segunda-feira, 6 de abril de 2015

CALÚNIAS NA PÁSCOA

Minha cara de perplexidade ao voltar do feriado

E aí, pessoas queridas? Como foi a páscoa de vocês?
A minha foi assim: quinta, às 13 horas, depois de responder a uma entrevista sobre a lei que tipifica o feminicídio, e depois de acabar de preparar todos os posts, eu e o maridão pegamos a estrada para ir para Beberibe, a uns 80 km de Fortaleza.
A gente não conhecia a Praia das Fontes, apenas a de Morro Branco. Aproveitamos uma promoção de última hora (uns dez dias atrás) que vimos no site Barato Coletivo e fomos passar a Semana Santa no Hotel Bouganville, este lindo hotel aqui.

Foi tudo lindo e maravilhoso. Eu precisava mesmo descansar, após um mês tão corrido como março, em que viajei direto para palestras (só em março, falei na Faap, Sesc Santana, USP, Unesp, Seminário sobre Parto e Nascimento, em Maceió, UFF, UFC, e fui à uma discussão sobre aborto, em Brasília), dei montes de aulas, participei de bancas e de incontáveis reuniões na faculdade. E tudo isso sem parar com o blog.

Bom, como eu dizia, a Praia das Fontes é deslumbrante, com suas belas falésias. E o hotel é espetacular (as três diárias saíram por R$ 690). Comemos muitíssimo bem, no próprio restaurante do hotel, descansamos, jogamos gamão, nadamos. Até alimentei uns passarinhos fofos no café da manhã.

O maridão tirou centenas de fotos fantásticas, como vocês estão vendo. 
Choveu bastante; a gente mal saiu do hotel. Só no sábado é que fomos até a Praia do Diogo, mas voltamos logo, porque não vi diferença com a praia em que já estávamos.
Houve apenas um porém, que nem chegou a atrapalhar: o hotel ficou sem internet já na quinta à noite. Eles não sabem o que aconteceu, mas o wi-fi não funcionava. E, durante o feriado, ninguém viria consertá-la.

Eu não fiquei muito incomodada com a falta de internet, porque queria sossego mesmo. Já tinha deixado os posts agendados e pedido pra incrível moderadora deletar os comentários mais agressivos. Estava tranquila, curtindo a praia.

O maridão precisava da internet, porque queria conferir como dois de seus alunos particulares, crianças, estavam indo num torneio nacional de xadrez, que acontecia em SP. Eu dizia pra ele: calma, a gente volta pra Fortaleza no domingo, chegando em casa você vê o desempenho (brilhante!) dos seus aluninhos.

Detalhe: não temos telefone celular. Pois é, devemos ser dois dos vinte brasileiros sem celular. Logo, não temos 3G, 4G, sei lá como vocês chamam essas coisas. O único meio da gente acessar a internet é através de um computador. Na viagem, levamos meu laptop, mas, sem internet, ele serviu apenas pra gente ver cinco episódios de The Good Wife, que tínhamos gravado, e um de Better Call Saul

Domingo chegamos em casa lá pelas duas da tarde. A primeira coisa que minha mãe me diz é: "Seu irmão está preocupado com as ameaças que você está recebendo". Ué, que ameaças? Recebo ameaças de estupro, tortura e morte há quatro anos. Por que ele estaria preocupado agora? Além do mais, meu irmão mora em SP e não me lê. Sinal de que o negócio estava feio mesmo.

Minha mãe nem sabia do que se tratava, porque ela não tem Twitter. Ela disse que era alguma coisa que eu havia escrito sobre o Alckmin. Eu falei que não escrevi uma linha na internet desde quinta.
Mas imaginei do que se tratava. Afinal, não é a primeira vez que escrevem tuítes em meu nome. Meus inimigos fazem isso com certa frequência. Geralmente, eles escrevem RT antes do meu nome, e falam as piores sandices. Uns dias atrás eu até avisei uma moça que escreveu um post na sua página no FB me criticando, baseando-se num tuíte que nunca escrevi.
Clique em qualquer imagem para ampliá-la
Enfim. Domingo cheguei no meu computador, acessei o Twitter pela primeira vez desde quinta, e o que encontro? Mil tuítes. Não é exagero. 996, pra ser mais exata. A maioria me xingando. Alguns me ameaçando, como este de um "homem em paz":

Pouco a pouco, encontrei os principais culpados. Quem fez a montagem incluindo dois tuítes fakes no meu perfil foi uma página asquerosa chamada "Esquerdismo é doença mental". 

Esta página, além de ser misógina, racista e homofóbica, defende estupro corretivo para lésbicas. Algo bem parecido com o que o site de ódio dos mascus sanctos (que fez com que dois deles, Marcelo e Emerson, fossem presos, em 2012) pregava. A página do FB é dos mascus sanctos! Essa gente boa que me ameaça de morte e jura que vai acabar com minha reputação!

Como que eu sei que a página é deles? Bom, primeiro porque eles admitiram isso, no chan deles. Estão lá comemorando. 
Segundo porque a página no FB está divulgando uns quadrinhos que foram criados naquele chan. Quadrinhos sobre um de seus heróis, "Guerrinha" (Gustavo Guerra é um mascu sancto e neonazista de Caxias do Sul, responsável pela página "Eu não mereço mulher preta", já derrubada). 
Mas quem poderia levar a sério algo publicado numa página dessas? Quem poderia divulgar uma calúnia desse naipe tendo como única referência uma página de ódio? Entra em cena um reaça que anda escrevendo vários posts contra a minha pessoinha.

Este Luciano Ayan (não sei se é seu nome verdadeiro, creio que não) é um velho conhecido da blogosfera ateia. Hoje ele é um ex-ateu. É um libertário que só tem alguma credibilidade entre os reaças da internet. Nos últimos dias ele vem se empenhando em perder essa credibilidade. Pra me atacar, ele entrevistou Emerson, um dos mascus sanctos que foi condenado pelo site de ódio. Emerson inventou uma história que ninguém além de Luciano acreditou.


Depois, Luciano escreveu outro post, comparando feministas a terroristas, pelo que entendi. O post abria com uma foto minha. É tanta besteira num só texto que não sei o que destacar. O que me fez rir alto mesmo foi Lu dizer que uma feminista jamais faz juízo de valor negativo sobre outra feminista. Sabe tudo de feministas, esse rapaz!

