sábado, 23 de abril de 2011

MEU PAVÊ DE PÁSCOA

Feliz páscoa, gente! Pra mim a páscoa começa na quinta e vai até domingo, no mínimo, ou até quando durar o chocolate. Desta vez espero que vá longe. Eu fiz um belo pavê anteontem, como você pode ver nas fotos. Já é o terceiro que faço desde que eu e o maridão, dengosos, estivemos no hospital pra fazer um dos cinquenta exames de sangue, e o maridão disse que sentia saudades de comer pavê (lógico que ele também disse que não podia mais comer pavê, que comia quando era criança, que a irmã mais velha fazia pra ele, e todo esse tipo de chororô que o maridão desfere contra meus pobres ouvidos). Eu sabia que ia ter que esperar um pouco até que meu fígado se recuperasse. Mas pavê é muito bom, fácil e barato de fazer (deve custar uns dez reais no total). Não me conformo porque outro dia vi uma receita num jornal, e ela mencionava raspas de limão, ovos, bater claras em neve e sei lá que outra frescura. Qualquer receita que inclua separar gema da clara, e aí ainda por cima bater as claras, é um martírio pra mim (e aquelas que dizem pra gente usar apenas as claras? Fico revoltada!). Então não, o meu pavê é a coisa mais simples do mundo. Vai uns dois pacotes de biscoito maisena (sei que o tradicional é com biscoito champanhe, mas a gente não encontrou no supermercado, e biscoito maisena é muito mais barato. E, por incrível que pareça, biscoito maisena de chocolate é mais barato que o de maisena comum, o que me faz evitar pensar no tipo de chocolate que colocam no tal biscoito, e não venha me dizer que maisena é com z, porque o meu computador, que não corrige absolutamente nada, corrigiu o z pelo s automaticamente, e eu procurei no Santo Google e só o da marca registrada é com z, o que obviamente não é o caso do biscoito hiper baratinho que a gente compra. A foto aí é do pavê visto de baixo). Ahn, voltando: além do biscoito, vai uma lata de leite condensado, uns 400 ml de creme de leite, e dois chocolates meio amargos. Pronto. Acabou. Ok, também um pouco de leite pra molhar os biscoitos antes de colocá-los na forma, em camadas. Mas acho leite condensado doce demais, e por isso decidi misturar duas colheres de café em pó dentro da latinha. Quebra um pouco o sabor enjoativo que só você, brasileir@-formigão, aprecia, e fica muito mais gostoso. Nos primeiros dois pavês eu ainda tinha um pouquinho de baunilha, mas acabou e este ficou sem, e lamento dizer que eu não conseguiria distinguir um pavê com e sem algumas gotinhas de baunilha. Eu gostaria de ter algum tipo de licor pra misturar no chocolate, mas o maridão tem ignorado este meu pedido. Bom, depois de derreter o chocolate em banho maria e misturar o creme de leite (se eu fosse uma ditadora interplanetária, creme de leite e chocolate amargo seriam a base para 95% das receitas de sobremesa no mundo; os 5% restantes poderiam ser divididos entre quindins, tortas de morango, pudins de leite, e Patricia, te dedico, receitas com limão siciliano, porque eu sou assim, democrática, e deixo espaço até para aquel@s que não têm o meu bom gosto), é só ir molhando os biscoitos no leite, formando camadas, e intercalando essas camadas com o leite condensado (com café) e o creme de leite com chocolate amargo. Dá umas vinte porções generosas. Serve uma pessoa.
Infelizmente, o pavê já está chegando a sua reta final, mas graças a uma surpresa que recebi também na quinta (adianto com uma foto), e da qual falarei amanhã, minha páscoa terá muito chocolate. Estou negociando hora extra com meu fígado.

17 comentários:

Letícia disse...

Já tava pensando em passar a páscoa sem chocolate... damn it! Terei que rever meus conceitos :P

Lord Anderson disse...

Parece uma delicia.

Manda um pedaço para a gente?

rs

Liris Tribuzzi disse...

"Dá umas vinte porções generosas. Serve uma pessoa."
Huahuahuahuahuahuhaahuah!!!

Adoro pessoas chocólatras!

P. P. P. disse...

Se me permite, uma sugestão.

'misture um pouco de vinho moscatel, rum ou licor de cacaau, ao leite para molhar os biscoitos'

Abraços.

brauden disse...

ola oque vc acha de um site como esse aqui

http://www.sexstarsocial.com

que ensina homens técnicas para dominar mulheres

inclusive com uma biblia de cafajestes

não é muito machista? isso deve acabar!

