segunda-feira, 9 de março de 2009

SOBRE O CONCURSO QUE QUERO PROMOVER

Continuo querendo promover um concurso só entre blogueiras. Sei que a ideia de concurso não agrada a todo mundo, porque é preferível colaborar do que competir. Mas também acho que uma competição, mesmo uma totalmente informal, que não vale fama ou fortuna, chama mais a atenção que uma lista de links recomendados. E o propósito é esse: divulgar ótimos blogs feitos por mulheres, pra mostrar que somos muitas e que falamos sobre uma penca de assuntos e que se quiserem se lembrar da gente, lembrem-se pelo que escrevemos, não por uma foto que porventura coloquemos no blog. Porque quem tá procurando mulher pra ver, não pra ler, nem precisa aparecer na blogosfera. Isso tem de monte na mídia tradicional. Fique com a sua Playboy (que tá indo mal das pernas, ó tristeza), assista aos concursos de miss na TV, acompanhe a cobertura dos jornais, que nunca falham em colocar imagens da estrela semi-nua da hora.
O concurso que eu quero fazer seria parecido com as enquetes que coloco aqui toda semana. Eu deixaria aí no canto superior direito os nomes dos blogs e dos artigos pro pessoal votar. Mas tenho sérias limitações, porque sigo incompetente nisso de internet. Por exemplo, eu não sei como colocar links nas pesquisas. Alguém sabe? Fazer no formato das enquetes ainda funciona melhor, eu acho, porque elas não permitem que um computador possa votar mais de uma vez.
Eu queria também dar uma espécie de selinho a todas as participantes. Pedi pro maridão fazer um, e o resultado tá aí em cima. Calma, não é o que vou usar. Eu amo o maridão, mas posso criticá-lo só um pouquinho, sem ofender muita gente? Ele tem um gosto kitsch incomparável. Lembro que uma vez ele comprou um abajur neon azul que era tenebroso. Ele tentou dá-lo pra mim de presente, e eu não aceitei (a gente ainda não morava sob o mesmo teto, e deixei claro que aquele treco medonho não entraria na minha casa nem sob ordem judicial). Aí ele tentou presentear a mãe dele com o abajur. E mãe é mãe, né? Pois bem, até a mãe dele se sentiu obrigada a dizer “Não, obrigada, meu filho”. Pra você ter uma noção do pavor que era aquele abajur.
Talvez isso explique o teor brega do primeiro selinho que ele fez. Ele gosta dessas coisas. Mas eu tive que puxar-lhe a orelha por causa do caráter ideológico do desenho. Primeiro, olha só a postura do homem. A mulher lá, gritando com alto-falante, e o carinha faz cara de que não aguenta mais. E tá de braços cruzados, o que é linguagem corporal pra “não estou aberto pra isso que você tá dizendo”. Ou seja, esse é um clichê antigo de que as mulheres falam demais, e os homens, pobrezinhos, esses injustiçados do planeta, têm que fingir que ouvem. Falei isso tudo pro maridão, e ele defendeu sua criação: “Mas vocês não querem ser ouvidas? Então, taí”. Eu questionei por que tem que ter um homem no desenho em primeiro lugar, se este seria um concurso entre blogueiras. Mas ele é homem. Parece que homem tem que se meter sempre. Tudo tem que passar pelo crivo deles (e se ele, que é casado com uma feminista, não entende por que seu desenho é preconceituoso, eu perco a esperança que outros homens consigam entender).
E notou como no desenho tem um cometa prestes a despencar na cabeça da moça?! Aí eu nem acho que foi proposital. Foi subconsciente mesmo.
Fiquei feliz que ele tentou, e gostaria que ele seguisse tentando. Porém, analisando pelo histórico dele, isso pode levar meses. Pedi pra ele escrever um guest post pra mim há cinco meses, e até agora, nada. Portanto, se vocês tiverem talento pra diagramação e quiserem bolar um selinho pro concurso, eu agradeço um monte. O briefing, que foi o mesmo que passei pro maridão, é de uma mulher falando, escrevendo, sei lá (eu sugeri o alto-falante). E talvez as palavras: “Mulheres que querem ser ouvidas, não vistas”. Pode melhorar a redação também.
Enquanto isso, quem quiser participar pode deixar na caixa dos comentários um link pro seu blog, ou sugerir o de outra blogueira. Se possível, escolha também um post que vc gostou muito de ter escrito. Ainda não sei como separar as participantes em categorias nem nada, depende do grau de participação. Aceito todos os conselhos que você puder dar.
Ah, aproveitando: vi na Bel que a Cris, do Para Francisco, e o Daniel fizeram um ótimo vídeo pro Dia Internacional da Mulher. Gostei muito!

