sábado, 26 de janeiro de 2019

OBRIGADA POR TUDO E VOLTE LOGO, JEAN!

Anteontem o deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ), que havia sido eleito para seu terceiro mandato, disse à Folha de SP, em entrevista exclusiva, que iria renunciar e sairia do Brasil (ele está fora do país, em férias).
Esta é uma notícia terrível para o Brasil, não só porque perdemos um grande deputado, um dos mais atuantes da Câmara, mas por indicar que não vivemos numa democracia. A notícia já repercutiu internacionalmente e, podem apostar, o Brasil deve ser denunciado na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos), o que pode render sanções. Afinal, se um deputado não consegue se manter vivo no país em que vive, algo está muito errado com esse país. 
Jean não é o primeiro exilado forçado deste novo governo. Antes dele, por conta das ameaças e dos ataques, as professoras, feministas e ativistas Debora Diniz e Marcia Tiburi já haviam saído. Falei com elas recentemente, até porque ambas sempre manifestam sua preocupação com as ameaças que eu recebo. Marcia foi candidata à governadora do RJ pelo PT, e nós sabemos como mulheres na política costumam ser massacradas (vejam como foram tratadas Dilma e Manuela D'Ávila, por exemplo). Depois da campanha, ela disse "chega!" Vai continuar seu ativismo, mas em algum país em que não corra riscos.
Já Debora é um dos principais nomes no Brasil pela legalização do aborto, referência internacional no tema. Por isso recebe muitas ameaças de morte daqueles que se dizem pró-vida (irônico, né? Mas é a pura verdade). O tom aumentou quando foi anunciado que ela falaria na audiência do STF, em agosto do ano passado (seu discurso brilhante está aqui). Ela me revelou que estava usando colete à prova de balas nessa audiência, e me disse: "A primeira vez que eu tive que colocar um colete à prova de balas, eu chorei" -- o que não denota fraqueza, mas inconformismo com as ameaças surreais que recebe. A situação ficou insustentável, porque houve ameaças terroristas à UnB, onde ela dava aulas. Ela pediu licença não-remunerada e saiu do país. Continua super ativa, só que agora segura. Ninguém vai nos calar
Tem que desconhecer muito o cenário que vivemos para achar que Jean inventou as ameaças. Ele é ameaçado no mínimo desde 2011. 
Lembram de um site mascu/ neonazista que pregava o assassinato de mulheres, negros e LGBT, que viralizou em 2011 e que culminou na Operação Intolerância, em que dois misóginos, racistas, homofóbicos (e desde aquela época já fãs de um certo político que hoje é presidente), Marcelo e Emerson, foram presos? Seus alvos preferenciais eram Jean e eu. Quase todo dia havia ameaças de morte fresquinhas contra nós, oferta de recompensas para quem nos matasse... Parte dessas ameaças só pararam entre 2012 e 2013, enquanto os dois líderes estavam presos, e mais recentemente a partir de maio de 2018, quando Marcelo foi preso novamente (e em dezembro foi condenado a 41 anos de prisão). 
Agora à tarde o Globo divulgou algumas das ameaças hediondas encaminhadas a Jean. E, ao lê-las, eu tive certeza que grande parte vem da mesma quadrilha que nos ameaça desde 2011. Além de serem parecidas com as que recebo, as mais aterrorizantes, que ameaçam a família inteira e vem com os dados dos parentes (endereços residenciais, placas de carro etc), são da mesma época -- final de 2016 -- em que entrou um novo integrante na quadrilha de Marcelo, o "Goec". Ele tinha acesso a bancos de dados muito detalhados, e assim podia fazer "doxxing" (encontrar dados e espalhá-los, para que a vítima e seus familiares sejam atacados). 
Ainda não sabemos quem é Goec, mas temos fortes indícios que a conta de email Sigaint e depois Protonmail, que não permite rastros, era compartilhada por vários membros da quadrilha. 
Porém, a atuação e visibilidade de Jean atraem muitos outros grupos de ódio. Todos são de direita, mas nem todos são necessariamente mascus (grupos misóginos). O fato é que a Polícia Federal já abriu cinco investigações sobre as ameaças, o que já é suficiente para calar os bolsominions que duvidam da veracidade dos ataques ou dizem que Jean está se vitimizando. 
Respostas precisas de Marcelo Freixo
Eu não consigo nem imaginar o que Jean tem passado. Ele já havia dito em entrevistas que sentia-se em cárcere privado, que não podia nem sair de casa. Mesmo que eu tenha sido perseguida por tantos anos, nunca tive escolta policial, que deve ser um inferno (acaba com sua privacidade). Nunca tive que usar colete. Eu tenho o apoio de um grupo de proteção a defensores de direitos humanos, mas o apoio é jurídico e psicológico (se eu precisar).
