domingo, 3 de maio de 2009

SOS VOCÊS!

Foto meramente ilustrativa, pelamordedeus!

Seguinte: esta semana vou começar a fazer estágio dando aula de Português na quinta à oitava série. Faz parte dos meus requerimentos pra graduação em Letras, vocês sabem. Falei com uma amiga e ex-vizinha que é excelente professora e perguntei se poderia estagiar na classe dela. Felizmente, ela permitiu. Ela quer aproveitar minha experiência como crítica de cinema e pediu para eu preparar aulas em que ensinasse os alunos a escrever resenhas de filmes. Taí, gostei! Eu já dei algumas palestras em universidades sobre crítica de cinema, e sempre tive um retorno legal. Bom, minha amiga sugeriu que eu escolhesse alguns filmes bem batidos e populares, que já passaram na TV aberta várias vezes. Como vocês devem assistir mais televisão do que eu (quem não assiste mais TV do que eu?), e como vocês estão mais próximos dessa faixa etária dos 12 aos 14 anos que será meu público-alvo do que eu (quem não está?), peço ajuda a vocês. Por favor, quais são alguns filmes recentes (de cinco anos pra cá) que passaram várias vezes na TV? De preferência filme bacana. O Professor Aloprado 2 não vale!

30 comentários:

Mila disse...

Iih, Lola...

Provavelmente, eu assisto tanto a tv aberta quanto você...

Não faço idéia...

Lúcia Soares disse...

Filme bacana, que se repete na Sessão da Tarde, por exemplo? Você não vai encontrar...Passa cada bobagem... Pode ser o ET, Ghost, artes marciais com Van Damme ou o oriental Jack Cheen (nem sei se é esse o nome); passam incontáveis com histórias de cachorrinhos espertos, muita repetição de Eddie Murphy, enfim, não tem coisa boa pra falar , não...

Tina Lopes disse...

Clueless. Náo eu, mas As Patricinhas de Beverly Hills. É um dos que eu sei que passa muito. E tem todos os 3 mil Harry Potter. Náo sei mais.

Andrea disse...

Tem também:
Babe, o porquinho atrapalhado
e
As 10 coisas que eu odeio em você

Alfredo disse...

O fabuloso destino de ameilie poulan
Indiana Jones
Filmes imbecis da Scarlette Johanssen
Algum filme do Woody Allen
vc vai passar o video na sala de aula??
Nao seria melhor vc recortar uma notica de jornal ou revista, ou pedir pros alunos fazerem isso, e eles escrevessem textos criticando ou concordando com aquela noticia? igual da forma q vc faz aqui no blog?

Alfredo disse...

Tem animacoes tb.. Procurando Nemo... Os carros..... Os incriveis...

Danda disse...

Titanic, eu acho chatinho, mas todo mundo conhece. Forrest Gump, atraídos pelo destino (passou essa semana de novo), de volta para o futuro...

Carol S. disse...

Ih, deve ser famoso aqueles "Velozes e Furiosos" para alguns, provavelmente "Homem Aranha" e as comédias românticas clássicas como a já indicada "Dez Coisas que Odeio em Você".
Mas sabe o que é melhor sinceramente? Perguntar. Cada turma, depedendo do background cultural, vai ter uma inclinação; e mesmo uma turma é sempre tão heterogênea. Acho que sempre vale a pena a famigerada "pesquisa de opinião"...

Mica disse...

Se eu fosse vc, pegava os jornais e dava uma olhada no que foi programado na sessão da tarde das últimas semanas...ou nas sessões de filmes à noite.
(não faço isso pq não assino jornal...mas posso perguntar para o telefonista do gabinete se ele tem alguma idéia, já que a tv fica ligada o dia todo, sem sempre se presta atenção, mas...
Até olhei na grade da Globo na internet e no SBT, mas recuso-me a acreditar que as pessoas realmente assistem aquilo)
Mas tem o Uma Noite no Museu, As 10 Coisas que eu Odeio em Você, A Lenda do Tesouro Perdido...
Aproveitei e olhei entre os mais locados na Videoteca e eis alguns:
Madagascar (tanto o 1 como o 2)
Garota Mimada
Zohan - O Agente bom de Corte
Sex and the City
Wall E
O Procurado
Hancock

