quinta-feira, 5 de março de 2009

DEFENDENDO O INDEFENSÁVEL

A editora do concurso que fez uma categoria pra "Musa da Internet: Mulher mais Gata/Gostosa/Simpática” me mandou um email. Esta foi a comunicação que rolou, se vocês estiverem curiosas(os) pra saber.

Oi Lola, td bem?
Eu sou a Bia, editora da PIX.
Vi seu post sobre a categoria 'Blogueiro do Ano' do Melhores da Websfera e achei legal te escrever, porque é um questionamento pertinente.
As indicações para esta categoria eram válidas para blogueiros HOMENS ou MULHERES, sem distinção alguma de sexo.
A leitura de "BLOGUEIRO" a ser feita é do ofício de blogueiro e não blogueiro enquanto definidor de gênero.
Felizmente, os jurados fizeram a leitura correta, pois tivemos 8 blogueiras indicadas na categoria, mas que não somaram pontos suficiente para chegar à final.
Um beijo, Bia

Querida Bia,
Obrigada pelo email. Que não haja blogueiras indicadas na categoria BlogueirOS do Ano é algo banal. Já estamos acostumadas. Raramente blogueiras entram nessas premiações mesmo. Mas o que
dá muito na vista é que nessa categoria da relevância só haja homens, e uma outra categoria destaque as musas, as mais gostosas, gatas e simpáticas. Pega muito mal seguir "elogiando" uma mulher apenas pelos seus atributos físicos. Isso é tão século XX... Não daria pra blogosfera tentar mudar isso não? E fica pior ainda considerando que domingo é Dia Internacional da Mulher. Ou seja, se não houve distinção de sexo na categoria BlogueirO, certamente houve na categoria BlogueirA. Mulher que tem um blog relevante é mulher gata/gostosa/musa/simpática, é isso? É chocante que nenhuma das 150 pessoas consultadas percebeu isso!
Abraço da Lola


Oi Lola,
A categoria webmusa NÃO ERA PRA BLOGUEIRA, e sim pra qualquer guria gata/gostosa/simpática da internet. Tivemos indicações variadas para pessoas tipo Leila Lopes, Mallu Magalhães e outras do gênero.
Para a produção intelectual das blogueiras, separamos a categoria BLOGUEIRO DO ANO, onde elas foram contempladas e indicadas.
Essa premiação tem categorias sérias (que valorizam a produção de conteúdo alternativo no Brasil) e entre elas, colocamos algumas bem-humoradas, com o perfil da PIX (diversão digital), tipo: webmusa, geek do ano, webfail, cewebrity e afins.
Bjos, Bia
PS - No ano que vem quero você fazendo parte da comissão julgadora, viu???!!! Gostei da discussão.

Querida Bia,
Tá piorando... É realmente necessário fazer uma eleição pra moça jovem branca mais gostosa da internet? Não dá pra deixar isso pra mídia tradicional não? A blogosfera não é feita de gente jovem, diferente e questionadora? Perpetuar o machismo não questiona nada, muito pelo contrário. Imagino que, assim como na categoria Musa só tinha mulheres, na categoria Geek só tinha homens... Espero que vc perceba como essa divisão de gêneros é preconceituosa. Foi a primeira coisa que eu e minhas leitoras(es) perceberam. Mas nenhum dos 150 jurados notou? Isso é possível?! Ninguém falou: "Putz, a gente tá premiando mulheres unicamente pela aparência física e, prum concurso que visa promover a blogosfera, isso pode incomodar algumas mulheres e homens mais antenados com os direitos das minorias?". Deixa eu ilustrar melhor: imagina que vcs tivessem uma categoria de Blogueiro do Ano, e todos os indicados fossem homens brancos (opa, não precisa imaginar muito). E em seguida vcs tivessem uma categoria de "Blogueiro Negro Muso da Internet: carinha mais gato/gostoso/simpático". Isso não seria considerado racista, porque vcs estariam dizendo que blogueiros brancos fazem coisas relevantes, enquanto blogueiros negros só podem ser apreciados pela sua aparência? Eu acho que seria racista, e que alguns dos seus jurados repararia. Mas ser machista pode à vontade, né? Sinceramente, acho que vcs deveriam pedir desculpas públicas e mudar o nome da categoria das blogueiras. O estrago já tá feito, mas pelo menos seria uma atitude de reconhecimento do erro... Abraço, Lola

26 comentários:

Anônimo disse...

