segunda-feira, 21 de abril de 2008

CRI-CRÍTICA DE TRAILER: MAMMA MIA

Primeiro eu vi este trailer, depois o Pedro me indicou esse com legendas em português que você pode ver acima. Gostei mais do primeiro porque é mais curto. O de cima conta demais do filme pro meu gosto. Já existem vários trailers e teasers sobre Mamma, atendendo aos diversos nichos de mercado. Alguns escondem o elenco mais velho e destacam o mais novo (um bando de desconhecidos), e acho que outros escondem até tratar-se de um musical, o que é uma tremenda de uma sacanagem. Mas talvez o trailer principal seja este acima, que não parece esconder nada. Pra mim tá ótimo: um musical com a Meryl Streep, uma atriz que já provou que pode fazer qualquer coisa, e que até já cantou em A Última Noite (o fofinho The Prairie Home Companion, último filme do Robert Altman). Interessante como o trailer não se preocupa em dar o nome do Stellan Skarsgard, que é bastante conhecido por seus papéis em Gênio Indomável e Piratas do Caribe. Pierce Brosnan muita gente sabe quem é, só por ele ter feito 007. E não entendo por que o Colin Firth tem um culto fiel à sua beleza (anterior até ao Diário de Bridget Jones), mas eu definitivamente tô nesse culto. Qualquer um desses três já estaria de bom tamanho pra platéia feminina. Os três juntos, só a Meryl pode ter. Quer saber outra anomalia? Todos são mais jovens que a Meryl! Não tenho nenhum preconceito contra mulher namorar homem mais novo. Eu mesma adoraria trocar o maridão velhinho por dois de 25, mas agora ele já passou do prazo de validade e não aceitam mais devoluções. Só que a gente tá falando de Hollywood, em que o Sean Connery faz par romântico com a Catherine Zeta-Jones (uma diferença de quase quatro décadas!). Pode ter certeza que você jamais verá a Elizabeth Taylor namorando o Leonardo Di Caprio numa produção comercial. Ok, a diferença de idade da Meryl não chega a tanto, em comparação com seus amores na tela: ela tem 58 anos (incrível que continue na ativa. Não é à toa que seja tão ídola de todo mundo), o Stellan tem 56, o Pierce 54, e o Colin é um menino, só 47. Acho injusto que ela tenha que escolher um deles e não possa ficar logo com os três. Desde A Escolha de Sofia a Meryl não tem que tomar uma decisão tão dura!

Bom, um trailer que já começa com a palavra “casamento” é um problema pra mim, que jurei evitar comédias românticas com qualquer coisa do gênero logo no título. Felizmente, Mamma é um musical,e musicais são um gênero à parte, onde pode qualquer coisa, inclusive pessoas começarem a cantar e sapatear no meio do nada, ou pessoas se casarem, e às vezes até combinações grosseiras, como pessoas cantando no meio de um casamento. E vamos logo admitindo que o filme será levinho e cafona, como as músicas da ABBA que utiliza. Ou seja, não dá pra esperar que temas sérios como os de Cabaret e Hair sejam tratados, nem que tenha um clima sinistro a la Sweeney Todd. Com essas músicas, com esse cenário de praia, só se pode esperar um feel good movie. E melhor nem querer saber como vão descobrir qual dos três garanhões é o pai da menina. Exame de DNA não combina com praia. Ah, não gostei da interrupção da música pras falas durante a cerimônia de casamento. Fica artificial (quase tanto quando as amigas declaram “Oh my God”), e odeio quando param uma canção bacana como as da ABBA pra falar qualquer besteira.

Já contei isso uma vez, mas talvez ninguém estivesse prestando atenção. Faz alguns anos eu tinha uma turma de inglês só com adultos, à noite, e no meio havia um que era dono de uma loja de discos. A vida dele inteira era dedicada à música. Ele vivia encomendando CDs caríssimos dos EUA e falava um monte sobre seus grupos preferidos. Eu sempre gostei de trabalhar com música na sala de aula, e é difícil usar canções que não conheço ou não gosto, então era quase sempre Beatles. Um dia esse meu aluno me ameaçou, meio brincando, mas só meio: “Se algum dia você trouxer ABBA pra sala, eu largo o curso!”. Eu tive de respeitar, né? Afinal, não quero tocar nas feridas dos meus alunos. Vai que ABBA é um trauma marcante na vida dele. Portanto, se ele estiver me lendo, que siga meu conselho: fique longe de Mamma Mia e, se der o azar de passar em frente a um cinema que esteja mostrando o filme, recomendo que se benza cinco vezes. Já eu vou ser a primeirona na fila. Nota 4 pro trailer mais curtinho, e 3 pro trailer com legendas em português (edição meio tosca, muitas revelações).

