terça-feira, 5 de janeiro de 2010

RECEIO E INDEFINIÇÃO

Gente boa, estou tão preocupada com tudo. Detesto indefinições, gosto de coisas minimamente planejadas, e não é legal começar 2010 sem saber de nada do que vai acontecer. As vagas da UFC ainda não foram liberadas. Liguei pro RH ontem (ligo toda semana); nada ainda. Há outros cem professores de várias áreas aguardando a liberação das vagas só na UFC. Por outro lado, o departamento de Línguas Estrangeiras já me enviou o calendário, e as aulas têm início no dia 18 de fevereiro (daqui a um mês e meio!). Todo mundo com quem eu falo diz que não existe a menor chance d'a gente não ser chamada. Mas sinceramente? Não há garantia alguma que seremos. Eu acho, sim, que tudo vai se resolver em cima da hora. Que as vagas sairão este mês, e a cerimônia de posse acontecerá em fevereiro. Mas e se não acontecer? A casa aqui em Joinville continua à venda (a nova imobiliária parece ser tão “eficiente” quanto a anterior). O maridão, minha mãe e os gatos já estão com passagens aéreas compradas pro dia 3 de fevereiro. O que quer dizer que euzinha aqui preciso chegar a Fortaleza antes dessa data e alugar uma casa. Não tenho nem passagem ainda. Enquanto isso, os exames médicos vão vencendo. Descobri só agora que o prazo de validade é de três meses. Ou seja, todos aqueles que fiz em setembro (achando que seríamos chamados em novembro) deverão ser refeitos. Mais dinheiro pra gastar. Hoje vou fazer uma consulta particular com um neurologista e passar por aquele negócio todo de coleta de sangue e urina de novo. 100 reais da consulta social do neurologista, 70 da coleta. Saco.
Aí tem o drama da mudança em si. Fizemos vários orçamentos com transportadoras de todo o país, e o preço para meio caminhão (o que nossa mudança ocuparia, que na verdade engloba montes de coisas da minha mãe) varia entre R$ 6,200 e — pasmem — 20 mil. Até agora a mais em conta é uma transportadora de Belo Horizonte. Ontem ela ligou pra cá perguntando se já não poderiam coletar os pertences na semana que vem, dia 13 ou 14. Leva até trinta dias pra entregar no lugar de destino. E eu tive de dizer que ainda não tenho um endereço em Fortaleza.
E aí, a gente despacha a tralha, viaja pra Fortaleza, aluga uma casa lá, e, quem sabe, até vende a nossa casa e o nosso carro aqui, sem ter nada definido na UFC? Ou a gente permanece aqui sem se mexer até ser chamada? E, caso não seja chamada, fique aqui em Joinville como se nada tivesse acontecido?
O problema todo é que o momento de tomar uma decisão, seja de se mudar ou de ficar, é agora. Conversei com o maridão e decidimos ir de qualquer jeito. Se a UFC não me contratar, a gente fica lá de todo modo, na luta. A probabilidade aponta que a UFC vai contratar. Mas, se não, voltar pra cá não é uma opção. A mudança em si é muito cara. Entre passagens pra gente, pros gatinhos, e o transporte pra carga toda, o negócio deve ficar em 8 mil reais. É grana demais pra voltar pro sul do país. É o tipo de mudança que se faz uma ou duas vezes na vida, e já tá de bom tamanho.
Só sei que essa indefinição toda está me deixando com insônia. Já tem uns dez dias que durmo estupidamente mal, de só conseguir pegar no sono depois das cinco da manhã, pra acordar às 10. Horrível. E eu nunca tive insônia (óbvio que uma das causas é o aparecimento, e eventual morte, de três baratas no meu quarto. Vou falar mais sobre isso num outro post, se vocês tiverem estômago. Preparem-se. Sejam fortes).
Ok. Vou comprar a passagem, só de ida, pro dia 26. Deve dar tempo de chegar em Fortaleza, ver umas casas pra alugar, e optar por alguma. Uma das dúvidas é: e se a posse for marcada pra antes do dia 26? Pra mudar a passagem (que custou 489 de Joinville pra Fortaleza, pela Gol) é caro. Mas pô, minha preocupação é se vai ter posse, não quando . E se a nomeação ainda não saiu, duvido que a posse seja em janeiro. Agora preciso acertar a mudança. Se a tralha toda sair de Joinville no dia 13 ou 14, a transportadora baixa o preço pra 6 mil, ao invés de 6,200. Vale a pena essa poupança de 200 reais pela diferença de uma semana? Eu e o maridão vamos deixar um monte de móveis e eletros pra trás, incluindo fogão, geladeira e colchão. Portanto, nossa casa permanecerá perfeitamente habitável. Mas a da minha mãe vai ficar vazia. Ela vai ter que segurar as pontas.
Ai ai. Chega logo, março!

