sábado, 11 de outubro de 2014

GUEST POST: POR QUE VOTO DILMA E NÃO AÉCIO?

Publico hoje a opinião de Camila Fernandes, 24 anos, mãe de uma filha e esperando mais um, casada, servidora pública, acadêmica de Direito da Universidade Federal de Rondônia e simpatizante do movimento feminista.

Eu sei, eu sei, a maioria das pessoas não tem o menor interesse em saber por que votamos em um e não em outro candidato, a menos que coadune com sua escolha e juntos possam defender uma candidatura.
Nunca fui fã de carteirinha da Dilma, mesmo porque políticos não são ídolos, não merecem endeusamento de ninguém, mas sou favorável a muitas políticas públicas implementadas pelo PT, não ignorando, claro, todos os escândalos de corrupção que envolveram o partido.
Votei no Eduardo Jorge no primeiro turno, porque sua coerência nos debates e suas propostas de mudança me despertaram certa admiração. Foi um voto ideológico, embora pouco fosse o efeito nas urnas. Infelizmente meu candidato apoia o tucano Aécio, e se eu pudesse retirar meu voto, o faria.
O PT implementou diversas políticas afirmativas, como Bolsa Família -- embora sua tímida criação tenha se dado no governo FHC por meio do Bolsa Escola e pagamento de R$ 15 para cada criança que estudava, ou seja, se seu filho era bebê, sem chances de receber o auxílio --, PRONATEC, um incentivo à profissionalização técnica de milhares de brasileiros, 
EJA, uma garantia a milhares de adultos que não concluíram o ensino fundamental e médio, PROUNI, talvez o mais expressivo acesso de milhões de jovens ao ensino superior, coisa antes jamais atingida no governo tucano, 
Luz Para Todos, beneficiando milhares de famílias moradoras da zona rural, e dentre outras, talvez a transformação mais importante para o Brasil: saímos do mapa da fome.
Fiquei decepcionada, certo dia, em um grupo de Direito da nossa querida universidade, ao ver comentários inflamados em alusão aos beneficiários do Bolsa Família. 
As palavras que me chocaram foram "pobres e vagabundos". Sim, pobres e vagabundos que recebem o auxílio absurdo de R$ 70 por mês. A maior decepção foi ver que isso vinha de estudantes de Direito, que misturados ao uníssono de vozes de uma infeliz comunidade do Facebook, dão aos pagadores de impostos como nós o tratamento de desocupados e "pobres". 
Não pessoas pobres por falta de oportunidades suficientes, pobres porque são uma calamidade social e merecem, claro, todo o desrespeito. Talvez apenas por esse motivo, eu poderia votar na Dilma, porque fui tomada pela extrema revolta de ver tantas pessoas (nordestinas como três dos meus avós são) sendo xingadas e ofendidas por exercerem o direito de voto. Pessoas xingadas por alguns estudantes de Direito por exercerem uma garantia.
O governo FHC, que mal acompanhei devido a minha tenra idade, foi um governo da elite para a elite. Meus pais costumam falar que, naquela época, havia pouquíssimo acesso a bens de consumo, era necessário poupar muito para que um filho pudesse estudar em boas escolas (e depois nas universidades públicas), e caso não lograssem êxito no vestibular, que dureza seria pagar uma faculdade particular.
Aécio foi o terceiro mais votado em Minas Gerais, o Estado que governou entre 2003 e 2010 e onde, supostamente, teve 92% de aprovação. Parece uma matemática simples de fazer: muita aprovação, muito voto. Porém, no caso de Aécio a coisa fugiu da lógica: muita aprovação, nem tantos votos. Por que será? Acho que esse angu tem mais caroço do que imagino. Talvez isso tenha acontecido porque ele construiu dois aeroportos próximos às suas "humildes residências" com o dinheiro público. Claro, aeroportos são construídos com o dinheiro público, mas por que tão próximos às suas fazendas?
Aécio é conhecido em Minas por camuflar casos de corrupção. Antes da cassação dos mandatos, dois de seus "parceiros" partidários renunciaram ao cargo. Um dos helicópteros de um amigo foi apreendido com quase meia tonelada de cocaína. Há algo errado no Reino da Dinamarca, ou não?
Houve muitos escândalos de corrupção no Governo Lula, e há também no Governo Dilma, mas o mais surpreendente de tudo, sobremaneira no Brasil, é que há investigação e posterior punição aos envolvidos. Quando poderíamos imaginar que José Dirceu estaria hoje cumprindo regime semi-aberto, após ser condenado a 10 anos e 10 meses de prisão? Lamentável sempre é, mas me traz segurança saber que pelo menos boa parte dos envolvidos está cumprindo pena, sendo punido na forma da Lei. Pior seria se tudo fosse arquivado e esquecido pelo povo, como já foi feito tantas vezes antes.
Espero, sempre, que o melhor seja feito ao Brasil, mas dia 26 volto às urnas para votar 13, em solidariedade aos milhões de nordestinos que votam na Dilma e são beneficiados pelo seu governo, e são um povo batalhador, extremamente trabalhador, hospitaleiro e que sofre com as mazelas sociais sem perder a empatia e a vontade de crescer.

65 comentários:

Anônimo disse...

