quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

SOU CONTRA O GOLPE NA VENEZUELA

Vou tentar falar um pouco sobre a crise na Venezuela, nosso país vizinho que nos últimos tempos deve ter ultrapassado Cuba nas famosas citações dos reaças ("Vai pra Venezuela!"). A Venezuela está sofrendo um golpe de estado neste momento e pode estar embarcando numa guerra.
Em 2002, quando Hugo Chavéz era presidente, houve um golpe patrocinado pelos EUA. Chávez foi detido por militares e o empresário oposicionista Carmona se autoproclamou presidente, que o governo americano reconheceu prontamente, lógico. Mas houve resistência popular e o golpe não deu certo. 47 horas mais tarde, Chavez era presidente de novo, para desespero do então presidente Bush Jr e da direita em todo o mundo.
Pichação em Caracas: "O povo
morre de fome"
Chavez morreu em 2013, e no ano seguinte o preço do petróleo despencou no mercado internacional, jogando a Venezuela numa longa crise. O sucessor chavista, Nicolas Maduro, não soube lidar bem nem com a recessão da economia, nem com os protestos, que prosseguiram nos anos seguintes. O PIB do país caiu, e a inflação explodiu. A escassez de alimentos fez com que 2,5 milhões de venezuelanos deixassem o país nos últimos anos.
Depois de uma Assembleia Constituinte rejeitada pela oposição e de seguidos adiamentos das eleições (que a oposição boicotou), Maduro foi reeleito em maio do ano passado para mais seis anos no poder. Ele tomou posse em 10 de janeiro, quase oito meses depois do pleito (que teve 54% de abstenção). Embora vários países não tenham reconhecido a vitória de Maduro, 94 delegações internacionais compareceram à posse -- mais que o dobro da posse de Bolso. 
Ontem o líder da oposição e presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, se declarou presidente interino do país. Foi imediatamente reconhecido pelos EUA (como disse um jornalista russo: "Se meia hora após um golpe os EUA declaram que ele é legal, não significa que eles apoiam. Significa que els organizaram"). Pouco depois, o Brasil de Bolsonaro também o reconheceu como novo presidente, assim como vários outros países. 
Rússia, China, Cuba, Turquia e Bolívia declararam apoio a Maduro. A União Europeia pediu o início imediato de "um processo político que leve a eleições livres e críveis", mas não reconheceu Guaidó presidente. México e Uruguai se colocaram à disposição para tentar encontrar uma solução para as tensões e contenção de uma escalada da violência. A ONU pediu "diálogo para evitar desastre".
Houve manifestações contra e a favor de Maduro por toda a Venezuela. O exército do país disse que continuará apoiando Maduro, que rompeu relações com os EUA e deu 72 horas para que diplomatas e representantes americanos deixassem a Venezuela. Os EUA, que não aceitam mais a autoridade de Maduro, se recusam a sair. 
Intervenções militares
dos EUA na América
Latina
Nas redes sociais, as três hashtags nos primeiros lugares dos trending topics eram #YankeeGoHome (ianques vão embora), #WeAreMaduro e #MeDeclaro (zoando de Guaidó se autoproclamar presidente). Portanto, não sabemos ainda se o golpe realmente irá vingar.
Sinceramente, não tenho apreço nenhum por Maduro. Mas tenho apreço ainda menor pela contínua política imperialista dos EUA, que se vê no direito divino de tratar a América Latina como seu quintal e intervir nos governos alheios. 
Quintal dos
Estados Unidos
Existe uma piada antiga sobre a "interferência" (eufemismo) dos EUA na América Latina. É assim: Por que não há golpe de Estado nos EUA? Porque lá não tem embaixada americana.
É simplesmente absurdo que, apoiado pelos EUA, um sujeito que não foi eleito se proclame presidente de uma nação. Seria como se Aécio Neves, que perdeu por uma margem pequena de Dilma em 2014 e nunca aceitou a derrota, se declarasse presidente do Brasil -- e os EUA acatassem a decisão. Ou seria como se o PT, agora em outubro último, não reconhecesse a eleição (vencida graças a fake news) de Bolso e decidisse que Haddad é o novo presidente do Brasil. Não é assim que as coisas funcionam! Isso é golpe dos mais rasteiros. 
Eu concordo com a nota divulgada pelo Psol: "O PSOL defende uma saída pacífica e constitucional para a crise da Venezuela, respeitando a soberania de seu povo e rechaça qualquer interferência estrangeira neste país irmão".
A Venezuela tem a maior reserva de petróleo no mundo, e é muito óbvio que o interesse dos EUA naquele país não tem nada de humanitário. 
Soa bonito falar que os EUA vão libertar o povo da Venezuela. Mas pô, gente, será que não aprendemos nada com a invasão americana no Iraque, sob as desculpa de que queria libertar a população? Hoje só alguém muito, muito limitado a ponto de chamar fascista de mito acredita que havia outro motivo para matar montes de iraquianos que não fosse petróleo.
Dizer isso significa que eu gostava de Saddam Hussein? Lógico que não. Assim como não defendo ditadores, tampouco defendo a postura imperialista dos EUA. O mesmo vale para Maduro e a Venezuela. Não gosto de Maduro, mas não pode ser a maior potência da história da humanidade que determina quem pode ou não ser presidente de um país (qualquer país).
Nesse quesito de querer dominar o resto do mundo e por seus interesses em primeiro lugar, não há muita diferença entre republicanos e democratas nos EUA. Reagan, Bush Sr., Clinton, Bush Jr, Obama, Trump (só pra citar os presidentes mais recentes) nem piscam antes de invadir outras nações. Mas com Trump há um agravante. Ele pode sofrer um impeachment. E não há nada melhor para distrair a população e tentar uma união nacional do que uma guerra.
Bolsonaro, que é o sonho molhado da política externa americana (imagina ter como presidente da maior nação da América Latina um cara que bate continência pra bandeira americana?), também corre risco de seu governo de extrema-direita naufragar diante das denúncias de corrupção e conexões com milícias. Pra ele a guerra contra a Venezuela também poderia ser um ótimo negócio. Resta saber se os militares que chancelam Bolso (este governo tem mais militares no poder do que o governo militar que tivemos durante a ditadura militar de 1964 a 1985) estão de acordo. O vice-presidente Mourão já disse que não.
Gostaria que todos tivessem o bom senso de concordar que guerras são terríveis. Eu não quero uma guerra na Venezuela. E nunca aceitarei que os EUA continuem mandando aqui. 

