terça-feira, 30 de novembro de 2004

NADA MAIS TEDIOSO

Sejamos sinceros: a festa do Oscar 2004, que consagrou “Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”, foi um porre só. Não houve um só discurso polêmico, uma piadinha hilária, um número espetacular, nada. Até o Tim Robbins, considerado um crítico ferrenho à doutrina Bush, deixou a política de lado e veio falar às vítimas infantis de abuso sexual. Que é isso, Tim? Foi tudo tão, mas tão chato, que o público só se dispôs a aplaudir de pé dois carinhas, o Blake Edwards e o Sean Penn. A Academia tava louca pra premiar o Sean, que há uma década e meia, por aí, é visto como o melhor ator de sua geração. Mas a disputa com o Bill Murray não deve ter sido fácil. Não seria mais interessante se revelassem quantos votos cada um recebeu? Assim a gente saberia se “Cidade de Deus” perdeu nas quatro categorias a que concorreu por muito ou por pouco. Em três delas, ele disputava diretamente com “Senhor dos Anéis”, que ganhou tudo, mas em Fotografia foi perder logo pro “Mestre dos Mares”?! Óbvio que a culpa não é de “Cidade”, mas de votantes cretinos que não conseguem distinguir entre algo de qualidade e os clichês de sempre. Bom, pelo menos o Fernando Meirelles, no melhor estilo “Ói nós aqui”, deu um alôzinho pra câmera quando os indicados a melhor diretor foram enquadrados. O gesto dele foi uma graça, mais adequado ainda que a banana que toda aquela cerimônia babaca merecia.

Pois é, nem o fã mais exaltado de “Senhor dos Anéis” poderia imaginar que a parte final da trilogia sairia com 11 estatuetas, empatando com o recorde de “Titanic” e “Ben-Hur”. Como disse o Billy Cristal, foi uma indicação pra cada final do filme. Que eu me lembre, a única outra obra a realizar este feito recentemente – ganhar em todas as categorias a que foi indicada – foi “O Último Imperador”, em 88. Agora, minha dúvida é: a legião de fanáticos de “SdA" ameaça TODOS os votantes de morte? Ou eles realmente gostam desses troços élficos? Não me entenda mal, eu vendi minha alma, apostei no Épico do Tédio pra quase tudo e ganhei o bolão. Mérito meu? Não, demérito da Academia, que parece ter acionado o piloto automático na votação.

A situação da festa já andava complicada quando decidiram interromper o show pra mostrar três das cinco canções indicadas. Todas idênticas. Nessa hora o maridão entrou em coma profundo, e a audiência mundial deve ter caído em três quartos, no mínimo. Pior que isso, só os comentários do Rubens Ewald Filho no SBT. O sujeito, de quem geralmente gosto e respeito, não acertou uma. Disse que a Charlize Theron ganhou o Oscar de Melhor Atriz por se enfear (o que é ridículo, basta conferir as últimas vencedoras pra constatar que a premiação segue o padrão “bela e jovem”: Gwyneth Paltrow, Hilary Swank, Julia Roberts, Halle Berry, Nicole Kidman), que “SdA" era um filme pequeno... O festival de besteiras que assola a nação teve seu ápice quando ele chamou o épico de “Senhor dos Anais”. A explicação do maridão foi que o Rubens deve ter tomado algo pra não dormir, e isso acabou afetando seu cérebro. Essa sim é uma boa aposta.

Nenhum comentário: