quinta-feira, 5 de março de 2009

BLOGUEIROS RELEVANTES, BLOGUEIRAS GOSTOSAS. QUE TAL UM CONCURSO INTELIGENTE PRA VARIAR?

Tradução: "Tem sido lindo, mas preciso gritar agora".

A Ju Sampaio deixou um recado aqui nos comentários sobre um concurso de blogs que dividiu os prêmios pra homens e mulheres. Pra homens, tá escrito “Categoria Blogueiro do Ano: Blogueiro brasileiro que tenha assumido um papel relevante na sua área de atuação”. Pra mulheres, o de sempre: “Categoria Webmusa: A menina mais gata/gostosa/simpática da internet brasileira”. Bom, os organizadores do concurso podem dizer que a categoria “Blogueiros do Ano” não era só pra homens, e que foi mera coincidência que todos os indicados sejam homens. Mas é impressionante que eu e as dezenas de blogueiras que leio só valemos por nossa gatice, gostosura ou simpatia. Blogueiros são relevantes, blogueiras são musas. O que mais me espanta é o que a Ju escreveu nos comentários do tal concurso: como que 150 pessoas ajudaram na seleção das categorias e nenhuma se deu conta desse machismo explícito? Nenhuminha olhou pras categorias e pensou: “Opa! Por que esse apartheid escrotossauro?”. Escrotossauro porque é jurássico. Eu tinha (tenho) esperanças que a blogosfera não queira apenas reproduzir o status quo. Pra espalhar velhos clichês e estereótipos ultrapassados já temos boa parte da mídia impressa e televisiva tradicional. Na blogosfera temos uma multidão de vozes, principalmente vozes minoritárias que não aparecem na grande mídia, como mulheres, negros e gays. Vozes novas, inéditas. É essa a inovação. Aí vem um concurso desse tipo e mostra que nós mulheres continuamos valendo unicamente pelos nossos atributos físicos. Vão pastar, né? (Fico aqui no aguardo dos trololós de estimação dizendo que estou com inveja por não ter sido indicada pra gostosona da internet. A única categoria em que eles colocam estado civil das concorrentes! O mundo gira e nós mulheres continuamos sendo lembradas só pra concursinho de miss!).
Mas olha, faz um tempão que venho querendo realizar um concurso só pra blogueiras. Porque não conheço muitos concursos (às vezes fico sabendo en passant de um ou outro pra que fui indicada a alguma categoria coadjuvante), mas os poucos que conheço só têm homem. E isso ajuda que pessoas tenham a ideia errada de que a blogosfera é algo essencialmente masculino, e que blogueiras só fazem diarinho, sem nada relevante a dizer. Nada contra diarinhos, mas na minha lista ainda pequena de blogs recomendados, tem mais blog de mulher que de homem, e poucos são diarinhos. Montes de comentaristas daqui do bloguinho fazem ótimos blogs, inclusive.
Não sei se gosto muito da noção de um concurso, porque a gente não deveria estar concorrendo, e sim se unindo. E eu costumo ver, sim, uma grande união. Vejo mais união entre blogueiras feministas, por exemplo, que entre blogueiros cinéfilos. Talvez um concurso ajude a divulgar blogs não tão conhecidos de mulheres. Gostaria de convidar vocês blogueiras a participar do concurso que vou promover, portanto. Deixe nos comentários deste post o endereço do seu blog, uma pequena descrição do que ele fala, e, se possível, indique UM post que, na sua opinião, seja um dos melhores que você escreveu. Daí eu organizo e a gente faz uma votação, pode ser? Será um concurso totalmente informal, sem premiação, só pra apontar pra quem não conhece (eu inclusa) ótimos blogs de mulheres. Mais pra frente eu falo mais detalhes. Por enquanto, deixe o seu link e, se tiver uma sugestão, tamos aí.
Vi que outras blogueiras se indignaram antes de mim: a Monix e a Mary W. E só queria deixar claro que penso que os blogs das moças indicadas devem ser bons (apesar de não conhecê-los). Elas não têm nada com isso. Não têm culpa do nome estúpido que o concurso deu pra pra categoria das blogueiras.

23 comentários:

Experiência Diluída disse...

