domingo, 19 de outubro de 2014

GUEST POST: DEMOCRACIA SE APRENDE FAZENDO

Relato da Viviane:

Para começar, voto Dilma desde o começo. Em 2010, votei nela, apesar de votar nulo anteriormente. Votei Dilma porque na época eu trabalhava no programa do Minc dos Pontos de Cultura, que foi uma das coisas mais maravilhosas que já vi no que diz respeito às políticas públicas, e não queria que acabasse. 
O programa foi idealizado pela equipe do ex-ministro Gilberto Gil que injetava, além de dinheiro, suporte aos espaços culturais por todo o Brasil para a formação de uma grande rede de trocas. Resumindo, o programa trouxe (e ainda traz) educação (eu acredito que cultura, educação e arte andam sempre juntas), diversidade cultural, sentimento de comunidade e conscientização dos agentes culturais do país. Eu não trabalho mais nos pontos, mas moro no Sul da Ilha de Santa Catarina, que tem o seu único espaço cultural por causa deste projeto. Ainda me beneficio!
Não gosto de fazer campanha para ninguém, até porque não acho o governo Dilma perfeito. Mas o que é perfeito? Não gostei quando ela pediu aos brasileiros para que consumissem mais, não gostei da usina em Belo Monte, não gostei quando ela falou na campanha contra as disciplinas de Sociologia e Filosofia do Ensino Médio. 
Mas gosto muito menos de morar num país onde os candidatos são filhos de famílias abastadas, donos de suas “Versailles individuais”, playboyzinhos prontos para fazer acordos internacionais com os bens públicos para encher seus bolsos de dinheiro. Me desculpem os eleitores do PSDB, mas não acredito que entregando o país nas grandes privatizações teremos melhorias reais no sistema estatal.
Acredito que o país só vai se livrar dessas tralhas (as reais) quando fizer uma reforma política. 
Esta que, apesar dos esforços de muitos movimentos sociais, foi demandada no plebiscito da Constituinte deste ano, e está mais próxima no governo Dilma do que no suposto governo Aécio. Por que digo isto? Do lado de Aécio está a grande mídia (Globo, Folha de SP, Veja, pesquisas eleitorais etc), que nunca divulgou ou conscientizou sobre o plebiscito da Constituinte, que nunca informou o que é participação comunitária e que continua criminalizando os movimentos sociais que lutam pela democracia. Afff!
Votei na Dilma no primeiro turno e votarei no segundo porque o PT (apesar das bobajadas que dizem por aí) mudou a política do país. A maioria desses candidatos à presidência que passaram pelo primeiro turno começou sua carreira política no PT, menos o filhinho de papai Aécio “Never”. Ou seja, o poder que o PT ganhou foi distribuído e não centralizado.
Acreditei e continuo acreditando que o país tem que se liberar cada vez mais das mãos de poucos e tem que mostrar para o mundo como é possível fazer uma política democrática de verdade e não no modelo grego ou iluminista: “para poucos, para patrícios”. Como educadora acredito que aprende-se fazendo. E a democracia também deve ser aprendida assim.

93 comentários:

Anônimo disse...

Agora eu sei lola, pq vc mantem esse blog... Vc é uma gorda feia do cabelo armado que é sempre aquela amiga que da conselhos pras outras, mas vivendo um deserto sexual. rs!

lola aronovich disse...

Ahn... O q é cabelo armado? E quem vive deserto sexual são vcs, mascus. O termo, aliás, foi inventado POR VCS pra descrever a "realidade" do homem beta. Vcs que inventam estatísticas de que 20% dos homens pegam 80% das mulheres, e vcs afirmam que não estão entre esses 20%. Aliás, a revolta de vcs é que "gordas feias do cabelo armado" façam sexo, enquanto vcs...
Vai lá votar no playboy que certamente não representa vcs, vai!

Anônimo disse...

Esses mascus tstsc. Pior q tem mulheres super carentes e inseguras que votam no Aécio só porque acham ele um coroa "bonito" e vivem atras da aprovação dos mascus e sempre levando patada deles. Tem umas eleitoras do Aécio que ate querem votar nele só para copiar os modelitos da primeira dama e fofocar se a roupa é cafona ou fashion na revista caras. Pior que elas não tem a menor vergonha de admitir isso.

Anônimo disse...

Este é um argumento de quem vai votar no Aécio, eles não tem, querem simplesmente reduzir mulheres, negros e gays a nada

Anônimo disse...

Os mascus acham que o SuperAlpha Aécio Neves vai acabar com o deserto sexual deles? kkkkkkkkkkk Sabe de nada inocente!

Anônimo disse...

As mulheres não conseguem sexo fácil, ate as que eles consideram feias, que só basta abrir as pernas? Mudaram de ideia? O q tem contra a cabelo armado? So pode ter cabelo liso? O resto deve ser escravo de alisamento e chapinha? Que preconceituoso, fútil e boçal.

Anônimo disse...

Baleia ridicula
Minha vida é ruim, mas nao deve ser mais que a sua...
Mtos gatos, rivotril e camisolas de bichinho pra vc.

Anônimo disse...

Então o Aécio virou agora um exemplo de macho Alfa para os mascus e pensam que votando no grande Alfa Aécio vão virar ricos e poderosos para se tornarem tao alfas quanto o Alfa Aécio e finalmente saírem do terrível deserto sexual. Esses mascus seria cômico se não fosse trágico.

Experiência Diluída disse...

