domingo, 14 de junho de 2009

CHOCOLATE, A PAIXÃO AVASSALADORA

Prometi no penúltimo domingo, e agora vai, com atraso: tudo sobre meu livro de cabeceira, provavelmente o primeiro que comprei na vida, chamado Chocolate: The Consuming Passion. Li na página da autora, Sandra Boynton, que infelizmente o livro deixou de ser publicado em 2002, depois de prestar um grande serviço à humanidade durante vinte anos. Você não faz ideia de como eu amo as ilustrações da Sandra. É bem o meu estilo de desenho ultra-fofinho, mas com ironia.
Os textos do livro são divertidos também. Pra começar, ela divide as pessoas por níveis de quanto elas gostam de chocolate. Imagina que alguém faz uma pesquisa e chega pra você e pergunta: “Você gosta de chocolate?”. Uma coisa é responder “Sim, claro”. Outra é se jogar de joelhos no chão, implorando “Sim, por favor!”. Não preciso nem dizer em qual categoria me incluo.
Mas existem aquelas pobres almas atormentadas que, pobrezinhas, não descobriram o sentido da vida e juram não gostar de chocolate. Pior ainda: pra não serem vistas como párias pela sociedade, elas disfarçam clamando que gostam de chocolate branco - que nem chocolate é! Vou falar aqui com todas as letras: chocolate branco é uma enganação da indústria pras pessoas que não gostam de chocolate mas não têm coragem de assumir sua bizarrice. Como Sandra diz (minha tradução): “Chocolate branco tem grande apelo entre aqueles que acham que cor e sabor interferem com a experiência da textura”. Sandra chama essa gente de “personalidade de baunilha”, um nome pra lá de adequado. Nos desenhos, esse tipinho é representado por um peru (ahn, um bicho) não muito inteligente. Tipo, quando lhe pedem pra avaliar chocolate ao leite, ele diz “é marrom”. Se é pra dar uma nota numa escala de 1 a 10 para um determinado chocolate, sua nota é “B+”.
Eu sempre tive um pé atrás com chocolate branco, que como apenas quando não há chocolate conveniente por perto, e o nível de chocolate no meu sangue está tão baixo que começo a ter convulsões. Mas Sandra provou por A mais B que chocolate branco realmente não é uma boa, inclusive por ele não conter licor de chocolate (sabe, é como afirmar que K-Suco é suco de laranja natural). No livro, ela explica que chocolate branco cheira assim (ela coloca um quadradinho na página e diz pra riscar e cheirar, e é só papel. Eu sei porque já risquei e cheirei o quadradinho diversas vezes. Eu era uma adolescente, tá? Vocês também faria migual! Atire a primeira barra de chocolate branco quem não cheiraria!). Na mesma página ela coloca um outro quadradinho pra demonstrar o gosto de chocolate branco, e diz pra gente “recortar e mastigar”. Digo com orgulho que minha página do livro continua intacta. Nessa eu não caí, porque sempre fui uma adolescente precoce.
Compartilho também de outras aversões da Sandra. Por exemplo, ela dá dicas de como identificar o que vem dentro dos bombons. Segundo ela, vários bombons aparecem com certos códigos, pra que o consumidor desavisado não acabe engolindo coisas nojentas como creme de amendoim (eu pessoalmente não gosto que nada se intrometa entre eu e meu chocolate). Pra identificar os bombons com nougat, ela jura que eles vêm com uma caveirinha na frente (eu como bombons com nougat quando o nível de chocolate no meu sangue está baixo e passo a ter convulsões etc).
Outra sugestão que eu sigo a risca é “Como Evitar Situações Não-Chocolamentais”. A principal é: “educadamente recuse todos os convites para casamentos”. É verdade! Eu faço isso, e limito minhas idas a essas cerimônias a duas por década. Mas, queridas leitoras(es), podem me convidar que eu vou no seu casamento. É só deixar de lado o ritual estúpido de servir um bolo branco e servir um bolo de chocolate. Sério! Pra muita gente, esse é o dia mais especial na vida. E é assim que você quer lembrá-lo? Com um bolo branco sem gosto ou, até pior, com gosto de coco? Qual a graça de casar se nem nesse dia você pode se empaturrar com bolo de chocolate?
Ok, agora me empolguei. Por ora vocês já têm muito chocolate for thought, quero dizer, food for thought (como se traduz este troço? Combustível para discussão?). Continuo com outras pérolas sobre meu livro de cabeceira no próximo domingo. Se o livro não for devorado antes (menos os quadradinhos que representam chocolate branco).

