domingo, 24 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA, DE NOVO

Quinta à noite tive uma enorme surpresa. Fui convidada pra jantar na casa da Hilma e do Igor, dois físicos e professores da UFC que conheci durante a minha posse, faz um ano. Hilma tomou posse na mesma cerimônia que eu, e de vez em quando nos cruzamos nos eventos de estágio probatório. Com o Igor eu costumo falar mais via Twitter. Enfim, os dois são muito queridos e acompanham o blog, e já vínhamos querendo nos encontrar faz tempo, mas nunca dá, porque professor universitário não tem fim de semana livre. Aproveitamos o feriado prolongado e marcamos pra quinta à noite. Chegando lá, uma das primeiras coisas que vemos é uma linda cesta cheia de barras de chocolate. Presente de quem? Da minha leitora fiel Aiaiai! A Ai eu conheci alguns meses atrás, quando ela esteve de passagem por Fortaleza e aproveitou pra me visitar. Agora eu, o maridão, a Hilma e o Igor sabemos o nome da lindona por trás do pseudônimo! Bom, a Ai, muito ardilosa, viu que o Igor é daqui e encomendou a compra da cesta com ele. E os chocolates chegaram até mim e estão devidamente sendo devorados. Muitíssimo obrigada, gente! Vocês são uns amores (só não estou saltitante de felicidade na foto porque ela foi tirada à uma da manhã).
(Isso eu escrevi antes de quinta:) Eu sou adepta das barras de chocolate. Ovos de páscoa não entram aqui faz tempo, pois estão caros demais. Vi no supermercado um dia desses que um ovo que eu costumava ganhar do meu pai, de uma marca conhecida, com meio quilo, custa 50 reais. É ridículo. Uma barra de chocolate de 170 gramas ainda pode ser encontrada por quatro reais ou menos. Ou seja, a mesma quantidade de chocolate do ovo ficaria por no máximo R$ 12, se é que eu sei fazer contas de cabeça. Então por que pagar quatro vezes mais? Certo, a embalagem é bonita (embora ecologicamente incorreta ― pense quanto papel e plástico foi usado pra embrulhar aquele ovinho, e quanto tempo o material levará para se decompor). A consistência do ovo talvez seja um pouco mais gostosa (ou talvez seja psicológico). E ele é redondo, ou melhor, oval. Mas nada disso justifica pagar um preço tão abusivo.
Eu sempre fico na dúvida se o preço dos ovos aumentou tanto nas últimas décadas ou se minha família que era rica nos anos 80. Sim, porque meu amado pai (ironicamente morto de ataque cardíaco bem no domingo de páscoa, dezoito anos atrás) dava três ovos desses de 500 gramas cada ― a gente comemorava uma semana inteira de páscoa ― pra mim e pros meus dois irmãos. Imagina só, ele gastava R$ 450 num feriado? Não pode ser, não pode ser.
Ok, este post tá tão atrasado que a esta altura todo mundo já comemorou a páscoa. Mas aceite meus desejo
s de feliz páscoa, com muito chocolate. Só posso agradecer pelo carinho das pessoas e leitor@s que importam: vocês me fazem ter vontade de tocar o blog. Já os trolls... Ao lado tem um coelhinho pra eles. Tradução: "Vá embora e morra agora".

12 comentários:

Phoenix disse...

Feliz Páscoa, Lola!
Aproveite seus deliciosos chocolates (ai ai ai digo eu, uma hora dessas kkkkk)
Nessa páscoa ganhei um unico ovo e não dei nenhum justamente pq estão um absurdo de caros!
Comprei aquela barra de 1kg da nestlé para derreter, saiu por 13,00 dinheiros e agora irei fazer alguma iguaria, quem sabe um pavê inspirado no seu! kkkkk
Bjs!!! Bom domingo

P.S.: triste o dado do seu pai... mas a vida é isso, ciclos.

L. Archilla disse...

Hershey é meu chocolate preferido! Mais especificamente aquele ao leite com cookies, hmmm!

E vc é das minhas, tb não compra ovo! Aqui a gente só compra barra há anos. Quando dá muita vontade a gente derrete e faz ovo; é, tipo, absurdamente mais barato. Eu acho o preço do ovo um abuso, realmente não entendo o que leva um adulto a comprar um que não seja pra presentear uma criança. E olha que eu nem tinha me atentado pra questão da embalagem!

Ah, e ficou mais caro com o passar dos anos, sim. Quando eu era criança a gente passava uns apuros financeiros, mas sempre tinha ovo pra todo mundo.

Priscila disse...

Aqui onde moro (Suíça) nunca vi um único ovo de páscoa que não fosse um daqueles bem miudinhos que se compra a granel. O pessoal costuma presentear com coelhos de chocolate. Ganhei um coelhinho de uns 10cm de altura e já tá de muito bom tamanho! :) Aqui, parece-me que a Páscoa não virou um Natal. Ainda.

No Brasil, em contrapartida, parece que qualquer coisa vira motivo pra incentivar o consumismo... :(

A propósito, Feliz Páscoa pra todo mundo!

Gabriele disse...

Feliz Páscoa :)

Anônimo disse...

Aiaiai, nada como ser ignorante e/ou desatenta... vi o cuti-cuti do coelhinho e logo li: "corra sozinha e morra agora"! kkkkkk... (fiquei chocada, pq eu adoro caminhar sozinha! rsrsrs)

Lola, este teu blog é um desbunde, como diriam os cariocas! Entrarei para o rol dos assíduos compulsivos. ;D

Beijos,
Olhar
P.S.: por um meríssimo acaso uma amiga comentou sobre seu blog, entusiasmada, bem no dia em que eu o conheci...

Anônimo disse...

Ainda dá tempo: Feliz Páscoa!!! Coelhos e chocolates pra todos. Ótima semana pra blogueira e seus leitores.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Jéssica disse...

Péssima Páscoa para mim... Briguei feio com os meus pais porque a minha mãe pisou na bola e preferiu fazer uma briga gigantesca a pedir desculpas.

E escuto ela falando, mais tarde: "É um absurdo uma mãe pedir desculpas a um filho!" Com o meu pai apoiando.

Independência financeira, venha logo.

Considerando o clima pesado na minha casa e que essa semana é o meu aniversário, começo a sentir raiva das datas comemorativas que me "obrigam" a sorrir...

m. disse...

lola, minha mae me chamou pra ver uma coisa no quarto dela hj, mas esqueci de prestar atencao em que canal era....enfim, tinha um nutricionista falando dos males de exagerar no chocolate, etcetc, essas coisas todas de pascoa...ai ele disse uma hora que como nao tem lei que regulamenta o nivel de cacau q deve ser colocado nos chocolates, tem muito ovo de pascoa, principalmente esses pra crianca, q eh pura gordura e acucar sem nada de cacau....eca! melhor ficarmos so nas barrinhas msm. beijos.

Jiquilin disse...

Adoro me expressar com esses tipos de clichês:

"Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos, e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida, esses são os imprescindíveis" (Brecht).

Por isso que eu acho que seu blog não deve morrer. Lute todos os dias, vc é imprescindivel pra gente.

bjus...

Anunciação disse...

Obrigada e feliz páscoa pra você também.E se quiser continuar a comemoração,lembro que a páscoa católica termina em 16 de julho.

Hamanndah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.