sexta-feira, 20 de abril de 2018

GENTE É PRA BRILHAR: GLEICI CAMPEÃ!

Não assisti nenhum dia do último BBB (não vejo o programa há anos), mas acompanhei o entusiasmo que muitas mulheres de luta tiveram com a trajetória da Gleici. 
Por isso, ontem pedi as minhas queridas leitoras um guest post. Patricia Daltro (que conheço na blogosfera há uma década), e Marcelle Martins (que é do Acre, terra da Gleici) toparam o desafio. Publico aqui com muita alegria o artigo a quatro mãos de Patricia e Marcelle. 

O que falar sobre a Gleici? Na verdade, a melhor pergunta é: o que não falar sobre a Gleici Damasceno?
Gleici, a acreana que logo na apresentação inicial, eu, Patricia, já classifiquei: ah! Tá lá a cota de negros do BBB e de esquerda. Sai na primeira semana.
Nos primeiros dias na casa, Gleici, quase encolhida, meio sombra de alguns participantes, minha certeza veio crescendo. Sai no primeiro paredão. Ainda mais em uma edição que já trazia um vencedor pré-determinado, o refugiado sírio que estava ali para conseguir tirar a família da guerra.
Mas alguma coisa naquela menina me fez querer ouvir o que ela tinha a dizer. E aí a surpresa foi grande. Como aquela acreana, negra, pobre tinha coisa a dizer! E, quando eu ligava no PPV e a ouvia ficava com mais vontade de saber mais. Para começar, ela não falava da sua vida dura na periferia do Acre. Não tinha o discurso de vitimismo que a gente já espera. Ela falava sobre esperança. Sobre garra. Sobre superar a fome, a miséria, a violência através do estudo e da luta. 
Seus olhos brilhavam quando falava sobre os projetos sociais que fazia parte. De como uma organização de juventude da periferia, que ajudou a fundar, mudará a vida de muitos jovens como ela. Como disse: queria que aqueles jovens, assim como ela, pudessem sonhar.
Defini minha torcida no dia em que ela citou Simone de Beauvoir em uma festa, desconstruindo o discurso involuntariamente machista de um futuro peguete.
Mas Gleici começava a incomodar dentro da casa. Aos poucos, ficou visível que alguns participantes não a enxergavam como igual. Um deles, inclusive, disse em uma conversa com outro, que ela não estava no mesmo nível intelectual deles. Sua etnia, sua origem e principalmente, o fato de Gleici não estar disposta a ocupar o espaço que a maioria ali achava que a ela pertencia, o de coadjuvante calada, começou a construir uma crescente e perceptível exclusão.
Quando a menina despertou os olhares de um dos homens cobiçados da casa, esse preconceito disparou na minha fala (Patricia), em um das cenas mais pesadas: “De onde que um homem como aquele iria se interessar por uma menina assim?!”
Juntou-se a isso o fato da Gleici ter voz. Ela não baixava a cabeça, recusava-se a aceitar os que a diminuíam. Debatia, questionava, tocava no cerne do que estava por baixo -- o preconceito.
Enquanto Gleici lutava pelo seu espaço na casa, construindo laços afetivos, se impondo, sem levantar o tom, do lado de fora sua torcida crescia. Foi muito interessante olhar a torcida da acreana. A voz da participante ecoava para fora dos muros da casa. Mesmo o apresentador pateticamente tentando podar a importância da representatividade, Gleici representava uma multidão de jovens que se enxergava na tela pela primeira vez.
E representatividade, caro Thiago, é muito importante sim e para falar disso, nada melhor do que Marcelle, do Estado da Gleici:
“Rio Branco é uma capital pequena, com jeitinho de interior: todo mundo se conhece, todo mundo é parente de todo mundo. A Gleici, pode se afirmar, mudou tudo por aqui. Não havia outro assunto a se comentar essa semana, em cada esquina, cada sala de aula, qualquer que fosse o lugar, só se falava nela. Olhem bem, para uma população que se alegrava só de ouvir o nome do estado na previsão do tempo do Jornal Nacional, ter uma participante acreana na final do Big Brother significava ter voz. E voz, meus caros, voz a Gleici tem. Podemos dizer que coragem define seu nome, afinal, gritar "Lula livre" pra um país à flor da pele, bom, vocês sabem.
