sábado, 18 de outubro de 2014

CARTA A MINHA FAMÍLIA E AMIGOS PRÓXIMOS SOBRE MEU POSICIONAMENTO POLÍTICO

Quem me enviou este texto foi Pedro Arantes, diretor do maravilhoso documentário O Riso dos Outros, do qual tive a honra de participar. A carta foi escrita pelo seu sócio, o produtor de cinema Angelo Ravazi.

Meus queridos, devo estar massivamente presente na timeline de vocês. E como não estamos nos vendo muito ultimamente, decidi escrever essa carta.
Ainda que minha memória seja fraca, lembro da minha infância em São Paulo marcada por visitas nas casas dos meus amigos, passeios no shopping e tristes episódios de violência. Lembro da infância alegre em Bauru, com bailinhos na garagem e vôlei na rua. Lembro dos ônibus lotados que pegava sozinho aos 10 anos de idade voltando das aulas de xadrez que a prefeitura oferecia. E lembro também da minha estranheza quando mudamos para o ensolarado e tranquilo condomínio de Vinhedo.
Nasci em 82, ano das Diretas Já. Minha infância segue paralela à evolução da democracia e dos movimentos da classe trabalhadora do ABC lideradas por Lula, aquele sapo barbudo com um dedo a menos, com uma fala estranha, que parecia uma ameaça a minha vida tranquila, e aos empregos dos meus pais. As eleições de 90 são bem nítidas na minha memória. Como não gostar daquele cara que parecia um ator de Hollywood debatendo com o sapo barbudo?
Pois é, o tempo passou, o Lula virou presidente (e o mundo não acabou), saí da minha cidadezinha tranquila para voltar à violenta São Paulo, que havia me deixado traumas na infância.
E esse retorno foi um renascimento para mim. Não apenas por encontrar um caminho pelas artes, mas sobretudo por conseguir negar uma cultura do medo e uma cultura do umbigo. A gente se acostuma com a nossa rotina, com o que acontece a nossa volta e acaba achando que o mundo é isso. Achando mesmo, sem perceber o quinhão de cegueira que existe nesse sentimento.
Na minha infância era comum fazer piada de preto. Todo mundo ria.
Hoje, além de não ter graça nenhuma, você ainda pode ser preso.
As bichas eram uma aberração total da natureza! Só podia ser problema hormonal!
Ainda que as piadas homofóbicas estejam presentes na minha vida, sinto uma considerável redução, e sinto que vai continuar reduzindo até um dia acabar.
Essas mudanças não aconteceram espontaneamente; elas são resultado de movimentos, de lutas de minorias por direitos. E muitos direitos ainda precisam ser conquistados. Trata-se de uma luta incansável contra velhos preconceitos consagrados há 500 anos nessas terras. E são preconceitos como esses que pessoas como Marco Feliciano, Levy Fidelix, Pastor Everaldo e Silas Malafaia tentam perpetuar. Figuras que se sentem representadas na candidatura de Aécio Neves.
Como estar do lado desses caras?
Acontece que há outra "minoria" presente por aqui. Uma que fui conhecer melhor nesse retorno: os pobres. E se for "coincidentemente" preto, pior ainda. Conheci mães dessas "minorias" que tiveram seus filhos assassinados brutalmente justamente por serem pobres e pretos e estarem andando de noite no seu bairro, que coincidentemente fica bem longe do lugar onde trabalhavam. Não preciso dizer quem matou esse filhos, né? 
Você consegue imaginar, minha mãe, o que é isso? Você deve ter sofrido aquela noite em que aquele bandido apertava uma arma na minha cabeça bem na sua frente, não? [Quando criança, Angelo sofreu um assalto em sua casa e foi feito refém, daí a decisão dos pais de se mudar para o interior de SP]. Imagina se tivessem me matado voltando da faculdade? Porque é isso que a polícia militar do Estado de SP, governada há mais de 20 anos pelo PSDB, faz com os pretos e pobres da periferia. Que fique bem claro, ouvi isso das mães deles, não da Carta Capital.
Conheci também líderes de movimentos de moradia por aqui, que me contaram como são tratados pela mesma polícia (defendendo a propriedade de algum milionário falido), despejados na rua com toda truculência, não importando se estão com mulheres ou crianças. E esses movimentos, que normalmente não assumem partidos nas eleições, dessa vez irão votar no PT, pois têm medo de que forma irão apanhar se a truculência da polícia estadual tiver a conivência e o incentivo federal.
Como não estar do lado deles?
E pelo meu trabalho tive a felicidade de poder viajar um pouco pelo Brasil e conhecer muita gente que também faz filmes por aí e que também conhece esses "vagabundos" que preferem o peixe ao invés de aprender a pescar. E sabe o que aconteceu na última década? A vida deles melhorou. Não vamos dizer que tá boa, bacana assim como a nossa, né? Mas que melhorou, melhorou. Teve gente que começou a trabalhar, começou a estudar em universidades que não existiam antes, em cursos técnicos que não existiam, que começou a ganhar dinheiro, comprou até casa. Essa galera tem até TV a cabo! E de vez em quando consegue fazer o cruzeiro do Rei, vocês acreditam?!
A nossa democracia começou há mais de 20 anos, mas faz só uma década que a vida deles melhorou. Por que será? Os programas implantados pelo PT deram tão certo que agora a oposição (que naturalmente sempre se opôs a esses programas) decidiu brigar pela paternidade deles. Vocês não acham estranho isso?
E o nosso sistema carcerário? Recentemente vi um documentário em Brasilia, chamado Sem Pena. Recomendo a todos. 
Lá ele mostra as condições dos nossos presídios, superlotados, em que 40% ainda nem foram julgados, presos que não recebem seus direitos mínimos, onde 80% são aviõezinhos do tráfico ou apenas pretos e pobres mesmo. Há um depoimento chocante de um ex-PM contando que deixava os traficantes soltos para cobrar propina e prendia pobres aleatórios para cumprir a cota, para fazer número, número que o Alckmin utiliza para falar de segurança pública do Estado. Nesse filme fica evidente como as pessoas se transformam em perigo para a sociedade na prisão e não fora dela. Reduzir a maioridade penal ainda que para crimes graves é um absurdo social sem precedentes. Essa ideia de separar as maçãs podres para vivermos em paz, empurrar a sujeira (pobreza) para debaixo do tapete, definitivamente não é o tipo de sociedade que quero ajudar a construir.
E o Bolsa Família, vai falar o quê? Assistencialismo para vagabundos? Acho que a gente nem devia discutir esse assunto porque ninguém que tá lendo essa carta faz a menor noção do que seja viver na miséria. Nem eu. Mas certamente criticar um programa de transferência de renda para famílias que ganham menos de 150 reais por mês, e que condiciona essa transferência com a ida e frequência dos filhos na escola, certamente isso ninguém vai fazer, né? Nem o PSDB, é claro. Se bem que fazia há algum tempo... Transferência de renda, filhos na escola.
Novamente faço a pergunta. Como não ficar do lado deles?
Desde a quinta série escuto que o grande problema do Brasil é a desigualdade social. Como não ficar do lado de quem trabalha pela inclusão social como prioridade?
Porque enquanto a gente fica discutindo se a inflação de 12% que o Armínio Fraga deixou, mas com maior taxa de crescimento, é melhor ou pior que os 6.5% que tem agora só que com baixo crescimento, ou se o mensalão petista desviou mais ou menos que o trensalão de SP, que o mensalão mineiro, ou qualquer merda do tipo, enquanto isso eles estão melhorando suas vidas. Tem muito muito muito o que melhorar, mas estão. Isso importa, não importa?
E o que essa gestão custou pra gente? Nós que temos condições de não depender do ensino público, da saúde pública, do transporte público, que conseguimos pagar de boa os pedágios a cada 30 km da Bandeirantes, a viagem pra qualquer lugar do mundo que quisermos uma vez por ano -- o que o projeto de governo iniciado por aquele sapo barbudo custou pra gente? Como profissional do audiovisual tenho o dever de dizer que inclusive a minha vida melhorou muito nos últimos anos. Sinto que melhorou a de vocês também, mas aí já é com vocês.
E ainda tenho que aguentar Lobão, Coronel Telhada e cia dizerem que estão com medo de uma ditadura, que vão fugir pra Miami? Sério?! Puta papo mentiroso, elitista, escroto do caralho! Ei galera, até o Chico apoia a Dilma? Vocês se lembram do Chico? Alguém consegue ser contra o Chico? Lobão ou Chico?
E no outro lado, temos um playboy de berço político falando de meritocracia enquanto o nepotismo reina em sua vida desde que nasceu, que tava pegando ondas no Rio enquanto a outra era torturada na ditadura, que faz sorrisinho cínico quando é perguntado sobre violência contra mulher, que censura a imprensa de seu estado, que dá as mãos aos mais retrógrados para falar de mudança. Eu também quero mudanças, mas não essas!
Eu sei que os editores da Folha e da Veja capricham nas fotos e nas matérias, mas vocês realmente acreditam que esse cara vai de fato "mudar o Brasil, aprimorar os programas sociais e fazer o país crescer com eficiência?" Que tudo não passa de uma questão de administração?! Bom gerente, mau gerente, gerente pouco corrupto, gerente muto corrupto, bla bla bla! A boa gerência que acaba com a água de SP é a que queremos para o governo federal?
Angelo Ravazi em ação
Bom, meus queridos familiares e amigos, com essa carta espero ter justificado minhas convicções políticas, e espero que tenha feito ao menos vocês refletirem um pouco sobre o momento em que estamos vivendo.
Podem mas não precisam me responder. Podem mas não precisam compartilhar esse texto.

