terça-feira, 5 de julho de 2011

LOLINHA TIRA FÉRIAS NA EUROPA

Oi, pessoal! Daqui a poucas horas iniciarei meu processo de ficar desconectada da internet pelos próximos quinze dias. É, não será fácil, mas espero vencer o vício. É que preciso muito, muito, muito de férias. Serão as primeiras que tirarei desde que vim pra Fortaleza, no final de janeiro do ano passado. Na realidade, serão as primeiras em muito tempo (já que estar esperando algo acontecer, como ser contratada pela universidade depois de passar no concurso, é diferente de tirar férias). E sem dúvida serão as primeiras férias remuneradas em sei lá quanto tempo.
E eu estou cansada, e preciso relaxar, e pra relaxar preciso me desligar, senão sei que ficaria julho inteiro na frente do computador, fazendo parte das mil e uma coisas que tenho que fazer (e adiando mil outras). Então vou viajar com o maridão, que também está de férias. E pra onde vamos? Tá, não adianta manter o suspense, pois já coloquei o mapinha que o maridão fez no Google aí em cima. Pois é: Europa! Não preciso nem dizer como me sinto A Burguesona indo ficar quinze dias entre Roma, Paris, Madrid e Lisboa (com uma parada em Genebra). Mas é que nunca fomos lá. Da Europa, só conhecemos Moscou, em 2004. Até hoje tem troll achando que sou comunista porque fui à Rússia (sendo que nessa época a Rússia já não era mais a União Soviética havia, deixa eu ver, treze anos? Ou o troll disse que fui à Rússia por eu ser comunista. Difícil acompanhar o raciocínio dos trolls. Mas eu e o maridão fomos lá pra participar de um torneio de xadrez. E não foi muito bom. E, se eu puder evitar, nunca mais na vida irei voluntariamente a um lugar em que a temperatura é de 25 graus negativos. Porque, sabe, acho que a temperatura no meu congelador não passa de 0. Já falei da imagem que ficará comigo da minha viagem à Rússia? É a de um sorvete de massa, em casquinha, que alguém deixou cair na rua. O sorvete não derrete. Fica lá, inteiraço, até o degelo. Assustador.
Apesar da Praça Vermelha ser realmente linda, a melhor parte dessa nossa viagem (que foi meio improvisada, desorganizada, e barata -– e a gente passou fome em Moscou, até nossa vida mudar quando descobrimos a civilização, quer dizer, um supermercado) foi ter que passar, na ida e na volta, por Buenos Aires. E lá tava tudo quentinho, comida abundante, a preços acessíveis, e todo mundo disposto a se comunicar conosco numa língua que conhecíamos. Buenos Aires é sempre linda, mas naquela viagem pareceu o paraíso.
Como tanto eu quanto o maridão somos professores (ele, de xadrez), temos que viajar na alta temporada. E já falei em evitar os meses gelados? Se eu não precisar nunca mais usar um casacão pra sair à rua, juro que não vou sentir falta. Moramos um ano em Detroit, e já vimos toda a neve que precisamos ver na vida durante quase seis meses ininterruptos (ha ha, procurando fotos pra ilustrar o post, encontrei a crônica linkada acima, e tive um ataque de riso. O maridão perguntava se groceries era minha atitude com ele!). E olha que Detroit é quente se comparada à Moscou -– na maior cidade de Michigan só faz 15 graus negativos (e a sensação térmica entre 25 graus negativos e "apenas" 15 graus negativos é considerável).
Quando fomos a Moscou ficamos horas no aeroporto de Paris, mas não tem como dizer que se conhece uma cidade quando só se passa por ela (se bem que deu pra notar que não havia absolutamente nada no De Gaulle por menos de três euros –- isso dá R$ 7 e pouco. Eu só fiquei encarando um croissant pra tentar descobrir o que ele tinha de tão especial que eu não tinha). Daí ano passado eu perguntei pro maridão se ele queria passar parte das férias de julho em algum lugar de Europa, e ele topou meio a contragosto -– ele gostaria de jogar algum torneio de xadrez em Barcelona, isso sim. E eu que sou groceries?
Ah, sabe a parte da Burguesona? Fica pior. Vamos viajar pela CVC, que eu sempre con
fundo com CVV (Centro de Valorização da Vida, da qual fui voluntária quando a Rússia ainda era URSS). Minha lógica é que a gente não conhece nada por lá mesmo, mas eu conheço o maridão (e também me conheço um pouquinho), e se a gente deixar por nossa conta, não irá a nenhum dos cartões postais que o pessoal vai quando pensa na Europa. O maridão é um caso crônico: se permitir, ele fica no hotel vendo TV. E isso a gente pode fazer em casa (quer dizer... A antena daqui tá quebrada. E não temos TV a cabo).
Vai ser a viagem mais cara da nossa vida, glupt. Esses quinze dias vão custar uns 7 mil reais de parte terrestre, uns 6 mil reais de aérea (só porque o maridão conseguiu passagens muito mais em conta; a CVC queria cobrar quase 10 mil na parte aérea!), e vamos levar 1,300 euros pro dia a dia (basicamente comida). Eu e ele, pão-duros inveterados, ou, melhor dizendo, seres economicamente responsáveis, nos sentimos bem mal em torrar toda essa fortuna (uns 16 mil reais ao todo!) em meio mês. Mas estamos ganhando bem agora, o dobro do que ganhamos a vida toda, e se durante a vida toda conseguimos guardar dinheiro ganhando a metade, agora podemos aproveitar um pouquinho. Então vamos lá, comer na Europa. Opa, eu disse comer, né? É, pra mim férias e viagem cara combinam com poder saborear um lindo sorvete de chocolate sem (muita) culpa. Ouvi dizer que tem gente que vai lá pra fazer compras. Compras! Eu fico feliz se entrar num castelo! (e o maridão já abre um sorriso de orelha a orelha só pela perspectiva do café da manhã).
Bom, gente ótima, o blog não vai ficar abandonado durante esse tempo todo. Tá tudo programadinho. E, se o blogspot não der tilt, como deu pouco tempo atrás, haverá vários posts. Portanto, continuem passando por aqui, comentando, divulgando o bloguinho no Twiter e no Facebook. Não me deixem só!, como dizia o presidente antes de ser impeachado.
Neste mês de junho o bloguinho bateu todos os recordes por causa da polêmica com o CQC. Foram 83 mil visitas num dia, um número absurdo que nunca mais se re
petirá. Ou seja, em junho foram 327 mil visitas e 466 pageviews. Óbvio ululante que essa quantidade incrível não corresponde à realidade e não se manterá. Mas ficarei alegrinha se o blog tiver 4 ou 5 mil visitas por dia, algo entre 120 e 150 mil visitas mensais, e entre 200 e 250 mil pageviews. Ele já tava caminhando pra isso em maio, quando chegou a 95 mil visitas e 155 mil pageviews. Sinceramente, acho esse um número muito satisfatório prum blog feminista, pessoal, de esquerda, feito por uma só pessoa (com a ajuda maravilhosa da galera que escreve guest posts que publico toda semana, e que trazem sempre uma outra visão, novas experiências).
Bom, queridas pessoas, desligo o computador hoje às 16 horas, e volto no dia 21 ou 22 de julho. Mas o blog continua firme. Nada de você tirar férias também, onde já se viu?