A sensação aqui no Acre é bem simples: união. Gleici lotou o estádio da periferia que mora, lotou o único shopping do estado, fez praticamente todas as lanchonetes e pubs marcarem como um grande evento a transmissão do programa. A vitória dela, ah, o Acre inteirou gritou junto à ela e ecoou por todo o Brasil. Gleici, nossa fada, tudo o que posso dizer é obrigada por nos dar voz, por nos representar tão bem, por marcar o país com a mensagem de que o Acre existe sim! Agora já pode voltar pra sua terrinha com seus louros: o aeroporto vai estar mais do que lotado pra te receber.”
E, em um Brasil que se divide entre pessoas que acham que lutar pela suas causas é mimimi e vozes que gritam pedindo espaço e direitos, Gleici sofreu dentro e fora da casa o preconceito. Aqui fora eu, Patricia, perdi a conta de quantos ataques racistas e misóginos ela sofreu nas redes sociais: “macaca acreana”, “negra fedida”, “humana de estimação” foram alguns dos ataques. Mas a multidão que ouvia a Gleici aprendeu a lutar também. E a cada ataque racista e misógino que ela sofria, sua torcida crescia e se unia em defesa não só da participante, mas também contra essas agressões.
Nunca se falou tanto sobre racismo, misoginia e direitos humanos como nesse BBB.
O próprio romance que ela vivia dentro da casa era sistematicamente questionado do lado de fora. Aqui também se duvidava de que um homem branco, classe média, pudesse se interessar pela negra nortista.
Mas, lá dentro, Gleici falava para e com um Brasil que historicamente não vem sendo escutado. 
Debatendo com uma das participantes que defendeu meritocracia, Gleici simplesmente foi maravilhosa. Destruiu todos os argumentos apresentados, deixando claro que, no Brasil que vivemos, as chances não são iguais para todos e que sem políticas sociais que equiparem essas diferenças, nunca as chances serão iguais.
Para várias pessoas, o ápice desse BBB vai ser a volta da participante de um paredão falso. Para mim, vários momentos merecem ser destacados. A conversa da Gleici com Kaysar, quando ambos se permitiram por alguns minutos falarem sobre suas vidas, fez com que descobrissem semelhanças entre um país em guerra e a vida de guerra na periferia. Ali, ambos choraram a morte de amigos e familiares de forma trágica e aos olhos de um Brasil que tinha facilidade de entender e repudiar uma guerra que acontecia do outro lado do mundo, mas que se fazia cego para a guerra que acontece cotidianamente nas periferias do nosso país.
Gleici entra na história dos BBBs não apenas por ser mulher, negra, pobre, da periferia, acreana, mas porque ultrapassou isso. Costumo dizer que Gleici é maior que o BBB, por que ela foi além. Ali dentro ela nos presenteou com uma postura feminista, de esquerda, mas acima de tudo humana. E essa atitude fez com que ela fizesse um jogo impecável, sendo leal aos seus princípios o tempo inteiro.
A vitória da Gleici tem um gosto a mais. Desde a metade do programa, quando ao que parece, a postura e a fala da participante contrariava aquilo que a emissora defende, seja pela defesa dos direitos humanos, seja por falar abertamente sobre o golpe e pela defesa de cotas e politicas inclusivas do Estado, Gleici começou a ser apagada da edição. 
Sua trajetória se mantinha devido à luta incansável dos apoiadores do lado de fora. Desde terça, quando abriram a votação, a sensação é que Gleici seria derrotada. Mas a voz dela já tinha atingido uma parcela da população que andava acuada e calada após o golpe, e esse povo cansou de ser silenciado e manifestou sua vontade, mais uma vez, através do voto!
De tudo que a Gleici me ensinou, gosto demais de uma conversa dela onde um dos participantes diz que gosta mais de bicho do que gente. E ela, com o sorriso cativante que a marca, diz que por mais que gente seja complicado, ela sempre vai preferir gente: “Eu gosto de gente. A gente precisa de gente pra ser gente".
É isso, Gleici é gente que gosta de gente. E, acho que é isso que o nosso Brasil tá precisando tanto: de gente que goste de gente. Parabéns, Gleici. Vou levar você comigo para sempre! 

38 comentários:

Anônimo disse...

Gleici linda! Nao tinha lido nada sobre o BBB mas fico feliz qdo essas coisas acontecem :D

Anônimo disse...

até no BBB o bolçomerda é tripudiado

Gosto assim

Anônimo disse...

E você continuaria sozinho e mal-amado, disparando misoginia enquanto o mundo continua girando.