76 comentários:

Camila Ignacio disse...

Quem criou a pobreza, quem criou a miséria, quem criou o racismo, quem criou a luta de classes e quem esta dividindo o país é o pt! Chega da ditadura comunista do pt, chega desses comunistas infiltrados disfarçados de médicos e que voltem pra cuba, aproveite e vá dilma, lula e toda a petralhada junta. Pare de inventar que o Aécio bateu na mulher, quem bate em mulher é comunista como aquele netinho do negritude e parem acusar o Aécio de usar drogas, logo vindo de vcs que são a favor da maconha. Hipócritas.

Anônimo disse...

"Ditadura comunista". Oi??

Rodrigo disse...

Camila querida, quem criou o machismo foram as feministas também? Esses preconceitos todos, então, não existem, sei.
Cara, é um pé no saco ficar vendo esses comentários ignorantes, que vomitam senso comum em qualquer canto da rede.

Anônimo disse...

Um bom tema para o globo repórter: Tucanos, por que tanto ódio? Por que tanta agressão? Como sera que eles dormem a noite depois de terem atacado as minorias, o bolsa familia e os mais medicos? Sera que tem a consciência tranquila?

Anônimo disse...

"Quem criou a pobreza, quem criou a miséria, quem criou o racismo, quem criou a luta de classes e quem esta dividindo o país é o pt! "
MDS, volta pro esgoto de onde tu veio.

Erres Errantes disse...

Caramba, Lola, seu blog está cheio de trolls! Não está na hora de moderar esses comentários? Sei que os trolls vão dizer que é censura, mas é melhor moderar do que ver esses bitolados e mal-intencionados maculando o seu blog, né?
Sobre o post, o Diretas-Já explodiu em 84, não? Sei que o processo histórico é complexo e vai além das datas, mas achei curioso só esse detalhe, pq o autor do post disse que nasceu em 82, ano das Diretas-Já, mas enfim, é só um pequeno detalhe cronológico.
E sobre ser contra Chico Buarque... Olha não é porque ele foi bonitão e tem olhos verdes, como muita gente acha que esse é o motivo pra não se discordar de Chico... Mas o motivo principal, a meu ver, é que ele vem sendo coerente com o que ele sempre foi desde os longínquos anos 60. Isso é raro. Ele vem se mantendo à esquerda há décadas, e não tem como discordar dele por isso, e nada mais. Estou colocando a não-discordância de Chico pelo posicionamento que ele adota até hoje, e não como um dogma. Afinal, devemos nos questionar sempre!
No mais, estou de acordo com o texto, muto bom e bem escrito!

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkk ri demais com o primeiro comentário da Camila. O PT criou a pobreza e a miséria? Engraçado que faz alguns anos o Brasil precisava da Pastoral da Criança e as mães tinham que cozinhar pregos dentro do feijão pra suprir o ferro das crianças desnutridas. E sim, estamos vivendo no comunismo, eu e meu marido podemos ganhar 4 concursos de site no 99 designs e livremente comprar um computador da apple de 16.000 reais.

Anônimo disse...

gente, cadê a ditadura comunista pra tirar esse comentário? não é possível: até em ditadura o pt é incompetente!!! =P

cara, essa pessoa só pode ser aquela jovem figura do vídeo da folha que fica gritando que tem "ódio do pt! ódio!" hahahahahahahahahahaha...

http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/2014/10/1533710-petistas-e-tucanos-levam-agressividade-de-debate-as-ruas-de-sp-veja-video.shtml

Anônimo disse...

O PT criou o racismo???? Vc deve ter sempre tirado nota 10 nas aulas de historia neh?

Thelma disse...

Camila, o mais triste da existência é a ignorância. Seu texto mostra como vc é manipulada, repete o texto dos outros e não consegue pensar por si. A carta aqui mostrada é uma oportunidade para refletir, mas vc prefere se manter na ignorância e agredir por agredir, mostrando que sua cabecinha não é maior que a cabecinha de um alfinete. Ninguém quer que vc mude o seu voto, mas certifique-se em fontes que realmente confie sobre a violência de Aécio contra a mulher e sobre seus hábitos pessoais.....e tente sair das trevas! Faça esforços para ter mais luz, educação e um tiquinho de inteligência. Vc merece Aécio para presidente!!!!

Patty Kirsche disse...

Olha, esse povo que vai votar no Aécio é gente que tem medo de comunismo mesmo. Depois que eu vi o vídeo da Folha, não tenho dúvida. Gente falando que o Brasil vai virar a Venezuela, que aqui não tem liberdade de expressão, que quer intervenção militar... Muito tosca essa gente, muito mesmo. Ou é burrice, ou é má-fé. Não tem outra possibilidade.

