sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

BOLSONARO AINDA NÃO ESTÁ MORTO

Reproduzo um ótimo texto da doutora em Ciências Sociais e professora de Relações Internacionais da Unifesp Esther Solano, publicado na Carta Capital

O ano nem acabou, nem acabamos de assimilar o gostinho ou “desgostinho” das eleições municipais, e todos nós, sociólogos e cientistas políticos, estamos empenhados em projetar a disputa presidencial de 2022. Pareceria um exercício obstinado de profecia e carente de sentido, mas a urgência tem um motivo, uma razão. Há tempos realizo pesquisas quantitativas com minha colega Camila Rocha e há tempos observamos dois fenômenos cada vez mais evidentes, preocupantes para o campo progressista, e alertando a respeito quem quiser escutar. Infelizmente, não são muitos.

O primeiro: Bolsonaro está vivo, ainda. Não cantem réquiem antes de tempo. Não chamem o coveiro antes da hora. Os mais de 180 mil mortos não lhe tiram a popularidade. Desejei que ele fosse um dos cadáveres políticos da eleição. Não sei se tenho força para desejar mais, pois meus anseios cada vez parecem mais impossíveis. Há várias razões para entender a fidelidade obstinada de parte do eleitorado bolsonarista mais moderado. A política da negação e da desinformação deixa muitos em um estado de confusão que os impede de identificar a total responsabilidade do ex-capitão neste caos necropolítico. Além disso, o fato de que o peso da culpa seja dividido com governadores e prefeitos também ajuda a tirá-la das costas dele. Responsabilidade dividida é mais leve. 

Para além das estratégias da desinformação e dos bodes expiatórios, a suposta autenticidade de Bolsonaro continua a ser o fator mais importante para entender a lealdade de sua base, inclusive aquela desiludida. Em nome da autenticidade se desculpa tudo. O jeito violento, bruto, instável, medíocre, incapaz, é reinterpretado como sinceridade. Bolsonaro seria o único político que não faz politicagem, e por isso se “equivoca”, “fala demais”, mas o importante é que ele é autêntico. 

Em um sistema viciado até as entranhas, o dom da autenticidade parece até coisa divina. Na guerra das vacinas, muitos identificam politicagem em João Doria, porque ele seria um político que fala bonitinho, mas é mentiroso e carreirista. Bolsonaro é, por outro lado, genuíno. É isso, meus amigos, esse é o tamanho do buraco em que nos enfiamos. O auxílio emergencial acaba, em 2022 teremos uma situação econômica difícil, Bolsonaro não conta com os aplausos do mercado, Paulo Guedes e Sergio Moro só causaram decepção. Por tudo isso, o ex-capitão não terá a vida fácil como em 2018, mas ainda não morreu.

A segunda conclusão da pesquisa é que boa parte do eleitorado bolsonarista moderado arrependido não está pronto para migrar a uma esquerda em que votou no passado. Lembrem: muitos dos hoje bolsonaristas foram petistas até recentemente. Um possível campo por construir de uma direita limpinha, “civilizada”, cheirosa, que se apresente como a verdadeira oposição a Bolsonaro, mantendo os valores meritocráticos, neoliberais e conservadores, próxima ao campo dos valores tradicionais, com um certo verniz de defesa dos serviços públicos e de políticas para os mais vulneráveis, talvez acenando a algumas pautas identitárias, terá o campo fértil. Uma direita ilustrada, como dizem alguns comentaristas. DEM, PSDB, MDB. 

Parece que até Ciro Gomes prefere se aliar a Rodrigo Maia do que a Lula ou Guilherme Boulos. A única fragilidade dessa direita limpinha é que há muito macho para pouco espaço. Quem será o líder da turma, o cabeça de chapa? Eles correm o risco de entrar em uma guerra fratricida antes de chegarem às urnas. Veremos. Vou rezar a todos os santos, deuses, semideuses, seres divinos e até infernais para que, em 2022, não tenhamos um segundo turno entre Bolsonaro e a direita limpinha, pois é possível, sim. Sejamos sinceros, o campo progressista precisa ser melhor, maior, mas presente, mais inteligente, mais forte, mais estratégico, mais comunicativo, mais ousado, mais inovador, mais corajoso, se quiser chegar forte a 2022 e convencer uma parte de votantes arrependidos de Bolsonaro e a outra enorme parte de eleitores que optarão pela abstenção ou pelo voto nulo de que ele representa a verdadeira alternativa. 

