segunda-feira, 9 de março de 2009

BONS MOTIVOS PRA NÃO VOTAR NA DILMA

A Carla Rodrigues citou uma pesquisa recente publicada pelo jornal Valor. Segundo a pesquisa, 88% dos brasileiros e brasileiras aprovariam que uma mulher fosse eleita presidente. É um número altíssimo, mas mesmo esse índice tem duas caras: quer dizer que 12% não votariam numa candidata apenas por ela ter uma vagina? Entre os eleitores analfabetos, esse número sobe pra 34%. Entre os mais escolarizados, ninguém deixaria de votar numa candidata por ela ser mulher.
Ou isso é o que dizem. No dia a dia, a gente continua observando o padrão duplo que rege as candidaturas de homens e mulheres. Pelo que leio por aí, sempre que uma candidata é mulher, fala-se da sua aparência em primeiro lugar, já que vivemos num mundo em que as mulheres ainda são avaliadas pela sua capacidade decorativa. Não tem como uma candidata sair ganhando. Vamos falar da Dilma Rousseff, que será aquela com maior potencial em 2010, muito maior que o da Heloísa Helena, que não tem um partido consolidado por trás. Dilma se submeteu a uma cirurgia plástica, e o mundo caiu em cima dela. Como fez cirurgia, ela é fútil, vaidosa, e falsa (por querer passar uma imagem que não é a sua. Hã?). Note que esses adjetivos são quase sempre associados com mulheres. Raramente um homem é fútil, certo? O que impressiona é que mesmo as mulheres que fazem ou apoiam cirurgias plásticas condenam a Dilma por fazerem o que elas já fizeram ou gostariam de fazer. Isso, vamos esquecer que existe um trocinho chamado contexto, e ignorar que o Brasil é campeão mundial em cirurgias estéticas. A imensa maioria dessas cirurgias é feita por homens, cirurgiões, em mulheres, o que nos coloca na incômoda posição de país mais vaidoso do planeta, onde mulheres valem o quanto pesam (favor não ultrapassar os 55 quilos). Vamos esquecer também que o adversário mais forte de Dilma, José Serra, já fez plástica mais de uma vez, pra retirar bolsas de gordura debaixo dos olhos, mas ninguém o chama de fútil, vaidoso e falso.
Agora, quer minha opinião pessoal? Quer saber se eu acho que Dilma deveria ter feito plástica? Claro que não deveria! Porque pra mim a aparência dela não será determinante pra conquistar o meu voto. Sabe, eu nunca achei o Lula minimamente bonito, e mesmo assim votei nele cinco vezes (sem contar os segundos turnos). Se o Gianechini fosse candidato a qualquer cargo público, ele não teria o meu voto apenas por ser lindo de morrer. É que, em alguma época da minha infância, eu aprendi a diferenciar eleição política de concurso de miss. Em concurso de miss, só importam a aparência e a simpatia em dizer que o livro preferido é O Pequeno Príncipe (ah sim, e mesmo que as misses tenham 18 anos, hoje em dia todas fazem plástica). Em eleições políticas, importam a confiança e a credibilidade, porque as decisões daquela pessoa podem afetar a minha vida. Mas, voltando: eu preferiria que a Dilma não tivesse feito plástica, e ao invés disso explicasse que as pessoas deveriam julgá-la pelo conteúdo, não pela aparência. Só que é complicado. Ela passaria a campanha toda explicando isso. As mesmas pessoas que a chamam de perua fútil agora a chamavam de mocréia, jaburu e tribufu antes. Como ela tem 61 anos, já passou (faz tempo) da idade em que a sociedade considera mulheres bonitas. Logo, não tem saída. Não tem como uma candidata mulher sair-se vitoriosa nesse quesito. Você nunca vai ler aqui eu falando que a Dilma (ou a Hillary) é bonita ou feia, porque isso não me interessa nem um pouco. Se não julgo os políticos homens em quem voto pela beleza, por que julgaria as mulheres? Eu sou contra um padrão diferenciado pra cada sexo.
Não tem a ver com ser politicamente correto(a). Tem a ver com uma nova visão de mundo. Você concorda que homens e mulheres sejam avaliados de formas tão díspares? Concorda que mulheres sejam julgadas pelo seu poder de atração física? (e se concorda, quem é fútil?). Eu sou feminista. Luto por direitos iguais.
Há vários mo
tivos pra você não gostar da Dilma, e eventualmente não votar nela. Vou sugerir alguns que você pode usar:
- Ela quer dar continuidade ao governo Lula, e você não faz parte dos 84% que aprovam o governo Lula.
- Ela é de esquerda, e você odeia tudo que esteja ligado à esquerda (PT, MST, Fidel, Chávez, Evo, boina do Che, blog da Lolinha etc).
- Ela é do PT, e você não vota no PT nem que o Reinaldo Azevedo e o Diogo Mainardi peçam.
- Ela lutou contra a ditadura militar, e você confunde guerrilheira com terrorista, e diz que não vota em terrorista.
- Ela nunca governou uma cidade, um estado ou um país, assim como Lula, Obama e milhares de outros políticos nunca tiveram cargos executivos antes de serem eleitos presidentes, mas você acha esse ponto relevante.
- Você a considera antipática e sem carisma, enquanto acha o Serra um carinha hiper simpático e mais carismático que a Renovação.
- Você não conhece o trabalho dela, e não quer conhecer por um dos motivos citados acima.
- Ela nunca concorreu a uma eleição, e você acha legal que as pessoas concorram umas cinco vezes antes de ganhar, a menos que essa pessoa se chame Lula.
Bom, pode ser que existam outros motivos que esqueci. Mas há pelos menos dois que você não deveria usar, porque simplesmente pegam mal. Um é: “Não voto na Dilma por ela ser mulher” (que é quase tão fraquinho quanto “Voto na Dilma por ela ser mulher”). E o outro é: “Não voto na Dilma por ela ter feito plástica / por ela não ter feito plástica / por ela ser uma velha horrorosa / por ela usar óculos / por ela usar lentes pra não ter que usar óculos / por eu não gostar das roupas dela / por detestar seu penteado” ou qualquer outra besteira relacionada com a aparência. E se você for mulher, então, pega pior ainda usar esse motivo fútil, viu, Rosana?

77 comentários:

Valéria Fernandes disse...

Perfeito, especialmente por ter enfatizado a diferença entre os padrões de avaliação. Hmens fazem plástica e ão são fúteis, estão cuiando a aparência de forma "positiva".

Mas ver Dilma lendo a Bíblia em missa de Marcelo Rossi foi muito, mas muito deprimente para mim. Tenho grandes possiblidades de votar nela, apesar da plástica (*gostava mais do rosto dela antes*), mas se for fazer este teatro sou cristã, católica, e aqui a pouco vi falar que dscriminalização do aborto não é prioridade, ela morreu politicamente para mim... Um, melhor não dizer isso, principalmente se for ela ou Serra.