20 comentários:

Andie disse...

A adoloscente principal eh a burrinha de Mean Girls. Nao exatamente famosa mas tambem nao eh completamente desconhecida... mas eu com certeza vou ver por causa do elenco adulto. E tambem participo do culto a beleza do Colin Flirth, sem duvidas!

Ah, esse finde fui ver Leather Heads e, vou te falar, foi otimo! Bem engracadinho, ao estilo charmoso do George Clooney. Acho que voce devia ao menos baixar no pc :)

lola aronovich disse...

Ah, ela tava bem em Mean Girls! Que bom que vc falou, se nao eu nunca iria reconhecer. Ai, Leatherheads? Bom, talvez no computador... Acabei de descobrir que vao me trocar de sala. Eh bem do lado desta. Nao eh tao fofinha quanto esta, mas... (devem ter descoberto que nao ando fazendo nada!).

Anônimo disse...

"Todos são mais velhos que a Meryl!" ironia não detectada ou erro mesmo ?

Eu lembro dela em mean girl hahaha a que "previa" o clima de maneira exotica haha.

Quanto ao trailer, não acho legal. Acho que existem coisas melhores para comentar hahaha. E quanto a vender filme sem ser musical, nem fala, cai nessa com o "fantasma da opera", o trailer mostrava, perseguição, cavalos, explosão. E o filme ? "Christineeeeee whereeeeeeeeeeeeeeeeeeeee areeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee youuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu?"
Foi o suficiente para mim, não há falas, filme cantado do caralho.
Engraçado que a maioria dos musicais são vendidos assim né ?
É preciso ficar atento hoje em dia para não entrar em furada.

Abr

Lolinha que tal vc locar esse filme ? http://www.netflix.com/Movie/Behind_the_Mask_The_Rise_of_Leslie_Vernon/70061490?lnkctr=srchrd-sr&strkid=1151747238_0_0
Recomendação total (para todos que gostam de suspense/slasher/comedia/documentario/...), veja e depois me diz oq achou, eu idolatrei, sua chance de redenção.
Abr

Masegui disse...

Se você usava música dos Beatles esse curso era o máximo! Nunca vai aparecer algo melhor que eles...

Quanto ao maridão só tenho a dizer o seguinte: todo gênio é distraído! E não tô defendendo só porque ele é enxadrista, não. Você maltrata muito o coitadinho...
Mário Sérgio

lola aronovich disse...

Puxa, foi isso que eu escrevi, Pedro? Erro feio! Vou trocar, obrigada por avisar. Eh propaganda enganosa pura e simples fazer um trailer tentando vender o filme como outro genero. Nao eh so "esconder" que eh musical, mas tb querer vender "Bug" como terror, entre muitos outros exemplos. Eh enganar o espectador sim.
Opa! Nao vou perder minha chance de redencao! Mas diz logo o nome do filme, criatura! (eh mais facil eu ir no Netflix e digitar o nome).
Mario, o maridao sabe se defender. Eu trato ele a pao de lo! Falando nisso, vc foi ao blog dele? Gracas a mim, ele colocou links pra outros blogs enxadristicos (incluindo o seu). E ele deu uma bela simultanea aqui anteontem. Vai la e comente! (eu sou a unica que comento la, chuif).

lola aronovich disse...

E sobre as minhas aulas de ingles, eu levava bastante Frank Sinatra tb. Eu adoro o Sinatra e os Beatles nao so porque eles sao maravilhosos, mas tb porque da pra entender direitinho o que eles cantam. Otimo pra ensinar ingles!
Mas eu sou "expert" (poe aspas ai) mesmo em video activities. Adoro trabalhar com pedacinhos de filme. Vou colocar uma amostra dos meus exercicios no blog um dia desses.

Anônimo disse...

Lolinha preguiçosa hahaha

o nome é Behind The Mask: The Rise of Leslie Vernon
não perca :D.

Abr

Unknown disse...

Bom, Lola, com certeza não daria pra dar aula de inglês ouvindo Nirvana...nem rap onde os alunos iam aprender um vocabulário limitado a "fuck" "mothafucker" "pussy" ...

lola aronovich disse...

Pedrinho, nunca ouvi falar, mas ja que eh minha unica chance de redencao, vamula.
Mari, eu tento ser democratica nas minhas aulas, entao nao tento impor so o meu gosto. Com os adolescentes funciona bem, com os adultos, um pouco menos, mas funciona tambem: peco pra cada aluno bolar uma atividade com musica (as vezes com filmes). Eles escolhem a musica que gostam, criam o exercicio, distribuem pra turma toda - enfim, aquele pedaco da aula eh deles. Certamente ja teve coisa pior que Nirvana. Teve heavy metal, tudo, montes de palavroes... Nao eh o tipo de musica que eu gosto, mas eles gostam. E da pra usar tudo pra ensinar.

