terça-feira, 10 de abril de 2018

GUIA PARA NÃO ALIMENTAR OS TROLLS

Esses tuítes do Cedric viralizaram. Decidi juntá-los para que fique um texto coeso. 
E já deixo minha opinião: não acredito que devamos ignorar os trolls sempre (não é assim que eles irão desaparecer). É preciso sim combater as mentiras e o ódio. Mas, sempre que possível, temos que espalhar o bem, as ações positivas, falar das pessoas de que gostamos e nos inspiram. Portanto, mais importante que denunciar um troll (e nunca inclua o link pra ele, se não você está ajudando a promovê-lo) é divulgar ativistas. E aí, você já espalhou algum texto feminista hoje?

Não alimentem os trolls: um guia Além das Sombras para não dar voz ao discurso de ódio da internet
Aqui é o @cedricgraebin para um textão meio chato, falando sobre bots, trolls e stalkers (ou "motoboys de treta") nas redes sociais que estão propagando discurso de ódio.
Desde que redes sociais como Facebook e Twitter mudaram seus algoritmos para parar de mostrar os posts em ordem cronológica e sim em “ordem de interesse”, essencialmente é isso o que acontece na sua linha do tempo nas duas redes sociais:
Quanto mais reações ou curtidas, comentários, respostas ou compartilhamentos ou "retweets" em uma postagem, maior a chance de que ele apareça em sua linha do tempo, quer você considere ele importante ou não. O motivo desta mudança é bem simples: dinheiro.
Quanto mais visto um post, mais tráfego é atraído para os sites e mais pessoas vêem as publicidades associadas à postagem. Quer dizer: quanto mais chocante, polêmico ou indignante um post ou tweet for, mais dinheiro as empresas responsáveis pelas redes sociais estão ganhando.
E para dizer de um modo mais direto, Facebook e Twitter estão ganhando dinheiro a partir da repercussão do discurso de ódio nas redes sociais.
E, ao divulgarmos, compartilharmos, retuitarmos ou citarmos os tweets de trolls (contas nas redes sociais com o objetivo de causar polêmicas, ofender, xingar e assediar outras), estamos essencialmente dando palanque para a mensagem de ódio dessas contas se espalhar ainda mais.
E essa visibilidade enorme acaba gerando um descompasso entre o movimento real das pessoas nas redes sociais e o que é percebido (ou mostrado) para as pessoas usando estas redes.
Para citar um exemplo bem recente, um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) acompanhando a reação das pessoas nas redes sociais após o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) mostrou que apenas 7% dos posts ou tuítes foram mensagens de ódio ou ataques (vejam, por exemplo, a reportagem da @vicebrasil sobre este estudo). 
Embora o número absoluto destes posts tenha sido baixo em relação ao total de posts mencionando o assassinato, o que percebemos é que eles se espalharam nas redes como fogo em grama seca, por causa do alto número de "retweets", compartilhamentos, reações e respostas, que fizeram os algoritmos das redes sociais interpretarem esses posts como “interessantes” e colocar eles com destaques nas telas de muita gente. 
Uma outra coisa importante que podemos falar aqui é sobre como lidar com trolls, bots e “motoboys de treta” nas redes sociais.
Já falamos um pouco sobre o que são os trolls, mas é bom também descrever os outros dois tipos de contas: bots (de robots) são contas automatizadas (integralmente ou parcialmente) que, em geral, procuram palavras-chave em posts em redes sociais para responder a elas. 
Um jeito fácil de identificar uma conta de um bot no Twitter, por exemplo, é olhar o perfil e ver se as postagens da conta são mais "retweets" e respostas em relação a posts individuais. Se na maioria for retuítes e respostas, provavelmente é um bot ou conta coletando tweets.
A minha experiência com alguns bots nas redes sociais indica que os bots utilizados para a propagação de discurso de ódio em geral propagam um conteúdo para alertar uma conta operada por um troll, o qual então incita a manada de seguidores para o autor da mensagem original.
Existem também os motoboys de treta (ou stalkers), contas operadas por pessoas que, ao verem uma mensagem, compartilham ela marcando um troll famoso e assim atiçam a manada. 
Como lidar com essas contas? Existem duas opções: o bloqueio e o silenciamento. Para bots, stalkers ou “motoboys de treta”, o bloqueio é a melhor opção, pois isso quebra o poder de visualização dos posts (e, por consequência, a cascata de respostas tóxicas que vem logo depois).

14 comentários:

Anônimo disse...

Acho estranho fazer uma postagem sobre "não fale sobre o mal, divulgue o bem" sendo a anterior sobre um dos maiores trolls do Brasil, o Maroni.

Fora que mídia feminista é assim: mulheres fazem feitos incríveis, silêncio. Dado Dolabella dá um peido, notícia de capa.

Anônimo disse...

https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/350593/Erramos-homem-que-provocou-Manuela-n%C3%A3o-%C3%A9-assessor-de-Eduardo-Bolsonaro.htm

Jonas disse...

Oi Lola, boa tarde!
Olha, sou de uma corrente filosófica diferente da sua (Libertário), e discordo de muita coisa q Vc coloca no seu blog. Mas acabei de ver essa notícia, e talvez seja importante Vc comentar. É só minha o opinião.

