quinta-feira, 3 de novembro de 2022

POR QUE BOLSONARO PERDEU A ELEIÇÃO?

Porque deus é brasileiro. Porque o país (e quiçá o mundo) não sobreviveria a mais quatro anos com ele. Porque ele realmente foi o pior presidente da história do Brasil. Porque ele concorreu contra Lula (se fosse contra qualquer outro adversário, Bolso teria ganhado, possivelmente já no primeiro turno. Sim, até se fosse o Ciro, vulgo 3%). 

Como a diferença foi minúscula, pouco mais de 1%, apenas 2,1 milhões de votos a menos, e como um candidato nunca havia perdido uma reeleição até domingo, muito se falará sobre os motivos da derrota. Afinal, Bolso estava em campanha pra reeleição desde 2019. Ele tinha (tem ainda) toda a máquina pública a seu favor. Ele conseguiu aprovar em julho num Congresso totalmente comprado pelo orçamento secreto (bolsolão), o maior esquema de compra de votos já visto. Fora toda a compra de votos já clássica e conhecida, como esta flagrada por Caco Barcellos em Coronel Sapucaia, MS. 

Uma reportagem do jornal gaúcho Zero Hora perguntou a quatro cientistas políticos o que levou à derrota de Bolso. Eles citaram a perda do poder aquisitivo, o pacote de bondades que fez seus destinatários desconfiarem, a alta rejeição do eleitorado (principalmente o feminino), ele ter feito um governo altamente ideológico (governou só para quem pensava como ele), a perda da simbologia da Lava-Jato (que deixou de existir), inúmeros indícios de corrupção na sua administração e na sua vida pessoal e familiar. E teve também o péssimo gerenciamento que Bolso fez da saúde na pandemia, atrasando a compra da vacina, sendo negacionista até hoje, imitando pacientes com falta de ar, e sendo responsável pela morte de quase 700 mil brasileiros. Tudo isso teve grande efeito no seu fracasso, claro. Mas não necessariamente no segundo turno. Aliás, como escrevi antes, Bolso foi um dos maiores vencedores no primeiro turno. 

Então o que aconteceu nesse menos de um mês de segundo turno em que Bolso conseguiu reduzir a vantagem de Lula de 6 milhões de votos para apenas 2 milhões, e mesmo assim perdeu? Segundo assessores de Bolso que não querem se identificar, ele deveria ter intensificado a campanha em SP, em vez de terminar com uma motociata em BH. Mas os principais "graves tropeços" na reta final da campanha, segundo assessores, foram Carla Zambelli armada nas ruas de SP perseguindo um homem negro desarmado, e a tentativa de adiar as eleições pela denúncia (furada) das rádios.

Poucos dias antes do segundo turno, o secretário de comunicação Fábio Farias anunciou um fato "muito grave": que rádios do Nordeste não veicularam propaganda eleitoral de Bolso. As "provas" eram ridículas. Ainda assim, vários bolsonarentos exigiram que a eleição fosse adiada por no mínimo um mês. Farias logo se declarou arrependido. 

O deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), líder da bancada evangélica no Congresso e aliado de Bolso, culpou Zambelli (que hoje fugiu para os EUA) pela derrota. Ao ser chamado de traidor por querer se reunir com Lula, o parlamentar disse: "Traição foi a punhalada que o presidente recebeu nas costas com a deputada correndo na rua com arma na mão, talvez por um deslize mental. Cuidar do povo não é traição". A equipe de Bolso calculava que Tarcísio teria 16 milhões de votos para governador, mas acabou com 3 milhões a menos, o que deve ter se refletido na perda de votos para Bolso também. “A Zambelli cometeu a pior bobeira, é gente despreparada. Nossa eleição estava ganha", jura Cezinha. 

Uma semana antes de Zambelli, Roberto Jefferson recebeu a Polícia Federal com 50 tiros e três granadas. Bolso enviou seu ministro da Justiça para negociar sua rendição. O vídeo de um agente rindo com Bob Jeff e chamando os policiais feridos de "burocráticos" não deve ter ajudado. Bolso mentindo na cara dura de que não tinha fotos com Bob e o associando a Lula deve ter soado como um insulto à inteligência até de alguns eleitores não muito inteligentes, apelidados de "gado".

Para Rudolfo Lago, do Congresso em Foco, "Jefferson e Zambelli fizeram retornar ao imaginário das pessoas o pior do governo Bolsonaro. A violência. A intolerância. O desprezo à vida. Que a pandemia de covid-19 evidenciara. Bolsonaro não perdeu a eleição por dois milhões de voto. Ele perdeu a eleição por 700 mil mortes". 

O deputado André Janones (Avante-MG) foi fundamental no segundo turno por usar as armas deles. Várias vezes mentindo, exagerando, ou dando golpes abaixo da cintura, ele foi capaz de colocar o bolsonarismo na defensiva durante todo o mês de outubro. Começou com coisas bem estúpidas, como usar vídeos (verdadeiros) de Bolso em cerimônias maçônicas para chamá-lo de maçon, ou usar uma entrevista (verdadeira, dada ao New York Times em 2017) em que Bolso declara que só não provou carne humana porque nenhum assessor quis ir com ele a um funeral indígena. Aí ele foi chamado de canibal. O esforço era pra mostrar que Bolso não é cristão (e não é mesmo, definitivamente seus valores não são cristãos). 