37 comentários:

Felipe Roberto Martins disse...

Penso que o mais triste é o quanto a População Venezuela está sofrendo, já faz tempo!

Os políticos (a maior parte) de qualquer linha ideológica - na Venezuela - deixaram de priorizar o Povo Venezuelano para priorizar apenas o Poder pelo poder..., o resultado: é o que se vê hoje na Venezuela.

Anônimo disse...

Lola, os venezuelanos estão passando fome. Precisamos mudar aquele governo o quanto antes.

Marina disse...

Ai Felipe, não sei. Não quero defender o Maduro de jeito nenhum, mas sabe, com td q está acontecendo aqui no Brasil, fica cada vez mais claro pra mim q a conciliação de classes é impossível. A elite não admite perder nem 1% de seus privilégios. A vitória da Dilma 2 já foi amplamente contestada pelo PSDB e no final deram um jeito de tirar ela na marra. Será q c o Haddad tivesse ganhado tbm não sofreríamos sanções econômicas a ponto de deixar todo mundo na merda e depois vinha uma "intervençãozinha" com apoio dos EUA?Não sei c é justo colocar o Maduro e essa oposição tosca, desonesta e violenta no mesmo patamar.

Anônimo disse...

"Os políticos (a maior parte) de qualquer linha ideológica - na Venezuela - deixaram de priorizar o Povo Venezuelano para priorizar apenas o Poder pelo poder..., o resultado"

Em que país eu já vi isso mesmo?