42 comentários:

Daniel M. S. disse...

uhauhauha Ri muito com o texto, adorei :P

Eu sou fã de chocolate branco, e o bolo que eu mais gosto é o tipo que é servido em casamentos :P

Pelo menos pra salvar um pouco gosto do chocolate também

lola aronovich disse...

Sinto muito, Daniel, não tem salvação pra vc...

Masegui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu gosto de chocolate branco, mas prefiro o moreno (ao leite). Sabe aquele "CRUCH" que vende .. acho q da Nestle.. vem floquinhos de arroz HUmmmm.. tb adoro choquito....
Mas vc ja foi num casamento GLS?? Queria tanto ir.. o vejo em festas de celebridades e seriados.

http://adivertido.com/wp-content/uploads/2008/09/crunch.JPG&imgrefurl=http://adivertido.com/2008/09/page/2/&usg=__7h-L-sXJwl6RTFnA8ljFsG_1WGY=&h=332&w=553&sz=23&hl=pt-BR&start=2&um=1&tbnid=5eQ_eCRL5O8bOM:&tbnh=80&tbnw=133&prev=/images%3Fq%3DCRUCH%2Bnestle%26hl%3Dpt-BR%26lr%3Dlang_pt%26sa%3DG%26um%3D1

Masegui disse...

Eu sou promíscuo, chocolate pra mim é que nem muié, gosto de branco, preto, amarelo, rosa, enfim, gosto de tudo.

Graças a Deus eu consigo passar dias de abstinência, porque sou bastante ignorante quando pego no tranco: como até dar piriri.

Meus meninos, de sacanagem, fuçam na minha gaveta porque sabem que eu escondo barras inteiras pra comer sozinho, assistindo filmes à noite. Escondo, mesmo, e daí? ninguém tem nada com isso!

Amanda Lourenço disse...

Nossa, eu achava que eu era a unica que adora chocolate e detesta chocolate branco! Achava até que era uma falha de carater na minha personalidade chocolatra, mas Lolinha me abriu os olhos e desvendou o misterio: chocolate branco não é chocolate! Bravo!

Outro desvio de conduta que eu (ainda) acho que tenho é não gostar de pão ao chocolate, croissant ao chocolate, essas coisas que o pessoal daqui come e que, francamente, eu acho que não combina! Prefiro mil vezes uma colherada de Nuttela na boca do que no pão!

lola aronovich disse...

Asn, Crunch eu gosto, mas Chokito eu só como quando me dão uma caixa de especialidades Nestlé. Até porque não tenho muita intimidade com chocolates que não são vendidos em tamanho G (160 a 180 gramas, e diminuindo, chuif). Nunca fui a um casamento GLS. Esse arquivo que vc mandou não abriu.


Mario, vc tem muita sorte da sua mulher não ler meu blog. Ah, isso de esconder chocolate não funciona comigo. Eu como tudo que tá escondido de uma vez só. Tenho que pedir pro maridão esconder de mim. O problema é que ele nunca se lembra onde escondeu depois...

lola aronovich disse...

Amanda, altas afinidades! Iiicc, eu também não suporto chocolate no pão, croissant de chocolate, pizza de chocolate, todas essas esquisitices que o pessoal inventa. Quando eu como fondue de chocolate, peço logo uma colher, se é que vc me entende.

Anônimo disse...

lola, definitivamente vc estánaTPM ....e seu marido j´percebeu heheheh! bjs
Madrecita

hericky disse...

exatamente! se é pra afundar com tudo e se casar, que pelo menos o bolo valha a pena!

com um pouco de sorte, diabéticos morrerão de ataques de glicose e evitarão o sofrimento posterior a festa.

Vitor Ferreira disse...

Eu adoro chocolate. Odeio chocolate branco (com exceção do Opereta). Mas acho o chocolate puro muito sem graça. Tem que ter amendoim, castanha, avelã, coco, morango, etc. Qualquer coisa menos passas. Tipo os bombons. Só compro barra de chocolate puro quando é pra fazer alguma receita, como petit gateau, mousse, cookies, pavês, etc. Adoro fondue de chocolate também. Com morango, uva, pêssego, banana, etc.