Anônimo disse...

comendo capim, não, ô babaca

isso é o q vcs direitistas e demais câncervas já fazem diariamente, é patrimônio cultural de vcs comer capim feito asnos igual o olasno e o bolço...asno

(todos com destino na PAPUDA)

o que resta pra vc é fazer o seu comentário "~oPrEeçOr~", qua qua qua

Anônimo disse...

Sim

olasno e bolçolixo na papuda

um por ser imigrante ilegal

o outro por ser um verme racista e lavador de dinheiro

Anônimo disse...

Com certeza a rede globo tem algum interesse na vitória dela, incrível como a rede globo manipula a esquerda com tanta facilidade. Bom, antes ela que aquele ''sírio de taubaté'' golpista, afinal já chega de tantos golpistas.

Everton disse...

O que não dá pra entender essa raiva pelo PT, Lula, Dilma. É um sentimento de ódio sem sentido e sem proposito. Lula não é PT, Lula não é Dilma, Lula é uma ideia. Uma ideia que incomoda muito mais do que qualquer coisa!!!!

Anônimo disse...

Sim. Acho que muitos brasileiros discordam dessa ideia de política, governo e sociedade que Lula representa. Eu discordo. Hoje, a esquerda precisa lidar com muitos problemas que não existiam no passado. Porém, líderes como o Lula representam um pensamento antiquado sobre a proposta marxista.

Anônimo disse...

O PT salvou a rede globo da falência porque achou que estendendo a mão, a globo não o importunaria mais. Lula teve a faca e o queijo na mão, mas quis uma ''conciliação'' histórica. Faltou coragem, sobrou deslumbramento. Em 2006, a globo levou o pleito ao 2° turno com mentiras. Bem feito PT, se deslumbrou e se vendeu achando que andaria de mãos dadas com a zelite, eternamente.

Mayh disse...

Meu Deus, que texto MARAVILHOSO. Obrigada por descrever de forma tão incrível a trajetória da Gleici a forma como ela tocou nossos corações. Como foi bom olha pra TV e me enxergar, me reconhecer, e mais que isso, ter esperança. Esperança de mais Gleicis, lutadoras, aguerridas, que não desistem nunca, nem nas piores adversidades.
Que bom saber que Gleici inspira milhões de pessoas no Acre e no Brasil inteiro. Que luz e que sopro de amor e esperança.

Anônimo disse...

"Não é bom que o Príncipe seja bom, basta parecer ser bom". O renascentista Maquiavel foi um grande professor sobre a assunto poder.Como conquistá-lo e como mantê-lo: O dominador deve parecer ser bom.

Eles - os que realmente detêm o poder - manipulam os mais fracos para criar o "dia do trabalhador", o "dia da mulher", o "dia do professor" e...

Vocês viram como somos "bons", nos fizemos vocês criarem os seus "dias" e nunca permitiremos criar o "dia do empregador", o "dia do homem", o "dia do diretor da escola". Nós somos bons, nós demos as vocês, os dominados, um dia para comemoram. Nos fizemos vocês pensarem que isso foram conquistas de vocês. Nos concedemos aos menos favorecido um dia para comemorar.

A vitória dessa moça esta dentro deste mesmo contexto. "Vocês viram? Uma negra,pobre e de esquerda conseguiu vencer o BBB da Globo?", "Chupa Globo", "#somostodosgleice" e ....

E os pobres coitados iludidos ainda comemoram. Kkkkkkkk

Anônimo disse...

Se quem escolhe o vencedor do BBB é o publico, então posso concluir que as pessoas alinhadas com a esquerda identificam-se e assistem a Rede Globo, apesar de chama-la de "lixo", a "grande manipuladora" e .... E assim deram vitoria para Gleisi.

Se quem escolhe o vencedor do BBB é a própria Rede Globo, então posso concluir que é as pessoas alinhada com a esquerda estão certas em afirma que essa rede é manipuladora. E or ser manipuladora deu a vitoria a Gleici.

Afinal, quem deu a vitoria para Gleici?



Anônimo disse...

O comentário das 03:26 é brilhante. É exatamente o que penso. Chega ser deprimente comemorar isso!

Nesta semana uma pilota da Southwest Airlines, Tammie Jo Shults, de 56 anos, salvou dezenas de vidas ao pousar a aeronave, cujo motor explodiu em pleno voo de cruzeiro. Olha que exemplo de mulher!! Percebe-se que não há o destaque como uma desgraça dessa chamada BBB! Grande bosta vencer um programa fútil, com pessoas narcisistas e igualmente inúteis. Nosso país é esta vergonha por que o povo cultua o lixo!

