tinha idade pra votar ( tinha 15 anos ), mas tinha asco dele e não entendia como as pessoas votaram naquele cara . Beijos.

Sara disse...

andre qse todos os governos entregam os benefícios de seus programas assistenciais as mulheres, visto q são elas q tem maior preocupação com o núcleo familiar.
Agora a Lei M Penha, pode até ter sido uma boa intenção, mas o q se tem visto da sua aplicação é lamentável.

Unknown disse...

Só um machista acha que machismo não é um bom motivo para não se votar em alguém.

Pra mim, é mais do que o suficiente.

Guilherme disse...

Lola,o seu desespero de ver o PT saindo do poder e Aécio se tornar presidente chega a ser patético,além dessa acusação de que ele bate em mulher não ter provas,veja o que a namorada dele,Letícia Weber,disse na época em entrevista à Revista Piauí: “Toda essa mentira foi um grande absurdo. Me impressiona a maldade de pessoas que se especializam em tentar destruir a reputação de adversários, disseminando esse tipo de coisa na internet. A vida do Aécio, pública e privada, é honrada e imune a esse tipo de mentira.”

É triste ver uma pessoa chegar a esse estado de decadência moral por motivos ideológicos.

Anônimo disse...

"? Que meritocracia é essa que partidários do PSDB defendem ? nascimento, quer dizer que nasceu pobre tem que aceitar isso ? Sinceramente meu voto não"

Não, vc não entendeu - não quer dizer que nasceu pobre , tem que aceitar - quer dizer que a menos que você tenha nascido pobre, ralado na seca do sertão , trabalhado doze horas por dia pra bancar seus estudos e sustento da sua mãe com mais dez filhos , e uaaaaauuuu vc passou no vestibular de uma federal de Medicina sem cotas e sem cursinho,porque você estudou, ralou e teve capacidade , o estado não tem o dever de ajudar você que teve menos oportunidade que os outros, E os outros que uauuuuaauu não ralaram que nem você, não " merecem " uma vaga na universidade porque não se esforçaram direitinho , não foram atrás, ficaram esperando vir o peixe sem aprender a pescar...etc.etc....eles que se danem.
Isso o que quer dizer meritocracia : se vc nasce pobre, vc rala que nem um desgraçado pra provar que e capaz e calar a boca dos outros, senão vão achar que vc não estudou , não correu atrás e não teve capacidade
Essa provavelmente a filosofia do Aecio .
Triste né.


Anônimo disse...

Uma imagem que fará refletir sobre o futuro presidente do Brasil professora.

https://scontent-a-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/p600x600/10734035_353698524804761_5753608704656180132_n.jpg?oh=004fa104fa73fbcd3b4a784e02a05f05&oe=54C1EC6A

Anônimo disse...

Livia, eu pensava e agia exatamente como tu até um tempo atrás. Simplesmente não gostava do PT por não gostar, falava mal envolta na bolha de mediocridade e de privilégios que me cercavam. Falava mal de política inclusive. Santa ignorância. Felizmente hoje sou muito mais consciente e reconheço a importância da luta da esquerda. Como é libertadores sair do mundinho torpe do egoísmo e intolerância.

Rafaela

Julia disse...

Não assiste o debate inteiro ainda, mas a maior evidencia de machismo pra mim foi a insistência em falar sobre segurança pública quando a Dilma perguntou sobre violência domestica e a Lei Maria da Penha. Ignorância e machismo.

Guilherme disse...

"Quando Dilma perguntou sobre violência contra a mulher, Aécio mostrou-se muito desconfortável. Bufou. Esquivou-se de responder se extinguiria a Secretaria de Políticas para Mulheres (é óbvio ululante que extinguiria)."

Bufou?,onde a senhora viu isso?,como ele se sentiu desconfortável?

A verdade é que Dilma tentou dizer que Aécio era contra os direitos das mulheres,mas o fez de forma tão atrapalhada e confusa durante a réplica que Aécio não entendeu nada.

Aécio vai extinguir a Secretaria de Políticas para Mulheres?,isso é ridículo minha senhora.

Anônimo disse...

Bem é triste ver que muita gente ta surfando na onda do Aécio. Eu sou de Minas, já fui filiada ao PSDB durante um período de ignorância total que ainda não me deixou totalmente.
Votei na Marina como um suspiro de esperança e me senti uma completa idiota (um bonequinho de fantoche) nas mãos dela depois dela declarar seu apoio ao Aécio.
Enfim, eu que nunca votei no Lula e na Dilma hoje sou DILMA 13 até debaixo d'água na esperança de não nos ver afundados de vez numa política mesquinha e egoísta que só o PSDB sabe fazer.

Grazi

Julia disse...

Sara, e o que Aécio vai fazer pelas mulheres?? Dilma pode não ter descriminalizado o aborto mas fez muito pelas mulheres sim. Aécio não sabe nem pra onde vai o assunto da violência doméstica..

Anônimo disse...

Nossa, não tem como não ficar horrorizada com tanta baixaria :(

Manuela disse...

Parabéns, você é uma estúpida

Anônimo disse...

OFFTOPIC

E já que eu comentei isso às 10:45, vou complementar com a entrevista do juiz:
Por que você optou pela liberdade do suspeito?
A vítima não foi submetida a laudo de natureza sexual, então, eles são suspeitos de estupro. Tudo que está circulando na mídia (de que eles estupraram a garota) está se dando sem ter certeza. Um deles teve a prisão preventiva decretada porque já ostentava antecedentes criminais, inclusive de crimes de natureza sexual. Em relação ao segundo, primário e sem antecedentes, a lei estabelece que só é possível a prisão depois que o juiz afastar todas as hipóteses de medidas alternativas à prisão preventiva. Quero ressaltar que não foi concedida a ele uma liberdade provisória.
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/10/estao-falando-sem-certeza-diz-juiz-que-soltou-suspeito-de-estupro-no-gasometro-4621441.html

Zrs disse...

No dia dos professores...professores de Minas alertam para os riscos de eleger Aécio.

“O que Aécio fez em Minas serve para o Brasil?”

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/10/professores-de-minas-alertam-sobre-riscos-de-eleger-aecio-neves.html

André disse...

Maria Valéria,

No dia que essas técnicas modernas de administração por metas e resultados forem usadas para derrubar secretários e mudar políticas públicas, e não apenas para achatar salário de servidores, então eu acreditarei nelas.

André disse...

Sara,

Os programas sociais dos governos anteriores eram muito limitados. Mas o ponto é que você afirmou que o PT nada fez pelos direitos da mulher, o que não é verdade. E se a Lei Maria da Penha não está funcionando é muito mais por culpa dos governadores (que tem a atribuição constitucional de cuidar da polícia) e da justiça (um poder independente do executivo).

Anônimo disse...

Esse texto, ainda que curto, já me deixa mais conscientizada sobre os aspectos machistas do candidato em questão. E mais preparada pra esclarecê-los a quem interessar possa. Eu também, não só pelo machismo, mas por ter sido professora concursada em MG, gostaria que Retrocécio nunca fosse presidente.

Anônimo disse...

Mas Aecio , não transportou drogas.

Unknown disse...

Olha Lola eu ate posso ser meio suspeito para aborda esse assunto.

Agora essa historia do Aécio ter batido na ex-namorada dele agora sua atual esposa ta bem difícil de acredita, não que conheça o Aécio aponto de poder dizer que ele jamais bateria numa mulher por o conhecer muito bem, pois pessoalmente sei pouco do Aécio.

Agora tem um fator que faz eu não acredita que o Aécio algum dia bateu na Letícia Weber atual esposa dele, que o fato deles terem casado recentemente, e aqui vem a questão a ela não me parece ser o tipo de mulher que aceitaria casa com um homem que já bateu nela, pois ela me parecer ser uma mulher muito inteligente e independente por isso, acho que ela não se rebaixaria tanto assim ponto de casa com sujeito que já bateu nela, claro que eu sei que tem mulheres que tem sérios problemas de dependência emocional ou financeira o que as faz permanece ao lado de homens que não só bateram como batem nelas, mas não acho que seja o caso da Leticia.

Quanto ao que Aécio disso no que se refere a diferença salarial entre homens e mulheres, o que entendi ele quis dizer no debate e que ele vai trabalha pare reduzi essa diferença, pois ele sabe que em 4 anos de governo ele não vai conseguir elimina por total essa diferença, por isso ele já nem promete isso pois sabe que não vai cumprir se prometer.

Bom pelo menos o que entendi no debate na Band ontem foi isso.

Anônimo disse...

Menos gente, bem meeeeenos. Quase nada. Lulu Genro tbm apontou dedinhos pra Aécio e ninguém diz nada. E no debate ele disse que ia fazer mais delegacias da mulher e trabalhar para equiparar os salários de mulheres "que ainda está muito distante de ser igual ao dos homens". Eu tava sonhando? Tenho certeza que não.
Caso vcs não saibam, a gente usa o genero masculino pra se referir a homens e mulheres (assim como em trabalhadores)
Aécio tem carisma minha genteeeee!
Nos vemos nas urnas

Anônimo disse...

"E já que eu comentei isso às 10:45, vou complementar com a entrevista do juiz:
Por que você optou pela liberdade do suspeito?
A vítima não foi submetida a laudo de natureza sexual, então, eles são suspeitos de estupro."

Mas gente, e o pequeno fato da moça além de tudo ter sido espancada (que não precisa de laudo) não é suficiente pra prender ninguém não?

Anônimo disse...

Isso ai galera, ficam comparando o governo FHC recém saído de uma fase caótica, instável e que conseguiu plena estabilidade econômica; com o governo Lula que pegou tudo já praticamente estável, o que facilitou investimento em programas sociais e deixou tudo pra Dilma que tá conseguindo ferrar com tudo novamente!!! Parabéns, depois quem vota no PSDB é o alienado, coxinha!

Estou até torcendo pela Dilma ultimamente, afinal qualquer um com o mínimo de conhecimento econômico sabe o quanto essa politica assistencialista do PT, num país como o Brasil, tem prazo de validade, é preciso uma base econômica bem estruturada antes de tudo isso, ou seja, espero que tudo isso quebre, pq é fato que vai quebrar, nas mãos dos responsáveis reais.

Anônimo disse...

Engraçado que todos os candidatos estavam se ofendendo e tentando derrubar o outro mas porque era um homem contra mulher é machismo?
Não dá para engolir isso,qualquer coisa para vocês é machismo,é ridículo demais.

lola aronovich disse...

Anon, vc perguntar "Por que isso é machismo?", quando eu explico no post, é uma prova de que vc não leu o post.
Anon das 14:16 (se não for o mesmo que não leu o post), Aécio disse "trabalhadores" e "donas de casa". Tinha gênero sim, e não era neutro. Aliás, tá no post.


Putz, Jonas, apesar de vc ser de direita seus comentários não são ruins, mas nesse vc derrapou, hein? Letícia não parece ser O TIPO DE MULHER que aceitaria casar com um homem que já bateu nela? Vc quis dizer que só um tipo de mulher apanha de homem? E que esse tipo não é inteligente nem independente? Não fala essas coisas em público não, champs, se não vc fica parecendo um mascu tipo o Claudio.

donadio disse...

"Aécio vai extinguir a Secretaria de Políticas para Mulheres?,isso é ridículo minha senhora."

Ah, ele foi bem claro:

"A violência contra a mulher é um assunto da maior importância, MAS NÃO PRECISA DE CARRO PRETO COM PLACA VERDE-AMARELA para resolver".

Ou seja, em bom português, não precisa de ministro (que é quem tem carro preto com placa verde-amarela). E se não precisa de ministro, é por que não precisa de ministério. E como a Secretaria de Políticas para Mulheres é justamente o ministério que tem a ver com a violência contra as mulheres, o Sr. Aécio Neves disse sim, alto e bom som, que vai extinguir a SPM.

********************

Aécio procura falar sempre em dois níveis, num para ser entendido de uma forma pelos mortais comuns, e em outro para ser entendido pelos "mercados".

Não vou acabar com a Bolsa Família, vou aprimorá-la.

Para o mortal comum, isso significa que ele não vai acabar com o Bolsa Família.

Para os mercados, significa que ele vai mudar o BF de tal forma que vai ficar bom para os de sempre. Tão bom que não vai mais interferir no direito das famílias de classe média alta de terem sua escrava doméstica.

Não vou privatizar a Caixa Econômica, vou profissionalizá-la

Para o eleitor comum, isso que dizer que ele não vai privatizar a Caixa. Para os mercados, significa que ele vai fazer a Caixa cobrar juros de mercado (juros "profissionais") no financiamento da casa própria, para que os bancos privados possam competir com ela nesse segmento.

A estória da SPM não é diferente. Foi claro para os mercados, sinalizando a extinção do órgão. Enrolou o eleitor, dizendo que a violência contra a mulher é um assunto importante.