Greta disse...

Eu gosto de todo tipo de bolo (apesar deles todos engordarem estupidamente), mas confesso que o meu preferido é justamente o bolo que é servido em casamentos.

Chocolate eu prefiro consumir puro mesmo, em forma de barras. Porém nada contra os bombons, trufas, brigadeiros, pudins, flans, etc.

Natália Guerreiro disse...

noiva de plantao informa: hj em dia ha casamento com bolo de chocolate. e mais: quase todos os casamentos do rio tem uma mesa soh de chocolate, fora a de doces. entao tah liberado pros chocolatras.

Anônimo disse...

Eu gosto de chocolate. Claro que o preto é muiiito melhor. Mas como do branco, do marrom e do mulatinho.

Mas Lola, eu gosto de doce de coco. Prestigio aiai... suspirei!.

Mas eu também não gosto de pizza de chocolate, frango com chocolate, bombom com amendoim... essas coisas mudernas e sem graça.

Quando era criança (e até "inda" hoje, confesso) bolo de chocolate com muita calda de chocolate para o lanche e para o jantar barrona (ssssssssss) de chocolate amargo da toca do coelho.

Gustavo C. disse...

Chocolate? Sim, por favoooor!!!

Do branco ao preto, do Kopenhagen ao guarda-chuvinha de boteco.. só não gosto com amendoim, avelã, rum ou licores.. o sabor do chocolate tem que predominar. Preferidos: alpino e meio amargo.

Raiza disse...

Lola,você já comeu um chocolate chamado Ferrero Rocher?
Putz,acho que é a melhor coisa que eu já pus na boca,é todo recheado de creme de avelã...
Pena que o preço é um assalto,mas ainda assim recomendo.

Camila disse...

Lolinha, casei há dois anos e meio e meu bolo foi de chocolate, recheado com creme de maracujá... Água na boca só de lembrar do bolo!

Daniel M. S. disse...

Lola, croissant de chocolate e pizza de chocolate são as melhores coisas do mundo XD
É, acho que eu não tenho salvação mesmo >.<

Cantinhos da Surpresa disse...

Então sou um caso perdido,
pois gosto de chocolate branco e chocolate ao leite e gosto também de Torta de Chocolate muito bom!!!
Gosto de todos... os tipos disponiveis no mercado, nunca provei essas modernisses não sei se é bom , ou ruim
porém...
Bolo de Casamento é bom, mas depende de qual casamento, sem duvida, mas gosto, sou um caso perdido!!!
Definitivamente não gosto de chocolate amargo!!!

Cantinhos da Surpresa disse...

chocolate for thought
food for thought

Traduções
Chocolate para Pensamentos,
comida para pensar

Ju Ribeiro disse...

lola,
eu tb não suporto chocolate branco. lembro da primeira vez que experimentei: eu cuspi!!

agora deixa eu te falar, fui a um casamento uma vez (em curitiba) e fizeram um bolo com uma cobertura cremosa que parecia um ganache de chocolate branco (não estava ruim não) e o bolo mesmo era de CHOCOLATE NEGRO, mas assim.....bem pretão!!!!

Sobrou tanto bolo que eu comi (assim como muitas pessoas) umas 3 fatias! melhor bolo de casamento da minha vida! sério!

dia 12 eu fiz uma mousse de chocolate com laranja pra mim e pro meu namorado. tipo assim, o céu!

Ju Ribeiro disse...

ah, só sobrou bolo porque eram 3 enormes bolos! porque não vi uma viva alma recusar. delícia!

Bárbara Reis disse...

uauhuhauhuah...

Eu já fui chocólatra.
Até o dia que meu figado atacou porque eu estava tomando muito remédio, e eu havia comido chocolate um dia antes... e eu passei MUITO mal... vomitei 7 vezes... e só chocolate... fiquei 5 meses se comer chocolate... :/
E ainda não consigo comer muito. Tenho trauma.

Mas eu gosto! :]

Beijo, beijo. :D

Masegui disse...

Eu estive pensando... acho que todas as minhas paixões começam com a letra C: Cici, Chocolate, Cachaça, Cigarro e... Chadrez !!! :-)

lola aronovich disse...