E outras buscas específicas:
Marley e Eu
Beethoven (qualquer um deles)
Jerry Maguire
Coisas de Meninos e Meninas
High School Musical
Nunca Fui Beijada
Como se Fosse a Primeira Vez
Hannah Montana
Vestida para Casar
O Diário de Bridgit Jones
Miami Vice
SWAT
Bad Boys I e II
Algum 007
Velozes e Furiosos (1, 2 ou 3)
O Guardião (1, 2 ou 3...vi que passou algumas vezes esse ano)
Hellboy
Batman (qualquer um)
A Múmia (qualquer um)
Homem de Ferro
Escorpião Rei
Qualquer filme com o Jackie Chan
Harry Potter (qualquer um deles)
Piratas do Caribe
Transformers
11 Homens e um Segredo (e o 12)
Homem Aranha 1, 2 ou 3
Quarteto Fantástico
Jurassic Park
Superman (o último)
O Terno de 2 Bilhões de Dólares
A Máquina do Tempo
Tomb Raider
Dungeons and Dragons
Ponte para Terabídia
O Dia Depois de Amanhã
Sr. e Sra. Smith
Missão Impossível I, II ou III
A Lenda do Zorro
Kill Bill

E por enquanto é só...escolher, hehehe.

Andrea disse...

Homens de Preto com Will Smith, também é um que passa direto na TV aberta

Felipe Guimarães disse...

Para indicar e que passa na TV aberta tem Toy Story (já me cansei de ver) e Os Fantasmas se divertem, mas sei quais não indicar:

A Lagoa Azul
HSM
O Pestinha
Professor Aloprado
Pinóquio (não o desenho da Disney)
Sociedade dos Poetas Mortos (minha profesora passou o filme e quase mataram ela)
Titanic (muito longo)
Homem Bicentenário ( muito parado e poucas pessoas tem paciência de assistir)
A.I (muitas pessoas odeiam, mas eu gosto)
O Exterminador do Futuro (chato e horrível)

Alfredo disse...

Gente... to imaginado a Lola discutir com as criancas "O pestinha 2" com todo aquele vomito e com as indicacoes de vcs!!!
kkkkkkkkkk

Queria tanto ser aluno da Lola... pra ouvira voz, como é a letra dela no quadro, a didática dela, as provas e essas coisas. Eu pediria isso pro genioda lâmpada!

Cris disse...

Dez coisas que eu odeio em vc (com o Heath Ledger, bem fofo)
Ghost (que pode render umas discussões profundas sobre amor/vida/morte)
Curtindo a vida adoidado (clássico da minha adolescencia, não sei se ainda passa na sessão da tarde)

Anônimo disse...

Lola achei muito legal a idéia de como será o estágio. Li os comentários e vc já tem muitas boas sugestões. Há um filme que não passa muito mas é bem bonito.
A ficção "Inimigo meu" é minha sugestão. Bj da Fatima/Laguna

Dai disse...

Lolinha, não tenho muito a acrescentar pq tb estou longe desta faixa etária (ahahha), mas adorei as dicas do pessoal. Gostei do asnalfa ter lembrado de Amélie. É tão lindo, a criançada devia ver (e já passou na TV). Beijos.

Mica disse...

Poxa, Felipe, Exterminador do Futuro (em especial o primeiro) é um dos meus filmes preferidos! ADORO!
Mas tinha esquecido de A Lagoa Azul...nossa, assisti muito quando era criança. Mas acho que hoje em dia o povo não vê mais tanto.
Sociedade dos Poetas Mortos foi um filme que eu adorei qdo vi na minha adolescência.

Hey, Lola, disse à você que semana passada assisti Em Algum Lugar do Passado? (pela enésima vez...)

E vc vai passar o filme para o povo assistir? Dublado? Legendado?

Letícia disse...

Não acredito que esqueceram um clássico da sessão da tarde que é uma gracinha...
"Meu primeiro amor", Lola!

Anônimo disse...

Acho que o SBT chegou a reprisar algumas vezes as duas primeiras partes de "O Senhor dos Anéis", além de "Harry Potter e a Pedra Filosofal"...