O post de sexta, me acusando de ter escrito tuítes que nunca escrevi, rendeu 164 comentários. Deste quilate pra baixo:

Algumas pessoas o avisaram que os tuítes eram fake. Um dos motivos (tirando o óbvio, que é que eu jamais escreveria algo assim, ainda mais num momento trágico em que alguém perde um filho) é que a falsificação é grosseira. Aparece um 0 (zero) antes do RT, e isso não existe. Se ninguém dá RT ou favorita um tuíte, não aparece número nenhum. 

Luciano foi então conferir com a sua fonte, a página dos mascus sanctos, que mostrou não ter grande afinidade com o Twitter. E que mais uma vez confirmou a mentira.

Enquanto isso, no Twitter, um tal de Edmilson, um reaça bastante conhecido por xingar seus desafetos e inventar e espalhar mentiras sobre eles, divulgou os tuítes fakes. Seu tuíte difamador teve 180 RTs. Não por acaso, quase todas as ofensas que chegaram até mim vieram de reaças. A maior parte desses perfis tem "Fora Dilma" ou "CorruPTos" ou "Odeio petralhas" na bio.
Teve muito reaça que não perdeu a oportunidade para, óbvio, atacar todo o feminismo.
Este tuíte é de um médico, professor da Unifesp. Mais tarde, apagou o tuíte. Não pediu desculpas

E atacar todos os professores, esses comunas que doutrinam os alunos nas faculdades esquerdopatas.

E voltar aos bons e velhos tempos da 4a série B.
Nem todos que me xingaram são reaças. Este é de esquerda, por exemplo.
Fui acusada também de deletar os tuítes fakes segundos depois de postá-los. Como se eu algum dia tivesse deletado algum tuíte meu sem avisar (e só porque tinha erro, tipo link errado)!

Quer dizer, falsificam tuítes, divulgam essas calúnias no meu nome, e EU tenho que provar que ELES estão mentindo! E os argumentos são do tipo "Se ela não se manifestou até agora, é porque realmente desejou a morte do governador".

Este sujeito inspirou seus seguidores no FB a deixar mensagens nobres:

Luciano, como pessoa ética que é, "retificou" seu post. Do jeitinho dele, claro. Não dizendo que os tuítes eram falsos, ou que a fonte que ele usou era uma página racista, misógina e homofóbica, mas que eu "alegava inocência":

Eu sei que tenho que processar esses seres do mal, gente. Mas dá uma preguiça... Custa dinheiro, leva tempo. E são tantos! 
Porque as ofensas continuaram, muitas horas depois de eu avisar que nunca havia escrito aquilo.

Felizmente, recebi muito apoio também. 

Mas é dose ter que se acostumar com esse nível de baixaria, com esse tanto de abuso. E eu sei que não é pessoal. É por eu ser feminista, de esquerda, uma guerreira que não se cala. Só que é uma droga ter que dedicar tanto tempo (que não tenho) com quem não vale nada.

Espero que a páscoa de vocês tenha sido mais feliz (pra piorar, domingo de páscoa é sempre uma data triste pra mim, porque meu amado pai morreu nesse dia, 22 anos atrás).
E os mesmos reaças que criaram tuítes falsos contra mim também fizeram este contra a Pitty, mas não chegaram a ser bem sucedidos na divulgação, talvez por não contarem com a ajuda de Lucianos e Edmilsons:

98 comentários:

Fode Bunda disse...

é Luciano Henrique ayan.

Lola, caso você não conheça o passado dele, quando tiver tempo, pesquise ''Ayan, de troll no Orkut a líder conservador''.

conta e destroça a historia do LH, como também é conhecido.

ele tem um exercito de fakes no site pra comentar (e elogiar) as groselhas dele.

Elaine Cris disse...

Muita força pra vc, Lola!
Ando meio afastada dos blogues, do facebook, do twitter, porque ando cansada de tanto ódio, preconceito, que parece que só aumentam.
Acho que enquanto as pessoas não passarem a ser efetivamente responsabilizadas pelas ofensas, ameaças e calúnias que estão dominando as redes sociais, as coisas vão só piorar.
Virou terra de ninguém, espaço pra covardes e agressores fazerem a festa.
Tomara que você consiga resolver a situação da melhor forma possível.
Abçs

Anônimo disse...

Lola, como você consegue lidar com tudo isso e seguir normalmente com sua vida? Todo esse ódio direcionado, ameaças, difamações.. Admiro sua força, pq eu no seu lugar teria sofrido um colapso nervoso há muito tempo. Isso é tóxico demais, mas é o preço a se pagar por "ousar" defender os direitos da mulher e afrontar esses reaças malucos.

Valéria Fernandes disse...

Lhe mandei um e-mail ontem. Não escrevi aqui e só vi o twitter - seu retorno, as manifestações de apoio - agorinha à pouco. Sei que nunca sofri nada comparado ao que você sobre, mas sei o que é encontrar quase 1000 twitts ofensivos na minha caixa postal, isso na véspera do Natal de 2013, porque algum mago do Twitter decidiu escolher uma feminista qualquer para "Cristo". Sim, escolherem datas festivas parece regra, pois a pessoa pode estar viajando, sem internet ou fazendo outra coisa na vida (*eu cuidando de uma bebê de poucas semanas, na época*) e, claro, há muita gente desocupada que pode se dar ao prazer de gastar seu tempo ofendendo e difamando.

Só o trabalho de bloquear já é desgastante, imagino o sofrimento que é se deparar com o tipo de ofensas que você encontrou. No mais, revoltou-me muito ver gente que conhece você e o blog pedindo que você se explicasse. Como assim? Não estava na cara que aquilo nunca seria escrito por você em primeiro lugar e, mais ainda, se você fosse uma pessoa falsa, seria, pelo menos calculista, não se expondo dessa forma.

Enfim, reafirmo a minha solidariedade. Não sabia que a data lhe trazia péssimas lembranças, isso piora as coisas. Sei que dá trabalho, mas recomendo processar, sim, especialmente aqueles que tentaram atingir sua reputação profissional. O dano é grande e, pior, em tempos torcidos como esses periga você ter que passar meses se explicando, ser abordada por desconhecidos e ficar de tempos em tempos recebendo enxurradas de novas ofensas relacionadas a essa falsidade.