Caso a gente continue com os números das eleições municipais, as contas não fecham. Se não agirmos rápido, com sagacidade, com compromisso, com potência, estaremos fora das apostas. Eu não quero me ver torcendo por Doria contra Bolsonaro. Não merecemos, mas vamos ter de botar a mão na massa desde já, se não quisermos ficar atolados neste futuro fatídico. O próximo ano não será brincadeira. Temos a chance de construir um caminho para 2022 ou de construir a nossa derrota. A escolha não só está nas mãos das altas hierarquias partidárias. Também está nas nossas.

47 comentários:

Anônimo disse...

a) A direita cheirosa foi a grande vencedora das eleições municipais e eles estão sendo espertos em vender os bolsonaristas e os lulistas como movimentos radicais. O que é injusto pois a maioria dos bolsonaristas e egoísta e apenas pensa no seu mundinho classe média sem preocupação com o social.

b) Sinceramente cancelei Ciro Gomes ele atacou o Boulos do nada apenas porque Boulos está virando uma nova liderança na esquerda.

c) Espero que até 2022 uma nova liderança nasça na esquerda estou vendo nascer algumas como André Janones. Mas pessoalmente adoraria votar em Flávio Dino para presidente

Anônimo disse...

Oi Lola,

Aqui um ótimo texto sobre o Bozo e os bocós que o elegeram para cometer crimes em escala nacional:

https://www.dw.com/pt-br/o-que-jairzinho-n%C3%A3o-aprendeu-jair-jamais-aprender%C3%A1/a-55976936

Mihaelo disse...

A autora se equivoca quando escreve que Bolsonaro é ex-capitão. isto é falso!!!! Ele continua capitão, tanto que recebe aposentadoria de 10 mil reais do exército como capitão da reserva. Além de receber outra aposentadoria de quase 40 mil reais como deputado aposentado e o salário de presidente, totalizando quase 100 mil reais de remuneração.
O fato do presidente estar com a reputação razoavelmente intacta está relacionado ao apoio da mídia que o defende e passa pano para seus muitos crimes de corrupção e de destruição ambiental, e aos poderes Judiciário e Legislativo corruptos que garantem imunidade penal a ele e a sua família envolvidos em diversos crimes de responsabilidade, improbidade administrativa e desvio de dinheiro público. Se um professor ou professora falasse em sala de aula que "os quilombolas são vagabundos e preguiçosos e que o mais leve deles pesava 15 arrobas", como disse o então candidato em 2018, dificilmente esse professor ou professora escaparia de um processo administrativo e podendo inclusive ser demitido a bem do serviço público. Com Bolsonaro não aconteceu absolutamente nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Se os professores de uma escola por motivos ideológicos fossem contra o aborto e por isso divulgassem o endereço de uma aluna que sofrera violação por parte de um tio e engravidara, e por este motivo divulgassem seu endereço para os membros das religiões pentecostais irem a casa dela pressionarem os avós da criança e divulgassem o endereço do hospital onde o aborto seria realizado, igualmente todos os professores seriam demitidos! Mas o Ministério da Mulher e Direitos Humanos fez isso e não sofreu nenhuma sanção!!!!!! Como se percebe o poder Judiciário está acobertando e protegendo o governo federal. Assim fica fácil ele manter um índice médio de popularidade. As queimadas no Cerrado, no Pantanal e na Amazônia que já destruíram dezenas de milhares de quilômetros quadrados em apenas 2 anos, igualmente não resultaram em nenhuma sanção contra o governo federal!!!! O uso da ABIN para defender o próprio filho é outro escândalo de corrupção extremamente gravíssimo, que em qualquer órgão público levaria a perda do cargo público de servidor e a cumprir vários anos de prisão!!!!O recebimento de serviços gratuitos para lançamento da empresa de Renan por parte de uma empresa que tem contrato de publicidade com o governo federal é outro desses escândalos coruptivo extremamente grave e em nenhum desses a mídia está fazendo diária e permanente campanha para desgastar o governo , como faz quando o governo é de esquerda!!!! Como podem perceber assim fica muito fácil para o governo federal se manter muito bem vivo, afinal ele tem amplo apoio dos proprietários dos grandes meios de comunicação, do agronegócio,dos empresários dos negócios religiosos, de amplos setores do Judiciário e do Legislativo!!!

