segunda-feira, 31 de outubro de 2022

A GRANDE VITÓRIA DE LULA. E DO BRASIL

Estou imensamente feliz e aliviada com o resultado das eleições!

Ontem pela manhã foi tranquilo. Demos carona para umas amigas que votam na mesma seção eleitoral que a gente. Não tinha quase nada de fila. Tudo muito rápido. Ainda assim, como que para comprovar o boato que os bolsonarentos lotaram as seções de mesários e fiscais para tumultuar as eleições, um fiscal cismou porque, depois de votar, eu tirei fotos na UFC, como sempre faço. Desde quando isso é proibido? Já no primeiro turno um outro fiscal de verde e amarelo reclamou da minha bandeira.

Mas o pior estava por vir. Ao chegar em casa, vi vários relatos no Twitter de pessoas que estavam sendo impedidas de ir ao seu local de votação pela Polícia Rodoviária Federal, algo que nunca vi numa eleição: estradas bloqueadas. Na véspera, o presidente do TSE Alexandre de Moraes havia proibido a PFR de realizar essa operação no dia do segundo turno. O diretor da PRF não só descumpriu a decisão como também, para provocar, colocou seu apoio à reeleição de Bolso nas suas redes sociais. 

Quase metade de todas as operações rodoviárias foram feitas no Nordeste. Coincidência que é bem aqui que Lula tem sua maior base eleitoral, né? Logo ficamos sabendo que essa operação começou a ser articulada na noite de 19 de outubro no Palácio da Alvorada. Foi tudo premeditado, feito para aumentar as abstenções no Nordeste. Como se chama impedir eleitor de votar? É golpe! 

Durou várias horas. Xandão deu uma declaração oficial só à tarde, que foi quando o diretor da PRF finalmente decidiu cumprir sua ordem e parar com a operação. Felizmente, o ministro acabou tomando a decisão acertada, fingindo que as eleições estavam correndo tranquilamente e desprezando o pedido de estender o horário das urnas no Nordeste (que daria chance para Bolso contestar o resultado depois).  golpe não funcionou, os eleitores foram votar, e as abstenções até acabaram sendo um pouquinho mais baixas que no primeiro turno. Ainda assim, foi uma tentativa de fraudar as eleições. Espero que haja investigação e que os responsáveis (e seus mandantes) sejam punidos. 

Detalhe: hoje caminhoneiros apoiadores de Bolso fecharam as estradas em várias partes do país para tentar um golpinho básico e típico. A PRF, intitulada desde ontem a Gestapo de Bolsonaro, não está interferindo. Só se for pra dizer que está do mesmo lado dos golpistas.

Mas voltando ao dia histórico que foi ontem, às 17 horas começou a apuração. Bolso saiu na frente, como esperado, mas com uma margem menor que no primeiro turno. No dia 2, pareceu que levou uma eternidade para Lula virar (e ganhar com 48,43%, contra 43,20% de Bolso). Se seguisse o mesmo ritmo, a virada só viria com 88% das urnas apuradas. Mas veio bem antes, com 67,76% das urnas. Alívio total e grande comemoração nessa virada.

O resultado final foi apertado, aliás, o mais apertado desde a redemocratização: Lula acabou com 50,9% dos votos válidos, contra 49,1% de Bolso. Ambos bateram todos os recordes de votos: Lula teve 60.345.999 votos, e Bolso, 58.206.354. Admito que só me tranquilizei no finalzinho, quando Lula passou Bolso em Minas Gerais e no Amazonas. Os dois estados têm a tradição de sempre votarem no vencedor. 

Lógico que o Nordeste, a região que vota melhor no Brasil, foi a grande fiadora de Lula mais uma vez. Em quatro de seus nove estados (Piauí, Paraíba, Sergipe e Ceará), Lula ganhou em todas as cidades (aproveitando: este mapa é demais. Você procura uma cidade e vê como foi a votação nela). O Piauí foi o estado que mais deu votos a Lula (77%), seguido por Bahia e Maranhão. O que menos deu votos foi Alagoas, e mesmo assim foram 59% pra Lula. Haddad teve um pouquinho a mais de votos no Nordeste em 2018 do que Lula agora, mas a diferença é minúscula.