Ivan Onírico disse...

Se houvesse uma intervenção, não poderiam haver novas eleições? Seria o certo.

Anônimo disse...

Sim Ivan.. seria intervenção, colocar um presidente interino e eleições para as proximas semanas ou meses no máximo.

Eleição transparente com todo um acompanhamento internacional.

Anônimo disse...

Foi o próprio Maduro que deu um autogolpe ao prender a oposição, acabar com a separação de poderes, destruir a imprensa livre, reescrever a constituição de acordo com seus interesses e alienar a população que está muito mais preocupada em sobreviver. Uma hora isso teria consequências.

Anônimo disse...

O problema Venezuela é problema dos venezuelanos.

Não foram eles que elegeram Maduro? Então...

Somos livres para nossas escolhas, mas somos escravos das consequências.

donadio disse...

"Lola, os venezuelanos estão passando fome. Precisamos mudar aquele governo o quanto antes."

Por que, nós somos a palmatória do mundo?

Cão do Mato disse...

Maduro não é ditador. Ele está ditador. Afinal, não dá pra tratar a pão de ló uma oposição financiada por estrangeiros interessados em meter a mão no petróleo da Venezuela, né?

museusdomundo disse...

Buenas, como falou o professor Francisco Rocha no Jornal Record News hoje, os Estados Unidos não são uma democracia!!! lá não existem eleições diretas para presidente(O Trump perdeu por 3 milões de votos, mas foi eleito por causa do Colégio Eleitoral), onde nenhum partido de oposição pode eleger parlamentares ou executivos, somente os dois partidos únicos do 'establishment' têm esse direito e que intervém na política interna de todos os países do Terceiro Mundo impondo cruéis e sanguinárias ditaduras militares e guerras civis prolongadas(vide Vietnã, Oriente Médio, El Salvador) com certeza não é uma democracia!!!!!! É um regime semirepresentativo imperialista autoritário!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sergio Costa disse...

A democracia venezuelana foi enterrada pela ditadura chavista,em seguida Maduro deu continuidade ao seu legado despótico,inflamado pela busca obscura de poder.
O povo venezuelano não possui nenhum direito constitucional em sua plenitude,sendo apenas um objeto de servidão política-ideológica,entregue aos múltiplos meios de pobreza,opressão e dor.
Nesse cenário desumano e tratante uma intervenção estadunidense ou brasileira,com o intuito de restaurar à democracia e a dignidade do povo venezuelano deve ser considerada,tendo em vista um futuro processo eleitoral democrático e constitucionalista.

Rafael disse...

Maduro errou ao não dissolver o Congresso.

Marina disse...

19:46, sim o Maduro fez um monte de merda. Mas não podemos perder de foco q essas ações não surgiram do nada, no vácuo. O Supremo da Venezuela foi atacado por um helicóptero em 2017, o Maduro sofreu um atentado com drone ano passado enquanto discursava, diversos apoiadores foram mortos, inclusive políticos (procura Robert Serra no google, foi assassinado em 2014). Vc ficou sabendo de alguma coisa dessas pela grande imprensa?Provavelmente q não. A mídia só passa informações enviesadas, então precisamo tomar muito cuidado com nossas conclusões.

titia disse...

É realmente simples se você se dispor a pensar:

Maduro é uma bosta de presidente? Com certeza.

Isso justifica a intervenção americana atrás de roubar pretróleo? Não.

Justifica a vontade americana de se meter por lá e derrubar Maduro? Não. A Venezuela é um país soberano e qualquer intervenção visando manipular a política venezuelana em favor do capital internacional é uma agressão e uma violação ao território e à soberania venezuelanas. Não é porque o bananil aceita ser roubado e prostituído pra gringo que os outros países da américa latina tem que aceitar também.

É possível reprovar Maduro e TAMBÉM a política imperialista dos EUA? Com certeza. Só brasileiro crianção com mentalidade de fedelho em briga de clubinho acha que ser contra o imperialismo norte-americano é automaticamente sinônimo de apoiar Maduro. Não é. Cresçam que vai fazer sentido.