Unknown disse...

eu citei Nirvana, não por ter palavrões, mas porque o finado Kurt tinha um inglês ininteligível.
tem até forum pra saber o que é o final de "smells like teen spirit", "I deny all", " a denial", "larirawwaall" , "wahriwahwaaaaahl"ou outras que eu nem me lembro.

Unknown disse...

O primeiro trailer eh bem melhor, ele deixa um gostinho de quero mais.Já o segundo mostra uns três numeros musicais o que eu acho inadequado. Seria mais legal ir ao cinema sem saber a parte do Dancing Queen, mas o estrago já foi feito...

Luciano disse...

Eu realmente adorei o primeiro trailer, muito legalzinho. Ele tem ja legendado também. Mas esse segundo, eca, eu odiei. E é muito cansativo, muito longo. Nossa, estragaram. Não mostra ninguém cantando, só a musica ao fundo, ai nem parece musical. Eu vou assistir, vamos ver o que vai dar.

lola aronovich disse...

Pedrinho, o filme que vc recomenda tem até no "watch instantly" da Netflix. Vou vê-lo.
Mari, eu não entendo nada de música. Acho que não reconheço Nirvana se ouvir alguma música deles. Por mim, todo mundo aprendia inglês só com Beatles e Frank Sinatra. Mas imagino que rap seja mais fácil de entender que heavy metal, né?
É, Clau, Luciano, mais um exemplo que mostrar demais estraga. Mesmo assim dei nota 3 (bem generosa) porque tô muito a fim de ver o filme. Adoro musicais, adoro ABBA, adoro o elenco...

Unknown disse...

hahahah, rap é mais fácil de entender,mas muito limitado em vocabulário...metal pode ser terrível, imagine voce traduzindo os sons guturais de "entrails ripped from a virgin's cunt" ou "hammer smashed face" (hits do cannibal corpse)
eu aprendi todo meu inglês com beatles, rolling stones e, principalmente, bob dylan, então conheço bem a questão.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Home Broker, I hope you enjoy. The address is http://home-broker-brasil.blogspot.com. A hug.

Andie disse...

eh, desconfiaram que voce nao tava fazendo uso da sala, hein!?.. E euu que ainda to no suspense quanto ao meu salario de verao, porque minha turma soh tem 3 pessoas e corre o risco de ser cancelada!!
Uns amigos meus disseram que ainda ha esperanca, porque o semestre nao acabou e muita gente ainda nao sabe que tomou pau! hehehe Tomara mesmo..

lola aronovich disse...

Ja to instalada na minha nova sala. O no. eh 9202. Fica bem em frente a sala do meu co-orientador (grande indireta pra mim!). E tem porta de vidro. Agora ou eu tomo jeito, compareco ao escri e escrevo a tese, ou sou expulsa de vez! Nao se preocupa que vai ter curso de verao. Vc precisa torcer pra que muuuuitos alunos sejam reprovados, eh isso? Ah, quer comer cafe da manha amanha a noite? Vai ter aquele esquema no Towers por 2 dolares. Vamos?

Andie disse...

Vou assistir Taming of the Shrew com o pessoal do dept de ingles hoje... mas ainda temos que combinar um lanche/jantar/pizza antes de voces se mudarem pra casa do Marotti!
Ah, diretissima a mudanca de sala, hein? Eu to tentando escrever parte do mestrado pra fingir que tenho trabalhado nele o semestre inteiro (o que em parte eh verdade, mas soh em parte).. e ainda fazendo pensamento positivo pra muita gente tomar pau! hahah que mau...

lola aronovich disse...

Andie, nao vamos mais nos mudar pra casa do Marotti, nao te falei? Ele nao vai ficar julho todo viajando, portanto, nao vai dar. Mas tudo bem, o Silvinho nem queria se mudar, porque fica longe, e a gente ta tao acostumada a andar pra tudo que eh canto. Mas precisamos nos encontrar sim. Quanto as nossas enrolacoes pra nao escrever o que devemos... Sorry, Andie, nao tente se comparar comigo. Vc eh uma amadora! Nao, serio, lembro que pra escrever a tese de mestrado tb foi uma enrolacao so. Passei alguns meses lendo blogs sobre bulimia e anorexia, acredita? Qualquer coisa pra matar tempo. Pelo menos agora estou fazendo algo muito mais util, que eh escrever um blog. Nao justifica, claro, e PRECISO escrever a maldita tese, mas...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.