sábado, 30 de julho de 2011

2 MILHÕES DE VISITAS! IABADABADU!

Pelo menos tenho o printscreen enviado pelo Alfeu

Opa! Preciso correr e escrever sobre os dois milhões de visitas antes que o blog ultrapasse este número. Minha primeira dúvida é se são dois milhões de visitas ou duas milhões de visitas. Agora que escrevi o troço por extenso tá em parecendo que são dois milhões, mas de toda forma digitei no Google pra saber, e os blogs espertinhos que comemoraram tal marca optaram pelo numeral 2, só pra não se comprometerem. Assim fica fácil!
Confesso que ando meio cansada dessas comemorações. Em junho foi meu aniversário (tava rindo aqui relendo os diálogos espirituosos do maridão, que viajou ontem e volta hoje, espero, o que explica a total falta de fotos comemorativas), agora em agosto será o 21o ano de “casamento” (quando chegar a data eu explico as aspas). E parece que foi ontem que celebrei o terceiro aniversário do blog (em janeiro), ou mesmo a marca do um milhão de visitas, no final de outubro (as primeiras mil visitas foram em fev 08, dez mil em abril 08, quinze mil em maio 08, 25 mil em junho 08, 50 mil em agosto 08, cem mil em nov 08, duzentas mil em março 09, e meio milhão em nov 09, aí aprendi a celebrar mais esporadicamente. Demorei, mas aprendi! Só coloco os links das outras comemorações porque aqueles posts estão muito mais inspirados que este).
O que levou o blog a outro patamar foi mesmo minha entrada no Twitter (ai meu deus, outra comemoração: primeiro ano de Twitter no final de agosto). Durante muitos e muitos meses de 2009 e 2010 o blog ficou estacionado nas 35, 40 mil visitas por mês. Havia pequenas oscilações mês a mês, mas era pouca coisa. E eu já estava bastante conformada. Achava que 40 mil era um número decente de visitas vindas de leitor@s fieis. Mas foi só entrar no Twitter que o blog rapidamente passou as 50 mil visitas, e depois as 70 mil (ok, coincidindo com as eleições — todo blog que fala de política dispara no número de visitas durante o período eleitoral). Hoje quase 19% das visitas do blog vem através do Twitter, e boa parte (mas não sei quantas) pela minha conta no Twitter. Ou seja, quem tem blog e acha que dá pra divulgá-lo sem entrar no Twitter, you're doing it wrong. Mas óbvio ululante, todo mundo já sabia disso e vivia me falando pra eu entrar, e eu aqui, resistindo, feito uma boba. Hoje todo mundo me diz pra entrar no Facebook — que já representa 13% das visitas do blog, então é óbvio que essas pessoas estão certas. Mas tenho medo. O Twitter já é viciante, e eu já fico muito, muito mais tempo que posso na internet. São inúmeras horas por dia, e desse jeito não sobra tempo pra fazer mais nada (tipo escrever e publicar artigos acadêmicos, algo imprescindível quando se é professora universitária de uma federal).
Ish, não tem a menor chance de eu publicar este post antes dos 2 milhões. (Agora já passou da marca faz tempo! O Alfeu me enviou um printscreen, que publico acima. Fico feliz que o número 2 milhões tenha sido alguém que conheço pessoalmente. Como prêmio, vou deixar o Alfeuzinho ganhar de mim no xadrez. Ahn, pra quem não sabe, essa gracinha que é o Alfeu mora em Lages, vive viajando pra jogar torneios internacionais, é cinéfilo, e um dos jogadores mais fortes de SC e do Brasil. Cartas pra redação!).
