quarta-feira, 26 de outubro de 2022

13 DADOS PARA VOTAR NO LULA E NUNCA MAIS EM BOLSO

Eu bem que achei que, depois das granadas que Bob Jeff jogou no seu aliado Jair, as coisas estavam tranquilas demais faltando quatro dias pro segundo turno (se bem que existe o boato de que Janones recuperou o celular de Bebianno, que deve conter muita informação interessante). 

Mas óbvio que Bolso não perderá a eleição sem tentar todos os golpes possíveis. Talvez o de Bob tenha sido o primeiro (que deu muito errado). O segundo foi inventar uma auditoria paga que disse que comerciais bolsonarentos não foram tocados em rádios do Nordeste. A história é inteirinha furada, mas como o objetivo é tumultuar ao máximo o segundo turno, Bolso e seus seguidores já estão falando em adiar as eleições. Obviamente, isso é golpe. Daqueles que seu Jair vem prometendo nos últimos dois anos. E o Brasil não vai aceitar.

Como não quero dar atenção a mais este desespero do Jair, vamos ao que interessa. Mês passado reproduzi aqui um ótimo fio que o professor do IFRS Gregório Grisa fez provando como o Brasil piorou com Bolsonaro. Hoje ele fez um fio no Twitter comparando os governos Lula e Bolso. Espalhe esses dados, todos com fontes e gráficos!

Domingo temos a eleição mais importante da história brasileira e você precisa saber de 13 informações inquestionáveis para tomar sua decisão. Fio com os dados, a fonte e o argumento, sobre diferentes temas essenciais à vida.

A inflação de alimentos de 2022 (janeiro a setembro) é A MAIOR desde 1994, desde o fim da superinflação com o Plano Real (economistas que criaram o plano e o presidente que o implementou, FHC, apoiam Lula para domingo).

Bolsonaro será o primeiro presidente, desde o Plano Real, a terminar a gestão com o salário mínimo valendo menos. Lula foi o presidente que mais o valorizou (veja gráfico), corretamente de acordo com as evidências.

A gestão Bolsonaro registra, proporcionalmente, o MAIOR avanço no desmatamento da Amazônia desde a redemocratização. Já Lula (junto com Marina Silva) fez o governo que mais reduziu o desmatamento na história. 

É muito triste dizer isso, mas a cobertura vacinal das crianças entrou em queda livre no governo Bolsonaro. A combinação da postura anti-vacina do presidente, o aumento do obscurantismo e a incompetência de gestão do ministério da saúde nos legou o cenário abaixo. 

A fome cresceu no governo Bolsonaro, em especial nos lares com crianças. Desnutrição provoca a maior hospitalização de bebês dos últimos 14 anos no Brasil. A pobreza e a fome inibem o desenvolvimento de funções cerebrais fundamentais dos pequenos.

Quando pensamos em educação, durante o governo Lula se experimentou a maior evolução da aplicação por aluno da história, bem como a criação de universidades e institutos federais. Gestão Bolsonaro registra a MENOR aplicação federal de recursos desde 2012. Descaso.

Com investimento em ciência e na pós-graduação não é diferente. O governo Bolsonaro tem as menores aplicações da década em C&T, as bolsas estão congeladas. O Brasil começa a destoar do mundo nesse investimento e fica pra trás. Veja o gráfico. 

Lula criou mais de 15 milhões de empregos nos seus 8 anos de governo. Mesmo dividindo pela metade para comparar com os quatro de Bolsonaro, Lula manteria boa vantagem. Mas a questão é: que tipo de emprego? Veja no gráfico como o emprego atual é precário e paga pouco.

Bolsonaro e Guedes costumam dizer que o Brasil se saiu economicamente bem da pandemia. A verdade é que nosso tombo foi maior e a retomada pior, veja o gráfico. Projeção do FMI para crescimento de 2023 põe o Brasil em 170° colocado em 192 países. 

Por instabilidade e incompetência, Bolsonaro está entregando o governo com o Brasil no topo do mundo quando se fala em juros reais, péssimo. Nos 8 anos de governo de Lula o Brasil cresceu 4% em média e a inflação foi trazida para a meta.  

É impressionante o que foi feito nos governos Lula no combate à pobreza. Veja na série histórica a queda acentuada da pobreza entre 2004 e 2010, continuada até 2014. Bolsonaro, por outro lado, está entregando proporção acima de 2010

E a corrupção? Veja notícias de 2022: Brasil voltou a cair no Índice de Capacidade de Combate à Corrupção. O Brasil caiu duas posições no ranking mundial de percepção de corrupção. 

A agência de checagem Aos Fatos, usando como base o ano de 2021, COMPROVOU que Bolsonaro disse 7 informações falsas ou distorcidas POR DIA. Independente se você simpatiza com ele ou não, é um volume de mentiras diárias incompatível com o cargo. 

Todas as informações do fio podem ser checadas em diferentes bases de dados e veículos da imprensa profissional. Há outros dados, mas esses 13 bastam para a comparação. No domingo, o 13 nos basta, nos tira dessa situação perigosa de descaso e delírio que nos metemos.

Um comentário:

avasconsil disse...

Faltou dizer que dos 6 bilhões devolvidos à Petrobrás, Moro e Dallagnol queriam a metade pra criar uma fundação particular comandada pelo grupo deles, supostamente pra combater a corrupção. Faltou dizer, também, que eles ajudaram a justiça americana a aplicar uma multa altíssima à Petrobrás em proveito do pessoal dos Estados Unidos, por negligência de gestão que teria prejudicado acionisfas americanos, algo que o pessoal de lá não faz contra as empresas nacionais deles, em favor de investidores estrangeiros. Outra coisa que faltou dizer é que a Lava-Jato bem dizer faliu grandes empreiteiras brasileiras, que concorriam em pé de igualdade com empresas dos EUA que atuam no mesmo ramo, num claro conluio entre o governo dos EUA e a Lava-Jata, em favor dos interesses nacionais dos americanos, mas contrários aos interesses nacionais do Brasil. Resta saber se Moro e Dallagnol foram pagos pra isso, ou se o fizeram meramente por amor aos EUA. A biografia deles mostra que eles gostam demais de dinheiro pra terem feito o que fizeram simplesmente por amor à pátria alheia. E por falta de amor ao Brasil.

Tirando essas falhas, e também a parte em que o texto chama de "supostos diálagos" as conversas desveladas pela Vaza-Jato, ele ajuda a lembrar muita coisa.

E dá pra ver nele que não havia provas do envolvimento direto de Lula em corrupção.

Já se Bolsonaro permitisse à Polícia Federal e ao Ministério Público fazer seu trabalho, tendo-o como objeto de investigação e também seus filhos, duvido muito que as provas não apareceriam.

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2022/10/26/eleicoes-2022-o-que-lula-disse-sobre-mensalao-e-petrolao.htm