Gente boa, esta semana será terrível (defesa na sexta, e mil outras coisas pra fazer ainda), então não vou poder responder a todos. Só rapidinho mesmo:


Princesa, não sou grande fã de Ferrero Rocher, não. Acho meio levinho demais. Pouco impactante. Mas sei que tem gente que ama. Aliás, lembro de uma festa da elite em que só serviram Ferrero Rocher. Saiu nos jornais.

lola aronovich disse...

Camila, por que estragar o chocolate com creme de maracujá?!


Cantinhos, obrigada por tentar traduzir, mas acho que não é isso não. Food for thought é uma expressão idiomática, do tipo “dá o que pensar”. Não tem a ver com comida propriamente dita.

lola aronovich disse...

Bárbara, temos muita coisa em comum! Hoje escrevi a segunda parte desta saga sobre chocolate, onde conto dos meus conflitos. Muito parecido com o que vc conta!


Viu, Mario, o que cigarro e cachaça fazem com a mente? A pessoa começa a escrever xadrez com ch!

Mila disse...

Nossa, eu adoro chocolate branco...
Para mim ele tem todo um sabor especial...

Mila disse...

Ah, eu concordo, prefiro chocolate puro, sempre detestei que colocassem castanhas e frutas sexas ou coco no meio. >p

Somnia Carvalho disse...

Oi Lola queridona!

eu acho a maior graça de você ser tarada por chocolate! hahaha

A paixão aumentou com o maridão perdendo aquele brio??? Tô brincannndoooo!

é que também ri com uns posts sobre seu maridão e não tive tempo de comentar! O meu também me enganou bem: ele tocou violão e cantou pra mim na primeira vez e lia Neruda e Freud e partilhava comigo! Parou com tudo! só ficou com o Playstation! rs...

Então eu não sou o tipo baunilha porque odeio qualquer chocolate branco... mas voce acreditaria se eu dissesse, sem tentar enganar-me, que se vc por uma caixinha de chocolate na minha frente ela pode durar meses? eu não tenho vontade assim... eu gosto quando to na tpm... e com coca-cola! uau! saudavel!

então, mas eu sou dooooooida por coco! qualquer coisa com coco! maria mole, breguetinhos quaisquer com coco! a mesma paixão sua pelo chocolate. Eu sou uma pessoa anormal entao Lolissima????

haha

dannah5 disse...

Olha, dessa praga eu nao sofro, nao sou chocolatra, o marido aqui q eh!hehe
Agora o unico chocolate q gosto de comer eh o Krot de chocolate com amendoim, amo amendoim, o talento tbm eh bom!hehe

Agora bombom trufado, mousse eh outra historia, ja estou ate pensando nas orgias culinarias que farei pra mesa de guloseimas do aniversario das meninas!hehe Mas eu gosto mais de fazer doces, adoro, comer eu prefiro ver os outros! :D Por isso q minha irma morando longe faz uma falta, ela era a lambedora oficial de panelas e latas de leite de condensado, agora vai tudo pro lixo assim, com restinho!Hehe disperdicio!!!

Sou o terror dos salgadinhos!! T_T
hehe beijocas

Giovanni Gouveia disse...

Lola, os bolos de casamento daqui de Pernambuco NUNCA são brancos, embora não sejam de chocolate, mas uma verdadeira obra de arte, que se come uma semana após o casamento e ele está melhor do que quando foi feito (minha prima, por exemplo, congelou um pedaço e comeu pra comemorar um ano de casamento...)
Desculpa a qualidade do link, mas é mais ou menos isso:
http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Tortas_Bolos/0,,REC17854-7781-73+BOLO+DE+NOIVA+ESPECIAL+DE+PERNAMBUCO,00.html
Deixa eu relatar meu diálogo com Cris quando ela falou do bolo (pra quem não sabe, casamo-nos em Limeira-SP):
Ela: Qual sabor do bolo nós vamos escolher?
Eu: Bolo de Noiva, ué
Ela: sim, mas de nozes, disso, daquilo...?
Eu (já conformado) Então de nozes...

em tempo: eu amo chocolate, de qualquer cor ou textura, mas descobri que eu prefiro mesmo os chocolates pretos, retintos, e a marca que mais me apetece ultimamente é a Cacau Show

Patricia Scarpin disse...