Anônimo disse...

2022 chega. E a esquerda sem um candidato viável pra votar...

Anônimo disse...

Infelizmente.

Anônimo disse...

Pronto, agora o gado vai chamar o Deutsche Welle de comunista por ter ousado criticar o deus deles.

Lara disse...

Candidato tem,Boulos e Manu, o que precisa é toda esquerda se juntar em torno desses nomes e fazer aliança com todos anti Bolsonaro, mesmo direitistas como o Felipe Neto.

Anônimo disse...

Boulos e Manu não tem chance de conseguir a presidência, e Felipe Neto nem é direitista.

Anônimo disse...

Gente que votou em Bolsonaro e se arrependeu não vai votar em esquerda tão cedo, provavelmente vão migrar pro Moro se ele se candidatar.

Anônimo disse...

Fiquei sabendo do rapaz que está pronto para te matar. Só Deus sabe o quão feliz fiquei em saber que não estou sozinho na luta contra o demônio. O diabo é poderoso, mas nós somos muitos. Agora tem uma coisa que eu gostaria de dizer ao jovem Pedro: você terá que duelar comigo. Porque serei EU o assassino da Dolores. Teremos que disputar a cabeça dela, pelo visto. Mas não se preocupe. Se negociarmos direito, poderemos ambos mata-la. Ou eu mato ela e você o Silvinho, ou vice-versa.
Quanto a você, Porco. Sinto o doce sabor de seu medo, seu desespero, sua angústia. São esses sentimentos seus que eu farejo a quilômetros de distância. São eles que me alimentam. Este é seu último ano. Aproveite e quanto é tempo.

Anônimo disse...

VOCÊ É MINHA, LOLA. AGORA MESMO ESTAREI SAINDO DA MINHA CIDADE RUMO A FORTALEZA TE PEGAR. QUEM QUISER MATAR ANTES DE MIM VAI TER QUE IR ANTES DO MEIO DIA DE AMANHÃ. PORQUE EU JÁ ESTOU SAINDO DE CASA PRA ABATER O PORCO.

Anônimo disse...

Concordo com você, a midia até faz criticas pontuais, mas esta muito longe de fazer uma ligação direta das quase 200mil mortes com os atos do Bozo, pq esta ganhando o seu, esperando as reformas e privatizações prometidas por guedes. Se fosse um governo de esquerda, pode contar, teria chamada especial todos os dias no ZN com direito a fundo dramático com imagens de covas coletivas (como a imagem do esgoto da lava jato)! Vamos ver ano que vem, quando fechar os dois anos de mandato, e com um eventual impcthmam assuma o Mourão sem risco de uma nova eleição.

Anônimo disse...

Mas vc já ñ estava em Fortaleza, ô "assassino" 171, mentiroso! Como vc mesmo disse por volta do dia 20, vc já estava na cidade... agora vc ainda vai pra Fortaleza... tsk tsk tsk... quem mente faz xixi na cama... vai amanhecer molhado!

avasconsil disse...