Então, continuando, depois de chegar às 80 mil visitas num mês, em outubro, o blog ficou nesse patamar (caindo pra 61 mil em dezembro, mês de férias) durante meio ano. A explosão mesmo veio em maio, quando o blog inexplicavelmente, sem nada de especial acontecendo (apenas alguns posts mais populares), teve 95 mil visitas e impressionantes 155 mil page views. E aí no começo de junho aconteceu toda a polêmica com o Marcelo Tas — que, a julgar pela falta de notícias, desistiu de me processar (ainda bem!) — e os números do blog foram totalmente atípicos, porque definitivamente não é comum ter 83 mil visitas em um dia. Em junho foram 327 mil visitas e 466 page views, um número absurdo que o blog jamais terá novamente. E zuzo bem. Este blog, além de feminista (ou seja, ele trata de muitos assuntos indesejados), é feito por uma só pessoa (sem contar querid@s leitor@s que colaboram com excelentes guest posts) que não é absolutamente nenhuma celebridade e que não vive da internet, porque senão morreria de fome. Então ficarei estupidamente satisfeita se o blog conseguir se firmar numas 120 mil visitas e 200 mil page views por mês. Acho um número fantástico. Não há dúvida que a briga com o Tas e com o CQC em geral trouxe muit@s nov@s leitor@s, principalmente seguidor@s no Twitter. Tanto que durante este mês de julho, mês de férias em que (imagino) a maior parte dos blogs vê seus números despencarem, o bloguinho terá umas 97 mil visitas e 170 mil page views, um número estrondoso pra quem viajou durante metade do mês. Quer dizer, eu deixei vários posts agendados e tal, mas parece que não é a mesma coisa — se eu não estou aqui, vocês não estão aqui, suas/seus dependentes químic@s!
Bom, como este já é o post mais chato do universo y sus arrededores, cheio de números, vou aproveitar pra dar mais alguns: até agora, em três anos e meio de bloguinho, foram 58 mil comentários, 2249 posts, 3.327.000 page views, 2616 seguidor@s no blog, e 5450 no Twitter. Pessoalmente eu acho que boa parte dos meus posts aqui são meros detalhes, e o que conta mesmo é o debate que vocês trazem pras caixas de comentários. Nisso eu não sou modesta — não conheço outro blog com comentaristas tão inteligentes, divertid@s, perspicazes, como @s que aparecem aqui. Sei que tenho minha parcela de responsabilidade em atrair tanta gente boa e competente, mas insisto: quem aparece aqui só pra ler os posts, e pula os comentários, não sabe o que está perdendo.
Muitíssimo obrigada a tod@s vocês. Eu me sinto muito amada, viu? E escrevo sempre pensando em vocês, e não nos trolls (que parecem ter tirado férias também, zeus seja louvado) ou no meu hate club, que, à medida em que o blog cresce, cresce também (parece inevitável, tipo Gremlins na água). São vocês que me mantem informada, que sugerem pautas, que abrem novas perspectivas, que me levam pra outros caminhos, enfim, que me fazem dedicar uma parte imensa do meu dia a escrever sem me cansar. Só posso agradecer. De coração.