Anônimo disse...

essa camila,deve ser daquelas meninas que nunca leram um livro de historia na vida, so sabem o que a globo fal. então nao se discute com quem nao conhece o brasil.

Anônimo disse...

O pt que esta o tempo todo incitando o ódio nos brasileiros por desespero, sabem que a mamata acabou. O pt esta criando fakes de gente que odeia nordestino, tudo mentira só para criar guerra no Brasil.

Guilherme disse...

"Ei galera, até o Chico apoia a Dilma? Vocês se lembram do Chico? Alguém consegue ser contra o Chico?"

Ei galera,o Fidel Castro apoia o PT.Alguém consegue ser contra o Fidel?Ei galera,Nicolás Maduro, sucessor de Hugo Chávez que subiu ao cargo de presidente em cima dos cadáveres de mais de 40 venezuelanos opositores,apoia o PT.Alguém consegue ser contra o Nicolás Maduro?Ei galera, Muamar Kadafi, ex-ditador da Líbia e pouco militante da causa feminista, já que mantinha salões com haréns para serem estuprados, chamado por Lula de “meu amigo, meu irmão e Lula” apoiava o PT.Alguém consegue ser contra o Muamar Kadafi?

A lista é bem maior.

Maicon Vieira disse...

Camila Ignacio deve ser a garota do vídeo abaixo, a que aparece em 3 min e 40 s.

https://www.youtube.com/watch?v=zb9_4yRJsvY

Unknown disse...

Pessoas como a Camila Ignacio me dão tanta pena. Sério. Não consigo nem ter raiva, só compaixão. É muito triste ver uma pessoa tão manipulada. O PT, partido fundado em 1980, criou a pobreza, o racismo, as lutas de classe? Não existia nada disso antes dessa data? O Brasil está vivendo uma ditadura comunista? Sério? Você já olhou para o país que você vive? Que ditadura é essa que deixa pessoas como você vomitarem o que querem na internet? Por favor me explique. Tenho curiosidade em saber como funciona a mente de pessoas como você.
Menina, pega alguns livros de História do ensino fundamental para ler, faça esse favor a você mesma. Estude, pare de passar vergonha na internet. Você é uma pessoa muito ignorante, mas talvez, com um pouco de esforço consiga melhorar e um dia sentirá vergonha do que foi.
E uma curiosidade para você: sabe quem mais é a favor da legalização da maconha? O Fernando Henrique Cardoso. Sabe quem é?
Essa mesma Dilma que você tanto detesta, lutou, foi perseguida e torturada para que pessoas como você tivessem a liberdade de expressar suas opiniões. Use bem essa liberdade, não seja uma simples máquina de repetir senso comum. Pense, vai ser difícil, no começo vai doer, mas você é capaz.

Anônimo disse...

Jox

Sinceramente não sei em quem votar.
O Aécio fez muitas cagadas(aquele aeroporto instalado na propriedade de sua família não me passa pela goela) e nunca fui muito simpatizante da causa direitista.
Quanto ao BOATO de que agrediu uma mulher, isso é uma coisa que deveria se ver a veracidade desta notícia. Uma coisa é um artigo em um jornal sério(com um depoimento da vítima) e outra uma mera fofoca. NÃO SOU MACHISTA! Já me meti em brigas de valentão batendo em mulher e ainda fui recriminado por conhecidos por isso.
A Dilma fez algumas boas ações em seu governo mas deixou muito a desejar em certas questões como a CORRUPÇÃO, a inclusão de trabalho SEMI-ESCRAVO dos médicos cubanos(não vamos "tapar Sol com a peneira" estes profissionais vieram para cá e tem seus salários em maior parte mandados para Cuba!), a "amizade" com ditadores(logo ela que sofreu tanto com a ditadura!!) da África e de Cuba, sem falar nos MILHÕES enviados para estes países invés de serem investidos no Brasil, a "não" conclusão da transposição do Rio São Francisco, etc.
No meu não muito longo tempo de vida, NUNCA vi uma eleição onde vc não sabe qual é o MENOS ruim.

Ps: de um cara que não é nem da esquerda nem da direita. Ponto

Anônimo disse...

Excelente post de um economista que trabalhou no 1º Governo Lula
http://mansueto.wordpress.com/2014/10/18/ganhos-sociais-em-risco/

Anônimo disse...

Dilma não era nenhuma santa, ela assaltava bancos e era sequestradora também.

Anônimo disse...

Se um menor, de 17 anos, 364 dias, estuprar e matar uma mulher, as feministas acham justo ele ficar alguns meses apenas preso?

Anônimo disse...

Lily

Votarei na Dilma porque bem ou mal considero que o Brasil tem campos sociais que estão sendo estendidos mas, eu fico meio na dúvida quanto à questão de maioridade penal.
O rapaz que escreveu o artigo diz que é contra a redução da maioridade mesmo em crimes graves, mas, se um "menor" sequestra, estupra e mata, vocês acham que ele "não" vai repetir os mesmos crimes hediondos depois de soltarem ele por uns meros 2, 3, 5 meses internado em uma instituição pra menores infratores? Enfim, vocês não acham que, embora o sistema prisional brasileiro TEM que ser totalmente modificado para uma recuperação(de quem pode ser recuperado claro, ou vcs acham que o serial killer de Goiânia tem alguma chance de "recuperação"? Nos EUA pegaria prisão perpétua no mínimo!), um menor assassino que seja solto nas ruas não irá fazer novas vítimas porque SABE que não será punido?
Reflitam.

Anônimo disse...

Brasil 2014, 54 mil homicídios por ano, desto nem 0;4% e decorrente de confrontos com a policia, segundo dados do Min. Da justiça.
Policiais que são em grande maioria no Brasil, negros ou pardos, e não são provenientes das zelotes.
No mais, esperando sentado( pra não cansar) a Lola ou o autor do post, explicarem como pais que diz ter reduzido as desigualdades como nunca, nestes doze anos, temvuma explosão de violência urbana tao avassalador no mesmo período.

Carla disse...

É para rir ou para chorar? Por um acaso os pobres são tratados muito bem com o governo do PT?
Pobre continua sendo morto,acusado do que não fez,porque a polícia não tem o menor respeito e isso é no país inteiro.
O pobre ganha menos de 150 reais,daí vem a esmola do governo,de uns 70,100,200 reais(enquanto os políticos,só aumentam o próprio salário a cada ano)porra,a vida deles com certeza melhorou muito!
E só ganha se o filho estiver na escola e quando não consegue vaga?Já aconteceu com minha tia,não conseguiu vaga para o meu primo,não mandaram mais a esmola e ainda estavam querendo denunciar minha tia,sendo que a incompetência é do governo que não assegura vaga para todo mundo,bom demais.
E acho que só recebe até 17 anos,depois disso o pobre que se foda.
Sinceramente só li baboseira,quem é contra o bolsa esmola é porque acha que quem recebe é um bando de vagabundo? Não.
Sou contra porque simplesmente não resolveu nada,como é possível que não vejam isso?
Vão ficar dando o peixe eternamente?

Anônimo disse...

Tadinha dessas mocinhas do vídeo, elas querem ganhar biscoitinho dos mascus.