Eu já votei em HH uma vez, mas depois que ela veio com o papo reacionário sobre a descriminalização do aborto. Risquei a minha lista. Continuo a admirá-la, mas ela pertence a uma velha esquerda que primeiro pensa em evolução, porque isso magicamente esolveria os problemas das mulheres.

Parabens pelo blog, Lola.

Tina Lopes disse...

Lola, vc me deu um susto já de manhã com esse título! Bj

L. Archilla disse...

o legal é q dos 125 comentários do texto cretino da Rosana Hermann, pelo menos uns 100 estão descendo o pau na superficialidade dos argumentos dela. adorei!

Alfredo disse...

Eu nao vou votar na Dilma pq nem ela e nem o Lula tem cacife pra legalizarem aborto, casamento gay, adoção gay e nem outras coisas....
sao uns incompetentes. Um bando de lixo por assim dizer. E se nao bastasse sao favoraveis ao alistamento militar obrigatorio.
Daqui a pouco chega o Santiago e vamso ver no que vai dar esse seu guest post.

Dai disse...

Eu não tenho mais como duvidar da babaquice das pessoas. Como uma mulher ataca outra desse jeito por motivos mais que pífios? E ainda ilustra o texto com exemplos deprimentes, como a autenticidade de Sandy ou a decadência do BBB.
Eu admiro muitíssimo a Dilma, desde que a vi responder sobre a tortura que ela viveu na ditadura a J. Agripino - político e ladrão, beneficiário direto do coronelismo e da ditadura no meu estado. Aliás, esse video deve começar a circular na internet, para fortalecer a imagem dela.
Por que os/as carolas de plantão vão começar a investigar sua vida, sim, e a análise sobre a aparência vai ser o de menos, embora constante.
Também espero que ela seja coerente e não me venha com papo anti discriminalização. Mas, diante da concorrência, está difícil não votar nela.
Agora, um texto que equipara a possibilidade de uma décima edição do BBB ao futuro de um país merece ser levado a sério? Triste.

Anônimo disse...

Não voto nela pelo mesmo motivo que não voto na Roseana Sarney. Quem vai continuar mandando a gente sabe quem será, os "pais" políticos. No fundo elas, indiferente seja a orientação partidário-espacial, elas são consequência desse sistema político patriarcal. Quanto a Dilma ser do PT, nem eles concordam com isso. Sobre a plástica, ema, ema cada um com seu problema. Mas, ficou estranho,ela tava melhor antes. Tirei meu título de eleitor com 16 anos pra votar na primeira eleição em que o Lula disputou contra o FHC, e depois votei mais todas as outras vezes, exceto a última. Não dá mais, pelo menos pra mim. Tô extremanemte decepcionada. Não sei se a ponto de cometer o desatino de votar no PSDB, vamos aguardar as cenas do próximo capítulo...
Roberta

Anônimo disse...

Ficou péssimo, quem vai continuar a mandar será os pais políticos, foimalsaí, mas a pressa é inimiga da perfeição e do bom português
Roberta

Valéria Fernandes disse...

Dilma é competente no que faz. Não é uma fraude. A questão é se ela tem condições de ser pesidente por suas próprias qualidades.

Giovanni Gouveia disse...

Só há uma forma de eu não votar em Dilma, ela não sair candidata...

lola aronovich disse...

Vou tentar voltar a responder os comentários, mas mais rapidinho do que antes, porque senão não dá tempo pra mais nada.


Antes de mais nada: Pablito, aceito aquele seu guest post com muito prazer! Isso que dá não responder os coments na hora. Manda, tá? (se vc estiver aqui lendo).

lola aronovich disse...

Shoujofan, fico muito feliz que vc esteja acompanhando o meu blog. Ah, concordo, é chato ver a Dilma indo à missa de Marcelo Rossi, mas não tem o que fazer. TODO político brasileiro tem que ir à missa. Nesse sentido a gente tá muito mais próxima dos EUA (onde seria impensável um candidato se declarar ateu) que da Europa (onde a religião é considerada algo pessoal). Ela vai ter que pisar em ovos. É óbvio que ela é a favor da legalização do aborto, mas tb não pode falar isso abertamente, ou a igreja católica passa a fazer campanha contra. Sem falar que ela, como presidente, não interfere muito na leg. do aborto. Isso é coisa do legislativo. Então é se queimar por nada.


Tina, é, eu sabia que o título iria dar susto.

lola aronovich disse...

Lauren, eu nunca tinha entrado no blog da Rosana antes. Mas, pô, que textinho péssimo, né?


Asnalfa, assuma a sua posição política. Esse argumento de que não vai votar na Dilma porque ela não legaliza o que vc quer vale pra todos os candidatos. Aliás, alguém aqui já te explicou, mas vc não ouviu: quem legaliza esses assuntos não é o presidente, governador, prefeito. Não é o poder executivo. É o legislativo. Sabe, congresso, senado, essas coisas? Temos 3 poderes.
E sobre o Santiago, até parece que escrevo o blog pensando num trololó que detesto. Só estou ansiosa pra ver a briga de vcs. Ele, que é homofóbico, contra a legalização do aborto, contra o casamento gay, etc etc, não entra na sua listinha de “lixos incompetentes”? Vai ser legal quando um pedir a pena de morte pro outro!

lola aronovich disse...

Dai, pois é, não faz sentido. Notou que, entre os comentários no blog dela que concordam com o post, a maior parte é de mulheres? Que dizem o mesmo que ela diz: “Não voto na Dilma por causa da plástica”. É ridículo. Como se esse pessoal fosse votar na Dilma ANTES. Mas não ia mesmo. Não ia votar nunca, só que acha que fica mais cool dizer que é por um motivo fútil. É verdade, aquele vídeo da Dilma respondendo ao Agripino foi ótimo. A candidatura dela é muito importante até pra gente discutir a ditadura militar. Essa que a Folha chamou de “ditabranda”...


Roberta, eu não voto na Roseana Sarney porque ela faz parte de um partido que eu não votaria em mil anos (ela tá no DEM agora ou migrou pro PMDB, partido do pai? Não importa, eu não voto em nenhum dos dois). Porque acho que os Sarneys são tão ruins pro Maranhão como os Magalhães são pra Bahia ou os Bornhausen pra SC. Tudo coronelismo. Mas não tem nada a ver a Dilma com a Roseana. A única coisa em comum é que ambas são mulheres. Mais nada. A Roseana, e tantas outras políticas, se tornaram políticas graças aos pais/maridos. Carregam o sobrenome deles. A Dilma tem apenas um padrinho político, que é o Lula. Padrinho político todo mundo tem, inclusive o Serra. Vc está usando exatamente o mesmo argumento machista que o pessoal usava nos EUA pra não votar na Hillary: se ela for eleita, quem vai mandar é o Clinton. Esse argumento é sempre usado quando a candidata é mulher. Por quê? Porque uma mulher não é competente pra governar, pra tomar decisões sozinha, tem que obedecer ordens de um homem. Essa é a lógica. Cuidado com isso.

lola aronovich disse...