Acho que em 2022 vai dar a direita limpinha. Os 27-30% de bolsonaristas fundamentalistas não são suficientes pra reeleger Bozoasco. Os arrependidos de terem votado nele não vão votar em candidato da esquerda, principalmente se acontecer a surpresa de o próprio Lula poder ser candidato, de quem eles têm horror. E nem sei se Lula tem real interesse em se candidatar. Acho que ele tem mais chance de não voltar a ser preso se desistir da ideia. Os arrependidos de votar no Bozo já têm muitos motivos pra não votar nele de novo e, daqui pra 2022, a lista talvez mais do que dobre de tamanho. Os muito ricos do país e de fora vão fazer de tudo pra o 2o turno acontecer entre 02 candidatos da direita limpinha. Sem Bozo e sem PT, ou outro candidato de partido da esquerda. Algo do tipo Huck x Doria. Acho que Moro não vai se candidatar. Vai ficar em Washington gastando o dinheiro que ele recebeu pra ajudar a dar a baixa na esquerda, destruir as grandes empresas que estavam incomodando os americanos e ganhando dinheiro novo e lavando o dinheiro antigo com o trabalho na A&M. Entre ser presidente e ser rico, ele ficou com a 2a opção. Aqui no Brasil ele não ia ter como gastar e lavar o bem fornido pé de meia que ele fez às custas da Lava-Jato. Só depois de mais tempo de arrocho é que a esquerda vai voltar a ter chance outra vez. Quando não der mais pra culpar o PT, Lula e Dilma pela piora das nossas vidas.

avasconsil disse...

Não dá pra creditar exclusivamente à mídia a manutenção da popularidade do Bozo. Infelizmente muitas pessoas se identificam com ele, que sente, pensa, verbaliza e faz o que elas gostariam de dizer e fazer, mas não dizem e fazem por hipocrisia. São farinha do mesmo saco. Na verdade são piores que ele, pois ele nunca escondeu que é um monstro. A única qualidade do Bozoasco é ser cheio de podridão e rapina por dentro e por fora. Já muito bolsonarista é caiado por fora.

titia disse...

O nazipalhaço legitimou tudo o que há de pior no povo, todas as falhas de caráter, ideias e pensamentos mais baixos que o brasileiro médio tem e antes tinha vergonha de expressar. Bolsonazi deu licença pra esse povo ser mesquinho, ignorante e perverso abertamente, e ninguém vai se desapegar dessa licença pra ser escroto sem levar muito no lombo. A questão é que o povo vai tomar e muito no lombo, já está tomando e sem o auxílio emergencial, mas gente ainda vai tomar. A esquerda precisa se unir e começar a construir nomes desde já, aproveitando a internet e as redes sociais.

A mídia tradicional é neoliberaloide e escravocrata exatamente como a elite do atraso por trás dela. Nunca serão justos com a esquerda, então o jeito é desapegar da mídia tradicional e ir pra internet. O excrementíssimo já sacou isso faz tempo (ou melhor, Carluxo já sacou isso) e está investindo na campanha de internet. Quando Boulos largou mão da mídia tradicional e investiu em campanha na internet, ele chegou a segundo lugar na eleição pra prefeito de São Paulo, a cidade com a maior quantidade de fascista enrustido por m². Hora de largar o saco da Bobo e ir para onde o povo está, que é a internet. Sem picuinhas e sem briga por pretensões eleitoreiras.

17:03 o gado não pensa. Só sabem pastar e berrar "Comunista!" pra qualquer um que não lamba as bolas do micto.

Pronto, o mascu não tomou o remédio.

Anônimo disse...

Cara vcs dizem isso a anos e nunca fazem nada kkkkkkk

Anônimo disse...

Ué mascu, num comentário poucos dias atrás um de vocês disse que matariam a Lola antes do Natal! O Natal já passou, Ano Novo vem aí, a Lola continua viva e nós todos estamos gargalhando das bravatas de vocês, que acham que metem medo mas que na verdade não passam de idiotas com a cabeça vazia.

avasconsil disse...

A mídia tradicional faz parte da elite do atraso. É instrumento dele desde bem antes de eu nascer, em novembro de 1976. Até uma notícia do tipo taxação dos superricos, quem quiser ler alguma coisa a respeito tem que usar o Google. Não sai no Jornal Hoje. Não sai no Globo jornal. Não sai na Veja. Não sai na Folha de São Paulo. O Leonardo Sakamoto, do UOL, tocou no assunto 02 vezes. Mas quem tem horror à esquerda acha que o Sakamoto é comunista ou socialista e passa longe.

avasconsil disse...

Não sei qual a melhor postura com esse pessoal ridículo que ameaça Lula. Não sei se o melhor é ignorar, afrontar ostensivamente ou se fingir de morto e se preparar pra guerra. Se as ameaças fossem comigo, eu me prepararia pra guerra no silêncio. Sou escorpiano com ascendente em virgem. Sou um tipo péssimo de inimigo. Tenho corpinho e memória de elefante. Muita paciência, muita frieza e muito método. Não tenho medo de morrer e sou capaz de usar o sofrimento como método pra matar gente escrita e idiota.