61 comentários:

Michelle disse...

Lola, com certeza vc e o maridão merecem e muito essas férias! Tbm me sinto mal qndo compro ou faço alguma coisa pensando q outras pessoas não tem o mesmo privilégio, mas não podemos tbm apenas guardar e guardar dinheiro sem nenhum propósito. Boa viagem!!!

Ana Maria disse...

burguesona! [ isso é inveja, sim, e daí?]
ps: viajar como pseudo estudante sai muito mais em conta.

Isobel disse...

Vc merece um descanso Lola, pode ir que a gente cuida bem do blog. Boa Viagem (:

Amanda disse...

NAO ACREDITO!! Lolinha, não quero nem saber, quero te conhecer! Vou virar sua stalker em Paris, acho que vc devia ter mantido segredo sobre essa viagem, hehehehe!

Babi disse...

Boa Viagem Lola!!! Mas nao se iluda, traga agasalho que o tempo aqui ta mais pra outono que verao... acho que ele nao vem esse ano, passou direto da primavera pro outono, pra nossa infelicidade... :(
E tente tirar bastante fotos pra ilustrar o relato da viagem quando você voltar, que nós leitor@s queremos saber TUDO!!!
Aproveite!

Lord Anderson disse...

Lola, depois desse roteiro detalhado só posso desejar que vc e o CM aproveitem muito bem, as ferias. Ambos merecem.

