sexta-feira, 3 de setembro de 2021

A HERANÇA ESCRAVAGISTA FAZ MAIS UMA VÍTIMA

Essa história me enche de raiva.

Eu já tinha lido a matéria sobre Raiana, uma babá de 25 anos que pulou do terceiro andar de um prédio em Salvador para fugir das agressões da patroa. Raiana teve várias escoriações pelo corpo e fraturou os dois pés. 

Mas eu ainda não tinha visto as imagens das agressões, obtidas por uma câmera de segurança. São terríveis, de uma covardia inominável. Raiana está sentada num sofá com uma bebê, uma das trigêmeas de quem tomava conta. Era nova no emprego, só estava lá havia uma semana. Melina, a patroa, começa a gritar com a babá e agredi-la do nada. São vários socos, tapas, puxões de cabelo, chutes, xingamentos. Ela ainda diz: "Você só sai daqui num caixão".

Em cárcere privado, Raiana chegou enviar uma mensagem aos familiares, pedindo ajuda. Eles viajaram do interior à capital, mas, ao chegar ao prédio, não conseguiam localizar o apartamento onde a babá trabalhava. Depois, a patroa a obrigou a mandar mensagem dizendo que estava bem. Raiana ainda tentou se socorrer com uma vizinha, mas Melina a arrastou para dentro.

Felizmente, Raiana sobreviveu, está bem, e o caso veio à tona. Outras onze ex-funcionárias de Melina surgiram para denunciá-la. Ela não as pagava direito, confiscava celulares, xingava, ameaçava, e partia pra agressão física. Pelo menos duas delas registraram boletim de ocorrência, em 2018 e 2020. E nada aconteceu. As denúncias não foram investigadas, um incentivo para Melina continuar destratando trabalhadoras. 

Num depoimento de 6 horas na delegacia, Melina alegou que também foi agredida e que revidou. Certamente não é o que as câmeras dizem. 

A elite brasileira é repulsiva. Saudosista do seu passado escravagista, insiste em tratar com violência suas empregadas domésticas. 

Paga mal, quando paga (uma boa parte das domésticas ganha menos de um salário mínimo), e insiste em heranças de uma era que deveria causar vergonha, como quarto de empregada e elevador de serviço. 

Aliás, não é só a elite brasileira. Nunca vou me esquecer dos maus tratos sofridos por Rigoberta quando trabalhava em casas de família. Ela narra isso em Meu Nome é Rigoberta Menchú: e assim nasceu minha Consciência. Décadas mais tarde, em 1992, ganhou o Nobel da Paz por sua lutas pelos indígenas. Mas o dia a dia contado por Rigoberta como empregada na Guatemala é muito parecido ao das domésticas daqui: uma rotina de exploração, humilhações, condições análogas à escravidão e, em muitos casos, agressões físicas.
 
Até quando?

Toda minha sororidade a Raiana e às outras funcionárias espancadas pela patroa. E nenhuma a Melina, que precisa ser punida e indenizar todas que agrediu impunemente.

6 comentários:

avasconsil disse...

Já já vai aparecer um advogado pra dizer que a pobre Melina sofre de transtorno bipolar, isso desde que era belezinha, por isso, coitadinha, perdia o controle emocional. Pior é que sem empregada em casa essa criatura vai descontar é nas 03 meninas. Devem ser crianças que comem o pão que a Melina amassou. É difícil de acreditar que uma pessoa faça isso com outra. Mas a Raiana e a Madalena Gordiano estão aí pra provar. Ainda tem os casos de estupro de empregadas domésticas: https://www.google.com/amp/s/catracalivre.com.br/cidadania/dopa-estuprar-empregada/amp/ ; https://www.jd1noticias.com/brasil/video-para-fugir-de-estupro-empregada-pula-da-sacada-de-predio/91411/ .

Natália Cibele disse...

É vendo uma situação dessa que me faz sentir repulsa e vergonha por ser brasileira infelizmente não tenho esperanças que um dia possa ser diferente porque essa mudança deve começar em nossas crianças como vai ser diferente se elas já crescem com o mal exemplo dos pais.

Alan Alriga disse...

Não é só aqui no Brasil que ocorre isso, em países de primeiro mundo que têm grandes taxas de imigração ilegal, como o EUA, Japão, e vários outros, onde muitas dessas mulheres que entraram de forma ilegal, acabam virando escravas sexuais de seus patrões ou de grupos criminosos.

titia disse...

Então, sabe quando a turminha da direita vem chorar e nos dizer que não devemos fazer discurso "de ódio" contra os coitadinhos dos ricos?

Devemos sim. Devemos fazer e muito. Sem um momento de folga, sem concessões e sem admitir nenhum papinho tipo "not all rich people". E se a classe média pão com ovo que se acha membro da corte mas não pode mais nem pagar um plano de saúde mixuruca fizer o mesmo, que aguente o ódio também. Quer lamber as botas dos ricos, que leve o mesmo cacete no lombo.

Anônimo disse...

a) Lola sou sua fã amo o seu blog.

b) Sinceramente a classe média pão com ovo e um câncer que o Brasil tem eles adorariam que a lei áurea fosse extinta. Eles votaram no Bozo em razão do seu preconceito mas agora ela empobreceu mais.

c) Estou em campanha porque acredito que não basta eleger um presidente progressista temos que ter um corpo legislativo progressista os coletivos feministas são excelentes alternativas

Anônimo disse...

Triste ver que a Dona Máxima (do Hermes e Renato) existe, e que ela de fato espanca as "Jaquelines".