Lola, engraçado que ontem tive uma discussão no whatsapp da família e fui chamada de "ila no pais das maravilhas" por conta da minha defesa em relação ao PT. Eu argumentava que nunca no Brasil tinha existido um governo que tenha investido tanto em educação, cultura, mas as pessoas só enxergam quem faz grandes obras e arrocha o salário. Outro dia, vi uma frase no facebook, era uma frase bíblica e diga-se de passagem que sou atéia, mas concordei tanto com a mensagem, onde Jesus falava "se queres ser perfeito vende teus bens e me segue". Acredito que se ele estive vivo hoje e pregasse do mesmo modo ia ser chamado de PTrelha, cubano, comunista. A maioria das pessoas é cristã, mas não entende a filosofia de Cristo que pregava igualdade e amor. Cheguei a comentar no grupo que não entendia como tanta gente odiava ver os pobres comendo, tendo acesso a informação, mas não consegui convencer ninguém, todos argumentavam que não podiam mais comprar, viviam apertados e no entanto só vejo no Face as fotos de viagens, casamentos de luxo, roupas de marca e por aí vai.. se essa vida é que a ruim eu não sei. Me parece que o endividamento vem da falta de educação financeira e não culpa do governo como eles alegavam. Enfim, esse é o pensamento de alguns, triste, achei que estava na Idade Média.

Raquel Link - BLOG ESCREVO POR COMIDA disse...

Adoro que o pessoal adora ofender a lola, chamar de solteirona( não que tivesse algo errado), quando ela é casada. devem achar que ela inventa o marido e as fotos com ele é um estranho que você pega né lola? pra pagar de marido? ehee

Raquel Link - BLOG ESCREVO POR COMIDA disse...

Só uma coisa que escrevi de comentar, essa questão da Aécio ganhar o que me dá muito medo é voltar as privatizações.

Eles devem tá se cocando pra vender a Petrobras. escrevam isso se ele ganhar. #medo

lola aronovich disse...

Agora preciso saber o que são 1) cabelo armado, e 2) camisolas de bichinhos. Rivotril ou Ritrovil eu já ouvi falar. Mascus gostam muito de dizer que feministas são mulheres deprês com gatos, e aí eles citam essa medicação aí. Eles parecem não entender que mesmo que eu fosse uma mulher sem homem e com muitos gatos, estaria mil vezes melhor que mascus, e que mulheres que têm qualquer tipo de relacionamento com mascus. A maior piada que eu vejo dos mascus é como eles se veem como um prêmio. Eles falam em "premiar a mulher com relacionamento". Serião, caras, vcs não são prêmio nem pra mãe de vcs.


O roteiro do pessoal que me xinga é sempre o mesmo. Idêntico.
- Sua baleia jubarte horrorosa com cabelo lixo boba chata feia mal amada puta feminazi, vc tem uma vida terrível e só é feminazi porque não pega ninguém.
- Cara descobre que sou casada: claro que não é casada! É sapata! Nunca que um homem chegaria perto de vc! Mente mais!
- Cara continua lutando com o fato de que sou casada: É fake! É photoshop! Esse homem não existe!
- Cara mais ou menos se convence que sou casada:
Esse é um São Jorge! É um herói por enfrentar um dragão como vc! (ou) É um fracassado! É gay! Não tem bolas!

Mais ou menos por aí... Por que estamos falando disso num post sobre eleições? Ah é, porque muitos dos eleitores do Aécio são tão machistas quanto o candidato deles!

Rodrigo disse...

A melhor propaganda contra Aécio, são os próprios eleitores do Aécio. A rejeição do filhinho de papai já é maior que a da presidenta.

Sobre o ser anencéfalo ali, ainda não entendo porque tanta gente tenta estragar a vida alheia, ao invés de tentar consertar a sua, seria melhor pra eles mesmos...

Vivix disse...

quem não tem argumento, desce o nível.. Se cabelo armado quer dizer cheio de volume, é coisa mais linda de se ver! não liga para esta besteira lola! vc é demais!

Guilherme disse...

Experiência Diluída

Cristo disse que se alguém quisesse ser perfeito,que abandonasse os seus bens e o seguisse.Cristo não disse que todos precisam ser perfeitos.As pessoas são desiguais.E Cristo não mandou tirar o dinheiro dos ricos para dar aos pobres como querem os marxistas.

"Não terás compaixão do pobre em juízo" (Ex. XXIII 3) "Não te desviarás do julgamento do pobre" (Ex. XXIII, 6). "Não atendas à pessoa do pobre, nem tenhas respeito à casa do poderoso. Julga teu próximo com justiça" (Ex. XIX, 15). "O rico e o pobre se encontraram. Deus criou a ambos" (Prov. XXII, 2).

Anônimo disse...

Os mascus abandonaram o Eike Batista, agora para os mascus Aécio é o ídolo da vez.

Anônimo disse...

Ja tem gente querendo usar religião para justificar que tem gente que nasceu rico e pra pra ser rico e outras para serem pobres e morrerem pobres, então cade a meritocracia dos ricos? Pior que esses tipos que vem com essa conversa nem se quer são ricos, apenas sonham em ser um dia. E quando questionados falam que o pt esta incentivando a luta de classes e colocando pobre contra rico. E ainda criticam apoio do governo para as pessoas estudarem e terem um complemento de renda que inclusive serve justamente para que os pobres melhorem a vida financeira e a classe social.

Guilherme disse...

Experiência Diluída

”Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres (…) e segue-me” (Mt. XIX, 21).

Portanto, Jesus não mandou dar tudo aos pobres. Aconselhou fazer isso apenas aos que desejavam ser perfeitos. Daí, a Igreja sempre ter distinguido os religiosos, que fazem voto de pobreza, do povo comum que não é obrigado a fazer esse voto.

O direito de propriedade é um direito natural, como o é também o direito de casar-se. Mas, aqueles que pretendem alcançar uma perfeição mais alta, estes renunciam ao direto de propriedade e ao de casamento, para seguir a Cristo mais de perto.

Anônimo disse...


Sou professora de História, nunca fui adepta, da teoria da conspiração, entretanto estou muito preocupada com os caminhos que o BRASIL está tomando, fazendo uma análise, parece que estamos vivendo ás vésperas do golpe de 1964, uma intolerância, a direita espalhando que o Brasil viraria Cuba e nós com medo apoiamos os militares e entregamos o nosso país aos fundos internacionais. agora eu acho pior, vamos entregar o nosso Brasil, ao coronel mineiro que está sendo apoiado por grupos religiosos radicais e uma elite mesquinha que não aceita que a escravidão acabou e que nosso país não vai adotar um sistema de castas

Anônimo disse...