Abraços, Lola!

Anônimo disse...

Vi uma calhorda no facebook falando que "pra se divertir", vai te denunciar pra ouvidoria da sua faculdade e incitando outras pessoas a fazerem o mesmo.
Gente corrompida e adoecida até a alma, que se diverte espalhando boatos e ódio na internet e depois vai pra rua gritar que é contra a corrupção...
Tomara que faça isso mesmo e ganhe um belo processo por calúnia e difamação nas costas...

M disse...

Nossa Lola! É muito absurdo e muita covardia.
A internet virou um criadouro de zumbis, sem cérebros e agindo em manadas.

Luíza Esteves disse...

Lola, o mais importante é você processar quem divulgou o print fake, as páginas que promoveram a difamação. Você TEM que ligar pra delegacia de crimes virtuais da sua cidade. Não trata-se de crime tipicamente virtual, mas o meio utilizado para a perpetração do crime foi virtual, e nessas delegacias há gente especializada que te ensina direitinho como salvar as provas que você precisa. O print screen, por exemplo, é uma prova fraca, pois pode ser adulterado com facilidade (olhe só que ironia), mas, nesse caso, nem tem que discutir se houve ou não difamação, né? Somente provar quem divulgou a notícia falsa com o intuito de te difamar, pois cabe aos investigadores rastrearem o IP e irem atrás dos responsáveis. Procure sim um advogado e pra ontem! Você recebe constantes ameaças e precisa receber um suporte jurídico, ainda mais por ser formadora de opinião pública. Tua causa é ganha, querida, não tem que se preocupar com dinheiro. É justamente por ter muita gente que pensa assim e fica com "preguiça" de procurar a Justiça que esses criminosos fazem a festa. Isso tem que acabar. Chega, Lola, chega.

P.s.: vê o meu e-mail, Lola, já te mandei há semanas! Escrevi mó textão em anexo!

Alexandre disse...

Apesar de visitar seu blog a anos nunca deixei um comentário. Ler esse tipo de ameaça me deixa muito triste, fico surpreso em ver você conseguir seguir em frente sem se abalar. Passo aqui para dizer, o que você deve saber, que tem gente que gosta muito de você e quer ver voce escrevendo pelo menos ate fazer 100 anos! Abraco apertado!

Luíza Esteves disse...

E outra coisa: vamos chamar criminosos pelo nome? Quem te difama, te ameaça e injuria de forma tão agressiva não pode ser só chamado de "troll". Trata-se de CRIMINOSOS. E você precisa urgentemente prestar queixa sobre esses abusos. Isso atrapalha a sua vida e, inclusive, a sua luta. Você não precisa processar todos que te xingaram, mas ao menos quem difamou, porque olhe a repercussão que isso deu! Além de você enquadrar os criminosos ainda ganha reparação por danos morais no cível. E com esse dinheiro você pode, por exemplo, investir no blog ou nos teus empreendimentos pessoais, fazendo com que esses criminosos contribuam, indiretamente, para o crescimento do seu trabalho. Esse conformismo não combina absolutamente com você. Sei que cansa, sei que dá preguiça, mas acredite: a dor de cabeça vai ser pior se você deixar por isso mesmo e só se defender por meio das próprias palavras escritas nesse blog. Além do mais, você estará dando exemplo para outras mulheres e feministas que passam peli mesmo que você. Não deixe de procurar o Judiciário, não deixe mesmo. Beijo e força! #chegalolachega #nãotoleremaisabusos

Anônimo disse...

Que dó da Lola!!!
Saiu do feriado no paraíso e cai de paraquedas no inferno!!! ='(

Sei que você tem uma vida corrida e é mega ocupada, mas considere um processo!! Sério, agora eles passaram de todos os limites!!!

Tudo de bom, Lola!!!

Jane Doe

Anônimo disse...

E aí, cadê aquela galera podre que estava duvidando no post anterior?? Cade agora??
Lola procure mesmo um advogado e denuncie/processe esse criminosos que te ameaçam, vc não merece isso. Muita força para vc!

Ana Carolina disse...

Lola, não sou de comentar com frequência, mas vim dizer que te adoro e você é uma inspiração pra mim.

Ninguém deveria receber esse tipo de ataque cruel, e me deixa especialmente triste saber que isso está acontecendo com uma pessoa boa como você. Esses caras sabem o quanto você é forte, e é por isso que eles jogam tão baixo. Mas Lola, não deixe esses malditos te atingirem e te deixarem mal, porque isso é o que eles mais querem. Se concentre nas pessoas que te amam, pois elas são as únicas que merecem sua atenção. E lembre-se sempre que tem um montão de pessoas lendo você aqui do outro lado que, mesmo que você não as conheça, te querem bem e só te desejam coisas boas. Nós SEMPRE estaremos aqui, torcendo por você.

Fique bem, tá? E coma muito chocolate.
Abraços de urso :)

Ana Carolina disse...

Ah, e gente, vocês que têm Twitter não poderiam tentar subir uma hashtag em defesa da Lola?

Acho que valeria a pena uma tentativa de expor a verdade... afinal os covardes saíram dessa história se sentindo vitoriosos, conseguiram repercutir a mentira e não deu problema nenhum pra eles.

Elisa disse...

Força, Lola!

Unknown disse...

Nossa, Lola, você é mesmo uma guerreira por receber tantas ofensas, ameaças e calúnias e mesmo assim dar continuidade à luta e não se calar! Muitas palmas e faça, Lolinha! <3

Anônimo disse...