Lolla, adoro seu blog, sou nova leitora, mas que correria hein, fica dificil comentar todos seus posts, porque quando vejo, já tem dois, três no mesmo dia! Coisa boa, porque eu leio todos. As vezes concordo, outras não. Eu gosto, por exemplo, que vc compra uma briga de verdade pelo que acredita. No caso aqui do Post, tô contigo e não abro!
Beijos
Priscila
CANOAS/RS

lola aronovich disse...

Priscila, seja bem-vinda! Eu sei que tá difícil ler tudo aqui, que os posts são meio gigantes, mas não é normal eu colocar 3 no mesmo dia. Era pra ser só um hoje! É que apareceu esse outro assunto do concurso, e esse tem prazo de validade. Era escrever sobre isso hoje ou nunca! Mas olha, geralmente é só um post (gigante) por dia. Abração!

Unknown disse...

é... esse blog aqui é agitado!
não é à toa que se chama "escreva, lola, escreva"

;)

Santiago disse...

Nossa Lola!

Eu já sabia que você me admirava, mas usar as minhas palavras "Defendendo o indefensável" de um comentário de poucos dias atrás, para o título deste seu post foi uma verdadeira homenagem.

Obrigado!

olhodopombo disse...

Muito bem questionado e melhor ainda colocado.
È realmente incrivel como se perpetua
as coisas existentes,
o medo do novo, assusta!

lola aronovich disse...

Santiago, eu nem leio o que vc escreve, então nem sei se vc usou ou não o "defender o indefensável". Mas tenho a impressão que a expressão já existia antes de vc nascer.
E eu, te admirar? Quero que vc morra. (não fisicamente, nem com muito sofrimento, mas bem que podia morrer daqui do blog, ao invés de ficar incomodando as minhas leitoras).

Anônimo disse...

Lolla, muita gente não sabe o que tá perdendo ao não descobrir o seu blog...beijos....

Anônimo disse...

Affe, essa revista Pix é ridícula. Eles quiseram me entrevistar uma vez, por causa de um blog que eu fazia há u mtempo atrás, o clap hands.

Aí me mandaram umas perguntinhas todas fúteis -- e, hoje vejo que tb eram machistas, porque meio que me chamavam de burra! Aí eu respondi com sinceridade, chamando a atenção para isso.

Rs, não preciso nem dizer que a jornalista nunca mais me respondeu. Nem pra dizer: "oi, não vamos usar, não, mas brigada por ter perdido o seu tempo respondendo".

Anônimo disse...

Ah, e o tapa de luva de pelica da mulher, chamando vc para ser jurada, foi ridículo. Como se o convite anulasse a crítica. Muito condescendente.

Anônimo disse...

Gente, não tem categoria "melhor blog pornô" nessa lista?
Ou categoria "miguxo simpatia"?
Então nem vou levar esse concurso "à sério"...

(Brinks, Lola. ☺ )
O meu comentário eu preferi mandar por e-mail.
bjo,

Gabriela Martins disse...

Ridículo mesmo a mulher soltar essa de "nuss, vc é inteligente, no próximo ano pode até ser jurada, que acha?". Soou como ironia escondida e mesmo como tentativa de "comprae opinião".

Mas normal, não esperava q eles dessem o braço a torcer mesmo. Porque é assim que a banda toca, né?! Normal é elogiar mulheres pela gostosura, é o que elas gostam e nenhuma curte ser chamada de feiosa. Homem nem liga pra isso, e pior, criar uma categoria dessas soaria como "bichisse", aposto.

kai disse...

