sexta-feira, 14 de outubro de 2022

OS MAIORES PERDEDORES DAS ELEIÇÕES DE 2022

Desculpem o sumiço, trabalho demais... 

Então. Eu estava pensando em quem foram os maiores perdedores (até agora) dessas eleições tão importantes pro Brasil. Não adianta bolsominion vir aqui dizer que foi o PT ou a esquerda, pois a gente elegeu ou reelegeu governadores em vários estados, estamos disputando em outros, Lula foi pro segundo turno com 6 milhões de votos de vantagem, e nossas bancadas cresceram (ontem soube que a bancada feminina do PT na Câmara subiu de 8 para 18 deputadas federais). 

Também fica difícil, por mais otimista que você seja, achar que Bolso perdeu. Ele fez as maiores bancadas na Câmara e no Senado, e os deputados estaduais mais votados em grande parte do país são fascistoides. Existe o risco do Sul e Sudeste inteiros (com exceção do Espírito Santo) serem governados por bolsonarentos. E óbvio que existe o risco d'ele ser reeleito (as abstenções podem ser decisivas). Mais pra frente, se o Imbroxável não ganhar um segundo mandato, se ele for preso, se o bolsonarismo se enfraquecer, a gente pode falar em derrota. Por enquanto, não.

Portanto, quem foram os grandes derrotados dessas eleições? Vamulá:

O PSDB

O PSDB teve o pior resultado da sua história e por pouco não virou um partido nanico. Partido com menos de 11 deputados na Câmara é considerado nanico, tem menos tempo de propaganda e verba pública, não é chamado nos debates. O PSDB adora está no limiar, com 13. Este ano, por uma questão de sobrevivência, o PSDB compôs uma federação com o Cidadania (que também caiu, de 8 para 5 deputados). 

Pela primeira vez desde sua fundação, o PSDB não disputou a presidência. Não elegeu nenhum governador, embora vá disputar o segundo turno em quatro estados (nos quatro, os candidatos tucanos estão atrás). Elegeu 54 deputados para as assembleias legislativas, o que não está tão ruim. Não elegeu nenhum senador (mas ainda tem quatro lá por mais 4 anos). Sua bancada foi reduzida de 22 deputados federais para 13. Aécio continua sendo uma das lideranças, e foi reeleito deputado federal, mas com 20 mil votos a menos que em 2018. José Serra, nome histórico do partido, não conseguiu se eleger deputado. Só pra ter uma ideia da decadência: em 1998, quando FHC se reelegeu, o PSDB elegeu 99 deputados federais. Agora tem 13, já falei?

Mais um fracasso: depois de quase trinta anos de domínio total, perdeu o estado de São Paulo, e perdeu feio -- sem disputa no segundo turno. E com o governador tucano apoiando Bolso, o que fere de morte qualquer história progressista do PSDB!

Em 2014 o partido teve 11 milhões de votos nas candidaturas pra deputados federais. Agora teve 3,2 milhões. Não é preciso ser um craque em análise política para adivinhar para onde foram esses votos -- pra extrema-direita de Bolsonaro. Eu conheci gente muito antipetista em Santa Catarina uns 13 anos atrás, quando eu ainda morava em Joinville. Eles não se assumiam de direita, mas se identificavam com o PSDB. Eram mais que eleitores, eram filiados. Em 2018, toda essa turma migrou pra Bolsonaro. E, obviamente, se assumiram de direita (mas não gostam de serem chamados de extrema-direita).  

Em maio, a Folha perguntou a tucanos os motivos da derrocada. Eles citaram a derrota em cinco eleições presidenciais seguidas, e a perda de parte do seu eleitorado para o bolsonarismo.