Eu sou feminista e voto em Aecio porque já estou cansada dessa enrolação do pt durante quase duas décadas. Acho o Aécio muito mais liberal do que muitos esquerdistas machistas. O pt se juntou com sarney, maluf, collor entao por que o Aécio nao pode apenas ter o apoio dos evangélicos? Foi Dilma que encheu o congresso de felicianos.

Anônimo disse...

Triste notícia que recebi no canal sancto irc. Lembra de um frater chamado Sílvio Sancto? Um que não tinha perfil no orkut, só participava do blog do sk e deixava mensagens aqui. Quase não participava, sempre irônico com humor de uma inteligência acima do normal. Apois, para a sua alegria e nossa tristeza ele foi preso.

Um dos remanescentes da antiga trupe conheceu o off dele, partilharam experiencias e tristezas. Ontem no irq ele compartilhou. O nosso frater Sílvio Sancto era o Tiago Rocha, vai passar o resto da vida na cadeia, igual o Eric. A tristeza dele era tão profunda que sequer participava do orkut, ele dizia que era transtorno de ansiedade social. Vendo o que ele fez eu tenho certeza que ele também é um borderline como todos nós.

Anônimo disse...

Quem encheu o congresso de Felicianos, foi o voto dos evangélicos radicais, não a Dilma

Guilherme disse...

Anonimo das 17:01

Eu não disse que quem nasceu pobre deve morrer pobre,disse que o direito de propriedade não deve ser violado,por ser um direito natural.

Se alguém nasceu rico foi porque o pai trabalhou para isso,se o pai não trabalhou,o avô trabalhou,se o avô não trabalhou,o bisavô trabalhou e assim vai.Anonimo ,veja bem que eu me refiro apenas aqueles que enriqueceram honestamente.

A propriedade nada mais é do que o salário acumulado.



Anônimo disse...

O que mais acho ruim no Aécio é justamente esse apoio de tantos homofóbicos fanáticos religiosos, machistas psicopatas, racistas enrustidos ansiosos para extravasar e dessa classe-media furiosa por não ter mais empregadas-escravas.

lola aronovich disse...

Nem sei quem são Eric ou Tiago ou mesmo Silvio Sancto. Nunca ouvi falar. Mas deixo o comentário para se os Anonymous quiserem explicar alguma coisa.
TODOS os mascus sanctos têm problemas anti-sociais sérios, isso é claro. E a maior parte dos mascus guerreiros de um real também. Pra virar mascu tem que ser muito ruim da cabeça mesmo.

lola aronovich disse...

Ah sim, e estão todos com Aécio. TODOS torcendo por Aécio.
Sei não, mas quando vc vota no mesmo candidato dos mascus, tá na hora de reavaliar suas escolhas...

Zrs disse...

Bonito ver esses depoimentos por aqui Lola. Dilma 13!

Anônimo disse...

Eu não disse que quem nasceu pobre deve morrer pobre,disse que o direito de propriedade não deve ser violado,por ser um direito natural.

Se alguém nasceu rico foi porque o pai trabalhou para isso,se o pai não trabalhou,o avô trabalhou,se o avô não trabalhou,o bisavô trabalhou e assim vai.Anonimo ,veja bem que eu me refiro apenas aqueles que enriqueceram honestamente.

A propriedade nada mais é do que o salário acumulado.

Tem rico que conseguiu ser rico de maneira honesta e tem rido que so ficou rico de maneira desonesta, assim como tem pobre honesto e pobre desonesto. Assim como te pobre trabalhador e que não é vagabundo tbm e que o fato de nunca ter ficado rico não significa que nunca trabalhe e ou se esforce. As pessoas seja ricas ou pobres são diversas desde que a humanidade existe e existe ricos e pobres de todo tipo.

Sai desse mundinho limitado e dualista de julgar todas pessoas do mundo desde o inicio da humanidade pela classe social.

Ana disse...

Lola, mascu venerando a mulher do drogadinho... dizendo que as feministas tem inveja dela... eles ficam endeusando biotipo de mulheres que eles nunca vão ter acesso!

Experiência Diluída disse...

Anônimo, citei Cristo pois entendo que o maior problema hoje da classe média que vota em Aecio é por não concordar com a distribuição de renda; e vi isso ontem enquanto discutia com algumas pessoas, eles reclamavam porque não se acha mais empregada, porque hoje elas estão valorizadas, os pedreiros estão cobrando caro, ou seja as classes que sempre foram menosprezadas, estão sendo valorizadas. Isso incomoda, e Cristo pelo que eu sei não pregava a desigualdade, eu tenho plena convicção que se ele estivesse vivo hoje e na Terra, ele seria crucificado da mesma forma, pois muitas pessoas ainda tem pensamento retrógrado, individual e egoísta.
Quando perguntei se eles gostavam de ajudar as pessoas, disseram que sim, mas perguntei então por que não percebem que estão ajudando com o bolsa família e sentem-se felizes por isso? A resposta foi " isso não é doação é trabalhar pra sustentar vagabundo, eu quero ter os meus luxos, quero viajar um dia pra Europa, quero ter roupa cara, conforto e tudo mais". As pessoas que disseram isso, tem tudo isso, mais querem mais e mais, podem um dia ganhar um milhão por mês e ainda vão se sentir infeliz e pobres.

Sandra disse...

Eu acho uma falta de respeito chamar o candidato Aécio de masculinista só porque ele é bonito. Se fosse assim o falecido Eduardo Campos seria um psicopata assassino cereal killer porque ele era um gato, muito lindo.

Quem está combatendo da violência contra a mulher aqui em Jaboatão dos Guararapes é a Ana Selma dos Santos do PSDB que esses dias levou uma comitiva de mulheres do município para os Estados Unidos e participaram do Programa de Liderança para Visitantes Internacionais.