Gente, vocês só têm mais algumas horas pra votar no concurso de blogueiras. Leiam os post e votem! Publico o resultado na quinta. Pra amanhã quero escrever sobre Lula, o Filho do Brasil.

34 comentários:

=draupadi= disse...

Lola, se fosse euzinha, só levaria a tralha (incluindo aí o maridão, etc) depois de ter resolvido minimamente as coisas por lá. Ou seja, iria sozinha, e só depois da nomeação chamaria o esquadrão da morte para a batalha...

Lord Anderson disse...

Mas que merda hein Lola?

Quer dizer, vc ja fez toda a sua parte, ja ta mais que disposta e fica presa dependendo de decisões burocraticas.

Uma droga mesmo.

Não podemos fazer muito ,mas pode acreditar que estamos torcendo por vc.

Shoujofan disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Shoujofan disse...

Lola, espero que tudo desenrole. Minha experiência com a burocracia é a pior possível, então, não vou escrever que tudo vai dar certo. Fique de olho e esteja preparada para correr, porque, enfim, estamos em um momento decisivo no que concerne aos concursos para professores nas federais. E, efetivamente, tudo pode acontecer.

Boa sorte! E tente se acolmar.

Kyhetha disse...

Essa coisa de indecisão é uma merda. Escrevi um post sobre isso (porque também anda acontecendo comigo! http://notasamadoras.blogspot.com/2009/12/ano-novo-vida-incerta.html):
Agora o resultado de uma faculdade sai dia 20; tenho prova de outra daqui a 5 dias; UFMT só depois que sair resultado do enem, porque a UFMT 'integrou o vestibular ao enem'. Aí quero ver a correria, porque enem só vai divulgar resultado dia 5 de fevereiro - acho, e daí tem aquela coisa toda de escolher 5 cursos e depois sair a 1º lista de aprovados. E ainda tem os dias de matrícula que é uma baderneira na UFMT, trotes e aquela encrenca toda. E tem as 2º, 3ºs chamadas ainda! Aí me pergunto: COMO tudo isso vai acontecer em menos de 3 semanas? Sim, porque tem carnaval ainda, e tudo que é público pára! E as aulas começam em março! Ou será que todos vamos começar o ano letivo no segundo semestre?

E o pior: e SE eu não passar nessa merda e nem na UNEMAT e nem ganhar a bolsa de estudos (prova dia 10, torça por mim!) e nem nada? Tô perdida! HAHA

Desabafos a parte, concordo com quem disse que iria primeiro para Fortaleza primeiro resolver as coisas para depois me mudar. Sai mais em conta do que depois ter uma frustração, mudar para um lugar onde não teria o emprego que esperava e tal.
:)

Deh disse...

Lola, aqui estou assim também, de férias do trabalho e esperando o pessoal da USP-Bauru dar sinal de vida. Preciso achar uma casa e escola pro meu filho lá. É a 200km daqui, o que torna tudo infinitamente mais fácil do que no caso de vcs. Mas tô ansiosa. E com tudo parado, suspenso. Um saco, isso.

Tina Lopes disse...

Lola, relaxa de alugar casa e mudar já: espera chamar, daí vai e fica num hotelzinho ou pensão baratos, por um tempo - um mês, dois, que seja. Depois que já tiver assumido as aulas, procura casa com certa calma e in loco. Mamacita e maridão adiam a viagem e só vão com tudo acertado. É melhor do que resolver tudo com excessiva pressa. Aproveita a consulta com o neurologista e pede um remedinho pra diminuir a ansiedade! (brincadeira/ não, pensando bem, pede sim). Bjk!

Alexandre disse...

Oi Lola, também passei num concurso da UFC e estou esperando ser chamado. Pelo que estou sabendo, as contratações vão sair, não há perigo de não sair. E pelo que ando ouvindo, elas devem estar próximas de sair.

Na minha opinião (é apenas um palpite), acho que eles não querem dar as autorizações muito antes de começarem as aulas para os novos professores não ficarem ganhando "sem trabalhar".

É isso. beijos e boa sorte

Alexandre

Vitor disse...