Anônimo disse...

Eis o porquê:

https://tijolaco.net/consultoria-da-numeros-ao-arrocho-que-todos-esperam-em-2021/

Anônimo disse...

Mata porra nenhuma,va arrumar seu quarto.

Anônimo disse...

Anônimo das 13:20

Acabei de ler a matéria e o Philipp Lichterbeck é um dos meus colunistas favoritos do Deutsche Welle, sempre muito pertinente e incisivo. Vale a leitura!

Anônimo disse...

Avasconsil

Concordo contigo, além dos evanjegues existem muitos preconceituosos, fora a ignorância. Eu resido no oeste catarinense e o apoio pelo excrementissímo presiasqueroso Mijair Merdias Bolsoshower segue forte, pois o que não faltam nos três Estados do Reich sulista são racistas. Quer sofrer racismo, preconceito sem sair do Brasil? Experimente a "southern hospitality" brazuca do Sul, se acham europeus, mas são mais limítrofes do que muitos habitantes de vilarejos do oriente médio a viver debaixo de um fundamentalismo religioso mortal, por isso essa coisa segue impune e com vários simpatizantes, tem muita gente igual ou pior. Basta ler os horrores escritos por seu nicho favorito em blogs, páginas de conteúdo misógino, violento, aliás o Bolsoshower e sua prole asquerosa se serve do esgoto da deep web. A esquerda quando estava no poder deveria ter combatido com mais atenção e seriedade, pois teve chance, mas deixou passar e olha o resultado. Ignorar e não levar a sério nos levou ao caos, pois essa gente estava a levar a sério e estão na rede faz mais de vinte anos.

Anônimo disse...

Titia

O certo é as esquerdas irem as periferias, favelas, creches, asilos, albergues, voltarem as origens, pois as aves de rapina que são os pastores usurários neopentecostais estão a fincar suas garras em pessoas vulneráveis, ignorantes e ingênuas, senão vamos virar um Evanjeguistão neopentec fundamentalista cristão. É deixar de lado as eleições, focar no legislativo e não subestimar o poder da Internet.

avasconsil disse...

Lula não, Lola (rs). Se bem que os ridículos são os mesmos.

avasconsil disse...

Pois até os que ganham acima de 19,4 mil reais por mês, desde que vivam do trabalho e não sejam membros do judiciário, do ministério público e outros órgãos equivalentes, vão perder renda a partir do ano que vem. Segundo o Dieese o salário mínimo, pra cumprir o que a Constituição prevê, deveria estar em 5 mil reais. Daí se tira que a renda da maioria no Brasil é baixíssima e considerar que quem ganha 19,4 mil por mês já tá na classe A é uma piada. É coisa da verdadeira classe A pra tirar o patrimônio dela da reta e se esconder atrás do restinho da classe média que ainda existe no Brasil. Em 2020 os 40 e poucos mais ricos do Brasil ficaram mais de 170 bilhões mais ricos. Esses sim são a verdadeira classe A, que vai ganhar mais ainda em 2021 e seguintes e está imune ao empobrecimento. Ninguém fala em taxar mais esse povo. Quer dizer, os meios de comunicação de que eles mesmos são os donos silenciam total. E ainda tem tonto e tonta que defendem os interesses deles em vez dos seus, como se pertencesse a esse mundo restrito dos que dão 20 mil brincando numa bolsa de grife e compram coberturas de 65 milhões de reais, como uma que tá à venda lá no Flamengo, no Rio, e já foi da família Guinle. Quem dera quem precisa trabalhar pra viver fosse unido como é esse povo muito rico. Só essa união nos salvaria. Mas infelizmente é mais fácil ganhar na Mega Sena da Virada do que a união entre nós acontecer.

Anônimo disse...

Lola, o mascu que ligou pra vc tava chorando mesmo? Vc gravou a ligação? Se sim, posta no seu canal pra gente dar risada (da inutilidade da criatura, claro, não da ameaça). Ou pra ficar como prova.

titia disse...