Mas Jean vivia sob escolta policial desde março do ano passado. Como ele disse na entrevista, até certo ponto ele não acreditava que as ameaças de morte poderiam se concretizar -- até que Marielle Franco foi executada. Aí as três a quatro ameaças de morte que ele recebia por semana passaram a parecer mais reais. Além disso, ele acompanhava o martírio de seu companheiro de partido, Marcelo Freixo, que é alvo das milícias há anos (vejam Tropa de Elite 1 e 2). Deve ser horrível viver assim.
Mas a gota d'água na decisão de Jean parece ter sido a revelação das ligações perigosas entre as milícias que mataram Marielle com a família (ou familícia, como andam dizendo) Bolsonaro. Sobre essas ligações não há mais dúvidas, a não ser se (ou quando) Jair rifará o filho Flávio, que homenageou o miliciano foragido e empregou parentes de outros milicianos em seu gabinete na Alerj, ou se afundará junto. Lembrem-se: a repercussão internacional em torno do assassinato de Marielle é gigantesca. A notícia do envolvimento da familícia com o crime organizado também está sendo. 
Uma coisa é receber ameaças de morte anônimas. Outra é ver sua amiga e colega de partido ser executada. Ainda outra é constatar que seu maior inimigo, um sujeito que te ataca há anos, surpreendente e lamentavelmente se elege presidente. Ainda outra é descobrir que esse sujeito e sua família estão diretamente envolvidos com milícias. Fica um tanto mais perigoso, não?
E estamos falando apenas das ameaças de morte. Talvez até pior seja a infinidade de fake news das quais Jean é vítima. 
Jean já processou e ganhou várias ações, mas é sempre um desgaste. O povo que acredita em mamadeira de piroca e kit gay certamente acredita que Jean apoia a pedofilia, que Jean defende o casamento de garotas de 9 anos com adultos, que Jean vai obrigar que meninos virem meninas, e sei lá quantas mais coisas atrozes essa gente baixa inventa. E Jean é uma celebridade, deve ser um dos deputados mais conhecidos do Brasil. O risco de algum fanático reconhecê-lo num lugar público e querer fazer "justiça" com as próprias mãos é imenso. 
Páscoa de 2015. O autor
desse post injurioso contra
mim, "Luciano Ayan", é
o mesmo
que caluniou
Marielle ano passado
Só pra dar um exemplo básico. Na páscoa de 2015 eu viajei e fiquei numa pousada sem acesso à internet. Reaças se aproveitaram da minha ausência e de um fato midiático -- a morte do filho do Alckmin num acidente de helicóptero -- para forjar um tuíte no meu nome em que eu comemorava a morte e lamentava que o pai não tivesse morrido também. Isso foi numa sexta. Quando cheguei em casa, no domingo, havia milhares de mensagens no meu Twitter, quase todas me xingando, muitas me ameaçando. Alguns reaças fizeram posts para me insultar. Mesmo quando eu expliquei que o tuíte não era meu, a maior parte não acreditou. Sabe quantos pediram desculpas e se retrataram? Nenhum. Um ou outro deletou o post difamatório, sem explicações. Mas a maior parte, nem isso. Até hoje o teor do tuíte fake aparece. 
Tipo: quando o G1 deu a notícia de que Marcelo foi condenado a 41 anos, e me destacou como seu principal alvo, lá nos comentários havia alguém dizendo que eu não tinha moral pra nada, pois tinha comemorado a morte do filho do Alckmin.
Agora multiplique isso por mil e vocês começam a ter uma ideia do que Jean passa. 
Nem precisa ir muito longe. É só observar as ofensas e acusações a Jean entre quinta e sexta. Bolsobots criaram anteontem a hashtag #JeanVaiPraCuba, em que os comentários são um festival de homofobia (pro comentarista reaça da Jovem Pan que disse que Jean é execrado pela população brasileira, mas não por ser gay, recomendo que ele dê uma olhada na tag). Ontem foram ainda mais longe, com uma tag chamada #InvestigarJeanWillis (com o sobrenome errado). 
Desde cedo, instigados por Lobão, o podre, abundam teorias conspiratórias das mais esdrúxulas. Uma é que Jean vendeu seu mandato para o suplente (estaremos bem representados: quem assumirá a cadeira é David Miranda que, além de gay, é negro e veio da pobreza; obviamente ele já está sendo atacado e chamado de terrorista). Outra é que ele está fugindo do país. Mas as melhores são as que "provam" que Jean é o mandante da tentativa de assassinato a Bolso. 
Jean abraçando Manu no ano
passado