Lola eu sou evangélica e tenho posições conservadoras sobre muitos temas, mas simplesmente não consigo ter esse ódio contra feministas e esquerdistas que vejo tanta gente pregando.
Simplesmente não consigo ver vc ou qualquer outra feminista como vilãs, e não entendo mesmo esses comportamentos asquerosos de inventar mentiras com o nome de outra pessoa.
O que vc fala aqui ou outras feministas; acredita e segue quem quer, lê quem quer, enfim o feminismo não coloca uma arma na cabeça de ninguém, não entendo isso, as pessoas podem continuar com suas vidas sem que nada mude, é tão simples.
Eu leio muitos blogs conservadores, e fico agoniada com o nível de ignorância e infantilidade dos argumentos, já tentei entender o comportamento de pessoas que só cospem ódio contra o feminismo, mas simplesmente não dá.
Confesso que venho pensado seriamente na ideia de dar um tempo em internet, blogs, face, noticias, porque a coisa parece que só destrói o emocional.
De toda forma, torço pra que vc fique firme, essas pessoas não podem calar vc.
PS.: Tem que ser muito tapado p ir acreditando assim de cara em qualquer coisa, a pessoa não averigua não é? Eu hem!!! As antas já vão acreditando que era vc.

Mayara disse...

Eu sigo uma página no FB chamada Quebrando o Tabu. Quando eu vi a montagem que eles postaram, várias pessoas atacaram mas também várias pessoas começaram a questionar a veracidade daquele print e alguns minutos depois eles apagaram o post e continuaram postando como se nada tivesse acontecido. Quem segue teu blog mesmo sabe que não escreves daquele jeito e nunca incitastes a violência. Força! Pelo menos estavas viajando feliz da vida com teu marido enquanto esses haters estavam gastando tempo em te odiar. Hahahaha

Anônimo disse...

eu ri

Unknown disse...

Vi que muita gente criticou o fato da Lola ser professora e dizer muito bla bla bla sobre ela ensinar e tal... enquanto isso eu morro de inveja de quem é/foi aluno dela, porque sempre quis ter uma aulinha ou um momento de conversa com uma pessoa tão brilhante

Unknown disse...

Força *

Unknown disse...

Idem, Lucas!

Raven Deschain disse...

Lola, isso não vai parar. Vc precisa processar. Blogueiras como vc, a Clara, a Valek são alvos fáceis pq são conhecidas e isso não pode continuar.

No mais, muita força, amor e é nóis.

Unknown disse...

Lola querida, força! Esse post são absurdos, e coisa de gente infeliz, que certamente pensa dessa forma mesmo, só não tem coragem de dizer e por saber do caráter infame atribui a outras pessoas.

Coragem aí guerreira, você não está sozinha.

Carla Rizzotto disse...

É muito triste isso tudo, Lola. Você é um grande exemplo e uma grande mulher. Muita força pra você!

natalia disse...

Lola,
as pessoas que frequentam o seu blog dariam, no mínimo, o benefício da dúvida a você. Portanto, quem acreditou, de primeira, nessas mensagens não podem ser seus leitores. Enfim, você não perdeu nada com isso. Admiro a sua coragem.

Muita força.

Anônimo disse...

Não precisa nem comentar tá na cara que essa não é sua conduta, como eles não tem nada contra vc eles inventam.

Anônimo disse...

acho que essa palavra marido não é bem colocada já que vc seria a mulher termo machista, ou vc se afirma como esposa, outra questao é feminista casar ñ acha que reforça um papel no patriarcado.

Anônimo disse...

Lola,

Passo aqui pra te dar meu total apoio, e até pedir desculpas por não ter levado muito a sério todo esse caso, pq sabia que era mentira e não valia a pena dar ibope pra pessoas de má-fé como as que espalharam mais essa mentira sobre vc. Tb não percebi a repercussão negativa que essa situação te gerou pq desativei meu fb faz tempo e twitter eu mal usei na vida.
Leio o blog a pouco tempo, como já disse, mas mesmo assim já deu pra perceber que vc é muito da paz, uma pessoa super lúcida, que infelizmente acaba tendo tanta dor de cabeça pelo simples fato de querer ajudar o mundo a ser um lugar melhor.
Te admiro pra caramba, e desejo muita força nesse momento. E se minha opinião alguma coisa vale, penso que processar os criminosos que te caluniaram seria um ótimo passo. Vc não deveria estar passando por isso. É pura covardia!

Tens todo meu apoio, Lola! Esses caluniadores covardes não passarão!

Camila

Anônimo disse...

Lola, venho prestar meu total apoio a você.
E te pedir, por favor, processe esses sujeitos sim! Eu sei que é chato, toma tempo, paciência, dinheiro, mas é por um bem maior.
Forte abraço!

Anônimo disse...

Essa escória nunca vai conseguir te derrubar, Lola. Espero que paguem caro por todo o transtorno que estão causando.

B. disse...

Vou bater aqui na mesma tecla: processe! Nós estamos aqui pra te ajudar, Lola!


Será que só a mim que doeu ver várias mulheres te atacando, chamando de baranga, mal amada?

Sinceramente, eu acho que o feminismo não avança (ou o machismo acaba) enquanto tiver ainda TANTA mulher escrota, sabe? *desabafo*

Lorena disse...

Lola linda, sei que sua vida é super corrida, mas seria muito bom que você fizesse o BO contra essa gente, mesmo sendo chato. Várias pessoas, feministas ou não, recebem ameaças e calunias todos os dias e não denunciam pois acham que não vale a pena. O único jeito de se proteger e parar essa gente é batendo de frente, eles não gostam de serem expostos, a maioria usa perfis falsos, identificar e punir, mesmo que não dê cadeia já ajuda bastante, faz com que eles pensem 1000 vezes antes de atormentarem outra pessoa. Bjs te adoro!!!

Cláudia Dans disse...

Querida Lola!

Quando você posta estas ameaças absurdas, geralmente não as leio. É deprimente demais ler esses absurdos! É puro ódio e ódio faz mal para o coração, para a pele, para a alma! Será que elas não tem o que fazer não?

Admiro profundamente seu trabalho, sua postura e, principalmente, sua coragem! Pessoas como você são fortes, iluminadas! Não se deixe abalar e saiba que você tem o meu apoio!

Força, Lola! :D

Bruxinha disse...

Recebi no WA o print de uma amiga. Na hora respondi é fake e logo vem post explicando. E me irritei com a caixa de comentários de gente falando se calou, foi ela...aff...preguiça!! por mim vc não precisaria nem explicar nada e eu continuaria vindo aqui.

Anônimo disse...

