domingo, 12 de outubro de 2014

GUEST POST: DA FRENTE VAMOS RECLAMAR DO PT POR MAIS 4 ANOS

Creio que, até o final de outubro, nos fins de semana publicarei alguns guest posts relacionados às eleições.  
Depois que um vídeo feito por profissionais da campanha de Aécio (não vou divulgá-lo aqui) me incluiu como petista fanática (olha a honra: eu apareço ao lado de figurões da esquerda na internet; sou a única mulher que não é política), fiquei com mais vontade de falar do segundo turno.  
Bom, o Társio Abranches, do Rio, formado em Comunicação, revisor de texto e autor de uma coluna sobre quadrinho no site EspaçoTag Cultural, me disponibilizou um texto que ele escreveu pro seu blog, e que reproduzo aqui.

Você já fez alguma coisa na vida? Sexo? Omelete? Quebra-cabeça? Viagem? Um repositrônico iônico curvado recreativo? Se você consegue ler isso, suponho que tenha pelo menos mais de 5 anos, e por isso já fez uma dessas coisas (e se for o caso do repositrônico, por favor me conte o que é). E se você já fez qualquer coisa, sabe que nem sempre ocorre como imaginamos. Pode ser até melhor, ou decepcionante, ou, muitas vezes, simplesmente diferente. Porque a realidade é assim. Não é controlável, mas é enriquecedora porque sempre nos apresenta algo novo.
Acredito que é meio assim com o PT. Quando o Lula chegou à presidência, teve quem achasse que não haveria mais injustiças e todos viveríamos em paz no mundo mágico com unicórnios, e teve quem achasse que o Brasil fosse ser engolido por uma crise apocalíptica com diabos vermelhos comendo criancinhas. Mas não foi uma coisa nem outra. E muita gente se ressente disso e acaba fechando os olhos para aquilo que a realidade dá e ninguém esperava.
O Brasil hoje é um país que reduziu a pobreza extrema em 75% e a pobreza em 65%, entre os anos 2001 e 2012, no mandato do PT. Este ano nós saímos do Mapa Mundial da Fome, graças aos investimentos feitos pelo nosso governo em programas sociais desde o Fome Zero. Sendo este um dos excessos de gastos públicos que um certo economista Armínio Fraga, pré-ministro de Aécio Neves, gosta muito de reclamar.  
Mas, se comparar com o PSDB não faz efeito, vamos falar do país que é o exemplo de progresso, o país que tem políticos sérios, sem corrupção (imagina): os Estados Unidos. No período de 2011 a pobreza extrema dos Estados Unidos tinha aumentado para 15% da população (46,2 milhões), enquanto no Brasil a porcentagem foi reduzida para 3,5% (o que dá menos de 10 milhões). 
A nossa economia certamente não avança os 10% da Ditadura Militar, da qual muitos da nossa elite têm saudade, mas agora nós não esperamos para repartir o bolo. A diminuição da desigualdade é real. É factível. Pode não parecer para quem vive numa cidade grande, numa casa com ar-condicionado, pedindo duas pizzas famílias pelo smartphone.
O foco em reduzir as diferenças sociais é a razão principal por que vale a pena votar na Dilma. Podem criticar, podem achar que o governo devia ter feito mais, mas ele procurou fazer do jeito que deu. Agora, quem nunca fez nada, não tem nem o que criticar. O PSDB sempre implantou projetos sociais em escala pequena, no estilo Criança Esperança da Globo, talvez menor. Com bastante restrição. Os programas federais do PT são todos em escala nacional. Em qualquer lugar que se vá vai ter Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec, Prouni, Ciência sem Fronteiras e tantos outros planos. Eles funcionam, eles fazem a diferença.
Não abandone a luta por um país melhor no segundo turno. Existe uma campanha questionável sendo feita para derrubar o PT, e não para trazer melhorias ao Brasil. O Banco Santander mandou e-mails para os clientes mais ricos advertindo-os de uma crise se Dilma ganhasse, e muito textos altamente duvidosos estão sendo enviados para espalhar terror. Os principais candidatos de extrema direita (pastor Everaldo e Levi Fidélix) já se aliaram a Aécio Neves, assim como o neoliberalismo envergonhado do PV de Eduardo Jorge e do PSB/Rede de Marina Silva. E, para fechar com chave de ouro, o Clube Militar.
Leonardo Boff, um dos poucos católicos que abre espaço para discutir aborto e questões LGBT e ambientalistas, já declarou seu apoio à Dilma. Marilena Chauí, filósofa, tá nessa há muito tempo. Agora, Marcelo Freixo e Jean Willys do PSOL também. Além de Chico Buarque e vários outros artistas importantes da nossa cultura. Porra, até o Mario do Super Mario apoia Dilma (a roupa vermelha e o gosto por estrelas não é à toa). 
E você, de que lado estará?

72 comentários:

nando disse...

Se houve erros,se aconteceram corrupções,que sejam punidos e condenados,só não misturar alhos com bugalhos,que houve melhoria social no governo do PT,isto aconteceu sim.Nunca o poder aquisitivo do povo foi tão valorizado,nunca se viajou tanto neste país,se o povo não controlou seus gastos a culpa não é do governo,é sim falta de maturidade do povo,que nunca teve a possiblidade de usufruir algo,então não venha com estorinha pra boi dormir,como faz estes políticos do PSDB,que também participaram do mensalão como o senhor Eduardo Azeredo,mais se estivesse feito um governo decente,seria elogiado,apesar que, se comprovasse a sua participação no esquema de corrupção também deveria ser julgado,o que me deixa triste,e falta de informação,todo mundo vai na onda da mudança e não para pra refletir.deixei o que penso,..abraços

Anônimo disse...

