domingo, 1 de maio de 2011

REPOUSO ABOLUTO NO DIA DO TRABALHO

Até os supers precisam descansar

Nada melhor pra comemorar o Dia do Trabalho que descansar. Não que exista a mais remota possibilidade de eu fazer isso, já que preciso escrever um paper pra uma palestra esta semana. Mas eu tô acostumada (e não estou feliz). Espero que pelo menos vocês descansem. Pra ajudar, tentei encontrar algumas cenas de filmes que levem ao sono profundo. Não consegui. De 2001, Uma Odisseia no Espaço busquei a cena em que os astronautas estão em seus caixões-cama, hibernando enquanto não chegam ao seu destino. Adoro aquela cena porque o HAL acaba com várias vidas em questão de segundos. Não há sangue nem sofrimento, só o aviso de “Life functions terminated” (“sinais vitais desativados”, se se pode traduzir assim). Em Alien os astronautas também dormem, né? Ok, ok, em nenhum desses casos dormir acaba bem. Mas a imagem acima de 2001 nem é tão asssustadora. É só vocês ignorarem o monolito negro no meio da sala e dormir.E esta cena? Olha só que calma, que paraíso, uma cama flutuante no meio de um oceano azul... Hiper relaxante! A menos que vocês reconheçam que ela vem de O Bebê de Rosemary. É como começa o sonho da pobre moça que foi escolhida (sem que ela saiba) para ter um filho do coisa ruim. Como o ato sexual ocorre sem o seu consetimento, e como ela é drogada (comendo uma mousse de chocolate) pra capotar, é um estupro. “This is really happening!”, diz Mia Farrow no meio do seu sono agitado.
Essa foto ao lado, mostrando uma gracinha de menino dormindo, enquanto um adulto mal-humorado o encara, é do remake de A Profecia. Pouco depois o pai, desconfiado que seu filho é o capeta, estará freneticamente buscando indícios de 666 no couro cabeludo do guri. Pessoas vendo outras dormirem nunca é algo relaxante. Confesso que morri de medo em Atividade Paranormal, e até hoje, quando acordo no meio da noite (ou melhor, quando vou pra cama às 5 da manhã, o que tá cada vez mais frequente), e encontro o maridão dormindo o sono dos injustos, essa cena me vem à mente. Alguém observando outra dormir raramente tem boas intenções. Convenhamos: Edward Cullen é bem creepy. Coisa de stalker mesmo.Putz, só consigo associar cenas de sono a filmes de terror. Esta é de Coma, um quase-clássico de 1978 em que pessoas vão fazer cirurgias de rotina num hospital e acabam como na foto acima. Adoro todos esses filmes que dizem que, se a gente dormir, coisas terríveis podem acontecer. Invasores de Corpos, Esposas de Stepford, A Hora do Pesadelo... Todos eles lidam com a paranoia de não poder fechar os olhos e fazer uma das nossas atividades mais básicas e vitais.
Enfim, pessoas, descansem, repousem bastante hoje, porque por mais que um Freddy Krueger possa atacar, ou que vocês possam ser substituídos por clones enquanto cochilam, a opção pra quem não dorme também não é das melhores.

12 comentários:

Natália Guerreiro disse...

ah, q bonito! só pq a senhorita tem de trab hj fica atrapalhando o sono dos outros! ai, ai, ai! kkkkkk

DH disse...

Agora que acabei a faculdade, durmo mais do que devia. Acordo todos os dias as 11 horas ou meio-dia. É a espera pelo diploma...

Bom domingo trabalhando, Lola.

Anônimo disse...

genial! rsrsr

Adriana disse...

Ah, adorei esse post!! E bravo pela seleçao de cenas... Beijos Lola!

Anônimo disse...

Hoje é dia do Trabalho e fiquei Feliz ao lê um Jornal a Noticia me deparei com um post muito conhecido Como Viciar nossa meninas em 300 liçõe.Parabens Lola seu post é maravilhoso.sempre te acompanho no teu Blogue agora mais do que nunca no Jornal "A noticia"jOINVILE s/c
Um forte abraço
Rebeca

lola aronovich disse...

Rosado, querida, obrigada pelo carinho. Esse post que vc viu no jornal eu vou publicar aqui (ou uma versão dele um pouco mais longa) na terça. Não espalha!


Abração a tod@s!

Anônimo disse...

Lola Maria! Assustador esse teu post! rsrsrs

Não sei se vc tava angariando parceiros para a insônia, mas eu acabei foi ficando relaxada, um soniiiinho...rsrsrs

Bom trabalho.

Ághata disse...

Huahauhauhauhauhauhauhauha, isso tudo é excesso de trabalho, Lola!!

=Maíra= disse...

Lola, você precisa de estagiários de IC, com urgência (brincadeira). Fico com medo do futuro porque, se já não durmo com a tese, imagina quando for efetivada... Bom trabalho aí, mas tente dormir!
Bjs

Vanessa Peres disse...

Adorei a lista de filmes, o que eu ainda não vi, não verei pra não ter medo! Heeheheh!

Vivien Morgato : disse...

Só acho sacanagem dos céus o Dia do Trabalhador cair em um domingo..rs

Menina disse...

Ai Lola(rsrsrsrs)... Você não me assutou, não mais do que eu já sou... esses filmes são fichinha perto dos meus pesadelos...
Eu não consigo sentir mais medo de filmes de terror, geralmente acabo rindo, como se fossem comédias... Fico mais apavorada com outros tipos de filme...que mostram violencias reais, como o filme a preciosa(achei medonho, horrivel, triste, e mais alguns adjetivos ruins).
bjs