Eve_ke disse...

Muito bom o texto. E de fato, o documentário o riso dos outros é espetacular.
Mas, fico me perguntando se pobre é minoria mesmo. Não sei onde li, vi, ouvi, que a realidade é que a camada mais pobre é a mais populosa, mais que classe média.
Tenho me descoberto anarquista, ou seja, me sinto muitíssimo mais distante da ideologia tucana. E me sinto obrigada a reconhecer o enorme avanço nas políticas sociais no governo petista. Pros raivosos assinantes de veja, aconselho uma pesquisada sobre a Política Nacional de Assistência Social, a criação e atuação dos Conselhos de Assistência Social, e o enorme passa rumo a transparência e participação social. É bom para se livrar da opinião midiática que serviço social é incentivo a vagabundagem, pq a transferência de renda, quando necessária vai articulada com diversas ações.

Só que vocês sabem, né, tudo isso é pq os petistas estão reforçando a ditadura comunista, afinal eles comem crianças durante o jantar =P

Anônimo disse...

O primeiro comentário demonstra a mentalidade dos partidários do PSDB, sou professora de História e analisando estamos vivendo um momento crucial na politica brasileira, a direita está mais agressiva falando, criaram um clima de ódio absurdo, estão querendo colocar um coronel mineiro, ignorante e machista, que está sendo ajudado por forças conservadoras, estamos a beira do retrocesso.

Raquel Link - BLOG ESCREVO POR COMIDA disse...

olha é muito difícil acreditar que o Aécio vai mudar alguma coisa. ele se vangloria tanto de ter feito minas melhor que a suécia e ele perdeu a eleição lá pra dilma PORQUE SERÁ?

algo tem, se ele foi tão bom como ele fala, não teria perdido.pra mim ele é pior que do parecer com o fhc, ele parece com o collor, metido a ator da globo, esposa nova. muito hollywood ou caras pro meu gosto.nada bom

Anônimo disse...

Quem criou TODAS AS MAZELAS do Brasil foi o PT, por isso que antes dele surgir o Brasil era uma Noruega.
Gente, não acredito que tem gente com tanto problema de miolos que consegue escrever uma coisa dessa.
Amiga vc fala isso em público? Nem os psdbistas mais doentes que eu conheço (são MUITOS) são capazes de uma afirmação do tipo "o pt inventou a miséria" e o resto do absurdo que vc falou.

nadiaschenker disse...

Aécio é machista e eu jamais votarei em um machista, especialmente depois de conhecer teu blog, Lola!😘

Anônimo disse...

Dilma é maravilhosa mesmo,acabei de ver uma notícia no yahoo em que ela finalmente assume que ouve "desvio"(nunca é roubo) de verbas na petrobras.
Conveniente,agora que as coisas estão ruins pro lado dela,quer pagar de heroína,honesta e ainda disse que vai recuperar toda a grana,sei...
Talvez ela não esteja envolvida na corrupção mas fecha os olhos para as robalheiras do partido dela.
Muito confiável e não falo isso porque gostar do Aécio,só não entendo como podem defender tanto essa cambada do PT.
Estamos fudidos mesmo,é um candidato pior que o outro.

Anônimo disse...

Lola, vc sabe detalhes sobre a ameaça feita por um professor de medicina da UFC a alunos que declararam apoio à Dilma?

Anônimo disse...

Ha mais de dois anos a extrema direita se organiza mais nas redes, blogs, forums e o pt ignorou. Achou que fosse uma marolinha. Pois a cada dia recrutaram mais alienados, doentes e revoltados com os direitos das mulheres, dos negros, dos gays, dos humildes, etc. Teve o autor da "cura gay" do psdb, temos o Bolsonaro, Malafaia, Feliciano, Fidelix, Everaldo, Marina. Pessoas com liberdade pra dizer todas as asneiras do mundo reclamando que vivem numa tal ditadura porque querem vomitar asneiras sem limites e responsabilidades. Por ironia ate adolescentes pedindo histericamente a volta da ditadura militar porque o avo disse que era bom e o pai disse que na época de FHC era tbm. A turma da extrema direita xinga bolsistas e cotistas de vagabundos, mulheres de vadias, falam numa fantasiosa ditadura comunista/"gay". Usam o cristianismo para incitar mais ódio, discriminação e exclusão. Sentem ódio que nem sabem porque. Nesse tempo aparece o Aécio como galã de novela da globo e salvador da corrupção. Pegou votos dos conservadores e daqueles que sentem ódio ao pt. Esses nem votam no Aécio por confiar nele, se pelo menos fosse assim menos mal, mas votam nele por ódio ao pt, a Dilma. Se alguém questiona se acham o Aécio honesto, não sabem responder. Ele aproveita. Essas pessoas se alimentam por esse ódio que nem sabe porque sentem. O voto do Aécio virou voto do ódio. Incitam o odio e depois falam que a culpa é do p. Nao vejo o Aecio como FHC, quem dera fosse, acho pior, mais preconceituoso, ignorante e grosseiro. Queria que fosse apenas preconceito. Durante as manifestações do ano passado o pt perdeu totalmente o controle. O tal gigante estava enfurecido e o pt dormia. Bom, agora esta feito. Só falta 1 semana para as eleições. E agora? Acho preocupante. Nao o Aécio em si, mas os seus eleitores cheios de ódio, preconceitos e com fome de uma ditadura de verdade.

Anônimo disse...

Ha mais de dois anos a extrema direita se organiza mais nas redes, blogs, forums e o pt ignorou. Achou que fosse uma marolinha. Pois a cada dia recrutaram mais alienados, doentes e revoltados com os direitos das mulheres, dos negros, dos gays, dos humildes, etc. Teve o autor da "cura gay" do psdb, temos o Bolsonaro, Malafaia, Feliciano, Fidelix, Everaldo, Marina. Pessoas com liberdade pra dizer todas as asneiras do mundo reclamando que vivem numa tal ditadura porque querem vomitar asneiras sem limites e responsabilidades. Por ironia ate adolescentes pedindo histericamente a volta da ditadura militar porque o avo disse que era bom e o pai disse que na época de FHC era tbm. A turma da extrema direita xinga bolsistas e cotistas de vagabundos, mulheres de vadias, falam numa fantasiosa ditadura comunista/"gay". Usam o cristianismo para incitar mais ódio, discriminação e exclusão. Sentem ódio que nem sabem porque. Nesse tempo aparece o Aécio como galã de novela da globo e salvador da corrupção. Pegou votos dos conservadores e daqueles que sentem ódio ao pt. Esses nem votam no Aécio por confiar nele, se pelo menos fosse assim menos mal, mas votam nele por ódio ao pt, a Dilma. Se alguém questiona se acham o Aécio honesto, não sabem responder. Ele aproveita. Essas pessoas se alimentam por esse ódio que nem sabe porque sentem. O voto do Aécio virou voto do ódio. Incitam o odio e depois falam que a culpa é do pt. Nao vejo o Aecio como FHC, quem dera fosse, acho pior, mais preconceituoso, ignorante e grosseiro. Queria que fosse apenas preconceito. Durante as manifestações do ano passado o pt perdeu totalmente o controle. O tal gigante estava enfurecido e o pt dormia. Bom, agora esta feito. Só falta 1 semana para as eleições. E agora? Acho preocupante. Nao o Aécio em si, mas seus eleitores cheios de ódio, preconceitos e com fome de uma ditadura de verdade.

