sábado, 1 de outubro de 2022

O VOTO PRO SENADO TAMBÉM TEM QUE SER ÚTIL

É amanhã o grande dia pra eleger Lula Presidente no primeiro turno!

Mas, assim como é fundamental lotar as assembleias legislativas e a Câmara dos Deputados com mulheres de esquerda, feministas, pretas, LGBTs, também é de suma importância eleger um Senado forte, que ajude Lula a governar. 

Como a esta altura todo mundo deve estar sabendo, este ano cada Estado só elege um senador. É uma eleição tão dura quanto pra governador. E, se a gente defende voto útil pra presidente, tem que defender pra senador também.

Não estou falando do Rio de Janeiro, onde a esquerda está com o voto dividido entre Molon (400) e Ceciliano (133), e onde o bolsonarento Romário está muito na frente, a julgar pelas pesquisas. Mas ontem vi gente de SP dizendo que não votaria no Márcio França (40), que faz parte da coligação de Haddad e Lula. Não votar no França é deixar que o Astronauta se eleja! Foco, gente!

E tem cenários muito mais complicados que SP.

Por exemplo, no Espírito Santo, é Rose de Freitas (156) versus Magno Malta. Eu seria Rose desde criancinha!

No Paraná, é um tucano asqueroso em fim de carreira, Álvaro Dias, contra o Marreco. Eu taparia o nariz e apertaria 190 sem culpa.

O pesadelo mesmo é no Distrito Federal, em que uma excelente candidata do PT, Rosilene Correa (133), está em terceiro, bem atrás de duas bolsonarentas, Flávia Arruda e Damares. 

Tem bastante gente defendendo o voto útil na Flávia (afinal, qualquer um é menor pior que Damares), mas eu ouvi falar que o dedo cai se apertar 22 na urna, não sei se é verdade.

Sinceramente, eu não teria coragem de votar na Flávia. Não entendo como o pessoal de Brasília deixou a situação chegar a esse ponto. E não é consenso o voto útil nesse caso.

É difícil. Afinal, não é todo mundo que tem o privilégio de poder votar pra senador no: 

Camilo (Ceará) 131 (deve se eleger com a maior votação no Brasil)

Flavio Dino (Maranhão) 400

Wellington Dias (Piauí) 131

Ricardo Coutinho (Paraíba) 133

Teresa Leitão (PE) 130

Olivio Dutra (RS) 131. No caso do Olivio não tá decidido! O vice de Bolso, Mourão, ainda tem chance. Então é votar muito no Olivio, por favor!

Minha ansiedade pra amanhã só aumenta. Faz tantos anos que a gente tá aguardando pelo 2 de outubro de 2022! E agora tá chegando. Muita emoção!

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu votei no Afrânio Broppe em Santa Catarina, meu marido também, mas como este é o Estado mais reacionário do Brasil, não surpreende o resultado ser favorável ao candidato apoiado por Mijair Merdias Bolsoshower ganhar.

Anônimo disse...

oi *-*