segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

CRUZEIRO PRA BEIRADA DO MUNDO

A tirinha acima é da sempre brilhante Laerte e foi publicada na Folha de hoje (clique para ampliar).
Decerto a cartunista se inspirou em matérias de alguns dias atrás sobre terraplanistas (pessoas que acreditam que a Terra é plana, tipo uma pizza ou panqueca gigante) que anunciaram que fretarão um cruzeiro no ano que vem para chegar à beira do nosso planeta. Eles creem que a beirada fica na "muralha de gelo" mais conhecida como Antártida.
Sei muito pouco sobre terraplanistas, fora que são todos malucos e devotos de teorias da conspiração (tipo que o ser humano nunca foi à lua, foi tudo armação da Nasa). Mas pelo que vejo, quase todos são reaças (tem terraplanista no Brasil que não seja olavette?). E são grupos que crescem à medida que a direita avança. Eles se aproveitam do obscurantismo corrente pra progredir.
Além de não acreditarem na gravidade, alguns terraplanistas creem que a Austrália não existe. O país de 24 milhões de pessoas seria apenas uma farsa para disfarçar que os criminosos que foram transferidos da Grã Bretanha para a Oceania na realidade morreram afogados, num dos maiores assassinatos em massa na história. Quem habita a Austrália hoje são meros robôs gerados por computadores. Sempre desconfiei! 
Olha, eu iria fácil num cruzeiro desses! Ainda mais se me permitissem escrever sobre as experiências depois. Sem que me processassem por eu contar as teorias dos lunáticos.

14 comentários:

titia disse...

Dividida entre me mijar de tanto rir e chorar até virar uma batatinha crisp. E desejando que a Terra realmente fosse plana, pra eu poder pular pela borda e não ter que viver num mundo tão BURRO!

João Paulo Ferreira de Assis disse...

Dois, titia, me inclua por favor. São burros, não há o que dizer. O interessante é que quem previu que os burros iriam governar tudo por serem maioria, foi um direitista, o Nelson Rodrigues, que era uma das maiores inteligências que o Brasil já teve.

Anônimo disse...

Por que vcs odeiam tanto o Olavo de Carvalho? As vezes ele me parece ser um bom cara.

Marina disse...

11:37, sacrifique 5 minutos da sua vida pra ler algum trecho de livro dele que vc vai entender.

Anônimo disse...

11:37, eu acho o Olavo um bom cara.
Eu era petista quase fanático, e foi esse homem que me fez mudar de ideia.

Só não gosto muito de algumas coisas nele, por exemplo os palavrões. Mas temos que entender que ele faz isso pra gente acordar.

Sobre a terra plana, nunca ouvi Olavo dizer que a terra é plana.

Emile disse...

Se eles chegarem na beirada do mundo, o navio cair e eles morrerem, esse fato vai ser considerado uma vitória pra eles?

donadio disse...

"Sobre a terra plana, nunca ouvi Olavo dizer que a terra é plana."

Ele não acha isso.

Ele acha que a Terra é o centro do Universo, ou, melhor ainda, que, como o Universo não tem centro, a ideia de que a Terra é o centro do Universo é tão válida quanto qualquer outra (para alguém que tem tanta raiva do pós-modernismo e do relativismo epistemológico, Olavo de Carvalho é bem relativista e pós-modernista).

Naturalmente, ele é um vigarista sofisticado, mestre na arte de dizer sem parecer que está dizendo. Aqui tem vai um tuíte onde ele defende a posição (ou falta de) dele:

https://twitter.com/odecarvalho/status/701574177753579520

Ou seja, segundo ele, só um gênio da astrofísica pode determinar se a Terra é o centro do Universo ou não; como ele não é esse gênio, então ele se dá o direito de considerar essa "teoria" tão válida quanto a teoria oposta, de que a Terra não é o centro do Universo...

Quando na verdade qualquer estudante de Física, ou mesmo um bom aluno de segundo grau, que entenda as leis de Newton, sabe que não são duas teorias equivalentes.