O nosso prefeito Elias Gomes, do PSDB, tem um programa muito bom contra a violência doméstica, marca registrada do nosso estado. Aqui estava tão feio que até amante esfaqueava a esposa para ficar com o homem. Hoje com o trabalho do PSDB isso reduziu muito. Qualquer pessoa, um vizinho, filho, conhecido, pode denunciar e vai uma equipe multidisciplinar até o local dos fatos para evitar um desfecho letal. Eu não tenho notícia de outro lugar do país que faça ação preventiva desse nível.

Rodrigo disse...

Concluímos, com os comentários do Guilherme, que nascer em berço de ouro não viola a ideia de meritocracia. O cidadão não faz absolutamente nada, mas venceu na vida por méritos próprios. "Tá Serto"

Raven Deschain disse...

Cabelo armado: Cheio, com volume, lindo de viver. Camisola de bichinho: Melhor ainda, tenho uma de urso igual a da Lain. Rivotril: Ora, é necessário pra alguns tratamentos, que inclusive, homens tb fazem.

Acho que vou assinar essa mascu news. Pagando, pelo menos vai me interessar.

Anônimo disse...

Gatos, livros, camisolas fofinhas e um ap. <3
Não sei isso pode ser ruim.

Anônimo disse...

Pros mascus o pior pesadelo das feministas é acabar sem marido, sozinha em um ap, criando gatos e vestida com camisolas de vovô? HEUAHEUHAUAHAUAAU Se esse for o destino mais terrível que nos aguarda do que casar com um machista escroto, nossa... Fico mil vezes com os gatos e minhas plantinhas para cuidar. <3<3<3

Raquel Link - BLOG ESCREVO POR COMIDA disse...

http://instagram.com/p/uV0IgCi8Zq/?modal=true

do instagram da lala rudge super famosa na internet do luxo e fazendo uma super campanha pelo Aécio ( ela e a família toda pai diretor do itau).. me poe que vai votar no Aécio pq quer algo tipo ' kennedy" aqui no brasil pode????

me diz lola se isso é motivo pra se votar em alguem:?

Anônimo disse...

"As mulheres não conseguem sexo fácil, ate as que eles consideram feias, que só basta abrir as pernas? Mudaram de ideia?"

Não sabia que as feministas já tiveram essa ideia algum dia, e não os mascuscuz.

Anônimo disse...

Borderline agora virou desculpa pra ser mascu? Se são todos borderlines porque não procuram acompanhamento psicólogico/psiquiátrico?

Acham que ficar de mimimi em fórums vai fazer vocês melhorarem? Se fosse assim era só criar fórums pra pessoas com depressão, bipolaridade, esquizofrenia, etc que elas faziam uma cura coletiva online e nem precisava de ajuda profissional...

Anônimo disse...

O q a Lola escreve: "Ah sim, e estão todos (os mascus) com Aécio. TODOS torcendo por Aécio"

O q as pessoas lêem: "Eu acho uma falta de respeito chamar o candidato Aécio de masculinista só porque ele é bonito"

Ok então.

Anônimo disse...

Aécio não é masculinista porque é bonito. Na verdade, nem bonito ele é (de acordo com os padrões etc etc). Quem associa beleza com mascus? Eles passam loooooonge dessa fila, mas idealizam mulheres como ninguém. Afinal, é só malhar muito e ficar rico até os 30 que ta tudo resolvido. aimds

Anônimo disse...

O primeiro comentário foi hilário! Então as pessoas que mantem blogs feministas vivem em um deserto sexual? Não se pode trepar e manter um blog? hahahahahaha Tá "'serto"

Anônimo disse...

E quem disse que todo mundo acha o Aécio bonito? E quem disse que para ser mascu precisa ser bonito? Cada uma. Os mascus idolatram homens que as vezes não tem nada a ver com a situação física e financeira deles. Mais, são os próprios mascus que estão idolatrando o Aécio ultimamente como macho Alfa da vez. Vai convencer os mascus de que eles não devem idolatrar o Aécio porque o PSDB esta cheio de feministas.

Anônimo disse...

As mulheres não conseguem sexo fácil, ate as que eles consideram feias, que só basta abrir as pernas? Mudaram de ideia?"

Não sabia que as feministas já tiveram essa ideia algum dia, e não os mascuscuz.

Sim, sempre foi dito pelos mascus, mas ao mesmo tempo eles falaram aqui que as feministas andam com carência sexual porque são feias.

Anônimo disse...

Essa é ótima. Agora, o Aecio é ruim porque alguns loucos votam nele? Conheço muita gente idiota que vota na Dilma, mas não julgo a candidata por eles. É incrível certos discursos atuais. Não, você não pode votar nesse homem, que nasceu em uma família política e foi governador. Ele vai vender o Brasil, ele é louco, ele odeia os pobres! Meu Deus! O debate político já foi melhor e maior.

Anônimo disse...

Ter o cabelo armado não é um problema, ao contrário, cabelos volumosos são lindos. Mas o objetivo de ter chamado a Lola de cabelo armado não foi o de fazer um elogio. E depois tenta rebater, só tenta mesmo.
Esses mascus são completos imbecis, sério. Que dó.

Anônimo disse...

http://instagram.com/p/uV0IgCi8Zq/?modal=true

do instagram da lala rudge super famosa na internet do luxo e fazendo uma super campanha pelo Aécio ( ela e a família toda pai diretor do itau).. me poe que vai votar no Aécio pq quer algo tipo ' kennedy" aqui no brasil pode????

me diz lola se isso é motivo pra se votar em alguem:?

Ate hoje as dasluzetes culpam o PT pela decadência da daslu e muitas delas sonham que o PSDB vai trazer a daslu de volta, a eterna Disney tupiniquim delas. Elas estão depositando todas as fichas no Kennedy tupiniquim.

Anônimo disse...

Eu não acho nem o Aécio e nem o falecido Eduardo Campos bonito. Sera que sou abrigada a achar eles bonitos agora?

Anônimo disse...

Desde quando os mascus são bonitos? ehuaeehuehee

Anônimo disse...