Anônimo disse...

"Mas, fico me perguntando se pobre é minoria mesmo. Não sei onde li,"

Nesses contextos, quando se fala em minoria, refere-se a minoria social e não numérica, da mesma forma que negros são uma minoria social, mesmo não sendo numérica. Minoria social seria um grupo que tem um histórico de opressão, como porexemplo mulheres, que historicamente estiveram/estão sob a opressão do machismo

Ana disse...

Zeus, mas é inacreditável a dimensão da ignorância e do mau-caratismo! Essa Camila é uma cavalgadura, com o perdão dos cavalinhos que são animais inteligentes e de boa índole!

Ela pertence a mesma categoria dos que agrediram o cadeirante em São Paulo, dos que gritam baixarias pelas ruas, dos que mataram o militante petista em Curitiba.

Essa gente não tem graça, são bandidos travestidos de "homens de bem", são agressores, assassinos e eu tenho muito medo do que pode acontecer se eles tiverem o poder.
Zeus nos proteja da truculência e do ódio da tucanalha.

Anônimo disse...

Essa eleição está complicada. Sou de classe média, moro no interior de SP e em pleno calor miserável de quase 40 graus, estamos sem água graças ao nosso querido governador psdbista. Mesmo diante desse quadro, não posso ousar dizer aqui em casa ou entre amigos que pretendo votar na Dilma. Em SP, estado que se vangloria tanto de ser o mais desenvolvido do país, infelizmente a desinformação está grande.

Anônimo disse...

Não sei o que é mais imbecil, dizer que o PT criou o racismo(?) ou os mascus afirmando com toda convicção que o racismo não é culpa das pessoas e sim da genética. Sim, isso mesmo. Não existem pessoas racistas e sim genética racista, e é por isso que algumas pessoas que sofreram racismo da GENÉTICA ao nascer, fazem vitimismo(?) a fim de colher migalhas petistas. KKKKKKKKKKKKKKKKKK Ai Lilith venha cá

Jéssica D. disse...

É realmente desanimador escolher entre Dilma e Aécio. ):

Anônimo disse...

só do pastor Everaldo ter dado apoio ao Aécio já n voto nele
sem condições

Anônimo disse...

A gente pode avaliar o nível do candidato Aécio pelos seus eleitores. Eles se acham "mais informados" mas dão espetáculo de desinformação, ignorância e analfabetismo político.
A falta de argumento é a tônica, junto com a expressão do ódio e intolerância.
Qualquer "petralha" dá uma aula de argumentação perto deles.
Aliás, basta ver a turminha de "artistas e intelectuais" (sic) que apoiam o tucanalho.


O texto é ótimo, e é uma aulinha básica que devia ser lida a começar pela primeira comentarista. Talvez ela passasse menos vergonha depois. Mas talvez não. Tenho sérias dúvidas sobre a capacidade cognitiva da mesma. :)

Anônimo disse...

"Pare de inventar que o Aécio bateu na mulher, quem bate em mulher é comunista"

"Quem criou a pobreza, quem criou a miséria, quem criou o racismo, quem criou a luta de classes e quem esta dividindo o país é o pt!"


nossa
Gente,não é possível. Concordo com a Hanna Ribeiro, eu não consigo sentir raiva ou achar engraçado a linha de pensamento (se é que existe alguma) desse tipo de comentário.
Só... pena e compaixão.
Muito triste isso.

Anônimo disse...

Não acho.
Sei que o Aecio está longe, bem longe, de ser o presidente que eu quero pra esse país, mas votaria mil vezes nele se o adversário for a Dilma.
Aquela fotinha dos apoiadores de Aecio, eu votaria sem problemas em qualquer um (menos no pastor Everaldo que é meio lesado).

Anônimo disse...

Affff Lola, veja o machismo do ex-presidente Lula, ele disse que Aécio só chamou a Dilma de mentirosa, leviana, por que ela era mulher, que ele não teria coragem de falar assim com um homem, como se a mulher fosse inferior.

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/10/18/lula-queria-ver-ele-falar-assim-se-o-adversario-fosse-homem/

Anônimo disse...

Vou deixar isto mais interessante pra você Lola(Ou seja la que for) Você sabe o que é MAV? Inventada no 4º Congresso do PT, em 2011, a sigla significa Militância em Ambientes Virtuais. São núcleos de militantes treinados para operar na internet, em publicações e redes sociais, segundo orientações partidárias. A ordem é fabricar correntes volumosas de opinião articuladas em torno dos assuntos do momento. Um centro político define pautas, escolhe alvos e escreve uma coleção de frases básicas. Os militantes as difundem, com variações pequenas, multiplicando suas vozes pela produção em massa de pseudônimos. No fim do arco-íris, um Pensador Coletivo fala a mesma coisa em todos os lugares, fazendo-se passar por multidões de indivíduos anônimos. Você pode não saber o que é MAV, mas ele conversa com você todos os dias.

O Pensador Coletivo se preocupa imensamente com a crítica ao governo. Os sistemas políticos pluralistas estão sustentados pelo elogio da dissonância: a crítica é benéfica para o governo porque descortina problemas que não seriam enxergados num regime monolítico. O Pensador Coletivo não concorda com esse princípio democrático: seu imperativo é rebater a crítica imediatamente, evitando que o vírus da dúvida se espalhe pelo tecido social. Uma tática preferencial é acusar o crítico de estar a serviço de interesses de malévolos terceiros: um partido adversário, “a mídia”, “a burguesia”, os EUA ou tudo isso junto. É que, por sua própria natureza, o Pensador Coletivo não crê na hipótese de existência da opinião individual.

O Pensador Coletivo abomina argumentos específicos. Seu centro político não tem tempo para refletir sobre textos críticos e formular réplicas substanciais. Os militantes difusores não têm a sofisticação intelectual indispensável para refrasear sentenças complexas. Você está diante do Pensador Coletivo quando se depara com fórmulas genéricas exibidas como refutações de argumentos específicos. O uso dos termos “elitista”, “preconceituoso” e “privatizante”, assim como suas variantes, é um forte indício de que seu interlocutor não é um indivíduo, mas o Pensador Coletivo.

O Pensador Coletivo interpreta o debate público como uma guerra. “A guerra de guerrilha na internet é a informação e a contrainformação”, explica o deputado André Vargas, um chefe do MAV. No seu mundo ideal, os dissidentes seriam enxotados da praça pública. Como, no mundo real, eles circulam por aí, a alternativa é pregar-lhes o rótulo de “inimigos do povo”. Você provavelmente conversa com o Pensador Coletivo quando, no lugar de uma resposta argumentada, encontra qualificativos desairosos dirigidos contra o autor de uma crítica cujo conteúdo é ignorado. “Direitista”, “reacionário” e “racista” são as ofensas do manual, mas existem outras. Um expediente comum é adicionar ao impropério a acusação de que o crítico “dissemina o ódio”.