Levy Fidelix declara apoio a Dilma: https://www.youtube.com/watch?v=77YD8824FaQ

Vamos ver se a Lola tem coragem de mostrar isso.

Rodrigo disse...

Mário apoia Dilma sim, ele sempre foi socialista. Capitalista pro-yankee era o Sonic, azul e branco e o vilão era o Robotnik, nome russo e bigode parecido com Stalin.

Brincadeiras à parte, a mídia está, como sempre, em campanha aberta contra nós.
Agora vou dizer uma coisa, se o PT perder, estará pagando o preço por sua própria covardia, pois em 12 anos não foi capaz de enfrentar o monopólio da globo, como a Cristina fez na Argentina. Ficou esse tempo todo apanhando calado, e o resultado está aí...

Mas não acredito em derrota, até o dia 26, teremos desconstruido o canalha.

lola aronovich disse...

Ô bundão desonesto, isso foi em 2010. Agora ele apoia Aécio desde criancinha. Assim como Marco Feliciano (que em 2010 também apoiou Dilma), Malafaia, Pastor Everaldo, Bolsonaro e outras criaturas das trevas que VOCÊ deve gostar.


Ah, pro troll que falou que a gente já tá ameaçando com greve (Não sei se foi neste post ou no outro de ontem), teve muita greve nos anos 90. A greve é uma resposta ao descaso do governo. Em 2012 nós professores tivemos uma greve longa contra o governo federal. Mas, pelo que me contaram meus colegas mais velhos, que já eram professores nos anos 90, naquela época tinha greve todo ano, porque FHC simplesmente congelou todos os reajustes e concursos. Eu duvido muito que professor goste de fazer greve. Atrasa tudo, prejudica os alunos, é uma droga. Sem falar que somos a única categoria que tem que REPOR os dias parados. Por causa da greve de 2012, passamos 2013 inteiro repondo aulas, dando aula até dia 21 de dezembro. Eu não tive férias conjuntas com meu marido. Então, greve é último recurso mesmo. Mas o programa de governo de Aécio é esse mesmo, de corte de gastos públicos (leia-se corte com educação, saúde, segurança), terceirizações, privatizações. Quem gosta de ser terceirizado tem mais é que votar nele.

Anônimo disse...

Eu quero ver o Obama conhecendo a Letícia Weber e a Michele fazendo cara de ódio.

Anônimo disse...

Não dá pra saber em quem o Mário vai votar.
Se o sindicato dele é parte da Força Sindical, ele vai votar no Aécio, porque o Paulinho da Força é aliado dele.
Se o sindicato dele é parte da CUT, ele vai votar no PT.
Tem que ver isso aí.

Anônimo disse...

A Lola chamando alguém de desonesto é engraçado.
Ela não assume nem que tem depressão.

lola aronovich disse...

Ué, por que eu "assumiria" que tenho depressão, se nunca tive? Ao contrário de vcs mascutrolls, eu não minto. Conto tudo aqui no blog. Não só não tenho (nem nunca tive) depressão como tenho um problema psicológico que me impede de engolir comprimidos. O comprimido, por menor que seja, fica na boca um tempão, antes que eu tenha "coragem" de engoli-lo. Se algum dia eu ficar doente e precisar de qualquer tipo de medicação, ferrou.

Marussia de Andrade Guedes disse...

Lola
Que bom que vc estará mais envolvida no segundo turno.
Os mais reacionários se uniram pra derrubar o PT. Não podemos deixar que isso aconteça . Vc é uma pessoa muito influente e eu estava triste pelo seu pouco envolvimento nesta eleição .
Sei que vc não gosta que lhe digam o que fazer mas gostaria de lembrar que só faltam duas semanas e , portanto , somente um final de semana até a eleição .
Tem muita coisa em jogo . Participa mais. Vc pode fazer diferença .

Anônimo disse...


Não dá para negar o avanço social do Brasil nestes 12 anos. Quer um exemplo a profissão empregada doméstica, está acabando porque as mulheres pobres estão tendo outras alternativas. Por esta razão o governo petista incomoda tanto pois para a nossa elite lugar de pobre é limpando o chão, eles não aceitam o crescimento social dos mais pobres. Vou de Dilma

Társio disse...

Lola, agradeço a oportunidade de participar e contribuir para informar as pessoas. Fico lisonjeado. :)

Abraços!

Raquel Link - BLOG ESCREVO POR COMIDA disse...

Apesar de adolescente lembro do medo que realmente muita gente tinha em votar no lula, na questão de comparar com cuba, que viraria comunismo. E quando comecei a votar eu votei no 2 mandato do lula e votei na dilma a primeira vez,

MAS agora eu to com medo, apesar de PARABENIZÁ-LOS pelo o que fizeram com os muitos pobres, a classe media, onde me encaixo e classe media mesmo de ganhar menos de 3 mil liquido e não classe media que ganha 20 mil reais. foi ESQUECIDA

não estou dizendo que vai ser lembrada pelo aécio,mas gera a duvida, o descontrole da inflação gera medo. acredito que muita gente, assim como eu que mesmo em duvida, mesmo feminista, não querendo votar no aecio. começa a pensar sera que não poderia dar uma melhorada?

esquecendo um pouco a questão direita a esquerda enfim, apesar de ser difícil deixar de lado.

gostaria de votar em que vai fazer algo melhor pra TODO MUNDO e não só porque é mulher ou é do pt. enfim difícil.

Comparação de dados disse...