Shoujofan, pois é. Eu a acho muito autêntica, com ou sem plástica.


Gio, acho que essa é a única chance de eu não votar nela tb. Pô, tá sumido, hein? Vc falou que andou doente?

Lyrio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lyrio disse...

Não conheço a Dilma o suficiente para emitir qualquer opinião descente mas as comparações feitas no texto da Rosana são no mínimo toscas... ¬¬

Anônimo disse...

É, em 2010 será difícil. Simplesmente não conheço a Dilma, mas comigo ela já larga atrás por ser "filha" do Lula. E eu não gosto do Serra. Tomara que saia o Aécio pelo PSDB (se ele optar pelo PMDB, sei não. Não gosto do partido e menos ainda de trocar de legenda por oportunismo).
Sobre julgar um candidato pela aparência...não há muito o que dizer. Simplesmente ridículo.

Anônimo disse...

Ah, ótimo título. Achei até que tinha errado de blog...rs

Anônimo disse...

Embora não comungue de todos os ideais da denominada "esquerda", acho que tenho o bom senso e a liberdade de julgar quando coisas boas são feitas por um governo, independente dele ser de esquerda e direita.

E é inegável que o governo de Lula foi (e esta sendo) bom para o nosso país. Aliás, acho que a coisa começou a melhorar com FHC e ficou ainda melhor com Lula.
Não vejo empecilho para não continuar ainda melhor com a Dilma, independente dela ser mulher ou não.

Detesto a atitude escrota desse pessoal que fica torcendo contra, querendo que o pais se estrepe para o governo ficar "ruim na fita" e eles poderem fazer campanha em 2010 gritando aos quatro ventos "eu avisei" ou coisas do tipo.

MOITAVERDEJANTE disse...

Considero a Dilma extremamente capaz para para assumir o lugar de Lula em 2010. Vem demonstrando competência no importante cargo que ocupa.É inclusive relevante, que sua eleição venha a dar continuidade a atual administração praticada corretamente pelo governo.

Juliana disse...

Dois pesos, duas medidas. Não só entre homens e mulheres, mas entre aluno e professor, pais e filhos, patrão e empregado, dominante e dominado. o mais errado disso tudo é justamente os homens ainda estarem numa categoria de "dominantes."

e ainda tem muita gente que confunde eleição política com concurso de miss... O Collor, por exemplo, nunca mais deveria ser eleito nem pra síndico de prédio e no entanto...

Anônimo disse...

Pois é Lola eu acho muito importante que todos nós falemos de política e de candidatos, afinal eles decidem coisas da vida da gente e nos representam diante das outras nações. Então vamulá:
a)plástica é pra quem gosta. Não condeno mas acho inutilidade sempre que não vier para correção de um problema sério.A beleza é um encanto que temos interiormente.
b)o Lula é bem melhor do que esses políticos oriundos de famílias ricas e cultas que, com raras e honradas excessões, enquanto no poder, só fizeram foi locupletar-se.
c) eu gostaria muito que mulheres como Luiza Erundina, Marina Silva e muitas mulheres daqui de Santa Catarina, cuja competência o PMDB bariga verde, não soube aproveitar na hora certa,como Zuleika Mussi Lenzi, Anita Pires e outras, tivessem chance de mostrar sua seriedade. A fome masculina de poder, não permitiu que nossos líderes vissem o futuro que o partido teria, se tivessem valorizado muito mais as tais mulheres daqui, naquela época em que o PMDB era sério.
d) a Dilma tem cacife para competir
e o presidente vai apoiar porque é interessante pra ele, claro.
e) a macharia (da classe política, principalmente) é bem safada e fica fazendo piadinha para sacanear
com qualquer mínima característica de uma mulher. Tentam diminuir,chamam de feia, disso e daquilo, para infuirem nessa nossa sociedade que pratica a corpolatria.
f)Com Dilma ou sem Dilma os tempos que nos aguardam não são os melhores.Será bem difícil para qualquer governante, de qualquer ideologia, conviver com os problemas que temos hoje na América do Sul, os quais tenderão a gerar muitos conflitos. E com esta crise, ninguem espere nadica de bom, vindo dos países ricos(?) da América do Norte ou da Europa.
g) abraço da Fatima - de Laguna

Santiago disse...

Lola:

A Dilma não presta simplesmente porque é uma incompetente, numa candidatura fisiológica e oportunista, por culpa de um Lula, também, incompetente para manter os melhores nomes do PT em evidência; sobrou a Dilma.

Eu sou contra o aborto porque sou contra assassinatos, mas não sou contra gays, que não fazem mal a ninguém; estes apenas têm outra opção de vida.

Anônimo disse...

Provavelmente não vou votar na Dilma (talvez só em um segundo turno), mas meu voto na Heloísa Helena é certo, e também acho ridícula essa história de criticar pela plástica, é o cúmulo do desespero. Agora, com a HH acontece aquela piadinha pior ainda, quando fica bem claro para os machistas que a mulher não vai ser atingida nem um pouco por ser chamada de feia: chamam de mal-comida. Ela está na figura de uma comunidade no orkut com o nome "odeio mal-comidas", pode? A Luciana Genro é uma que perdeu um tempo precioso na campanha dela para prefeita de Porto Alegre tendo que mostrar que se arrumava, que não era "raivosa", etc.

Anônimo disse...

OOOPS pessoas, acho que:
Excesso - se excreve assim
Exceção - se escreve assim
e então devo estar errada quando acima, no outro comentário, escrevi exceções com 2 ss assim... excessões -
Desculpem! Fatima.

Serge Renine disse...

Aronovich:

Eu gosto do Lula, mas acho que ele errou feio apoiando a possível candidatura da Dilma. Ela vai ter que passar o calvário de várias eleições para ser uma candidata viável a presidência da republica, assim como aconteceu com o Lula. Pela emergência que o presidente tem, seria melhor um nome mais carismático. Poderia ser até o Suplicy que tem muita empatia junto ao povo pela fama de honesto.

Estou sentindo muita falta dos seus comentários.

Unknown disse...

É Lola, mulher é tratada dessa forma mesmo. Se a consideram feia, ela é desqualificada por causa disso. Se ela resolve dar um up no visual, é fútil. Oras bolas, eu já fui maquiadora profissional, passo um monte de treco na cara e meu guarda roupa parece o da Barbie, tudo rosa. Não obstante sou feminista, oq é um sinal de não futilidade.

Lila disse...

Pro trololó: chamar a Dilma de incompetente é novidade, até os detratores reconhecem/reconheciam q esta é uma de suas qualidades.
Me lembra o caso da Martha, q todo mundo admirava pela luta anti homofobia, mas só externou essa admiração qdo ela insinuou sobre o Kassab.
Estou com Gio: a única chance de eu não votar na Dilma é se ela não sair candidata.

Christina Frenzel disse...

Também estou com a Gyo... o único jeito de eu não votar nela é com a ausência dela.

Não me causa espanto o comentário do Santiago de ser contra os assassi- digo, aborto. Principalmente em caso de estupro, como o da menina de Recife. Morra a menina inocente, mas não os fetos que teriam poucas chances de serem gerados até o fim. Palmas para ele.