Muitas mulheres acham o Aécio bonito sim e que mania as feministas tem com padrões disso ou daquilo, eu por exemplo sou xingada constantemente por varias mulheres só por não achar o Aécio bonito. Sera que são os padrões para homens das feministas que são muito rigorosos ou elas não conhecem mais mulheres que acham o Aecio bonito? E mesmo que ele estivesse fora dos padrões de uma maioria isso impede que alguém discorde e ache bonito? As feministas só concordam com padrões da maioria? Que coisa mais boba e fútil!

Anônimo disse...

Aécio é bonito? desde qnd

nadiaschenker disse...

Dilma 13!!! Eu, rocker e feminista, não voto em candidato machista!

Anônimo disse...

Ai, Lola. Estou com medo. O Aécio foi muito melhor no debate.

Anônimo disse...

O que os mascus mais fazem é reclamar que "mulher só gosta de homem bonito, destacado, poderoso, cafa e rico", os machos alfas. O Aécio é rico, de oligarquia conservadora poderosa, considerado bonito para algumas e numa idade que os mascus consideram perfeita para exibir mulheres mais jovens, loiras e boazudas. Apesar do Aécio ser machista ele não é um "mascu", ele é o "alfa" que os mascus sonham ser um dia.

lola aronovich disse...

Aécio não foi melhor no debate não, anon das 23:22. Achei que a Dilma foi muito bem. Não vi o debate no SBT (ainda bem, porque falaram que foi péssimo, só baixaria, o pior), mas vi o primeiro do 2o turno, na Band, e achei que hoje ela foi tão bem como no da Band, senão melhor. Ela realmente não é uma boa oradora, nem tem carisma, mas saiu-se melhor que o Aécio. Aquele sorrisinho cínico dele não lhe cai bem. Fora que ele não responde as perguntas e fica com aquilo de "pare de olhar no retrovisor", enquanto fala do Plano Real e dos genéricos.
Será -- está sendo -- uma eleição difícil, sem dúvida. Mas acho que Dilma ganha. Por pouco, mas ganha.

Rodrigo disse...

O debate foi equilibrado, de novo, com alguns momentos de botar o outro no chinelo de ambos os lados. Dilma se saiu bem melhor no primeiro debate, que acaba sendo o mais importante. E as propagandas negativas estão colando no filhinhode papai.

Continuarei nas ruas a semana toda, firme na campanha, mas sinceramente? Já levamos essa.

lola aronovich disse...

Não levamos não, Rodrigo! Esta será uma semana difícil, e DECISIVA! A disputa vai ser voto a voto. Acho que a Dilma leva, mas a vantagem será pequena, cerca de 2 milhões de votos. Tipo 51% a 49% dos votos válidos mesmo. Não tem nada definido ainda. A gente precisa aumentar a diferença no Nordeste e ganhar no Rio e em Minas. Tomara que tudo dê certo!

Anônimo disse...

Sou feminista e não feminazi, por isso dispenso o partidarismo ditador petista e estou achando cada vez mais o Aécio uma opção bem melhor que a Dilma.
Eu não acho o Aécio machista, acho mais liberal e moderno que o defasado Lula.

Anônimo disse...

O psdb anda espalhando no facebook que vai apoiar a adoção de crianças por casais homossexuais. Depois disso vi uns grupos glbts apoiando o Aécio apesar do apoio do pastor Everaldo e Levy Fidelix. Soube ate de mulheres a fovor da legalizacao do aborto que querem votar no Aécio. O psdb não esta de brincadeira. Acho cada vez mais improvável pt ganhar essa eleição. A falta de carisma da Dilma piora as coisas se comparando com o novo "galã" de novela. Vai ser uma semana extremamente tensa, pesada e decisiva para Dilma.

Anônimo disse...

Olha que legal em Salvador/BA http://bocaonews.com.br/noticias/principal/politica/98126,mulheres-fazem-caminhada-pro-dilma-na-barra.html

Caminhada da União Brasileira de Mulheres (UBM) levou às ruas da Barra, em Salvador, centenas de militantes pró-Dilma. A deputada federal Alice Portugal e a vereadora Aladilce Souza estiveram presentes ao ato. A UBM se posicionou em favor de Dilma Roussef e se pôs contra Aécio Neves, que, segundo a entidade, ameaça extinguir a Secretaria Especial de Politicas para as Mulheres, caso seja eleito.

Pelo menos na Bahia e em Minas o pt ganhou o governo do estado e no Rio Grande do Norte tem muitos eleitores também.

Anônimo disse...

Anonimo 23:50
Quer dizer que, na sua opinião, as feministas que aqui defendem Dilma 13 são "feminazis"?
É feminista e não acha Aecio machista? Neoliberal Aecio é mesmo.

Anônimo disse...

Lola,m o que você acha de um centro de estudo masculinos e de saúde masculina nas faculdades, como tem pras mulheres nas faculdade americanas?
Estão proibindo na Austrália centros de estudos masculinos, mesmo existindo vários centros femininos.
Isso me faz sentir desvalorizado como homem, é por essas e outras que eu ainda não aderi ao feminismo. Sinto que é uma revanche, algo que não me beneficia em nada, e me trata como humano de segunda classe.
abraço

Anônimo disse...

E mais um pergunta,. pq vc foi contra a conferencia de direitos dos homens que teve ?
Foi só pra tratar sobre saúde masculina, já que o governo lá não trata.
Tem muitas feministas misandricas no facebook, humilhando até mesmo os homens que querem ajudar. inclusive gays.
Acho que tem que ter conferencia masculina, afinal tbm temos que ter direitos. O feminismo só se concentra na mulher, mas acha um absurdo outro movimento se concentrar no homem, estou caindo na real que o feminismo me enrolou a vida inteira por ser eu ser feminista ou como me chamam "misógino em desconstrução"

Anônimo disse...

Tem eleitores do Bolsonaro fazendo campanha para uma presidência dele em 2018 e falando que o Aécio seria apenas uma transição.

Anônimo disse...