E aos idiotas cegos que veem nessa tragédia uma oportunidade do brasil sair bem na fita: VOCÊS ELEGERAM UM INCAPAZ MENTIROSO QUE SE PROMOVEU À BASE DE FAKE NEWS, CARALHO! De onde vocês imbecis tiraram que essa piada de mau gosto que é o brasil tem qualquer moral pra reclamar de Maduro, Chávez ou dar pitaco na política venezuelana? Vocês elegeram um ignorante escroto incapaz até mesmo de discursar por 15 minutos que censura as investigações de corrupção, é associado com milicianos, confessou com a própria boca ser corrupto pq não suportam ver pobre na universidade, tratar mulheres e LGBTs como gente ou acreditaram na porra da mamadeira de piroca! Parem de reclamar d Chávez, Maduro ou dar palpite na política venezuelana. Vcs são burros, machistas, mal intencionados e um zero à esquerda em política nacional e internacional. A única coisa que esse país de trouxas tem o direito de exigir é a morte.

titia disse...

Para quem precisa que soletre:

Assassino Econômico - John Perkins -- https://www.youtube.com/watch?v=vO8vPa_H71g&feature=youtu.be

Pra ver se assim as mulas finalmente entendem o que aconteceu nesse país e o que está acontecendo com a Venezuela.

Com a diferença de que os venezuelanos têm consciência do que está acontecendo e, ao contrário do Brasil, não pretendam arregaçar o próprio país pros EUA.

Anônimo disse...

Saindo um pouco da crise na Venezuela. Lamentável tb o que está acontecendo com o Jean, mas entendo a decisão dele de sair do Brasil.

Anônimo disse...

Essa briga Globo versus Bolsonaro está quentíssima.

Esperando aqui pra ver quem vai vender.

Anônimo disse...

Tomara que bozo continue negando dinheiro para a globo, pois assim os marinho jogam mais merda da máfia bozo no ventilador a conta gotas. Só não sei até que ponto valeria a pena afastar o bozo agora, claro que se aquele bozokid miliciano for mesmo o mandante do assassinato de Marielle, quero vê-lo na cadeia. Mas ao mesmo tempo temo um golpe do mourão, ele já ameaça golpe desde as eleições. Por mais que digam que pode haver eleições se houver impeachment antes de 2 anos de mandato, o mourão já mostrou que passa por cima da lei facilmente e que ele praticamente manda no bozo. O mourão assinou o decreto para manter sigilo informações de agregados de políticos. O mourão além de corruptos é manipulador, demagogo, acho ele perigoso. Não quero um maduro aqui, em sua versão extrema-direita. O bozo é patético, mas o mourão acho uma grande armadilha.

Anônimo disse...

Eu sabia que finalmente iria encontrar algo sobre a venezuela aqui, pq houve um golpe contra a esquerda que governa aquele país.
Quer dizer: sobre isso, vale a pena escrever (e eu tbm acho que valha, diga-se de passagem).
Mas quando Maduro estava seguro no poder e milhões de pessoas passando fome no país, aí o era silêncio total.
Vergonha da indignação seletiva.

Alícia

Anônimo disse...

"Isso justifica a intervenção americana atrás de roubar pretróleo? Não."

Vcs piraram. Os EUA e o resto do mundo estão CA-GAN-DO pro petróleo na venezuela faz uns cinco anos.
O petróleo não é mais moeda de chantagem de países pobres e anti democráticos desde que os EUA desenvolveram tecnologia para extrair ele de forma muito mais barata no próprio território. É por isso também que o pré-sal faliu.

Sério, atualiza aí, século XXI.

Alícia

Marina disse...

Alicia, PELO AMOR DAS DEUSAS, daonde vc tira suas informações amiga?
O EUA, ainda HOJE, mesmo com esse golpe q eles estão patrocinando, ainda assim permanecem comprando petróleo da Venezuela. E Venezuela é só o 5º maior exportador pros EUA, ou seja, tem outros 4 países que vendem pros EUA.
Vc pode ver nessa notícia, se souber ler na entrelinhas - https://noticias.r7.com/internacional/eua-consideram-impor-sancoes-sobre-petroleo-da-venezuela-23012019

Marina disse...