É o Link de uma notícia de uma garota q foi estuprada por 5, a ainda foi hostilizada na delegacia.

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/jovem-do-df-e-estuprada-por-5-homens-familia-alega-omissao-da-policia.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1

https://glo.bo/2qkGyBY

Cara Valentina disse...

Discuta com o troll até o amanhecer que ele vira pedra. Pronto.

Anônimo disse...

Ah eu respondo as vezes pq é bom tirar onda com a cara deles, mas a partir do momento q gastar esforço e energia (longas disc de debate) ai n dá ne, tem q ser mt loser pra virar keyboard warrior. Só gente com muito tempo livre perde tempo com isso ao invés de estudar ou ir socializar cozamigo, plantar uma arvore, enfim, fazer algo útil da vida ne. Vamo cuidar da nossa q é bom e deixar os hopeless por opcao pastando ae q o universo agradece

Anônimo disse...

12:58 - é q os direitebas são incomparáveis nisso, sua mula

ng supera direitorto na hora de ser um câncer na internet, é por isso q comportamento ruim na rede está imediatamente relacionado com diretismo

13:56 - isso não é nada perto das fanfarrices e fake news q a família bolçoMERDA inventa, q se lasque vc

14:09 - sim, é melhor vc jair se acostumando com a ideia do seu "mestre" perder a eleição (depois de ser muito SURRADO nos debates, claro) e ir direto pra papuda

Jonas disse...

E eu não sou um hater. Meu comentário foi bem sério, e se alguma envolvida nesses movimentos pudesse olhar a notícia (e talvez ajudar a moça), seria muito legal.
;)

Anônimo disse...

bolçolixo é um verme COVARDE, kkkkkk

fugiu do ciro pq não tem coragem de debater com ele

imaginem o massacre q vai ser nos debates, aaaaaaaaaaaaaaa

eu não perco por esperar, vou ver bolçovômito ser esquartejado em rede nacional de televisão, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Primeiro vão fazer picadinho do bolço em praça pública e logo depois... PAPUDA

titia disse...

"Ai, ai, ai, o blog feminista errou. E ainda publicou a errata! Que horror, todo mundo sabe que feminista não pode errar! Vocês não tem mais moral pra falar de ninguém, suas vadias burras e ignorantes, huehue, quero dar o rabo pro bolsonaro" e na hora que são desmascarados como mentirosos, espalhando sites e tuítes falsos sobre a Lola ou a falecida Marielle, nenhum desses babacas tem a dignidade de assumir que fez merda, que foi canalha, escroto, desonesto, difamador, cuzão, etc. Piada pronta.

E não, esse papinho "não alimente os trolls" não serve como desculpa pra tentar calar quem denuncia violência. Vocês vão continuar sendo denunciados. Superem ou então fiquem caladinhos.

E sujeito que quer que eu repense minhas atitudes:

Tá, já repensei. Agora vai arrumar uma louça pra lavar que eu tenho que continuar zoando todos os idiotas que vierem tentar se fazer aqui/respondendo como merecido a quem vier com merda pro meu lado. Não vou dar nenhuma folga nem ser meiga e fofa com vocês. Supere isso ou não venha com merda pro meu lado. Fácil, né?

Anônimo disse...

Eis que repentinamente emerge, sei lá de onde, um blog que se apropria de tudo que é honesto e cheio de amor.

Dele sai a presunção que os ativistas de esquerda são somente aqueles que querem o bem comum e um amor universal.

Conta outra.....

Joana disse...

Pessoa... Ninguém liga, viu?

Vou falar pela milésima vez: seja lá quem for o filhadaputa que ganhe essa eleição, a minha vida não vai mudar EM NADA.

Sabe o que é nada?

Então pronto, já pode chorar, mascutroll!

Anônimo disse...

O problema da discussão na internet é esse, não tem como dar um soco na cara em quem quer ser engraçadinho ou desrespeitoso. Em discussões cara a cara, não existem trolls.

Anônimo disse...

Parece que a galera aqui não sabe o que é troll. Trollar é fingir ter uma opinião ou dizer algo extremo que não é verdadeiro para obter uma reação de alguém.

Se a pessoa não está zuando ou fingindo e realmente acredita no que diz, não é troll. É só um retardado mesmo.

Anônimo disse...

Tô pouco me lixando se Lula é preso ou não. No grande esquema das coisas, sabemos que isso não vai mudar nada em nossa vida. Igual esse povo que vai em show de cantor famoso, grita, se escabela, briga no facebook...pra quê? O cara nem sabe que você existe. E o político, por melhor que ele maneje seu mandato, não faz menos que a obrigação. Ele vai trabalhar de bicicleta? Desistiu de vários benefícios previstos em lei para sua categoria? Aparece em todas as sessões? Mas não é pra atender ao povo que o político busca se eleger? Então pra que o endeusamento, minha gente? Logo, faz mais sentido adorar um cantor, porque esse não tem obrigação nenhuma de fazer obras em prol dos interesses da população.
Enquanto isso:
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/04/10/estudante-de-medicina-e-suspeito-de-espancar-a-namorada-ate-a-morte-no-rio.htm