Também votei no Eduardo Jorge no primeiro turno, e fiquei decepcionada ao saber que ele está apoiando Aécio. E sem querer desmerecer o governo Dilma, não votei nela, fiquei triste com a campanha covarde contra a Marina,promovida pelo PT no horário eleitoral. Por mim não votaria em nenhum dis dois, mas votar nulo não e opção. Então no fim ainda vou acabar votando Dilma mesmo, levando em conta o desenvolvimento nos últimos anos.

Anônimo disse...

A divisão social, e o maior instrumento da esquerda para insuflar a luta de classes que sem ela a esquerda não sobreviveria… como um abutre, vive da carniça que sobra dos embates sociais criados por ela mesma… adoram jogar mulher contra homem (guerra de gêneros), filho contra pais (guerra de gerações),Nordestinos contra sulistas (gurra xenofoba) negros contra brancos (guerra racial), empregados contra patrões (guerra trabalhista), pobre contra rico (guerra de classes) e por ai vai somente para ganhar dividendos políticos e simpatia perante os idiotas úteis que governam… não se iludam… eles não defendem NINGUÉM, antes, como advogados em causa própria, defendem somente seus próprios interesses… outro dia perguntaram a Maria do Rosário, ministra dos direitos humanos, quem ela defenderia naquele caso dos menores que trucidaram um homossexual em SP… ela simplesmente se esquivou… não quis condenar os menores, porque são menores e não porque tivessem razão, bem como não quis defende-los, com medo da pressão dos grupos LGBTs… ou seja… não defendem minorias coisa nenhuma, antes defende o direito de estar em uma posição de PODER… somente o PODER lhes interessa, não a composição de conflitos… ou seja, PURA HIPOCRISIA TRAVESTIDA DE BONDADE… há idiotas que compram essa fábula… dar ouvidos a essa gente é vestir o chapéu de burro e se fantasiar de papagaio de pirata… falam demais por não terem nada a dizer.
Paulo Tarso.

Anônimo disse...

Um dos maiores assaltos ao patrimonio publico, para financiar campanha e projeto de poder de um partido,denunciado por um ex diretor de alto escalão da Petrobras preso por corrupção ativa e passiva, sob sistema de delação premiada, indicado pelo Petê...e os petistas nada dizem, só lhes importa a ideologia.
Por ideologia, eles criam imbecilidades retoricas para tudo.

Quando roubam, estão na verdade “re-distribuindo renda”

Quando corrompem, estão na verdade “financiando a revolução”

Quando matam, estão na verdade “eliminando a burguesia”

Quando censuram estão na verdade “regulamentando a mídia’

e assim por diante.

Anônimo disse...

As investigações que levaram José Dirceu, José Genoino, João Paulo Cunha entre outros a cadeia, não teve nada a ver com a suposta e alardeada em campanha eleitoreira, ação do governo sobre a corrupção, o famoso "cortar na carne"
Longe disto, foi ato da autonomia da Policia Federal e Ministério Publico Federal, garantidos pela constituição de 1988 a estas instituições. Autonomia esta que foi ameaçada por um projeto de lei, de utoria intelectual de marco Aurelio Garcia(que e quem na verdade o cerebro intelectual por trás partido dos trabalhadores, junto com Rui falcão, e a quem se deve a autoria do discurso malfadado de Dilma na ONU, em que defendia "dialogo" com terroristas do EL, decaptadores de cabeças até de crianças)
O projeto tinha por objetivo, limitar a capacidade de investigação do MPF, foi barrado pelo congresso, com apoio das manifestações de Julho do ano passado.
Diga-se em verdade, ate hoje, os petistas condenados e presos, não foram expulsos do PT, pelo contrario, encontram grande apoio entre seus pares.

Anônimo disse...

Vamos falar de homofobia?
Marta Suplicy do PT fez comentários homofóbicos para tentar ganhar a eleição em 2008, a própria Lola comentou: http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2008/10/esquerda-homofbica-no-pode.html

A Dilma deu uma resposta homofóbica quando foi perguntada se era homossexual, vejam: https://www.youtube.com/watch?v=n8xcN5cLQeM
A presidenta também foi a responsável pelo ato mais homofóbico já praticado por um presidente do Brasil quando vetou o projeto sobre educação sexual nas escolas.

Por isso, SE VOCÊ É A FAVOR DO DIREITO LGBT, NÃO VOTE NA DILMA.

Nós, a comunidade LGBT, temos alternativas melhores nesta eleição. Vocês sabiam que o vice de Aécio, Aluisyo Nunes, é abertamente a favor do casamento entre homossexuais? Sim, e ele também é a favor da descriminalização do aborto e da maconha.
Não quer votar nele porque você não gosta de liberais? Tudo bem, vote nulo, mas não vote na Dilma, caso contrário você vai estar apoiando a homofobia no Brasil. O PT precisa passar um tempo fora do poder para deixar de ser reaça e voltar a ser de esquerda.

Anônimo disse...

Por mim não votava em nenhum dos dois, fui de Eduardo Jorge no primeiro turno e não me arrependo, o PV sempre deixou claro que apoiaria alguém nestas eleições e pelos debates, seria muita inocência acreditar que o PV apoiaria a Dilma.
Entendo que no Lula é impossível bater, ele realmente deu uma guinada no país por isso foi reeleito mas sinceramente, pergunte a qualquer operário de industria o que eles acham do governo Dilma.
Inclusive, o bolsa família não foi criado pelo PT, então também acho podrissimo os filhinhos de papai reclamando do programa.
Se o país quisesse mudança tinha votado em outro candidato - este ano tivemos 2 excelentes, certo? Luciana e Eduardo.
Com Dilma e Aécio, qualquer um que seja, não sei que mudanças maravilhosas o povo está esperando, sinceramente...

