quinta-feira, 15 de março de 2018

MARIELLE PRESENTE!

Ontem à noite no centro do Rio Marielle Franco foi covardemente assassinada dentro do carro. Nove tiros, quatro na cabeça. Uma execução.
Marielle, do PSOL, foi a quinta vereadora mais votada no Rio nas eleições de 2016. Foram 46.502 votos. Ela era socióloga e mestra em Administração Pública. Era principalmente mulher, negra, LGBT, feminista, ativista dos direitos humanos, guerreira sem medo, cheia de força para lutar. 
"Ser mulher negra é resistir e sobreviver o tempo todo", dizia ela. Um dia antes de ser assassinada, ela perguntou: "Quantos mais vão precisar morrer para que essa guerra acabe?" Ontem, quando foi executada, saía de uma roda de conversa chamada Jovens negras movendo estruturas. 
No final de fevereiro, foi nomeada relatora da comissão que acompanha a intervenção militar no Rio. No sábado, havia denunciado a violência policial em Acari. E ontem foi morta. Morta não, executada. Que essa barbaridade aconteça numa democracia é algo mais hediondo ainda. Que muitos reaças estejam comemorando mostra como o Brasil está falido. 
"A gente está em busca de uma
democracia feminista"
Marielle vem se somar aos cerca de 60 ativistas que são executados por ano no Brasil. Para que continue a luta deles, delas, nossa, há vários atos de protesto e luto marcados em todo o país. A repercussão desta execução está sendo internacional. 
Divulgo a nota de solidariedade e pesar da AMB (Articulação de Mulheres Brasileiras):
Nós, feministas da Articulação de Mulheres Brasileiras - AMB, estamos devastadas com o assassinato de Marielle Franco, brava, admirável e inspiradora companheira de sonhos e utopias feministas. Mulher negra, da Maré e de luta. Mariella era "resistência, afeto, luta e esperança".
Nos solidarizamos à companheira e toda a família de Marielle e de Anderson Pedro Gomes, neste momento de dor desmedida e indignação profunda. Nos solidarizamos a todas(os) os integrantes do mandato e companheiros(as) de militância política de Marielle.
Marielle foi executada dias após denunciar a violência policial em favelas do Rio, agravada pela intervenção militar. Exigimos imediata apuração dos fatos, verdade e justiça.
Este crime brutal nao calará a causa e o legado de Marielle. Transformaremos dor em luta, e seguiremos ecoando a denúncia da violência contra a população negra e pobre do país.
Não nos calarão! Por Marielle, mais fortes seremos!

54 comentários:

nando disse...

Deplorável este assassinato, porque não morre só Marieli,mais morre todos nós um pouco e que seja investigado severamente este assassinato.

NomeDiferentus disse...

É nessas horas que eu quase preço as esperanças nesse país. A ÚNICA razão de continuar tendo alguma é ver estas manifestações e mobilizações.

Anônimo disse...

quem são os suspeitos do assassinato?

Anônimo disse...

Muito obscuro por enquanto.

Tem de se avaliar se ela foi morta por "policiais" ou pelo próprio crime organizado.

Nesse segundo caso, infelizmente, uma triste ironia estaria presente: ela teria sido morta por aqueles que ela tanto defendia.

Anônimo disse...

11:53 - cala boca mascu

"aqueles que ela tanto defendia" seu cu, seu escroto

ela não defendia criminoso nenhum, seu bosta

vá sofismar na casa do caralho, seu demente

Cão do Mato disse...

"Nesse segundo caso, infelizmente, uma triste ironia estaria presente: ela teria sido morta por aqueles que ela tanto defendia."

Pare de falar merd@...

NomeDiferentus disse...

Acho incrível a incapacidade de raças de se solidarizar.Usar tópicos como esse pra zombar da própria vítima é nojento.

Anônimo disse...

Para o mascu todo pobre é criminoso, sendo ele pobre tbm. Essa gente é estranha!

Meu sincero pesar por Marielle e minha revolta por essa covardia e injustiça.

Anônimo disse...