Anônimo disse...

Interessante o raciocínio do Olavo, mas é muito complexo pra mim. Isso é coisa para filósofos, astrônomos e astrólogos discutirem.

Vamos deixar os cientistas resolverem essa pica pra gente.

donadio disse...

"Interessante o raciocínio do Olavo, mas é muito complexo pra mim."

Não, não é um raciocínio interessante. E nem complexo.

É só falacioso.

E a falácia é fácil de ver.

Ele faz de conta que existem duas hipóteses: uma, a de que a Terra é o centro do Universo. E a outra, que não é. 50% pra cada lado! Você tem 50% de chances de acertar se escolher qualquer das hipóteses ao acaso!

Mas se fosse assim, você ganharia na Mega-sena semana sim, semana não: são duas hipóteses, ou você ganha ou você não ganha... 50% pra cada lado! Você tem 50% de chances de ficar milionário esta semana!

Mas como você é mais esperto do que isso, você sabe que existem bilhões de combinações possíveis na Mega-sena, e que cada apostador concorre com uma, ou umas poucas, combinações. Então a chance de não ganhar é consideravelmente maior do que a de ganhar. Como todo mundo que joga, ou que não joga, sabe muito bem.

E se a gente apela para o relativismo radical, à maneira do Olavo, então a gente deveria perceber que a chance da Terra ser o centro do Universo é bem menor do que 50%, por que a Terra é bem menor do que o Universo. Em outras palavras, o centro do Universo poderia ser a Lua, Saturno, Plutão, algum lugar em outra galáxia, uma poeirinha qualquer solta na imensidão do espaço... tem mais possibilidades, no fim das contas, do que a Mega-sena.

Pronto, aí você tem o grande filósofo reduzido ao que ele realmente é: um sofista de quinta categoria, que embaralha as coisas, não sei se por ignorância ou esperteza, ou por uma curiosa mistura de ambas, para se passar por pensador original.

Anônimo disse...

A pessoa tem que ser um idiota para dar valor aos argumentos de Olavo e CIA, o próprio Olavo ironizou lá no início da carreira dele a quantidade de seguidores imbecis que ele ia arregimentar, apesar de só falar sandices. Ele mesmo ironizou a situação.

Tristes trópicos

Anônimo disse...


Olavo de Carvalho
5 de dezembro de 2014 ·
Aparentemente, não tenho alunos nem leitores: tenho seguidores, devotos, fiéis, militantes e cultores idolátricos. Todos iletrados e de baixíssimo QI. Ninguém discute as minhas idéias nem me cobra explicações. Ninguém ousa sequer fazer perguntas. Todo mundo recorta o que eu escrevo, gruda na parede, decora e recita antes de dormir para ver se ganha na loteria.

Palavras do próprio Olavo no Facebook

Alan Alriga disse...

Eu estou em um grupo desses, quando eu entrei achei que era um grupo de humor, eu ria muito dos posts até descobrir que eles falavam sério. Vocês não tem idéia de como eu fiquei chocado com aquilo, em pleno 2018 pessoas achando que o mundo é plano (alguns falam que o mundo tem a forma de rosquinha).
Detalhe muitos odeiam o Olavo e o Bolsonaro por ele defender judeus e Israel, se o Olavo também defende isso eu não sei nunca li nada dele, mas esses terraplanistas que odeiam o Bolso são neo nazistas assumidos, nazi pardos pra falar a verdade.
Eles também culpam os judeus por fazerem o Mundo acreditar que todos vivem em uma "grande bola de lama giratória que rebola em volta de uma bola de fogo"
(╥﹏╥)

Anônimo disse...

Eu acho os terraplanistas umas antas,e não adianta vc coloca-los para assistir umas aulas com o Olavo, pois acho que nem mesmo ele conseguiria salva-los.

São casos perdidos, a terra não é plana.

titia disse...

João Paulo Ferreira de Assis tremo só de pensar em que outras previsões Nelson Rodrigues fez...