Pouco depois foi a vez de Bolso dar seu primeiro tiro no pé no segundo turno. Ele disse numa live com torcedores de times de futebol que viu na periferia de Brasília meninas bonitas e arrumadas de 14, 15 anos, e "pintou um clima". Ele já havia contado essa história (mentirosa) outras vezes, associando as jovens venezuelanas à prostituição (elas não eram prostitutas), mas sem o "pintou um clima". Suas explicações não foram nada convincentes. Eu e muitas outras mulheres jamais iremos nos esquecer que houve um presidente da república que disse ter "pintado um clima" com garotas de 14 anos. Bolso sentiu tanto o golpe que correu para fazer uma live na madrugada, e declarou que aquele dia em que foi acusado de pedofilia foi o pior da sua vida (pior que o da facada, pelo jeito). 

Quase ao mesmo tempo, uma reportagem da Folha de São Paulo desvendou que Paulo Guedes, principal ministro de Bolso, tinha planos de propor já no dia seguinte à reeleição do chefe a desindexação da inflação no reajuste do salário mínimo e da aposentadoria. Era um escândalo: na surdina, sem qualquer discussão com a sociedade, o ministro iria, na prática, fazer com que o salário mínimo e as aposentadorias valessem cada vez menos. E isso num governo que efetivamente não deu, em quatro anos, nenhum reajuste real ao mínimo. Assessores classificaram o episódio como desastroso para a campanha e criticaram Guedes. Quantos votos isso deve ter tirado do genocida é difícil mensurar.

Em todas as cem cidades do Brasil que mais recebem o Auxílio Brasil, Bolsonaro perdeu. Isso quer dizer que a maior parte dos pobres sabe votar e não se deixar comprar. Percebeu que o benefício, dado a menos de três meses antes das eleições, era puramente eleitoreiro, e que iria acabar em dezembro. Pegou o dinheiro e votou em quem verdadeiramente diminuiu a pobreza no Brasil: Lula.

Vale a pena registrar que Lula, desde que saiu da prisão, em novembro de 2019, e desde que deu sinais que voltaria a se candidatar à presidência, era o favorito nas pesquisas. Ou seja, durante três anos, praticamente toda pesquisa eleitoral mostrava Lula na frente de Bolso (assim como as pesquisas de 2018). Não deveria ser surpresa a sua vitória. Ainda precisaremos refletir por muitos anos como uma pessoa tão hedionda como Bolsonaro teve 58 milhões de votos. 

15 comentários:

Anônimo disse...

ABATER O PORCO VIROU QUESTÃO DE HONRA! VAI MORRER ANTES DO NATAL, VAGABUNDA.

avasconsil disse...

Realmente o inominável perdeu por uma orquestração de fatores. O sincericídio de Paulo Guedes sobre o reajuste do salário mínimo e benefícios previdenciários foi um dos mais importantes. Como a maioria não confia nem no neonazista nem no sinistro da economia dele, os desmentidos que vieram depois não conseguiram corrigir todo o estrago. Fernando Horta disse numa live recente que Zambelli seria apontada como principal responsável pela perda do asqueroso, pelos homens do grupo a que ela pertence. Claro, iriam aliviar pro Guedes e ser mais severos com ela, por machismo e misoginia. Foi Zambelli experimentando do próprio veneno, já que ela endossa isso tudo de que está sendo alvo agora, sendo tão escrota como ela é. Teve o Alexandre de Moraes também. Já pensou se o presidente do TSE fosse Dias Toffoli? Não faz muito tempo ele disse que não é correto falar em golpe de 64; o que ocorreu foi um "movimento". Ele presidente do TSE, o bolsonarismo teria se saído melhor do que se saiu. Muita gente não queria a reeleição do genocida. Por isso ele perdeu, apesar de tudo o que ele e os apoiadores dele fizeram. E fizeram de um tudo e ainda sobrou mais de uma dúzia. A Simone Tebet também teve um papel muito importante. Ela não é minha candidata preferencial. Mas entre ela e um Ciro Gomes. Entre ela e um Eduardo Leite. Entre ela e um Sérgio Moro. Entre ela e um Hamilton Mourão, eu voto nela. Ela se saiu infinitamente melhor agora em 2022 do que um Ciro Gomes. Pode acontecer de em 2026 ela ganhar meu voto.

Luise Mior disse...

Obrigada Lola por esta postagem. De fato, nunca saberemos totalmente porque Bolsonaro perdeu. Contudo, estou certa que precisamos prender Coiso e regulamentar as redes sociais, que estão alimentando uma subjetividade distinta de nós militantes de esquerda. A maioria da população não é politizada, não decide com base em argumentos racionais. Abraços fortes

Drª ANA CLAUDIA FERRARI disse...