Ontem cedo vi um vídeo de 40 minutos de uma jornalista que foi candidata à deputada pelo PSL no Ceará (graças à deusa, ela não foi eleita). Nele ela afirma que Adélio Bispo, o esfaqueador, era frequentador assíduo dos gabinetes de Jean, Gleisi, Maria do Rosário e Manu no Congresso (deve ter sido difícil pro Adélio encontrar o gabinete da Manu em Brasília, visto que desde 2014 ela voltara a ser deputada estadual, lotada em Porto Alegre). 
Mas Jean seria o principal mandante e iria se sacrificar para encobrir a culpa dos outros mandantes. A prova disso? A carta que Lula mandou a Jean esses dias. A jornalista leu a carta em voz alta duas vezes. O trecho em que Lula pede a Jean "muita tranquilidade e paciência para enfrentar esses tempos difíceis" é um atestado de culpa, segundo a jornalista. 
Para ela, que ainda jura que Lula está querendo criar milícias para combater Bolso (entenderam? Não é Bolso o chefão das milícias, é Lula! Alguém fala "Lula está preso, babaca" pra ela, por favor?), os "tempos difíceis" são uma referência indiscutível a que Jean será preso pelo atentado contra Jair. 
A "lógica" reaça é bastante peculiar, pra se dizer o mínimo. Eles citam que Jean, como deputado, tem imunidade parlamentar, então ele deixa de ser deputado para... perder a imunidade parlamentar. Certo, não tentem entender.
Só um adendo pra lembrar os reaças de que ninguém quer a investigação sobre a facada mais do que nós da esquerda. Muitos de nós não acreditamos na farsa, e o documentário A Facada no Mito só veio atiçar nossas suspeitas. Somos nós que queremos saber quem está pagando os advogados de Adélio e quem não o está deixando falar. 
Minha única foto com Jean, em 2015.
Eu e várias feministas estivemos
numa audiência no Congresso sobre
a legalização do aborto
Bom, para terminar este texto imenso, quero destacar como Jean foi um excelente deputado, presente, trabalhador, muito atuante nas causas de movimentos sociais. Faço parte da Frente Nacional pela Legalização do Aborto, e as assessoras de Jean são fundamentais. E pouca gente sabe, mas, em 2016, quando a então maior página feminista no Facebook, a Feminismo Sem Demagogia, foi derrubada por denúncias de robôs, foi a interferência da assessoria de Jean com o FB que a trouxe de volta. Ah, foi a assessoria dele, não foi ele?! Sim, assessores de alguns deputados são honestos e competentes e trabalham. Outros assessores de outros políticos são funcionários fantasmas e laranjas que vão se esconder na favela de Rio das Pedras, dominada pelas milícias, quando o cerco aperta. 
Jean teve a generosidade de me ajudar quando Emerson (preso em 2012, solto em 2013, agora foragido na Espanha) me processou por danos morais. Com o processo ainda no início, em 2015, minhas advogadas sugeriram que eu reunisse testemunhas. Escrevi pro Jean e pra Manu e eles prontamente aceitaram. Jean ainda aproveitou que agora tinha o endereço de Emerson e ele mesmo entrou com um processo contra ele. Infelizmente, o juiz do caso arbitrariamente dispensou minhas testemunhas. Aliás, não houve uma única audiência. 
Emerson preso em 2012
Agora em janeiro minha advogada me comunicou que o processo do Emerson foi extinto por negligência dele. A juíza o condenou a pagar os honorários da minha advogada, em 10% do valor da causa, R$ 4.068. A cobrança do valor fica suspensa por cinco anos, já que Emerson era beneficiário da justiça gratuita, mas depois a advogada pode executar. Ela nunca verá a cor do dinheiro de um fugitivo, mas é simbólico que a juíza tenha condenado Emerson. Agora vamos dar prosseguimento à reconvenção (eu o processo). Fica a dica para aqueles que me ameaçam, atacam e difamam e, ironicamente, vem me processar para me incomodar e tentar me silenciar. 
Por último, quero apontar que não considero a atitude de Jean covarde ou medrosa. Ele aguentou por oito anos ininterruptos! Será que um outro político aí suportaria por 6 minutos o que Jean suportou? Além disso, ele não vai se calar. Só vai seguir lutando de outro lugar. E vai se dedicar aos estudos, cursar doutorado. Convites não faltarão. Compreendo sua decisão totalmente. Só porque eu não tenho medo das ameaças não significa que eu esteja certa. Pode ser falta de noção também. 
O medo é um mecanismo de defesa, de sobrevivência. Preferimos Jean vivo. Quem leva uma vida bonita, de luta, com amor, como eu, Jean, Debora, Marcia e tantas outras pessoas, quer viver.  Só um maluco pra querer ser mártir. 
Obrigada por tudo, Jean! Espero que, quando a democracia volte ao Brasil, você volte também! Vai passar, como promete o Chico.
 