Anônimo disse...

Perfeito! Não tenho muito a dizer a não ser aplaudir o texto! Muito bom!

O que me causa risos é o ataque dos DEMagogos e do Nosferatu Serra ao presidente Lula e a Dilma Roussef. Eles estão falando que ambos estão "em campanha" e até o molequinho inútil do ACM Neto, que tomou uma surra na urnas para a prefeitura de Salvador, já tá colocando as manguinhas de fora.

Gozado que eles falam do Lula utilizar a "máquina do governo" para promover a Dilma, mas ninguém fala da propaganda da SABESP que chega na Bahia, no Maranhão, no Amapá, em Minas Gerais...o logo da Sabesp beeeem pequenininho e o logo do GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO bem grande e com o locutor caprichando na voz!

A propaganda da SABESP até me deixa em dúvida: se o cano d'água aqui na rua estourar, pra quem eu ligo? Pra SABESP ou pra EMBASA, que é cia. de saneamento e águas aqui na Bahia?

abs!

lola aronovich disse...

Espero que em breve vc conheça mais a Dilma, Lyrio. O blog que mais acompanho sobre ela é este aqui.


Kenny, pra mim não tá nem um pouco difícil: é Dilma na cabeça! É que eu gosto muito do Lula, aprovo seu governo e quero continuidade. Tomara que o Aécio saia pelo PMDB, sim! Não porque eu votaria nele (não votaria), mas porque ele dividiria os votos do Serra! Bom, pelo menos no primeiro turno...

lola aronovich disse...

Ollie, uau, que bom ouvir isso de vc! Pensei que vc estivesse entre os 16% que contam os dias pro Brasil voltar a ter governo (eu já vi isso em vários blogs de direita). Eu também odeio essa atitude de torcer pra que o país afunde. Eu nunca fiz isso, nem nos 8 anos de FHC. O máximo que fiz foi torcer contra o Brasil na Copa do Mundo, mas isso era porque eu não me entusiasmava com a seleção mesmo...


Moita, concordo plenamente. É isso aí!

lola aronovich disse...

Ju, exato, odeio essa hiprocrisia dos dois pesos, duas medidas. Vc acha que elegeram o Collor pro Senado porque ele é bonito (pra mim nunca foi)? Não sei, acho que foi mais o peso do nome dele. Qual ex-presidente não consegue se eleger senador? Acho que fica muito fácil. E, em 89, claro que teve mulher que votou no Collor porque o achava bonito, mas quem o elegeu mesmo foi o pessoal que morria de medo do sapo barbudo.


Fátima de Laguna, sobre plástica e beleza, eu acho que beleza, mais do que algo interno, é algo que precisamos treinar para tornar mais abrangente. Por que só as mulheres jovens são bonitas? Tem alguma coisa errada e muito limitadora no nosso padrão único.
Concordo com tudo o que vc disse depois! Abração corujentos.

lola aronovich disse...

Santiago, vc não é contra casamento gay e adoção de crianças por parceiros gays? Ué, pensei que fosse...


Ariadne, TALVEZ no segundo turno vc vote na Dilma? Ué, 2o turno teria que ser certeza! O preconceito contra a Heloísa Helena é muito grande. Contra TODAS as mulheres candidatas, sem exceção. Por isso que odeio essa divisão, sabe? Espero que as eleições em 2010 não sejam como as do ano passado pra prefeito de Porto Alegre: quatro candidatas de esquerda concorrendo entre si e ganha o candidatO de direita....

lola aronovich disse...

Serge, qualquer nome que o Lula indicasse seria complicado. Lembre-se que esta será a primeira eleição presidencial em que o PT terá um candidato que não seja o Lula. Impossível concorrer com ele em carisma e popularidade. Mas acho a Dilma uma ótima escolha. Acho que ela pode herdar boa parte dos votos do Lula/PT e ainda se beneficiar por ser mulher, porque muita gente pensa como eu: que está na hora de eleger uma mulher. Vamos ver, falta muito ainda. Eu adoro o Suplicy, mas ele não tem perfil pro poder executivo. Nunca conseguiu se eleger prefeito, não conseguiria se eleger presidente...


Ely, não acredito! Vc já foi maquiadora profissional e é uma Barbie ambulante? Preciso ver fotos. Urgente!

lola aronovich disse...

Oi, Lila, sumida. Como vai a vida? Muitos concursos? Reative o seu blog!


Chris, é O Gio, o pernambucano duma figa, nas palavras do saudoso Mario Sergio, que me abandonou. A mulher do Gio é sua xará sem H. Parece que é tão fácil pra homem ser contra o aborto em todas as situações, né?


Groo, que bom que vc gostou. Vc tocou num ponto muito importante: esse da campanha da Sabesp por todo o Brasil. Incrível que a oposição diga que a Dilma esteja em campanha e o Serra não... Espero que vcs consigam varrer os Magalhães (ACM Neto incluso) aí da Bahia.

Anônimo disse...

Eu não sabia que o Serra tinha feito plástica! No entanto, da plástica da Dila todo mundo sabe --o Estadão colocou as fotos de antes e depois NA CAPA, cara. Como se fosse de extrema relevância.

Também adorei o artigo "mysogyny i will not miss" -- eu ficava boqueaberta com as coisas que diziam sobre a Hillary também.

Por isso, embora tenha minhas esperancinhas, eu desconfio de que a Dilma não vá ganhar as eleições. O Serra manipula a imprensa de tal maneira que é raro encontrar um ciadão médio que não o ache "competente e honesto". Já a Dilma, tem eleitores que sequer a conhecem... É foda. Mas aí também acho que ela devia ter trabalhado um pouco mais na visibilidade desde que chegou à Casa Civil. Talvez tenha sido falha dos RPs dela e do PT.

Quanto a mais de 80% dizerem que votariam em mulheres, posso ser muito pessimista, mas tb acho que é só discursinho. É que nem perguntarem para as pessoas se elas são racistas. É claro que elas vão dizer que não. As pessoas sabem qual é a resposta "certa". Mas, no dia a dia (e na cabine de votação) são outros 500.

olhodopombo disse...

e a gente tem que gostar do chavez Lola/?
para votar na Dilma/?
eu detesto o hugo chavez,
mas votaria na dilma,,,,

olhodopombo disse...

sou totalmente favoravel ao alistamento militar obrigatorio, para homens mulheres e gays,,,,

Anônimo disse...

Não conheço o trabalho da Dilma nem a trajetória de vida dela, então não posso dizer se votaria nela. Vamos ver quais serão os candidatos nas eleições no ano que vem.

Masegui disse...

Lolinha,

Abandonei nada, só estou "falando" menos e "ouvindo" mais... de vez em quando dou uns pitacos, você é que não está lendo direito... "vai virá dotôra e abandoná nóis"...

Eu voto na Dilma, voto no Lula, voto no PT e voto no Pernambucano Duma Figa pra presidente.