20:49 tem essa parte também. A esquerda parou de dialogar com os pobres e cuidar dos interesses da classe trabalhadora periférica pra tentar se manter no poder agradando os ricos, mas a gente já viu no que deu, né? A esquerda tem que largar o saco da elite que sempre vai esfaquear os progressistas nas costas e tocar miséria só pra se sentir superior ao 'populacho' e voltar a dialogar com o povo.

avasconsil eu inventei um método bem simples pra tentar abrir os olhos do pobre de direita. Eu pergunto: você precisa trabalhar pra viver? Precisa sim? Se deixar de trabalhar ou perder o emprego, você consegue manter seu padrão de vida e ainda deixar herança quando morrer? Não? Então você é pobre, classe trabalhadora, proletário, povão. Os pobres de direita estouram as pregas quando eu digo isso e as respostas que eles dão são hilárias. Teve um birrento que disse que então o tio do cachorro-quente é capitalista porque é dono do carrinho, e outro que disse que era elite sim porque vai deixar uma casa, um carrinho e uma laminha no banco de herança pros filhos... dá vontade de rir e chorar ao mesmo tempo.

avasconsil disse...

Eu tenho um irmão que é desses pobres de direita. Bloqueei ele no Facebook, por causa do "e o Lula, e o PT?" e o "vai pra Cuba, se muda pra Venezuela...". Bloquear no WhatsApp foi mais recente, acho que no começo do mês. Ele compartilhou comigo o vídeo de uma médica, bom, ela se diz médica, não fui atrás pra ver se é mesmo, dizendo que a ivermectina salva vidas. Antes ele já tinha compartilhado vídeo dizendo que na África tem havido poucas mortes por covid graças à cloroquina e aos remédios pra tratar malária e as outras doenças que ocorrem mais por lá. Eu disse : "Haja tapadice voluntária " e o bloqueei. Mas tenho certeza de que ele tem certeza absoluta de que o tapado sou eu. Ele é daqueles que ainda dizem "Viva nosso presidente Bolsonaro. Dois anos de governo e nenhuma denúncia por corrupção". Chama a covid de vírus chinês. E ainda tem esperança de que Trump vai reverter o resultado das eleições nos EUA, porque na cabecinha deles Biden é de esquerda. Um socialista comunista que vai acelerar a derrocada do capitalismo. Como se ele, esse meu irmão, que ganha a vida como motorista de aplicativo, tivesse muito a perder com o fim da capitalismo. Ele que ainda pede dinheiro à minha mãe pra pagar o IPVA e as multas do carro dele.

titia disse...

avasconsil tenho uns minions desses na minha família também, até hoje defendendo o micto e se achando os burgueses porque podem parcelar iPhone e carro. A diferença deles (um tio e uma tia) pro seu irmão é que são os dois sustentados; o marido da minha tia é sustentado por ela, que é médica, e a mulher do meu tio é filha de dono de padaria. Nenhum dos dois rala pra pagar conta, vivem nas costas dos outros, e o que eles querem mesmo é se sentir superiores aos (outros) pobres. A vontade é dar uma surra de chinelo de uma hora em cada um.

Anônimo disse...

avasconsil e titia sem saber descreveram meu ex namorado. Eu poderia acrescentar a crença em teorias conspiratórias de todo tipo e o complexo de superioridade enorme (estão na merda, ferrados, fodidos mas não se reconhecem assim).

avasconsil disse...

Ele (meu irmão) disse que em março teve covid e ficou bom com cloroquina. Acho que não adiantou nada eu ter falado que se ele teve covid mesmo (é uma gente tão alucinada que eu não acredito muito no que el@s dizem), ele teria ficado bom tomando qualquer remédio pra gripe. Não foi a cloroquina quem fez milagre. A maioria das pessoas que pegar covid não vai morrer por causa dele. Meu irmão ter sobrevivido (se é que ele teve mesmo a doença...), significou apenas que ele integra o grupo majoritário (infelizmente. Minha mãe que me perdoe... ). É uma minoria quem tem problemas respiratórios graves e/ou outras complicações mortíferas com o corona. Mas uma minoria numerosa suficiente pra lotar os hospitais públicos e os privados e colapsar o sistema de saúde. Se a letalidade desse vírus fosse muito alta seria o fim da humanidade. O que acho que pro planeta não seria tão ruim assim. Vivo me perguntando qual a utilidade ecológica do ser humano e até hoje não encontrei uma boa resposta. Vai ver a natureza é masoquista.