Anônimo disse...

Meses após o golpe militar de 1964, o tenente Juracy Magalhães, nomeado ministro da Justiça de Castelo Branco, convocou reunião com os donos de grandes mídias e listou uma série de jornalistas comunistas que deveriam ser demitidos. Roberto Marinho se recusou e disse uma frase que se tornaria célebre: “Nos meus comunistas mando eu: eles escrevem o que eu quero.” Esse poderoso aliado, fundamental para o golpe militar, não disse isso por 'espírito democrático'. Ele estava garantindo aos militares que tomaria as rédeas dos seus comunistas à sua conveniência e também para que o regime não fosse importunado por eles. A rede globo sempre manipulou a esquerda festiva e assim continua, com a hegemonia dessa 'esquerda padrão rede globo de qualidade' e conveniente aos interesses das Organizações Globo.

Anônimo disse...

08:56 - esse aí é a raposa do conto "a raposa e as uvas"

se deu conta de q é um fracassado e pra se sentir bem consigo mesmo racionaliza a própria mediocridade

pega a sua dissonância cognitiva e enfia no sua uretra, seu porra

Anônimo disse...

Por isso não dou mais a mínima para esse povo que se diz 'esquerdista, petista, lulista' etc que xinga a rede globo, chama de golpista, depreda e invade estúdios da emissora, como um grupo 'sem terra' fez recentemente na filial da globo em Salvador/BA. Não valem nada e tomei nojo! Incitam a arraia miúda a vandalizar, passar vergonha e depois vão farrear na globo.

Lula não será candidato e nem deve, mas o alckmin e o bolsonaro tbm não deveriam. Não votaria em nenhum deles, lula ou alckmin só num 2º turno contra bolsonaro. Um 2º turno de lula e alckmin, p/ mim não faria diferença. Tbm não tenho interesse na manuela d'avila. Os únicos que eu votaria só para não votar nulo pelo menos no 1° turno, seria ciro ou marina, até agora.

Anônimo disse...

03:26 - já o "dia do homen", sua anta

Anônimo disse...

hahhaha huhuuhuhu

Anônimo disse...

Tbm não aguento mais essa gente que grita ''globo golpista, vamo invadir a globo, toca fogo na globo'' e minutos dps, ''olha o bbb, a novela, o encontro, o fantástico...'' Ah vá!

Anônimo disse...

Talvez joaquim barbosa seja candidato, se for será mais uma opção além do ciro e marina. Não voto, além dessa esquerda de araque e do alckmin, em tipos como bolsonaro, flávio rocha e joão amoedo.

donadio disse...

"não se deve tocar tambor pra maluco dançar. Os trolls dominaram a área de comentários do blog e acredito que vão acabar conseguindo esvaziar isso aqui. Saudade do tempo em que comentários inteligentes e bem embasados eram maioria aqui, uma pena."

Talvez às vezes seja necessário fazer os malucos dançarem, até para que a maluquice seja explicitada.

Mas você tem razão, eles venceram. Acabou-se qualquer perspectiva de discussão útil. E vai piorando; só quem tem disposição para rebater os reaças de plantão é o troll urológico. Aí quando a Lola apaga os bolsominions, a caixa de comentários vira um longo monólogo sobre urina e testosterona e partenogênese.

Eu, pessoalmente, cansei. Fora rebater uma ou outra mentira mais descarada ("o PT escolheu Marina, mas o Lula impôs a Dilma" - em que mundo esse povo véve?), não me disponho mais a participar.

Anônimo disse...

Direita é os 3% que dominam o poder e o dinheiro. O resto ou é esquerda, cooptados ou comprados pela direita, ou crise de identidade.

Anônimo disse...

Anônimo das 9:51 e outros que acham o Ciro uma boa opção, por favor pesquisem antes se defender essa criatura!

A família Ferreira Gomes é uma família tradicional da política cearense, não sei como a Lola mora em Fortaleza e não sabe disso, o Ciro é o pior que a esquerda poderia apoiar.

Resumindo, o cara é truculento, machista, mandar bater en professores grevistas e manifestantes (inclusive mulheres), apoia políticos de qualquer ideologia, quando foi governador o Ceará era um dos estados mais pobres da União.

Sinceramente,pra mim é do mesmo nível que Aécio ou Alckmin.

Anônimo disse...