Ah sim, e só por VOCÊ NÃO VIU, não significa que a esquerda não criticou os erros de Maduro antes, oka?
Ò exemplos, alias, do Jean:
https://www.facebook.com/jean.wyllys/posts/a-esquerda-n%C3%A3o-pode-apoiar-maduroa-situa%C3%A7%C3%A3o-da-venezuela-%C3%A9-catastr%C3%B3fica-uma-verd/1505971782784157/
E mais outra - http://www.esquerdadiario.com.br/Qual-a-politica-para-a-esquerda-socialista-da-Venezuela

Sério, vc tah cada vez mais parecida com um bolsominion..Para que tah feio!

Anônimo disse...

ALÍCIA COXINHA, VOCÊ ACREDITA EM TUDO O QUE A GLOBO FALA NÉ QUERIDA?????? NÃO TÍNHAMOS NOTÍCIA SOBRE A VENEZUELA AQUI NO BLOG SIMPLESMENTE POR QUE A GLOBO EXAGERA TOTALMENTE A CRISE QUE ESTÁ TENDO LÁ!!!! ACHA QUE TEM MUITA GENTE PASSANDO FOME LÁ? SÉRIO QUE VOCÊ ACREDITA QUE TEM GENTE COMENDO CACHORRO LÁ? VOCÊ COMERIA????

O GOVERNO VENEZUELANDO REALMENTE ESTÁ PASSANDO POR UMA CRISE ( BEM MENOR DO QUE APARECE NA MIDIA ), MAS AGORA VOCÊ DIZER QUE OS EUA ESTÃO CAGANDO PARA O PETRÓLEO DA VENEZUELA AÍ É MUITA BURRICE!!!!!! ELES ESTÃO LOUCOS PELO PETRÓLEO DO MADURO!!! ESTÃO JÁ QUASE INVADINDO A VENEZUELA POR CAUSA DELE!!!! ELES ARTIFICIALMENTE ABAIXARAM O VALOR DO BARRIL DE PETROLEO NO MUNDO, REDUZINDO AS IMPORTAÇÕES E TAMBÉM VENDENDO O PETRÓLEO DELES A PREÇOS BAIXOS, COM O OBJETIVO DE QUEBRAR A VENEZUELA (MESMO QUE DEIXE MUITA GENTE MORRER DE FOME) E ASSIM TER DESCULPA PARA INVADI-LA E AÍ SIM ROUBAR TODAS AS GIGANTESCAS RESERVAS DE PETROLEO VENEZUELANO!!!!

E O PETRÓLEO É MOEDA DE TROCA SIM! E MUITO VALIOSA!!! OS PAÍSES MAIS POBRES DO MUNDO NA VERDADE DEVERIAM SER OS PAÍSES MAIS RICOS DO MUNDO, POIS ELES TEM AS MAIORES RESERVAS DE PETROLEOS E RECURSOS NATURAIS!!!!!

VOCÊ DIZ QUE O REGIME VENEZUELANO É ANTIDEMOCRÁTICO - MESMO TENDO SEMPRE ELEIÇÕES (!!!) - PORQUE NÃO FOI UM DOS SEUS QUE VENCEU A ELEIÇÃO, NÉ???

Anônimo disse...

Membro da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) desde sua fundação, a Venezuela tem a maior reserva comprovada do mundo de petróleo bruto (300 bilhões de barris). E, no último mês, vendeu 454 mil barris por dia aos Estados Unidos, segundo a Administração de Informação Energética dos Estados Unidos.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/06/13/apesar-das-sancoes-por-que-os-eua-ainda-compram-petroleo-da-venezuela.htm?cmpid=copiaecola

Sergio Costa disse...