Quanto ao trololó e o asnalfabeto (que já está enchendo meu saco), eu quero que eles vão pra... Mary had a little lamb...

Anônimo disse...

Agora resolveu criticar a Rosana só porque ela é melhor blogueira que você? E porque ela escreve melhor e tem mais admiradores? E essa Dilma, não adianta fazer propaganda antecipada não que o brasileiro não cai nessa de novo. Continuidade do lulismo? Fala sério, só mesmo gente como você para querer isso!

lola aronovich disse...

Marj, olha, não vai ser fácil pra Dilma ganhar, mas certamente ela será uma candidata competitiva. É muito cedo ainda, ela é bastante desconhecida, mas vem crescendo a cada pesquisa, e quando começar a campanha e o povo souber que ela é a candidata do governo, vai votar nela. O pessoal que vá achando que será um passeio pro Serra... Mas normal que ela não seja conhecida. Afinal, quem conhece ministro? Poucos. O governador de um estado (o Aécio, por exemplo) nem é conhecido em outros estados. O Serra só é conhecido porque concorreu à presidência. E o mesmo com o Alckmin, embora eu desconfie que todo mundo se esqueceu dele. Mas pode apostar que a Dilma vai crescer muito. Ela vai chegar no final deste ano com 20% nas pesquisas, um número muito respeitável. Em 2010 encosta no Serra. E sim, sei que dizer que vai votar numa mulher é outra coisa, e votar mesmo é outra. Mas pense só: faz pouco tempo, o número de pessoas que toleraria uma mulher presidente era muito, muito menor. As coisas estão mudando. Vamos ser otimistas!


Não, Fátima, não tem que gostar do Chavez pra votar na Dilma. Mas, no espectro ideológico, ambos estão do lado esquerdo. Sei que vc é a favor do alistamento obrigatório. Vc sabe que eu sou a favor do fim do exército (daqui e de Israel).

lola aronovich disse...

Luma, trate de começar a conhecer, pois os candidatos já estão bem definidos: vai ser o Serra, a Dilma, a Heloisa Helena, talvez o Ciro, talvez o Aécio... Os outros serão candidatos nanicos.


Mario, tá muito calado pro meu gosto! Nem apareceu pra defender o companheiro maridão da humilhação de hoje (quando eu critiquei sua obra artística). E sobre essa aliança asnalfabética/trolololística, ela não vai durar muito tempo.

lola aronovich disse...

Oi, Alice. Ué, vc me conhece? Então como pode dizer “gente como vc”? Eu e muito mais gente queremos continuidade deste governo, sim. Vc deve ter notado que ele tem um governo extremamente popular, com altíssimos índices de aprovação. Eu não conheço a Rosana, nunca tinha entrado no blog dela, nem lido nada dela. Não tenho nada contra ela. Ela parece ser bem simpática, aliás. Mas esse post dela foi muito fraquinho, não? Criticar uma candidata porque ela fez plástica, e dizer que votaria na Dilma se acabasse com o BBB? Convenhamos que são argumentos um tanto rasos. E se ela pode falar mal da Dilma, eu posso falar bem, não? Qual das duas é “propaganda antecipada”?
Puxa, vc faria um par tão bonitinho com o meu trololó de estimação...

Helena disse...

Eu mesmo, que sou mulher, nunca votaria na Dilma. Não gosto dela. Votaria, por exemplo, na Hillary. Não votaria na Roseana.

Acho que a pequena parte da população que desgosta da Dilma, não o faz por ela ser mulher ou ter feito plástica. Nem todas as pessoas são de esquerda e talvez algumas achem que 12 anos é muito para um mesmo partido ficar no poder. Há vários motivos pelos quais muitas pessoas que conheço não votaria na Dilma, e nenhum deles está relacionado com o fato de ela ter ou não uma vagina.

lola aronovich disse...

Exemplos, por favor, Helena. Vc fala de “vários motivos” pra não votar na Dilma - motivos esses que, segundo vc, não têm nada a ver com a aparência física ou o fato d'ela ser mulher, mas não menciona nem um, fora o da alternância de poder. (mas, se for pra levar por esse lado, faz quanto tempo que o PSDB está no poder no estado de SP? 16 anos?). Porém, como eu disse, posso aceitar que as pessoas não votem na Dilma (só gostaria de saber os motivos, por curiosidade), desde que não seja por um motivo tão fútil como a aparência física dela.

Anônimo disse...

Lola, eu votaria na Dilma antes da plástica e meu voto continua dela. Conheço bem a capacidade dela e, com ou sem plástica isso não muda. Não votaria em nenhum dos pretensos homens.

Anônimo disse...

Votarei na Dilma por um único motivo: de ela ser uma mulher. E isso pra mim, em nosso contexto, já é muita coisa. Avaliar os candidatos pelo critério de competência me parece ilógico, pois seria necessário avaliar governos anteriores, não de uma cidade ou um estado, mas de um país. O que não parece ser o caso. O fato de Dilma ir a igreja ou fazer uma plástica se equivalem e são irrelevantes, levados em conta apenas por quem não distingue as ações administrativas de um agente público da imagem que sua pessoa transmite. Como agente público, Dilma tem competência e de sobra, sendo discreta, o que muito me apraz. Entretanto, até agora não vi projeto de governo sério do PT, tampouco haverá. A educação, causa principal e baluarte apenas de um quixotesco Cristovam Buarque, não está na agenda de nenhum candidato, e não vai estar. Todos eles são nivelados pelo nosso procedimento político, nunca posto em reforma. Por isso, voto em mulher; dos males, o menor.

Anônimo disse...

Eu sinceramente acredito que se a Dilma tivesse a carinha do Hillary Clinton, ela teria mais chances.

Mas o medo real é que ela vá enfrentar Aécio Neves. Aí estamos f***.

Frau BUP disse...

Minha ajudante aqui de casa toma todas, está estampado nos olhos dela, no rosto inchado, etc...
Qdo. ela chega na minha casa na 2a. feira, dá pra notar o estrago do final de semana. Por outro lado nunca tive uma pessoa tao competente no que faz trabalhando pra mim. Como condenar alguém por algo que só diz respeito a ela mesma? se ela nao fala a respeito e nem chega de porre aqui em casa, porque me queixaria? A vida pessoal nao interessa em nada, desde que a pessoa cumpra com o se propos a frazer. Eu vou votar na Dilma sim, por ela ser mulher, por ela ser a candidata do Lula, por ela ter sido perseguida pelos militares e porque eu vejo nos olhos dela a determinacao e coragem necessários para continuar promovendo a justica social que chegou tarde nesse país mas que veio pra ficar. Posso citar dezenas ou talvez centenas de razoes pra nao votar no Serra, mas nao tô a fim...

Anônimo disse...

Acho os argumentos frágeis. Não posso considerar a Dilma de esquerda se por trás das obras do PAC (um crime estatal!).
Também o Lulla, embora REALMENTE represente um avanço sua eleição, tem muito o que melhorar pra poder ser considerado qualquer coisa não de centro nem de direita...

olhodopombo disse...