Acho um desserviço à reeleição da Dilma alguns dados/comparativos estapafúrdios, como essa feita pelo autor dando a entender que o Brasil tem menos miseráveis que nos EUA. Qualquer um com um mínimo de bom senso sabe que isso é falso, fica parecendo má-fé. Ah, realmente a reportagem da Folha dá esse número e realmente há esse dado sobre a extrema pobreza no Brasil. Porém, conforme a reportagem da Folha, a "linha da pobreza" considerada nos EUA é de US$22.314,00 por ano para família de 04 pessoas - ou, convertendo, R$53.553 por ano, ou R$13.388 "per capita" - que dá R$1.115,00 por mês, "per capita". A "linha da extrema pobreza" considerada no Brasil é de R$70,00 per capita por mês. SETENTA REAIS. A renda limite da "linha da pobreza" dos Estados Unidos é classificada, segundo os critérios da Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo como uma renda de classe alta - nem é mais classe média. Ou seja, pelos critérios da SAE, 85% da população dos EUA estão na "classe alta"! E o autor do texto quer comparar essas realidades, dando a entender que há vantagem comparativa para o Brasil!!! Não dá...

Jackson Filgueiras disse...

Caramba!
Como não tinha como rebater o guest post, os trolls inventam motivos para ofender.
Ô vidinhas miseráveis!

Anônimo disse...

Esse governo teve todo o apoio que precisou, foi maioria em todas bancadas e sim teve avanço em algumas áreas bem importantes. Não desmereço totalmente ninguém, nem Dilma, nem Lula e nem FHC.
O que acredito que tem que ser feito é uma visão de todo. Comparar o Brasil de hoje, 25 anos após a redemocratização, com um Brasil recém saído de inflação exorbitante e governos militares, para mim, não faz sentido.
Por isso, o que me preocupa é daqui para frente. Que futuro vejo com PT ou com PSDB?
Com o PT eu vejo mais escândalos de corrupção, mais desvios gigantescos. "Ah mas eles estão investigando como nunca antes". Isso não é desculpa! E investigando... me conta onde estão os CONDENADOS do mensalão. Isso é punir a corrupção? Não, sinto muito, mas não aceito.
Eu sou a favor de uma troca de governo. Se em quatro anos eu me arrepender, troco de novo. Mas continuar votando cegamente no PT é dar carta branca para eles continuarem tratando nosso país como PROPRIEDADE deles. Eu não quero reclamar do PT por mais quatro anos. Na realidade, o que mais quero é que o PT tenha um tempo para voltar às suas origens e se "limpar" um pouco.

Anônimo disse...

Aos petistas - e esquerdistas em geral - fervorosos sugiro a entrevista do Eduardo Jorge ao Bruno Torturra.
Ele deixa bem claro que o PT não é um partido socialista no sentido fofo e nórdico do termo, mas um grupo de poder ambicioso, mesquinho e manipulador.

Anônimo disse...

Olha, não quero ser pessimista, mas Dilma tem muito mais chance de perder do que de ganhar. É só olhar as pesquisas. Nunca antes um candidato ficou a frente dela desse jeito. Em 2010, Serra nunca chegou ao empate técnico. E Aécio ganhou o apoio da Marina, da família de Eduardo Campos e do Eduardo Jorge. Já a Luciana Genro, minha candidata, nao vai apoiar ningué,. Pra piorar a rejeição de Dilma é alta demais. Voto na Dilma, Lola, mas sou minoria. Nao sei, mas o meu pressentimento éb o pior possível...

Anônimo disse...

A Record está abertamente fazendo campanha para a Dilma.
Não tem a mesma audiência que a Globo, mas não dá para dizer que a mídia toda está contra o PT.
E a Globo não é mais tão forte quanto era. Não dá para comparar com aqueles países em que uma só corporação tem 80%, 90% de audiência.

Sara disse...

Eu adoraria viver nessas propagandas do PT, mas não é nada disso q vejo na minha realidade...

Anônimo disse...

Cada um merece uma chance. O PT teve 12 anos. Melhorou? Um pouco sim. Mas nada espetacular. A Dilma foi fraca. E geralmente o segundo governo reeleito fica pior. Raramente foi o contrário.
se o Aecio for pior volta numa outra oportunidade.

Rodrigo disse...

Esse papo de que votar no PT é dar carta branca para corrupção é de uma ridicularidade sem tamanho. Denúncias existem dos dois lados, se o voto no PT é carta branca, no PSDB também o é, portanto, isso não pode ser motivo agora pra escolher o coxinha. Não estou querendo justificar um erro com outro, só estou dizendo que ambos estão na mesma. Se fosse por acabar com corrupção era pra Luciana estar aí, mas não está.

E esperar pra se arrepender depois de quatro anos, quatro anos é muito tempo e pode ser tarde demais, o coxinha pode (e vai) fazer c$gadas irreversíveis.

Anônimo disse...

arsenio never

quero uma escandinavia

Anônimo disse...

como confiar nesses dados? ninguém tem como viajar pelo brasil todo para verificar.
e como viram pesquisas são muito confiavéis,aécio supostamente estava lá embaixo e agora parece que vai vencer a dilma.
e o governo do pt volta e meia aparecia na tv dizendo que a saúde estava uma maravilha e aqui no rj pelo menos e por algumas matérias na tv,em vários estados estão uma merda.
descaso total,falar todo mundo fala,agora provar é outra coisa.

Anônimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=ukyqq-3BM80
Lola, é sério que você militou pelo FHC nessas eleições?

Zrs disse...

Gente, Minas simplesmente não vota no Aécio, isso não significa algo?

Tenho arrepios só de pensar em viver novamente sob o jugo do PSDB...a coisa tá feia, mas vamos em frente!