18 comentários:

Anônimo disse...

Lobão que o diga

Rothion disse...

Lola querida! Imagino o quão difícil deve estar sendo escrever sobre TANTA COISA, visto que todo dia um absurdo surge.

Jean fez o certo e lamento pela perda - mas o David tem tudo para honrar o legado deixado.

Não surpreende também que essa direita estúpida só encontre em boataria e calúnia algum meio de procurar destaque. Mas são apenas infelizes mostrando que de fato são infelizes.

Um beijo pra ti! <3

Anônimo disse...

Eles não são de partido esse PSL , são uma quadrilha de antidemocráticos, milicianos asquerosos que pretendem roubar o país em níveis nunca vistos, puxa saco de americanos , os mais sujos entreguistas que já se viu. E o chefe deles em Davos e sm qualquer lugar envergonhando a nação. Ridículos Mas perigosos, Jean fez bem em se auto exilar, pra que ser mártir de um povo que elege esses antas?

Decepção total com o povo brasileiro

Anônimo disse...

Também deveria acontecer uma pressão da comunidade gay para que a PF mostrasse algum resultado dessa investigação, não dá mais pra ficar tudo por isso mesmo.
E alguém que saiba poderia postar a lista dos antidemocráticos eleitos que comemoraram a saída do Jean do país, tem que expor mais esses caras

Anônimo disse...

a) Lola eu fiquei muito triste com o que ocorreu com o Jean votei nele em 2014

b) Jean defendia portadores de doencas raras e mulheres gravidas mas infelizmente o povo e imbecil e informa se pelo zap

Anônimo disse...

A primeira dama também defende com maestria os portadores de doenças raras, estamos bem representados.

Mulheres grávidas não são doentes. Machismo voou baixo aqui.

Anônimo disse...

A primeira dama deveria primeiro deveria agradecer a Maria do Rosario que crioi a lei de interprete de surdos e a Jean por ele ter defendido primeiro a causa.

b) Vcs na verdade nao devem ser chamados de provida e sim proparto pois depois do parto a mae que se dane

Anônimo disse...

Quem chamou mulher grávida de doente, mascu burro? Vai aprender a interpretar texto. E enfia a primeira-dama no seu rabo e cai fora daqui. Monte de bosta

titia disse...

Como eu comentei no post anterior, o brasileiro tinha que ser extinto. Feliz que já comecei a fazer a minha parte não tendo filhos nem doando sangue ou órgãos.

Anônimo disse...

Mourao acaba parecendo mesmo uma opção melhor do que o Bozo, às vezes acho que essa era a jogada desde o início,em breve veremos o vice na presidência.

Anônimo disse...

Não mesmo, colega. Ele proibiu que informações importantes de funcionários do governo se tornem públicas. Isso é um modo de dar carta branca a corrupção. Se informe. É outro merda como o Bozo.

Anônimo disse...

A primeira dama defende com maestria os idosos já que ela é cuidadora de um idoso. Só não sabia que ele tinha uma doença rara. Sociopatia é uma doença rara?

Anônimo disse...

Lola, quando li a matéria, as ameaças e que algumas mensagens contra Jean vinham de fora do país eu soube que era o mesmo grupo de 'insectos' que te persegue! Nossa! Que tristeza essa gente! Que Jean possa ecoar ao mundo a situação que o país está refém!

Felipe Roberto Martins disse...

Lola não tenhamos dúvidas, vivemos em outro sistema, que já não é mais democrático faz tempo...

Anônimo disse...

Alguém tem dúvidas sobre a familícia Bolsonero no poder? Eu não tenho é nunca tive, são todos versões brasileiras de Rodrigo Duterte. O problema é pensar no recuo e receio dos seus admiradores, seguidores depois do massacre do Realengo no Rio de Janeiro, muito pelo contrário, estavam a preparar uma estratégia e a captação de pessoas no Orkut como em blogs como do Koerich, Doutrinador para citar alguns exemplos surtiu o efeito atual, pois os bostoneros seguidores fantoches e fanáticos do embuste e família são uma mistura dos personagens dos filmes Subconcius Cruelty com A Serbian Movie. O Jean está certo, embora não concorde em vários pontos e idéias dele , porém ninguém merece a falta de respeito humano e noção que é este "país " ou melhor as pessoas.

Anônimo disse...

1. Nossa democracia acabou com o golpe contra Dilma;
2. Marielle assassinada, Jean exilado;
3. Bolsonaro vai cair;
4. Mourão e os militares assumirão a ditadura.

Anônimo disse...

Também desconfio que possa haver mais um golpe militar na madrugada de 31 de Março pra 1º de Abril.

Marina disse...

Lolinha do céu, não é q é o próprio - https://www.cartacapital.com.br/politica/pf-diz-ter-identificado-um-dos-homens-que-ameaca-jean-wyllys/