O comentário desse lixo 11:53 resume bem o que a direita pensa. Para eles, pretos e pretas faveladas são bandidos. Não importa que o cara faça, se ele é negro, é bandido, logo a polícia, o crime organizado, as milícias, todos têm o direito de matá-los.
Por isso ele diz que foi bem feito a Marielle ter sido morta por quem ela "defendia". Ela era contra o genocídio negro que ocorre no brasil, logo ela "defendia bandido". Ela era contra mães pretas não poderem exercer sua maternidade, por terem seus filhos assassinados legalmente pelo estado, logo, ela "defendia bandido".
Lixo!Cloaca Maxima! Você é um desperdício de carbono.

Anônimo disse...

Que tristeza perdermos nossas legítimas representantes para esses canalhas. E me dói perceber que eles estão cada vez mais perto e mais poderosos, ou alguém duvida que são os mesmos: defensores dos abusos policiais, críticos das mulheres feministas, perseguidores de agentes humanistas? O que esperar desse país liderado por essa corja de bandidos disfarçados de defensores da moral e bons costumes? Quantas mais? Até quando?
Fabi.

Anônimo disse...

Você não tem um cérebro. Tem é merda na cabeça.

Anônimo disse...

só aqui mesmo para saber toda a notícia, nas reportagens que li não mencionaram que ela denunciou os militares covardes

Anônimo disse...

É, ser morta por quem tanto defende é triste. A esquerda agora tenta a todo custo culpar policiais e etc. Mas ela foi vítima do próprio apoio ao desarmamento, já que não podia se defender. Provavelmente vítima das vítimas do capitalismo, também. Se brincar, até um menor de idade já que defendem mas levam pra casa. Enfim.

Que a justiça resolva esse crime, mas não esqueça dos 80 mil assassinatos no Brasil por ano que acontece graças ao Socialismo. Porque ela é só mais uma vítima do socialismo brasileiro.

Marcia disse...

Morta por policiais militares envolvidos em chacinas, ela havia feito uma denúncia dois antes da morte, e era a relatora da comissão que fiscalizava a intervenção federal no rio de janeiro.

E ainda há quem defenda esse cabo eleitoral do Temer...

donadio disse...

Essa vai para a conta do Bolsonaro.

Afinal, foi ele quem disse que metralharia a Rocinha. Inspira esse tipo de crime.

Anônimo disse...

Quando os cavardes assassinos da moça forem presos o PSOL vai pedir o que para eles?
Cadeia em regime fechado por decadas, ou umas aulinhas de teatro e artesanato?

Anônimo disse...

Só existe uma solução para Hell de Janeiro; afundar no mar como a mitologica Atlantida.

Viviane disse...

Tanto é que os "minions" dele já estão alvoroçados, aqui e em outros sites, para culpar... a vítima.

Anônimo disse...

Neste ano de 2018 já são 16 policiais mortos em serviço no Rio de Janeiro. Infelizmente a senhora vereadora foi vítima da mesma violência com que estes 16 pais de família tombaram. Bom, ela era uma guerreira, estava no mesmo campo de batalha. Não há como as mulheres querem guerrear e não sofrerem as mesmas baixas que os homens. Saiu do sofá, o risco é imenso!!!

Anônimo disse...

Pqp velho... Que tipo de criatura desprezível pode pensar que essa mulher poderia se defender de uma emboscada dessas se portas de uma arma. Você não tem vergonha na sua cara de se aproveitar da morte dessa mulher pra fazer defesa do armamento não, seu porco imundo? Vai se ferrar!

Anônimo disse...

Pessoal vamos com calma. A polícia está investigando e precisamos acreditar que os culpados serão punidos. Ouvi informações de que ela criticou a polícia, mas também criticou as milícias. Não se sabe ainda o que realmente aconteceu.

Anônimo disse...

Donadio, eu sabia que vcs ism inventar um jeito de jogar algo nas costas do Bolsonaro. É simplesmente inacreditável a criatividade de vcs! Só falta dizer que como os bandidos atiraram com a mão direita a culpa é dele também!

Anônimo disse...

Tudo isso que se "coloca na conta do Bolsonaro" só faz com que ele fique cada vez mais fortalecido porque não é difícil enxergar os absurdos das afirmações.

A esquerda, no fim das contas, tem sido o maior cabo eleitoral dele. Só me resta chorar porque a última coisa que eu quero na vida é ver esse sujeito presidente.

Mas é o tal negócio...

Machistas não passarão - passaram
Golpistas não passarão - passaram
Bolsonaro não será candidato - será
Bolsonaro não vai conseguir se eleger - aguardemos

Anônimo disse...