Eu adoro sua capacidade de transformar o blog em divã! Se todo mundo tivesse tanta facilidade assim de se abrir acho que haveria menos gente perturbada nesse mundo.

Luna Claire disse...

Adorei o Blog.
Muito interessante além de inteligente.

Beijos

lola aronovich disse...

Draupadi/Debora, pois é, mas acontece que se a gente não tomar uma decisão agora, isso vai afetar toda a nossa vida em Joinville durante o primeiro semestre. Uma droga...


Lord, nem fala. Obrigada pela torcida e pela solidariedade!

lola aronovich disse...

Shoujo Valéria, acho que vai sair sim, e que vai ser tudo de última hora. Eles têm que contratar, porque ampliaram os cursos e os vestibulares, e dependem de novos professores. Além do mais, o governo Lula tem investido um monte nas universidades. Não vai ser agora, bem em ano eleitoral, que ele não vai preencher as vagas dos concursos. E depois de abril o governo não pode contratar mais ninguém, não é isso?


Kyhetha, putz, essa confusão de datas e resultados de vestibular e Enem deve ser uma droga mesmo! Eu lembro quando eu fui fazer vestibular no meio do ano e estava indecisa entre propaganda na Escola Superior de Prop e Mkt ou na Faap. E ambas tinham vestibular na mesma data! Ah, nem preciso forçar muito a memória. Em julho último apareceu o edital pra TRÊS concursos diferentes. Dois eram na mesma data... Bom, querida, espero que vc passem em TODOS. Acho que sou pé quente nesse negócio de vestibular, porque volta e meia aparece alguma leitora dizendo que passou bem naquilo que queria. Dê notícias, tá?

lola aronovich disse...

Deh, então? Isso de férias é um saco! Pra quem tá de férias tudo bem, é ótimo e merecido. Mas pra quem depende do trabalho de alguém pra planejar a vida, é uma droga. Bom, justiça seja feita, o RH da UFC não entrou de férias. Só não trabalhou no dia 24 e 25/12 e no dia 31/12 e 1/1. Nos outros dias, o pessoal tá lá, firme e forte. Eu tento me lembrar que TODO MUNDO passa por isso. Mas olha só que chique, seu filho indo morar longe... Vc deve estar bem ansiosa mesmo, né?


Tininha, ha ha, remédio pra diminuir a ansiedade eu deveria ter aceitado do psiquiatra bonitão, isso sim! Esse neurologista de hoje só vai me bater com martelinho. Tomara que meus instintos não estejam muito devagar por causa da insônia... Sabe, hoje recebi email de uma amiga fofa que leu o blog e disse que eu dizer que gosto de coisas planejadas com um mínimo de antecedência é um understatement. Que eu gosto de tudo muuuuuito bem planejado. É que essa deve ser a maior mudança da minha vida. Ah, também recebi outro email de uma leitora querida de Fortaleza dizendo que posso contar com ela pro que der e vier. O pessoal é um amor. Todas vcs!

lola aronovich disse...

Alexandre, vc é o marido da Gadelha? Super obrigada pelo seu comentário tranquilizador. É, eu tb acho que as contratações vão sair, mas pô, precisa demorar tanto? Ou pelo menos que digam: vão sair, mas não venham pra cá antes de fevereiro, sei lá. E aí, como vc tá fazendo com a bateria de exames médicos? Isso me deixa muito ansiosa. Odeio ter que jogar dinheiro fora refazendo exames! Vc é o que tem uma livraria super badalada perto da UFC?


Vitor, é isso aí, meu blog, meu divã. Se dependesse de mim, as psicólogas passariam fome! Opa, desculpa, Lauren, foi mal aí!


Luna, obrigada, apareça sempre!

Lord Anderson disse...

Não há de que Lola, toda a solidariedade para uma companheira da Irmandade dos Chocolatras Nada Anonimos.

Alias pq vc não aproveita e exige que o CM lhe presentei com mais alguns chocolates?

Diga que é para combater a ansiedade.

Junior disse...

Bom Lola, o melhor a fazer mesmo é esperar, não mandar nada pra lá, quando você for chamada vai sozinha, e aos poucos vai se acomodando lá. Depois que tiver escolhido um lugar, gasta essa fortuna e leva a mudança, marido, mães, gatos, etc... É a forma menos traumática de se fazer isso.

Roberta Sá disse...

Ai Lola, é horrível depender dos outros, né?

Deh disse...