Como diz o vulgo, se você cai no conto do vigário uma vez, a culpa é do vigarista. Se você cai duas vezes, a culpa é sua...

André disse...

14:25,

"... o governo FHC recém saído de uma fase caótica, instável e que conseguiu plena estabilidade econômica;"
Errado. Você descreveu o governo Itamar Franco. O FHC recebeu um país estabilizado e com as contas em dia.

"... o governo Lula que pegou tudo já praticamente estável, ..."
Errado de novo. Por conta dos erros na condução da economia praticados pelo Armínio Fraga, o Brasil estava em crise e teve que recorrer ao FMI.

http://www.tradingeconomics.com/

Sara disse...

pode ser incerto Julia mas voto no 45, pois do PT de concreto não vi nada, a não ser discursos inflamados e inúteis, fora todo resto.

Anônimo disse...

O sentimento anti-PT é tão primitivo e irracional que para algumas pessoas, vale coisa desde que o PT saia do poder.
Eu tenho sentido isso na pele. Meus amigos e família, todos votarão no Aécio, não pelo programa de governo e tão menos pela pessoa dele mas pelo sentimento "Fora PT".
Só sei que perdi todos os meus amigos e alguns familiares não falam mais comigo. A cada tuíte meu defendendo a Dilma ou criticando o Aécio perco um seguidor até que não restou mais nenhum. O pior é que esses amigos se dizem apolíticos (como se isso existisse), dizem não se interessar por política e não gostam de falar sobre o assunto. Mas na hora que falo da evidente melhora na vida brasileiro nos governos do PT, eles se inflam de ódio, me chamam de comunista, de petralha e me mandam ir morar em Cuba. Dizem que querem "mudança", qualquer mudança serve, mesmo que seja mudança para pior.
Eu vejo que o ódio anti-PT e o preconceito em quem vota na Dilma é muito maior do que qualquer simpatia que eles possam ter pelo Aécio e/ou o PSDB.

Anônimo disse...

Estão tentando tirar leite de pedra. As críticas foram dirigidas à presidente. O fato dela ser mulher não a isenta de críticas. Levantar o dedo para alguém em um debate pode ser uma deselegância, agora dizer que é uma postura machista é um pouco demais. Não há nenhuma dado concreto que indique que o candidato agrediu sua então namorada. Vamos debater as ideias de Aécio e Dilma.

Anônimo disse...

Nossa,porque você "explicou" então é verdade? Você disse sua opinião e só,como eu disse todos ali estavam se ofendendo,Dilma jogou bem sujo contra a Marina.
Nesse contexto dizer que o cara é machista só por ter levantado o dedo para ela é risível.
Me desculpem,mas pelo eu já vi,qualquer coisa para as feministas é machismo,como uma matéria que eu vi no yahoo,a feminista dizendo que o cara que lhe ofereceu lugar no ônibus era machista.
E tudo por quê? Ela é cheinha e ele pensou que ela estaria grávida(sinal claro de machismo,já que só homens já se confudiram com isso).
Então,ele estaria meramente sendo educado(reclamou disso!?),cedendo seu lugar a uma gestante mas segundo ela,na verdade,bem no fundo,homens fazem isso não por educação mas por ter esperança de transar com as mulheres.

Unknown disse...

Ok Lola a falha foi minha mesmo, eu esqueci que quando agente diz alguma coisa na internet especialmente num blog como o seu, além dizer o que quer e necessário você explicar o que não quer dizer também.

Mas vamos lá, apesar de não ter me expressado bem, isso que eu disse sobre a esposa do Aécio, eu digo por que pesquisei sobre a biografia dela por isso, que disse que ela não parece ser o tipo da mulher que tenha dependência emocional (amorosa ou afetiva, como alguns chamam) ou financeira do cara que esta com ela, e embora eu saiba bem que não e só essa questão da dependência que leva muitas mulheres fica do lado de um cara já bateu e/ou bate nelas, trai, não as trata bem, mas e esse tipo de dependência que eu citei, e a razão que leva a maioria das mulher que vive com esses problemas, a permanece do lado de péssimo elemento.

Anônimo disse...

Olá a todos fui eu que postei a meritocracia, que o PSDB, defende que uma partidária do Aécio tentou me explicar afirmando que é a capacidade da pessoa de correr atrás de objetivos. Me desculpa mas para mim é a velha política neoliberal, que o governo não deve realizar politicas sociais, gente um garoto pobre de periferia quando estuda, ele por razões de estrutura não aprende, como um garoto do colégio São Bento, é maldade falar que ele está em pé de igualdade, por esta razão que as cotas e Prouni e pronatec são programas necessários, são programas petistas sim. vivi os anos de PSDB, ele não fazia nada para nos ajudar a estudar, estudei em escola pública fui boa aluna, mas o ensino era ineficiente em muitos pontos, não passei no vestibular, penei no desemprego, em 2002 Lula entrou consegui voltar a estudar, f iz faculdade e hoje sou formada e com trabalho.
Eu sei que muitos partidários do Aécio, falam da educação brasileira que é ineficiente e tem que melhorar, mas afirmo que os governos estaduais e federais devem fazer sua parte não é somente responsabilidade do governo central.
Olha sou contra este clima de ódio, que está instalado nas redes sociais, cada vota e defende quem quer, mas os argumentos do PSDB, não me convence, é meu direito a Lola está maravilhosa feminista também defende sua ideologia, os partidários do Aécio também tem direito de defender a direita, mas não venham agredir

Anônimo disse...

Odiei ele dizer vamos aproximar os salários ao invés de igualar, odiei isso de trabalhadores e donas de casa, mas sobre agressão não tem provas.
Aff eu não gosto de nenhum dos dois sinceramente economia a tá fraca e não acho que Dilma fez muito pelas mulheres não, estamos longe ainda.

Anônimo disse...

Podem reclamar, mas ele vai ganhar. Aécio nas cabeças. Fora comunistas!
(Vamos ver se o blog permite a liberdade de expressão ou instaura uma "ditadura democratizada" como PT tem feito, e enganando o povo)

lola aronovich disse...

Anon das 15:41, deu página indisponível. A agressão de Aécio não foi dentro de casa, entre quatro paredes. Foi em público, numa festa. Muita gente viu. Por isso tanta gente ficou falando, e fala até agora. Por isso que o Juca Kfouri (que está bem longe de ser petista) deu a notícia e, mesmo diante de ameaças de processo, diz que mantinha o que escreveu. Sabe, é um pouco mais que boato. Mas claro, a esposa tem que negar, e o Aécio também, porque isso realmente pega mal. O problema é que teve um monte de gente que viu, comentou, comenta até agora. Enfim. Pra mim esse é apenas um dos milhares de motivos pra não votar em Aécio. O que ele continua fazendo em público, nos debates, prova o quanto ele é machista.

Anônimo disse...

Aviso a mulherada que se diz machista virem homens! só assim serão respeitadas pelos machistas, não adianta lamber os pés deles, eles só respeitam quem tem o pau mesmo que seja tão pequeno, que só possa ser visto com uma lupa.
Pra eles voces são só mais uma "minoria" que tem que se dar o respeito.
Então parabéns pela sua burrice agora vai buscar biscoitinho na mão de mascu por ser assim.

Anônimo disse...

Letícia Weber à Revista Piauí:“Toda essa mentira foi um grande absurdo. Me impressiona a maldade de pessoas que se especializam em tentar destruir a reputação de adversários, disseminando esse tipo de coisa na internet. A vida do Aécio, pública e privada, é honrada e imune a esse tipo de mentira.”

As calúnias são os argumentos daqueles que não tem razão.

Anônimo disse...

Dilma/Aécio é como escolher entre a cobra e a cascavel.

O tempo destrói tudo... disse...

Resposta: Dilma ou Aécio ganhando o Brasil irá continuar o mesmo pedaço de terra.

Eu disse e vou repetir, o erro dos esquerdistas é possuir a visão delirante de que o mundo um dia irá mudar. O mundo não vai mudar.

A elite intelectual da Direita sempre têm há razão.

Anônimo disse...

Gente eu tenho que falar os argumentos dos partidários do Aécio doem nos ouvidos : Vão embora comunistas, vão trabalhar, é a velha política querendo voltar

Anônimo disse...

Pessoal que está em dúvida sobre a veracidade da informação do Aecio ter batido na então namorada (agora esposa):

A matéria foi publicada no blog do Juca Kfouri, logo que o fato ocorreu. Jornalistas amigos do Aecio tentaram desmentir o ocorrido, entraram em contato com Juca, que se disse que não retirava uma palavra do que tinha dito.

Com a repercussão do ocorrido, Aecio ameaçou entrar com um processo contra Kfouri. O jornalista continuou irredutível: Não editaria, desmentiria, nem apagaria a matéria.

Aecio NUNCA entrou com o tal processo.


Se você fosse acusado de violência contra a mulher injustamente, deixaria o caso pra lá? Se fosse comigo, principalmente sendo uma pessoa publica, não deixaria passar. E você?

Anônimo disse...

Aécio é um lixo, mas seus eleitores burros e arrogantes, que se acham elite porque não estão passando fome, são piores
Vão de retro!

Anônimo disse...

Isso é tristeza porque o Aécio foi bem melhor no debate...

Dona Blogueira disse...

Luana Piovani se utilizou da lei Maria da Penha e mesmo assim não vota em Dilma. O que tem uma coisa a ver com a outra? O Aécio bate em mulher? Vocês noticiam coisas que jornalistas de quinta publicam... A esposa dele, na época desmentiu tudo. Isso vocês não falam. Não sei se sabe Lola, mas o Aécio vai longe na questão da violência, foi ele que implantou o primeiro Centro de Referência Homossexual do país (2007), sendo reconhecido pelos movimentos LGBT por essa grande iniciativa, em uma época que não tinha novelinha pra ditar "modismos", pois é assim que tratam os pobres ignorântes da ala conservadora do PT.

Náy Rocha disse...

Lola,até pesadelo com esse Malécio Neves eu andei tendo.Tenho muito medo desse canalha ganhar as eleições.Aqui em Goiás mesmo,está quase todo mundo a favor desse crápula.Gente egoísta e alienada!Quanto ao anonimo que veio culpar a Dilma pela não solução do caso do seriall killer aqui em Goiânia,tenho duas ressalvas: primeiro que foi noticiado hoje a solução do caso;e segundo que isso deveria ser responsabilidade do governo estadual, ocupado há 16 anos pelo PSDB!

Anônimo disse...

Lola, que bom que você tocou nesse assunto. O diplomata, escritor e militante dos direitos LGBT, Alexandre Vidal Porto, tem uma opinião diferente da sua, veja:

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/alexandrevidalporto/2014/09/1519229-presidenta-ou-presidento.shtml



"Nada é por acaso. Você marca de encontrar com amigos para um café rápido numa livraria e, enquanto espera, cai-lhe nas mãos um livro que adorava, mas que não via há anos.

Aconteceu comigo nesta semana em Nova York. O livro, Feminist Legal Theory (teoria legal do feminismo), das professoras K. Bartlett e R. Kennedy, era meu companheiro num curso de jurisprudência feminista, no qual eu era o único aluno do sexo masculino.

No livro, as autoras partem do pressuposto de que homens e mulheres têm sensibilidades e entendimento do mundo distintos. Algo tipo homens são de Marte e mulheres são de Vênus. Para elas, a lei e os órgãos oficiais reproduzem a visão masculina do mundo, e um sistema de governo justo deveria incluir elementos da sensibilidade feminina em suas ações e instituições. Um governo com menos testosterona e mais estrogênio.

O presidente Lula parecia saber dessa necessidade. Tanto que, ao apresentar a candidata Dilma Rousseff, realçava suas qualidades femininas. Apresentava-a como a "mãe" do PAC. Uma vez eleita, a própria Dilma passou a apresentar-se à nação como presidenta. Eu vibrei. Adorava a ideia de que teríamos uma governa.

Nada como o tempo para colocar as coisas em perspectiva. Ao longo da Presidência Dilma, nunca percebi elementos maternais ou carinhosos. Ao contrário. É conhecida em toda a Esplanada a maneira ríspida e brutal com que trata sua equipe. Já fez mais de um homem grande chorar em público. À época em que trabalhava no Itamaraty, estive especialmente exposto à sua insensibilidade administrativa.

Lembro-me, por exemplo, quando ela, sem aparente razão, se recusou a tirar a tradicional fotografia com os alunos que se formavam no Instituto Rio Branco. Pensei: mãe não faz isso. Mãe reconhece o valor dos filhos. Mãe aceita os filhos como são: não quer que diplomatas sejam engenheiros. Ama e se beneficia das especificidades de cada um.

Se for apelar para estereótipos, as características que ela demonstra publicamente de agressividade, rispidez e até sua linguagem corporal estão muito mais próximas de traços masculinos que femininos. Na jurisprudência feminista, Dilma deveria ser chamada não de presidenta, mas, sim, de presidento.