As milicias aqui sao compostas em gde parte por policiais militares corruptos.

Anônimo disse...

Agora o mascu culpa a vítima de ter sido assassinada pq não estava armada na hora. A vítima foi simplesmente metralhada e executada pelos assassinos, não tinha arma que a salvasse da execução. Porte de arma não salva ninguém de execução premeditada com vários assassinos cercando a vítima e atirando sem parar para matar instantaneamente. Como esses sujeitos além de covardes são ignorantes.

Anônimo disse...

Pode ter sido a polícia corrupta e pode ter sido a milícia tbm, mas as vezes policiais corruptos fazem vistas grossas a essas milícias em troca de propina.

Anônimo disse...

Não sabia que a Marielle defendia policiais / milicianos. Porque foram eles que a mataram.
Ou você aí ,das 17:04, estava achando que ela foi morta por pretos pobres da favela?
A verdade é dura. Não foi assaltante drogado que matou essa mulher.
Foi gente que estava com o cu na mão, cheia de medo de perder o poder.

titia disse...

Creio que outros comentaristas já expressaram a revolta que todos os seres humanos com cérebro e um mínimo de decência/vergonha na cara/ambos sentiram diante dessa execução a sangue frio. Quero apenas fazer alguns apartes, com licença.

À anta que falou em desarmamento: pare de ser hipócrita. Todos nós sabemos que se ela tivesse se defendido e matado os executores, você estaria aqui chorando sobre como essa vadia cruel executou 'a troco de nada' dois cidadãos de bem que, coitadinhos, só queriam matar uma vagabunda preta que não ficou no 'seu lugar' e "difamou" uma corporação só pra complicar a vida dos "ómis de bem que defendem a população". Vá morrer que você ganha mais.

17:04 volta para a escola, compra o livro de geografia da 5° série e aprenda sobre política e sociologia com quem SABE de verdade o assunto, não com um espertalhão escroto da internet que diz qualquer merda pra tirar dinheiro de otários que são seres humanos tão bosta que só conseguem viver se acharem que ter pau, pouca melanina ou só (tentar e fracassar em) transar com gente do sexo oposto os torna melhores que os outros.

21:06 essa conversa é pra adultos. Pegue a sua mamadeira, seu Olavo de pelúcia, sua fraldinha com a cara do Bolsonaro e vá soltar pipa no ventilador que aqui na Vida Real não tem lugar pra quem ainda não aprendeu a usar o peniquinho.

Pra quem ficou falando aí de milícia e polícia: você acha que as milícias são compostas por QUEM, criatura? Quantos anos você tem, 10? Porque na sexta série já eu aprendi na aula de geografia (aquela que os mascus, bolsominions, olavetes, direitistas cabularam pra brincar de espadinha no banheiro) que as milícias são formadas por policiais corruptos que fazem bico como matador de aluguel para facções do crime organizado em disputas de poder. Que tal sair do banheiro e ASSISTIR às aulas de geografia e história pra variar?

Vê, é isso que acontece quando ao invés de estudar História e Geografia os caras estudam As Mil Possibilidades do Pau do Coleguinha. Voltem pra sala de aula, poríferos.

Anônimo disse...

Sendo policiais corruptos e/ou milicianos, esses capangas assassinos que mataram a Marielle tbm podem ser mortos a qualquer momento por facções rivais, mas preferia que fossem presos pela justiça, que entregassem os mandantes e que estes fossem presos.
Pois essas mortes entre facções rivais tbm é um ciclo de violência que só fortalece a corrupção, mais mortes de inocentes e de ativistas como a Marielle, que ousam cruzar esse caminho perigoso para denunciar abusos e corrupção.

Anônimo disse...

Mesmo que ela e seu motorista tenham sido assassinados por um atirador apenas, este assassino não estava sozinho, vários assassinos bem experientes com armas pesadas estavam com este bandidos enquanto cercavam o carro dela. Os mascus vivem em uma ilusão de que ao ter o porte de arma, se transformarão em heróis de filmes de ação.

Anônimo disse...

Por que eu sempre vejo ativistas como a Marielle protestando contra a violência policial, mas nunca vi protestando contra a violência dos traficantes.

Alguém sabe explicar?