Lolinha, você é muito cruel! :)

Eu gosto muito de chocolate amargo e também gosto do branco, mas tem que ser muito bom - por mais que não seja chocolate, eu não ligo, gosto mesmo! :D

Ah, o bolo do meu casamento era de chocolate e foi servido com sorvete. Deu vontade agora só de lembrar!

Ale Picoli disse...

Eu gosto muito de chocolate. Só não gosto mais de chocolate do que gosto de doce de leite. Ultimamente fiquei bem fresca quanto a chocolate e não como mais qualquer porcaria (tirando horas em que o nível de chocolate tá muito baixo no sangue, blablablá).
O que eu NÃO gosto:
- chocolate branco (não é chocolate)
- chocolate com muito cheiro de baunilha
- chocolate com amendoim inteiro ou quebrado
- chocolate com frutas
- chocolate muito doce ou duro
- chocolate com menta ou laranja

O que eu GOSTO MUITO:
- chocolate amargo (no mínimo 50% de cacau e no máximo 85%)
- chocolate com manteiga de amendoim
- chocolate com avelã, amêndoa ou castanha do pará

Eu ando em contenção total de custos e agora não compro mais marcas caras, mas tem uns chocolates amargos muito bons e baratinhos. Tem uns da Lacta, dark and soft (algo assim) que eu achei os melhores do mundo por R$ 5. E o Talento dark também é bom, embora seja um pouco duro demais. E o Alpino, né, que é imbatível na categoria "chocolates baratinhos que tem em qualquer lugar".

fatimapombophotos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fatimapombophotos disse...

adoro chocolate ,,,,branco

Alcyone Coelho disse...

Taí LOLA! Gostei de conhecer esse seu lado leve (apesar do "peso" do chocolate) e solto seu, não conhecido por mim até então! Eu só conhecia a Lola feminista, argumentadora, inteligente e tal... chocólatra é toda uma outra história... rs!

Michelle disse...

Chocolate branco não rola, só em absoluto desespero de causa. Minha paixão atende pelo nome de Talento Intense (que, fora o da hershey's com menta ou laranja, é o que tem com maior concentração de cacau por aqui). Sabe aquele microquadradinho que arremata o café pós-almoço? Hummmmmm...
Ultimamente, até os chocolates meio-amargos eu tenho achado muito doces.
Quando passei férias no Espírito Santo, eu miacabava de tomar o sorvete Talento Intense, mas nunca vi pra vender fora do estado. Fora a família, é a melhor lembrança de um carnaval embalado a funk, ehehehe...

Michelle disse...

Ah, quanto a bolo de casamento, aqui em João Pessoa tem um tipo oficial, que é com ameixa e conhaque, acho, cobertura de glacê real (limão e açúcar em ponto de pedra).

Daniel M. S. disse...

Ah sim, alguém aí falou em chocolate com menta, também adoro :P

Bem, então vamos ver...
Adoro chocolate branco, meu bolo preferido é o de casamento, não gosto muito do de chocolate, adoro pizza e croissant de chocolate, adoro chocolate com menta, e chocolate preto dura tanto aqui em casa que uma barra só não leva um mês pra ser comida porque meu irmão come em 3 dias s eu não comer...

É, acho que to perdido mesmo :P

Mari Biddle disse...

Eu não gosto de chocolate. Minha irmã caçula idem. Será que eu sou "problemática"?


:D

Carol Borges disse...

Lola mais uma vez chorei de rir com um de seus posts. Obrigado por me fazer rir quando estou tão estressada. Eu sou daquelas que só come chocolate dentro de coisas esquisitas e adoro! Eu não curto muito chocolate, mas adoro todos os doces feitos à base de coco, nozes, ovos e leite condensado (típicos doces luso-brasileiros), e também de bolos de todos os tipos, exceto os bolos de coco e abacaxi servidos em casamento. Deus me livre de bolo de coco ou de abacaxi, tenho traumas familiares com isso. No entanto, eu só admito bolo de chocolate no meu aniversario (de preferencia com morangos).
Sorte pra vc na sua defesa, acredito que tudo vai sair bem :) Sabe que eu tb defendo numa sexta? dentro de duas semanas...
Ahh, tem uma equipe de arqueólogos trabalhando em Joinville esse mês, essa equipe é coordenada pelo meu orientador no Brasil, vale a pena visitar se você puder, fica perto do aeroporto, atrás do yatch Clube.
bjs, Carol