54 comentários:

DH disse...

Rumo aos 3 mi no fim do ano e aos 4 mi nas eleições, próximo ano.

Parabéns Lola!

Lívia disse...

Segui seu conselho e estou comentando pela primeira vez... Fico muito feliz pelo sucesso do seu blog e mais feliz ainda por ter "contribuído" pra esse sucesso: minha página no facebook é atualizada todos os dias com os seus textos. Parabéns, Lola!!

Gre disse...

Parabéns Lola...sou uma visitante assídua embora há poucos meses. Realmente, a caixa de comentários é sempre um espaço de debate no mínimo interessante. Migra para o Face também. Seu blog deve atingir todas as esferas sim, será uma contribuição maravilhosa aos net's!!! Abraços

Anônimo disse...

Eu cheguei aqui em fevereiro de 2009 (o link é pro meu primeiro comentário no blogue), adorando tudo o que lia. Eu orgulhosamente me incluo na turma dos primeiros 200 mil.

Como eu já tive o prazer de lhe dizer pessoalmente, Lola, muitas das minhas ideias já coincidiam com as suas, mas eu me sentia meio só. Sem falar que você consolida e organiza tudo muito bem. Ficou mais fácil organizar minhas próprias ideias :).

Obrigado por tudo!

Panino Manino disse...

Mal posso esperar para quando for "MAIS DE OITO MIL".

Luciana disse...

Você ajudou a mudar minha vida. Mesmo.
Parabéns e obrigada, Lola.

PedroYukari @snoopy_xxy disse...

Como eu comecei a pensar mais em problemas que eu nem dava tanta importância depois deste blog... Escreva Lola escreva me deixou um homem muito mais consciente. Obrigado Lola.

Hermes Eleggua disse...

Parabéns e que venha mais.

Abçs

Lord Anderson disse...

Parabens Lola

vc merece todo o sucesso e mais.

aiaiai disse...

Lolinha...
eu queria saber quando foi a primeira vez q vim aqui...mas não sei.No entanto sei como foi: o alexcastro LLL fez um post curtinho dizendo algo assim: duas mulheres q adoro ler.
Uma era você, a outra era a marjorie.

Ambas maravilhosas!

Lembro como fiquei encantada com a forma como você escreve sobre tudo com uma sinceridade e honestidade imensa. Na época, achei q o blog era mais sobre cinema do que feminismo. depois fui vendo q antes de tudo é de esquerda e que por esquerda você, como eu, entende: a defesa de tudo o que pode melhorar a vida dos seres humanos neste planeta lindo! Isso inclui feminismo, igualitarismo, tolerância, gentileza, carinho...

Não foi pouca coisa q aprendi aqui. Mas entre esses aprendizados tenho que dizer que o mais importante foi ser mais tolerante e gentil com quem pensa diferente (tá certo q ainda não aprendi tudo...mas to caminhando)

Enfim, brigadim a você e àquel@s q aqui comentam sempre com bom humor e inteligência.

aiaiai disse...

pergunta: tem como achar o meu primeiro comentário?

Thiago Nogueira disse...

Parabéns, Lola!

Anônimo disse...

Que ótimo! Eu adoro o blog e é com certeza um espaço para "não se sentir sozinho". Nesse mundo de trolls, achar um blog que fala com tanta sinceridade sobre um monte de coisa que ninguém quer ouvir e ainda ter um monte de gente nos comentários que partilham o ponto de vista de igualdade, amor e respeito é quase surreal.

Eu não uso Twitter para divulgar meu blog, mas uso o Facebook. E é muito legal ver o tanto de visitas que meu blog recebe por conta do FB. Meu Twitter existe, mas eu não ouso utilizá-lo. Se viciar, vai ser uma merda.

Liana hc disse...

Lola.. o motivo de ficar olhando para os lados para ver se o chefe não me pega no flagra.. rs

Parabéns. Sucesso mais que merecido.

Aoi Ito disse...

Parabéns, Lollers, você merece. Que venham muito mais dois milhões de... Uh... Acessos. :DDDD

Letícia disse...

Lola, super parabéns!

Mais do que número de visitas, acho importante levar em consideração também a relevância do blog. É fácil conseguir muitas visitas. Mais do que sexo, as pessoas procuram muito na internet por palavras chave do que está acontecendo agora (por exemplo, tem entrado gente no meu blog procurando pela foto da Galisteu na Playboy de 95, o que se explica pelo futuro lançamento da nova edição com a apresentadora).

É fácil cair nesses truques para conseguir leitores, que talvez nunca mais entrem no blog. Aqui, não. Vê-se que há uma certa "comunidade", e seu blog é uma referência para quem se interessa pelo assunto. Mesmo que não se concorde com tudo o que é dito, não há como negar a sua clareza de ideias e embasamento.

Ok, já falei demais.

Parabéns mais uma vez e um beijo!

Somnia Carvalho disse...

Lolissima muitos parabens e continue se sentindo muito amada que isso e otimo!

estou meio voltando com voce ao lola... mas venho pra dizer que 2 milhoes de visitas e tantas mensais tem a ver com o fato de voce ser uma pessoa sem medo de tocar em assuntos polemicos.