Edson disse...

Ou eu voto na Dilma ou então votarei nulo.

Entendo quando alguns dizem que é preciso renovar, mas não consigo ver o PSDB como uma renovação benéfica.

Anônimo disse...

Concordo com você LOLA, concordo com tudo o que vc fala... me da até uma ereção gostosa qd te leio.

lola aronovich disse...

É sério sim, anon das 18:04. Fiz boca de urna pro FHC em 1985! Me arrependo, mas eram outros tempos. Primeiro que eu era novinha, tinha só 17 anos. Mas o mais importante é que, na época, não existia segundo turno. E havia três candidatos principais pra prefeito de SP: FHC, Jânio Quadros e Eduardo Suplicy. Eu gostava do Suplicy, mas era o tal do voto útil. A eleição estava entre FHC e Jânio. Votar no Suplicy era dar o voto pro Jânio. FHC e Serra não eram os mesmos de hoje. Eles ainda eram sociais-democratas, tinham acabado de apoiar as Diretas Já...
Jânio ganhou de qualquer jeito, mas era pro FHC ter vencido. Ele só perdeu por causa da fatídica entrevista com Boris Casoy, em que Casoy perguntou se FHC acreditava em Deus e ele não soube responder.
Vai saber o que teria acontecido se FHC tivesse vencido. Quem sabe seu governo tivesse sido ruim e aí ele não teria sido Ministro da Fazenda no governo Itamar Franco e, principalmente, presidente. O Plano Real teria acontecido do mesmo jeito, porque não foi obra dele.

Anônimo disse...

Nessas eleições, elegemos um Congresso bastante conservador, no primeiro turno, a oposição ganhou muito mais apoio do que a situação, e Pastor Everaldo ganhou mais votos que Eduardo Jorge, e ao que tudo indica, o Aécio vai ganhar. Estão vendo, petistazinhos? Essa é a verdadeira voz da nação brasileira: um povo tradicional, de direita, cristão, meritocrático. Não os funkeiros e drogados que vocês burramente imaginam representar o povo.

Hugo disse...

"Existe uma campanha questionável sendo feita para derrubar o PT, e não para trazer melhorias ao Brasil."

ISSO É PIADA, NÉ? Depois da campanha verdadeiramente nojenta que o PT fez contra a Marina (que teve, aliás, uma postura admirável ao confrontar os ataques) no primeiro turno, você vem criticar os outros? Não é de se surpreender que tantos eleitores da Marina passaram para o Aécio! Vocês cavaram a própria cova. Eu votei na Marina, e agora não voto na Dilma de jeito nenhum! Também não quero um palerma feito o Aécio como presidente, então vou votar em branco. Mas voto meu a Dilma não tem.

Anônimo disse...

É interessante como todo PTista gosta de falar que o partidão deles é admirável por punir e abominar os corruptos em seu meio(uma baita mentira, porque gente como Genoíno e companhia ainda é herói para muito PTista). Deixa eu falar uma coisa para vocês: isso não passa de obrigação, não é mérito nenhum.

Anônimo disse...

O Lobão vai ficar, heim?

Anônimo disse...

O Aécio Neves tem a melhor equipe.

Anônimo disse...

Eu acho que algum tempo longe do poder pode até fazer bem ao PT. Para aprender a não trair as raízes!

Anônimo disse...

"como confiar nesses dados? ninguém tem como viajar pelo brasil todo para verificar.
e como viram pesquisas são muito confiavéis,aécio supostamente estava lá embaixo e agora parece que vai vencer a dilma."

Agora a situação é muito diferente. A Marina ganhou muitos votos por motivos emocionais, ligados à morte do Eduardo Campos, mas esse período de luto na população já passou, e ela perdeu votos para o Aécio. Já a Dilma não tem muito espaço para crescer, porque a rejeição à ela é alta. Posso estar muito enganado. mas acho que as pesquisas mais recentes serão mais exatas.

Anônimo disse...

Olha infelizmente as unicas "campanhas do medo" que vejo sao vindas do PT. Sabe, incoerencia é dificil de engolir. E lembrem-se quem vota na Dilma esta votando tbm no Temer. Por isso anulo meu voto no segundo turno

Anônimo disse...

Aliás, é muito linda a forma que o PT trouxe soluções pro país.

O pobre não entrava na Universidade. O que o PT fez? Investiu em educação? Não, tornou as provas mais fáceis.

O analfabetismo era grande. O que o PT fez? Incentivo à leitura? Não, considerou alfabetizado aquele que sabe escrever e ler o próprio nome.

A pobreza era grande. O que o PT fez? Investiu em empregos e incentivos à produção e empreendedorismo? Não baixou a linha da pobreza e passou a considerar classe média qyem ganha 300 reais.

O desemprego era pleno. O que o PT fez? Deu emprego? Não, passou a considerar como empregado quem recebe bolsa família ou não procura um emprego.

A saúde estava uma merda. O que o PT fez? Reduziu imposto em remédio, investiu em hospitais? Não, importou um monte de cubano que sequer faz a prova pra comprovar sua eficiência.

Luiza disse...