Bjos Lola, adoro o blog!

Anônimo disse...

Para o ano da 13:13 que é um militante do PSDB infiltrado:

Eu admito que a Dilma e outros partidos de esquerda pisaram na bola na questão dos direitos humanos, mas você realmente acha que eu vou realmente engolir essa história de que o PSDB é o bastião da proteção dos direitos LGBT e de outras minorias? O PSDB que recebeu o apoio de Pastor Everaldo e Jair Bolsonaro?

Não voto em um partido elitista no qual FHC disse coisas preconceituosas contra nordestinos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

PT tá mais reaça que os reaças. Ser de esquerda para o PT é aumentar o salário do funcionalismo público nas alturas e fazer o restante da população pagar. O que eu ganho com isso? Eu sou lésbica, micro-empresária, e voto no Aécio.
Cade a fonte comprovando que o FHC fez declarações contra nordestinos? Isso é invenção de MAV-PT. O PT é o partido do corparitivismo machista dos servidores públicos.

Anônimo disse...

Votei no Eduardo Jorge no primeiro turno e me arrependi tbm, nunca mais ele acha meu voto. Gostei da postura da Lu Genro, não apoiou o pt, mas orientou não votar no aecio.

Larissa Petra disse...

Votei em Dilma no primeiro turno e votarei nela novamente, sem medo.
Tenho críticas a seu governo ?! Claro ! Mas é inegável a crianção desse novo Brasil q temos.
Sobre os casos de corrupção, a mídia é realmente nojenta, só sabemos desses casos, pois temos um governo q se deixa investigar, não temos mais o engavetador geral, os casos envolvendo o PT somaram 50 milhões, o Aécio agora é réu no desvio de 4,3 bilhões destinados a saúde, 4,3 BILHÕES ! Sem contar q Aécio n gosta de ser investigado, barrou 7 CPI's quando era governador de MG, adora uma censura tbm, mandou a política na casa de vários jornalistas e blogueiros que ousaram falar mal dele, foram apreendidos computadores e várias anotações, sem contar q o Mensalão Petista foi um grande escândalo midiático, veja bem como são tratados os casos tucanos e petistas, os envolvidos foram condenados, muitos, como o Genuíno, não foi provado, mas mesmo assim ele foi condenado, o Joaquim Barbosa, herói da direita, rasgou a constituição e os condenou pq sim, enquanto com o mensalão tucano, q fez 10 anos, ele ignorou, sem contar os casos q prescreveram e alguns, como o Cartel do Serra, que apareceram agora, se vcs acham feio o Aécio ter construído um aeroporto no quintal do titio, saibam q ele construiu 5 aeroportos em cidades com menos de 25 mil habitantes no entorno de fazendas dele, não aprovou NENHUM projeto como senador, gastando todas as verbas em viagens.
Sobre o Eduardo Jorge, quando num debate ele chamou os médicos cubanos de escravos, eu parei com ele, nunca me enganou, nunca vi o PV como um partido de esquerda, pelo discurso deles, dito pelo próprio Eduardo Jorge, que o PV se alia a qualquer um q esteja no poder em benefício do povo, pela lógica eles deviam estar com o PT, ou se unir a oposição de esquerda, mas ele sempre se une a oposição de direita. Então o Eduardo é um coxinha vegan isso sim...hauahuahauahua
Enfim...voto em Dilma mais uma vez, estarei cobrando dela compromissos com os direitos humanos, militando em muitas causas n privilegiada pelo PT, como os LGBTs, mulheres, enfim...mas n vou fechar os meus olhos para o país q temos agora q o país q tínhamos na era FHC, minha avó está com tanto medo, que ela nem votou no primeiro turno, ela é idosa, mas vai votar agora só pq ela viveu um pesadelo nas mãos dos tucanos e n quer viver isso nunca mais!

Anônimo disse...

"Cade a fonte comprovando que o FHC fez declarações contra nordestinos?"

FHC disse, em entrevista ao UOL que o PT está cada vez mais dependente dos grotões (do nordeste, subentende-se) e que só ignorantes votam nesse partido.

Sei lá, chamar nordestinos de ignorantes não soa meio elitista e xenófobo?
É meio triste ver um sociólogo que foi ex-presidente da república fazer um comentário tão preconceituoso quanto este.

Rodrigo disse...

"Um dos maiores assaltos ao patrimonio publico, para financiar campanha e projeto de poder de um partido,denunciado por um ex diretor de alto escalão da Petrobras preso por corrupção ativa e passiva, sob sistema de delação premiada, indicado pelo Petê...e os petistas nada dizem, só lhes importa a ideologia.
Por ideologia, eles criam imbecilidades retoricas para tudo."

Há alguma prova sobre essas denúncias? Por que quando alguém diz algo e a imprensa divulga, isso se torna verdade absoluta? Por que pulamos a parte de investigar e provar? Quem fez essas "denúncias" está sob regime de delação premiada, vai falar até o que não existe.

É muito cômodo para os antis saírem espalhando essas declarações, eles não precisam provar nada, só insinuar. E as "denúncias" vêm a tona justamente no período eleitoral, com precisão atômica. E os trechos divulgados pela velha mídia são escolhidos a dedo, para prejudicar o máximo possível a nossa candidatura. O povo vai precisar ser inteligente, para se desviar dessas manobras de manipulação e não entregar o Brasil de mão beijada pros yankees de novo.