Como disse o grande Guilherme Boulos no Roda Viva: "essa direita tradicional foi tragada e engolida pelo monstro que eles criaram, chamado Bolsonaro. Soltar pitbull é muito fácil, prender depois é que é o problema". Lembrei desta linda charge da Laerte:

Tasso Jereissati, tucano do Ceará, falou em setembro que os maiores erros foram Aécio questionar ter perdido pra Dilma em 2014, o PSDB votar contra seus princípios só por ser contra o PT, e fazer parte do governo Temer: "Fomos engolidos pela tentação do poder". Também foi uma história de traições: Alckmin trouxe Dória, que o traiu; Dória trouxe Garcia, que o traiu. "Agora, Garcia trai a cúpula tucana, fecha a tampa do caixão e irá embora antes de apagar a luz", escreve João Filho num ótimo artigo pra Intercept Brasil

Não gosto muito de decretar morte de partidos, porque muita gente já fez velório pro PT e quebrou a cara, e eu imaginei, uns anos atrás, o fim do DEM, mas ele se uniu ao PSL e virou o União Brasil, um partido de direita bem forte. Mas que o PSDB vai ter dificuldade pra se recuperar, não há dúvida. E ainda que tudo que tenha acontecido com o partido seja merecido, não dá pra comemorar. A extrema-direita é muito pior que a direita. Bolso é muito pior que qualquer tucano. 

Partido Novo

O Novo já nasceu velho, a gente dizia. A gente também dizia que o Novo era um PSL de sapatênis, um PSL que aprendeu a usar talheres. Mas o fato é que o Novo não conseguiu disputar o eleitorado de extrema-direita com Bolso. Agora virou nanico. Caiu dos oito deputados federais para apenas três. Nas assembleias legislativas, foi de doze pra cinco deputados estaduais. No Senado, segue sem senador, mas com uma queda expressiva de votos: em 2018 seus candidatos tiveram 3.4 milhões de votos. Agora, foram apenas 480 mil. 

Continua com apenas um prefeito (de Joinville) e um governador (de Minas). Não atingiu a cláusula de barreira. Isso quer dizer que, na próxima eleição pra presidente, um liberal inútil como Felipe D'Ávila, que teve só 0,47% dos votos válidos, não seria chamado pros debates presidenciais pra falar suas barbaridades (a iniciativa privada é fantástica, o Estado é terrível -- tem que ter coragem pra continuar falando isso depois de uma pandemia. Se dependesse dos empresários, estaríamos todos mortos). 

A última humilhação foi o vereador Fernando Holiday (ex-MBL, movimento de extrema-direita que infelizmente ainda não morreu) se desfiliar do Novo na semana passada. Ele concorreu a deputado federal, teve 38 mil votos, e não se elegeu. Ainda bem! 

Ciro e o PDT

Os números falam por si: Ciro foi de 12,47% dos votos em 2018 para 3,04% agora. E, talvez ainda pior: aumentou seu índice de rejeição para 54%. Convenhamos, você tem que fazer algo muito errado pra ser tão rejeitado quanto um fascista responsável pela morte de quase 700 mil brasileiros. Diante desse desastre, o PDT, fiador do poço de rancor chamado Ciro, até que não se saiu tão mal: foi de 19 deputados federais para 17. Mas o partido lançou onze candidatos para governador, e não só não elegeu nenhum, como nenhum foi ao segundo turno. Nenhum senador foi eleito.

A campanha de Ciro realmente foi um desastre. Bateu tanto em Lula (quando deveria ter batido em Bolso, o segundo colocado e inimigo-mor da democracia) que teve suas peças usadas por bolsonaristas e foi chamado de linha auxiliar do bolsonarismo. Até funcionou: boa parte de seu eleitorado votou em Bolso no primeiro turno. Mas é triste ver o "voto útil" de muitos eleitores de um partido que se diz de centro-esquerda irem pra extrema-direita. Lógico, Ciro e o PDT vão culpar o PT, como sempre. Autocrítica não é com eles. Mas parece que Ciro coloca suas preferências (avalia que é melhor pra sua candidatura em 2026 que Bolso se reeleja e continue fazendo um governo hediondo) que o bem-estar do Brasil.

Por pura pirraça e teimosia, Ciro perdeu o domínio da família Gomes no Ceará! Brigou com os irmãos, isolou-se, rompeu a aliança que tinha com o PT no estado. "Ainda é um partido grande aqui no estado do Ceará. No Brasil, sofreu uma redução muito grande", afirma o deputado federal reeleito Idilvan Alencar, do PDT. Candidato de Ciro, Roberto Claudio acabou ficando em terceiro, com apenas 14% dos votos válidos, contra 32% do capitão bolsonarento e 54% de Elmano Freitas (PT), que surpreendentemente venceu no primeiro turno. O ex-prefeito de Fortaleza ganhou em apenas um dos 184 municípios do estado (Pires Ferreira). O nome mais forte do estado hoje é o ex-governador Camilo Santana (PT), eleito senador com 70% dos votos.