Gente, vocês acham que ela ainda ganha? Estava viajando a trabalho, cheguei hoje ao Recife, onde moro e só o que vejo são campanhas pró Aécio... Ele veio aqui nesse segundo turno, almoçou com a viúva de Campos e disse que gora vai levar adiante o que Eduardo queria e tal. Falou isso aqui, fodeu. Já tem voto. Eu queria muito, mas acho que dessa vez ela não leva não. :[

donadio disse...

"Cristo não mandou tirar o dinheiro dos ricos para dar aos pobres como querem os marxistas."

É, você tem razão. Cristo não era marxista. Qual a novidade?

"Não terás compaixão do pobre em juízo" (Ex. XXIII 3)

"Não te desviarás do julgamento do pobre" (Ex. XXIII, 6)

"Não atendas à pessoa do pobre, nem tenhas respeito à casa do poderoso. Julga teu próximo com justiça" (Ex. XIX, 15)

"O rico e o pobre se encontraram. Deus criou a ambos" (Prov. XXII, 2)

Tudo isso aí é Velho Testamento.

E nada disso autoriza o ódio insensato aos pobres, ao estilo Armínio Fraga/PSDB.

Cristo não era marxista, o Velho Testamento não é cristão... e nem Cristo nem o Velho Testamento eram tucanos, partidários do "pobre só serve pra empregada doméstica, se não pode mais então tem tudo que morrer".

donadio disse...

"Os mascus abandonaram o Eike Batista, agora para os mascus Aécio é o ídolo da vez."

Mascu adora macho alfa.

Anônimo disse...

Se Dilma ganhar vou até soltar fogos pq essa vai ser difícil.

Anônimo disse...

Lola

Vários desses textos sobre o porque de votar na Dilma e não votar no Aécio é só o seu medo encubado de que ele ganhe as eleições? Porque a única coisa que ele fará para o Brasil será aumentar o emprego, chamar capital privado para cá e tudo mais. Se o PT continuar ficará pior do que já está.

Raven Deschain disse...

Eduardo Campos gato, muito lindo. Huashuahs com aqueles olhos de pistoleiro? Huashua ai meldels. Morro tudo e não vejo nada...


Experiência, sobre Jesus recomendo esse aqui, que concordo plenamente.


http://www.alinevalek.com.br/blog/2013/07/se-jesus-existisse-hoje/

Raven Deschain disse...

Lola, eu vi o debate no sbt e realmente, foi baixo. Leviana, desequilibrada, mentirosa. Foi feio hein?

Mas eu realmente não entendo como as pessoas não percebem que o Aécio não responde porra nenhuma. Ele enrola, enrola, dá umas voltas, assobia o hino do time com farofa, mas não responde a merda da pergunta.

"Candidato, o que o senhor acha da Lei Seca?"

"Candidata, a senhora é uma desequilibrada mentirosa! Eu já pedi desculpas. Poderia ter acontecido algo mais grave, mas não ocorreu, blah blah blah ad infinitum..."

Tá, mas o que vc acha da porra da lei seca, caralho?

Não teria a menor paciência pra ser presidenciável. A pessoa ia me responder assim, eu ia mandar ela pentear macaco.

Anônimo disse...

Eu acho que esse comentário aí "não sabia que feministas pensavam assim" é de analfabeto funcional. Não entendeu que o "mudaram de ideia" se refere aos mascus? Eles que vivem pregando "mundo misandrico, mulher consegue sexo fácil, basta abrir as pernas, e nós homens aqui sofrendo pra ter sexo :'( "

Bjos da prof da alfabetização

Anônimo disse...

Quem começa um comentário com "sou feminista, não sou feminazi" só pode ser troll. Feministas não usam esse termo, ao invés de "feminazi" teriam escrito alienada ou algo do tipo. Não sabe fingir, não vem perder tempo.

Anônimo disse...

Deixa esses lgbts e pró-escolha se iludirem mesmo, tem gente que gosta de ser otário porque gosta. Na pior das hipóteses, quando o Aécio ganhar e não fizer poha nenhuma por eles pelo menos os votos em 2018 vão todos pra Luciana Genro. E se o Aécio perder, melhor ainda.

Anônimo disse...

Sem entrar no mérito dos outros itens, esse Plebiscito Constituinte é uma completa abominação jurídica, algo completamente sem fundamento legal,sem pé nem cabeça mesmo, que a Dilma sacou pra tentar apaziguar os ânimos, mas que duvido muito q ela mesma acredite que tenha alguma chance de ir pra frente.

Anônimo disse...

"É, você tem razão. Cristo não era marxista. Qual a novidade?"

Não era marxista, mas se for olhar o livro de Atos, as primeiras comunidades cristas eram praticamente comunas, no sentido de que todos os bens eram compartilhados entre todos. Tem até uma passagem onde o Apostolo Paulo mata um malandrinho que queria entregar só metade dos seus bens (claro que no texto biblico isso está "enfeitado", dizendo que foi um castigo de deus ou algo assim).

Kaka disse...

eu espero que a dilma vença essa eleição, ela não é perfeita... mas ruim com ela, pior sem ela. achei muito importante todos os avanços sociais que o governo dela trouxe e seria um grande retrocesso eleger aécio e, pra falar a verdade, nunca vi uma pessoa aqui do suburbio dizer que vai votar em aécio, só vejo pessoa de classe média fudida e iludida achando que vai enriquecer em um governo elitista do psdb

Nelia disse...