39 comentários:

Unknown disse...

Eu gostaria de participar desse concurso, mas pedir pra eu escolher qual eu acho meu melhor post é beeem difícil.
Enqüanto eu penso nisso, o endereço dele é:
http://rosaeradical.blogspot.com

Adorei essa idéia, Lola. Finalmente um concurso que eu realmente me interesso em participar ;)

Anônimo disse...

Eu penso Lola, que as mulheres querem ser ouvidas sem que seja necessario gritar, querem ser ouvidas por todos, nao somente pelos homens.....

talves pensando nisso o desenho do selo possa ser algo menos complicado.

Abraços

Ah, um blog para indicar e o http://ela-fala-e-sai-andando.blogspot.com/, alem do seu tambem claro!!

Anônimo disse...

Lola, sem pensar no seu, o que me vem a cabeça é o da Ticcia http://www.ticcia.com/

Beijocas

Anônimo disse...

autopromoção:
umabelezadegarota.blogspot.com

e uma amiga muito querida:

maisfuriosaquenunca.blig.ig.com.br

Anônimo disse...

Apoio total. Não vou me candidatar porque meu blogue é diarinho mesmo e mui jovenito, quem sabe no primeiro concurso sério da blogsfera...
Ao invés disso vou indicar um blogue de uma paulista chamda Fernanda que é pra lá de porreta: não fala de política, não fala de cinema, mas é engraçado pra caramba. E como eu acho que o humor é empoderante, aí vai: http://www.semduvida.blogspot.com/

Somnia Carvalho disse...

Hey Lola, sua louca (sempre quis fazer esse trocadilho idiota, desculpe..)

achei super criativa sua ideia do concurso, mas, falando por mim, me parece abrangente demais para dar para votar e escolher a melhor blogueira porque somos tantas e tão diferentes. Eu frequento lugares até contraditórios entre si, gente que escreve meio piadista, gente que escreve sério, gente que é criativa, gente que fala de família... então, para votar ou para eu tentar participar (eu nem pensaria em concorrer com tanta gente descolada, com comentários lotados todos os dias) eu acho que uma ideia seria dividir por categorias. Algo assim!

Voce e tao criativa com cinema e a ideia do bolao poderia se juntar a essa. Sei la! por exemplo: o melhor texto ( e nao a melhor blogueira, porque não sei se dá para avaliar por um texto...) na categoria criatividade, família, viagens, humor, cinema, etc.

não consigo pensar muito agora, são ideias que me veem a cabeça. Eu imagino que por categorias voce tera muito mais gente querendo participar e creio seria mais facil da gente votar. Alem disso, me parece que tira a chance de estar entre as melhores aquelas que todo mundo ta mesmo careca de saber que são boas, porque o pessoal vai indicar as mais "famosas" e tal...

bom, so uma ideia!
beijolas

Somnia Carvalho disse...

Oi Lola, de novo eu: tava passando pelos blogs agora e vi um da marjorie. Pensei na mesma coisa que ela (que esta falando de outro concurso) quando vi o seu post... como há tanta variedade e riqueza em muitos blogs me parece quase uma missão impossivel eleger a melhor blogueira porque essa melhor sera a melhor na opiniao daquele numero x que gosta do tipo de coisa que ela escreve...

enquanto o melhor texto pode, dentro de uma certa categoria, pode ser menos abrangente e daí... bla bla bla... desculpe as redundancias!

Lyrio disse...