As pesquisas

Praticamente todas as pesquisas erraram feio. Na véspera do primeiro turno, Datafolha e Ipec deram uma vantagem de 14 pontos percentuais de Lula sobre Bolso. O resultado final foi de apenas cinco pontos: 48,43% a 43,20%. E quem acompanhou a apuração pelo TSE (meu caso), sofreu. Bolso saiu na frente e só depois de uns 70% dos votos apurados é que Lula o passou. 

Tudo bem, as pesquisas erraram menos que os bolsominions, que juravam que seu mito seria reeleito no dia 3 com 60% dos votos. E o problema não foi tanto com a votação de Lula -- as pesquisas davam a ele cerca de 50% e indicavam que poderia haver segundo turno --, mas com a de Bolso, muito superior ao previsto.

O Datafolha, divulgado na véspera da eleição, com 12.800 entrevistados em 310 municípios (uma amostra de peso), dava 36% pra Bolso. No dia 3 de outubro, ele teve 43%, bem acima da margem de erro. O Ipec dava 37%. A Genial/Quaest, 38%. Concordo com a avaliação do professor da USP Pablo Ortellado, que diz que a credibilidade dos institutos de pesquisa, antes posta em xeque pelos bolsonaristas, passou, depois das eleições, a atingir o resto da sociedade.     

E as pesquisas não erraram só pra presidente (o que pode ter ajudado Bolso: deram tanta vantagem pro Lula que vários eleitores conservadores não bolsonaristas podem ter votado no Coisa Ruim só pra evitar que Lula vencesse no primeiro turnos). As pesquisas previam 44% pro governador do Rio Claudio Castro (PL). Ele foi reeleito no primeiro turno com 58%. Pro senado, então, nem se fala. Erraram praticamente todas as previsões em 2018, e voltaram a errar agora em 2022. As intenções de voto para senadores chegaram a variar 20%, em alguns casos.

Os diretores dos institutos de pesquisa se defendem. Dizem que pesquisa é só um retrato do momento, que não é prognóstico, só aponta tendências. Certo. Mas se pesquisa não serve pra captar o voto envergonhado em Bolso, o antipetismo, e muito menos as abstenções, serve pra quê? (e isso quem tá falando é a filha de um cara que trabalhou boa parte de sua vida com pesquisa -- de mercado, não eleitoral, mas ainda assim, pesquisa). 

Lógico que não concordo com o que o pior governo de todos os tempos quer fazer com os institutos. Já tem bolsonarento desejando CPI das pesquisas. O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que responde ao Ministério da Justiça, abriu investigação contra Ipec, Datafolha e Ipespe, às quais acusa de atuar como um cartel para manipular as eleições. Tudo isso faz parte do plano golpista de Bolso de intimidar os institutos de pesquisa e poder contestar o resultado eleitoral se Lula ganhar. O que vale pra ele, afinal, é o "DataPovo" (tipo ontem e hoje no Recife?). 

Não creio de maneira alguma que as pesquisas erraram de propósito ou que são compradas (muitas são; fazer pesquisa custa caro, o que não quer dizer que os resultados são manipulados). Mas as pesquisas definitivamente demonstraram suas limitações e indicaram que não podem ser vistas com tamanha importância. Não deveriam nunca pautar a cobertura eleitoral da mídia. E o clima de "já ganhou" é sempre ruim pra quem é da militância.  

10 comentários:

Anônimo disse...

Lola, o negócio foi feito. Mas não podemos desistir.
As pesquisas erraram feio mesmo...
Sugiro que a gente vá monitorando o cenário com base na Paraná Pesquisas, internamente aqui.. E que a gente vá divulgando externamente as pesquisas datafolha, principalmente.

Não podemos desistir, agora falta pouco para o Brasil voltar a ser feliz! Não desanimem!

Anônimo disse...