Divirtam-se bastante que depois a gente zoa os trolls que aparecerem apontando o dedo e dizendo que a comunista de esquerda se aburguesou. hehhehe

Erika Barros disse...

Oi Lola, coincidentemente moro em Fortaleza e estarei em Paris por esses dias. Sempre viajo muito a Europa e fiquei surpresa com os valores que você disse. Sai bem mais em conta, e a viagem mais personalizada,numa próxima vez, vocês reservarem direto os hoteis pela internet e comprar as passagens no site da Tap, que parte direto daqui para Lisboa e de lá para toda a Europa. Fica a dica! Boa viagem!

Livia Ferreira disse...

Lola,

Sou como você, "economicamente responsável", mas adoro comer!! Entre em todos os supermercados de Paris e pare em todas as sorveterias de Roma, vale muito a pena.
Eu preparava lanches com croissant e queijos maravilhosos e levava na bolsa, assim economizava muito na alimentação. E comia muito, muito bem!!

Niemi Hyyrynen disse...

Lola! Boas férias e bom descanso! Espero que vc se divirta muito, a gente merece né? A vida não é só para trabalhar ! Rs tem que ter um pouco de diversão também... :)

Bom, é que vc disse que quer evitar lugares frios...né. Mas se algum dia pensar em reconsiderar a sua opnião, já te dou uma sugestão, passa em Rovaniemi! Não é pq é minha cidade Natal não, mas lá é muito bonito, tem a casa do Papai Noel! *__* (emocionada)

Dá uma olhada no site está em português:

http://www.santatelevision.com/papainoel/index.html

Mas prepare-se: O bom de ir lá é no inverno, que pode chegar nos 40 negativos! rsrsrs

=* viaja Lola viaja!

Fabiane Lima disse...

No post lá sobre o frio na Rússia você diz que o finlandês passou mais frio no Paraná que na própria terra. Fácil de explicar: aqui não tem calefação, nem todo mundo tem chuveiro a gás (eu tomei banho praticamente gelado hoje de manhã, em que fazia 6 graus), nossas roupas não têm 5343566 camadas de isolantes térmicos, e Curitiba é extremamente úmida - por mais que você esteja protegido, a umidade faz o favor de fazer tudo parecer ainda mais frio.

No mais, boa viagem!

Gabriela disse...

Ótima viagem, Lola. Bateu até uma invejinha aqui: ano passado viajamos eu, minha mãe e meu pai pra Europa e foi uma delícia. Ainda mais porque fizemos tudo por nossa conta (reserva de hotéis, compra de passagens, de ingresso pra pontos turísticos, etc.). Foi uma aventura bem legal.

Paloma Varón disse...

Boas férias, Lola! Aproveita sem culpa!
Beijos e boa viagem

Paloma Varón disse...

Ah, sim, para uma viagem realmente barata, comprar vinho, champagne, pães e queijos nos supermercados e ir comer nos parques e jardins é essencial. E chic, né, porque piquenique assim a gente não faz todo dia.
Beijos

Anônimo disse...

Legal, boa viagem! Pena que você não vai passar aqui em Helsinki. :) (E tá fazendo o maior calor aqui...)

Sara disse...

Lola boas férias, aproveite bem, curta bastante, volte cheia de novidades pra contar, espero q tudo te corra bem, um grande abraço!!!!!!
Haaaa e tira muitas fotos...

sujeito disse...

Olá, Lola, boas férias!!! Ser burguesona na Europa pode ser uma experiência revolucionária, acredite. hehe

aiaiai disse...

Boa viagem!

E, como sempre digo para o meu filho: não é pra ter orgulho de ter privilégio, mas também não é para ter vergonha, ainda mais no caso de vocês dois, casal mais que trabalhador e solidário!
O lance é aproveitar bem o privilégio e gerar prazer. Divirtam-se!

Daní Montper disse...

Lola, você esqueceu dos trolls que só entram aqui pra te alfinetar, sem você para responder, eles não visitarão o blog! xD

Só não fiquei com inveja porque planejo algo do tipo para mim em breve ;p

Poxa, eu ia te pedir ajuda por email sobre alguém que seja da área de produção de filmes e documentários, pois tenho uma dúvida, preciso saber como é o lance de colocar uma cena de um filme dentro de um documentário independente, se tem que pedir autorização, se tem que pagar etc. Conhece alguém que possa me iluminar?!