Notadamente todos reconhecem os artifícios políticos e econômicos dos estadunidenses,no entanto nenhum instrumento de ordem social-ideológica política ou econômica é capaz de justificar uma ditadura brutal.
Não se pode partilhar um apoio indireto ao despotismo do louco ditador Maduro, em razão do combate ao imperialismo estadunidense, uma vez que enquanto milhares discutem ideologia os venezuelanos seguem rumo aos horizontes da morte,fome e violência.
A liberdade não deve ser negociada no atual cenário gravame,devendo ser imediatamente reconquistada pelo povo venezuelano. O estado brasileiro em conjunto com o estadunidense precisa reestabelecer os alicerces da democracia, por meio de um novo sufrágio democrático presidencial,após às intervenções.

Anônimo disse...

Pra mim essa Alícia é pseudônimo,parece mesmo é um dos mascus que ficam idiotando por aqui. Dá pra perceber pela construção das frases e pela insistência nos mesmos temas. Troll ridículo coitado

Anônimo disse...

O MADURO NÃO É UM PRESIDENTE TÃO BOM QUANTO CHÁVEZ, MAS ELE E TAMBÉM UM ÓTIMO PRESIDENTE,O QUE VOCÊS FARIAM SE OS ESTADOS UNIDOS ESTIVESSEM DOIDINHOS PARA ROUBAR SEU PETRÓLEO????

O POVO DA VENEZUELA ESTÁ BEM, NÃO ESTÃO COM DINHEIRO SOBRANDO, MAS GRAÇAS AO SOCIALISMO ELES NÃO ESTÃO PASSANDO POR NECESSIDADES, POIS TODOS LÁ SÃO VERDADEIRAMENTE IGUAIS, COISA QUE NÃO TEMOS NOS EUA: OU MUITO RICOS OU MUITO MISERÁVEIS.

O PETRÓLEO AMERICANO ESTÁ AOS POUCOS ACABANDO, POR ISSO ELES PRECISAM CONSEGUIR DE OUTROS LUGARES,E E AÍ QUE ENTRA A COITADA DA VENEZUELA! ACORDEM!!!!

E QUANDO ELES ACABAREM COM O PETRÓLEO DA VENEZUELA, ELES VIRÃO ATRÁS DO PETRÓLEO DO PRE-SAL, ACORDEM JUMENTOS!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

"O PETRÓLEO AMERICANO ESTÁ AOS POUCOS ACABANDO, POR ISSO ELES PRECISAM CONSEGUIR DE OUTROS LUGARES,E E AÍ QUE ENTRA A COITADA DA VENEZUELA! ACORDEM!!!!" (sic)

Enquanto o mundo girar esse sujeito nunca deixará de ser tonto.

A produção de petróleo dos EUA esta é aumentando. Estão tirando petróleo (fracking) do xisto, a chamada "Revolução do Xisto". Só esse excesso de produção fez o preço cair em 2013.

E para azar da OPEP, os EUA tem a maior reserva de petróleo do xisto do mundo.



Anônimo disse...

Gostei dos argumentos sarteriano:

Crise do preço do petróleo e o imperialismo americano.

Nosso inferno é sempre os outros (Sartre)

Anônimo disse...

21:31, 21:34:
É MUITO FÁCIL COLOCAR A CULPA NO LÍDER POPULAR DE UM PAÍS POBRE E PEQUENO, NÉ? SE EXISTE UM PROBLEMA COMPLEXO, POR QUE NÃO SIMPLIFICAR? COLOQUEM A CULPA NO PRESIDENTE POPULAR EX-COBRADOR DE ÔNIBUS, DE ORIGEM HUMILDE E PRONTO! PROBLEMA RESOLVIDO! OS RICOS VÃO NOS SALVAR, AFINAL DE CONTAS ELES NÃO TEM INTERESSE FINANCEIRO NENHUM NO PETRÓLEO DA VENEZUELA! ELES FICARAM RICOS POR QUE GANHARAM NA LOTERIA, NÃO ROUBARAM E NÃO SÃO GANANCIOSOS!! TA SERTO!!!