Anônimo disse...

Boa bloquear o irmão só porque e bolsonarista

Anônimo disse...

Exatamente. Novamente, meu ex namorado, 50 anos, além de tudo, vive encostado nos outros, quicando aqui e ali, pegando dinheirinho. Está desempregado, mas não vai atrás de emprego, ele é sempre bom demais. Ele diz que está procurando agora porque o cerco está se fechando, não tem nenhuma qualificação profissional mas acha que vai conseguir algo onde ele vai ficar numa sala com ar condicionado, um computador com internet só pra ele (pra ficar entrando no twitter para xingar a "esquerdalha" e os "cumunas" e lamber o rabo do Bolsonaro e Olavo de Carvalho ou ficar assistindo vídeos de masculinistas, ou de blogueiros direitebas ou de conspiração). Emprego de gente comum, que precise ir e voltar, pegar ônibus, bater ponto, cumprir horário e tarefas, ele não quer. O último emprego que teve foi de caseiro numa casa de praia que uma igreja usa para retiro. O salário era mixuruca, sem vale transporte, nem plano de saúde, nenhum benefício, não durava o mês (eu sempre acaba "emprestando" para ele não ficar sem nada) mas ele ficava lá a semana inteira, muitas vezes sábado e domingo também e, como os patrões não iam muito lá, enrolava mais do que qualquer coisa e tinha bastante tempo livre tocando violão e ficar no YouTube e redes sociais da direita. Quando mudaram os patrões e passou a ser cobrado trabalho, ele pediu as contas. O único tipo de emprego que ele topa aceitar é algo assim nesses moldes mas está dando ruim porque os proprietários preferem contratar gente mais nova por diárias. Então ele não procura mais nada.

Anônimo disse...

Continuando... Enquanto isso, fica pedindo dinheiro, vai quicando na casa dos outros, da irmã, da outra irmã, de um ou outro amigo. Toda vez que pergunto se está procurando emprego, ele diz que não porque está vendo com um sobrinho de abrir um negócio ou que alguém vai arrumar uma coisa "promissora" para ele. Isso há quase um ano, sempre a mesma história. E ele se acha artista e acha que vai se dar bem tocando violão em barzinho, em plena pandemia. É impressionante a falta de humildade e senso de realidade. E assim vai, se encostando em outras pessoas e torcendo nariz para emprego comum, cara que não tem nada. Mas adora um discurso de meritocracia e se acha um empreendedor em potencial (nunca empreendeu p... nenhuma).

Anônimo disse...

Ainda continuando... Enfim pobre de marré, sem um puto, mas se acha superior e venera Bolsonaro,os filhos dele, Olavo, Crivella, Trump, como se fossem deuses, está até hoje esperneando contra a vitória do Biden, contra Bolsonaro não ter vencido no primeiro turno, diz que Dória, Rodrigo Maia, Witzel, FHC, Caiado de comunistas (risos...) e passa a maior parte do tempo compartilhando fake news e vídeos conspiranoicos e agora diz que está no Parler e no Telegram, onde tem bastante gente de direita e porque lá ele diz que tem mais liberdade que no whatsapp e outras redes. Isso em vez de se preocupar em ajeitar a própria vida e arrumar um emprego para se sustentar e deixar de ser um estorvo para os outros. E adora malhar as cotas nas universidades, bolsa família. Típico.

avasconsil disse...

Por que temas como salário mínimo, sindicatos e o conflito entre patrões e empregados voltaram ao centro do debate econômicoRAFAEL CARIELLO

Grevistas em uma fábrica de carrocerias, nos Estados Unidos: “Hoje é razoável em qualquer departamento top você dizer: ‘Quero estudar desigualdade’”, diz Claudio Ferraz. “Se você dissesse isso nos anos 90, iam te olhar meio torto” CREDITO: SHELDON DICK_1937_ARQUIVO DA BIBLIOTECA DO CONGRESSO NORTE-AMERICANO
https://piaui.folha.uol.com.br/materia/trabalhadores-uni-vos/

Anônimo disse...