Lola, enquanto não houver na humanidade em geral o sentido pleno da palavra Paz, enquanto não houver esta disputa de homem/mulher,de raças, enquanto não existir a IGUALDADE entre as pessoas pela IGUALDADE, enquanto tudo isso não acntecer eh necessario sim, o exercito, mas que ele seja usado de forma civilizada, não apenas sob o aspecto belico.por ex, que os militares sejam preparados para socorrer em catastrofers naturais, protção do meio ambiente, levar confotro as tribos mais remotas dos planeta, etc....uma força de trabalho obrigatorio...
sou a favor sim e sem discriminação de preferencia sexual, que acho ser isso algo intimo, e intransferivel....
quanto ao chaves não acredito no discurso de esquerda dele, o povo venezuelano continua vivendo na mesma merda de antes,,,,

Santiago disse...

Eu respondo pela Helena Lola.

A Dilma tem cara de gente ruim; gente que não presta.

Deu pra entender agora?

lola aronovich disse...

Certamente, Luzdeluma, nesses homens que vão concorrer com a Dilma, eu não votaria em nenhum deles.


Luiz, dentro do contexto de que nunca houve uma mulher presidente, e também da euforia que foi os EUA terem eleito o primeiro presidente negro, até dá pra entender votar na Dilma apenas por ela ser mulher. Mas acho um motivo fraco. Eu não votaria em nenhuma mulher de direita, por exemplo: Roseana, Yeda, Angela Amin, Garotinha... Também acho positivo que a Dilma seja uma pessoa discreta. E gosto do Cristóvão Buarque e lamento que ele tenha saído do PT.

lola aronovich disse...

Suzana, bom, não dá pra escolher carinha, dá? Mas a Dilma vai sair candidata, enquanto a Hillary não conseguiu sair. Eu não tenho muito medo do Aécio, não. O Serra não vai deixar passar essa eleição sem concorrer. Pela idade dele, é sua última chance (ele tá pra fazer 67 anos). E o Aécio tem muito tempo pela frente. Ele ainda é bastante desconhecido fora de Minas.


Ludmila, acho que às vezes a gente deve considerar a vida pessoal do candidato/a. O problema é que, quando a candidata é mulher, esse fator é multiplicado por 30. A vida pessoal da Dilma passa a ser mais avaliada que qualquer coisa que ela fez no governo. E aí a gente ouve essas besteiras do pessoal dizer que não vai votar nela porque ela fez plástica. Não sei se eu tenho dezenas ou centenas de razões pra não votar no Serra. Pra mim basta uma: ele é do PSDB.

lola aronovich disse...

Carol, não entendi: por que o PAC seria um crime estatal? Embora eu concorde que o Lula poderia melhorar muito seu governo, na comparação com os outros partidos, não resta dúvida que ele represente a esquerda.


Fátima, o seu fascínio pelo exército é bem pela parte bélica, como vc deixou claro quando disse que, se pudesse, se alistaria ao exército israelense. Eu sou pacifista. Na minha concepção de mundo não cabe um exército.


Ah bom, Santiago, não dá pra discutir com seus argumentos científicos! A Dilma recebeu o seu certificado de “Feia e Bobona”?

Helena disse...

Então, Lola..

Reconheço que o governo Lula está sendo bom para o país (talvez às custas da classe média) e que a qualidade de vida das classes D e E melhoraram durante esses quase 7 anos. Mas mesmo assim eu não gosto do Lula (talvez tenha alguma relação com a opinião das pessoas com as quais eu convivo e tudo mais). Acho que pelo fato dele ser padrinho da Dilma contou alguns pontos contra ela. E o fator principal que a princípio eu não votarei nela - talvez empatado com a alternância no poder - é porque eu não gosto dela. Sabe quando o santo não bate? A impressão que eu tenho olhando pra ela é que ela está rindo da gente. Fútil, eu sei. Mas não desista de ler o resto do meu comentário, prometo que talvez você irá gostar.

Infelizmente, nas duas únicas eleições em que eu votei (2006 e 2008), não tinha muitas informações sobre os candidatos e o motivo de ir ou não com a cara da pessoa foi decisivo na hora do voto.

Mas prometo que vou dar uma lida no blog que você acompanha sobre a Dilma e me informar sobre ela, o que ela fez e sobre política mesmo: os três poderes, como funciona a política no Brasil e muito mais. Se eu gostar, há uma boa chance que eu mude de opinião (até porque minhas opiniões não foram gravadas em pedra).

Beijos

lola aronovich disse...

Que bacana, Helena. Gostei muito da sua resposta. É isso aí. Acho importante a gente se informar acerca de cada candidato/a. Analisar o passado de cada um, e também o partido. Porque ninguém vai governar sozinho. Não dá pra negar que o fator “não vou com a cara” acaba influenciando nossa decisão sobre um candidato. Quer dizer, eu tenho vários motivos pra não votar no PSDB/DEM, e o “não vou com a cara” é um deles. Mas há muitos outros. Acho importante a gente analisar por conta própria e, às vezes, ir contra a corrente.

olhodopombo disse...

Lola, tambem pela parte belica como voce acentuou, mas não "so pela parte belica",,,,
ah! esqueci de comentar que não votaria na heloisa helena nunca, nem que ela fosse a unica candidata contra qualque um destes abominaveis que eu odeio:
collor de mello, maluf, fhc,aecio,ou serra....
acho a heloisa helena uma hiena,,,

Anônimo disse...

Em pleno século XIX, eleição ainda é tratada como concurso de popularidade... ou concurso de miss, como a Lolinha mencionou.

Gonzaga Mineiro disse...

Este blog é legal. Mas a maioria das opiniões do povo que não vai votar na Dilma são extremantente conservadoras. Aquela coisa de classe média que se informa e se forma lendo a Veja e a Folha de São Paulo, dois veículos conservadores, a serviço das famílias que os controlam, que por sua vez são financiados pelas aristocracias industrial e bancária brasileiras - um pessoal que mesmo ganhando muito mais dinheiro com o governo atual, não pensa racionalmente e é contra ele, por uma questão de natureza (quem não conhece a fábula do escorpião e o sapo?) Mesmo perdendo, eles preferem uma criatura que bebe uisque com eles.
Bom, ciscriminalizar o aborto é legal, assim como as drogas e o casamento gay. Apoio tudo isso e mais, o motivo de votar na Dilma é mais urgente pra muita gente, que foi salvo da miséria ou mesmo da morte por indigência, nos últimos anos: a dívida com o povo brasileiro, depois destes 500 anos de pirataria, ainda é muito grande; 8 anos de Lula nem deram para arranhar a superfície da sugeira que precisa ser retirada. Tem que votar na Dilma e em gente como ela ainda por uns 20, 30 anos, para arrumar esta casa chamada Brasil. O povo, que é a maioria, agradece.

Unknown disse...