Ah, então a única opção após tantas e tantas pesquisas é pt, pcdob e psol? Ah cambada!
o cara é truculento (a esquerda tbm tem truculência, alguns comentários neste blog entre outros que o diga), machista, mandar bater en professores grevistas e manifestantes inclusive mulheres (o pt já fez o mesmo com jaques wagner na Bahia) apoia políticos de qualquer ideologia (o pt fez o mesmo se aliando a temer, bancada evangélica, banqueiros, agro/empresários, rede globo...).

Anônimo disse...

- Por isso que esse blog só atrai gente desequilibrada, agressiva e mau caráter.
- Como, por exemçlo, vocÊ.

Anônimo disse...

Jamais vou esquecer de quando o Lula se elegeu, no pronunciamento como presidente eleito, de dentro de um hotel, em entrevista a jornalistas, um ajudante do Lula disse que, após as perguntas de todos, destinaria uma especial e exclusiva à rede globo dizendo: "é a rede globo, né gente".

Anônimo disse...

Em 13 anos de governo, o PT não moveu um dedo no sentido de criar mecanismos para que haja pluralidade na comunicação. Pelo contrário. No período de maior fragilidade da emissora, o governo petista ajudou a socorrê-la. Primeiramente, com verbas polpudas de publicidade.

Segundo levantamento divulgado em 2015 e nunca desmentidos, a Rede Globo e as cinco emissoras de sua propriedade receberam R$ 6,2 bilhões em publicidade federal entre 2003 e 2015. Durante o governo Lula, segundo a revista Carta Capital, as emissoras da Globo chegaram a ficar com 59% da verba de publicidade do governo federal.

Foi proporcionalmente mais do que o governo de Fernando Henrique Cardoso destinou, em 2002, às emissoras da família Marinho (49%). O resultado reforça o que, segundo o senador Roberto Requião, lhe disse José Dirceu, ainda chefe da Casa Civil, no início do governo Lula.

Requião teria sugerido o fortalecimento de uma emissora pública. Mas Dirceu disse que não havia necessidade, já que a Globo apoiava o governo. Alguns anos depois, quando foi questionada sobre a implementação de mecanismos para regular a mídia — como existem em países da Europa –, a presidente Dilma Rousseff respondeu que a melhor regulamentação seria o controle remoto.

Não, não é tão simples assim Dilma. Desde que Lula venceu, em 2002, tornou-se um hábito o presidente eleito comparecer à bancada do Jornal Nacional e dar a sua primeira entrevista exclusiva.Dizer como pretende governar.

O poder se exerce com símbolos, e não há nada mais simbólico do que o presidente falar à Globo logo depois de sua eleição.No Brasil, a Globo deixou faz tempo de ser uma concessão. O país é que se tornou uma concessão da emissora.Já passou a hora de mudar de canal. Mas essa não é uma mudança que se faz apenas com o controle remoto.

Anônimo disse...

Falar sobre os erros do pt, tanto no governo federal como em outros, não faz de ninguém desequilibrada, agressiva e mau caráter. Esconder tudo isso e ainda insistir no erro, é que faz.

Anônimo disse...

Aquele diretor geral da rede globo Ali Kamel, que é um dos manda chuva da emissora chegou a lançar um livro afirmando que não existe racismo no Brasil, mas foi um fracasso e bem criticado.

Anônimo disse...

Tá olhando pro espelho?

Anônimo disse...

Deixa eu ver se entendi: estamos falando de uma emissora que ativamente ajudou na execução do golpe contra a Presidenta Dilma, emissora essa que tem um programa no qual já foi veiculado estupro, violência contra a mulher, homofobia, gordofobia, transfobia, racismo e, como em todos os anos, alguém saiu vencedor por critérios inauditáveis. Agora me contem: o que exatamente está sendo comemorado e por qual motivo?

Anônimo disse...

Ah, esqueci de mencionar que entre os participantes já houve um criminoso stalker e um pedófilo. Repetindo: comemorar o que, mesmo?

Anônimo disse...

Não dá pra levar a sério gente que se diz de esquerda e dá qualquer tipo de audiência (direta: assistindo ou indireta: publicando, replicando, repercutindo) para as organizações Globo.

Porque, por exemplo, se eu mostrar aqui a reportagem de 2010 do Globo na qual A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA admite que o infame triplex é do Lula, aí dirão que não serve como prova.

Falta de coerência, aqui tem.

Anônimo disse...

O grande problema da esquerda é teológico. Ela transfere a salvação pela graça de Deus para a politica. O paraíso desloca-se do céu para a terra. O "amar ao próximo" bíblico sofre uma transformação: Somos todos iguais. O messias não é mais ser metafisico ou que transcende ao homem: É um humano é ele deveria estar no governo; na cabeça de "igreja".