Voce e corajosa, ja te falei tantas vezes e voce e genuina! isso agrega muita gente, sem contar, obviamente, o fato de voce escrever deliciosamente.

Gosto muito! talvez por isso eu nao tenha vindo tanto nas suas ferias inclusive pelos titulos que ja anunciavam esrem guest posts. tambem gosto deles, mas e diferente.

beijao! aprendi ja muito com voce desde que comecei por aqui!

La Mamacita disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
La Mamacita disse...

Parabens, Lolô,
maravilhoso como você consegue seguidor@s que são inteligentes, amorosos, gente legal. Entra sim no Face, assim vai aparecer foto tua que eu não sei como se põe. Beijo grande,
La Mamacita

Arlequina disse...

Parabéns por todo o sucesso, Lola! Você definitivamente merece... =D

Patrick disse...

Já que comecei a falar de história, consegui lembrar também como tomei conhecimento do blogue da Lola. Foi através de um link no blogue da Cynthia Semíramis, cujo blogue eu conheci a partir da caixa de comentários do Biscoito Fino e a Massa. E aí morre a coisa, porque eu não me lembro como fui parar lá no Biscoito :).

Anônimo disse...

Fico feliz por você Lola, você é alguém que merece ser escutada. :)

Flavio Moreira disse...

Lola, parabéns!
Só comentei, acho, uma vez o seu blog, se não me engano no seu aniversário. Mas sei que desde que encontrei suas palavras iluminadoras, seus posts são os que mais espero aparecer na minha lista de blogs do Google Reader.
Felicidades para você e que venham logo outros milhões de pessoas inteligentes, divertidas, e com vontade de mudar o mundo para melhor.
Flávio.

Thiago Pinheiro disse...

Parabéns, Lola!

Juliana disse...

parabéns, lola querida!

Milena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Milena disse...

Lolinha, cheguei ao seu blog por indicação de uma amiga que o achou por acaso, e nunca mais parei de ler. Coincidentemente, Lola, o seu blog chegou em um momento de, digamos assim, crise: no dia posterior à primeira marcha das vadias em SP, o Yahoo publicou uma charge na sua página inicial que me deixou revoltada. Eram dois homens no balcão de um bar, um deles lendo o jornal, cuja manchete era "Marcha das vadias reúne 300 em SP", e outro comentando com escárnio: "Só 300?". Eu já me considerava feminista há muito tempo, só não tinha uma postura tão crítica sobre como o machismo se manifestava no meu dia-a-dia. Mas essa charge era de um sexismo óbvio, então comentei algo do tipo "em um dia de luta pela igualdade dos gêneros o yahoo me publica uma charge ridícula dessas na página inicial". Bastou isso para eu receber um CAMINHÃO de ofensas pessoais. Eu fiquei muito abalada, sério, como as pessoas podiam (podem) ser tão violentas? Daí veio o seu blog. Foi muito bom conhecer gente que compartilha de tantos pensamentos comigo, mas o melhor mesmo foi como os seus textos me tornaram uma pessoa mais questionadora, situações que antes me passavam batidas agora passam a me incomodar. O meu desafio agora está sendo me tornar mais tolerante, mesmo com as pessoas mais conservadoras, totalmente opostas a mim. Sério Lola, eu quase tenho convulsões quando uma pessoa me diz que "machismo não existe", ou "mulheres também têm privilégios". Eu acho que escrevo razoavelmente bem, mas pra me expressar oralmente já é mais difícil, imagina então quando me dizem algo que me dá nos nervos assim. Mas até pra escrever ainda me enrolo às vezes (isso porque eu tirava notas muito boas nas minhas redações no ensino médio). Tô tentando não ficar adjetivando as pessoas e os comentários delas (tentando, tentando!), porque eu fico muito ofendida quando alguém me rebaixa, rebaixa os meus comentários com adjetivos degradantes, afinal, basta dizer que discorda da pessoa, ou que o argumento dela é errado, não? Eu sei que eu ainda faço muito essa prática que condeno, mas fico feliz que eu tenho consciência de que isso não é bom, não ajuda em nada, só serve pra ofender os outros e criar tensões e estou me policiando. E acho que essa auto crítica se deve muito a você também. Obrigada Lola, e parabéns pelas duas milhões de visitas!