É BOM MESMO CULPARMOS LOGO O MADURO, ASSIM NUNCA TEREMOS PROBLEMA DE POR ACASO ENCONTRARMOS PESSOAS HUMILDES E POBRES DENTRO DE UM AVIÃO NUMA VIAGEM QUE FAÇA ESCALA EM CARACAS POR EXEMPLO. SÓ ENCONTRAREMOS GENTE RICA E BONITA, POIS AS POBRES JÁ TERÃO MORRIDO OU ESTARÃO MISERÁVEIS HA MUITO TEMPO!!!!

OS ESTADOS UNIDOS ESTÃO DE OLHO NESSAS RESERVAS DE PETRÓLEO, QUEREM EXPLORAR BARATO E DEPOIS VENDER CARO. Vou parar de escrever em maiúsculas para não passar raiva mais, os EUA invadiram o Iraque, e aí? não fizemos nada, ficamos quieto... depois invadem a Venezuela e quanto a nós aqui?? não vamos ajudar Maduro, claro, não é com a gente né? Só que aí eles invadem nosso pre-sal, e aí? como ficamos?

Irã, Iraque, Arábia Saudita, fiquem espertos vocês também!!!!!!!
Se vocês acham que está tudo bem com o Brasil, simplesmente leiam essa história: http://www.unifort.com.br/modules/news/article.php?storyid=115

titia disse...

23:54 a situação é mais deprimente porque eles não vão nem precisar invadir, o Brasil como bom lambe-botas vai arregaçar o rabo pros EUA e dar de mão beijada o pré-sal, a Amazônia e o Aquífero Guarani.

E esquece a Alícia. Ela sempre foi que nem o brasileiro médio, do tipo que até faz discurso a favor do direito alheio mas só aceita "mudanças" que não afetem os seus privilégios. É funcionária pública e defende neoliberalismo no rabo alheio. Esse tipo só aprende quando a mandioca dói no dela, exatamente como os imbecis que elegeram o nazipalhaço.

"Ain xisto, ain maior reserva, ain fracking". Vocês ainda não entenderam, não é? Em 2011 o consumo estadunidense de petróleo chegava a 18,8 milhões de barris POR DIA e agora está ainda maior. Reduzir importações não é sinônimo de não precisar mais delas. Fazer o processamento do xisto sai mais caro do que simplesmente extrair o petróleo já naturalmente processado, e claro que megaempresário do petróleo não vai querer pagar mais caro. Vai se juntar ao governo sujo e violento para assassinar economicamente países com grandes reservas e roubar todos os recursos - afinal, o que sai mais barato para o megaempresário, pagar um preço justo ou roubar?

Vê, é por causa dessa burrice que o brasileiro tinha que ser extinto. Feliz que já comecei a fazer a minha parte não tendo filhos nem doando sangue ou órgãos.

Anônimo disse...

Essa porra é troll, não é possível

Anônimo disse...

OBRIGADA, TITIA!!!

Me senti honrada com sua menção ao meu comentário.

Você é 10. Gosto de você porque você não alivia com esses mascus.

titia disse...

Ah, obrigada, 15:33. Você faz comentários ótimos e eu também gosto muito de como você esfrega verdades na cara desse povo insuportável, ignorante e mal intencionado. Às vezes eu me canso tanto que só mando se foder mesmo, admiro muito sua disposição pra mostrar as coisas como são para esses idiotas por mais besteira que eles falem.

Anônimo disse...

Eu e a titia lacramos este tópico.
Sugiro que outras feministas não se calem também e destruam esses mascus sem dó... Não se preocupem, se eles exagerarem, a Lola exclui o post.

Meninas, não desanimem: esse desgoverno não vai durar muito.

Anônimo disse...

Não fica se fazendo de bobo e jogando shades não viu seu mascu das 15:48, a Lola faz muito bem em não postar e/ ou excluir posts agressivos, doentes e inúteis como o dos mascus que ficam sempre idiotando por aqui.

É engraçado pq esses inúteis nunca vão embora, a falta do que fazer é muita