É uma pena, porque o Brasil, de fato, necessita ser governado com mais amor e cuidado. Ainda precisamos de uma presidenta. Pode até ser um homem, ter testículos, não faz diferença, o importante é ter carinho com o país e com as instituições e tratar todo mundo igualmente, como uma mãe da pátria faria.

Mas nada como uma eleição para a gente se reinventar, não é? Campanha política dá mais resultado que livro de autoajuda.

Volto ao Brasil e encontro uma Dilma transformada. No Facebook, um amigo virtual também percebe a metamorfose e posta: "Dilma ama os LGBTs, é feminista, desafia banqueiros e o grande capital, é contra a grande propriedade rural e bate de frente com a bancada ruralista. Que mais? Ela é pataxó?"

Anônimo disse...

Não voto no Aécio, mas perae Lola, vc tem alguma prova concreta de que ele bateu na ex-namorada? Pq até hj só saíram boatos sobre isso, sempre desmentidos. Me apresente algo real sobre a agressão e passo a considera-lo um agressor, caso contrário, vou considerar que isso é politicagem que vc (ingenuamente, espero) está corroborando.Quanto a chamar Dilma de desequilibrada e leviana, não acho que ele tenha feito isso por ser machista, mas pelo nível (abjeto) de campanha do PT, que mentiu descaradamente sobre diversas coisas,e insiste no "eu não sabia de nada" sempre que é confrontado.

Anônimo disse...

A mulher do Aécio "desmentiu" a agressão mesmo. Eu também já "desmenti" as agressões do meu ex-marido. Sofri 4 anos de agressões físicas e psicológicas nas mãos de um machista covarde e quando uma vizinha veio me perguntar se ele me agredia, eu disse que não, imagina, ele nunca faria isso. Mentia para mim mesma, não acreditava que aquilo podia estar acontecendo comigo, mulher forte e independente, afinal, como disse um rapaz aí nos comentários, eu não tinha "perfil de mulher que apanha". Era financeiramente independente dele, inteligente, com educação superior. Por isso mesmo sentia muita vergonha, muita culpa... Ele sempre conseguia me manipular e inverter a situação por isso eu não procurava ajuda. Demorou muito para que eu admitisse que sofria abusos e dar um fim na relação.
Por isso entendo a posição de mulheres que defendem/continuam com seus agressores. A situação dela é pior ainda, o marido é candidato à presidência, imagina as consequências se ela denuncia a agressão agora? Iriam chamá-la de mentirosa e oportunista, no mínimo.

Anônimo disse...

" Não sei se sabe Lola, mas o Aécio vai longe na questão da violência, foi ele que implantou o primeiro Centro de Referência Homossexual do país (2007), sendo reconhecido pelos movimentos LGBT por essa grande iniciativa, em uma época que não tinha novelinha pra ditar "modismos", pois é assim que tratam os pobres ignorântes da ala conservadora do PT."

Engraçado que mesmo assim, ele se ausentou no momento de votar pela PLC122 que criminaliza a homofobia (e todos senadores do PSDB votaram contra, incuindo seu vice), e votou contra a PL 5120/2013, que institui o casamento civil igualitário

anônimo disse...

Como não me senti ameaçada como em outros blogs ou colunas (da Veja principalmente), vou acrescentar algumas palavras. É incontestável que grande parte da sociedade, sejam ricos ou pobres, foram tomados por uma alienação fervorosa e perigosa. Se Aécio bateu ou não, isso jamais será confirmado e chega a ser ingênua a alegação de alguns eleitores citarem o apoio da 'companheira' dele na campanha. Sem citar nomes, um candidato a governador, meses antes das eleições, casou com uma Cinderela para posar ao lado do mesmo, uma vez que sua imagem estava arranhada pelos boatos de sua homossexualidade. Ele foi eleito e reeleito. Então cada um defenda a sua verdade. Citar Luana Piovani como exemplo, é até ofensa. Ela tem o direito de apoiar o Aécio, mas perdeu completamente a postura ao explicitar sua total ignorância sobre política. Posar dando dedo, mandar alguém tomar aqui, chamar a Presidenta disso ou aquilo, mostra o quanto as pessoas estão equivocadas e sem argumentos. E uma vez mais, nada justifica fazer vídeos monstruosos e ofensivos sobre Dilma. Basta o terror que um tal pastor tem semeado. Postaram uma mulher dizendo ser a ex-namorada da presidenta que estaria exigindo pensão para se calar. Assim como postaram guerrilheiros prontos para tomar o Brasil. Gente, quem publica tais absurdos também não sé preocupa com a verdade. Vale tudo? Não. Tanto que uns irresponsaveis divulgaram que um candidato do PT era dono da boate Kiss. O político é de Santa Maria e esteve ao lado das famílias no dia da tragédia. A notícia quase acabou com a reputação e com a família do político. Os caluniadores se nas redes e pronto. Talvez sejam processados. O fato é que, Aécio foi infeliz no debate e deverá se preparar para o próximo.

Anônimo disse...

Se a própria vitima nega o ocorrido não se pode fazer mais nada, se pelo menos tivesse alguma prova a mais do que o contrario do jornalista, mas infelizmente não tem. Então insistir com este assunto da agressão a namorada que já virou ate esposa e que ainda nega tudo não é uma boa ideia.

@dddrocha disse...

Lola, uma moça de Belo Horizonte postou isso no facebook hoje:

Alguns colegas pediram para que eu fizesse um post explicando melhor o que me aconteceu hoje, e, analisando todos os pormenores, creio que tenho certa responsabilidade de contar como foi minha experiência sendo entrevista pelo Instituto Datafolha hoje de manhã aqui em Belo Horizonte.
Fui abordada pela entrevistadora na área hospitalar, na Avenida Alfredo Balena, próximo ao Instituto de Educação.

As perguntas foram em geral assim:
1) Grau de interesse nas eleições, grau de informação sobre os candidatos. Se assisti à campanha eleitoral e qual a minha avaliação do desempenho de cada um.
2) Em quem eu voto no segundo turno? Qual o número que vou digitar na urna? Em quem votei no primeiro turno? Quando me decidi? O candidato que escolhi é o que considero ideal?
3) Depois que confirmei minha intenção de voto na Dilma veio um texto super interessante sobre o caso da Petrobrás, explicando em termos genéricos a questão do pagamento de propinas (apenas) para candidatos do PT e do PMDB. Você está bem informada sobre o caso? Acredita que houve pagamento de propinas? (nessa parte, a pergunta foi bem genérica mesmo, e era sim ou não que tinha que responder). Influenciou seu voto? A delação deveria ter sido ou não divulgada no meio da eleição?
4) Lula, FHC e Marina Silva. Influenciam seu voto? Qual seu partido de preferência?
5) Grau de escolaridade, renda familiar, essas coisas...

Obviamente, não consigo me lembrar o texto específico de cada pergunta, mas tentei ser o mais fidedigna possível com relação ao que se passou.

Ao final, a moça que estava me entrevistando, claramente constrangida, me disse que se soubesse que era tão tendencioso assim, ela não teria aceitado o trabalho. Segundo a mesma, quando alguém responde que vota no Aécio não tem indagação nenhuma sobre qualquer escândalo que o envolve, e as perguntas específicas são todas de viés positivo (mas ela não me disse quais são exatamente).

A verdade é que a desde a formulação, até à ordem das peguntas, eu fiquei com uma sensação muito forte de tentativa de constrangimento para com o eleitor da Dilma. E não creio que seja impossível que esse tipo de abordagem influencie nas decisões definitivas de voto, o que poderia, inclusive, explicar o equívoco tão grande das pesquisas do primeiro turno.

-----------------------
Pesado né? Não duvido nada, é um perfil real e se trata de uma pessoa de princípios.

Fernanda disse...

Ah sim, a presidenta Dilma se importa tanto com as mulheres que cortou o exame de rastreamento correto do cancer de mama no pais. O cancer de mama e a segunda maior causa de morte por cancer nas mulheres.

Sou a favor do Aecio pois nesses ultimos 12 anos a Saude no Brasil esta uma bela porcaria. Nao tem nenhuma estrutura, eles ignoraram todas as reinvidicacoes dos profissionais da area da saude, e para nao falarem que a culpa e do governo, a Dilma colocou a culpa nos medicos. Inclusive contratando os coitados dos nossos colegas medicos cubanos para trabalhar 40h em cidades de medio porte por salarios ridiculos (900 reais, em media, e certamente eles nao estao no interiorzao onde falta tudo, menos pessoas sem assistencia). E ainda nos chamam de coxinha.
Como disse o Aecio, bilhos de reais deixaram de ser investidos na Saude. E nos vemos isso na pratica.

Votei Dilma nas eleicoes passadas, e nao me arrependo. Mas nao da mais com esse pessoal, eles ferraram demais essa area.
Enfim, votem em quem acharem melhor, mas entendam os argumentos contrarios tambem.

Ps: escrevendo no tablet, desculpem a falta de acentuacao

Morena disse...

Ultimamente, tem acontecido uma coisa muito bizarra: os eleitores de Aécio e sua turminha do PSDB, que sempre estiveram se lixando para o bem-estar das populações mais pobres, que chamam o Bolsa Família de "Bolsa Esmola" e que têm nojo de nordestinos, agora estão tentando fingir que esses programas sociais não foram criados pelo PT. Quem até semana passada dizia "tem que ensinar a pescar em vez de dar o peixe" agora afirma que "foi o PSDB que idealizou o Bolsa Família!!!". Quem reclamava do aumento do poder de compra dos brasileiros durante os governos do PT agora diz que nossa estabilidade econômica é consequência direta do Plano Real. Tudo leva a crer que o PSDB, não tendo sucesso em criticar os programas sociais importantíssimos implementados a partir do governo Lula, agora estão tentando virar esse jogo e pagar de bonzinhos. Tomara que as populações que precisam desse tipo de assistência nos caiam na ladainha dos tucanos. A mim eles não enganam.

Anônimo disse...

Não publicou a pesquisa mostrando Aecio na frente da Dilma por quê? kkkkkkkkkkk
É tanto desespero assim? kkkkk

Anônimo disse...

Aécio é um lixo, mas seus eleitores burros e arrogantes, que se acham elite porque não estão passando fome, são piores
Vão de retro!


Vocês nem tem mais argumentos,então,tem que falar merda.
Todo mundo que vota no Aécio é rico?
kkkkkk Eu vou votar nele e estou bem longe de ser da elite,bem longe mesmo.
Acho muito estranho petistas dizendo que se importam com pobres,achando o máximo as várias esmolas que o governo dá,ao invés de realmente resolver os problemas que levam as pessoas a pobreza.
Hilário.

Anônimo disse...

Concordo com você, anônima 16:03.

E quanto a agressão contra a namorada, ex- esposa, gente, duvidar eu não duvido.
Só perguntei se tem provas, se tem certeza.
Em 2010 uma amiga minha , médica, me perguntou , aterrorizada , se eu ia votar na Dilma, porque " ela era terrorista e não tinha visto pra entrar nos estados unidos, nosso maior parceiro comercial " . Ela e a torcida do Corinthians repetiam essa ladainha e nem se deram o trabalho de ver fotos da Dilma conversando com o Obama, meses antes.
Por isso perguntei se tem certeza , disse que acho perigoso repassar informação sem saber,
Mas duvidar ? Nunca.!! Kkkk


Lucas Barreto disse...

Lola, você está sendo LEVIANA!!!!!! RSRS
Forte abraço.

Anônimo disse...

Só dizer que o perfil verdadeiro da Luana Piovani ela desativou em 2013. Os outros são fakes.
Quem quiser pode conferir
https://twitter.com/sigapiovanni

André disse...

15:58,

Não sei se você sabe, mas em 1994 o Itamar lançou o Plano Real. Portanto, olhar a inflação do ano todo corresponde a medir a temperatura de uma pessoa 6 meses na escala Celsius e 6 meses na escala Farenheit e afirmar que a temperatura média é 70 graus.
A inflação que o FHC recebeu foi de 1,9% em dezembro de 1994.

Os erros cometidos pelo Armínio foram cometidos em meados do meio do ano.

Como todo mundo que fala muito, o Lula fala muita merda, achei que soubesse disso.

André disse...

aeghavitabkoik,

Como você explica o fim da escravidão.

Anônimo disse...