Nãão, meu filho é miudinho, tem nem 3 anos, vai comigo e com Digníssimo Consorte pra Sandwich City. :) Mas precisa ir de escolinha acertada, o pai vai ficar uns dias de férias e acompanha a adaptação.

Eu vou ficar é muito frustrada se demorarem pra chamar e eu tiver que aparecer pra atribuição de aulas de 2010 na escola. Mágoa, comemorei tanto a aprovação no concurso e a possibilidade de parar de dar aula...

Mas Lola, concordo com a Tina: desencana de ver casa agora, espera começar o lance. Aí você escolhe com calma, marido e mamis esperam vc com calma.

Vai dar certo, tá? Beijo!

Mariana. disse...

Ansiedade é horrível em qualquer situação, ainda mais numa coisa tão importante, que vai mudar toda a sua vida, sua rotina, etc.

Não tem como não sofrer por antecipação. A gente só quer que aconteça LOGO!

Me lembro como fiquei no vestibular, e depois num concursos pra estagiários do Ministério Público... E olha que era só pra estagiar! Esse ano me aventuro pela vida de concurseira e espero ter tanto sucesso quanto voce, que passou de cara.

A com a tal da espera, a gente tem que se acostumar.

Tenta ficar calma, essas coisas são assim mesmo, mas sempre acaba dando certo. Mas antes de fazer a mudança toda, e os exames todos, vá com calma, veja a casa e quando de chamarem, tem um prazo ainda pra você resolver as pendencias médicas. Ainda bem que não tem criança e tals, porque aí sim daria problema: escola, início do ano letivo, etc.

Vai dar tudo certo, Lola.

Masegui disse...

Lolinha,

Esquenta, não! Vou procurar nos meus guardados aquela mandinga (cachaça, três pulinhos... lembra?) e dar um jeito nisso procê. Xácomigo!

Denise Volpato disse...

Ay, Lola...tadinha de vc, q gosta de tudo planejadinho...em dez anos mudei de cidade/ estado/ pais mais de 10 vezes...com tres crianças junto...!! mas vc vai ver, em pouquissimos meses vao estar com tudo OK e rindo da situaçao de agora! relaxa, vai na frente, troca as passagens da familia mais em cima da hora ( vai q amanha sai tudo , né?) .
se eu ainda estivesse em Joinville me ofereceria p te ajudar nas empacotaçoes, haha, nao imaginas o quanto sou fera nisso!!!
beijao

Ana disse...

Lola,

Depois que sai a nomeação você tem até 30 dias para tomar posse e mais 15 para assumir. Acho muito estranho não ter saído a nomeação ainda, já estão chegando novas vagas para o Reuni e as aulas já vão começar. Acredito que até o final de janeiro a lenga lenga se resolve. Boa sorte!

Beijos

Devathai disse...

Ai Lola, essa angústia da indecisão é mesmo horrível... nossa, eu já passei por várias fases assim. Havia passado em dois concursos, fui chamada para um deles quando eu já havia me dado por vencida e arrumado um outro emprego...daí eu tive que passar carão largando as turmas que eu já tinha me comprometido a pegar em uma escola particular... depois foi a angústia de me decidir se eu viria ou não morar na Índia, e quando arrumei o trampo, ficou a angústia porque eu fiz todo o processo seletivo direitinho mas parecia que eles não me chamavam nunca... desabafo, hein, vc merece =P

Ah, e sem querer fazer propaganda, mas já fazendo, eu queria dizer que baratas podem mudar vidas, rsrsrsrsrsrs, veja esse post que escrevi ano passado:

http://diariodadevathai.blogspot.com/2009/05/beleza-segundo-fs.html

Bjs e espero que a angústia da sua espera passe logo!

Lud disse...

Lolinha,
eu também gosto de tudo planejadinho nos mínimos detalhes. E eu tinha certeza que, planejando com antecedência, vou conseguir tomar as decisões mais bonitas, mais eficientes e mais econômicas de todas.
Pois não tenho mais. Porque às vezes surgem uns imprevistos imprevisíveis. E porque o universo não contém essa decisão perfeita que a gente quer. Ele tem é umas duas ou três bem boas, e outro tanto de boas o suficiente. E uma boa o suficiente, embora não seja perfeita, resolve bem.
Beijos e boa sorte!

Dai disse...