L. Archilla disse...

Lola, esta está sendo a pior páscoa da minha vida, nem tenho vontade de comer chocolate. Ontem à noite o Fellini apareceu morto aqui na porta de casa, parece que atiraram nele. Não me conformo como pode existir gente tão ruim no mundo!!

Bárbara disse...

Lola, você sabe de algum substituto para biscoito/bolacha nesse pavê? Simplesmente detesto a textura de biscoito empapado.

L. Archilla, meus pêsames! Não sei nem o que dizer, sou péssima em consolar as pessoas, desculpa =(

lola aronovich disse...

PPP, então, era mais ou menos pra isso que eu queria algum tipo de licor ou bebida alcoólica. Bem pouquinho, só pra misturar ou nos biscoitos ou direto no chocolate. Deve dar um gostinho a mais.


Lauren, que horror! Só posso imaginar como vc deve estar se sentindo. Alguma ideia de quem pode ter sido, algum vizinho? Nessas horas a gente fica torcendo pras piores punições pra essa gente péssima. Tadinho do Fellini! Lembro de vc falando nele. Chuif. Nessas horas eu me sinto aliviada que meus gatinhos não têm mais como sair de casa. Fique bem, querida!

Viana, T. disse...

Ééégua! (pras bandas de cá não existe expressão mais exata pra definir o que eu estou sentindo, trancada em casa, sem chocolate)

Estive aqui calada esse tempo todo, mas não pude deixar de me pronunciar diante dessa afronta!

Chiuf...

Jéssica disse...

Sobre o site que @ brauden passou, eu achei essa pérola:

http://www.sexstarsocial.com/showthread.php?43-Como-seduzir-em-5-minutos-Com-a-t%E9cnica-do-Beijo-Sexual

Jéssica disse...

Se me permitem, mais pérolas...

http://www.sexstarsocial.com/showthread.php?85-Fa%E7a-as-garotas-mandarem-id%E9ia-em-voc%EA-game-e-contato-visual

http://www.sexstarsocial.com/showthread.php?43-Como-seduzir-em-5-minutos-Com-a-t%E9cnica-do-Beijo-Sexual

Normalmente eu sinto raiva com coisas machistas, mas o machismo desse site é tão absurdo e ilógico que é muito engraçado!

Anônimo disse...

L.Archilla, é muito triste a morte de um bichinho, já passei por isso algumas vezes =/ melhoras pra vc

--
cliquei nesse segundo link que a Jéssica postou, achei que seria sobre seduzir as garotas sendo bom nos games hahaha, li até a dica 2, q agonia, não curto esses joguinhos, tem que ser mt bobinho pra acreditar nessas técnicas

Anônimo disse...

acabei de comer brownie e vim aqui ler sobre chocolate e leite condensado hmm mas já que falou na bebida, sabem aqueles mini ovinhos de chocolate com licor/rum dentro? minhas lombrigas queriam tanto pra essa páscoa, e não achei =(

mesmo sendo mais de salgado do que doce eu também sou chocólatra, como praticamente todo dia e acho que (quase) tudo fica melhor se for de chocolate, mas por favor lola não vá regular paçoca quando implantar sua ditadura comunista interplanetária


(caramba escrevi esse comentário junto com o outro e só agora vim postar)

Marcos Eduardo Nascimento disse...

Lola, boa noite.

Descobri o seu blog navegando pelo blog de um conhecido. Parei pra ler e fiquei beje, menina. ARRASOU. Estou seguindo. A materia sobre os piores filmes da decada eh barbara! ri horrores.

Beijao.

Visite o meu blog.
www.olhardomarcos.blogspost.com

L. Archilla disse...

Obrigada pelo apoio, gente!

Não tem como saber quem foi, nem faço ideia. A vizinhança aqui, tirando uma ou duas exceções, é péssima em todos os sentidos. Maltratam animais, fazem campeonato de futebol no meio da rua (que é movimentada), usam motosserra de madrugada em dia de semana (sério!!). Não dá nem pra saber se fizeram isso porque não gostam de gato ou pra atingir a gente, mesmo. De agora em diante, se eu tiver gato vai ser só dentro de casa, desde pequenininho...

Obs: tentamos deixar o Fellini preso, mas ele era acostumado a sair, ficava louco dentro de casa. Era um selvagenzinho! :´)

Unknown disse...

Já tentou fazer pavê do tipo vegano? Fica uma delícia!

Anônimo disse...

Amargando um pouco seu pavê,Lola,olha que barbarie.


http://colunas.epoca.globo.com/mulher7por7/2011/04/24/transexual-espancada-no-mcdonalds-conta-seu-drama-e-funcionario-que-filmou-e-demitido/


Não acredito que numa cena dessa as pessoas ficaram paradas rindo e olhando.Parece até cena de filme de tortura!