Anônimo disse...

"21:06 essa conversa é pra adultos. Pegue a sua mamadeira, seu Olavo de pelúcia, sua fraldinha com a cara do Bolsonaro e vá soltar pipa no ventilador que aqui na Vida Real não tem lugar pra quem ainda não aprendeu a usar o peniquinho"

Taí o nível de "argumentação" da esquerda...

No mais, quando houver a mesma comoção por policiais executados diariamente (muitos moram em favelas, ao lado dos bandidos que precisam combater, mas isso a esquerda finge esquecer) talvez essas lagrimas de crocodilo de vocês convençam alguém.

Anônimo disse...

Uma coisa me parece clara.

Ela não morreu por alguma coisa que tenha feito.

Ela morreu para dar um recado a alguém.

Anônimo disse...

Caro, vc é um bolsominion dando uma de educadinho. Todo mundo percebeu isso. Esse assassino foi politico provavelmente ligado a direita

Anônimo disse...

Exatamente por isso que eu diferenciei polícia de milícia, cara titia. Chamei de policiais os que são honestos e de milícias os que são corruptos e portanto não passam de traficantes. A milícia é o tráfico. Ficou mais claro pra você agora. Pela sua capacidade de atirar para todos os lados e vociferar como um troll eu sempre acho que você tem 10 anos.

Anônimo disse...

Eles gostam de se fazer de idiotas. Querem o porte de arma para atirar em moleque rouba celular desarmado. Se vissem as milícias armadas até os dentes essas desgraças cagariam nas calças.

Anônimo disse...

A pagina Alerta Leblon do facebook tem debochado da execução de Marielle. Gente que se julga ''cidadão de bem''! Grande parte dessa gente é fútil, preconceituosa, alienada, racista, egoísta e com síndrome de ''sinhô e sinhá'', como os personagens daquelas novelas das Helenas que se passavam por coincidência no Leblon.
Nem Carlos Drummond de Andrade imaginaria gente tão perversa e nada ''inocente'', como diz no poema. Parece que o grama de rádio infectou os ''inocentes'' do Leblon e seus descendentes e se misturou com a herança racista nada inocente do Brasil colonial.

Anônimo disse...

A Marielle protestava contra a violência dos traficantes tbm. Mas só pegaram prints dela em que denunciava a violência policial.

titia disse...

11:52 seu argumento foi um "Toma aí, esquerdista preta vagabunda, quem mandou defender bandido, morreu e foi bem feito!" um pouquinho rebuscado pra fazer parecer que era gente adulta falando. E quando eu respondo a criancinhas barbadas eu não apelo pra rebuscamento, respondo no seu nível e acabou-se. Achou ruim? Vai dormir.

Quanto aos policiais que moram na favela, ora, se a esquerda defende todos os favelados o policial está automaticamente incluído. Acho que você tá falando é do policial que mora na favela, veste a farda e a imagem de defensor da lei e da ordem pra tirar foto com direitista pato no carnacoxinha e depois que sobe o morro vai extorquir o dono do boteco, estuprar a filha da vizinha, matar uns carinhas pra ganhar um extra do chefão do tráfico, receptar um celular roubado de um pato... esse tipo aí só vocês defendem mesmo. Façam bom proveito.

13:14 caro coleguinha eis aqui o seu comentário:

"Pode ter sido a polícia corrupta e pode ter sido a milícia tbm, mas as vezes policiais corruptos fazem vistas grossas a essas milícias em troca de propina."

Não, você não usou os termos milícia e polícia pra diferenciar os que são honestos dos corruptos. Você usou tanto polícia quanto milícia pra definir agentes da lei corruptos que trabalham pro crime. Queira por favor agir como homem e admitir que você cometeu um erro. Crianças esperneiam, dizem "feio é você!" e tentam sair pela tangente. Adultos admitem que fizeram merda e procuram aprender com seus erros.

Kasturba disse...