Para os mal-informados, sou de Minas e aqui Dilma teve mais votos que Aécio e o Pimentel do PT foi eleito em 1º turno, desbancando o candidato do PSDB.
O governo tucano em Minas esteve totalmente envolvido em escândalos, mas a irmã de Aécio, Andreia, é nada menos que a dona do jornal mais influente de Minas, o Estado de Minas e censura toda a mídia local, inclusive demitindo jornalistas.
Documentários a respeito:
http://youtu.be/Y7t20KC068Q

http://youtu.be/mUxKKLmhcGg

Procurem saber sobre os aeroportos construídos pelo Aécio em fazendas de familiares com dinheiro público, os desvios de verba da saúde e educação, a Lei 100, que contratou funcionários públicos sem concurso, a longa greve dos professores estaduais em 2011, o não pagamento do piso salarial dos professores, o helicóptero que caiu com meia tonelada de cocaína, o contrato com o Minas Arena para administrar o estádio Mineirão, o absurdo das parcerias público-privadas até para presídios...
Entrevista a respeito
http://pocos10.com.br/?p=14118

Além do mais, os tucanos governam Minas e São Paulo há décadas, essa desculpa de votar nele pela "alternância de poder" é ridícula.

O que Minas jogou fora, o Brasil não pode catar... Aécio Nunca mais!!

Anônimo disse...

O eduardo jorge foi uma grande decepção pra mim, ele nunca mais tem meu voto e a marina infelizmente essa tbm por mim já esta encerrada. Me arrependi de nao ter votado na Luciana. Vejo uma campanha de ódio contra a dilma e o pt, a maioria quer votar no aecio não por gostar dele, mas por odiar o pt. No governo fhc tinha corrupção, mas não havia denuncias, na época era psdb+globo+veja e o povo era muito mais fanatico pela globo e ela veja do que hoje e a internet nao era tao democrática. O aecio tem fama de ser viciado em cocaína, mas os seus eleitores são muito preconceituosos. Os mascus votaram muito para deputado e senador e abncada esta muito conservadora. As pessoas deveriam perceber que votar para vereador, deputado e senador tbm é muito importante. Como dizia aquela atriz de novela da globo, tenho medo! Vou votar em Dilma, mas não estou confiante. Eu espero q na próxima eleição a Luciana fosse pelo menos para os segundo turno.

Anônimo disse...

Não profanem o nome do Mário o jogando (sem trocadilhos)nessa briguinha política! Desabafo feito, vamos lá: dizer que há uma "campanha contra o pt" é meio ridículo. Há partidários dos dois lados, e ninguém é imparcial, mas aquela campanha da Dilma atacando a marina no 1º turno foi vergonhosa, acusando-a de 'andar com gente da ditadura', sendo que a Dilma vive da mãos dadas com Sarney, Collor e coisas muito piores. Uma coisa que me impede de ter simpatia pelo "PT do poder" (avesso ao PT ideologico)é a postura quanto aos atos de corrupção. Ok, ninguem é 100% inocente, mas sempre que surge um novo escandalo de roubo de dinheiro público a 1ª coisa que o o PT faz é dizer " ah, mas eles tb roubaram", como se um erro alheio tornasse a conduta aceitavel agora. e a 2ª coisa que o PT faz é reclamar que está sendo denunciado! No caso mais recente (é o mais recente ainda?) do vazamento da delação premiada Dilma se mostrou irritada com o vazamento (até aí ok, não era pra ter vazado), mas não disse nada sobre punir os culpados, não se mostrou indignada com o descaso e roubo de dinheiro público, se limitou a um " ah, SE for culpado a gente vê". O mesmo ocorreu no mensalão, os criminosos foram tratados como heróis pela Dilma e pelo PT, é surreal. Trabalho na polícia federal, sou escrivã, e vcs não fazem ideia de como o governo do PT sucateou a instituição. Qualquer medida nas operações foi imensamente dificultada nesses ultimos anos, fora as repressões políticas. A quem interessa uma polícia federal sucateada? aos que anda devem é que não é...

Anônimo disse...

Eu só vou votar na Dilma porque acho o Aécio pior.

Anônimo disse...

Esta havendo uma grande onda de ódio ao Nordeste e aos nordestinos vindo dos eleitores de Geraldo Alckmin. Essa onde de ódio e preconceitos (sempre levando racismo, machismo, homofobia, etc juntos) tem como motivo principal a suposta maioria de votos que a Dilma tem na região Nordeste. Esses eleitores de Alckmin e do psdb pedem a separação de Sao Paulo do Brasil ou a separação do Nordeste e tbm da região Norte do Brasil. Enquanto Sao Paulo esta passando por uma crise com a falta de água neste governo. Esses eleitores de Alckmin, a maioria da classe C, se acha superior, mais inteligente. Mesmo sendo tao ignorantes.

Gabriela disse...

gente, que video é esse que a lola falou? alguém tem o link? ou como posso procurá-lo no google?

nadiaschenker disse...

Eu vou de Dilma, claro!

Anônimo disse...

Enquanto "a elite" não tiver vergonha na cara de admitir os pontos positivos do governo do PT, o povo não vai confiar nos tucanos.
Não são capazes sequer de admitir que é positivo tirar crianças da fome... quem quer ouvir tolos endinheirados como estes? Ninguém que pensa racionalmente...

MonaLisa disse...

Alguém sabe se é verdade que o Aécio privatizou as escolas em Minas?

Anônimo disse...

Esse período de eleição está sendo um terror pra mim, simplesmente não quero acreditar que o Aécio tem chances de se tornar presidente do Brasil. Seria um retrocesso enorme, principalmente considerando a influência que os acontecimentos políticos brasileiros exercem sobre os demais países da América Latina. Virar à direita no momento histórico que estamos vivendo, em que os países latinoamericanos estão finalmente começando a ter maior autonomia política e econômica, seria um grande erro. Como estudante de uma universidade federal, eu acompanhei de perto as mudanças que ocorrersm durante esses três governos do PT: maior possibilidade de acesso de estudantes pobres e negros ao ensino superior, incentivo à cultura e a pesquisas científicas, ampliação de vagas nas universidades. Se o PSDB voltar ao poder, pode crer que esses projetos sociais irão minguar, pois PSDB sempre governou para as elites. Espero que o povo brasileiro tenha bom senso e não eleja o Aécio, esse coxinha canalha.