Lola, primeiro quero te parabenizar por sua coerência. Vc sempre se posicionou como feminista e de esquerda. Não entendo quem vem aqui com mimimi quando você posta de acordo com sua convicções. Lê quem quer e comente educadamente, mesmo se discordar. Mas te criticar por seu posicionamento é de uma arrogância e infantilidade política enormes.
E os que comentam o aspecto físico, então? Nulidades intelectuais, pessoas extremamente infelizes. Para essas tenho um recado que minha sobrinha põe no seu FB: "Tem vida? Então vai cuidar dela e deixa que da minha cuido eu".
Sabe Lola, eu sou gorda de cabelo armado e tenho uma vida sexual ótima. Sabe porquê? Eu me gosto e me valorizo. Meu parceiro me ama, me deseja e nos damos muito bem em todos os sentidos. Eu preciso emagrecer por motivos médicos e está sendo difícil porque gosto de comer bem e não tenho pressão de ninguém por motivos estéticos. Meu parceiro até disse para eu não emagrecer demais, hehe.
Quanto às motivações dos eleitores de Aécio, são tão razas que fica difícil analisar. Votam na "boa aparência" assim como fizeram várias moçoilas com o Collor, depois tomamos todos na cachuleta com esses "por fora bela viola, por dentro pão bolorento". Outros votam nele simplesmente porque são anti-PT, mesmo não sabendo responder de forma clara porque odeiam os petistas. E é claro que tem eleitores dele que são conscientes de seus motivos, são as pessoas da elite econômica que estão defendendo seus privilégios de classe e não estão nem aí para o povão, ficam muito incomodados com a inclusão social que um governo de esquerda promove. Tentar acabar com trabalho infantil, trabalho escravo, semi-escravo e abusivo é desafiar de frente as oligarquias que sempre estiveram no poder desde a época das sesmarias. O povo brasileiro precisa estudar história, muito mesmo.

Pedro Mundim disse...

Se Cristo fosse marxista, quando permaneceu 40 noites em jejum no deserto a fim de ser tentado por satanás, ele teria aceito sua proposta de transformar as pedras em pães. Com o bom propósito de distribuir aos famintos do mundo, é claro, mas pegaria um pouquinho também para si, que ninguém é de ferro... Quando satanás ofereceu-lhe o poder sobre todos os reinos da Terra caso ele o adorasse prostrado, Cristo teria aceito, obviamente com o bom propósito de usar esse poder para beneficiar os pobres, né?

Quando o apóstolo Judas Iscariotes reclamou que, ao invés de lavar os pés de Jesus com aquele perfume caríssimo, melhor faria se fosse vendido e o dinheiro distribuído entre os pobres, Jesus deu aquela resposta lapidar: "Pobres, sempre os terei convosco; a mim, nem sempre o tereis". Por aí se vê que Judas Iscariotes, ao pregar que as necessidades materiasi vem antes das necessidades espirituais, foi o verdadeiro fundados da Teologia da Libertação e de todo esse arrazoado que afirma o caráter marxista da religião.

Pedro Mundim disse...

O pessoal está vendo essa eleição com um enfoque de novela das oito: de um lado os personagens bons, do outro lado os malvados. Aécio é mau porque é rico e vai governar para os ricos; Dilma é boa porque é pobre (?) e vai governar para os pobres e tals.

Mas se prestar atenção, o que tem havido nos últimos 20 anos não é o choque entre duas propostas diametralmente opostas, mas uma espécie de brincadeira de gangorra entre o PT e o PSDB: quando um sobe, o outro desce, e vice versa. É claro que ficar por baixo é chato, mas como toda criança sabe, não dá para brincar de gangorra só com um.

Como o cenário atual não é favorável, quem quer que vença essa eleição vai se queimar, pois terá que tomar medidas de austeridade. O PSDB desempenhou esse papel entre 1994 e 2002, Lula fez o seu bonitão entre 2002 e 2010, e Dilma apenas capitalizou a herança recebida de Lula, note que o governo dela não fez quase nada. Agora, se Aécio vencer, ele vai ser o novo FHC e arrumar a casa para o retorno triunfal de Lula em 2018. Se Dilma vencer, a coisa pode ficar feia. Até agora o PT tem governado com certa facilidade, com o povo podendo comprar geladeira em 15 vezes, mas com a economia em queda e o povo batendo panela na rua, aí só na paulada, como na Venezuela. Penso que é nesse ponto que vai entrar a proposta do "plebiscito constituinte" para implantar uma ditadura por detrás do biombo dos movimentos populares.

Kittsu disse...

Acho tão óbvio que o thiago assassino é um mascu. Eu só estou esperando para a polícia vasculhar o computador dele para revelar a rede de contatos. Vaqmos acabar descobrindo que em outros estados também existem assassinos e pretensos assassinos em ação.

Experiência Diluída disse...

Olha pessoal, muitos acham que o PT não faz nada porque não veem a realidade, estão no conforto de casa, perto de grandes centros, assistindo televisão, no celular ou na internet, comendo bem, se alimentando bem. Eu sou baiana e vocês não conhecem os piores lugares do Brasil, onde o povo um dia passou fome, não tinha água nem luz, vivia no sol quente, com trapos, como indigentes. Hoje o governo deu poço pra todo mundo, o pobre tem bolsa familia, se alimenta, tem acesso a educação, saúde (não é a melhor do mundo, mas hoje já chega pelo menos lá), a realidade é outra pra quem vive na miséria. Lula e Dilma governaram sim para muitos pobres, claro que favoreceram ricos também, mas em troca disso, muita gente que vivia na miseria foi ajudada. E isso pra mim não tem preço.

Kelven Rocha disse...

Um homem de verdade não é esquerdista. É um direitista convicto. Nos EUA se todas as eleições fossem só contar com os votos das mulheres, TODOS os presidentes seriam Democratas (esquerda) e se fosse homens, seriam Republicanos (direita). No Brasil é o mesmo, as mulheres votam na esquerda e nas mulheres pois mulher é socialista esquerdista por natureza e quer benesses estatais e mais programas públicos para poderem ter filhos catarrentos com alfas e botar na conta do estado (sustentado por betas via impostos) pra cuidar. Homem de verdade é conservador de direita, vota em homem, vota por liberdade individual, vota por menos impostos, porte de arma, menos estado e burocracia.

Pobretão - pobreta blog

Nelia disse...

NÃO VOTO EM HOMEM QUE BATE EM MULHER!
Leiam a Carta aberta de Maria das Neves ao candidato Aécio Neves:
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/maria-das-neves.html

Anônimo disse...