Lola,
Como já disseram aqui, qualquer pessoa que te leia aqui, que acompanha de maneira honesta saberia que aquela frase não poderia ser atribuída a você. As pessoas escolhem em que acreditar. É muito absurdo e só reitero que seu blog é realmente importante e que você é mesmo muito corajosa, muito obrigada. Não sei se no seu lugar eu teria a energia de fazer um processo, as advogadas que te seguem precisam orientar para ve se vale a pena. Abraços e continue conosco.
Leila

Unknown disse...

Meu conselho é processe e exija retratação pública. Esse tipo de hoax tem que acabar. Tô ficando com raiva de perigrinar na NET por causa desse tipo de coisa...

Lidiany CS disse...

Não tive nenhuma dúvida de q era td fake, como estava off nem tive ideia de q a história tomou essa proporção toda. Vi apenas alguns tweets por aí e concordei com quem estava dizendo q era fake.

Ridícula a posição destas pessoas que em dez de estarem curtindo o feriado e os chocolates com a família estão por aí espalhando essas mensagens falsas e destilando ódio por aí.
Abraço, Lola.

Anônimo disse...

Se o morto fosse o filho do Lula, iriam aplaudir o tuíte fake de pé.

Ana A disse...

Lola querida, que coisa mais lamentável! Não entendo como é possível que essas pessoas façam tudo isso e saiam impunes! Processo nelas! Se for muito caro, tenho certeza que você consegue fazer uma vaquinha aqui no blog. Eu terei o maior prazer em ajudar.
Muita vergonha de quem te lê e duvidou de você.
Beijo e força, Lola! Você é uma inspiração e um oásis de inteligência e generosidade nesse mar de ignorância e maldade.

Ághata disse...

Lola,

Sinto muito por tudo isso. Nem consigo imaginar o tanto de desgaste que você está sofrendo. Mas parece que os reacinhas tão usando msm essa história de difamar as pessoas para atacá-las. Já que eles não têm do que falar, inventam e circulam por aí.

Eles sabem que é mentira mas não se importam. O intuito é fazer a cabeça dos outros.

Minha solidariedade a vc e todos que passam por isso!

strunfim disse...

Escrevi que você devia processar na Justiça.
Vários canalhas escreveram ofensas e que o elemento criminoso Edimilsonpapo 10 ia ter que pagar dívidas.
Canalhas já longo pensam em dinheiro.
O processo na Justiça deve ser criminal.

Nadia Santos disse...

Pode dar trabalho mas eu processava o autor!

Anônimo disse...

bem fraca a sus explicação, não tem celular, o hotel ficou sem net.
e vc não vai processar pq dá preguiça.
não acredito, seria mais digno da sua parte admitir o erro e enfrebtar as consequências.

Anônimo disse...

Lola, processe! É a certeza da impunidade que faz com que esses caras continuem agindo.
E procure se informar sobre dispositivos legais pra se proteger. É muito ódio. E esses doidos sabem seu endereço, tel etc. Por mais que eles só ladrem na maioria das vezes, nunca se sabe qdo uma ameaça vai se transformar em ação. A gente sempre discute isso aqui, né?
Cuide-se e siga na luta! Precisamos de você!

Ah, gente, e essa de que tá traindo o feminismo pq casou foi de doer, hein!?

Mari

Jamile disse...

Lola, toda minha solidariedade a você. Imagino que seja dificil receber todo tipo de ameaças, sofrer calúnias, injúrias e difamações e permanecer fazendo o seu trabalho maravilhoso de divulgação do feminismo.
Mas fique sabendo que tem muito mais pessoas que te adoram e respeitam que o contrário.
Quanto às falsificações de prints, de contas e tweets, denuncie sempre. Nós que gostamos de você também continuaremos fazendo isso.

Mila disse...

Gente do céu, a que nível chegamos?
Me parece que com a internet as pessoas estão ficando é cada vez mais burras e não informadas.
1) Acreditam em qualquer merda que leem, conforme o que querem acreditar
2) Acreditam em qualquer merda que leem sem checar a fonte
3) Não tem crítica nenhuma sobre a fonte que encontram
4) Não fazem uma pesquisa prévia do assunto
5) Não contentes com a preguiça, compartilham a merda que leram, ajudando a disseminar o ódio;
6) E com isso, ajudam outros a praticarem crimes

Kittsu disse...

Até grandes portais divulgaram como verdadeira essa falsificação

Anônimo disse...

E mesmo que fosse verdade, eu não acharia absurdo nenhum, estamos em uma pré guerra ideologica. Não há como direita e esquerda co-existirem na mesma sociedade.

Anônimo disse...


Sou sua fã Lola o que estes mascus querem é difamar vc, continue reta e digna, eu nunca vou perder suas palestras

lola aronovich disse...

Quais grandes portais, Kittsu? Preciso saber porque só vi o que chegou até mim. Vou exigir desculpas e retratação.


Obrigada por todo o apoio, gente. É importante divulgar este post para que o pessoal saiba do que essa gente da moral e dos bons costumes é capaz. Eu vou fazer boletim de ocorrência. E sim, acho que vou ter que processar mesmo, porque se essa gente baixa continuar impune, esse tipo de ataque só vai se perpetuar.

Unknown disse...

Eu sabia que era fake. Não me pronunciei nos posts anteriores quando as pessoas debatiam sobre isso, porque não era o tema do post. Eu não queria fazer um comentário falando de um tema, enquanto o próprio post falava exatamente de outro.
Mas sempre soube que você não faria isso, mesmo não comentando usualmente aqui, te acompanho há alguns anos. Você é a minha grande inspiração e me ensinou que não devo ficar calada.
Devo a transformação da minha vida conservadora para progressista graças a você, Lola.
E quem te conhece sabe bem que você sabe separar vida pessoal com política e outros assuntos, jamais falaria isso de um pai que perdeu o filho. Fiquei horrorizada com o número de insultos que eles direcionaram para você. Te chamando de sapatão (como se fosse uma ofensa gravíssima), um bando de ovelhinhas seguindo cegamente seu pastor.
A internet foi um grande avanço para nosso conhecimento a medida que também emburrece os outros, coisas como essas que as pessoas olham e não pesquisam para saber se é verdade ou não. Eu tenho comportamento contrário, sempre que vejo uma notícia que me chama a atenção, vou atrás para saber se é verdade.
Deve ser por isso que não tenho facebook.
O que mais me deixa de cara é a hipocrisia dessas pessoas. Aposto que fosse o filho do Lula ou a filha da Dilma, teria um monte de reaça falando algo do tipo "Devia ter levado junto essa petralhada nojenta" e outras coisas que postam em cada lugar que vão. Como saiu o caso do avião que foi derrubado e todo mundo desejava que o Lula e a Dilma estivessem no avião.
Então, tipo, oi? Vem pagar de ofendidinho por um print fake, mas fala aos quatro ventos que também deseja a mortes dos outros? Eles não cansam de serem contraditórios?
Enfim, Lola, acho que deva processar, foi um crime que fizeram. Aposto que quando começar o processo, eles vão colocar o rabo entre as pernas e sumir como água no deserto.
Você é uma guerreira. Obrigada por suportar tanto em nome da nossa luta.