Ana disse...

O cara foi nomeado secretário de gabinete parlamentar aos 17 anos, para o gabinete do papai, Aécio Cunha, da ARENA, partido da ditadura. Aos 25 foi nomeado diretor da Caixa Econômica, pelo priminho Francisco Dornelles. Todos os negócios em família, e com dinheiro público. E querem falar que o PT é corrupto? Quando o PSDB é o campeão de parlamentares com a ficha suja??? Quando o boneco construiu um aeroporto nas terras da família com dinheiro público? Quando arruinou Minas Gerais?
A privataria do PSDB NUNCA foi investigada, mais de 300 processos de corrupção foram engavetados pelo Supremo. Ah, me poupem com esse papinho de "acabar com a corrupção do PT!. Assumam que vocês odeiam pobres, nordestinos, aeroportos com "jeito de rodoviária", que odeiam que as domésticas tenham direitos. E paro por aqui, pois me faz mal ao fígado.

Bruno disse...

Lola, dentre estes vários guest posts, em nome da pluralidade de idéias e opiniões, você toparia publicar um "porque voto Aécio Neves"?

lola aronovich disse...

Bruno, depende. Se vier assinado com o nome do autor, e este autor não for um inimigo virulento meu (porque não vou publicar no meu espaço gente que vive me xingando, gente que eu bloqueio no Twitter com o maior prazer, gente que pra mim representa o ódio), e se o post não estiver cheio de mentiras, publico sim.

lola aronovich disse...

Marussia, obrigada pelo carinho e pela confiança. Eu duvido muito que eu possa fazer qualquer diferença, mas mexeram comigo. Eu estava quietinha no meu canto, e aí fazem um vídeo (profissional, feito por gente da campanha do Aécio), e me colocam lá, como se eu estivesse envolvidíssima na política. Aí fiquei com muito mais gana mesmo. A verdade é que, na minha posição privilegiada, minha vida não vai piorar tanto se o Aécio ganhar. Claro, piora demais a universidade, meu salário não tem reajuste nunca mais, não tem mais reposição de professores, vai ter muitas greves... Tudo isso seria péssimo, mas eu sobrevivo. Agora, seria terrível mesmo pro povo. Não quero nem imaginar o retrocesso que uma vitória do PSDB poderia ser pro Nordeste. Estou preocupada. Ainda acho que Dilma ganha, porque não é possível que coloquem os reaças no lugar.
E vc, não quer escrever um guest post com a sua visão sobre o que aconteceria com os hospitais públicos?

Anônimo disse...

Lolinha, eu estava pensando em anular o meu voto agora no segundo turno, mas agora estou convencida de votar em Dilma, Aécio Never!

Manu SA disse...

Eu não vejo o PT com tão bons olhos assim, como o autor do guest post. Acredito, inclusive, em muita manipulação de números, sobre pobreza, desmatamentos, inflação, crescimento econômico, etc. O PT se distanciou significativamente de sua linha ideológica de formação e digo com toda certeza que hoje, não é um partido que me representa e tampouco atende minhas expectativas.

Porém, PSDB NUNCA foi uma opção para mim e acho bem medíocre o discurso que muita gente comprou, que votar em Aécio Neves é votar contra a "corrupção e tudo o que está aí de mais sujo" (é a frase que mais pipoca nas timelines da vida). Sério mesmo que tem gente acreditando que foi o PT quem inventou a corrupção, o mensalão e o fisiologismo político? Me poupem!

Os programas sociais (impopulares e mega criticados pela direita) são o maior legado petista para o Brasil. Votei em Luciana Genro no 1º turno e votarei em Dilma no 2º não porque amo/adoro/sou petista, mas porque no momento acredito ser a melhor opção dentre as disponíveis.

PSDB no poder, na minha humilde opinião, suscita retrocesso. Seria estagnar senão voltar para trás no processo de redução da desigualdade social, seria retornar à época das privatizações, seria arroxo salarial, desemprego e medidas que beneficiariam as classes mais abastadas.

Também desejo mudanças, melhorias, reforma política, fim da corrupção, do fisiologismo e crescimento econômico, mas PSDB não representa nada disso em meu ver.

Anônimo disse...

Lola, por favor, todas as redes sociais estão insuportáveis, e digo mais, os piores nem são os eleitores do Aécio, são os eleitores do PT.
Peço desculpas, mas gostaria de provas de 1) o Aécio ser drogado, 2) o Aécio ter agredido sua esposa. Todas as redes sociais só sabem falar disso e falar da mesma coisa - bolsa família - como se o projeto tivesse sido obra do PT. Quem é informado sabe que não foi. Fora outros argumentos de bosta, tanto de quem vota em Aécio, quanto de quem vota em Dilma.
Este blog é o melhor espaço da internet e os dois últimos posts foram sobre política, apoiando o PT...
Acredito sim que tenha gente que esteja votando no Aécio com motivos decentes, mas parece que os votantes do cara são todos playboys desocupados quem vota na Dilma é super
legal e boa pessoa, vai salvar o mundo, e a gente sabe que isso não é verdade.
Pelo visto, também só retorno a este blog após as eleições, a internet está impossível!

Migh Danae disse...

Lola, eu vou de Dilma!

Anônimo disse...

Alguém me explica:

Eu tenho algum dinheiro (só algum mesmo, que dê pra viver; não sou rico, porque se fosse acharia uma miríade de maneiras de preservar meu patrimônio) e o estado me assalta e entrega meu dinheiro para outra pessoa.