Afe, se entendi bem, essa verve toda foi desencadeada - dentre outras coisas - por algum comentário da "fofa" da Rosana? Ah Lola, quero morrer tua amiga. Mas sério, muito bem lembrado e explanado. Votamos em quem bem entendemos, mas as justificativas são, no mínimo, patéticas. Saber a diferença entre concurso de Miss e eleições presidenciais, é uma coisa que ajuda, né não?
abraços da Walll
http://walkyria-suleiman.blogspot.com/

Patricia disse...

Oi Lola!
Já leio o seu blog há um tempinho, mas nunca comentei aqui.
Vim parar aqui porque já fui aluna de dança do ventre da Roberta Salgueiro (Yallah) e já gostei de várias coisas que li aqui.
Decidi escrever depois que li a coluna da Ruth de Aquino pra revista Época (http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI81782-15230,00.html) porque queria te pedir encarecidamente pra escrever algo sobre isso. Mas, tcharam, você já escreveu, de maneira excelente.
E depois de ver tanta gente falando mal da aparência da nossa futura presidente simplesmente por não ter o que falar, fiquei com um pouco de sono.
Não vemos por aí políticos serem rechaçados publicamente porque tratam pessoas de forma grosseira (como é o caso de Gilberto carinha-de-anjo Kassab) ou porque fazem plásticas.
Me enche muito o saco relacionarem a postura firme de Dilma com masculinidade.
Como diz a própria Ruth, "Dilma é braba, mas gosta de maquiagem", como se um punhado de cosméticos definisse gênero, caráter e comportamento social.
Coisas como essas só me deixam mais triste de ver que, cada vez mais a opressão parte do oprimido.
Parabéns pelo blog!
Beijos!

Anônimo disse...

Sou mulher e não voto na Dilma, não gosto dela,ela é ARROGANTE, PRESUNÇOSA, ANTIPÁTICA,INEXPERIENTE,o Serra tem muito mais competência e experiência, este governo corrupto do PT, com um presidente que nunca sabe de nada, assina os documentos sem lêr, e só apóia gente q não presta(Sarney, Renan, Chaves, Fidel,Ahmadineja, etc, etc, etc)FORA LULA, FOA DILMA, FORA PT.

Anônimo disse...

O maio erro de Lula é colocar Dilma como candidata a presidencia. Dilma é muito chata não tem carisma é falça!!! é por isso que ela não vai ganhar!!

Anônimo disse...

Eu não voto na dil-MÁ por vários motivos (( falta de experiência, por ser ex-guerrilheira, pq. vai afundar o Brasil do ponto de vista das Relações internacionais com a insistência de se aproximar dos fantoches como Evo Morales, Chavez, Fidel, Coreia do Norte, Irã, etc…, nunca ter sido eleita pra nada ))
tenho medo do que pode acontecer ao Brasil se dil-MÁ ganhar, na verdade ele será apenas um trampolim para que o LULA se perpetue no poder. lutamos por democracia por décadas e não vamos aceitar a ditadura imposta pelo PT, LULA ou mil-MÁ - o período do CABRESTO ELEITORAL ou CURRAL ELEITORAL tem que acabar, não é mais possível manter uma parcela enorme da população vivendo com o famigerado BOLSA FAMÍLIA, isso não pode continuar sendo meio de vida, tem que ser apenas uma ajuda durante por exemplo um tempo em que as pessoas sejam capacitadas para o mercado de trabalho, coisa que o PT, LULA não fazem e com certeza não será feito pela dil-MÁ

Unknown disse...

votar na Dilma por que quem é ela??o que fez pelo país???nao voto nela pois estaria me traindo, Lula é o exemplo de mal administrador, que se acha um Deus e Deus só tem um, pessoas que pensam assim não merecem confiança, promete e nao cumpri, copia nunca cria nada, só defende safadezas, ajuda politicos do mundo todo, faz uma cara de coitado para viver, apoia grupos terroristas e ditadores, fora que os impostos aqui no nosso país é 9vz mais caro que nos estados unidos, temos muito para falar, eu nao consigo nem espaço para tanta coisa ruim, mas fica aqui só alguns exemplos.

The Force Fanatic disse...

VC NÃO SABE É DE NADA
E SE NÃO SABE DE NADA NÃO DE PALPITE!

Felipe Botucatu disse...

5 motivos para não votar em Dilma

1. Cesare Battisti – A questão do refúgio ao italiano Cesare Battisti. O gaúcho Tarso Genro perdeu uma grande oportunidade de ficar calado ao preferir colocar sua reputação em jogo e defender um criminoso condenado pela justiça italiana. Esse também é o principal motivo para não dar meu voto para Tarso na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul.

2. Orlando Zapata -Lula perdeu completamente a noção da realidade ao comparar os presos políticos de Cuba ao criminosos brasileiros e dessa maneira fazer uma defesa da ditadura cubana. Será que os milhares de brasileiros perseguidos e mortos pelo golpe militar de 64 pensariam da mesma maneira que Lula?

3. Irã – Assim como no caso de Cuba (poderia citar também a Venezuela), a defesa do governo iraniano por parte de Lula é um caso de polícia. Alguém lembra que Lula foi um dos primeiros a defender a ‘legitimidade’ da eleição fraudulenta de Mahmoud Ahmadinejad?

4. Cotas nas universidades – A idéia de que as cotas raciais nas universidades poderiam ajudar a diminuir a diferença social é um erro sem tamanho. Reservar vagas em função da cor da pele é um dos maiores casos de racismo da história da humanidade.

5. Corrupção – Todos os governos anteriores a Lula deixaram a corrupção correr solta, mas os milhões de simpatizantes do Partido dos Trabalhadores votaram eleição após eleição em Lula acreditando que com o PT tudo seria diferente. Pagamos pela nossa ingenuidade.


Seja esperto e valorize seu voto, NÃO vote em DILMA FAKE!

Teca disse...

As plásticas ou o fato de ser mulher não mudam o caráter de uma pessoa. Assim como você também sou feminista, mas pelo contrário não luto por direitos iguais, afinal não somos iguais aos homens, somos "superiores" muito menos temos as mesmas necessidades. Apesar de tudo isso na minha sincera opinião a Dilma NÃO merece o meu voto, tive o "desprazer" de conhecer a tão maravilhosa Dilma e sei que ela NÃO é uma boa pessoa, aquela cara feia não é só aparência é verdade. Mas, não pense que vou votar no Serra, votarei na Marina outra mulher com muito mais dignidade que a Dilma, não existe coisa mais fútil do que votar na Dilma, isso sim seria um erro.

Anônimo disse...

Infelizmente o povo brasileiro sofre porque quer,e quem não quer também sofre porque a maioria sempre escolhe o pior,não vi mudanças,se é pelos beneficios,ele só aproveitou uma ideia que já existia,e o novo aumento do salario,noooossa,vai dar pra comprar umas gramas a mais de carne,eu não dou meu voto pra Dilma nem se fosse obrigada a votar,vocês não assistem jornais?os hospitais do distrito federal como estão,é por isso que as pessoas dos outros países,dizem o que dizem do brasil,dá até vergonha,ta mudando,ta mudando o que?