Kittsu disse...

No mesmo dia eu pesquisei no Google por palavras-chave envolvendo a polêmica e vi uns 5 portais de notícias divulgando isso. Hoje Já não tem mais. .. Que conveniente. eu deveria ter salvo todos, mas achei que eles não seriam tão voláteis assim. Infelizmente não tenho nada destes. A parte boa é que não estão mais divulgando, já é alguma coisa.

Nelia disse...

Lola, sei que está cansada de tanto ataque, mas procure encontrar tempo e motivação para processar todos esses criminosos. Quanto ao dinheiro para advogado sugiro que peça contribuições de seus leitores. Eu te ajudaria nessa causa com muito prazer. Houve uma campanha para ajudar o Miguel do Rosário do blog Cafézinho, houve a campanha para o Zé Dirceu. Foram bem sucedidas. Todos os blogs progressistas deveriam ter uma política de assinaturas para que seus leitores possam apoiá-los. As blogueiras feministas poderiam organizar uma rede de apoio em que parte de recursos de assinaturas de seus blogs iriam para um fundo de atuação advocatícia. Bom, apenas algumas idéias para que não tenham suas vozes caladas e lutas interrompidas.

Relicário disse...

Força Lola, passo por isso todos os dias, sou procuradora (que é um cargo político) em um município pequeno, sou petista, numa prefeitura petista...a luta é árdua e as ofensas e difamações não cessam. Qualquer dia te conto essa história, beijos e força sempre!

Ci disse...

Eu não gosto do Lula , com certeza ele faz parte da corja política, mas vou te dizer que todos que xingaram a Lola, diriam a mesma coisas da qual estavam indignados , se fosse o filho do Lula.

Anônimo disse...

Só eu que fico angustiada e triste qd acontece essas coisas?
Fico perplexa e estarrecida com tamanho ódio que sai dessa gente. Não entendo como conseguem produzir tanto sentimento ruim do nada.
Aliás, do nada não. Desconfio que é apenas medo de perder privilégios, de ser confrontado, de não poder mais abusar dos outros. Só pode ser isso pq então de onde vem essa raiva toda?
Impressionante que qt mais passa o tempo, mais a internet fica hostil e essa hostilidade toda mts vezes acaba indo do meio virtual pro real.
A coisa tá tão surreal que, eu por exemplo, fiquei com medo de andar por aí com roupa vermelha, pasmem! Adoro roupa dessa cor, mas a reaçada anda tão doida que vi alguns casos de gente sendo ameaçada na rua por tá vestindo vermelho. Mas pq? Pq simplesmente é a cor do pt e do comunismo. Nós mulheres já não temos liberdade de andar como queremos e agora não há mais liberdade pra usar a cor que quer.
E não só isso. Se você aparece explicando, por exemplo, as causas da miséria no Brasil, como se dá ou pq a redução da maioriade não vai resolver nada, te acusam de estar recebendo grana do pt!(é capaz até de alguns lunáticos acharem que a Lola foi paga pra escrever esse tuíte falso, não duvido nada) Tb te acusam, caso seja professor universitário federal(como se as estaduais não existissem) ou de geografia e história, de ser doutrinador marxista que quer junto com o pt implantar uma ditadura comunista aqui. Não é papo de maluco isso?
A educação brasileira como um todo é tão ruim que com esse incentivo feito por reaças a não respeitar mais ainda a figura do professor, que a tendência é piorar.
Comentei isso com minha mãe e ela respondeu que na época da ditadura, professores sofriam ameaças do governo. Agora professores sofrem ameaças da própria população! População essa ignorante, alienada, conservadora e cheia de ódio contra tudo e todos que lutam pelos mais necessitados, pelas minorias, enfim por quem luta por um mundo melhor.
A coisa tá mt feia mesmo!
Alguns professores meus universitários andam lamentando que estejamos retroagindo. Achei que era exagero deles, mas hoje vejo que não.
Neste caso, tá bem na cara que esse ataque todo surgiu pq a Lola é de esquerda e feminista, pois se não fosse ninguém estaria ligando. Pior, até endeusariam como fazem com a Sherazade por exemplo, que volta e meia aparece vomitando mil discursos de ódio.
E pra que tudo isso?

Asclê Junior disse...

Lola, processe um cara desses. Te garanto que depois de pagar uma boa grana pra você e pra Pitty, vai pensar duas vezes em fazer esse tipo de calhordice.

Infelizmente a arma desses reaças é a mentira, tal qual outras épocas sombrias que vivemos no Brasil.

Mila disse...

Se saiu em portais de notícia, a coisa é mais grave ainda. Criminosos criam acusações, manés compartilham sem ler ou ver se pode ser verdade e aí jornalistas divulgam isso sem apurar? Sem contatar o acusado?

Anônimo disse...

Lola, te adoro muito!

Processe esses caras! É uma droga que, além de passar por essa situação horrível, vc ainda tenha q ser a pessoa q vai esquentar a cabeça pra abrir um processo... mas não tem outra alternativa ne?

Anônimo disse...

As pessoas estão ficando loucas!

Anônimo disse...

Lola, eu não contribuiria com muito, mas gostaria de ajudar. Pode ser uma maneira.

Anônimo disse...