Eu afirmo eu estou até torcendo pelo Aécio, sabe porque ? Cada povo tem o governo que merece, o povo brasileiro está caindo na mesma armadilha de 1989, deixando- se seduzir por um casal aparentemente bonito e com a imagem família perfeita. Eu estou besta com os argumentos dos partidários do PSDB, eles afirmam que detestam a ascensão dos pobres e tem pensamentos preconceituosos, mesmo assim o povo quer eleger um partido que já prejudicou os mais pobres. O pior que ele não vai criar nada novo, apenas continuar o que já existe. Outra coisa que eu profetizo, eu escuto os partidários de Aécio loucos para ele ganhar e acabar com o bolsa família, ele não vai fazer isso é suicídio político, mas nós vamos ver o que vai acontecer com o Prouni e o pronatec, o que incomoda mesmo as elites é pobre estudar. Espero que quando a juripoca piar todos assumam as suas responsabilidades. Porque estes jovens que estão na redes sociais avacalhando o PT, que não fazem parte das elites e estão sendo manipulados por esta onda de conservadorismo vão arrepender- se muito

André disse...

Fernanda,

Lamento que você tenha sido ofendida por petistas e simpatizantes. Mas pode ter certeza que esse comportamento não é exclusividade do PT.
Acho legítima sua preocupação com a saúde, e acho um critério válido para se escolher o candidato. Mas o Aécio está sendo processado por não ter investido o porcentual mínimo em saúde quando foi governador. Aliás, governadores e prefeitos também respondem pelas condições do sistema de saúde.

Iaiá disse...

Paula, a Dilma batalhou muito por essa lei, que ainda tramita no Congresso. Por isso não tem como ela "assinar" a lei, que o Senado ainda não votou. Enfim, ela lutou pela lei, que iria sancionar no dia da entrega do diploma Bertha Lutz. O Senador Romero Jucá, que era líder do Governo no Senado, na última hora, impediu a aprovação da lei, cedendo ele às pressões empresariais. Dilma ficou tão nervosa que o "demitiu" imediatamente da posição de líder. Eu acompanhei tudo isso de perto. O que tem impedido que esse projeto vire lei é o conservadorismo do nosso Congresso.

Iaiá disse...

Aliás, pequena correção: a sanção se daria na comemoração do dia da mulher. Tá aqui a tramitação do projeto, se quiser verificar: http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=103844

Iaiá disse...

O Noblat não desmentiu. Ele disse que tentou apurar, conversando com seis pessoas que estavam na festa, mas não conseguiu. É bem diferente de desmentir.

Iaiá disse...

E já que estamos num blog feminista, queria acrescentar que xingar homem de bêbado e cheirador não é o mesmo que xingar mulher de vaca.

Iaiá disse...

E ainda teve a PEC das domésticas!!!!

Anônimo disse...

"E, como participação especial, os eleitores tucanos receberam Dilma ao som de "Vaca! Vaca!", na entrada do estúdio."

É difícil. Hoje eu estava falando em um grupo do whatsapp sobre meu medo com o vírus da ebola, de minha torcida pela vacina sair logo, e aí uma amiga minha que sempre foi anti pt desde que eu a conheço, soltou um "tomara que a Dilma seja a primeira a pegar, e só depois venha a vacina." Esse povo é doente.

Anônimo disse...

Quem possui ambas as qualidades INTELIGÊNCIA e BOM SENSO vota no pt (com exceção dos que votam no Aécio porque acham que o governo do PSDB os vai beneficiar, e realmente vai - elite elite, não mera classe média). Não falhou até agora. Tenho amigos muito inteligentes mas falta equilíbrio, foram facilmente contaminados com essa epidemia de ódio ao pt. E quem não é muito favorecido nos miolos é facilmente manipulado pela mídia majoritária - lê e jura que tudo é verdade e que a imprensa é imparcial. Façam o teste com seus conhecidos e vejam se a conta não fecha.

MariR disse...

Na eleição passada, Lacerda ( prefeito de BH), anastásia ( pupilo e sucessor do Aécio no governo do estados) e o próprio Aécio se comprometeram a governar juntos. Fizeram até propaganda juntando as mãozinhas.

O resultado foi um estado ainda mais violento, a educação sucateada e várias tentativas de reprimir manifestações populares. Foi aqui que baixaram um decreto proibindo manifestações durante a Copa das Confederações, que os moradores de rua misteriosamente sumiram das ruas durante a Copa e onde as obras do evento criaram uma tragédia. Pergunte a qualquer professor ou aluno dos colégios estaduais de MG se a educação é a melhor do país, como afirma a propaganda do Aécio? O tal choque de gestão (que ele tanto alardeia) não adiantou nada. Já votei no Aécio e é pra nunca mais repetir o erro.

Zrs disse...

@dddrocha disse...
Lola, uma moça de Belo Horizonte postou isso no facebook hoje:

Alguns colegas pediram para que eu fizesse um post explicando melhor o qu


GENTE, isso é muito grave!! Qual o perfil da moça, quero divulgar a notícia.

Anônimo disse...

Anon 15:26,
Todo esse ódio primitivo, irracional e ignorante assemelha-se ao comportamento dos anti-aborto. Medo desses seres, nos dois casos.

André disse...

MariR,

Gozado que um governo de coalizão é o sonho de muita gente esclarecida. Como se a falta de fiscalização pela oposição tivesse o dom de transformar os governantes em anjos.

André disse...

Iaiá,

Se o Noblat disse isso pode ter acontecido que ele tentou pressionar algumas pessoas para desmentir o caso e não conseguiu.
Bem lembrado a PEC das domésticas. Agora temos uma lista de coisas que o PT não fez pelos direitos das mulheres:
- Bolsa família e MCMV preferencialmente no nome das mulheres;
- Construção de 5000 creches;
- Lei Maria da Penha;
- PEC das domésticas.

Alessandro disse...

Acho engraçado esse povo falar que a mídia faz propaganda contra o PT.

Pra quem não lembra, foi a Revista Veja, tão difamada entre os PTistas que derrubou o Collor em 1992, publicando a entrevista com o irmão dele.

O mesmo Collor que a Lola diz que ajudou a derrubar e hoje é aliado da Dilma, até subiram em palanques juntos nessa eleição.

Anônimo disse...

A todos que não sabem respeitar a opinião alheia, mesmo que não seja a mesma da sua, podem ir lá ler constantinos e azevedos pois lá vocês poderão se sentir em casa.

Anônimo disse...

"da dona de casa e do trabalhador". Como se dona de casa não trabalhasse. Lamentável. Aécio também não responde satisfatoriamente às acusações levantadas, preferindo dizer, em todo momento, "mentira" e "inverdade" para mascarar esse defeito. Uma espécie de Marina Silva, só que com mais carisma e traquejo.

Pollianna.

Anônimo disse...

Falou a juíza do mundo, a fiscal de Deus.

Anônimo disse...

Concordo com tudo o que você escreveu sobre o Aécio, Lola. Mas ainda assim acho a Dilma pior que ele, tanto em caráter, quanto em capacidade de gestão. Por isso meu voto é 45.

Cade a coerência disse...

Este bateu na mulher deixou hematomas, confessou, e foi perdoado, esposa separou, passam a mão na cabeça pedem voto é dizem que não podemos punir para sempre.

http://www.geledes.org.br/netinho-de-paula-fala-sobre-violencia-ex-esposa-ela-provocou-eu-agredi/#axzz3GDRZcOrQ

Mas é de esquerda, foi perdoado.

O Aécio, uma única fonte disse que ele empurrou, sem confirmação, sem vítima, sem testemunhas, as supostas testemunhas nunca aparecem, apesar são um coletivo sem rosto, apenas o disse que me disse, ele nunca será perdoado...

Mesmo peso, duas medidas.

Não sou Aécio, mas se para vencer temos de mentir e deturpar prefiro perder do que ser corrompido, algo que o PT esqueceu faz tempo. Aécio e Dilma me dão nojo pelas baixarias

Anônimo disse...

E fato notório, que estamos como sociedade rachados ao meio, e isto não vai acabar bem.
Também e fato que não tem a minima possibilidade de esquerda e direita dividirem a mesma sociedade, de coexistir entre si. Não seria uma decisão mais acertada, implementar o separatismo no Brasil, como ocorreu nas coreias por exemplo?

Anônimo disse...

O Brasil está dividido ao meio, como nunca esteve antes. Mentiras de ambas as partes, sujeiras, denúncias vazias, meias-verdades, embromações... Por que não discutir apenas a questão político-econômica e deixar julgamentos sobre supostos crimes não provados com a justiça?
Nunca vi uma energia tão negativa entre as pessoas. Amigos, colegas, parentes... todos compartilhando imagens ofensivas com relação ao candidato do outro, gerando atrito, raiva, desentendimento. E não é possível saber quem vai ganhar. Se a eleição fosse definida por meus colegas e conhecidos (inclusive pessoas pobres), Aécio venceria com uns 60 a 70% dos votos. E sinceramente? Quem quer que ganhe não vai fazer governo muito diferente do outro não. Ambos terão de negociar/barganhar com o Congresso, ambos pegarão uma Petrobrás aos frangalhos, um país com inflação e crescimento pífio, ambos manterão os programas sociais que rendem sim votos (ninguém com alguma honestidade poderá dizer que não)... O que eu sei é que o saldo desta campanha não será bom para a sociedade, qualquer que seja o resultado das urnas. Esse discurso de denúncias, piadinhas, irritação com caretas e risinhos... ora, isto não amadurece em nada o debate político.
E se eu acho isso quando entro no blog de uma professora universitária, eu apenas confirmo que debate político sério virou ficção científica, e que o cenário agora é de um filme de terror, zumbis repetindo frases vazias compartilhadas através do facebook... Triste.

Elaine Cris disse...

Lola, li hoje esse texto que faz uma espécie de perfil da Dilma e dos quatro anos de governo. As qualidades e defeitos dela, o que ela teve que aturar em nome da governabilidade (deputado da base governista votando contra o governo porque teve favor pessoal negado, esse tipo de baixaria). É muito longo, mas se tiver tempo, vale a pena. Abraços.

https://www.dropbox.com/s/ly0zlp0j3zfrhbd/A%20afilhada%20rebelde%20_%20piau%C3%AD_97%20%5Brevista%20piau%C3%AD%5D%20pra%20quem%20tem%20um%20clique%20a%20mais.pdf?dl=0

Anônimo disse...

Sabe o que mais me irrita na politica? Os defensores,de qualquer partido, sem nocao.

tudo q foi dito no texto eh verdade?
Esse twitter eh oficial ou mais um fake?

fora tudo que ja comentaram... affff

Kah disse...

Eu ~quase~ tenho um desejo sadomasoquista que o Aécio ganhe. Só pra ver quem votou nele e o defendeu se arrepender amargamente. Tipo uma mãe, que deixa a merda acontecer só para depois lançar mão de um "eu avisei". :)
Mas aí penso nas pessoas que vão ser prejudicadas e tenho vontade de sentar e chorar.

Anônimo disse...

Li seu artigo sobre o fim da onda do Aécio lá naquele site esquerdoso, lola. Só que saíram pesquisas pós debate da band e o Aécio ainda está na frente. Chora mais, chora.

Anônimo disse...

O aecio tem mil acusações contra a PESSOA dele (e não só contra o partido), de vício em drogas, espancamento de mulher, ocupação de cargo público quando era bebê por nepotismo, distribuição de aeroportos à família com dinheiro público, mas ooooooohhhh a Dilma é pior de caráter. É né. Como argumentar com quem não trabalha com algo chamado lógica?

Anônimo disse...

Eu ainda não conhecia esse Blog! MUITO OBRIGADA PELO TEXTO!!! me ajuda a exorcizar o sentimento negativo pela postura desse "candidato' .Ele não passará!!! Bjo

Anônimo disse...

'A mulher do Aécio "desmentiu" a agressão mesmo. Eu também já "desmenti" as agressões do meu ex-marido. '

Dona, vc consegue entender que uma coisa não tem necessariamente ligação nenhuma com a outra? Assim é bom demais né, alguém inventa uma acusação falsa pra gente que vc não gosta, e mesmo depois de se provar que é falsa vcs ainda ficam falando que é verdade.
Honestidade manda lembrança.

Anônimo disse...

Putz, sério que vcs não entendem que o fato de uma burra masoquista perdoar o marido que bate nela NÃO significa que o Aécio realmente bateu na mulher dele?
Petista é burr@ assim?

Anônimo disse...

@anon das 00:01
A diferença é que vcs, além de também não saber respeitar querem que eu seja FORÇADO a trabalhar pra dar dinheiro pra vcs.

Anônimo disse...

Eu sou mineira, moro em Belo Horizonte e acompanhei bem de pertinho os governos do Aécio.

Gente, não tem mineiro que dependa da saúde ou educação publicas que vote no Aécio. Sucateamento foi pouco pro que ele fez aqui. Ele está sendo processado por não ter investido o MÍNIMO estabelecido pela União na saúde. A manipulação da impresa é absurda: no dia do debate, quando a Dilma pediu que as pessoas checassem as informações sobre o Aécio no site do Tribunal de Contas, controlado pelo Governo de Minas, o site SAIU DO AR! e permaneceu assim nas próximas 12hs!

Classe média que vota em Aécio não tem noção do que a espera. Só quem será beneficiado pelo governo dele serão os ricos, milionários, etc.