Excelentes férias pra ti e o maridão! Uma ótima e tranquila viagem, e estaremos aqui quando você voltar. - Eu, pelo menos, estarei ;-)

Rita Gomes. disse...

Lolita!! suas ferias estão meio carinhas, mas o importante é ir e se divertir :) eu passei 15 dias entre 5 paises na zoropa e gastei 4 mil reais (com passagem e tudo!) minha amiga acbou de voltar, ficou 59 dias e gastou menos de 6 mil.. mas como vcs estao indo ocmo casal imagino que conforto seja mais importante!! boas ferias!!!

Ana Fiori disse...

Lola, em Lisboa o negócio é entrar nos botecos pra comer. Tem uns pratos gigantes de bacalhau por cerca de 6 euros. E acho que vale a pena pegar o trem e dar um pulo em Sintra, que fica pertinho de Lisboa.

Patrick disse...

Mais do que merecidas essas férias. Só fiquei com pena porque vocês não vão passar aqui por Londres, onde estou numa temporada de estudos. Uma ótima viagem!

Thiago Nogueira disse...

Boas férias!

TWO OF US disse...

Lola, aproveita, vá aos restaurantes, compre nos supers, enfim, seja feliz!
Maravilhosas férias para os dois!

Lívia Pinheiro disse...

Rachei de rir com os groceries, vou adotar e alertar a patroa que ela está cometendo groceries na próxima oportunidade, rsrsrs.

Boa viagem! Pena que as férias escolares também costumam significar mais trolls!

Michele disse...

Lolinha,

Ah, que organizada! obrigada por deixar posts programados, porque acessar seu blog 3 ou 4 (ou 10) vezes por dia já é um hábito meu!

Então boa viagem! Tire muitas fotos, e vou ficar aguardando ansiosamente seus comentários sobre os locais e seu povo.

Enquanto vc aproveita o sorvete de chocolate da Europa, eu vou terminando munha dissertação, que deve ser entregue em agosot... buáaaa....

Bjs! Michele

Unknown disse...

Olá Lola!! Gosto muito do seu blog e estou feliz por visitar Portugal! Espero que goste!

Boas férias! :)

Lord Anderson disse...

Lola, uma duvida.

não seria melhor manter o blog fechado para comentaristas anonimos?

é dependendo do post sempre tem o risco de trolls proliferarem e sem vc p/ remover os comentarios ofensivos/idiotas.

l disse...

Lola, sugestao:

Por favor, separa seus post por assunto, cria uma coluna lateral.
Eu to doida pra baixar uns filmes cult e vc normalmente é minha guia, mas tá difícil se vc nao faz um link direto pra esses posts de cinema.

Pedido de amigo...

l disse...

Lola, please separe os posts por assunto! Eu queria muito baixar uns filmes interessantes e vc sempre foi meu guia favorito. Mas tá dificil se vc nao separa os posts... ajuda ae..

Adriana disse...

Lola querida, nao sei se você ainda vai ver essa mensagem antes de viajar! Fiquei feliz por você, aproveita bastante que você merece muito essas férias! Tenho certeza de que você vai adorar!!!
Moro em Paris, gostaria tanto de te encontrar! Quando você vai estar aqui? De qualquer forma, mesmo que nao dê para nos vermos pessoalmente, posso te dar dicas, pode pedir o que quiser! Meu email é adriana.courrier@gmail.com.
Um beijao!

Juliana disse...

boa viagem, querida!

Experiência Diluída disse...

Lola, boa viagem, descanse bastante e nos relate os lugares legais por onde passar, um dia pretendo ir a zoropa também!! haha! Viajar é tão bom, acho que o melhor de trabalhar é em alguma época poder viajar, se pudesse eu só andava por aí conheccendo os lugares. Beijos!

Natty disse...

Comentário premonitório de outrora: "Então vc é o meu leitor de Tóquio! (acho que tenho dois). Que legal, Daniel! Bom, nunca gostei do frio, e não vai ser agora... Meu sonho é morar no Nordeste!"

E olha onde você está Lolinha! Não é sensacional?

Boa viagem pra vocês!!

Rick disse...

Boa viagem, divirtam-se!!!
E tragam muitas novidades do velho mundo!!
Bjos, Ricardo

Teresa Silva disse...

Boas férias Lola!

Paulo Roberto Tonani do Patrocínio disse...