Mas não dá pra parabenizar só o Nordeste pela eleição de Lula. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, nessa ordem, são os três maiores colégios eleitorais do Brasil. Em 2018 Bolsonaro teve quase 66% dos votos válidos nesses três colégios. Agora foram "apenas" 54%. Ou seja: Bolso ainda ganhou lá, mas por uma diferença muito menor. Foram 5,4 milhões de votos a menos que o Capetão recebeu no Sudeste em 2022. Ah, e São Paulo, capital, deu vitória a Lula (e a Haddad), algo que nem Rio nem Belo Horizonte fizeram.

Mas é inegável que o placar foi apertadíssimo. Se, no primeiro turno, a diferença foi de 6 milhões de votos a favor de Lula, no segundo essa diferença caiu para pouco mais de 2 milhões. Em outras palavras: se faltou 1,8 milhão de votos pro Lula ganhar já no primeiro turno, faltaram 2,1 milhões pro Bolsonaro se reeleger. Uma miséria. 

Foi por um triz, o que mostra que, se não fosse Lula o candidato, Bolso teria ganhado. E digo mais: teria ganhado já no primeiro turno! Lula disputou contra o maior esquema de compra de votos da história (Bolso deu o Auxílio Brasil de R$ 600 a poucos meses do pleito, e com data pra terminar; deu vale-gás, deu abono a taxistas, motoristas de Uber, deu vale-diesel a quase um milhão de caminhoneiros, baixou a gasolina etc. Uma grande festa com data de validade próxima!). 

Pra quem não sabe, há uma série de regras para tentar impedir que um chefe do executivo (prefeito, governador, presidente) tenha ampla vantagem contra seus concorrentes (não funciona direito: quem está no poder vai ficar inaugurando obras e se valendo da máquina). Por exemplo: aprovados em concursos públicos não podem ser nomeados durante os três antes das eleições até a posse (no caso, entre início de julho e 1 de janeiro de 2023). Mas Bolso conseguiu passar um pacote de bondades de bilhões de reais graças a um Congresso comprado com o orçamento secreto, vulgo Bolsolão, a menos de 3 meses da eleição

E olha só a prova de como os pobres, principalmente os do Nordeste, são inteligentes: eles não se deixaram comprar. Avaliaram que Bolso nada fez por eles em quase quatro anos de governo, e que a PEC era meramente eleitoreira. E continuaram votando em Lula. Mas, pra não dizer que a PEC Kamikaze foi de todo ineficaz, ela quase que com certeza comprou um segundo turno pro Capetão. Sem ela, Lula teria tido o 1,8 milhão de votos que faltaram no dia 2. 

Enquanto Lula fez discursos lindos e inspiradores, prometendo unificar o país e governar para todos os brasileiros, não só para os 60 milhões que votamos nele, Bolso se escondeu no Palácio da Alvorada. Seguindo à risca seu estilo golpista de quem odeia a democracia, ele foi o único a não reconhecer o resultado, parabenizar o vencedor, ou pelo menos agradecer seus eleitores (compare: o governo dos EUA reconheceu a vitória de Lula meia hora após o final da apuração). E, com isso, permite que seus seguidores fanáticos -- muitos deles armados -- continuem a brincar de golpe. 

Em agosto do ano passado, Bolso declarou ter três alternativas para o seu futuro: estar preso, estar morto ou a vitória. A vitória não veio. Eu prefiro a primeira alternativa pra ele, se eu posso escolher. Já Lula disse em abril de 2018, pouco antes de ser preso: "A partir de agora, se me prenderem, eu viro herói. Se me matarem, viro mártir. E se me deixarem solto, viro presidente de novo".

