segunda-feira, 17 de março de 2008

OS ANOS 80 VOLTARAM, VAMOS GOZAR OUTRA VEZ

Uma coisa boa de Ponto de Vista é a reunião de astros antigos. Tem o Dennis Quaid, o William Hurt, a Sigourney Weaver (que some sem dar explicação), inclusive o Forest Whitaker (que é um pouco mais novo que os outros). Parece algo como os anos 80 voltaram, vamos gozar outra vez!

Então vamos lá: qual o grande momento de cada um desses astros na sua década dourada? Eu começo.


- O Dennis é quem eu mais me lembro do grande elenco de Os Eleitos. Adorei a energia dele em Viagem Insólita. E ainda que ele esteja histericamente exagerado em A Fera do Rock, ele traduz bem seu personagem. Mas Dennis virou mesmo símbolo sexual pra toda uma geração de mulheres com Acerto de Contas (The Big Easy). Acho que é por causa desse papel que ele tem trabalho até hoje (definitivamente não por causa de Tubarão 3). E por ele ser lindo de morrer e bom ator, claro.


- O William eu nunca achei bonito. Só um excelente ator, dos mais intensos. É uma pena que sua carreira tenha se perdido tanto. Lembra quando, na década de 80, ele recebeu três indicações seguidas ao Oscar? Ele era um grande astro. Adoro o William em O Beijo da Mulher Aranha (por qual ele ganhou o Oscar – na época eu tava indo pra Washington, e encontrei o Hector Babenco no aeroporto em SP), O Turista Acidental, e Corpos Ardentes (se bem que o filme é todinho da Kathleen Turner). Mas pra mim sua atuação mais vulnerável, e por isso mais memorável, foi em Nos Bastidores da Notícia (Broadcast News). Hoje, em que os noticiários televisivos dos EUA só falam na Britney Spears, esse ótimo filme tá mais atual do que nunca. Mas olha esse conjunto da obra. Junte a ele Filhos do Silêncio, e quem mais esteve em tantos bons filmes como o William nos 80?


- A Sigourney Weaver é realmente uma das grandes heroínas de ação da história, por seu personagem em Aliens. Gosto dela em Aliens, o Resgate, do James Cameron, que pra mim é o único Alien que presta (eu durmo no primeiro, do Ridley Scott!). Ela esteve bem em Na Montanha dos Gorilas e ganhou os tubos com Os Caça-Fantasmas, se bem que prefiro-a como a vilã em Uma Secretária de Futuro. Embora o filme seja machista e promova a competição entre mulheres, sempre me lembro da Joan Cusack se oferecendo pro Harrison Ford: “Can I get you anything? Coffee? Tea? Me?” (“Posso te trazer alguma coisa? Café? Chá? Eu?”). Qual mulher não se ofereceria de bandeja pro Harrison Ford?

- Mal me recordo do Forest Whitaker nos seus papéis coadjuvantes em Platoon e Bom Dia Vietnã, e nunca fui grande fã de Bird. Pra mim o Forest rouba as cenas mesmo num filme que adoro, A Cor do Dinheiro (que todo mundo se esquece, mas é do Scorsese!). E olha que o Forest consegue roubar as cenas do Paul Newman!

5 comentários:

lola aronovich disse...

Olhando agora, esse BIG do poster do Big Easy ta com a maior pinta do logo do hipermercado Big. Sera que o Big copiou o logo do filme?

Leo disse...

Eu gosto da Sig (para os íntimos). Ela me passa uma certa sobriedade funk... hehe
Mas eu gosto mesmo do Forest Whitaker. Mas não pelos filmes que você mencionou, mas por "Traídos pelo Desejo". Ele aparece em quê? 15 minutos de filme?! Mas esse filme me marcou muito. A minha mãe começou a me introduzir nesta história de gostar de cinema quando falava de filmes que eram bons e que eu não podia deixar de assistir. Foi então que ví este filme. me marcou profundamente. Acho que eu estava no início de descoberta de minha identidade sexual, e o filme me pareceu bizarro. Abriu muitas portas para o meu entendimento de uma série de coisas. Guardei-o com carinho, como "aquele cara que fez aquele filme maneiro".

lola aronovich disse...

Acho que o Forest tá muito bem em "Traídos", embora eu nao seja fã do filme (mas só vi uma vez, muito, muito tempo atrás). É que eu só tava falando dos filmes que cada um fez na década de 80. Mas é interessante como os filmes nos marcam. Vc viu o excelente documentário "The Celluloid Closet"? Fala de como os gays e lésbicas foram retratados por Hollywood desde o começo do cinema até os anos 90. E como os homossexuais nao se viam representados na tela! (mas é como diz a Whoopi Goldberg no doc, Hollywood nao representa NENHUMA minoria).

Vitor Ferreira disse...

Eu nem acho o William tão bom ator assim, e acho que você esqueceu dele no filme O Reencontro, que é meio filosofia de botequim, mas é divertido!

lola aronovich disse...

Eu gosto do Reencontro, Vitor! Mas tem tanta gente boa que acho que nenhum ator se destaca lá. Eu me lembro mais da Glenn Close e do Kevin Kline... Eles tavam lá, né? Faz um tempão que não vejo o filme! (na realidade, The Big Chill ficou famoso por causa do Kevin Costner! Cortaram todas as cenas dele!).