Fiquei sabendo dessa calúnia pelo twitter da Alessandra Siedschlag (@alesie) que retuitou a imagem e alguns minutos depois apagou.
Para minha surpresa, sem nem ao menos esclarecer que havia propagado por engano uma mentira... realmente é um lugar espinhoso, essa internet.
Força, Lola, isso só mostra que você tem muita razão em pegar no pesado, a gente tem muito que melhorar.

Livia Siqueira disse...

Lola, não sei se vc sabe ou se já disseram isso em algum comentário, mas apareceu um perfil seu no LinkedIn que, creio eu, é falso. Me adicionou esses dias.
Primeiro constava o nome Lola AronoWITCH, depois trocaram pelo seu sobrenome.

Anônimo disse...

Lola eu ganho 400 reais mas se precisar fazer arrecadação pro processo eu dou nem que seja 10 reais e com muito prazer. Essa gente sem carater tem que se ferrar mesmo

Anônimo disse...

Lola,

Fiquei mais tranquila por saber que você vai processar os criminosos e exigir desculpas e retratação.
Dá trabalho sim, mas saiba que você pode contar com muita gente nessas horas.
Muita, muita força e não desista, pois quem está contigo não desiste de você!

E obrigada por todo o bem que vc traz ao mundo e a mim! <3

Anônimo disse...

Sylvio pra fotógrafo da National Geographic

Danilo disse...

Lola, sou leitor assíduo do Blog e também espero que você processe o autor do tweet fake.

Óbvio que a decisão é sua, mas espero que processe, pois me incomoda demais esse artifício que pessoas mal caráter usam de espalhar hoax pra denegrir alguém.

Agora só pra constar: ainda existe imbecil que ache que REGULAMENTAR a mídia/internet seja sinônimo de censura?

Anônimo disse...

O mais incrivel desse feriado foi constatar o quanto eh dificil para alguem ter a chance de se defender de uma acusacao. Antes de qualquer chance de defesa o povo ja chega malhando e acreditando em tudo o que eh falado e repassado?...


Lola, todo o meu apoio. Estou no time das pessoas que jamais acreditou que vc faria isso.

Maria Valeria

Aninha disse...

Lola, eu entendo que vc queira explicar para as pessoas que não escreveu isso porque estava morrendo de raiva de ser caluniada.

Mas me deu a impressão que as pessoas se sentiam no direito de exigir explicações! "Como assim você tava sem internet?", "como assim você não tem celular e não fica 24h nos servindo?"

É muito, muito absurdo!

O nível do tuíte falso não chegou nem aos pés do que foi escrito depois. Algo do tipo: "pena wue morreu o filho ao invés do pai, que é um político que acho que está estragando SP" foi combatido com coisas do tipo: "vou te estraçalhar todinha", "quero te matar" e coisas piores.

Deprimente.

Fernando Oliveira disse...

Continue escrevendo, Lola, firme e forte. Existem milhares de pessoas inescrupulosas prontas para atacar você, mas, saiba que também há outras milhares que te seguem, leem, e te tem como inspiração. Força, sempre!

Beijos de Imperatriz-MA.

Leila disse...

A grosseria, a ignorância e sobretudo o ódio dessas pessoas me faz mal. Lastimo imensamente ter que dividir o mesmo mundo com tanta violência e atraso.
Beijo e muita força para você, Lola guerreira. Você é muito amada e admirada. Eles não passarão!

Conceição Lima disse...

Lola, que absurdo. Por favor, processe e conte a certa vitória aqui no blog.

Abraço apertado.

Gabriela disse...

Ai Lola, que situação! Não deixe barato, processe todos esses difamadores, especialmente o jornalista (ou o site) e os adm da página no facebook. Isso realmente não pode ficar assim! Pior de tudo é falarem que vão te denunciar na sua Universidade.

Vi alguns casos semelhantes ao seu acontecerem essa semana; gente sendo ameaçada e caluniada por causa de uma situação dessas! Acusam o outro de não respeitar o luto da família Alckmin, mas eles próprios não tem o menor respeito em relação a morte do filho do governador.

Como levar a sério essas pessoas que vão as ruas se manifestarem contra a corrupção, mas criam, reproduzem e disseminam essas mentiras?

Forte abraço e força!!!

Pablo disse...

Bem, peço desculpas por ter acreditado nessa história e questionado, o que contribuiu para a divulgação.

Anônimo disse...

Lola, quando puder dê uma olhadinha nisso aqui também. Ridículo o nível da página. Contra o feminismo ou contra feministas? Porque só o que vejo lá é comentário pedindo morte, estupro, tapa na cara de feminista. O feminismo pelo menos é mais evoluído, contra o machismo, não contra os homens. https://www.facebook.com/MulheresContraoFeminismo/posts/833482543411783

Fátima disse...

Ninguém aqui nunca se perguntou como a Lola consegue esses prints recentes desse chan dos tais ~mascus~? Justamente ela, que diz não manjar dessas coisas.

Patty Kirsche disse...

Eu sei que dá trabalho, mas acho que vc deveria processar pelo menos os grandões que te caluniaram. Porque esses caras precisam sofrer consequências por seus atos.

É tudo tão absurdo... Eu nem havia ouvido falar desse assunto, mas eu sei que vc jamais postaria uma mensagem como essa. Esse povo tem tesão de destruição e adora ter uma justificativa pra agredir.

lola aronovich disse...

Ué, eu aprendi a tirar printscreen no meu segundo ou terceiro mês de blog. Vc não sabe como é? Tem uma tecla, a PrtScr.
O dono do chan, o Marcelo, já me enviou o endereço do chan dele várias vezes. Ele QUER que eu acompanhe o chan, para ver as ameaças que eles me fazem. Se ele quisesse, podia me bloquear.

Mauricio disse...

Nada a ver com a polêmica, mas aquela foto do calango na falésia ficou shoow!

Si disse...

Lola não tem que explicar nada. Basta meua sinapse para compreender q os tuítes são fakes pq são incoerentez com a trajetória e ideologia dela. Dignidade falta em você, anonimo

Anônimo disse...

Força Lola!
Só queria que você soubesse que tem muita gente que te apoia, mesmo que isso não apareça em números no twitter ou em comentários no blog, etc. (não tenho twitter e não costumo comentar).

Obrigada pelo seu blog e seus textos maravilhosos que sempre abrem meus olhos e me tornaram uma mulher muito mais segura!