Oi Lola! Ótimo texto novamente, acho que eu já estou ficando chata de dizer isso, mas depois dizem que o machismo não existe, que é tudo balela de mulher querendo aparecer! Aí outro exemplo de como somos vistas...por beleza..Onde já se viu musa de blog? Que eu saiba blog foi feito para escrever, mesmo que seja um diário, mas para escrever e não ficar postando foto da pessoa, para isso existem os fotologs, não? Então é um absurdo, uma blogueira concorrer como musa! Eu hein! Que horrivel essa...Ignorância total!
Então...quero participar desse concurso que vc está promovendo, não por ser um concurso, mas para provar que existem blogueiras que escrevem coisas legais!

Meu blog =>

www.inalisilva.blogspot.com

Post que indico =>

http://inalisilva.blogspot.com/2009/02/emails-preconceituosos-apago-e-quebro.html


Um abraço querida, ótima iniciativa!

Anônimo disse...

Queria ter escrito isso.

Muito bom, muito bom mesmo!

Ana Fernanda disse...

OI, Lola

não tenho com o o que concorrer... só tenho que te PARABENIZAR pelo texto!
Não venho muito aqui (soube pela Gabi Bianco, que sigo no Twitter), mas já virou favorito!
Bj,
Ana F.

Malu disse...

Oi Lola!
Adorei a iniciativa e até vou participar dela, quero conhecer mais blogueiras que escrevem bem.

Meu blog:
http://odemoniodomeiodia.blogspot.com/

Post que indico:
Ainda não escrevi um post razoável mas vou indicar esse que gosto muito:
http://odemoniodomeiodia.blogspot.com/2008/02/seja-benvinda.html

Unknown disse...

realmente um absurdo esse concurso... mas é assim: a partir do momento em que a blogosfera começa a ficar super popular, essas merdas vão aparecendo, espelhando a sociedade em que vivemos - o espírito de porco está entre nós!

apoio muito sua iniciativa de fazer um concurso de blogs femininos! e também o de fazer um concurso dos bloguistas gatos, gostosos e objetos... ops... quer dizer, simpáticos! ;)

Christina Frenzel disse...

É demais, né não???

Pelo amor de Deus, ninguém merece este tipo de 'iniciativa'... :/

Beijos

Alfredo disse...

eu indico:

http://www.cenasdecinema.com

Anônimo disse...

O pior é ter gente com invejinha de uns e outros terem ganho o "concurso". Eu adorei o concurso de "casáveis do twitter" porque foram mulheres, homens e GLS, sem discriminação.
Machismo é muito, muito over.

Abraço

Anônimo disse...

Palmas pra Lola \o/\o/\o/
A maioria dos blogs que leio são de mulheres que não falam só do dia-a-dia (o que também às vezes é legal) e apoio totalmente a sua iniciativa de fazer um concurso para escritoras e não boazudas!

esse é meu blog:
www.meninama.arteblog.com.br

e indico esse post:
http://meninama.arteblog.com.br/54154/Entao-ta-que-foi-o-D-Pedro/

Bjões =)

Dai disse...

Eu não acredito nessas categorias! Parecem pegadinha, sério. Que coisa mais século XIX: Os homens falam de política na sala enquanto as mulheres preparam o café e trocam dicas de beleza. Argh. De doer. Ai, Lola. Eu sou tão, mas tão anti-concursos. Tenho trauma. Uma vez organizei um, de fotografia, e houve muita insatisfação com o resultado, jurei que nunca mais participaria da organização de outro. Ainda assim, se eu tivesse blog ativo eu te prestigiaria o teu. Mas os meus dois - o pessoal e o que tenho com uma amiga, sobre cinema- estão hibernando. Vale indicar minhas blogueiras preferidas por email? Beijo!!! (ps.: mudei minha assinatura para Dai, em vez de D.)

olhodopombo disse...

Oi Lola,
eu tenho varios blogs, que divido por temas.
Mas o que eu mais posto fotografias eh neste:http://olhokaolhodopombo.blogspot.com
um blog para descrever os lugares por onde viajo e tambem aonde moro.
alem deste eu tenho dos livros que leio, as minhas impresões, não criticas,
http://abrkdbra-coisasdavida.blogspot.com

olhodopombo disse...

boa sua iniciativa,
os homens gostam de manter o clube do bolinha deles,
problemas de quem não sabe o que seja ser universal,,,,,

juliana m. disse...

Ei Lola, eu concordo com seu texto, até inclusive deixei comentário lá no concurso. Mas não concordo com corcurso, competição e tal. enfim. Acho que o ideal seria achar outro formato para divulgação. beijos.

Srta.T disse...