O Pensador Coletivo é uma máquina política regida pela lógica da eficiência, não pela ética do intercâmbio de ideias. Por isso, ele nunca se deixa intimidar pela exigência de consistência argumentativa. Suzana Singer seguiu a cartilha do Pensador Coletivo ao rotular o colunista Reinaldo Azevedo como um “rottweiler feroz” para, na sequência, solicitar candidamente um “bom nível de conversa”. Nesse passo, trocou a função de ombudsman da Folha pela de Censora de Opinião. Contudo, ela não pertence ao MAV. Os procedimentos do Pensador Coletivo estão disponíveis nas latas de lixo de nossa vida pública: mimetizá-los é, apenas, uma questão de gosto.

Existem similares ao MAV em outros partidos? O conceito do Pensador Coletivo ajusta-se melhor às correntes políticas que se acreditam possuidoras da chave da porta do Futuro. Mas, na era da internet, e na hora de uma campanha eleitoral, o invento será copiado. Pense nisso pelo lado bom: identificar robôs de opinião é um joguinho que tem a sua graça.”

Anônimo disse...

Essa é a minha primeira eleição e eu não lembro do Brasil antes do PT, mas quando perguntei a algumas pessoas mais velhas sobre como era a vida na época,ouvi relatos muito parecidos com o q foi vivido pelo autor. Não preciso sentir na pele pra saber que algo não foi bom. Vai de Dilma mesmo.

Anônimo disse...

Jox, vc é de direita.

99,99% daqueles que dizem "nem direita, nem esquerda" SÃO DE DIREITA. Além do mais, é nítido em sua fala a fixação por Cuba, corrupção, ditadura... elementos típicos dos direitistas.
FHC tb fez negócios com Cuba e ngm ficou aborrecido. PSDB é campeão em corrupção, ao contrário do que a mídia faz parecer. Aécio é machista sim. Seja na vida privada, seja na vida pública, basta observar a forma (discrepante) como ele se dirige aos colegas homens e mulheres.
Pelo seu discurso tb fica claro o tipo de mídia que te alimenta. Então, se realmente vc tem dúvidas, busque por uma pluralidade de fontes maior, só assim poderá se decidir e corrigir as inverdades em seu discurso.

Anônimo disse...

Lola, a equipe de campanha do Aécio ( por sinal, de pouco desenvolvimento cognitivo e criativo...Eles criaram um outro Dilma Bolada totalmente diferente-para não dizer difamatório da nossa PresidentA Dilma)-OLHA O DESESPERO!!- jogam sujo- Estão a invadir blogs e sites pró-Dilma e fazer campanhas difamatórias de sempre...Virou tão simplório a frase " É culpa do PT", ou, " O PT é corrupto"...Chega, não? Mudem o chavão. A tal da Camila e cia é mais uma desses ratinhos do comitê do Aécio.

E sabe o mais engraçado de tudo? O pessoal do Aécio trabalha por grana. Nós, militantes, ou simpatizantes, trabalhamos por uma ideologia, por um desejo de mudança que o Brasil continue a mudar sua cara. Porque enquanto os coxinhas vão de férias para Miami, ou NYC, ou algum país da Europa, e voltam deslumbrados, sem ao menos perceber os problemas SOCIAIS e urbanísticos do tal do "primeiro mundo", retornam com muitos xingos e menosprezos pelo nosso país. Nós até fazemos tais viagens, mas com muito senso crítico e com mais amor pelo Brasil! ( outro dia falei que o metrô de Paris é imundo, fedido, ao contrário dos nossos-sempre limpos-eu andei em 4 cidades do Brasil de metrô- e uma coxinha me disse que eu inventei, que ela não viu nada disto...deve ter tido cegueira repentina...não sei... e que se eu encontrei algo sujo, foi por culpa dos imigrantes -geralmente africanos e árabes- eles nem sabem diferenciar um persa de um árabe...E aqui no Brasil, a culpa de tudo é do pobre, assim, como a culpa dos USA e Europa terem problemas sociais, é culpa do latino, do árabe, do africano, do chinês...E a culpa, claaaaro, é do PT, um partido que...que ódiooooo da distribuição de renda...ÓDIOOOOO, ÓDIIIIOOOO DESTE POVO QUE TEM TRABALHADO PARA DESFAZER A MÁXIMA QUE SOU ESPECIAL ( COMO SEREI ESPECIAL SE TODOS PODEM FICAR IGUAIS A MIM??? COMO IREI ME DESTACAR? NÃO TENHO O COGNITIVO DESENVOLVIDO, NÃO TENHO UMA PERCEPÇÃO DE MUNDO MAIS AGUÇADA, NÃO CONSIGO TER PENSAMENTOS DENSOS...O QUE É MESMO DENSO??!! ELES QUEREM ME TIRAR TUDO QUE SOU...TUDO QUE POSSO FAZER PARA SER ESPECIAL, DIFERENTE...COMO IREI SOBREVIVER???!!?, JÁ CRIARAM UMA LEI QUE FODE MINHA VIDA- PORQUE A EX- ESCRAVA DAQUI DE CASA, AGORA, TEM UMA LEI TRABALHISTA, E ELE TEM FOLGA, HORÁRIO DE ALMOÇO, QUE TENHO ATÉ QUE PAGAR HORA EXTRA, DÉCIMO TERCEIRO, FÉRIAS...QUE ÓDIO DESTE POVO QUE, AGORA, POSSO IR PRESO POR BATER NA MINHA NAMORADA/ESPOSA...LEI MARIA DA PENHA QUE AQUELE DESGRAÇADO CRIOU...AGORA TENHO QUE CONTROLAR O MEU ÓDIO PELAS MULHERES POR CULPA DAQUELE FELADAMÃE....TENHO QUE ME CONTROLAR PARA TUDO QUE EXISTE AGORA...NEM POSSO MAIS FAZER UMA PIADA COM PRETOS...TUDO É BULLYING...E, AGORA, TENTAM IPOR QUE ACEITE O CASAMENTO DE BIXAS E SAPATAS...VEM COM UMA HISTORINHA DE ORIENTAÇÃO SEXUAL, QUE É HOMOSSEXUAL E NÃO HOMOSSEXUALISMO, QUE É LÉSBICA E NÃO SAPATÃO, QUE É GAY E NÃO BIXA...ME POLPEM COM TANTAS FRESCURAS...TINHA QUE SER ESTA PESSOINHAS MESMO... EU QUERO AÉCIO PARA DESFAZER ESTA DOENÇA TODA...QUERO QUE PRENDAM ESSAS BIXAS E SAPATAS, MATEM TODOS ELES....ELES ME CAUSAM FRENESI E TENHO VONTADE MATÁ-LOS...ELES ME FAZEM PENSAR EM SEXO COM UM IGUAL A MIM...EU NÃOS OU GAY...MAS ELES PROVOCAM ISSO EM MIM...AÉCIM PRECISA CHEGAR LOGO E MUDAR TUDO ISSO...EU QUERO QUE TUDO VOLTE AO QUE ERA ANTES....EU, POR MERITOCRACIA, TER O MELHOR! OLHA, NEM POSSO MAIS BATER NO MEU FILHO PARA ELE SER DO JEITO QUE EU SOU... A DILMA, AQUELA SAPATA, GORDA, AQUELA ZANZÃO...ELA CRIOU APROVOU A LEI BERNARDO...COMO VOU COLOCAR MEU ÓDIO PARA FORA? NEM NO MEU FILHO EU POSSO COLOCAR MEU ÓDIO PARA FORA????