Profético, esse Luís Inácio Lula da Silva.

15 comentários:

avasconsil disse...

Ele sabe que ao admitir a derrota vai decepcionar o núcleo duro do bolsonarismo. Esse pessoal fanático com certeza ainda tem esperança de que o minto deles feche o STF e o TSE e se autoproclame ditador. Enfim, ele tá adiando ao máximo o momento em que vai queimar o filme com esse pessoal que está sob uma hipnose coletiva, aguardando uma reação dele que ele não tem apoio pra fazer. Enquanto isso, ele vai destruindo todas as provas que ele puder destruir, dos malfeitos do governo dele, e que o grupo dele tem medo de que venham à tona.

Anônimo disse...

Sorte desses caminhoneiros em receber tratamento de caminhoneiro quando protesta e não tratamento de professor quando protesta

Anônimo disse...

Alagoas, terra do Collor.

Jay disse...

Queria tanto ficar otimista, Lola, mas o clima ainda está bem pesado. Acho que só vou ficar tranquila depois da posse, e até lá, tem muita água pra rolar ainda. Vamos aguardar os próximos capítulos.

Luise Mior disse...

Valeu Lola pela postagem. De fato, graças a Atena que temos Lula, Bozo ganharia de qualquer outro. Precisamos refundar o País, com respeito às leis e reestruturação das instituições. Abraços

Anônimo disse...

Deveriam pegar todas as imagens dos bloqueios e postar fotos das placas dos caminhões e os nomes das empresas.

Enquanto as autoridades dormem, uma torcida organizada desbloqueia o trajeto completo de Belo Horizonte a São Paulo:

https://twitter.com/jairmearrependi/status/1587470911430688768#m

Anônimo disse...

São Mateus, ES expulsou o gado tb!

avasconsil disse...

Assisti a uns vídeos com esses bolsonaristas fundamentalistas e fiquei perplexo. É engraçado ver que estão surtados. As crenças deles não têm respaldo algum na realidade. Pra eles Bolsonaro é realmente honesto e um amor de pessoa. As eleições foram fraudadas, e o estabelecimento da uma ditadura bolsonarista não seria ruim pro Brasil. Mas ver esses transtornos psicológicos me causou perplexidade e preocupação. É um fenômeno psicológico, irracional. Deve ter sido assim na Itália, com Mussolini, e na Alemanha, com Hitler. Que coisa tragicômica. É muito feio de ver. Com certeza no futuro uma boa parte vai sentir vergonha de si mesma. Eu senti muita vergonha alheia. É uma gente doente da cabeça.

avasconsil disse...

Muito preocupante. A vitória de Lula não vai ser nada se ele não tiver condições de tomar posse no cargo. E a invibialização da investidura dele está sendo construída com muita capilaridade por essa gente louca, neonazista e organizada. Não dá pra subestimar e negligenciar não.

Vídeo do Fernando Horta:

https://youtu.be/HtDa6rdpYtI

Anônimo disse...

O tanto de fake news nos stories e status dos meus clientes é de chorar! Inocência?? Eu acho mesmo ignorância.. moeda com Argentina, pix ser taxado, pessoal preocupado com a ocupação de imóvel público, achando que sua casa, particular, entra nessa história. O problema passou da dislexia e foi pra longe do bom senso há tempos

Anônimo disse...

Alagoas, terra de muita gente bacana. Que tem seus problemas, igualzinho aos outros entrs da federação. Não vamos aqui criticar bolsominion de praticar xenofobia 😉

Anônimo disse...

Lola, querida! Fazia muitos anos que eu não te lia, pensei muito em você nos últimos dias e fiquei feliz em "reencontrá-la". Um beijo e um abraço!

J. Cícero Alves disse...

Com Bolsonaro, o país esteve até aqui sob o poder de uma Caquistocracia de viés fascista. Mas felizmente, por decisão soberana do povo brasileiro, este governo acaba em 31 de dezembro.