O Brasil devia confiar em Minas: Se um estado que foi governado pelo Aécio por 8 anos, não o elege, ninguém deveria!

Lola, seus posts sobre as eleições são essenciais! Poste mais, por favor! Seus textos são claros, tem conteúdo e as suas fontes são sempre confiaveis! Ainda temos 10 dias para vencer essa!
Obrigada!
Beijos,
Melissa

Anônimo disse...

"Putz, sério que vcs não entendem que o fato de uma burra masoquista perdoar o marido que bate nela NÃO significa que o Aécio realmente bateu na mulher dele?" Não significa mesmo, mas o fato de ela desmentir significa MUITO MENOS que ele NÃO bateu. Ela é casada com ele, vc queria o que, que ela admitisse? Pior são os eleitores do Aécio usando a negativa dela como prova de que ele não bateu nela... tenha santa paciência.
Prefiro usar como indício fortíssimo as noticias que saíram à época do acontecido. Tava até rolando no facebook ontem a capa de um jornal.

Anônimo disse...

Corrigindo, nao foi uma fonte dizendo que o aecio bateu na mulher, foram duas (blog do juca e o glamurama). E se ele nao bateu, porque não processou então? Ele não ia ganhar o processo?

Rodrigo disse...

" Só que saíram pesquisas pós debate da band e o Aécio ainda está na frente. Chora mais, chora."

Você sabe que o dia de divulgação da pesquisa vem DEPOIS da captação, não sabe?
As últimas pesquisas saíram ontem, no dia seguinte ao debate, os efeitos deste ainda não foram captados. A menos que o Datafolha tenha feito pesquisa de madrugada. "Gênio"

Anônimo disse...

Não sei se você sabe, mas em 1994 o Itamar lançou o Plano Real.

Em conjunto com seu ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso e sua equipe econômica que contava com nomes como Gustavo Franco, André Lara Resende, Pedro Malan, Pérsio Arida, Edmar Bacha (aquele da Belíndia) e Winston Fritsch, amparados nas reservas internacionais (lastro do real na primeira fase do plano) que começaram a ser adquiridas em 1991, quando o presidente era Fernando Collor e o ministro da Fazenda era Marcílio Marques Moreira.

Não sei se tu sabe, mas a história é um continuum, em que cada ação é reflexo das consequências de uma ação anterior, portanto é tolice dizer que determinada pessoa criou sozinha o Plano Real, seja essa pessoa o FHC ou o Itamar.

Aliás, como alguém poderia ter tanta certeza de que o principal responsável pela implantação definitiva do real foi o Itamar e não o FHC? Tu tava na reunião em que foi dito "já é hora de lançarmos a nova moeda"? Quem disse isso? E em que termos?

Portanto, olhar a inflação do ano todo corresponde a medir a temperatura de uma pessoa 6 meses na escala Celsius e 6 meses na escala Farenheit e afirmar que a temperatura média é 70 graus.
A inflação que o FHC recebeu foi de 1,9% em dezembro de 1994.


Esse migué é parecido com aquele que fizeram há poucos meses, quando a inflação foi zero, como se a Dilma tivesse sido presidente só naquele mês. Em julho de 1995, após um ano inteiro sob o real, a inflação acumulada foi de 27,45%.

Aliás, olhando o gráfico da inflação mensal naquele mesmo site que tu indicou e nem leu, a inflação mensal de dezembro de 1994 foi de 1,71%.

Os erros cometidos pelo Armínio foram cometidos em meados do meio do ano.

Se tu lesse mesmo os gráficos que tu indica, veria que a inflação disparou mesmo entre outubro e dezembro de 2002, quando o Lula consolidou sua vitória na eleição.

"Meados do meio do ano" foi sensacional.

Como todo mundo que fala muito, o Lula fala muita merda, achei que soubesse disso.

Que o Lula fala besteira não é novidade ("minha mãe nasceu analfabeta" e "Pelotas é exportadora de..." são exemplos clássicos), mas qualificar de besteira uma indicação correta dele pra um cargo tão nevrálgico é revelador.

Não fosse a austeridade econômica do primeiro mandato do Lula nós estaríamos ainda mais lascados que estamos hoje.

Bela Campoi disse...

Fui lendo, lendo e choquei: Brasil dividido?? Mentiras e boatos? Provas?! Quanto comentátio interessante por aqui. E a Lola foi parar no Pragmatismo político: coisa boa, mas lá tem mais gente rasa do que aqui. Eu tenho muita clareza: o que está em jogo são programas políticos e formas de ação pública muito diferentes. E eu ainda respeito a democracia e vou aceitar a voz das urnas. Nada de divisão, poxa. Mas não se iludam: o PSDB quer voltar a ter o poder executivo do Estado para se blindar!! Daniel Dantas é o ponta do iceberg e onde ele está? Oh, Judiciário mais capenga...

Anônimo disse...

Blogzinho lixo, hem, Lola? Corra, Lola, corra que as verbas do PT estão acabando!!! Nada pior do que patetas feministas (e feiosas, claro!) que acham que o centro do mundo são seus umbigos peludos. Vai procurar o que fazer ou vai estudar moleca.

Anônimo disse...

Dilma ou Aécio ganhando o Brasil irá continuar o mesmo pedaço de terra


Gaza é um pedaço de terra.
Finlândia também é um pedaço de terra.

Ser só um pedaço de terra não basta, amigx. O importante é como se governa esse pedaço de terra.

Vamos acordar pra vida?

Fê disse...

O que esperar de um candidato do PSDB? E o que esperar DESSE candidato, que se apóia na massa egoísta e burra que o levou pro 2º turno?

Ele não precisa de mais nada além de sorrisos.

Anônimo disse...

"Todo mundo que vota no Aécio é rico?
kkkkkk Eu vou votar nele e estou bem longe de ser da elite,bem longe mesmo"



Anon da 19:24, aprenda a ler antes de vir relinchar.
Escrevi:

"eleitores burros (OLHA VOCÊ AQUI)e arrogantes, que se acham elite porque não estão passando fome, são piores"

Bjos!

Anônimo disse...

A discussão ta muito interessante .

Pra turma do " eu quase torço pro Aecio ganhar, pra esse povo que votou nele se arrepender " , minha resposta : não vão se arrepender. Irão no máximo dizer que o Aecio fez um governo ruim, mas " menos pior" do que o PT.
Não sei de onde as pessoas que " quase torcem pro Aecio ganhar " são, mas acho que não são de São Paulo.
Porque aqui em SP , o Geraldao ganhou no primeiro turno( reeleito ) , mesmo com a crise de falta de água e tudo,
Então aqui em SP, mesmo se o PSDB fizer as maiores barbaridades, vão continuar votando neles., já serão 24 anos ininterruptos. E se algo der errado , OU a culpa e do governo federal ( se for do PT), OU " pior que o PT não podia ser" .
A lavagem cerebral ta feia.

Manu SA disse...

Lola, adorei seu texto publicado no Pragmatismo Político.

Minha impressão sobre o debate da Band foi exatamente o mesmo. Quem não consegue identificar na 'atuação' (conotação teatral mesmo) o deboche, a dissimulação, o acinte e a semelhança de Aécio com a (não tão) longínqua - historicamente - candidatura de Collor, ou é desonesto ou foi completamente destituído do senso crítico pelo ódio ao PT.

Sério, fiquei muito impressionada com a cara de pau dele, com aquele sorrisinho congelado no rosto falando de maternidade/paternidade de bolsa família, se auto-proclamando libertador do povo brasileiro, desrespeitando a adversária da forma mais grosseira possível... Não teve como não lembrar do xingamento entoado em coro na abertura da Copa contra Dilma, baixo, chulo, agressivo.

É isso, mais claro do que nunca que Aécio representa exatamente aquelas pessoas, ou seja, a elite indignada com os gastos da copa mas que não se fez de rogada em pagar preços exorbitantes pelos ingressos; os meritocratas que se indignam com cotas e programas sociais; os paladinos da moral e da ética que reclamam e, sempre que possível, fogem das blits da lei seca, subornam guardas de trânsito e sonegam imposto de renda.

Ontem, saindo de uma aula na FAU da Rua Maranhão, miolo do bairro Higienópolis em SP, aquele mesmo cujos moradores fizeram abaixo-assinado contra a estação de metrô para evitar circulação de 'gente diferenciada', uma Sra. que estava caminhando na minha frente e de minha colega, ao passar ao lado de um morador de rua deitado na calçada, começou a discursar que "Esse é o Brasil do PT, da Dilma e do Lula ladrão, só Aécio ganhando para limpar o 'lixo' do nosso bairro." Recebeu, claro, alguns "Sim, é isso mesmo! Fora PT!" dos que passavam.

Na hora não reagi, sei lá, fiquei sem reação e segui meu caminho sentido metrô Sta. Cecília. Momentos depois, pensando na cena, fiquei me perguntando se o 'lixo' ao qual ela se referiu eram os pertences do morador de rua que estavam espalhados a sua volta ou ele próprio. Me arrependi profundamente de não ter reagido, ainda que fosse inócua a revida é errado se calar diante de alguém que desumaniza um ser dessa forma.

Espero, sinceramente, que tal visão de mundo e de humanidade não seja comum a todos os eleitores de Aécio Neves, até porque uma boa parte da minha família vai votar nele (eca!), mas a reiteração desse estereotipo vem me deixando cada dia mais entristecida.

Abs

André disse...

10:55,

"Em conjunto com seu ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso..."
Errado. O ministro era o Rubens Ricúpero.

"Não sei se tu sabe, mas a história é um continuum,..."
Eu sei, mas foi você que escreveu "FHC ... que conseguiu plena estabilidade econômica".

"Aliás, como alguém poderia ter tanta certeza de que o principal responsável pela implantação definitiva do real foi o Itamar e não o FHC?"
Porque o Plano foi implantado em 1994, quando o presidente era Itamar.

"Em julho de 1995, após um ano inteiro sob o real, a inflação acumulada foi de 27,45%."
O mais honesto é retirar julho de 94. Mas não importa porque o gráfico mostra claramente que FHC recebeu o país estabilizado. Ao contrário do que você afirmou.
http://www.tradingeconomics.com/charts/brazil-inflation-rate-mom.png?s=brazilinfratmom&d1=19940101&d2=19951231&type=stock

"Aliás, olhando o gráfico da inflação mensal naquele mesmo site que tu indicou e nem leu, a inflação mensal de dezembro de 1994 foi de 1,71%."
Eu peguei a média de vários indicadores. Essa não é a minha única fonte de informação.

"Novamente, leia o gráfico da inflação e tu vai ver que a disparada na inflação acontece no segundo semestre de 2002, quando dois oponentes da política econômica de FHC (Lula e Serra) são definidos como candidatos à presidência."
"Se tu lesse mesmo os gráficos que tu indica, veria que a inflação disparou mesmo entre outubro e dezembro de 2002, quando o Lula consolidou sua vitória na eleição."
Os candidatos são definidos formalmente ainda no primeiro semestre. Mas informalmente, muito antes disso já se sabe quais serão. O Lula já liderava as pesquisas no primeiro semestre, quando a inflação estava sob controle. De fato, apenas depois do golpe contra a candidatura da Roseana Sarney, o Serra se tornou o adversário principal de Lula. Mas você não estaria sugerindo que a alta da inflação foi medo do Serra, está?

""Meados do meio do ano" foi sensacional."
Claro, não foi apenas um erro. Lembra do continuum?

"...mas qualificar de besteira uma indicação correta dele pra um cargo tão nevrálgico é revelador."
Que ele desmentiu recentemente.

"Não fosse a austeridade econômica do primeiro mandato do Lula nós estaríamos ainda mais lascados que estamos hoje."
Besteira.

lola aronovich disse...

Manu, obrigada pelo carinho, mas não gostei que o Pragmatismo Político reproduziu minha coluna na Rede Brasil Atual. Não pediram permissão e ainda erraram meu nome!
Sobre o que vc ouviu na rua, é melhor não reagir mesmo. A gente está ouvindo relatos de agressões contra eleitorxs do PT vindas de todos os lugares do país. Tem carros com adesivos do PT sendo vandalizados... E tem gente que acha maravilhoso esse anti-petismo!


Aliás, deixei o comentário do anon covarde das 11:21 (que me chama de moleca!) só pra vcs conferirem o nível de argumentação dos eleitores do PSDB...

Anônimo disse...

Falando em meritocracia. , lembrei de um post horroroso que andou circulando o facebook no ano passado, quando o Joaquim Barbosa virou ídolo.
Postavam uma foto dele , com os dizeres " Cotas?, Não, obrigado , eu estudei "


Esse tipo de política que querem eleger ? Esse tipo de pensamento ?Então ta...

:/

Anônimo disse...