Oi, Lolinha,

Passando para dizer que apesar de confiar cegamente na mandinga do Masegui, me afino completamente à opinião da Tina. Acho que você deve aguardar os acontecimentos com as cartas na manga e não tomar decisões precipitadas. Tudo dará certo e será bom sentir o clima da cidade e pesquisar, opções de hospedagens momentâneas não irão faltar. Pense que alugar casa é uma decisão que perdura (pelo menos um ano), assim como mudança (vc pode fazer um bazer - uma amiga fez um blog só pra isso, pra viajar levinha). Assim que tiver as coordenadas, datas e prazos certinhos, tudo fica mais claro e fácil e sua vida se ajeita e se encaminha rapidamente, portanto respira fundo, relaxa e tenta não sofrer por antecipação pois vai deixar de curtir as etapas bonitas e bacanas do processo todo.
Beijo grande,
Dai

Carolina Pombo disse...

Oi Lola, não sei se ajuda, mas talvez lá em Fortaleza tb exista a opção de alugar apê por temporada, como existe aqui no Rio. Geralmente esses apês são mobiliados, e o aluguel é um pouco mais caro que o comum, mas o contrato é renovado de mês em mês. Acho que assim diminui o risco de vc alugar alguma coisa na pressa, porque isso sim pode trazer muita dor de cabeça depois (por experiência pp!)

p.s.: vc já viu Avatar? Tá pensando em postar algo sobre ele? Queria saber sua opinião! Eu vi e me surpreendi!
http://enquanto-esperamos.blogspot.com/2010/01/avatar-uma-anallise-despretenciosa.html

Beijos e feliz 2010!

Alba Almeida disse...

Olá Lolíssima.
Que angustia terrível, fico aqui apenas torcendo e mandando energia positiva pra isso ser logo concretizado. É... o que posso fazer.
Fica firme.(encara como mais uma aventura e certamente irá terminar num lindo post, ...”aos 44 dos segundo tempo, a UFC, finalmente empossa a Sra. L. Aronovich)
Beijos e boa semana pra essa pessoa tão querida.

Oliveira disse...

Lola;
Como não tem como comentar um post soporífero com este seu de hoje, vou comentar outra coisa.

A Bárbara Gância fez um defesa tão absurda do Boris Casoy no blog dela, que eu senti saudade do seu (da Lola) fascismo esquerdista/petista pra dar um tranco na Bárbara.

Mariana. disse...

Lola, não sei onde dizer, então aí vai:

não é a toa que você gostou de avatar: estão dizendo, la nos EUA, que o filme é a maior propaganda esquerdista e o mais caro filme antiamericano da história.

Só faltava pedir o boicote...

laura disse...

Lola, se vc foi aprovada dentro das vagas, vc tem DIREITO à vaga. O STF já tem até jurisprudência a respeito. Se fosse pra cadastro de reserva, o negócio complicava um pouco mais. Mas, pelo que eu lembro, havia vagas e vc ainda passou em primeiro lugar, não é? Isso gera não só a expectativa de direito como o próprio direito. Então, seu emprego na UFCE tá garantido, só não sei quanto tempo vai demorar e se vai haver um processo judicial no meio. Mas, aposto que a universidade vai te nomear no último minuto, como acontece várias vezes. To na torcida.

Roberta L. disse...

Mas tem que ter MUITA paciência pra aturar esse Oliveira. Ô se tem.

Alcyone Coelho disse...

Lola, agora arrume uma maneira de elogiar o Governo do Lula nessa sua agonia... A UFC é Federal, portanto...

Deixe tudo mais ou menos preparado, p mudar em cima da hora! Se tem tudo p sair, vai sair sim. Se já mandaram o plano de aula e tudo...

Samantha disse...

Lola, penso que você deva ir primeiro (quando te chamarem apenas, sem stress) e ficar em uma pensão por coisa de 1-2 meses e enquanto isso você vai procurando um lugar definitivo e então a Mamacita e o maridão poderão juntar-se a você. Sei que é horrível ficar longe de quem se ama, passei por isso por mtos meses, mas infelizmente acho que é a maneira melhor, assim você fica mais calma e relaxada.

Mas ficar sem definição é uma merda, com o perdão da expressão. Espero que te chamem logo e que você tenha tempo de te programar e te organizar.

Alexandre disse...

Oi Lola.

Não, eu não sou o marido da gadelha, tampouco tenho uma livraria badalada :(!

Quanto aos exames... bom, eu ainda não fiz nenhum, nadinha de nada. Na verdade, eu só fui pegar a lista na semana passada. É muita coisa! Eu vou correr atrás disso a partir da próxima semana.

Beijos

Alexandre