Anônimo disse...

Eu sou funcionaria publica e meu salario nao esta nas alturas. Ganho menos q na iniciativa privada. Quem acha isso sao os verdadeiros reacionarios q acham q servidor tem de trabalhar de graca.

Anônimo disse...

Quem nao lembra do FHC dando entrevista chamando aposentado de vagabundo? Vai dizer q foi inventado?

Anônimo disse...

Falou o homem branco hétero de classe média, Paulo Tarso.

rs

Anônimo disse...

O que eu vejo são insinuações covardes, se não fossem covardes seriam ACUSAÇÕES formais, sabe porque?

-Porque ninguém conseguiu provar ligação entre Aécio e o sujeito do helicóptero, vai dizer que é por que ele tem poder? Façam-me o favor, gente muito mais poderosa foi investigada e presa nesses últimos anos (exemplo citado no próprio post).
Agora se um amigo meu é pego traficando drogas eu sou o culpado?
(Agora, quando insinuam qualquer coisa sobre o PT, até o Lula fica puto e quer falar)

-Outra coisa, não importa suas opiniões formadas a respeito de FHC e Lula, quem está disputando não é Lula e FHC e sim Dilma e Aécio, são pessoas diferentes e em um momento diferente de 1994 e 2002, vamos analisar os candidatos atuais e no cenário atual, por favor?

-Quanto a fotinha sem vergonha (a foto, não a pessoa nela) da menina segurando o cartaz insinuando que Aécio seja dependente químico, alguém tem qualquer tipo de prova? Qualquer coisa mesmo, por favor mostre. Não é possível que uma pessoa conhecida use tantas drogas e não exista nem uma foto tirada escondida pra provar isso (montagens não valem, por favor).

-Quanto a aprovação de 92% de Aécio, ela foi constatada pela Vox Populi em 2010 (em 2007 a Datafolha mostrou 77%), se querem explicações a respeito desse número questionem o instituto, o candidato só está divulgando números que a pesquisa mostrou, ou então questionem o governador que assumiu nos últimos 4 anos se fez alguma cagada a respeito disso.

-Sim, houveram muitos casos de corrupção no PSDB, e em quase todos os partidos também, mas eu nunca vi um corrupto ser condenado, preso e não ser nem expulso do partido, o PT além de manter essas escórias ainda os considera heróis populares e presos políticos.

-Foram 29 aeroportos reformados em Minas, qual o problema de algum estar próximo a fazenda da família de Aécio? Porra, 29 pistas, é pista pra caralho!

-E outra, antes de dizer que no tempo de FHC era ruim porque ninguém tinha acesso a bens de consumo ou a serviços de qualidade, comparem 1993 com 2002, comparem o Brasil que FHC pegou e o Brasil que FHC entregou a Lula e digam que ele foi ruim para este país, claro, o pobre ainda não estava bem como está hoje, mas era uma época de transição entre a loucura da inflação na casa dos mil por cento e o tempo de uma inflação possível de ser controlada, não da pra fazer tudo, arrumar um país inteiro para todas as classes sociais em 8 anos, é um processo que começou com FHC e dura até hoje.
Lula também recebeu o país e entregou com mais crescimento e menos inflação, Dilma foi a primeira a quebrar o ciclo de melhora econômica promovido por FHC e Lula.

Só queria trazer essas considerações para que vocês pensem, comparem, analisem e não saiam demonizando um candidato com boatos só porque ele não é de esquerda ou de um partido que vocês defendem, briguinhas de vermelho contra azul não levam o país a lugar algum, as vezes o vermelho é o melhor, como foi com Lula, as vezes não.

Eu não sou militante do PSDB, só resolvi expor o que eu penso em resposta ao texto do post, que me pareceu vago, inconsistente e covarde ao fazer insinuações sem qualquer tipo de prova, condenação ou constatação. Fiz assim como muitos eleitores do PT fazem quando se deparam com textos mentirosos a respeito de seu partido de preferência e sua ideologia.

Não sou um exímio escritor e posso ter deixado passar algumas coisas, por isso convido a qualquer um que queira, que pesquise a respeito e tire suas próprias conclusões.
Algumas coisas eu tirei do site: "aeciodeverdade.com" e outras fiz pesquisas no próprio Google, por favor, acessem e tirem suas próprias conclusões, concordem ou discordem mas não tirem conclusões somente em cima de boatos e histórias contadas pela metade.


L6

Unknown disse...

"Isso e só uma correção do meu comentário anterior"

Bom cada um com as sua escolhas.

Agora eu voto em Aécio, pois apesar de não achar que ele a pessoa ideal para governa o brasil, pelo menos de uma coisa eu tenho certeza o Aécio, vai ser implacável no combate a alta inflação que uma desgraça para o povo de qualquer pais do mundo.

Quanto ao crescimento econômico não sei se o Aécio consegue faze a economia volta crescer de forma significativa em 4 anos (tomara que consiga), E saindo da economia quanto a saúde, segurança e ensino, eu nem tenho esperança que o brasil vá melhora nisso a curto e médio prazo.

No que se refere as politicas de gênero e coisas do tipo, acredito que pelo menos não vai haver qualquer retrocesso, pois independente de ganha Dilma ou o Aécio não os vejo como pessoas preconceituosas, retrogradas etc. isso os 2 tende de bom.

O tempo destrói tudo... disse...