Eu não vou me candidatar pois acabei de começar mas posso me candidatar a fazer o selo uma vez que sou uma blogueira designer.
Estava pensando não será melhor fazer uma coisa mais simples e simbólica, ou então usar aquele clássico cartaz feminista com uma mulher arregaçando as mangas escrito we can do it?
Bem vou tentar pensar em alguma coisa (e na medida do possível fazer alguma coisa também).

Experiência Diluída disse...

Oi lola, respondendo ao seu comentário, realmente aquilo aconteceu comigo. Eu estou muito triste. Estou sozinhana casa do meu namorado. Ele trabalha, eu ainda não. Estou aqui escondida com medo de que ele me faça algo. Minha mãe ligou pedindo para q eu voltasse para casa. Mas tenho medo. Muito medo. Uma pessoa que faz o que ele fez não merece perdão. E eu sou rancorosa. Eu tô muito nervosa. Muito trste mesmo. Jamais esperava que o meu 8 de março seria assim, por causa de um preconcceito.

Paola disse...

Lola,
Claro que eu quero, também, só preciso pensar qual post, chega de geladeira, né?

Vou pedir para a filha que já pode votar fazer um selinho!

www.votodefilha.blogspot.com

Beijos
Paola

lola aronovich disse...

Ely, é que eu prefiro pedir pra blogueira escolher um post que acha melhor do que eu escolher pra ela. Prefiro a opinião da autora. Sei que é difícil, mas escolha unzinho entre MUITOS posts bons.


Helena, concordo contigo. Nós mulheres não queremos gritar, e nem sermos ouvidas apenas pelos homens.

lola aronovich disse...

Ah não, Somnia, vc tem um blog muito bom, deveria participar! Obrigada pelas sugestões. Eu estava pensando nisso, de fazer votação por textos, divididos em categorias, e não por blogs. Aliás, queria fazer mais de um concurso. Queria fazer isso mensalmente. Os melhores posts do mês escritos por blogueiras em cinema/política/feminismo/variedades etc. Praticamente uma votação permanente. E com selinhos diferentes pra cada mês. Também estava com vontade de dividir os blogs mais famosos e badalados dos blogs menos conhecidos, porque senão fica bem desigual. Eu não entraria em nenhuma categoria. Não fica bem a organizadora participar. Realmente, o melhor texto de cada mês parece mais legal que o melhor blog, ponto. Mas a gente pode escolher melhor layout, né? Tem cada blog lindão aí!

lola aronovich disse...

Chris, Mary V, Carol S, obrigada pelas indicações!


Lyrio, opa, pleeeease, mande suas sugestões de selinho sim. Aquele cartaz do We can do it pode ser um dos selos, mas acho meio batido, e um pouco americano demais, não sei. Mas mande o que quiser pro meu email, que vou aproveitar: lolaescreva@gmail.com

lola aronovich disse...

Oi, Ilaira (é esse seu nome, Exp Diluída?), que triste. Ainda bem que seu namorado está te apoiando. Eu não conheço o contexto, então fica muito difícil dizer qualquer coisa. Essa foi a primeira vez que seu pai agiu assim ou já houve outras ocasiões? Ele costuma beber até perder as estribeiras desse jeito? Espero que vc consiga resolver isso. E imagino como deve ser difícil, porque ninguém quer mandar o próprio pai pra cadeia.


Paola, escolher um ótimo post entre os montes de posts ótimos que vc tem não vai ser tão difícil! Isso, pede pra sua filha um selinho, por favor!

Ale Picoli disse...

Se é pra selecionar post (ou fazer post especial pro concurso) eu vou me candidatar sim. Se é pelo blog inteiro, beeem, er, aí acho que não. O meu nem é legal, tem só momentos bons vez ou outra. Mas temos que fazer barulho sim!

Tina Lopes disse...

Detesto concursos ou qualquer tipo de competição, mas uma série de indicações por temas seria legal.

olhodopombo disse...

e eu que pensei que aquele cometa fosse um espermatozide indo rapidinho pro ovulo, aquele outro desenho redondo do selinho!

olhodopombo disse...

eu ach sua ideia bem legal, tenho frequentado varios blogs e existe uma diversificação muito grande entre todas, não sei como seria encontrar o melhor...
mas mesmo eu não sendo aquela escritora e nem uma critica maravilhosa, eu quero participar:
http://olhokaolhodopombo.blogspot.com

olhodopombo disse...