Na verdade o que tem filmado, são eleitores do PT, roubando bandeiras de campanha do Aécio, e agredindo funcionários do PSDB Lola.
Veja o vídeo:
https://www.facebook.com/video.php?v=743685605712783&set=vb.100002140521634&type=2&theater

Anônimo disse...

kkkkk Tá certo anon de 11:51,pessoas passando fome não são pobres...
e não é só você que diz isso,o que não falta aqui é gente como mimimi de que só a elite vai votar nele,pelo jeito que quem não sabe ler é você.
usa um chapéu de burro,vai cair bem.

Scarlett disse...

Estou completamente de acordo com o seu poste! Excelente!!

Anônimo disse...

Errado. O ministro era o Rubens Ricúpero.

Serve como uma boa correção, mas acho que no fim pouco interessa, já que o teu pessoal era contra o Plano Real mesmo.

Eu sei, mas foi você que escreveu "FHC ... que conseguiu plena estabilidade econômica".

Aquele comentário lá não é meu.

O mais honesto é retirar julho de 94.

O plano Real começou em 1º de julho de 94. Por que não incluí-lo?

Mas não importa porque o gráfico mostra claramente que FHC recebeu o país estabilizado. Ao contrário do que você afirmou.

Admitindo isso, temos que: o Itamar estabilizou, o FHC manteve (teve de mudar as regras por conta de crises internacionais, mas vá lá), o Lula manteve e a Dilma pôs tudo a perder (por sua própria inépcia, sem qualquer crise influindo).

Devo votar nela por quê mesmo?

Mas você não estaria sugerindo que a alta da inflação foi medo do Serra, está?

Também. Afirmei que o Serra era oposição interna à política econômica do FHC.

Claro, não foi apenas um erro. Lembra do continuum?

Continuum de erros? Outro insight revelador.

Que ele desmentiu recentemente.

Se Pai Lula falou então tá falado e não se admite questionamento?

Besteira.

Claro, vamos encher o país de papel pintado e gastar os tubos. Essa é a receita pro sucesso. Não tem uns 10 mil pra me emprestar? Isso com certeza vai estimular tua demanda por moeda.

Anônimo disse...

Maria Valéria,

Todo mundo tem que ser dependente do estado então?

Anônimo disse...

Fê,

Vc não está sendo preconceituosa quando diz que "
E o que esperar DESSE candidato, que se apóia na massa EGOÍSTA E BURRA que o levou pro 2º turno"? Então todo todo eleitor do Aécio é egoista e burro, um "coxinha"? E claro, todo eleitor do PT é um desapegado esclarecido e iluminado que pensa unicamente no bem comum, né? Enfim, é o demonio malvados do PSDB x a "camponesa de bom coração que vai buscar lenha todos os dias no bosque"? Política não é jogo de futebol pra se torcer assim, não. Ainda não sei se anularei meu voto ou votarei na Dilma, mas pelamordedeus, reclamar dos 'anti-petismo' e escrever uma bobagem dessas é muito contraditório.

Jéssica disse...

a elite indignada com os gastos da copa

Virem o disco,elite,elite... Não só a elite ficou puta com os gastos da copa,para isso o dinheiro aparece,agora para a saúde/educação que está uma verdadeira merda não tem.
Quando acontecem desgraças como as de Santa Catarina,o governo não tem dinheiro para ajudar as vítimas,tanto é que tem pedir doações da população.
Para coisas superflúas como copa e carnaval a grana aparece rapidinho.
Falam que Aécio acabou com a saúde em Minas mas qual é a diferença da Dilma?
O governo dela nesse setor foi ótimo...sem equipamentos,sem médicos,sem atendimento,gente morrendo em frente aos hospitais e ao mesmo tempo,ela pondo a cara na tv para dizer que estava tudo bem,(exatamente como o Lula fazia)bom demais.

Não vou votar nela mas ainda não sei se voto no Aécio ou nulo.
E quais argumentos incríveis vocês tem contra o Aécio?
Mimimi elite
Ele é machista
Quem não vota nele é burro
Cometeu crimes(que não tem prova nenhuma)
Suposições de como ele vai acabar com o Brasil

Anônimo disse...

Honestamente, estou pouco me importando pra essa molecada de hoje que não conheceu o PSDB. Eu sou parte desse grupo, e mesmo assim, sei bem o quanto foram anos díficeis pra todo mundo. Se os jovens são desinformados, não é por culpa de ninguém além deles próprios. Eu não quero sofrer por causa deles.

Kittsu disse...

encontraram o assassino em série de goiânia!
http://g1.globo.com/goias/noticia/2014/10/policia-diz-que-suposto-serial-killer-matava-por-raiva-em-goiania.html

Anônimo disse...

Isto e desespero, Aécio vai ganhar, pois na hora do voto, o que faz o diferencial e a taxa de rejeição, e a da Dilma e muito maior que a do Aécio, alis foi isto que o levou para o segundo turno, a taxa de rejeição da adversária, ate porque o cara e ruim de palanque demais.

Fê disse...

Anon das 12:41,

Sou de SP, experimento o anti-petismo a ponto de ficar sem água (meu racionamento começou essa semana, ainda sou sortuda). As pessoas falam, e muito. Talvez tenha me excedido mesmo chamando todo mundo desse modo, mas aqui é egoísmo e burrice, SIM. Lendo o que pessoas de outros lugares tem a dizer, olha, não é tão distante do que eu vivo aqui.

Poderia chamar a galera de "despolitizada", mas, quando há má fé e ódio envolvidos, não consigo ser tão neutra.



Anônimo disse...

Não só a elite ficou puta com os gastos da copa

Mas foi ela (parte dela, claro) que pagou caro pra entrar no estádio e vaiar a mulher que mandou construir aquela merda

Eu fiquei puta, não sou elite e fiquei em casa

Anônimo disse...

Anonimo 12:48:

Dominando a imprensa do estado e censurando jornalistas é meio fácil, né não?

E contra a Dilma, tem o que? O fato de ela não ser onisciente quanto ao mau caratismo de todas a dezenas/centenas de dirigentes do seu governo? Culpar o corno porque não sabia da traição? Aliás, nem essa analogia é justa, porque o corno só tem o parceiro pra se preocupar e vive do lado dele. Contra Aécio são centenas de acusações e, no mínimo indícios. Mas vc certamente acha que é TUDOOOO inventado. Mas as denúncias contra o pt (contra a pessoa de Dilma não existe) são todas verídicas, claro, né?

Manu SA disse...

Lola, não sabia que o Pragmatismo tinha reproduzido seu texto sem autorização. Ainda que tenha sido com boas intenções, a prática é condenável. Espero que eles se retratem e não repitam a falha, aprecio muito a linha editorial do site.

Sobre as perseguições e agressões que vêm sendo relatadas por eleitorxs do PT, mais um dado a se lamentar profundamente. É o ódio anti-partidário, antes restrito ao campo dos discursos, se materializando. Realmente, como não se preocupar?

Um abraço e obrigada pelo alento que seus textos e militância argumentativa me trazem.

Anônimo disse...

Vai nulo aqui de novo, porque nenhum dos dois provou merecer meu voto.

Anônimo disse...

Olá a todos em postei que estou torcendo pelo Aécio, eu posto isso, porque durante os anos tenebrosos do PSDB, uma vez eu estava em uma fila, de desempregados, um verdadeiro desespero, na hora indaguei, quem tinha votado no FHC, todos falaram que não havia votado, fiquei besta como o cara reelegeu- se ?
Estou besta com o povo brasileiro, querem de volta um partido que prejudicou a nação, vamos eleger um coronel mineiro, autoritário e machista, os argumentos da turma dos tucanos assustam, exaltam a beleza da Letícia, é mais uma mulher que segue o estereótipo bonita e fútil, não me representa, voltaram a falar da sexualidade da Dilma, estamos voltando aos anos 50, a agressividade dos tucanos é horrível, vc não pode defender o PT que começa, outro dia estava conversando no trabalho e uma colega começou a defender o Aécio, pedi para falar e pedi que fosse interrompida, falei do Prouni e pronatec, gente ela não sabia que eram programas petistas, ficou surpresa, o ódio ao PT é um grande equívoco. Mas acredito que a nova geração somente vai entender quando senti as consequências do governo da direita, então vamos deixar

Anônimo disse...

Seu voto não é pra eles, é pra decidir o seu futuro. Não é presente, não é dádiva. Lembre-se de que você vai viver o que outros irão decidir.

André disse...

12:33,

"... já que o teu pessoal era contra o Plano Real mesmo."
Errado de novo.

"Aquele comentário lá não é meu."
E como eu vou saber onde termina um anônimo e começa outro?

"Por que não incluí-lo?"
Porque o objetivo é analisar o país que FHC recebeu.

"... e a Dilma pôs tudo a perder (por sua própria inépcia, sem qualquer crise influindo)."
Não tem nada perdido, veja os indicadores. Pergunte à Europa se não há crise.

"Devo votar nela por quê mesmo?"
Sei lá, isso é com você. Em momento algum eu pedi para você votar nela.

"Também. Afirmei que o Serra era oposição interna à política econômica do FHC."
Então neguinho faz negócios com a China comunista, com a Rússia de Putin, com Cuba dos Castros mas tem medinho do Brasil de Serra?

"Continuum de erros? Outro insight revelador."
Não. Lembra da história ser um continuum de tempo? Então, erros cometidos num mês podem ter efeitos em meses posteriores. É bastante ridículo ter que explicar isso, não repita.

"Se Pai Lula falou então tá falado e não se admite questionamento?"
Declarações não comprovadas podem ser desmentidas por declarações não comprovadas.

"Claro, vamos encher o país de papel pintado e gastar os tubos."
Besteira é dar esse salto lógico. E desconsiderar a demanda chinesa por commmodities brasileiras, o "ajuste fiscal" proporcionado pelo pico inflacionário, o ajuste no balanço de pagamento causado pela desvalorização do real e creditar tudo ao rigor fiscal do Palloci.

Anônimo disse...

Um caso de misoginia real sendo desvendado em Goiânia e você só fala em política.
Isso prova que sempre que você precisa escolher entre as mulheres e o comunismo, você escolhe esse último.

Kittsu disse...

"(...)exaltam a beleza da Letícia, é mais uma mulher que segue o estereótipo bonita e fútil, não me representa"

Isso foi bem machista.

Jéssica disse...

Anon de 14:22,não sei se o que falam dele é verdade ou não mas é bem desonesto usar isso como argumento quando não há prova nenhuma.
Andam afirmando que ninguém de Minas o suporta mas vejo mineiros na redes sociais apoiando o cara e outros contra.
Também não sei se o que falam da Dilma é verdade mas o fato é que ela se faz de cega sim.
Não acha muita cara de pau dela,ir na tv alegar que a saúde está uma maravilha,que o povo pode comemorar,quando todos sabem que está uma merda?
Ou ela tem algo a ver com os desvios de dinheiro ou simplesmente está fingindo que nada acontece,não manda investigar nada,ela não sabe de nada,igualzinho Lula que também não sabia de nada.
Ela é a porra da presidenta,por que não faz nada?
E adoram dizer que ela e seu partido se preocupam com o pobre ,onde que eu não estou vendo?
Certamente não são os pobres que tem educação e saúde de qualidade.
Falam tanto de faculdade,mas eu queria saber,como é que um aluno de colégio público,com ensino deplorável,vai conseguir entrar em uma.
Programas sociais que supostamente ajudam os pobres,o que eles dão é uma miséria,minha vizinha recebe 70 reais do bolsa esmola,isso dá para quê?Continua tão pobre quanto antes.
Não voto nela porque para mim seu governo é uma merda,o mais importante que a saúde e educação,ela está se lixando,apesar dos vários problemas,ela alega que está tudo bem,se faz de cega mesmo.

Anônimo disse...

Que argumento mais fútil e preconceituoso ao julgar a Letícia. Feministas agredindo uma mulher apenas porque não faz parte do padrão ideológico delas. Que coisa triste. E olha que essa estupidez de agredir mulheres que não se enquadram no padrão ideológico não é exceção entre as feministas, é regra.

Unknown disse...

Oi, Lola!
Eu não li os comentários, portanto peço desculpas caso esteja repetindo alguma coisa. O fato é que eu fiquei apavorada quando assisti ao debate da globo, o último antes dos primeiro turno. O candidato em questão era hostil com TODAS as candidatas mulheres, extremamente hostil! Ao mesmo tempo tratava com respeito, até de camarada, todos os homens, incluindo o Eduardo Jorge, com posição política oposta à dele. Ele é a personificação da patriarcado e euzinha é que não vou ajudar a colocá-lo no poder!
Beijinhos.

Anônimo disse...

Fui eu que critiquei a Letícia, primeiro lugar sou feminista até a raiz do cabelo, mas acabei descarregando a raiva, porque vi em site, exaltando a família Neves e fazendo insinuações sobre Dilma e uma assistente, exaltando a Letícia, falando que ela representa as mulheres. acabei desabafando

Mary Janne disse...