PÉRA QUE CONTINUO MAIS ABAIXO:

Sara disse...

É muito dificil entender como tem tanta gente, que mesmo não sendo ignorante ainda propõe o PT como uma opção viável.
Não acredito de forma alguma que esse partido NÃO se reeleja, porque ainda q boa parte da população que tenha algum poder de discernimento, se coloque contra, todo o sistema já foi preparado para q eles continuem no poder.
Essas urnas eletrônicas são vergonhosas e não são adotadas em nenhum pais decente, já vi diversas provas q pululam na internet denunciando a manipulação criminosa dessas urnas, e é um verdadeiro absurdo que tão poucas pessoas denunciem isso, os únicos setores que esse governo investiu, foi justamente nessas urnas fraudulentas, para manter a fachada de ligitimidade e na fiscalização rigorosa da arrecadação de impostos, pra continuar explorando a parte da população q produz.
E para não darem nenhuma sopa para o azar, distribuem até para estrangeiros o assistencialismo eleitoreiro, desde q esses estrangeiros q sequer moram no pais, venham aqui votar neles.
Não consigo ver de forma alguma, algo de bom que tenham feito para tirar populações marginalizadas dessa condição, muito pelo contrário, com essas medidas demagógicas, prendem ainda mais essas camadas a miséria e marginalidade.
Maquiar estatísticas, não muda a realidade.
Dizer q quem ganha o miséro bolsa familia (q alias em valores é muito menos do q as famosas cestas básicas distribuídas nos governos anteriores e tão criticadas pelo PT no seu inicio) dizer q esses são considerados como estando empregados, é de uma canalhice sem limites.
Enfim acredito q vivemos em uma ditadura muito mais nefasta q a militar, pois nessa temos até o "direito" de denunciar (por enquanto) mas todo o sistema já esta tão comprometido e manipulado que de nada adianta, Collor foi deposto por infinitamente menos, do q qualquer um dos escândalos do PT, e vão continuar no poder o tempo q quiserem, pois nos colocaram de mãos atadas, e só resta a esperança de uma resistência armada e subversiva pra mudar essa realidade.

Zrs disse...

PERFEITO!

Anônimo disse...

O Conselho Federal de Psicologia e a maioria dos profissionais de psicologia estão apoiando a Dilma. Ao contrario dos médicos, a psicologia procurou seguir um caminho mais social, apesar da profissão ser considerada elitista. O PSDB apoiou o ato medico, incitava os médicos brasileiros a atacarem o programa mais médicos, a inventarem paranoia de que os médicos cubanos eram "guerrilheiros disfarçados" e de incentivar a xenofobia.

Cão do Mato disse...

Fico profundamente decepcionado quando vejo colegas de pós graduação declarando voto no Aecio... Parece que a memória curta do eleitor brasileiro não se limita às coisas ruins que os políticos fazem. Elas se estendem às coisas boas também... Será que esse pessoal esquece que as bolsas CAPES (que são pagas pelo Governo Federal) ficaram congeladas durante os 8 anos do mandato do FHC? E que foi o PT que deu substanciais aumentos nessas bolsas? E se esquecem que foi o PT que aumentou consideravelmente o número de Universidades Federais? O que é extremamente importante para o país não só pelo incremento no ensino e pesquisa, mas como campo de trabalho para aqueles que pretendem seguir a carreira acadêmica? É o cúmulo do recalque mesmo...

Anônimo disse...

Eu conheço varias mulheres que vão votar no Aecio porque não se conformam com a lei das empregadas domesticas. Em alguns casos elas descobriram que os maridinhos delas não são ricos o suficiente para pagar uma empregada com todos os direitos que elas tem e agora elas estão sendo obrigadas a pegar no pesado em casa porque os maridinhos delas acham que lavar a própria louça que comeram é um trabalho depreciativo para o homem, pois é trabalho de mulher. E outras acham um absurdo porque tem empregada domestica agora que quer fazer faculdade, viajar de avião... Que afronta. Imagine só, empregada agora querendo estudar e ainda tendo filho na faculdade, coisa que só o filho da patroa podia, só coisa de um governo pt mesmo. Vao votar em Aecio para ver se os dourados anos 90 da classe-media voltam.

Anônimo disse...

Primeiro acusam o pt de ser comunista de araque, comunista de mentira e comunista caviar, depois os mesmos falam que vivemos numa terrível "ditadura comunista" pedindo intervenção de golpe militar. Esse povo não sabe o que diz.

Anônimo disse...

Trolls sempre me divertem!

Anônimo disse...

Nos paulistas devemos reviver o glorioso 9 de julho, e lutar pela nossa alronomia, tirando o sul do país , que possivelmente nos seguirá, o restante nos odeia, não ha qualquer motivo para continuarmos unidos a eles.

Anônimo disse...

"Dilma não era nenhuma santa, ela assaltava bancos e era sequestradora também."

O vice do Aécio também.

Próxima.

Anônimo disse...

Conheço uma eleitora do Aecio que só vai votar nele porque acha ele "bonito" e outra que ai votar nele porque a Dilma é "sapatão" e teve a audácia de beijar a mão do papa sendo ateia e "sapatão".

Raven Deschain disse...

Nossa, vcs me fazem chorar. Estrangeiros não podem votar no Brasil de um dia pro outro (a Lola já falou disso várias vezes. Não foi ela mesma que teve que se naturalizar?). Vão ler em ver de passar vergonha no blogspot, puts.

http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/08/19/estrangeiros-com-residencia-permanente-podem-ter-direito-a-votar-e-concorrer-a-vereador


http://tre-ro.jusbrasil.com.br/noticias/2550818/o-estrangeiro-pode-votar-no-brasil


Anônimo disse...

Puts, feminista reça ninguém merece (ixto non ecxiste) ainda que acredita em teoria de conspiração reaça, de "ditadura bolivariana comunista, e urna elotronica viciada"
rsrsrs, e eu achava há algum tempo a sara inteligente, kkkkk

Anônimo disse...

Sara, pelo amor de deus, isso eu não esperava de ti!

"Não consigo ver de forma alguma, algo de bom que tenham feito para tirar populações marginalizadas dessa condição"
Você considera todos os relatos de pessoas que conseguiram sair da miséria devido aos auxílios do governo mentira?
Você já ouviu falar de Prouni, Fies, Pronatec? Na minha universidade particular, eu diria que mais da maioria das pessoas estão la´com Prouni e não teriam como entrar na universidade se não fosse dessa foma

"Maquiar estatísticas, não muda a realidade.
Dizer q quem ganha o miséro bolsa familia (q alias em valores é muito menos do q as famosas cestas básicas distribuídas nos governos anteriores e tão criticadas pelo PT no seu inicio) dizer q esses são considerados como estando empregados, é de uma canalhice sem limites."