Resposta: O pessoal de direita vota no Aécio e o pessoal de esquerda na Dilma. Sem mistério.

Anônimo disse...

Vou votar no Aécio. Tenho certeza que dessa vez Dilma e o PT serão derrotados, felizmente. Chega de aparelhamento do Estado!!

Anônimo disse...

Para a anon de 14:17,

Infelizmente o PT se coligou com o que há de mais fisiologista na política brasileira. Mas o PSDB também não fica atrás.

Ou eu devo lembrá-la que Feliciano, Malafaia e Pastor Everaldo estão apoiando Aécio?

Pensa nisso quando você for votar no Aécio. Creio que ele e seus amiguinhos não mover um dedo para lutar pelos LGBTs.

" PT é o partido do corparitivismo machista dos servidores públicos."

Não nego que existe machismo na esquerda também. Mas qual presidenciável está sendo acusado te ter agredido a mulher?
Qual presidenciável levantou o dedo para a Luciana Genro e falou de uma forma condescendente com a candidata do PSOL?

XAD disse...

Parabéns pelo texto! Eu acho o seguinte:

O segundo turno traz duas propostas: a social-democracia petista e o conservadorismo tucano. O PSDB é retrocesso total, significa a vitória de um projeto que - de cara - exclui milhões de brasileiros, os pobres, os trabalhadores. Não há nenhuma proposta real para eles. O PT já conhecemos: um governo de centro-esquerda, defensor do capital, mas de orientação social-democrata, que busca melhorar a vida da maioria da população.

Essa é a situação. Agora, diante desse quadro eleitoral, não há como ter dúvidas.

O único voto possível é DILMA.

E qualquer cidadão que votar “nulo, branco ou Aécio”, por “picuinha” com o PT, não passa de um fascistóide, um miquinho-adestrado-da-direita.

Zrs disse...

Pela lembrança dos tempos horriveis vividos na era FHC, voto mil vezes Dilma

Anônimo disse...

Eleitor do Aecio eu só respeito quem vota nele porque acredita que ele é a melhor opção pro seu interesse pessoal - empresário, classe média alta, enfim. É legítimo. Egoísta, mas legítimo e respeitável. Agora vir com papo de que é melhor pra todo mundo, fora petralhas, fora corrupção, mimimi inflação, não. Mico amestrado. Ou é um desinformado ignorante de cérebro lavado ou um cínico, incapaz de admitir seu real interesse em eleger o psdb.

Juba disse...

Para o Jonas:

Vc sabe que o Bresser-Pereira vai votar na Dilma? Sim, sim, um dos fundadores do PSDB e ministro de reforma do Estado do FHC acha que quem vai fazer melhor para a economia é a Dilma!

sério, ele deu entrevistas a respeito, tá na Carta Maior.

Claudio disse...

Os anti-petistas (tucanos ocultos) são pessoas que querem ser 'exclusivos' e não querem ver a ascensão da classe mais baixa, na época do maconhaHC, meu pai tinha um fusca, hoje graças ao governo do pt tem uma bmw.

*Até meu pai que era anti-petista, hoje ele fala bem do lula, mas seu voto àqueles que oferecem cargo de confiança.

Quem são os anti-petistas!?

http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/2014/06/1472240-coro-anti-dilma-e-coxinha-de-ossobuco-recheiam-festas-de-yellow-blocs-veja.shtml

E por que são anti-petistas!? Uma rica entrega os anti-petistas numa matéria da folha:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/80046-ser-especial.shtml

Anônimo disse...

Eu estou torcendo pelo Aécio, porque acredito que esta geração que cresceu com o prouni, minha casa minha vida, e etc, precisa levar um sacode da direita, saber na carne as consequências de um governo do PSDB, para não falar tanta bobagem, tem corrupção no PT, mas está sendo tudo investigado, a privataria tucana, jamais foi. Somente espero que quando o governo tucano começar, os pobres voltarem a ser massacrados, todos que estão participando desta execração pública da Dilma, assumam seus atos. E para fechar estou arrasada como feminista vamos ser governadas por um homem que bate em mulher

Anônimo disse...

O Bresser Pereira vota na Dilma, mas o Eduardo (ex-PT) e a Marina Silva (ex-PT) vão apoiar o Aécio; e Heloiza Helena (ex-PT) chamou o próprio Lula de gangster.

Anônimo disse...

ou eu vou anular ou votar no aecio, to na duvida ainda. talvez anular porque não posso confiar em ninguem nesse mundo

lola, meu perfil não vai pra blog mascu, meu blog não é mascu, meu blog é sobre outros assuntos.

Mila disse...

Claudio, não é só da falta de exclusividade que esse povo se ressente...

Lendo a Carta Capital dessa semana (que por sinal, tem uma entrevista ótima com o Lula), vi que a foto que ilustra a matéria de capa é uma foto dele mesmo, Luis Inácio, bem suado, abraçando o povo, gente humilde.

Eu acho que isso também desperta um ódio imenso nessa gente que se acha muito importante e "exclusiva". Como assim, o presidente, a presidenta, o partido, liga para os pobres? E nós?

Como se essa classe já não estivesse farta de privilégios a centenas de anos!

Além da tal exclusividade ("os aeroportos parecem rodoviárias!"), o que define esse discurso é ódio/preconceito de classe.

Unknown disse...

Juba nem vem que não tem. nem vou gasta meu tempo atoa debatendo contigo esse assunto pois vai ser inútil mesmo.