Lola, vc vai fazer um post sobre isso? http://g1.globo.com/goias/noticia/2014/10/policia-diz-que-suposto-serial-killer-matava-por-raiva-em-goiania.html

Anônimo disse...

Anônimo 17:15,
Os fatos que você citou representam, ambos, misoginia REAL, embora em manifestações concretas diferentes.
Se você não concebe a política institucional e as eleições presidenciais, com um candidato misógino, como questão profundamente relacionada à vida das mulheres, sinto muito, mas a ignorância é sua, e a atitude da Lola de enfrentar a questão publicamente vai além de louvável.
Os assassinatos de mulheres em Goiânia já foram bastante discutidos aqui no blogue, e, com as revelações recentes, certamente em breve a Lola escreverá sobre, e refletiremos sobre os fatos com a maior profundidade e indignação.
Agora, esse seu problema com a esquerda política faz parte do seu box de ignorância - "comunismo"(?!!). Começe a melhorar suas referências e leituras, fica a dica.
O feminismo não carrega esse ranço direitista rancoroso demonstrado em seu infeliz comentário.

Amanda disse...

Sei que o governo do PT foi frustrante em vários níveis, apesar de ter conseguido feitos incríveis (como tirar o Brasil do mapa da fome), muita coisa ficou a desejar.
Mas nada justifica essa agressividade toda com a presidenta, nada justifica esse discurso de ódio que as pessoas andam proferindo, xingando, humilhando e desrespeitando uma pessoa que tem uma história de vida admirável, uma pessoa que foi torturada e perseguida por lutar contra uma ditadura que atrasou muito o Brasil em vários aspectos. Tanto econômico, quanto social.
Tem gente que não se importa com a história, tem gente que acha que a ditadura foi um fato isolado que já passou e não percebe as consequências dessa catástrofe nos dias de hoje.
É uma pena ver esse comportamento em um presidenciável, ele pode discordar de Dilma em diversos pontos, ele pode contestar o governo em diversos pontos, mas não pode faltar com respeito, debochar, ironizar a presidenta que é, ainda é, a maior autoridade do país.
O cenário se torna ainda mais horrível sendo Dilma, a mulher que lutou para que pudéssemos viver em uma democracia.
Eu tenho diversas críticas ao governo Dilma, mas votei no primeiro turno e votarei no segundo. Eu não voto em Dilma Rousseff, voto em Dilma Vana, voto na esperança que a Dilma Vana reapareça, não sei se ela ainda existe, mas votar em uma mulher que foi guerrilheira é, pra mim, uma grande esperança.
Eu voto um voto contra a imagem de principe virtuoso que criaram em Aécio, voto com as pessoas que ganham até 2 salários mínimos, voto pela minha faculdade que já fora tão sucateada e agora oferece bolsa de iniciação científica, bolsa mestrado/ doutorado e bolsa auxílio para quem não tem condições de arcar com todos os gastos de um curso superior, voto um voto contra a vanguarda messiânica, voto contra a nova política hipócrita, voto com o Norte e o Nordeste, voto contra a redução da maioridade penal, voto contra a privatização do sistema penitenciário brasileiro, voto contra o funk embranquecido na campanha de Aécio, voto por integrar os papéis das forças de segurança pública estaduais e federal.
Voto pelas mulheres vítimas de machismo, voto pelos 55 milhões que são beneficiados com o bolsa família, voto pela redução de 65 % da pobreza extrema...
Voto em uma mulher que foi guerrilheira, não em homem que foi beneficiado pela família durante toda a sua vida política e agora fica falando em meritocracia, como se tivesse começado de baixo.

donadio disse...

"Dilma jogou bem sujo contra a Marina."

Não vi isso.

Vi Dilma criticar, aliás com bastante propriedade, as ideias e práticas políticas de Marina. E vi Marina, em vez de defender essas ideias e práticas (como, justiça seja feita, o Aécio, por exemplo, faz) reclamar dessa crítica e tentar equipará-la a ofensas pessoais.

Se tivesse tido mais coerência, mais presença de espírito, ou mais cara de pau, talvez tivesse conseguido se manter à frente de Aécio. Do jeito que foi, perdeu a confiança de quem é contra o governo, por passar a imagem de que não conseguiria enfrentar Dilma numa campanha longa e pesada.

Uma imagem de amadorismo.

Não duvido, é claro, que muitos petistas, nas redes sociais, na campanha de rua, onde for, tenham sido agressivos e desrespeitosos com Marina. Mas isso é generalizado, como se pode ver na forma como Dilma e os petistas em geral são tratados na imprensa, no facebook, na rua: petralhas, bolsa-esmola, comunistas, vai pra Cuba, etc., etc., etc. Se for pela educação (ou falta de) dos militantes e eleitores, nenhum candidato merece um único voto. Nem a Luciana Genro.

Agora, eu acho ruim (para dar um exemplo) quando as pessoas dizem, sem provas, que Aécio é viciado em cocaína. E acho mau-caratismo dizer isso (e estupidez política também: Aécio é um candidato muito ruim, a julgar pelo seu desgoverno em Minas, e a julgar pela forma como faz campanha, claramente tentando enganar as pessoas; não há nenhum motivo para sair dessa crítica política e descer ao nível pessoal). Posso até empatizar com o ser humano Aécio Neves, quando é agredido dessa forma. Como posso empatizar com Marina Silva, quando de agressões descabidas que tenha eventualmente sofrido na campanha (como, por exemplo, lá em 2010, a Rita Lee dizer que não votaria nela por ter "cara de fome", ou a eleitora do Aécio que a chamou de "negra vagabunda").

Mas o voto não pode ser decidido aí. Precisamos olhar para o país que queremos (e eu com certeza não quero um país governado por "pessoas boas" independente de partido, nem um país em que o desemprego precisa aumentar, como quer o Armínio Fraga). Não deveríamos deixar de votar naquilo que consideramos melhor para nós por empatia de uma senhora que não é nossa amiga, não é nossa parente, com a qual não temos nenhuma relação de proximidade (no meu caso, o maior aporximação que já tive com Marina Silva foi a de ser companheiro de partido dela, e apoiador de um governo do qual ela fez parte, até o apagar das luzes, não tendo jamais explicitado qualquer crítica ou divergência enquanto esteve lá).

Nossa relação com a política não deveria ser a de telespectador, que torce para a mocinha da novela. Acho que deveríamos todos olhar o que é melhor para nós, o que nos convém, o que faz a nossa vida mais decente.

A política talvez seja um espetáculo, mas não deveria ser. Por que é a nossa vida que se decide nela, não a de personagens de ficção, como se tornaram, no fim das contas, essas onze pessoas que se dispuseram a tentar governar o país se lhes déssemos a nossa confiança.

donadio disse...

"Na verdade o que tem filmado, são eleitores do PT, roubando bandeiras de campanha do Aécio, e agredindo funcionários do PSDB Lola.
Veja o vídeo:
https://www.facebook.com/video.php?v=743685605712783&set=vb.100002140521634&type=2&theater
"

Olha, o que tem aí é um grupo de pessoas que desce de um caminhão e recolhe bandeiras de campanha do Aécio. Não agridem absolutamente ninguém, e tanto podem ser eleitores do PT (não duvido) quanto cabos eleitorais recolhendo o material do seu candidato (para evitar, por exemplo, que seja confiscado pela fiscalização) ou simplesmente gente em busca de material para reciclar.

Não prova absolutamente nada.

lola aronovich disse...

Exato, Donadio. Eu até vi o vídeo duas vezes, porque vai que tinha algum detalhe oculto que deixei passar, mas nada... Esse é o melhor vídeo que vcs têm de "petista" atacando tucanos? Cabos eleitoras pagos pelo PSDB pra recolher bandeiras?

Anônimo disse...

Donadio,

Seu comentário das 10:14 foi perfeito.

Lola,

Você não vai comentar sobre o debate de ontem ?
Eu vi uma parte.
Achei que AMBOS poderiam ter discutido idéias em vez de ficarem fazendo ataques e acusações,
Gostei de uma parte em que a Dilma respondeu " nós queremos controlar a inflação , mas não usando os métodos que vocês usam : desemprego, achatamento salarial e falta de investimento " algo assim. Pra mim, ela matou a pau nessa frase,
Lembro que teve umas duas falas do Aecio que achei machistas, mas não consigo lembrar o que foi.
E por favor, quanto ao episódio da Dilma passar mal, tenho visto pessoas ironizando no Facebook., duvidando que fosse verdade. E pessoas da área da saúde ( fico pasma !) pessoas que tem idade para serrem filhas dela.
Meu deus, o mundo ta perdido,
Ontem uma conhecida minha bufando num discurso de ódio, dizendo que estamos virando ditadura comunista e que os eleitores da Dilma merecem morrer (!!) ... Precisei até sair de perto, respirar ar puro, porque não gosto de ficar perto de gente assim.

donadio disse...

"Admitindo isso, temos que: o Itamar estabilizou, o FHC manteve (teve de mudar as regras por conta de crises internacionais, mas vá lá), o Lula manteve e a Dilma pôs tudo a perder (por sua própria inépcia, sem qualquer crise influindo)."

A Dilma "pôs tudo a perder" por que a inflação hoje em dia é de 6% ao ano? Enquanto o FHC "manteve" quando ela chegou a 12% no final do seu mandato?

Ah, sim. É por que no final do governo FHC, a culpa não era do governo, era... do PT, por que o mercado entrou em pânico (pânico estimulado, diga-se de passagem, pela campanha eleitoral do governo).

Pois o mercado estava errado, como prova o fato de que a inflação voltou ao patamar anterior (na verdade, a um patamar mais baixo) em 2004.

Não há descontrole, o mundo não está acabando, a inflação não é "alta". E não há recessão nem desemprego, que seriam a fórmula predileta de Aécio e Armínio para "debelar" a "inflação descontrolada" de 6,5% ao ano.

(Sim, é isso mesmo: para Armínio Fraga o desemprego está baixo demais, e o salário mínimo está alto demais. Mas enfim, é votar neles e esperar pra "ver o que vai sobrar". Eu tô fora.)

André disse...

Eu tenho um amigo bastante viajado que afirma que a estrada de São José do Rio Pardo (que é privatizada e fica em São Paulo) foi obra do Aécio. E nem postando mapas eu consigo convencê-lo do contrário.

Eu tenho amigos altamente estudados que creditam a falta de água em São Paulo ao aquecimento global causado pelo acionamento da usinas térmicas feito pelo PT. Ou que acreditam que a dívida pública brasileira foi criada pelo PT.

Eu tenho amigos (próximos) que me acusam (no face, pessoalmente nenhum se arriscou) de ser bandido por votar no PT. Isso porque nem sempre voto no PT e muito menos sou filiado.

Eu também tenho amigos petistas. Não sei se é sorte, mas nenhum deles tem a agressividade dos tucanos.

Anônimo disse...

Errado de novo.

Fontes, cara. Apresente fontes.

E como eu vou saber onde termina um anônimo e começa outro?

Se não sabe, tenha a humildade de dizer genericamente.

Porque o objetivo é analisar o país que FHC recebeu.

Essa discussão não vai muito pra frente se focarmos só na inflação. Até agora não falamos nas pencas de estatais improdutivas (pleonasmo) que seguravam os índices de emprego e que, quando privatizadas, deixaram um monte de gente com uma mão na frente e outra nas costas (lamentável, mas eram pura gordura).

Não tem nada perdido, veja os indicadores. Pergunte à Europa se não há crise.

Dos países centrais, só a Itália retraiu. Do restante, apenas Finlândia, Noruega e Grécia retraíram. Alemanha, Espanha, Suíça, Suécia, Holanda, Polônia, Bélgica, Áustria, todo mundo crescendo.

Sei lá, isso é com você. Em momento algum eu pedi para você votar nela.

Hahahaha, certo.

Então neguinho faz negócios com a China comunista, com a Rússia de Putin, com Cuba dos Castros mas tem medinho do Brasil de Serra?

Se o cara era oposição interna ao FHC, presume-se que ele ia descontinuar a política econômica dele. O mesmo se presumia a respeito do Lula. Normal que haja "medinho", é o capital dos caras que tá em risco.

E fazer negócios é diferente de deixar-se contaminar pela ideologia alheia. Se eu vendo um carro pra um neonazista isso não faz de mim um neonazista.

Não. Lembra da história ser um continuum de tempo? Então, erros cometidos num mês podem ter efeitos em meses posteriores. É bastante ridículo ter que explicar isso, não repita.

Se tu estivesse certo, era de se esperar que a inflação subisse gradativamente até o patamar de 12%. Não foi o que aconteceu: a inflação subiu 2,5% num único mês.

Declarações não comprovadas podem ser desmentidas por declarações não comprovadas.

Olha, acho que o fato de o Lula ter levado 12 anos pra desmentir essa notícia, quando poderia tê-la desmentido já em 2002, fala por si só.