Mas "High School Musical" acho que a garotada toda assistiu nos cinemas, mesmo...

Imediata disse...

Sugestões são muitas, mas tenho certeza de que você vai arrasar! (de uma fã recente, mas já viciada). Manda um clássico dos anos 80/90. Se tiver exibição, garanto que eles vão amar. Beijo!

Lola Aronovich disse...

Oi, gente! Muito obrigada pelas sugestões. Eu não tinha nem pensado em passar o filme, não. Até porque não deve ser tão fácil pruma estágiaria conseguir uma TV com dvd. A ideia é um filme que quase todos tenham visto e ensinar como se escreve uma resenha de cinema. Depois, de lição de casa, pedir pra que eles escolham um filme e escrevam uma. Eu tinha pensado mais em Titanic e Homens de Preto mesmo, porque são dois filmes que, imagino, ainda passam muito. E que acho que todo mundo viu. Mas não sei. Ainda tenho que bolar umas aulas bem legais. Aceito sugestões!

Rebecca Leão disse...

Que tal os do Ben Stiller? Amanhã vai passar um : Uma noite no Museu. E de quebra, o 2 já está estreiando no cinema... Bjs

thais disse...

oi Lola,acho que harry potter é uma boa opcao.

anália disse...

Rssss! Harry Potter e a Pedra Filosofalm Harry Potter e a Cãmara Secreta, Homem Aranha 1 e 2.
Bjs,
Anália

Samantha disse...

Harry Potter com certeza (principalmente os primeiros da franquia). A meninadinha adora!

Escolhe um romance 'agua com acucar', acho q ajuda a sensibilizar as pessoas.

Eu super-indicaria Hotel Ruanda. Nossa, renderia um debate otimo e os adolescentes aprenderiam tanto. Acho q nunca passou na TV aberta, mas se pudesse ser exibido pra eles...

Tambem recomendo Shrek, porque é popular, acho q todos nessa faixa etaria ouviram falar.

Michelle disse...

Olá!
Filmes batidos?
- O diário da princesa
- High School Musical (duvido alguém dessa idade q não tenha visto)
- Shrek
- O paizão
- Homem Aranha
- O Código Da Vinci
- As branquelas

Com conteúdo e batido na tv, vai ser meio complicado encontrar :(

Vitor Ferreira disse...

Eu sugiro filmes menos "senso comum", que levem as crianças a serem mais abertas e tolerantes. Sugiro alguns. Tem uns que eu acho ótimos, e que você talvez não conheça, então eu coloquei junto o trailer.

- Billy Elliot
- Correndo com Tesouras - trailer: http://www.youtube.com/watch?v=OTL3R8xqmGY
- Desejo e Reparação
- O Despertar da Adolescência (The Mudge Boy) - trailer: http://en.dtrailer.com/movies/watch/the-mudge-boy
- O Diabo Veste Prada
- Escola do Rock
- O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
- A Família Savage
- Frida
- Hairspray
- Heróis Imaginários - trailer: http://www.youtube.com/watch?v=uUgMUYD8olU
- O Jardineiro Fiel
- Juno (que é uó, mas leva a discussões interessantes)
- Kinsey
- Uma Lição De Amor
- Meninas Malvadas
- Pequena Miss Sunshine
- Quase Famosos
- Querido Frankie - trailer: http://www.youtube.com/watch?v=pgi3pn7NNCI
- O Silêncio de Melinda

Carol Borges disse...

oi,eles ainda passam os GOONIES na sessão da tarde? eu adorava esse!
bjs e bom estagio.

Ana Cristina Moter Pereira disse...

Passou umas duas vezes ano passado o "Brilho eterno de uma mente sem lembranças", esse é bom!

Anônimo disse...

Se você não vê sessão da tarde, seja meu pupilo nesse jogo:

http://navelar.mybrute.com

Rebeca disse...

acho que não precisa ser necessariamente um que passa direto na tv, pode ser um que ta na modinha do momento, tipo crepusculo, ou algo do tipo....

ou até dividir por gênero, tipo meninos escrevem sobre "transformers" (duvido que algum menino tenha visto esse filme sem ficar babando pela protagonista), e meninas escrevem sobre "meninas malvadas", ou da as 2 opções p eles escolherem