Lula venceu Bolsonaro e foi eleito presidente da República pela vontade do povo. As maiores autoridades do país já reconheram sua vitória: Rosa Weber, do STF, Rodrigo Pacheco, do Senado , Arthur Lira, da Câmara. Também o vice-presidente e senador eleito Hamilton Mourão reconheceu a vitória de Lula e disse que "não há o que reclamar".

Nesta terça-feira (1⁰), em nota oficial, o STF informou que Bolsonaro, em reunião com minstros da Corte, reconheceu o resultado das urnas.

Com Lula, o país voltará a trilhar os caminhos da Democracia com certeza !!

Permita-nos discorrer aqui um pouco sobre esse promissor governo que se iniciará no dia 1º de janeiro de 2023, com a posse de Lula como presidente da República pela 3ª vez.

A história política de Lula foi, ao longo dos tempos, toda ela marcada por ingentes desafios, árduas batalhas, perseguições sofridas, superações e importantes vitórias como líder progressista e como presidente da República, amado por milhões e milhões de pessoas e homenageado no mundo inteiro por onde passa.

Aqueles que tentaram excluí-lo da vida política e deletar seu nome da história fracassaram. Lula está de volta e “tal qual uma Fênix”, ele ressurge como um triunfo da vida sobre a morte, da civilização contra a barbárie, aclamado por governos do mundo inteiro e apontado como um governante consciente e empenhado na preservação da Amazônia, região de maior biodiversidade do planeta que ostenta em seus quase 7 milhões de quilômetros quadrados uma variedade ímpar de fauna e de flora e na qual - segundo o IPAM - , o avanço do desmatamento disparou no governo Bolsonaro “por meio do enfraquecimento de órgãos de fiscalização, falta de punição a crimes ambientais e redução significativa de ações imediatas de combate e controle de atividades ilegais na região”, revelando um governo federal completamente alheio e omisso no combate ao desmatamento e incêndios criminosos na maior floresta do mundo, a Amazônia.

Não há dúvidas de que, com Bolsonaro no poder, o Brasil viveu um dos períodos mais tristes e sombrios da sua história, marcado por grave retrocesso civilizacional e densas trevas sobretudo nas áreas da Educação, Ciência e Cultura.

Era vital para o Brasil a vitória de Lula para o país poder retomar o caminho do desenvolvimento e da prosperidade, com posturas políticas dirigidas à construção de uma ordem social justa, embasada no respeito ao pluralismo de ideias, usos, costumes, crenças e tradições.

Com Lula e Alckmin , esses dois grandes nomes de ampla e bem-sucedida experiência na política nacional, pode-se certamente esperar um governo promissor com a implementação de políticas públicas voltadas sobretudo para o desenvolvimento e crescimento econômico, geração de empregos, redução da desigualdade e combate à fome e à miséria no país.

A partir de 1º de janeiro de 2023, o sol da democracia voltará a brilhar outra vez sobre a nação.

Que Deus abençoe e proteja Lula no seu novo mandato como presidente do Brasil.

Anônimo disse...

Precisa de maior liberdade econômica e estabilidade jurídica.

Anônimo disse...

Lula/Alckmin foram vitoriosos, porém temos um congresso, senado e governadores bosonarentos, fora milhões de fanáticos pelo inominável, principalmente no Sul, Centro Oeste e cidades do interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, afinal sobrenome italiano e o biotipo são ideais; deu voz e visibilidade aos preconceituosos, racistas, xenófobos antes relegados aos CTG's, churrascos, bares ou reuniões de família, essa gente sempre existiu e uma Vitória nas eleições de um governo progressista não haverá passe de mágica para sumirem. Necessário são as esquerdas, progressistas irem para as bases, pois passou a comemoração, senão é capaz do asqueroso 03 concorrer a presidente e ganhar de lavada as eleições de 2026 e esse é pior que o pai.