Besteira é dar esse salto lógico. E desconsiderar a demanda chinesa por commmodities brasileiras, o "ajuste fiscal" proporcionado pelo pico inflacionário, o ajuste no balanço de pagamento causado pela desvalorização do real e creditar tudo ao rigor fiscal do Palloci.

Não creditei tudo à austeridade econômica. Pra mim é claro que o Brasil surfou na onda chinesa e cresceu com isso. Mas se não fosse pela austeridade, mesmo a onda chinesa não seria suficiente pra gerar o crescimento econômico que gerou.

Aquela charge da árvore faz bastante sentido afinal.

Anônimo disse...

muito triste saber que esse blog claramente deixou de ser um blog sobre feminismo, para ser um blog político, que visa fazer campanha para o PT. prenderam o assassino de mulheres de Goiás, e nunca vi um caso tão assustador, passar tão batido, me pergunto o quanto a sociedade dá valor as mulheres... ao invés de falar sobre isso, ou sobre tantas outras questões relevantes, lola está aqui fazendo campanha pro PT, e desse jeitinho que o PT gosta, trabalhando com boatos.

ninguem nem sabe se a historia do aecio ter batido na mulher é veradde, aliás, já foi dada como mentira a tempos, mas uma mentira dita mil vezes, ainda mais nas maos do PT, vira verdade absoluta.

sua candidata nada fez pelas mulheres, e ontem no debate, assim como aécio, nao trouxe absolutamente NADA relevante para as mulheres. nenhum ali foi melhor que o outro.

lola, tá horroroso essa campanha descarada, ao menos diga que sua candidata nada fez em relação as mulheres.

Anônimo disse...

André, estamos juntos. Tucanos são assim e não vão mudar, pena que estejam se multiplicando. E o Dado Dolabella ainda teve coragem de comparar os petistas ao ebola... errou feio!

Anônimo disse...

Quem disse que ela não vai escrever sobre tal assunto? A Lola não é repórter, não tem hora pra escrever. Quem disse que ela tem que escrever só sobre feminismo? Aliás, esse post é sobre isso.

Tudo bem não gostar das posições dela, mas vir pedir notícia saída do forno é foda!

B. disse...

Infelizmente também existem mulheres machistas ou que simplemente acham que o cara pode mudar, ou que possuem algum interesse outro na relação ou que simplesmente são apaixonadas e cegas. Sou contra a violência, mas quando leio/escuto um cara dizer que mulher gosta de apanhar, a minha vontade é surrar esse cara só pra depois perguntar se foi bom.

B. disse...

Na sua lógica machista, a culpa como sempre é da mulher: a mulher é culpada por apanhar, é culpada por não deixar o cara... Ah! Me poupe!

Carol F. disse...

Não acredito que tem noob entrando aqui e se surpreendendo com a Lola ser de esquerda.

André disse...

12:46,

"Fontes, cara. Apresente fontes."
Não tente inverter o ônus da prova. Defina a minha turma (boa sorte, já que não me conhece) e mostre que ela foi contra o Real.

"Se não sabe, tenha a humildade de dizer genericamente."
Venho respondendo as questões que me são colocadas. Se vocês tivessem a decência de assinar o que escrevem não haveria confusão.

"Essa discussão não vai muito pra frente se focarmos só na inflação."
Já é um avanço admitir que FHC não recebeu uma inflação descontrolada. Mas podemos incluir taxa de desemprego, dívida pública, etc. FHC não recebeu um país maravilhoso, mas ele piorou todos os indicadores.

"Até agora não falamos nas pencas de estatais improdutivas (pleonasmo) que seguravam os índices de emprego e que, quando privatizadas, deixaram um monte de gente com uma mão na frente e outra nas costas (lamentável, mas eram pura gordura)."
Conheço um monte de gente que fazia parte dessa "gordura". De fato eles saíram das estatais. Mas a maioria foi recontratada por salários menores ou viraram pejotinha prestando serviços para as mesmas.

"Dos países centrais, só a Itália retraiu."
A zona do euro retraiu em 2013 e teve uma levíssima expansão em 2014, o que não é grande coisa pois foi em cima de uma retração.

"Hahahaha, certo."
Uai, se discorda aponte onde eu pedi voto. Ao contrário de você, eu assino o que escrevo.

"Se o cara era oposição interna ao FHC, presume-se que ele ia descontinuar a política econômica dele."
Você presume isso. Pessoas adultas não costumam dar esses saltos lógicos.

"O mesmo se presumia a respeito do Lula."
Vamos fingir que o PT não escreveu aquela carta. Ele foi líder nas pesquisas um bom tempo e todos os indicadores estavam estáveis. Após as burradas do Armínio Fraga todos os indicadores ficam malucos, inclusive os que afetam diretamente o "capital dos caras", mas a culpa é do medinho do Lula? Sei.

"E fazer negócios é diferente de deixar-se contaminar pela ideologia alheia."
Concordo, você não adota a organização política de um país por financiar obras nesse país, nem que seja um porto.

"Se eu vendo um carro pra um neonazista isso não faz de mim um neonazista."
Concordo de novo. Mas isso indica que você confia na capacidade de pagamento do neonazista. O que demonstra o meu ponto.

"Se tu estivesse certo, era de se esperar que a inflação subisse gradativamente até o patamar de 12%."
Errado. A economia não é um sistema dinâmico de primeira ordem.

"Olha, acho que o fato de o Lula ter levado 12 anos pra desmentir essa notícia, quando poderia tê-la desmentido já em 2002, fala por si só."
Ele não levou 12 anos. A notícia foi desmentida na mesma época. Você que está querendo reescrever a história.

"Não creditei tudo à austeridade econômica."
Não sei o que se passa na sua cabeça, mas no seu texto vale o que está escrito.

"Aquela charge da árvore faz bastante sentido afinal."
Nenhum indicador permite concluir isso.

Anônimo disse...

Muito triste é haver quem imagine que feminismo e política (no caso, institucional, mas não apenas) são mutuamente exclusivos. Na verdade, feminismo e política têm relação intrínseca.

Lola aqui no blogue assume,sem hipocrisia, de que lado está.

Não tem como dizer que o governo Dilma "nada fez em relação às mulheres", porque não é verdade.
Claro que longe está do que queremos, mas imaginar que o candidato machistão faria /fará melhor... pelamor...
Aliás, a primeira atitude do candidato misógino do psdb, se ganhar, será extinguir a SPM.

Perfeitamente lógico e razoável compreender o fato do candidato machista não ter processado Juca Kfouri (não apoiador do pt) - O ÚNICO QUE NÃO O OBEDECEU, QUE NÃO CEDEU ÀS AMEAÇAS do novo coronel- como prova de não ter argumentos (nível do judiciário) para provar que Kfouri mentira sobre ele ter agredido a companheira.
Atitude anti-democrática sustenta o candidato, em relação à imprensa mineira (mas não apenas a esta) - tão a la Serra, aliás.

Dentre os descalabros anti-democráricos deste novo senador de sp: demissão da emissora PÚBLICA TV Cultura, Salete Lemos, peessedebista reaça, quando esta criticou Daniel Dantas; demissão da mesma emissora PÚBLICA Heródoto Barbeiro, por este lhe *perguntar* sobre os pedágios de SP no Roda Viva; e é conhecido por mandar fazer dossiês contra todos os seus potenciais e reais adversários, bem como ELIMINAR, colocar no ostracismo absoluto, quem, alguma vez na vida, não cala a boca quando ele manda e ameaça.
(Descobri agora que o candidato à presidência adota táticas iguais em MG!)

André disse...

A prova de que o Lula não levou 12 anos para desmentir o boato:
http://jornalggn.com.br/sites/default/files/u16/terra-24-09-2002.jpg

Anônimo disse...

"Já é um avanço admitir que FHC não recebeu uma inflação descontrolada. Mas podemos incluir taxa de desemprego, dívida pública, etc. FHC não recebeu um país maravilhoso, mas ele piorou todos os indicadores"

Cara desisto! a lavagem cerebral que voce sofreu é tão grande que é possivel que você realmente acredite nisso que escreveu!

Só gostaria de lembrá-lo que a psiquiatria tem um nome para esta incapacidade de separar ficção da realidade.

André disse...

16:47,

Eu desmenti todas as suas bobagens com dados e links. Vá floodar em outro lugar.

Anônimo disse...


Calma eu afirmo tudo que está acontecendo é normal no Chile, Michele Bachelet perdeu uma eleição, e 4 anos mais tarde voltou.
Eu afirmo vou votar em Dilma, mas se Aécio ganhar claro não vou gostar, vou aguentar um coronel mineiro machista e ignorante, um retrocesso, mas esta geração tem que viver isso, para valorizar as conquistas sociais petistas, perder benefícios
Foi assim sentindo na carne a direita que tornei- me uma contestadora

Anônimo disse...

Aécio vai ganhar sim e quem esta votando nele são feministas inteligentes.

Iaiá disse...

Amanda, falou bonito!

Anônimo disse...

Feministas não votam em quem bate em mulher

Anônimo disse...

Pessoal, tenho lido muita gente falar que vai votar nulo pois nenhum dos candidatos o representa.

Respeito todas as opiniões, mas tenho um ponto de vista diferente: no segundo turno, principalmente em um acirrado como será esse, cada voto fará a diferença. Quem votar em nulo não deixará de ser governado por Aécio ou Dilma. Votando ou não, a maioria vence, e todos sofreremos impactos.

Se eu puder dar uma opinião, tente escolher alguém. Se acha que nenhum te representa, pense em quem você NÃO quer que ganhe de jeito nenhum? Quem vai te prejudicar? Quem vai prejudicar (ou deixar de ajudar) as pessoas a sua volta? E vote no outro candidato.

Nesse ponto, não podemos nos abster: É necessário se posicionar, seja qual for o seu lado, e votar no próximo fim de semana.
Melissa

Hamanndah disse...

Anonimo daa 19:13, feministas inteligentes nao voltam em quem bate em mulher.

Anônimo disse...

Sou Anônimo 17/out 06:48
Correção na penúltima linha: "comece", e não "começe".

Anônimo disse...

Lola,adoro seu blog mas hoje me senti na obrigação de fazer um contraponto a quase tudo que foi dito aqui.
Quero dizer que sempre votei no PT, tirei meu título, aos 16 anos, pra votar no Lula com toda a esperança de um país mais igualitário e justo.
A questão que gostaria de levantar é justamente sobre esse conceito de justiça.
Pois bem, acho que posso me classificar como a famosa classe média: Moradora da zona sul do Rio, estudei em escola particular, cursinho de inglês, aulinha de jazz blabla.
Me formei engenheira, casei com um marido tb engenheiro e ambos trabalhamos muito com jornadas de 10 a 12 horas por dia.
Temos dois filhos e é exatamente nesse ponto que está meu questionamento: Não consigo proporcionar aos meus filhos a mesma qualidade de vida que meus pais proporcionaram a mim, apesar de trabalhar muito mais do que eles trabalhavam.
Entendo que a necessidade de melhorar a distribuição de renda acabe achatando a classe média e refletindo na nossa qualidade de vida. Sempre levantei essa bandeira e continuei levantando enquanto pude mas simplesmente não tenho mais forças pra mante- la erguida.
Lola, a escola dos meus filhos custa R$2000 para cada, entenda bem, não estou falando na escola top top não. É uma escola razoável, bem mediana mesmo. Aluguel de um apartamento 2 quartos num prediozinho xinfrim R$3500, não gasto menos que R$2500 por mês no supermercado, qualquer jantarzinho na rua ultrapassa os R$100,00 e por aí vai.
Imagino o discurso inflamado de muitos dos seus leitores: Burguesinha,filhinha de papai, classista, egoísta e blabla. Com tanta gente passando fome e ela falando de supérfluos.
Entendo, juro que entendo. Mas se coloquem no meu lugar. Sério, alguém aqui acha justo que após 5 anos de graduação, pós e mestrado eu não consiga dar uma criação confortável e segura aos meus filhos?
Entendo que a melhora da qualidade de vida deva se aplicar a todos e não apenas aos que mais precisam. Ou será que a política Robin Hood virou nosso sistema de governo e eu nem fiquei sabendo?
Acredito, de verdade, que seja exatamente esse o sentimento dos novos anti pt. Essa massa eleitoreira que classifica o voto no Aécio como "menos pior".
O cara é um machista, babaca, desrespeitoso, desequilibrado e com carisma pífio mas promete segurar a onda da classe média.
Pq a verdade, por mais que vcs adorem falar da classe alta, pra eles não faz muita diferença quem está no poder: PT ou PSDB todos comem nas mãos deles de uma forma ou de outra. Quem realmente sobe e desce como gangorra nesse jogo político é a classe média.
E é com coração partido, com o estômago embrulhado que votarei no Aécio e ponto final.

Camila

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 212   Recentes› Mais recentes»