Lola, como voce ja sabe o meu blog eh mais visual do que escrito, mas de vez em quando gosto de escrever textos curtos, assim um post que foi bem aceito por varios blogueiros foi
Schimschom e a Lagartixa, postado em 15 de janeiro de 2009. entra la para conferir:http://olhokaolhodopombo.blogspot.com

Anônimo disse...

Se for fazer um concurso permanente, seria legal se no selo tivesse alguma coisa dizendo o mês e ano.

No momento estou sem blog, mas vou tentar fazer um selo =]

lola aronovich disse...

Então me sugere um post seu pra eu colocar no concurso, Ale. Eu sei que vc tem vários legais, pois já li!


Tina, e a senhorita, vai recomendar um post seu? Eu faço por temas! De repente “Maternidade” pode ser um desses temas!

lola aronovich disse...

Fátima, putz, tem essa leitura do desenho também! Eu nem tinha visto isso. Pensei que o cometa pudesse ser um cuspe. Obrigada por indicar um dos seus posts.


Luma, é verdade, eu queria que aparecesse o mês e o ano, sim. Ah, se vc pudesse bolar um selinho, eu adoraria!

Lila disse...

Lola, off topic.
UmA jornalista italiana conservadora disse q a máquina de lavar fez mto mais pela mulher q a pílula anticoncepcional.
Parece até piada.

lola aronovich disse...

Ah, eu li isso, Lila. Triste, né? Máquina de lavar roupa foi a invenção que mais contribuiu para a emancipação feminina... segundo o jornal do vaticano. Mas isso mostra bem o que o vaticano pensa sobre emancipação feminina. Mudou a vida das mulheres poder lavar os lençóis duas vezes por semana ao invés de uma! (prefiro nem entrar em detalhes sobre quantas vezes POR SEMESTRE os lençóis aqui de casa são lavados...).

olhodopombo disse...

Lola, sinceramente eu nunca ouviria a palavra vinda do vaticano...tenho verdadeira ojeriza a tudo que vem daquelas bandas...
e eu ate gosto de lavar roupa na mão, as minhas roupas quem lava sou eu...detesto saber que outra pessoa pegou em alguma coisa da minha intimidade, ou que manipula com meus objetos , principalmente os que estão ligados diretamente ao meu corpo...

olhodopombo disse...

quando eu morei num templo hare kshna,
as devotas brigavam de socos e pontapes para lavar as roupas do
gurudeva, e as roupas de dormir dele eram lavadas todos os dias,,,,
era um verdeiro inferno todos os dias pela manhã enquanto ele permanecia no templo....

filipe disse...

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1035589-5602,00-UM+EM+CADA+SETE+BRITANICOS+ACHA+ACEITAVEL+BATER+NA+NAMORADA+DIZ+PESQUISA.html

eu sei que isso não tem nada a ver com o post mas, porra, me dá uma indignação ver essas coisas.
achei essa notícia naquela comunidade engraçadinha do "anão vestido de palhaço" e o que mais me deixou irritado foram os comentários. tá certo que lá tem aquele clima de humor e tudo isso mas, porra, o mundo regrediu nos 40 anos que se passaram, né. não pode ser possível.

Anônimo disse...

Gente, pelo amordedeus, eu discordo de vocês.
Deixando a ironia de lado, acho mesmo que a máquina de lavar roupas é uma benção divina. Tanto para as mulheres, quanto para os homens (que moram sozinhos).No meu rol de invenções e descobertas geniais da humanidade ela só perde para roda e a descoberta da penicilina.☺

Imagine ter que lavar tudo a mão, o martírio que seria? Eu não gosto de lavar roupa não, deusmelivre.
Se não existisse máquina de lavar, a invenção genial seria a roupa descartável. Você vestia, sujava, tirava, rasgava e queimava.
Isso sim, sería ótemo.

Tayná Tavares disse...

é feio indicar o próprio blog? huahauhauha

www.helenasroom.blogspot.com

Mas não faço idéia de qual tenha sido o meu melhor post..