Putz!
Pelo tanto que você escreveu, você deve odiar mesmo esse seu "ex-namorado"!

Kkkkkkk

titia disse...

13:50 esse é o típico sujeito fracassado que foi mimado ao extremo pelos pais e tem preguiça de tentar melhorar a vida, então fica de mimimi diminuindo os outros e se fazendo de injustiçado pra não sair da mamata. Esses se identificam com o Bolsonazi porque são uns vagabundos mimados mamateiros igual a ele, e queriam mesmo era ter uma boquinha igual.

avasconsil a humanidade já soube viver em harmonia com a natureza. A coisa começou a desandar quando inventaram a propriedade privada...

A desigualdade extremada é típica do capitalismo tardio e talvez só seja erradicada quando o regime entrar em colapso e se extinguir. Mas até lá quanta gente vai morrer pra sustentar os iates, os bordéis de luxo e as privadas de ouro dos 1% da humanidade que parasitam os outros 99%?

16:11 e fez bem. Sabe por quê? Porque, se isso aqui fosse a Alemanha nazista da II guerra Mundial, o irmão do avasconsil seria outro daqueles que entregaram membros da própria família pra serem mandados pros campos de concentração serem torturados e mortos em nome do "bem maior" sem pensar duas vezes. Esse tipo de gente tem mais é que ser excluída da vida da gente.

Anônimo disse...

Hahahahah...
Anon das 14:20:

Olha, já tive ódio enquanto estava comigo porque com essa atitude ele emprestava minha vida e eu estava indo pro fundo do poço também.
Hoje em dia fico entre sentir pena e rir um pouco de vez em quando.
Já tentei abrir os olhos, já conversei, tentei fazer enxergar a realidade mas não adianta, é como falar com uma porta. Não tem o que fazer. A família dele que se prepare porque vai ficar velho e vai ser aquele típico tio, cunhado, primo, irmão, que não tem onde cair morto e vai virar um estorvo.

Anônimo disse...

Anon das 14:20:

kkkkk entendeu por que de "namorado" passou a "ex-namorado" né?
Entre tantos outros motivos, que nem vou citar porque nem tem a ver com o tema do post.

Anônimo disse...

Titia

Eu cortei relações com várias pessoas, pois elas deixaram bem explícita a face oculta do pior lado do mal, estava antes obscuro. Uma amiga eu lamentei muito em me afastar, embora tenha bons sentimentos, está envolta em um fanatismo religioso a beirar o doentio, fora a idolatria cega ao excrementissímo presiasqueroso, detalhe: tentei conversar, alertar, mas não adianta. Tem outro perigo: pessoas como o irmão do Avisconsil podem denunciar para milícias, grupos milicianos ligados a igrejas neopentecostais, etc, por isso é importante cortar relações e se possível até mudar número de telefone, senhas, contas de email que estas pessoas talvez ainda tenham.

titia disse...

09:43 concordo plenamente. Cortei relações com um pessoal perturbado da minha família também e essas relações não fazem a menor falta. Gente ruim a gente fica melhor sem.

Anônimo disse...

Mata nem npc de gta uma porra dessa...
Incel do caralho

Anônimo disse...

Mas a esquerda foi nestes lugares, daí descobriu que estas pessoas são mais reacionárias e conservadores que a classe média...a esquerda acadêmica pegou ranço e se afastou.

Anônimo disse...

Na verdade o ser de esquerda sai da universidade federal e vai na periferia que assiste Datena,tem que esconder o celular parcelado na meia no ponto do ônibus senão o ladrão de moto leva, vota no Maluf e socializa na igreja, e começa a meter o pau no cristianismo e quer ficar falando de Marx, de adorno de Foucalt com gente que ouve Wesley safadão...fala que tem que acabar com os patrões mas sem dizer onde o cara vai trabalhar depois...aí não dá , vão continuar falando sozinhos e buscando abrigo mas pautas identitárias mesmo.