segunda-feira, 31 de maio de 2021

"SOU MUITO BRINCALHÃO", DIZ MÉDICO ASSEDIADOR PRESO NO EGITO

Compare: médicos cubanos atuam nas periferias de 60 países, ajudam vítimas em terremotos e furacões, desenvolvem vacinas contra covid que serão distribuídas a nações pobres de graça, são admirados no mundo todo.

Enquanto isso, (alguns) médicos brasileiros são conhecidos pelo elitismo, pelo nojo de miseráveis, e pela anti-ciência, ainda mais quando pensamos nos médicos bolsonaristas, que infelizmente não são poucos (dizem que a Dra. Mayra Pinheiro, a Capitã Cloroquina, está no Ministério da Saúde desde o início do governo para cumprir cota do apoio que tantos médicos deram ao Coisa Ruim). Ontem o médico brasileiro e influenciador digital fã de Bolso e defensor de cloroquina Victor Sorrentino foi preso no Egito.

Num vídeo asqueroso que circulou cá e lá, uma simpática mulher muçulmana tenta lhe vender papiro (aquele papel usado pelos antigos egípcios). Ele ri e fala em português: "Vocês gostam mesmo é do bem duro, né? Comprido também fica legal, né?" O próprio médico colocou o vídeo no seu Instagram com quase um milhão de seguidores. Não foi a primeira vez. Circularam outros vídeos, um do sujeito assediando uma moça na Austrália, em 2014, e outro d'ele rindo de mulheres negras numa praia brasileira. 

Victor, que já escreveu que o que ele gosta mesmo ao viajar não é conhecer lugares paradisíacos, e sim novas culturas e costumes (pra quê? Pra poder zoar deles?), trancou seu perfil e postou um novo vídeo, justificando seu ato: "Eu sou assim. Sou um cara muito brincalhão". 

As feministas egípcias não gostaram nada da "brincadeira" e começaram uma campanha num perfil do Twtitter chamado Speak Up (Fale, não se cale) dizendo que não querem assediadores no país delas. Não posso falar por todas as feministas brasileiras, mas a gente também não quer. O babaca brincalhão (porque misoginia é piada pra essa gente) foi localizado e preso ontem em Cairo. A pena para assédio sexual por lá é de no mínimo seis meses de prisão e multa. 

A esposa do assediador defendeu o marido e reclamou que "as pessoas veem maldade em absolutamente tudo [...]. Amo demais a autenticidade, o bom humor e o quanto ele é incansável naquilo que acredita. Ele tem esse jeito intenso de viver a vida que só me deixa ainda mais encantada, e super me dedico para acompanhar". Misoginia é um "jeito intenso de viver a vida", e a culpa é das pessoas que não compartilham do bom humor do brincalhão.

Este caso me lembrou do episódio misógino na Copa da Rússia em 2018. Lembra? Um grupo de brasileiros (entre eles um engenheiro, um advogado, e um policial militar) pediu a uma russa que não sabia português repetir frases como "B*ceta rosa" e "Essa é bem rosinha". Quando a escrotidão deles viralizou na internet e sua identidade foi revelada (por exemplo, um deles devia R$ 37 mil de pensão alimentícia à ex-mulher), eles se queixaram. Eles eram apenas "pais de família" brincando. 

Ah, esses homens risonhos! Que mundo mais sem graça! Eles não podem nem mais assediar mulheres em paz, rir delas, e piorar ainda mais a já horrível imagem que os brasileiros têm hoje no exterior?

9 comentários:

Angela martins disse...

Essa é uma das muitas vergonhas que temos passado,a classe média brasileira é nojenta,mal educada,arcaica e sem noção alguma, espero que seja punido exemplarmente.

Anônimo disse...

Pobres homens 😭 Q mundo cruel onde o homem n pode mais molestar uma mulher. Muito triste. 🙄
E a mulher defendendo o lixo, pqp

Anônimo disse...

a) Nem todo bolsonarista e mal caráter mas todo o mal caráter e bolsonarista

Aninha disse...

Vergonhoso e nojento o que esse cara fez, mas espero que isso aconteça mais vezes no Egito. Que é um país extremamente misógino e que segundo a ONU mais de 90% das mulheres já relataram ter sofrido algum tipo de abuso ou assédio.

Anônimo disse...

Nossa, que otário. Cara faz uma dessa num país muçulmano...ou é cara de pau ou é burro. Credo. Espero que aproveite o tempo na cadeia para pensar.

avasconsil disse...

Tem todo jeitão daquele Dr. Jairinho... E viagem ao Egito. Xi, deve ser evangélico. Evangélicos brasileiros têm viajado em bandos pro Egito e Israel, pra os países e as cidades que serviram de cenário às coisas que aconteceram no antigo e no novo testamento. Me dá asco só de imaginar essa gente muito fofa reunida viajando junta. Esse sujeito é político? Se ainda não for vai ser. E vai ser eleito, infelizmente. Não apenas os médicos são muito reacionários. Muitos juízes e promotores também são. Desses que a família bancou durante anos estudando 10-12 horas por dia pra eles/elas passarem no concurso, e que juram que por isso são os arautos da meritocracia. É uma gente que mostra a que veio: vem negando muita liminar de medicamentos e insumos de saúde como fraldas, ou limitando a quantidade. São crianças com paralisia cerebral. Idosos com alguma doença neurodegenerativa. O médico prescreve 8 por dia, eles/elas dizem que 4 já tá bom. 08 já ultrapassam a "razoabilidade". O tribunal de justiça costuma reformar essas decisões. Mas um dia esses juízes e juízas serão os desembargadores e as desembargadoras. Então como será? Tenho me feito essa pergunta com tanta frequência quanto têm sido frequentes as decisões desfavoráveis deles e delas aos mais pobres. Eles e elas, é claro, são contra as cotas raciais ou sociais. Dizem que ferem a meritocracia... Querem 100% das vagas pra a elite branca da classe média. O pessoal que a Marilena Chauí odeia e com muita razão. Seria uma pesquisa interessante comparar as decisões dos juízes cotistas com as dos não cotistas. Tomara que os primeiros decidam de forma mais humanizada. Porque as Mayras de toga não costumam ser diferentes das de jaleco. Entre eles e elas é muito comum o mesmo padrão de comportamento. Com reflexos nas decisões que eles tomam no exercício de suas profissões. As da Mayra a gente tem visto que não são das melhores.

avasconsil disse...

Formado em medicina pela Universidade Luterana do Brasil, Ulbra. Ou seja: deve ser evangélico mesmo. Essa Ulbra devia mudar o nome pra Umbra. De umbrela. Umbral...

Anônimo disse...

Censurou as mulheres porquê? São criminosas?

Alan Alriga disse...

O nome disso é respeito caso você não saiba