Digam-me: onde exatamente foi criada riqueza nesse processo?

Anônimo disse...

Vou de Aécio. quem não tem medo de ir à luta acredita em estado mínimo :)
#aéciodopó #cheiramasfaz!

Wellington F disse...

Sim, o Mario (aquele Mario) é socialista e apoia o PT, afinal, ele é proletário (encanador), usa vermelho e tem o bigodinho do Stalin. Inclusive, o sabidão do Olavo alegou que a Nintendo é comunista por causa de seu mascote. E o Sonic também era socialista, afinal, ele usava tênis mágicos vermelhos e ficava invencível quando pegava a estrelinha. Se o Mario e o Sonic (meus ídolos de infância) são PT, quem sou eu para duvidar deles?
O que me entristece em votar no PT é que Lobão, Constantino, tio Rei e a cia. limitada dos coxinhas vão ter que passar mais 4 anos chorando com medo do bicho-papão comunista que mora em baixo da cama deles. Sorte que eles vão poder comprar seus Lexotans, Rivotris e Gardenais quase de graça na Farmácia Popular (que o próprio PT criou) para não entrarem em depressão reacionária coletiva. E ao contrário do que diz o filme, o Vermelho, sim, é que é a cor mais quente. hehehe.

É Dilma neles!

Anônimo disse...

Independente de qualquer ideologia, vou dizer uma coisa para vocês, o PSDB não tem a eficiência que prega,como mineiro,vejo isso todos os dias, vejo isso quando ando com medo na minha cidade que já foi tranquila e hoje morre gente a torto e a direito, vejo isso quando olho para a saúde pública estadual, sucateada de material e pessoal,isso para ficar em dois exemplos,é mentira TUDO o que Aécio diz que fez em MG, as poucas boas ideias de seu programa de governo não alcançaram o estado inteiro, enfim, vocês de outros estados, não acreditem na propaganda, eles não perderam em MG a toa.
Quanto a corrupção, trata-se de um problema estrutural,acima dos partidos, os quais se adequam ao que já existe.
Rafael

Anônimo disse...

"e se o post não estiver cheio de mentiras, publico sim. " Então metade do que é publicado a favor do PT deveria ser vetado tb. Não me entenda mal, votei na Dilma e votarei de novo, mas tenha paciência, os militontos do PT não são nada melhores que os do PSDB. Tem um panfleto q diz q o PT criou dezenas de universidades e FHC nenhuma. Uns 70% das ' criadas' pelo PT já existiam e funcionavam plenamente, e só ganharam o nome de "universidade" por mera canetada, e FHC criou algumas sim, cerca de 5 ou 6

Anônimo disse...

(Que tosco o troll da depressão aí ¬¬ Que tosco, vou nem formular: tosco e fim.)

Ah, Lolinha, Lolinha... Estou com medo dessas eleições sim. Minha família não vai perder tanto com o Aécio, mas eu vou.

Discordo do povo que ofende o Aécio com base no negócio das drogas. Isso cria um estigma bem negativo, embora eu entenda o impulso que faz o pessoal querer quebrar a imagem de bom moço probo e querido.

E eu gosto da postura do PT quanto a corrupção. Um partido grande tem gente ruim no meio sim, e seu papel é não ter medo de cortar na própria carne. Quem puder ver o número de processos na Polícia Federal e a quantidade de funcionários públicos e políticos presos vai ver que se está trabalhando BEM nesse aspecto. Fica feio no discurso? Ô se fica. O povo vai achar horrível? Tá achando horrível sim. Mas acho correto.

Anônimo disse...

Oi,
Cuidado com esses números de linha de pobreza. Tem que ser meio miolo mole para acreditar que o mesmo indicador de linha de pobreza registra 3,5% para o Brasil e 15% para os EUA. O indicador americano diz respeito a linha NACIONAL de pobreza, onde uma família que ganha menos de US$23550 por ano é considerada "pobre". O índice que mostra esse percentual de 3,5% é o indicador internacional de US$1,25 por dia - bem diferente!!!

Anônimo disse...

Quanta choradeira. Quando o PT ficou 12 anos no poder, o regime democrático estava funcionando bem.

Agora, na iminência de uma derrota, a democracia é falha e representa o perigo de um retrocesso.

Vão se tratar... eleições tem disso mesmo. Não votar no Aécio é completamente plausível. Qualificar o futuro governo dele como retrocesso já parece birra de criança mimada.

Anônimo disse...

"Eu sou a favor de uma troca de governo. Se em quatro anos eu me arrepender, troco de novo. Mas continuar votando cegamente no PT é dar carta branca para eles continuarem tratando nosso país como PROPRIEDADE deles. Eu não quero reclamar do PT por mais quatro anos".

Votar em Aébrio Neves é retrocesso. Trcar de governo não é como trocar de roupa!!! Basta ver o seu futuro ministro de Fazenda, Armínio Fraga. Pesquise "Armínio Fraga" no google. Ele disse que os salários subiram demais e que foi causa da inflação, o que não é verdade. O que Lula-Dilma fizeram foi repor as perdas salariais ao longo do governo FHC - efegagácecê . Se você, que provavelmente deve ser classe média - não se importa de ter que enfrentar arrocho salarial, taxas de juros bem mais altas que atualmente, inflação também bem mais altas que as taxas atuais e desemprego - vá em frente.Sem contar a corja reacionária, machista, racista e homofóbica que o apóia.
Votar no PSDB por conta da corrupação no governo Lula-Dilma, é de uma ingenuiadade criminosa ao meu ver. Basta ler o livro "Privataria Tucana", pesquisar sobre o mensalão do PSDB-DEM, trensalão tucano, o porque do racionamento de água em SP que você vai concluir que a corrupção nos governos Lula-Dilma é fichinha!!
Mas eu sei como é, a corrupção do PSDB-DEM não sai na Globo-Veja-Folha.