E eu indico o seu também, pode? Se bem que com ele no jogo a concorrência vai ficar difícil.. XD

beijããão!!

Masegui disse...

A inveja é uma coisa terrível...

Os verdadeiros artistas sempre são incompreendidos!

É preciso um pouco de sensibilidade para entender uma obra de arte!

O selinho idealizado pelo CM é uma obra-prima!

lola aronovich disse...

Fátima, acho que pouca gente presta atenção no que sai do vaticano. Ainda mais no Jornal do Vaticano! Mas é bom a gente acompanhar só pra lembrar o que eles pensam das mulheres. Sobre máquina de lavar, eu fiquei longos anos sem uma, e não foi nenhum fim de mundo. Eu deixava as roupas de molho num balde, depois esfregava um tiquinho, enxaguava, e pronto, 'bora pro sol. Há há, se eu fosse um gurudeva, aposto que ninguém ia disputar pra lavar as minhas roupas...


Filipe, obrigada pelo link. Como é que pode? Mas esses números se repetem em todo lugar. Em todos os países ditos desenvolvidos, inclusive! Essa comunidade do anão eu não conheço. Sério que os coments fazem gracinha em cima dessa notícia lamentável?

lola aronovich disse...

Ollie, veja a minha resposta pra Fátima. Eu sobrevivi divinamente bem sem máquina de lavar e sobreviveria até o fim dos meus dias. Já sem água quente... Mas água quente no chuveiro é uma benção pra mulheres e homens. Eu não sei, acho que daqui a pouco a importância da internet e de poder se comunicar em tempo real baterá a da pilúla anticoncepcional. Mas, novamente, é pra ambos os sexos.


Huntress, pode indicar o próprio blog, sim. Se vc não escolher um post, eu escolho um pra vc: aquele seu com a sua namorada quando erraram o seu sexo! Ri muito com os diálogos de vcs!


Mario, eu sou péssima pra siglas, mas CM = Companheiro Maridão eu saquei rapidinho. Nem vem, tá? Nem vc seria capaz de defender esse desenho do CM!

lola aronovich disse...

Também acho, Samantha. Mas gostaria que todas indicassem um post. Acho mais justo do que eu escolher.

Helena disse...

eeee! adorei sua idéia do concurso, Lola. principalmente depois do tal do outro concurso para bloggeirooos. amo seu blog, acho inspirador, sempre indico por aí... bom, então quero te indicar o blog de duas amigas minhas, jovens mães feministas e rockeiras, adoro! é esse: http://manheabaixaosom.blogspot.com/
ve se gosta. beijão.

Paula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paula disse...

Ô lola, ainda dá para fazer indicações?
Indico o blog Interpretando de uma grande amiga, Cristina, que tem belas reflexões. Já vai o link com o post - http://interpretar.wordpress.com/2009/03/05/crueldade/.
E também o meu, mais pra fazer volume no concurso e mostrar que tem bastente gente querendo ser lida/ouvida. =) O post é meio antigo e não sei se encaixa, mas como escrevi ele especialmente para o bloguinho, aí vai - http://maisumpalimpsesto.blogspot.com/2008/10/marcha-dos-sem.html.

Anônimo disse...

Oi Lola,
Ainda dá tempo de inscrever um blog/texto?

Se sim, segue o link para o blog/post: http://bomproce.wordpress.com/2007/03/03/das-dores-propositais-que-so-ele-sente

Beijooo

Anônimo disse...

Massa!!!
Ótima a idéia do concurso!!! \o\
Bom, realmente, colocar categorias será mais difícil... Só consigo pensar em coisas como 'Blog mais engraçado', 'blog mais criativo', tudo relacionado ao conteúdo...

Somnia Carvalho disse...

Oi Lola!

andei literalmente desconectada esses dias... internet ruim com efeitos colaterais do inverno que já deu o que tinha pra dar.

Não sei exatamente a quantas andam o concurso... caso voce va fazer algo por textos, aqui vai um que eu gosto, embora tenha outros bem diferentes que eu goste tambem... abracao!

http://borboletapequeninanasuecia.blogspot.com/2008/08/o-primeiro-vo-do-anjo.html