Mila, faz assim compre e leia o E-book Assassinato de Reputações — Um Crime de Estado.

Escrito pelo delegado aposentado da Polícia Civil paulista Romeu Tuma Jr, e durante três anos e meio Secretário Nacional de Justiça durante o segundo lulalato, onde o Romeu descreve o podridão que transformo PF nesse período, ai depois da leitura agente conversa.

Eu quero ver um petista ler esse E-book e contesta o que esta ali com provas de que não e verdade, por sinal o que o ex-delegado Romeu Tuma, escreveu deve ser tão mentira que ninguém nem processo ele, por que será né?????

E se preparem que a segundo livro do Tuma, com mais denuncias vem ai.

Anônimo disse...

Concordo com tudo, concordo muito.
Mas acho bem desrespeitosas essas 'brincadeiras' sobre o Aécio cheirar cocaína. Se isso é verdade, não deveria ser tratado como piada.

Anônimo disse...

Anônimo 20:02: Eu quase (QUASE) quero que o Aécio ganhe por isso também. Quero ver a cara de todos esses idiotas que NÃO SÃO classe dominante mas mesmo assim votaram no Aécio, quando a jiripoca piar, porque ela vai.

Anônimo disse...

Lola, você recebe algum tipo de pagamento do PT?

Anônimo disse...

Muitos do idiotas que não são classe dominante trabalham pra iniciativa privada, pra setores de serviço e produção. Na verdade é bem compreensível que quem depende do crescimento econômico do país e de investimento aqui prefira a política do Aécio. Quem não precisa são os funcionários públicos, esses sim não tem motivo nenhum pra votar nele.

lola aronovich disse...

É claro que não. Não tenho nenhuma conexão com o PT. Não sou nem nunca fui filiada. Sou apenas uma cidadã que costuma votar no PT, pelo menos pra presidente (votei no Lula em 89, 94, 98, 2002, 2006, e votei na Dilma em 2010 e agora em 2014). Pra deputadxs, senadorxs, vereadorxs etc muitas vezes voto em candidatxs de outros partidos de esquerda, mas pra cargos executivos, muitas vezes vou de PT. Eu e milhões de outros brasileiros.
Acho que o pessoal da campanha do PT nem sabe que eu existo...

Anônimo disse...

Desativei minha conta do facebook no período de eleições porque não agüento mais ver discurso de ódio, um tal de um chamar o outro de burro porque vota no fulano , etc etc etc.
E tenho lido isso dos DOIS lados ( com mais freqüência xingando o PT porque moro em SP onde e mais comum )
Acho normal discordar dos outros, mas dai a ofender, xingar de nome feio e desejar que o outro morra de fome porque não votou no político que " você escolheu " ...enfim....
Minha paz interior e minha sanidade mental valem mais do que qualquer coisa , por isso férias do face até novembro !
Ps : eu NÃO voto no Aecio, por ter vivido oito anos sob o governo FHC e por ter o estado onde moro governado pelo PSDB há 20 anos. Sei onde o calo aperta .to fora !

Anônimo disse...

"Eu estou torcendo pelo Aécio, porque acredito que esta geração que cresceu com o prouni, minha casa minha vida, e etc, precisa levar um sacode da direita, saber na carne as consequências de um governo do PSDB, para não falar tanta bobagem, tem corrupção no PT, mas está sendo tudo investigado, a privataria tucana, jamais foi. "

Vc acha ? Pergunta pros meus amigos paulistas que viveram sob o governo FHC , quem eles preferem. Todos ou 99% acham o cara um mártir, um santo. Eu tenho 40 anos, tinha 20 quando FHC foi eleito pela primeira vez,
Os mesmos colegas que viram o FHC cortar nossa bolsa de auxílio pro internato da faculdade , que foram lá choramingar pessoalmente pro cara em Brasília, pra ele não cortar a bolsa, pergunta pra eles em quem eles votam hoje,
Os mesmos que viram a venda da Fepasa, os pedágios a preços abusivos do governo Covas , os apagoes , etc etc etc pergunta pra eles em quem eles votam hoje,
E ainda tem uns que reclamam do preço do pedágio e emendam " Fora Dilma "
(!!!)
E não são pessoas sem experiência não, são pessoas de 40, 50 anos pra cima,..
Anônimo, não sei quem vc é, mas como todo o respeito vc ta sendo muito otimista ou muito ingênuo...
Kkkk nada que o PSDB faça irá fazer os paulistas pararem de venerar esse governo,nada !!!
:(

anon disse...

Sabe pra mim tudo vai da a mesma merda to votando no aecio so porque acho que porra agente fez manisfestacao aquela muvuka toda e a dilma fica? Eu sei que aecio nao vai fazer porra nenhuma mas mostrar que o povo ta de olho já é grande coisa nao tenho esperanca em relação a politica...

Anônimo disse...

Não entendo, alguem me explica por favor: Se era td tão bom há 12 anos atrás, pq o povo resolveu, naquela época, não manter o PSDB na presidência?

Uma lembrança de uma old lady para os q ainda usavam fraldas na era FHC e q agora ficam alardeando q a inflação tem de ser contida: a inflação estava altíssima no segundo mandato do FHC, muito maior q agora. Foi por isso q perderam eleições pro Lula.