Raven Deschain disse...

Huashua. Ela não manja de manipulação de imagem, anta. Mas e precisa manipular fala de mascu? Eles realmente dizem aqueles absurdos.

donadio disse...

"Bem, peço desculpas por ter acreditado nessa história e questionado, o que contribuiu para a divulgação."

É.... conhece aquela do sujeito que espalhou uma porção de mentiras sobre um adversário político numa cidade do interior, e depois se arrependeu?

Se vc conhece, pode pular para o próximo parágrafo; senão, é o seguinte: o caluniador arrependido foi à igreja se confessar e contou tudo para o padre. O padre deu a seguinte penitência: comprar um travesseiro de penas, subir na torre da igreja, rasgar o travesseiro e espalhar as penas ao vento. O caluniador saiu satisfeito, achando a penitência leve. Quando voltou na semana seguinte, o padre perguntou se ele tinha feito como mandado, e depois deu a segunda parte da penitência: "pois agora pegue o travesseiro e encha de novo com as mesmas penas".

Ao trabalho, portanto, meu. Vá atrás e ajude a limpar a merda que você ajudou a espalhar.

E aproveite para aprender a não acreditar mais em mentiras óbvias. E coloque os blogues e tuiteiros que repercutiram essa asneira na sua lista de fontes inconfiáveis. Para não acontecer de novo.

André disse...

As advogadas poderiam me responder algumas questões? Nesse caso não caberia um processo por difamação E formação de quadrilha? Se ficar tipificada a formação de quadrilha a responsabilidade pelo processo ainda é da Lola ou passa para o MP?

Anônimo disse...

Sinto muito isso acontecer Lola. Estou chocada com o teor dos comentarios, sendo fake ou nao. Processa, nao deixa barato nao. Ragusa

Anônimo disse...

Lola, como você consegue viver diante de tantas ameaças? Como você consegue entrar numa sala de aula sem seguranças como escolta? Como você consegue deitar e dormir tendo convicção de que não jogarão uma bomba em sua casa?

Você é uma guerreira sem igual. Ao mesmo tempo que quero incentiva-la a continuar nessa árdua luta, tenho vontade de dizê-la para parar, é muito perigoso mesmo você estando certa.

Mantenha as Polícias Militar, Civil e Federal sempre informadas da sua situação, bem como avisando-os por onde irá andar, minha amiga. Como você bem sabe - e nós também -, há inúmeras pessoas (que provavelmente são deturpadas psicologicamente) querendo vê-la morta ou sofrendo. Não é uma situação fácil, bonita ou aceitável. Por favor, cuida-te.

Um forte abraço.

Renata Cristina disse...

Oii Lola!
Você tem feito a diferença na vida de tantas pessoas, e é por isso mesmo que surgem todos esses ataques. Só que isso é inadmissível, ninguém tem que aguentar perseguição e calúnias por todo o bem que semeia. Essa situação é terrível, e me sinto incomodada, porque queria fazer mais. Todo o meu apoio a você, que tanto tem contribuindo na construção de um outro mundo possível, aquele de que falava Rosa Luxemburgo: "Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres".
Foi lançado o site http://www.humanizaredes.gov.br/ da Secretaria de Direitos Humanos, tomara que seja o início de um trabalho mais efetivo no combate às violações aos direitos humanos na internet. Um abraço de esperanças e lutas!

Raquel disse...

Não sei como vc aguenta, Lola. Sério!
Ah, sei sim, porque graças a pessoas como vc eu conheci o feminismo. Força, irmã!

donadio disse...

Talvez esta página ajude:

http://www.humanizaredes.gov.br/

Nádia Santos disse...

Talvez isso ajude
http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/04/governo-lanca-acoes-para-combater-violacao-de-direitos-humanos-na-web.html
http://www.anoregpr.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=195:ata-notarial-pode-produzir-provas-de-crimes-praticados-na-internet&catid=45:noticias

Josiane Caetano disse...

Força Lola!!!! Força Lola!!!
Vc faz toda a diferença!

Anônimo disse...

Sei que cansa, mas é preciso processá-los. Todos esses anos voce deixando pra lá, e eles pararam? Não. Pelo jeito só aprendem se feder pro lado deles. E ainda atrairam gente que não aprendeu que na internet tem muito disso.

Gabi disse...

Força Lola! Que esses caluniadores nunca te calem! Você é uma inspiração para mim, me descobri feminista através do seu blog. Te adoro, te adimiro, te respeito demais!
E se soubesse que viria para Brasília tinha tentado ir te conhecer!!!
E espero que você processe esses babacas! É tanto ódio, ando com preguiça dessas redes sociais...

Unknown disse...

Lola, tu és o máximo! te admiro pra caramba!!!

Beijos!

Anônimo disse...

O Luciano Ayan não é libertário não, nem de longe.Ele mesmo fala que não é.
Pros libertários ele é só mais um lixo estatista.

lola aronovich disse...

Então ele é um reacinha genérico? Pra mim pouco importa. Ele é um mau caráter insignificante, mas está empenhado em me difamar e injuriar. E eu gostaria muito de processá-lo.

Anônimo disse...

Não sei o que é reaça genérico, mas ele defende guerras, terrorismo (feito pelos EUA) e imperialismo, então não é libertário de jeito nenhum.
É como o Rodrigo Constantino que entre os libertários é chamado pejorativamente de neoconsta (de neocon)

Ué Lola, você quer processar, processa então.Ele usar uma imagem falsa pra difamar é crime mesmo, aposto que um monte de gente ia te ajudar.

Alessandra Martins disse...

Cara Lola,infelizmente nesta nova era da informação e das tecnologias, qualquer pessoa pode ter seu e-mail, blog, facebook, twitter ou qualquer outra rede social pirateada, tendo seus conteúdos reproduzidos ilegalmente. Corre-se o risco de utilizarem nosso perfil virtual para manifestarem ideias como se fossem nossas. Acredito que o primeiro passo para libertar-nos da má intenção de outrem seria expor-nos cada vez menos, principalmente ao que se refere a assuntos polêmicos ou passíveis de discriminação. Quanto menos nos conhecerem, menos seremos atingidos pela maledicência alheia. Boa Sorte na sua jornada!