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://g1.globo.com/google/amp/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2022/10/13/stf-nega-autorizacao-de-aborto-a-gravida-de-gemeos-siameses-em-sao-luiz-gonzaga.ghtml&ved=2ahUKEwi7gbmh3eD6AhWMKLkGHV-jAyAQFnoECC0QAQ&usg=AOvVaw2eUmHwBOviQInLz7cC-srI

Anônimo disse...

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://oglobo.globo.com/google/amp/politica/eleicoes-2022/noticia/2022/10/programa-citado-por-ministerio-apos-damares-relatar-abuso-infantil-nao-gastou-nada-neste-ano.ghtml&ved=2ahUKEwipy9LD3eD6AhWqKrkGHS4vDsoQFnoECBIQAQ&usg=AOvVaw3EppnfNhVBGCDJzJxFJPgw

Anônimo disse...

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://oglobo.globo.com/google/amp/blogs/sonar-a-escuta-das-redes/post/2022/10/apos-ataques-de-bolsonaristas-a-igreja-catolica-padre-zezinho-faz-desabafo-e-se-retira-das-redes-sociais.ghtml&ved=2ahUKEwishaX63eD6AhXoILkGHYrzCOgQr_oDKAB6BAgUEAE&usg=AOvVaw37JTtSj3onnKxlF0HPmRXl

Anônimo disse...

Faltou falar do MBL, que foi o que mais perdeu esse ano e na eleição encolheu mais ainda.

Sofia disse...

Post muito interessante, como vários outros seus!
Acompanho seu blog há anos e tenho muito carinho por ele! Obrigada por continuar escrevendo, Lola! Faz muita diferença!
Feliz Dia dos Professores <3

Mihaelo disse...

https://nadanovonofront.com/2022/10/13/bolsonaro-enganou-os-aposentados-e-fraudou-a-eleicao/ Bozo usou a máquina pública(no caso INSS)para induzir a votação dos aposentados, o que não deixa de ser fraude e crime eleitoral! Por isso o pretenso erro das pesquisas!!!!

avasconsil disse...

https://www.opovo.com.br/eleicoes-2022/2022/10/15/bolsonaro-faz-comicio-no-conjunto-ceara-em-fortaleza-neste-sabado-15.html

avasconsil disse...

“Gente vcs não acham muito estranho esse comício do Bozo no sábado no Conjunto Ceará !!!! Não vai ter motociata. Só o comício!

Por que um comício numa região periférica , sabedora que perdeu , uma área dificílima de oferecer segurança , várias saídas inclusive para Caucaia e Maranguape e Maracanau ,difícil locomoção dentro do próprio conjunto até para quem conhece a região , bairros próximos como muita violência como o Bom Jardim, reconhecida por ter disputa entre fações, longe das áreas que o Bozo ganhou no primeiro turno e que a turma mais rica da cidade não frequenta e tem medo de frequentar.

Por que não fizeram na Praça Portugal ?

Será que estão planejando outra facada aqui no Ceará onde a governadora apoia Lula, o Camilo ex governador também e agora Ciro e Cid estão apoiando!

E por outro lado o Coronel da força nacional e casado com a deputada Zambele é daqui, o ministro da defesa é do Ceará , Capitã Cloroquina que pode ajudar em algo da saúde , além do Capitão Wagner controlando parte da polícia ,ou seja, teria o lado político e logístico favorável para ter o tumulto , gerar a confusão , pegar um sujeito da esquerda inocente para colocar a culpa que não é difícil ou mesmo providenciar uma fulga de um suspeito de esquerda nunca encontrado.

O desespero a duas semanas da eleição e na véspera do primeiro debate pode tudo acontecer.

Sem falar que agora o Bozo controla as forças de segurança do Estado Brasileiro.”

👆🏼”_Essa mensagem é de um médico que trabalha a mais de 20 anos no Conjunto Ceará _.
Estamos divulgando nos grupos por orientação de uma pessoa que trabalha na policia. Ele falou que é a melhor forma de enfraquecer o susposto "combinado".”

avasconsil disse...

Não aconteceu outro atentado fake. Pelo menos não hoje, não aqui.

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/pontopoder/eleicoes-2022/comicio-de-bolsonaro-no-conjunto-ceara-tem-revista-com-detector-de-metal-e-esquema-de-seguranca-1.3289519