E aos haters de plantão, q acham q os problema do Brasil são causados pelos funcionários públicos: 90% dos servidores ganham mal. Nem todo mundo tem salário de juiz. E só mais um recado: Somos todos brasileiros, estamos todos no mesmo barco. Seja vc hetero, ou gay,servidor ou empregado de empresa particular, nordestino ou sulista. Menos discriminação por favor

Unknown disse...

Sou de Minas e nunca mais voto no Aécio. A educação está sucateada, o estado endividado e a mídia completamente dominada.

Sugiro o documentário Liberdade, essa palavra http://www.youtube.com/watch?v=Y7t20KC068Q. Foi feito por um estudante.

Anônimo disse...

Já decidi, vou votar na Dilma.

Vou votar nela porque ela é socialista, e como tal nunca vai ordenar massacre do povo.

Não vai criar e fortalecer uma Força Nacional de segurança que massacra trabalhadores grevistas, movimentos sociais, indígenas.

Não vai permitir um Estado de Exceção afim de garantir lucros de mega corporações em mega eventos.

Não vai permitir o crescimento dos latifúndios e devastações recordes em áreas de preservação ambiental.

Não vai permitir o lucro recorde dos banqueiros enquanto o reparte dos lucros econômicos com a população são ínfimos perto do que poderia ser.

Voto nela porque ela não vai fazer uma política de educação voltada exclusivamente pra economia de mercado.

Voto nela por ter fortalecido os quilombolas, fortalecido os indígenas, por não ter enviado tropas militares e a Força Nacional para esculaxar favelado, por ter ouvido as vozes das ruas, por não ter nenhuma participação na prisão de ativistas políticos e sociais (incluso eu), por ter fortalecido os movimentos sociais, por ter expandido a reforma agrária e das cidades.

Voto nela por não ter feito nada que um governo tucano faria e fará se eleito...

Obs: pena que ela já fez isso tudo. E eu sei, é muito provável que um governo tucano faça pior. Por isso, e por tantos outros motivos, não acredito na eleição mas sim na união e organização popular.

Mari disse...

Também indico o livro Assassinato de Reputações — Um Crime de Estado. É de morrer de rir.
Começa com Tuma Jr santificando o pai (ex chefe do Dops) e culpando Lula por sua morte. Iclusive descreve o DOPs como uma super policia, que resolvia todos os crimes.
Em seguida (baseado em informações do pai morto) afirma que Lula era informante da ditadura. Tuminha até lembra (mesmo sem motivo) que Lula foi acusado por um ex companheiro politico de ter tentando estuprar um suposto companheiro de cela.

Há tb a parte em que ele se diz um braço cósmico do universo ao entregar os ossos de Mengele a Alemanha.Defende Malafaia, se diz co responsável pelo tema da novela Salve Jorge e termina o livro com muitas fotos, incluindo algumas com celebridades.

Anônimo disse...

Lola, se o Aécio ganhar, será que sua depressão vai voltar?

Anônimo disse...


Olá a todo sou a anônima que falou que torce pelo Aécio para a nova geração saber o que é o PSDB.
Respondendo não sou ingênua, ingênuo é o povo brasileiro que mais uma vez está sendo manipulado pela mídia, afirmo que o PT tem erros, mas o PSDB tem mais, agora tudo é investigado, a privataria tucana, não foi. E para fechar e não voto nesse senhor, mas quero ver a cara dessas pessoas que viveram os anos do FHC, e insistem no erro quando a jiripoca piar, como diz o outro anônimo. Enquanto aos meus irmãos paulistas, todos sabemos que o voto deles é na maioria das vezes conservador

Hamanndah disse...

Eu vou votar em Dilma e não em Aécio. Por quê ? Porque sim, como a propaganda da cerveja, para eu não precisar me explicar mais. Kkkkkkk
kkklkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

lola aronovich disse...

Anon das 5:36, que depressão? Eu nunca tive depressão na vida. Se Aécio ganhar, minha vida (e a de muita gente) certamente vai piorar. Na universidade pública, não teremos qualquer reajuste durante anos, nem concursos para repor professores. Teremos cada vez mais trabalho (e já trabalhamos 50 horas por semana -- está no nosso plano departamental). Teremos que fazer muitas greves pra protestar contra essa situação. Haverá greve todo ano. Alunos não conseguirão bolsas. E, quando conseguirem, elas também não terão reajustes. Não haverá qualquer verba para manutenção dos equipamentos e verbas. Fonte: universidades públicas nos anos FHC e no governo Aécio em Minas.
Isso tudo aconteceu nos anos 90. O que impede que acontecerá de novo, se é justamente este o modelo de gestão do PSDB?

Anônimo disse...

Eu não voto em gente que bate em mulher E PONTO FINAL. Feminista que faz isso, essa sim merece a carteirinha cassada.

Anônimo disse...

Hahaha, vc não publicar o comentário era o recibo que eu precisava pra saber que toquei na ferida. Te adoro Lolinha :)

Segue ele de novo:
Ah! Que isso? Elas estão descontroladas!!!
Hahaha, servidora pública (mamando nas tetas do governo) votando no PT? To chocado... A MAMATA A-C-A-B-O-U. Prepara esse currículo ae fia, que Aécio vai acabar com essa farra de máquina pública inchada!!!

lola aronovich disse...

Seu comentário muito me afeta, anon das 10:54. Eu não vou perder meu emprego. Só vão congelar meu salário pelos próximos 4 anos. Quem deve se preocupar é quem quer conseguir um emprego no serviço público ou, sei lá, uma vaga pra estudar numa universidade federal.
Eu espero me aposentar daqui a 8 anos. Não falta muito. Pra quem está no início da carreira, bom, eu me preocuparia bastante com a volta do PSDB.

nadiaschenker disse...