Marcelle

Anônimo disse...

Campanha de odio eu to vendo por parte da.Dilminha. Passa direto na TV, nao viu?

Relicário disse...

Anônimo das 08:08, meu querido vc é ingênuo demais, pois bem, eu frequento as redes sociais também, uma coisa é discurso de ódio como: "esses petralhas comunistas são uns ladrões", " Dilma Vagabunda", "Nordestinos burros, idiotas", "Dilma sapatão", "todo petista é safado", ouço isso com tanta frequência, que vc não imagina. Se há algum "petista" que tenha xingado o candidato, posso te garantir que não é uma prática partidária oficial, avalio como absurdo qualquer xingamento. No caso das provas que vc pediu, olha não há qualquer prova quanto ao caso da Petrobras e todos já denominam a Dilma como grande culpada. Imagina se alguém muito próximo dela tivesse um helicóptero cheio de cocaína... mas vamos lá tentar esclarecer: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/08/trafico-de-cocaina-e-o-aeroporto-de-claudio-mg.html

Calando a imprensa:

https://www.youtube.com/watch?v=Y7t20KC068Q

https://www.youtube.com/watch?v=zv6hdHbT_3w

https://www.youtube.com/watch?v=MRJyT5JUdM8

https://www.youtube.com/watch?v=LPo0q2-IIMI

Com relação aos dados de pobreza, fome etc...vc deve ser muito novo, apesar de estarem (os dados) todos aí na web para que vc possa pesquisar, fontes fidedignas, eu nem preciso disso, lembro quantos miseráveis eu encontrava em minha cidade todos os dias e o quanto encontro hoje, conta simples de fazer. sem falar no desemprego, meu pai foi vítima deles entre os anos de 1994 e 1998...mas se os fatos falam por si, vamos aguardar, se Aécio ganhar a gente vai lembrar dessa fase ruim rapidinho.

Anônimo disse...

E olha o q achei: um site q diz qto estava a inflacao em qlqr periodo. Tentem pesquisar o ano de 2002, e surpresa: 12,5% E ainda querem essa gente de volta pra dar jeito na inflacao? So pode ser piada

Anônimo disse...

Obrigada Ana, por sintetizar o que venho repetindo nos últimos 6 meses...

Essa eleição está casaca!...

E obrigada pelo posto Lola!

donadio disse...

"Eu acho que algum tempo longe do poder pode até fazer bem ao PT."

Ah, isso é verdade. Para o PT, seria ótimo. Melhor ainda seria para quem, como eu, milita na esquerda do partido.

O pequeno problema é que seria ruim para quase todo mundo mais.

Quatro anos sem reajuste, você quer?
Quatro anos sem concurso público, que tal?
Quatro anos com um engavetador-geral da República não permitindo que nenhuma ação contra o governo prospere, já pensou?
Quatro anos organizando a privatização da Caixa, do BB e da Petrobrás, não é demais?
Quatro anos sucateando as universidades públicas, onde já se viu?

Por essas, e por (muitas) outras, eu prefiro fazer o sacrifício de não renovar internamente o partido.

Afinal, ao partido eu vou nas minhas horas vagas. No país, eu tenho de viver o tempo todo, até quando durmo ou quando bebo água (não é, Geraldo Alckmin?)

Anônimo disse...

Eu tb lembro de desemprego e arroxo salarial. Lembro dos apagões. Esses foram inesqueciveis, assim como o racionamento de energia.

Anônimo disse...

OFF TOPIC

Lola, tudo bem?

Eu acompanho seu blog há muito tempo, já fui uma comentarista assídua (diária) mas, ultimamente, só tenho lido (todos os textos).

Não sei se você se lembra, há alguns anos atrás, tivemos (eu e uma moça chamada mirella, e mais um monte de gente, inclusive você), uma discussão sobre vegetarianismo?/veganismo/especismo. Foi num post sobre o consumo de carne de cachorro por orientais.

Então, eu gostaria de anunciar para todos que acompanharam aquela discussão, na qual eu me coloquei contrária a viabilidade do vegetarianismo, que eu hoje, sou vegetariana, com muito orgulho.

Mirella, se você ainda frequenta esse blog, obrigada por não desistir das pessoas. Decidi pelo vegetarianismo há um ano e o ponto de partida foi aquela nossa acalorada discussão.

Lola, se eu, que tinha um ponto de vista muito mais fechado que o seu consegui, você também consegue. Seu coração é maior que seu estômago ;)

Faça uma força. Há uma campanha na internet, a "Segunda sem Carne". É um começo (tímido). Tente adotar (eu sou vegana nas segundas-feiras. Seja você vegetariana).

Enfim, é isso.

lola aronovich disse...

Mariana, querida, que boa notícia! Claro que me lembro de vc. Me lembro também do seu arranca-rabo com a Mirella (mas faz muito tempo que não ouço nada dela). Fico muito feliz que, mesmo depois daquilo tudo, ou até por causa daquilo tudo, vc tenha virado vegetariana. E politicamente, vc também conseguiu mudar? (piscadinha marota). Ah, eu passo vários dias sem carne, sem grandes problemas. Principalmente carne vermelha. Frango eu como mais, mas também não é todo dia. Agora, pra mim, ficar sem ovo e queijos seria muito difícil. Mas obrigada pela força, Mariana!