"PS - No ano que vem quero você fazendo parte da comissão julgadora, viu???!!! Gostei da discussão."

desculpa, mas eu julgo mesmo uma pessoa por sua linguagem. alguém que usa três pontos de exclamação e três pontos de interrogação no mesmo final de sentença não deve ser levada a sério.

p.s.: seu concurso é só pra mulheres? não vai abrir um para as outras minorias não ? =*

Anônimo disse...

O mais legal, pra mim, é que a Bia Granja está abrindo a discussão. Posts como os teus são pra gente refletir, e acho que esse fez a Bia (e os demais organizadores, espero) pensar um pouco sobre esse tipo de categoria numa eleição que de resto é tão bacana.

O fato dela te mandar emails é positivo, pra mim. Significa que eles estão abertos pra falar, o que é mais do que se pode dizer a respeito de outros concursos que rolam por aí.

Beijo!

Cris disse...

Pra variar...

LOLA LOLA LOLA

Como é que tu não percebeu o óbvio...em toda a blogesfera até tem mulheres com alguma condição intelectual (são pouquíssimas´, óbvio!), mas é claro que elas jamais teriam chances de ganhar, afinal elas concorriam com homens (aqueles ser iluminado que por natureza é superior)!

Tem que rir pra não chorar do absurdo da argumentação dessa editora!

Muito pior do que machismo declarado (aquele que diz que lugar de mulher é na cozinha) é o machismo que se disfarça com palavrinhas bonitas!

Anônimo disse...

Lola, cada vez mais sou sua fã!

Adorei o convite para você fazer parte da comissão, acho que era exatamente o que faltava para a sua vida, né naum? Rss

beijocas

Ale Picoli disse...

Estou adorando a discussão que esse concurso irrelevante tá gerando. Pq ó, sinceramente, tirando o Webby e o Bobs, todos os outros prêmios da internet são irrelevantes, né? Até o iBest já perdeu a relevância.
Relevante é essa discussão toda! :D

Cynthia Semíramis disse...

Ótimas respostas, Lola. A cada resposta, não tem muito como escapar, só fica mais nítido o machismo dessa categoria.

Anônimo disse...

nossa, essa parte do "PS - No ano que vem quero você fazendo parte da comissão julgadora, viu???!!! Gostei da discussão." foi péssima. A 1a coisa q pensei foi q ela n "percebeu" direito do q se tratava seu email. Alguém aqui nos comentarios falou em ironia, pode ser tb..

Até entendi o fato de usar "blogueiro", já q qdo a gente vai se referir a algo no geral costuma usar o masculino mesmo. Agora, qto ao fato de mais gostosa, bonita, simpática, n tem explicação. Pode ser um premio de "consolação" já q óbviamente mulheres n são levadas mt em conta em categorias "sérias". Então resta ser a mais bonitinha

Dea disse...

Resumindo: Oh, snap!

Ana Cristina Moter Pereira disse...

A-DO-REI! hahaha

Rubens Oliveira disse...

E a Bia ainda tentou se explicar

http://www.mypix2.com.br/site/materiasespeciais/melhores-da-websfera-09-finalistas/

Anônimo disse...

Huahuahuahuahuhauhauahuahuahuahauhauhauhauhauhauhauahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuhauha...
Cadê a reposta da Bia???
XD

Anônimo disse...

Eu também quero que o Santiago desapareça.
Que criatura esnobe...
:P

Mary V. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mary V. disse...

Lola, eu conheço a Bia Granja pessoalmente. Fica fria, ela é uma porta. (eu não gosto de falar assim de ninguém, é que os motivos são muitos)

Parabéns por ter tentado levantar essa discussão com ela!

Anônimo disse...

O que eu acho interessante é a IMPARCIALIDADE. Alexandre Inagaki (excelente blogueiro), mas colunista da PIX. E melhor revista online, PIX.

--

Em resumo, um exemplo de como se conduzir concursos imparciais, objetivos, sérios, nem um pouco preconceituosos e com um português de dar inveja a Machado de Assis. ¬¬