Eu voto Dilma. Mas sabe que o que vc falou já me veio à cabeça várias vezes.

Anônimo disse...

O Aécio pode ate ganhar, mas não vai governar nada, vai sim administrar muitas greves e boicotes. o partidão aparelhou tudo, hoje não se sabe mais o que e estado, ou o que e partido.

Vejam o comentário da própria Lola, eles jà estão com o espirito preparado para isto, se o governo atual perder, vão praticar no final a 'politica de terra arrasada"

Na verdade, vou tomar um Engov, e votar no Aécio, pela pura e saudável alternacia de poder, mas sei que serão quatro anos de desintoxicação, se o PT ganhar, com a eminente derrocada financeira e de contas publicas que se aproxima, eles vão querer neste ultimo mandato, radicalizar. basta verem o que ocorre na Venezuela e Argentina hoje, a ideologia vai superar o bom censo.

Nós estamos na verdade, nos preparando para 2018, o PMB ganha autorização já ano que vem, e não sei se notaram, mas a esquerda não tem mais a hegemonia de discurso, principalmente entre os mais jovens, o que seria impensável há alguns anos.
Voc~e vai viver para testemunhar nosso Blackslash lola.

Anônimo disse...

Quem matou no Brasil foi a direita, amigão.

Anônimo disse...

Tenho uma pergunta sobre política externa. O que vc achou da Dilma pregar o diálogo com o estado islãmico?

Pergunto, porque o seguinte me incomoda: os líderes do estado islãmico jamais admitiriam conversar com uma mulher sobre política, mesmo sendo ela a presidenta de um país influente. Eles nem ao menos acham que mulheres devam receber educação formal.

Quem a Dilma mandaria pra conversar com os caras? O Lula?

Anônimo disse...

Psdb = Estado minimo, mas sem redução de impostos.

Anônimo disse...

Olá a todo sou a anônima que falou que torce pelo Aécio para a nova geração saber o que é o PSDB.
Respondendo não sou ingênua, ingênuo é o povo brasileiro que mais uma vez está sendo manipulado pela mídia, afirmo que o PT tem erros, mas o PSDB tem mais, agora tudo é investigado, a privataria tucana, não foi.

Eu sei.;))
Agora, vc não acha ingenuidade achar que quem votou no PSDB vai mudar de opinião num eventual governo do Aecio , por pior que seja ?
Basta ver quem ganhou em SP no primeiro turno.
Perdi a esperança.

Anônimo disse...

Lola: olhando para meu próprio umbigo, de funcionário público bem remunerado (+ de R$17.000, por mês) e investidor (mais de 5 milhões), votaria na Dilma.
Mas para o bem do Brasil, voto Aécio. É a melhor opção para o povo carente, se olharmos com visão de longo prazo.

Anônimo disse...

Ah, Lola, e antes que você ou alguns dos leitores me chamem de playboy, esnobe ou outra bobagem, já adianto que possuo, como você, uma vida modesta, o que me permite economizar muito, e que TODO o rendimento real de minhas aplicações são dirigidas a uma instituição beneficente (meu salário é mais do que suficiente)
Anônimo das 16:35

Mila disse...

Olha Jonas, vou te dizer uma coisa: o livro do Amaury está RECHEADO de documentos que comprovam a corrupção.

Agora comparar um jornalista com o Romeu Tuma, um cara que fez carreira na política sempre se bandeado pro lado que estivesse no poder, inclusive contribuindo com os militares durante a ditadura?

Ah, por favor... Qual a isenção e quais os interesses de um sujeito desses?

Unknown disse...

Quero parabenizar a autora do texto pela coragem em expressar sua opinião que é extremamente importante não apenas para a sociedade, mas principalmente para a defesa da cidadania e da democracia! Um país para todos, sempre! Não sou fã de carteirinha do PT mas alternar o poder para alguém que só vejo ironia, cinismo e sarcasmo, jamais! Prefiro manter quem já está no poder!
Lãdigo

Jamile disse...

Texto maravilhoso e muito elucidativo!

Juba disse...

Jonas, sério que você acha que eu citar o voto do Bresser é debate? hahahaha

Nem vem que não tem o quê? Não vai ter bolo?

E o Tuma, ah, o Tuma... Nem a direita leva a sério.

Boa noite!

Anônimo disse...

Eu compreendo seu posicionamento em relaçao a dilma.sei que pt faz muita coisa pelo pobres.mas,sinto profundo odio da dilma e do lula por que eles sao aliados do collor,cid gomes,sarney,so gente que nao presta e que relegaram os estados do nordeste ao abandono e a estagnaçao da miseria.

donadio disse...

"to votando no aecio so porque acho que porra agente fez manisfestacao aquela muvuka toda e a dilma fica?"

A gente fez "manifestação", e a polícia de Minas Gerais, comanda pelo pessoal do Aécio, desceu o cassetete com vontade na gente.

Aí a gente vai e vota em quem mandou a polícia rachar nossas costas a pau, porque "aquela muvuka toda".

Gênio. Coerência pura e total.

Regis disse...

Votar Dilma é a permanência.... de roubalheira, corrupção, comunismo, e tantas outras porcalhadas que, aos poucos, vai surgindo. Só não vê quem não quer, ou, quem também faz parte de toda essa podridão petista!!!