Anônimo das 18:37, olha o que eu achei:

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2013/12/10/interna_politica,478748/psdb-nao-tem-projeto-de-pais-critica-prefeito-elias-gomes.shtml

Anônimo disse...

Quem começa um comentário com "sou feminista, não sou feminazi" só pode ser troll. Feministas não usam esse termo, ao invés de "feminazi" teriam escrito alienada ou algo do tipo. Não sabe fingir, não vem perder tempo.

Deve ter sido um mascu troll querendo se passar por feminista para tentar ganhar votos para o Aécio.

Anônimo disse...

anônimo das 05:25
Aécio vai aumentar as vagas de emprego? Nasceste depois da era FHC? ARmínio Fraga já disse que precisamos de mais DESEMPREGO para atrair capitais estrangeiros. Empresa gosta é de subemprego mesmo. É isso que queremos?

Em compensação, olha o que o governo Lula-Dilma fez:

http://www.brasil247.com/pt/247/economia/150832/IBGE-aponta-quadro-de-pleno-emprego-no-Brasil.htm

Anônimo disse...

Concordo com o que alguém aí disse, se Aécio vencer esse ano, Lula voltará como o salvador da pátria em 2018.

Anônimo disse...

Eu não entendo como o Eduardo Jorge, logo ele, foi apoiar logo este agroboy coronel feudal do Aécio. Ate hoje eu não me conformo.

Anônimo disse...

Esse kelven rocha depois de destilar tanto preconceito, futilidade, violência e misoginia ainda vem falar que preza a liberdade individual? O que um tipo desses menos respeita é a liberdade e a singularidade.

donadio disse...

"Porque a única coisa que ele fará para o Brasil será aumentar o emprego"

Não é o que o cara que ele quer como Ministro da Fazenda diz:

Não é uma proposta razoável do ponto de vista macroeconômico ficar esperando a oferta reagir em vez de fazer um ajuste na demanda. É preciso ajustar a demanda ao longo do caminho, sob pena de a inflação ficar alta e a economia se reindexar. - Armínio Fraga

Ou seja, em bom português, é preciso reduzir a demanda, ou seja, os salários, para evitar o crescimento da inflação.

Enfim, da mesma fonte,

não sei bem o que vai sobrar

Pra quem gosta de ver o circo pegar fogo, recomendo.

Anônimo disse...

Anônimo Anônimo disse...
"É, você tem razão. Cristo não era marxista. Qual a novidade?"

Não era marxista, mas se for olhar o livro de Atos, as primeiras comunidades cristas eram praticamente comunas, no sentido de que todos os bens eram compartilhados entre todos. Tem até uma passagem onde o Apostolo Paulo mata um malandrinho que queria entregar só metade dos seus bens (claro que no texto biblico isso está "enfeitado", dizendo que foi um castigo de deus ou algo assim).

20 de outubro de 2014 09:33

__________________________________

Se tem algum maladrinho(a) aqui é você que distorce o texto bíblico e se bobear ainda é ateu(direito seu) mas mesmo assim cita um texto biblico de forma totalmente distorcida. É comunista e se orgulha disso? ótimo você é livre para distribuir seus bens, mas talvez não tenha muitos para partilhar mas quer o dos outros que trabalham duro para conseguirem. Comunismo com o dinheiro e posse dos outros é bom né?

A história

Livro de Atos – Capítulo 5

1 Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade,
2 mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos.
3 Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?
4 Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5 Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes.
6 Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram.
7 Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera.
8 Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto.
9 Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão.
10 No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a, sepultaram-na junto do marido.

http://biblia.com.br/joaoferreiraalmeidarevistaatualizada/atos/atos-capitulo-5/


A causa da morte deles não foi ter retido parte do dinheiro mas sim de terem mentido, Pedro diz (no versiculo 4) que o dinheiro era deles não estavam obrigados a nada poderiam dar nada, dar a metade, dar tudo eram livres para fazerem o que quisessem afinal o dinheiro era deles, ninguém matava ninguém porque não queria entregar os seus bens.

Os cristões dividiam entre eles assim como os comunistas poderiam fazer entre eles, são livres para fazerem ninguém impede ou proíbe, mas dúvido que façam entre eles própios e se fizessem algum dia vão fazer igual a esses que morreram, mentir sobre suas posses.

Eu posso ser "comunista" com minha família e amigos agora sustentar outros dos quais muitos não trabalham não; e muito menos sustentar um sistema comunista estilo Fidel onde os governantes se esbaldam no capitalismo as custas do povo que vivem no comunismo com restrições de produtos, alimentos sem liberdades e presos nesse sistema injusto onde os governantes vivem uma vida de luxo e o povo em igualdade de miséria, pobreza, privações e restrições e sem liberdade alguma de sair disso a não ser fugir pois sair é proibido.
Mas concordo plenamente com uma reforma tributária justa onde quem ganha mais que pague mais simples, agora desrespeito a propriedade privada obrigar ou tomar posse dos outros Não, isso não é visão política ou social é crime.

Augusto

Anônimo disse...

"Eu não entendo como o Eduardo Jorge, logo ele, foi apoiar logo este agroboy coronel feudal do Aécio. Ate hoje eu não me conformo."

Realmente, é decepcionante. Mas não surpreendente, visto q o PV se associa com todo tipo de partido de direita, aqui no RS, o PV se coligou com o PSC, em uma coligação chamada "união verde cristã", daí já dava pra ver o quanto a preocupação dos direitos humanos era só do eduardo e não do partido. Também não se dizia "nem de esquerda nem de direita" o que todos nós sabemos o que significa. Nem era contra o capitalismo, agora me diz como se faz um país sustentável capitalista? isso não existe, o máximo que se alcança são algumas mudanças verdes, para ser sustentável de verdade, apenas com reformulação do sistema

Anônimo disse...

2015 é o ano do ajuste, o ano em que a manjuba vai entrar fundo. Nada melhor que, nessa época sombria que nos aguarda, tenhamos à testa da nação os ineptos irresponsáveis que nos trouxeram até aqui.

Dilma na cabeça!