Ah Lola, sinto informar, mas a "blogosfera" (ou melhor, a panelinha que se auto-intitula a "blogosfera no Brasil) é essa babaquice mesmo. Me chateio, mas não me surpreendo. Tua iniciativa é muito bacana, vai por outro caminho. Torço pra que dê certo, e se eu puder colaborar...

calmaqueficapior.blogspot.com

Post indicado: http://calmaqueficapior.blogspot.com/2008/12/como-todo-moderno-eu-odeio-natal.html

Liris Tribuzzi disse...

Totalmente off...
Lola, você sabe que eu tô fazendo editoração, né? Então, não nesse semestre, acho que só no terceiro ou quarto, cada aluno vai ter que editar um livro em todas as etapas. O professor já adiantou que a gente pode escolher os textos que forem enviados ou já agilizar algum. Eu acharia muito legal fazer uma coletânea com suas melhores crônicas de cinema. O que você acha? Eu juro que se der certo eu te mando uma cópia. Diz que siiiimmmm...!!!

Anônimo disse...

Eu, particularmente, odiei a lista dos caras! Sempre os mesmos blogs, as mesmas caras... e nem curto os blogs indicados :(

Agora, não sei se o lance da WebMusa foi preconceituoso. A do "melhor blogueiro" não estava limitada aos homens - acho. Mas o texto, realmente, ficou caprichado!

Mas odeio essas listas! É sempre pra divulgar o site com a nerdaiada viciada em blogs... como eu, é claro!

Abraços o/

L. Archilla disse...

Lola, qual o prazo pra se inscrever nesse concurso? Vou dar uma olhada no q tem de bom lá no meu pra ver se participo... :)

Nessita! disse...

Oi Lola, conheci teu blog hoje e justamente com esse excelente post. Já vai pro meu reader :)

Meu blog é uma espécie de "diarinho" que tem de tudo: afinal, eu sou de tudo o que escrevo. Mesmo assim, gostaria de participar do teu concurso. Tenho um marcador que se chama "melhor de mim", que são aqueles textos especiais que depois eu leio e penso: "bah, ficou legal".

http://diarionaooficial.blogspot.com/search/label/melhor%20de%20mim

bjus!

Anônimo disse...

Ok, deixa eu pensar em algum blog que vc não conheça.... Tem o da Camila Conti (http://oimperativocategorico). Minha amiga e gente finíssima.

Sobre o resto, comentei no post de cima. Bjs

Daniela disse...

Eu tenho uns blogs femininos pra indicar

Um que eu adoro e que acho que vc nao conhece é o http://ateaquitudobem.blogspot.com da Aline.

Tem o da Nora Borges http://www.verbeat.org/blogs/linguademariposa/
que fala muito da vida pessoal, mas de uma maneira com a qual muita gente se identifica.


o DMadrid da Anlene Gomes http://anlenedmadrid.blogspot.com/

o Conexao Paris http://www.conexaoparis.com.br/
Esqueci o nome da autora, mas é um blog excelente sobre Paris e seus habitantes.

E o meu, do qual dois posts eu tenho muito orgulho de ter escrito

http://historiasdemenina.wordpress.com/2008/10/11/menina-vai-pra-guerra/

http://historiasdemenina.wordpress.com/2008/11/05/eu-vi-a-historia-acontecer-ou-sobre-tudo-e-sobre-o-mesmo/

Anônimo disse...

O que eu vejo como um grande problema na webmusa, é que muitas vezes se dá relevância à blogueiras sem qualquer conteúdo. Claro que há blogueiras bonitas/gostosas que escrevem bem e até tem aparecido em listas, mas muitas se sobressaíram pelo corpicho e demais atributos.

[]'s

Bru Holmes disse...

Amei!

Bem, faz um tempinho que leio o teu blog, e gosto cada vez mais.

Quero indicar meu blog:

www.verdadeinversa.blogspot.com

E meu post que mais gostei: http://verdadeinversa.blogspot.com/2008/06/confisses.html

Beijo!

... disse...

Oi, Lola,
o Éden quem me disse pra passar aqui e, bah!, me deparei com essa campanha totalmente oportuna em prol do cérebro feminino, rá!

bom, lá do conjuncoeseadverbios.blogspot.com escohi esse texto aqui:
http://conjuncoeseadverbios.blogspot.com/2008/05/imutavelmente-diferente.html

não sei se é o melhor, mas gosto dele ;)

a gente vai se falando =)

beijos