Valéria Fernandes disse...

Meus parabéns, Lola! ^__^

Isadora C. disse...

Fico feliz em dizer que faço parte de todos esses números, e que graças à esse blog eu comecei a pensar bem mais nas coisas :)
Sou leitora assídua, apesar de não comentar (na verdade, acho que só comentei duas vezes!) e sempre atualizo meu facebook com seus textos divinos.
Parabéns Lolinha!

Isadora C. disse...

Ai, esqueci de dizer que pro-me-to começar a ler os comentários! Hehehe é que a faculdade consome o tempo, mas tudo bem, não farei disso desculpa!
E esse leitor é um lindo, hahahaha!
beijo!

Gaia disse...

Parabéns Lola! Esses números sem dúvida são merecidos, e com certeza vem mais por aí...
Sabe como conheci seu blog? Sugeriram um texto seu na caixa de comentários do Papo de Homem (ah! O destino...).

lola aronovich disse...

Obrigada, gente! Vcs são uns amorecos. Prometo pensar se entro no Facebook... (Um seguidor no twitter acabou de me dizer que já tem uma conta "Lola Aronovich" vazia lá, com 104 Likes. Mas não é minha!).

Nina Levy disse...

Eu fui uma das que foi atraída para cá durante a polêmica com o Marcelo Tas. No Facebook vi a postagem de uma amiga sobre o assunto e vim parar aqui.
Foi uma grata surpresa, pois adoro o seu blog e, apesar de nunca ter comentado antes, já estou viciada nos seus posts. Por várias vezes já vim aqui ler posts antigos seus, e adoro todos. Fico feliz por você, que com certeza tem todo o mérito por esse sucesso. Já que hoje, por ser uma data tão especial para o seu blog, eu criei coragem de comentar, vou aproveitar para te dizer que sempre fui feminista, mas antes de ler seus posts tinha uma certa dificuldade em me assumir feminista. Pois bem, vc me tirou do armário e agora sou uma feminista assumidíssima. Parabéns, Lola! E muito obrigada!

Nina Levy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nina Levy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sara disse...

Poxa Lola, acho q todo mundo q torce por vc esta feliz com essas noticias, é bom demais saber que gente que pensa pelo menos parecido com vc, esta se reunindo aqui, dando suas ideias e opniões que nem sempre são iguais as nossas mas pelo menos são ideias que constroem que desejam e esperam um mundo melhor, mais justo, parece uma força do bem, e é tão bom saber que não somos poucos que estamos aumentando, e com certeza influenciando esse mundo numa direção melhor, um grande abraço de mais uma que te admira....

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog e também, pela coragem de escrever, sobre temas considerados tabus.

Ah, começei a ler o blog, por indicação de um grande amigo.

Abraços e beijos!

Sara disse...

Haaa achei seu blog atraves de um texto seu linkado no facebook de uma amiga da minha filha, vim e gostei muito, mas acabei ficando de vez por sugestão de um blog de mascus, na verdade gostava de ficar trollando eles rrrssssss, sei que eles ficaram tão irritados comigo que me imploraram pra vir pro seu blog rrrssssss. Agora não consigo mais te deixar.

Robson Fernando de Souza disse...

Parabéns, Lolinha! Fico feliz por essa marca histórica, e também por ser parte da história deste blog (com meu artigo dividido em 3 sobre o uso inadequado da palavra homem).

Se vc quiser publicidade no blog pra descolar uma graninha extra, poderás fazer um media kit falando dos básicos do blog, das estatísticas de acesso e dos planos de publicidade. Feito o Bobagento tem um.