Banda colegial Dr manuel luiz disse...

Votem na Dilma e de fim ao ORKUT!
Ela prometeu se eleita remover o ORKUT de circulaçao!

Luiz Henrique disse...

Acho que existe um equivoco aqui, OBAMA FOI SENADOR ANTES DE SER PRESIDENTE:

Fez sua carreira política em Chicago, Illinois, cidade onde trabalhou, conheceu sua esposa, constituiu família e onde durante anos foi líder comunitário e professor de Direito Constitucional numa universidade local.
Em 1996, Obama foi eleito senador estadual de Illinois.
Em 2004, fez campanha para o Senado dos Estados Unidos pelo lugar que o senador anterior, Peter Fitzgerald, deixara. Nas eleições primárias para a candidatura democrata, os seus opositores foram Blair Hull, um homem de negócios, e Dan Hynes, procurador do estado de Illinois. Obama começou abaixo de Hull nas sondagens de opinião, mas isso mudaria depois de um escândalo de violência doméstica que implicava Hull.[31] A partir daí, melhorou notavelmente a sua imagem, começando a liderar nas sondagens. Foi recebendo apoios dos líderes democráticos. Nas primárias, Obama somou mais votos que os outros seis candidatos combinados, ganhando com 52% dos sufrágios.
Obama enfrentou o candidato Jack Ryan, o vencedor da primária republicana. Durante a campanha, contudo, um escândalo sexual implicou Ryan (foi acusado de levar a sua mulher a clubes de sexo).[31] Devido a isso, Ryan retirou-se da campanha. O partido republicano no Illinois então escolheu como candidato conservador Alan Keyes para substituir Ryan. Finalmente, Obama venceu as eleições por uma diferença considerável: 70% contra 27% de Keyes.[32]

K Klaar disse...

Concordo contigo sobre a questão que você abordou das mulheres. Mas, não seja hipócrita! MUITAS mulheres votam na Dilma, só por ela ser mulher, e mais nada. Não seria exatamente a mesma coisa que você aborda, mas por outro viés?

E eu nao voto na Dilma, pois nada do que ela fez deu certo. Seja sua lojinha de 1,99 ou seja a sua luta contra a ditadura. Se ela não conseguiu levar nada disso adiante, acha que vou largar um país inteiro nas mãos de alguem assim? Lógico, sem contar que ela apóia o COLOR! Nem preciso falar mais nada ^^

Pinup-stache disse...

Lolinha, eu não sou de direita nem de esquerda. Voto no politico que acho justo. Geralmente entrego meu voto para o Dr. Nulo mesmo mas votei no Lula (meu vizinho, literalmente pq o apto dele é do lado da minha casa) e aprovo o governo dele 100%, o Brasil cresceu e muito com ele, conseguimos resolver questões de dividas e conseguir respeito mundial que nenhum tucano nos proporcionou. Sou uma daquelas bobocas, como você disse, que votou sim na Marina. Eu acreditava nela, pensava que ela podia deixar o Brasil mais justo, mesmo sendo evangelica, e confesso que a questão da sustentabilidade me atraiu. No 2º turno, voltei a votar no Dr Nulo. Odeio o Serra. Nada a ver com ele ser Tucano, como disse, não sou partidária à ninguem, se o cara cuja plataforma me pareceu mais plausivel for do partido do carecas, eu vou votar nele(a). Odeio o Serra porque odeio gente que não termina seus projetos. Ele fala que criou isso e aquilo mas sequer terminou um mandato!!! Sabe porque eu não votei na Dilma? Por mais que eu queria uma mulher no poder e imaginva que ela ia continuar o trabalho do nosso querido barbudo de Garanhuns, ela não me passava confiança. Esqueça a história da ditadura. Eu sabia que ia chegar uma hora que ia dar errado. E sei lá, ainda não consigo engolir a Dilma. E olha que eu sou de uma familia PTista, metalurgica, sindicalista, diretas já, impeachment Collor (eu era criança nessa época mas lembro de pintar meu rosto com canetinha, cansada de ver meu pai trabalhar feito escravo pra comprar comida por conta desse marajá).
Enfim, ainda temos algum tempinho com a Dilma e está agora não vi nada melhorar. Pelo contrário, inflação, impostos altos, nada que o Lula fez. E isso não tem nada a ver com ela ser mulher.

Marco Tulio dos Santos disse...

Quem inventou esta moda de não votar na Dilma é doente da cabeça e pode jogar o Brasil na estaca zero.
O Brasil vem dando enormes passos de progresso, melhorou muito a educação e saúde, principalmente para os pobres. tem favorecido o pessoal que produz de fato (zona rural), colocou luz em quase toda zona rural, temos internet e comunicação para todos os lados, tem obras em andamento de enorme importância, portos, aeroportos, estradas, ferrovias, usinas hidrelétricas,transposição do Rio São Francisco e outras, que pode transformar o Brasil no celeiro do mundo.
Não é hora de aventurar, principalmente em candidatas que tem por traz interesses internacionais, as ditas ONGS, além de ser pessoas que vivem fora da realidade, comem, bebem tudo que vem da zona rural, usam e abusam de energia e pregam coisas impossíveis, ou seja, são os verdadeiros inimigos do povo brasileiro. Precisamos caminhar para frente.
A maior hidrelétrica do mundo esta na China, que já programa a construção de uma outra superior a 8 Itaipu. E assim que se cresce e chega a uma Superpotência. O que desejo para o nosso pais.
Temos que reeleger a Dilma, e o pessoal do PT, que mostram e punem os problemas administrativos, não aqueles que colocam tudo debaixo do tapete.
Ambientalista retardado é aquele que prega o que não existe e pune aqueles que lutam para desenvolver o pais.
Tem muita gente contra um Brasil melhor e a reeleição da Dilma, isto porque ela e corajosa, firme e luta pelos interesses do Brasil, aliou a China, Rússia, India e outros países para exportar mais e gerar mais empregos e não fica somente recebendo ordens e subordinada a interesses Americanos e Alguns países que vivem sempre ao lado dos Americanos.
Precisamos ser autossuficientes em tudo e não podemos ficar eternamente pendurados em Americanos.
Tenho 63 anos de idade e nunca vi tanta gente empregado, tanto acesso a educação e saúde, tantos benefícios a municípios e ao povo brasileiro que partem do governo federal.
Não troque o certo pelo ruim, loucuras ambientalistas podem levar ao caos energético, falta de alimentos e coisas muito piores.
Os problemas enfrentados pela Dilma são sérios, muitos oriundos da loucura do Fernandinho que colocou nossa moeda nas alturas, ou seja, somos pobres mas com uma moeda fortíssima. Isto é serio e precisa ser corrigido com muita cautela como vem fazendo nosso ex-presidente Lula e a atual Dilma.
Cuidado, não façam loucura, não é hora e nem podemos, isto pode levar o pais a um enorme retrocesso.

Marco Túlio dos Santos


Marco Túlio dos Santos