Férias. Que ótimo. Boas férias. Na volte comente essa notícia.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/07/reporter-simula-o-proprio-estupro-para-superar-estresse-pos-traumatico.html

Cherry disse...

aproveitaaaaaaaaaaaa

Kaká disse...

Lola, boa viagem! Não deixa de tomar um sorvete em Roma (em qualquer gelateria, o de chocolate fondente é uma delícia). :)

Blanca disse...

Aproveite as férias, Lola, sua linda! Que vai ser cara pra caramba. Nossa, me choquei, de verdade.

Você não se sente culpada em gastar isso tudo, mesmo sendo de esquerda? Tipo, podendo doar o valor pra quem precisa etc. É só uma pergunta, mesmo, sou leitora fiel do blog, adoro ele e você. Nada de trollagem.

Obrigada por termos posts diários, mesmo com a autora deles fora por 2 semanas!

Valéria Fernandes disse...

Boa viagem, Lola! Divirta-se muito. :)

Luh disse...

Ei Lola!
Paris é legal, mas lá é TUDO caro, até água é caro (uma garrafinha de 500ml custa uns 3 euros). Recomendo que você fuja dos restaurantes de turista, e se não der pra fugir, arrisque uma formule (que é o nosso combo: uma bebida, a comida e a sobremesa ou algo assim). Comprar coisas no supermercado também é bom pra economizar...
Em Roma você vai comer bem, muito bem! Se você passar pelo Trastevere e tiver com paciência, procure um restaurante chamado Il Papalino. Tem massas muito boas! Já li nos comentários, também, sobre os sorvetes italianos, e concordo: são MUITO bons!
Em Lisboa, não deixe de comer os pastéis de Belém, são bons de verdade!!!

E deixando de falar em comida, sugiro ir cedo ao museu do vaticano, se for passar por lá, porque aquilo é graaande (o louvre, então, não vou nem comentar...). Não se esqueça de ficar atenta para o dia da semana em que esses lugares não abrem!

Ir pra Europa assim pode até ser meio burguês, mas é gostoso, viu... rs
Boa viagem, passeie bastante!

Jamille disse...

Lola,

costumo comentar pouco, mas sou sua fã!
boas férias, aproveite pra ver lugares bonitos e comer muitas coisas gostosas.
=)

Robson Fernando de Souza disse...

Boas férias, Lola =) E eu aqui tentando ganhar minhas primeiras centenas de reais, sequer podendo sonhar em comprar uma webcam com dinheiro próprio =(

Mas acho que vc poderia agendar uns guest posts pra saírem automaticamente nesse meio-tempo.

Abração do seu fã

Isadora C. disse...

Nããããooo faça isso comigooo! ahAHha
Boas férias, Lolinha, espero que você se divirta muito, em breve serei eu, juntando meu suado dinheirinho de profª de História rs.
Visite tudo quanto é Museu, ok?!
E não esqueça de atualizar o blog vez ou outra!
Grande beijo

Robson Fernando de Souza disse...

E esqueci de dizer:

Vão fazer falta enormemente as novidades deste blog nesses dias. A mim e a tod@s que se tornaram leitoræs fiéis de Lola.

Renato disse...

Lola, boa viagem!
Aproveite muito!
Um abração enorme!
Marlies (eu que tenho você como uma amiga/conselheira/mentora querida já há uns três aninhos...)

Cinthya disse...

Boas merecidas férias, Lola! Have some fun! =)

Lud disse...

Puxa, Lolinha, cê vai viajar e nem fala? Eu tenho tantas dicas para economizar em viagem! Tudo bem, fica para a próxima (porque desconfio que haverá uma próxima. Viagens são viciantes).

Divirta-se e descanse muito!

Liliane Gusmao disse...

Lola,
descanse a aproveite bastante!

Eugênio disse...

Se tem alguem que merece descansar a cabeça é tu . Aproveite, fique tranquila mas não embrome , volte logo , estamos te esperando.

Defesa316 disse...

Eu achei que esquerdista quando queria viajar, ia para Cuba.

Como sou idiota. Esquerdista adora Cuba, mas de fora, não gostaria de morar não.

Quando quer viajar, prefere os países exploradores capitalistas.

hauhsuahushauhsuhauhsuha

Alba disse...

LOlíssima,
Aproveita muito!!!
Fico aqui com uma injeva (boa) da sua passagem pela Espanha. Há 5 anos meu filho está lá. Eita que dá uma saudade danada...Aproveite tudo.
Beijos...