Estão divulgando fotos pornigraficas como sendo de dominio do Escreva Lola Escreva,dizendo serem petistas as oessoas ali usando crucifixos em atos sexuais explícitos. Recebi no grupo que faço parte no whatsap.

avasconsil disse...

O insuportável do Felipe Moura Brasil (ele é bonito, mas ele e aquela Madeleine Lasco-vos são 02 uós dos borogodós... ) disse que o inominável silenciou após a derrota pra demonstrar força e planejar o futuro.

Eu interpreto o silêncio dele de outra forma.

Bolsonaro foi evasivo pra não decepcionar os 25% do bolsonarismo mais radical e continuar a usá-los. Se tivesse sido bem claro que admitiu a derrota, negociou com o PL sua saída pacífica do cargo (nada mal uma pensão de 150 mil reais por mês mais muitos outros benefícios, como a assistência jurídica de que ele com certeza vai precisar. Mansão no Lago Sul, em Brasília. A lista é farta), e que não deu nem vai dar um golpe por falta de apoio e porque ele será ressarcido pelo PL pra largar o osso, perderia o capital político do chamado "núcleo duro". Foi ou é por puro calculismo e egoísmo, as características mais marcantes dele. Ele não tem fidelidade alguma pelos fanáticos por ele. Quer apenas usá-los politicamente. Talvez um dia esse pessoal consiga enxergar e finalmente acorde.

Justiça seja feita: brilho intelectual Bolso (tem bolso até no nome...) não tem. Mas que ele é muito esperto e sabe usar pessoas pra se dar bem, é inegável.

Anônimo disse...

qual o seu problema com o eduardo leite ?

Anônimo disse...

O melhor de tudo na derrota do Bozo, é que está muito divertida!!! O patriota do caminhão está mundialmente famoso e ontem a noite já foi parar no OVNI que sobrevoou Porto Alegre!!!!E a diversão ainda continuará por tempo indeterminado, visto que ainda há milhares de lunáticos bozolóides acampados em frente aos quartéis.

Anônimo disse...

Excelente análise!

Anônimo disse...

Exato!

Anônimo disse...

Exatamente, cara, seus comentários são muito relevantes, continue contribuindo! Pense também em escrever artigos em periódicos. Beijos, a você, à maravilhosa da Lola, encaminhei vários artigos e fios daqui durante o período eleitoral, e aos outros comentaristas inteligentes!! Até hoje estou comemorando nossa vitória!!

Carolina disse...

Eu acredito ser isso mesmo, eu vi exemplos do que foi citado acontecendo. Conheço uma pessoa que ia anular, mas quando viu a Zambelli e trupe dando tiro na rua, resolveu votar no Lula (acredito que nao seja só por isso, mas que isso foi a gota d'água". Ainda, após as eleições, ouvi de muitas mulheres, de diferentes idades, sobre o bozo não poder ser presidente porque não respeita as mulheres, é machista, é pedófilo. Tudo espontâneo, eu ouvi um monte de conversas desse tipo (alguns homens citaram isso também). Onde eu moro (cidade de Sao Paulo) o bozo perdeu, entao nao é tao incomum alguém falar mal dele na rua, no táxi etc. Mas foi interessante que, depois das eleições, 100% das pessoas com quem conversei em táxi, no clube, no mercado, estavam descascando o bozo. Principalmente as mulheres.

avasconsil disse...

Não dá pra se é verdade o que esse deputado disse. Mas que tem tudo a ver com o inominável, isso tem. Miss Cheque apanha e o casamento é só de fachada. Ela deve se divorciar dele e se candidatar a algum cargo político. Até lá ela pode trabalhar como pastora e pedir o dízimo orando em línguas.

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/11/08/deputado-que-apoiou-bolsonaro-diz-que-presidente-ja-deu-tapas-em-michelle.htm

avasconsil disse...

Tenho muita dificuldade pra votar em candidato neoliberal. Eduardo Leite é um deles. Eu sei que lealdade não é um atributo muito presente no meio político. Mas Eduardo Leite, assim como Sérgio Moro, já demonstrou que tá acima da média no atributo deslealdade. Os dois são capazes de passar a perna em qualquer um em proveito de suas ambições políticas. Se fazem isso com figurões da política, imagina o que não fazem com quem está abaixo? Mas acho que Eduardo Leite nunca vai ter chance de se tornar presidente do Brasil. Motivo: é gay assumido. Uma população tão preconceituosa como a brasileira nem tão cedo vai eleger presidente alguém assumidamente gay. Mas, como Eduardo Leite é um traíra, não vai ser de admirar se no futuro próximo ele disser que se curou da homossexualidade dele. Se acontecer não vai adiantar muita coisa, pois a população brasileira não vai querer um duvidoso ex-gay pra presidente. O Brasil ainda tem muito preconceito pra purgar, infelizmente.

avasconsil disse...

Obrigado pelo incentivo. Eu queria escrever pra algum periódico. Só não sei como começar.

Anônimo disse...

Bolsonaro perdeu porque é otário. Quem obrigava a seu redor se elegeu, é ele se ferrou.