Abração do seu fã =)

Giovanni Gouveia disse...

Eu vim parar aqui pq o post era citado nos blogs de Kenia MMello (Leite de cobra) e de Denise Arcoverde (Sindrome de estocolmo) e o nome me chamou atenção por causa do filme (Corra, lola, corra).
Lembro que meus primeiros comentários apareciam como "pernambuco falando para o mundo".
Aí virou dependência química, social e psicológica, quase parecido com cigarros :D
Bons textos e bons debates fazem isso. E, vez por outra, uns trolls pra gente detonar :)))

Alba disse...

É verdade,ler os posts é obrigatório continuar nos comentários.
Só pra firmar, ôba!!!! Faço parte disso aqui, rumo ao trimilhão e te admiro demais.Beijos.

TWO OF US disse...

Uau, uau! Parabéns, Lola!
Sigo sendo sua leitora, embora nem sempre comento os textos. Eu realmente aprendo muito por aqui.
Seu blog faz um excelente trabalho!
Obrigada por nos ensinar tanto!
Beijos

Ághata disse...

Parabêns, Lola!

Blanca disse...

PARABÉNS, LOLA! <3333

Lúcia Soares disse...

Lola, são dois milhões de visitas, o que é gente pra caramba!
Parabéns!
"Milhão" é substantivo masculino. Por isso, artigos, numerais e pronomes concordam em gênero e número com ele.

Nina disse...

Parabéns! Espero sua chegada no Facebook agora, mas aviso que é altamente viciante, muito mais que o tuíter, hohohohoho!

=)

Beijos da mais nova e atual maior fã! ^^

Daní Montper disse...

Parabéns, Lola!

alice disse...

também cheguei aqui meio por acaso, acho q por uma crítica de cinema. me identifiquei e me apaixonei pelo blog. bato ponto aqui todo santo dia, mesmo q não comente sempre. às vezes fico a madrugada toda lendo posts antigos, com todos os comentários, e perco a noção da hora. e o blog tb fez minha produtividade do trabalho cair ahahaha

parabens, lola! acho q sou mais uma q se descobriu feminista aqui. obrigada!

ah, acho q é bem facil criar uma pagina pro blog aqui http://www.facebook.com/pages/create.php na opçao "public figure"

se vc criar um perfil pessoal, as pessoas vao ter q adicionar como amigas e vc vai ter q aceitar uma a uma (limite maximo de 5 mil contatos)

nos perfis corporativos, basta q a gente dê um "curtir" ("like") na página e não tem limite de fãs. acho q as publicações não precisam ser atualizadas na unha, há aplicativos (não me pergunte quais, mas há) q enviam um link dos posts novos no blog pra lá

Lar Ternura disse...

Parabéns Lola!

Visitei seu blog pela 1ª vez por indicação de uma amiga que me comentou sobre "a marcha das vadias", enfim de lá pra cá todo santo dia dou uma passada por aqui.

Adorooooooooooooooo...

João disse...

Lola, parabéns PELOS DOIS MILHÕES DE VISITAS. (Milhão é palavra masculina, e assim são todos os seus adjuntos.)

Diego ~ Ewan Thot disse...

Parabéns pela marca, Lola! Muito merecido. Eu conheci o blog há pouco tempo e estou adorando.

Ah, você esqueceu dos 3.289 que (como eu) seguem o blog pelo leitor de feeds: http://lh4.googleusercontent.com/-CpV70uq6hFw/TjhYefyCxqI/AAAAAAAAAjE/XOXBOn6B5yM/feeds.jpg

Um abraço!

Erisson disse...

Esse é o meu primeiro comentário e digo-lhe que o seu blog é o meu preferido atualmente.

Parabéns pelo sucesso e espero que continue ainda por muito tempo!

Isobel disse...

Parabéns Lolinha, continue nos inspirando,e alertando de falácias todos os dias. (:

Anônimo disse...

Quem é aquele gatinho jogando xadreZ?