Nunca vi ninguém do governo dizer q bolsa família equivale a emprego, quem fala geralmente são os eleitores do Aécio ;)
E por favor, prove que as estatísticas de sair do mapa da fome estão maquiadas. Esse governo é maravilhoso? Óbvio que não, temos muuuuuitos problemas pra resolver. Esse governo avançou em vários aspectos antes ignorados pela direita? Com certeza.

"Enfim acredito q vivemos em uma ditadura muito mais nefasta q a militar, pois nessa temos até o "direito" de denunciar (por enquanto) mas todo o sistema já esta tão comprometido e manipulado que de nada adianta, Collor foi deposto por infinitamente menos, do q qualquer um dos escândalos do PT, e vão continuar no poder o tempo q quiserem, pois nos colocaram de mãos atadas, e só resta a esperança de uma resistência armada e subversiva pra mudar essa realidade."

Nossa, isso só prova o quanto essa cultura de ódio ao PT dá certo, você parou pra pensar no que escreveu? Você prefere que pessoas sejam silenciadas, torturadas e mortas a viver em um governo que vai contra o que você acredita? Você acha que em uma ditadura alguém se preocupa com direitos das mulheres? Você acha que você teria algum privilégio com isso, que a tua vida seria mais fácil? Ou você prefere repressão absoluta a empregadas domésticas terem algum tipo de direito resguardado? Vergonhoso, inacreditável.

Fernanda

lola aronovich disse...

Putz, Sara querida, vc sabe como eu te adoro, mas fala com as suas filhas, com seu genro... Não caia nessa ladainha de teorias conspiratórias inventadas por Olavo de Carvalho e equipe. Os mascus também acreditam nelas, sabia? Todos os mascus estão com Aécio. Todos odeiam o PT. Todos são de extrema direita. Não fique do lado deles!

Anônimo disse...

Não adianta apelar para os mascus Lola, a Sara não segue comportamento de manada, ele esta simplesmente pensando por si mesma, e seguindo suas convicções.
E eu penso como ela, isto não nos torna menos feministas.

Anônimo disse...

Eu li este texto e amei

VOU VOTAR NO AÉCIO, PORQUE AS MULHERES VÃO VOLTAR PARA A COZINHA
VOU VOTAR NO AÉCIO PORQUE NÃO QUERO AEROPORTOS PARECENDO RODOVIÁRIAS, ESTOU CONVIVENDO COM POBRES
QUERO AS EMPREGADAS DOMÉSTICAS NA SENZALA ,FIZERAM LEIS E ELAS CISMARAM QUE SÃO GENTE O AÉCIO VAI CONSERTAR
GAYS E NEGROS ESTÃO OCUPANDO CARGOS POLÍTICOS ISSO É DESAFORO
QUERO A MERITOCRACIA NÃO TENHO CULPA SE MEU FILHO ESTUDA EM COLÉGIO PARTICULAR, O ESTUDANTE DE ESCOLA PÚBLICA QUE SE VIRE
QUERO ESTE BRASIL.

Este é o país do PSDB

Anônimo disse...

Eu tbm não gosto de determinadas parcerias internacionais do pt, mas estamos falando do Brasil e a eleição é aqui e temos malafaias, etc. ao lado ao Aécio.

Anônimo disse...

Aff esse animal do mato votando no pt...
Bom, com risco de volta do psdb neoliberal coronelista anti-democrático, dá pra entender.
Afinal, tem misógino em todo lugar, e a esquerda/ centro-esquerda não são exceções a esta praga.
Disfarçando-se ou não, não passarão.
A luta feminista não pára.

Anônimo disse...

"Não adianta apelar para os mascus Lola, a Sara não segue comportamento de manada, ele esta simplesmente pensando por si mesma, e seguindo suas convicções.
E eu penso como ela, isto não nos torna menos feministas."


Eu não sei se vc prestou atenção no que a Sara escreveu, mas pelo que ela mesma escreveu, não esta muito interessada em democracia, liberdade individual e pensamento próprio.

Sara disse...

Lola querida nossas posições politicas antagônicas, não significam q eu não reconheça tudo de bom q vc faz pelo feminismo, e continue te admirando, mesmo não pensando igual a vc ideologicamente, respeito.
Acho q é direito seu expor tudo o q pensa, e admiro q vc tolere pensamentos opostos ao seu.
Mas nesse assunto tenho minhas opiniões formadas, considero sim, q estamos em outra ditadura, e como já disse lutei no passado contra a militar, participei da ascensão do PT, depositei nesse partido muitas esperanças, mas essas últimas foram fragorosamente destruídas e agora novamente me coloco contra essa nova ditadura, q ao meu ver será imensamente mais difícil de ser deposta, pois se havia algum escrúpulo entre os militares, não vejo nenhum, entre esses dirigentes do pais.

Anônimo disse...

dizer que "havia algum escrúpulo entre os militares" e não há agora, não é apenas uma ignorância monumental, é uma crueldade sem limites.
Você prefere assassinatos? Tortura? Imprensa amordaçada? Professores demitidos, exilados? Cara, você não sabe do que está falando. EU quero MUITO acreditar que seja ignorância. Do contrário, você é muito perversa.

Anônimo disse...

Ah, Sara. ):

Anônimo disse...

Levy é mala.
Levy apoia Aecio.
Aecio é mala.

tsc tsc

donadio disse...

"Quem criou a pobreza, quem criou a miséria, quem criou o racismo, quem criou a luta de classes e quem esta dividindo o país é o pt!"

Isso aí. O PT criou a pobreza, a miséria, a luta de classes, o carro a álcool, a internet, o funk e pão de queijo.

O PT criou o mundo, gente!

O criacionismo está radicalizando. Antes o mundo tinha sido criado há 6.000 anos, agora parece que foi só há doze.

******************

E depois não sabem por que é que perdem eleições.

Anônimo disse...

Segundo Mário Quintana funciona assim: DITADURA é quando você manda em mim. DEMOCRACIA é quando eu mando em você. Nesse meio não tem bonzinho ou malzinho e não é porque um surfava enquanto a outra era torturada que os fazem diferentes ou melhores do que os outros, tudo uma questão de conveniência e oportunidade. Só acho que não se deve ignorar ou defender as mazelas (e há muitas) dos governos de ambos.

Neli disse...

Para a Sara:
http://limpinhoecheiroso.com/2014/10/19/emir-sader-a-miseria-moral-de-ex-esquerdistas/

Nelia disse...

Mais um para a Sara e para as "feministas" que votam no Aecínico, Leiam a Carta aberta de Maria das Neves ao candidato Aécio Neves.

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/maria-das-neves.html

Sara disse...

para Neli anon 14.39/14.52hs N.L. (não li nem lerei) nem vou perder meu tempo, se vc não vota em quem bate em mulher (q sequer foi provado q bateu) eu não voto em partido q apoia extremistas islamicos q MATAM gays e mulheres entre outros....portanto estamos bem quites

donadio disse...

"Segundo Mário Quintana funciona assim: DITADURA é quando você manda em mim. DEMOCRACIA é quando eu mando em você."

Isso aí é Millôr Fernandes.

Mário Quintana era um poeta bom demais pra produzir uma abobrinha dessa.