Comoção é diferente de indignação. Policiais serem mortos por bandidos é algo muito triste. São pais de família, da seres humanos, não merecem serem mortos. Mas faz parte do risco associado ao seu trabalho, e todo policial sabe disso quando resolve adentrar à fileiras da instituição. A violência urbana causa comoção, mas já estamos (infelizmente) até certo ponto "anestesiados", que a indignação é pequena.
Mas policiais ou militares (aqueles que devem proteger a lei e a ordem) envolvidos em crimes, isso sim causa indignação! E, embora seja péssimo que aconteça, é um ótimo sinal que nos indignemos sim, pois isso mostra que não aceitamos tal situação como "normal".
O dia que a indignação com agentes do Estado a serviço do Estado cometendo crimes for a mesma que com bandidos cometendo crimes, é sinal que não resta mais esperança nenhuma para nosso país.

Kasturba disse...

Leia a minha resposta ao próximo comentarista (16/03 11h52).
Acho que expliquei.

Anônimo disse...

Quanto mais a esquerda tenta atrelar, absurdamente, crimes como esse ao discurso do Bolsonaro, ele cresce mais. O maior cabo eleitoral de Bolsonaro somos nós mesmos, pois acusamos ele de tudo que acontece de ruim, sem a menor lógica.

Anônimo disse...

Concordo com anon 13:04. Este caso não se trata de uma morte devido ao racismo ou misoginia. Tem a ver com a intervenção militar, com o estado, com os políticos e com o tráfico. A que ponto chegamos...

donadio disse...

Bolsonaro disse que, se eleito, iria metralhar a Rocinha.

Esses assassinos daí metralharam uma moradora da Maré.

Como que uma coisa não tem nada a ver com a outra?

Aliás o biltre está caladinho, tentando achar o discurso. Perdeu, playboy. Tua linda intervenção militar acabou com bandido usando arma de uso exclusivo das forças armadas para cometer um assassinato dos mais torpes.

Anônimo disse...

16:29, nem te digo quem é o biltre nessa z* toda...

Anônimo disse...

.
"Bolsonaro disse que, se eleito, iria metralhar a Rocinha."

Donadio isto e fake news, ja foi desmentido, a propria pagina Catraca Livre fez um post desmentindo isto.

Anônimo disse...

Lola me ajude a denunciar esse covarde assista o video e veja o que ele disse de uma mulher que tem um canal no youtube chamado Diario da amora alves.
Aqui o link desse covarde machista nenhuma mulher merece ser chingada assim
https://youtu.be/xJUVPC2AfFk

Anônimo disse...

20:26 - "fake news" coisa nenhuma seu otário

o próprio bolçomerda confirmou a diarreia q disse

e pra quem tá insistindo na ladainha "hrr, parem de creditar o bolçalnaro, ele só cresce"

o caralho, esse traste é responsável sim, e não, ele não cresce, só se destrói a cada dia q passa

Cara Valentina disse...

A mílicia é um híbrido da polícia corrupta com o crime organizado. É um híbrido de duas coisas que estão fora da civilização, fora das instituições legais do país, que não representam ninguém a não ser eles próprios.

Milícia não é de esquerda e nem de direita. Quando se aproximam do espectro ideológico nós sabemos que é tática oportunista e de desinformação.

Não há voz legítima na "nova direita" que defenda a todo custo o que sair da Polícia.

Da mesma forma, o "Nem da Rocinha" eleitor do Lula e querendo permissão para ler Stálin não significa nada para a vida pública, além do deboche que ele faz conosco.

Fora do Estado de Direito existem lobos maiores do que as figuras que amamos e odiamos no debate político institucionalizado, e nós estamos sendo desencaminhados por eles ao promovermos guerra eleitoral sobre um cadáver quente.

Viviane disse...

E o fascismo chegou até ao Paraná, onde o comandante de um batalhão da PM teve a pachorra de fazer texto em rede social perguntando "a quem Marielle representava".
Lá pelos idos de 2013 ainda havia gente que achava "exagerado" o uso do termo "fascista" para descrever certos grupos no Brasil... Mal sabiam eles...

Viviane disse...

Kasturba, o Brasil deve ser o único país em que se ouve no noticiário uma aberração como "policial à paisana" e as pessoas acham normal.
E você ainda tem esperança?

Anônimo disse...

Poxa, eu nunca pensei que fosse achar digno de elogio um discurso da cara Valentina.

Cara Valentina disse...

Continuo indigno de elogios, meu caro. Eu só escrevo obviedades por aqui, não há mérito.

Anônimo disse...

A unica obviedade que vc escreveu foi essa. O resto sempre é delírio, mas nós ja nos acostumamos com suas bobagens.