Teologia da libertação.Jesus é revolucionário. Os jornais, revista e blog's de esquerda são os apóstolos encarregados de catequizar com a "boa nova". Uma teologia subvertida.

"Somos humanistas e quem for contra nossa teologia, é contra o homem", ou seja, o mesmo pensamento que um religioso em relação a um ateu: "Como assim? Você não acredita em Deus? Então você é do mal". "Seu fascista" e "seu ateu" são ofensas.




Anônimo disse...

Se não me engano, existe uma fala do próprio lenon de que no comunismo o estado seria "deus". O socialismo acaba sendo a nova religião, igual na coreia do norte que tem o juche,isto é, a devoção ao estado.

Anônimo disse...

" Deixa eu ver se entendi: estamos falando de uma emissora que ativamente ajudou na execução do golpe contra a Presidenta Dilma, emissora essa que tem um programa no qual já foi veiculado estupro, violência contra a mulher, homofobia, gordofobia, transfobia, racismo e, como em todos os anos, alguém saiu vencedor por critérios inauditáveis. Agora me contem: o que exatamente está sendo comemorado e por qual motivo?

22 de abril de 2018 01:05
Anônimo Anônimo disse...

Ah, esqueci de mencionar que entre os participantes já houve um criminoso stalker e um pedófilo. Repetindo: comemorar o que, mesmo?

22 de abril de 2018 01:06"




sou dessa opinião ae
posso estar errada mas o Miss Universo, p.ex., é ou já foi um empreendimento do Trump
então se uma negra, periférica, lésbica e trans ganhar, A COISA CONTINUA SENDO DO TRUMP e quem em sã consciência vai querer qualquer prêmio das mãos desse cara?

se o ditador da Coréia do Norte me premiar pelos meus trabalhos científicos (não tenho nenhum kkkk mas vamos imaginar) vai continuar sendo um prêmio dado por ele, continuará sendo vergonhoso

dei uma googlada rápida aqui e vi que a Rede Globo faturou ANTES do início do BBB18 "apenas" 200 milhões de reais em cotas de patrocínio e que até 2017 o programa havia faturado nessas cotas cerca de TRÊS BILHÕES DE REAIS, desde a primeira edição

e nessa conta aí não tá entrando o pay per view e as ligações pagas

um milhão e meio de reais é um prêmio foda? sem dúvida, isso pode mudar a vida de alguém

só que é um prêmio dado de uma emissora amiga das ditaduras, que ajudou a derrubar o Lula nas eleições contra o Collor, que teve papel ativo em derrubar a nossa presidenta e botar o conde Drácula no lugar, que passa todo tipo de valor distorcido e em um programa que como disseram já teve até pedófilo assumido em rede nacional

pode gritar Lula Livre! o quanto quiser mas se a Gleci é de esquerda, como parece ser, ela faz parte da ala hipócrita do movimento juntamente com todo mundo que assiste e divulga esse programa mas que na primeira grita que vai boicotar a Globo (e não boicota porra nenhuma)

Anônimo disse...

Como politizaram a vitória da Gleici! Gleici não venceu por ser mulher negra, nem por ser de esquerda, nem por ser feminista, Gleici venceu pelo mesmo motivo que outras duas mulher negras (Cida dos Santos e Mara Viana) já venceram o BBB: ela demonstrou ser muito pobre. Historicamente o público sempre ficou sensibilizado com os mais miseráveis do BBB. A Gleici vivia dizendo que só queria comprar uma casa para a mãe dela, o povo ficou sensibilizado com a miséria dela. Mesmo que Gleici não tenha se vitimado o tempo inteiro, a internet mostrou muito sobre a pobreza da Gleici e a votação do BBB é feita exclusivamente pela internet, ou seja, quem não fica lendo notícia de BBB em site de foca não vota. Airton dizia que queria o prêmio para viajar pelo mundo, não dá para ganhar o programa assim. Kaysar ia bem até a mídia divulgar que a família dele tem boa condição econômica na Síria, além de dizerem que ele recebe mesada do tio e mora em um bom apartamento. Enfim, jornalistas conseguiram politizar muito uma coisa tão simples como a vitória da Gleici, deram uma dimensão muito grande a algo muito simples.

Anônimo disse...

09:13 - ERRADO

A Gleici não deixou de vencer por ser mulher negra, nem por ser de esquerda, nem por ser feminista

Agora sim devidamente corrigido