Ludi in the Sky disse...

Lola,
Boas férias e bom descanso. Aproveite tudo que a Europa tem pra oferecer. Ótima escolha das cidades!
Eu sou uma destas leitoras que descobriu o blog pela polemica do CQC, mas aqui fiquei, me descobri feminista, estou procurando mais material bibliográfico e aderindo a luta.

Parabéns pelo seu trabalho.

Mariana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana disse...

Lola, que ótimo!!! Adoro a Europa e nem considero coisa de burguês: acho que todo lugar deveria ter o padrão de vida e a igualdade social de alguns países europeus.

Só achei teu orçamento super caro. Na primeira vez que fui - no fim de 2007 pra passar 1 mês - levei pouco mais de 4 mil (e olha que na época o euro tava em R$2,80). Mas fui naquele esquema beeeeeem em conta, não fiz nada com agência de viagem. Eu fui atrás da passagem e fiquei em albergues, no hotel Formule 1 de Paris que é super barato e em casas de amigos, na cara-de-pau. Pra comer, nada de restaurantes típicos, o que me salvou foi o indefectível McDonalds e os kebabs, esses sim não me deixaram morrer de fome. E um mercadinho de vez em quando também rendia surpresas baratas.

Eu era estudante, então nem podia fazer muita extravagância além de conhecer os principais pontos turísticos. Fui totalmente na aventura, nem liguei pra eventuais faltas de conforto tipo dormir no aeroporto. Mas foi uma das melhores experiências da minha vida. Espero que seja assim pra vcs dois tb!

BETO disse...

Lola, uma ótima viagem para vocês. Não posso deixar de fazer um comentário sobre um episódio que aconteceu comigo. Uma vez fui para Arraial D`Ajuda e quando cheguei lá um garoto quis carregar minhas malas. Eu disse que não precisava. Aí ele perguntou: Você sabe o que significa CVC. Eu disse que não, e ele respondeu: Carregando Velhinhos Cansados. Pior que eu tive que rir, pela presença de espírito do garoto.

Nubia disse...

Lola, não é querendo gorar, mas, por favor, quero saber se os parisienses são mesmo hostis e grosseiros com os estrangeiros, como todo mundo diz.

Somnia Carvalho disse...

lolissima vi este post por urtimu! entao ce deve estar longe! quase na minha terra! hehe... considero parte da europa, a suecia, minha terrinha querida tambem...

como todo mundo ai espero que os seus 16 mil sejam torradinhos com muito gosto! comer pao e tomar vinho em parque em paris foi o que mais fiz numa das viagens quando tava duranga duranga... alias quase sempre em viagem pela europa!

mas os museus incriveis ah! os museus! eles compensam qualquer coisa! sacrificio tudo! e como professoras eu devo dizer que nao ha prazer mais compensatorio e aula gratis como ir a museu na europa!

boa viagem!!!

alice disse...

curiosidade: oq tem de especial em "badajoz" e "san sebastian", lola?

bom, uma ótima viagem pra vcs! espero q curtam bastante... eu ainda tenho q trabalhar mto pra poder ir à europa, mas mamãe foi qd nova (há 30 anos!) e amou!

adorei essa foto do casal nesse lugar branco (ginasio? pista de patinaçao?), estão mto fofos!

vamos todos sentir mto a sua falta, até a volta!!

Melissa disse...

Boa viagem e bom descanso !

Zbgniew Brzezinski disse...

Oi, Lola: como vai você?!

Já que nesse post você tratou das suas férias na Rússia, eu queria saber se você está por dentro do temor do governo sueco ante as ameaças reais e veladas do regime de Putin à soberania dos países da Europa central e do leste (seus antigos satélites), como acontece na Ucrânia. Soube que, recentemente, caças russos (http://www.aereo.jor.br/2014/10/09/suecos-confirmam-provocacoes-de-cacas-russos-no-baltico/) e um submarino (http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/10/suecia-esta-disposta-a-usar-a-forca-contra-suposto-submarino.html) foram vistos adentrando o território sueco e o governo do país está cogitando ampliar o orçamento militar por causa disso. Qual a postura do Partido de Esquerda diante das investidas russas e a respeito da crise ucraniana? Os suecos em geral estão preocupados com isso? Não seria já a hora de o país ingressar na OTAN, como fez a Noruega?

Abraços!