terça-feira, 21 de março de 2023

QUEM AMEAÇA TEM DIREITO À PRIVACIDADE?

Juliana dal Piva, uma das melhores jornalistas investigativas do Brasil, que fez podcasts e publicou um livro sobre as inúmeras rachadinhas da familícia Bolsonaro, em julho de 2021 recebeu uma mensagem de Frederick Wassef mandando-a pra China: 

"Faça lá o que você faz aqui no seu trabalho, para ver o que o maravilhoso sistema político que você tanto ama faria com você. Lá na China você desapareceria e não iriam nem encontrar o seu corpo".

Wassef era advogado de Jair e Flávio. Foi também na casa desse homem tão próximo ao ex-presidente que escondeu-se Fabrício Queiroz. Wassef alegou que não sabia que Queiroz estava na sua casa. Nenhum dos dois (ou três) foi condenado ainda. Mas a boa notícia é que Queiroz e Wassef se candidataram a deputado federal em 2022 e não se elegeram. O chefe deles tampouco. 

Sabendo que estava lidando com milicianos, Juliana processou Wassef pela ameaça. O juiz Fábio Junqueira, do TJ-SP, condenou Wassef a indenizar a jornalista em R$ 10 mil. Mas também optou por condenar Juliana por divulgar a ameaça que recebeu. Dessa forma, ela teria "ferido a privacidade do réu". Ela levou o caso à segunda instância. O TJ-SP deve julgar isso ainda este mês. Segundo as jornalistas Katia Brembatii e Bia Barbosa, existe jurisprudência do STF de que mensagens privadas podem ser divulgadas se houver interesse público ou como estratégia de proteção. 

Se já é um absurdo que uma jornalista não possa expor a ameaça recebida, vamos abrir para todas nós: ao nos depararmos com uma mensagem intimidatória, agressiva e misógina, podemos expor essa ameaça ou isso fere a privacidade da pobre alma que nos ameaçou? 

Não é o cúmulo ter que fazer essa pergunta?! Como vocês sabem, eu sou alvo de centenas de ataques e ameaças de morte e estupro (estendidas a minha mãe e marido) há no mínimo doze anos. A maior parte dessas ameaças é de covardes anônimos. Muito de vez em quando eu decido publicar algumas dessas ameaças. Acho que existe interesse público pra isso, acho que as pessoas precisam saber como feministas são tratadas no Brasil. 

É também uma estratégia de defesa. Os caras que me ameaçam vivem falando de contratar um matador de aluguel pra me eliminar (já fizeram até vaquinha com esse fim!), e os matadores estipulam um preço de acordo com a visibilidade da pessoa. É muito mais barato matar uma mulher desconhecida. Dá pra fazer parecer um latrocínio ou um lamentável acidente e ninguém vai desconfiar. 

Então a visibilidade acaba sendo uma forma de proteção para ativistas. Agora imagina se um misógino me processa por eu divulgar uma ameaça de morte e estupro que ele me mandou? 

Nem preciso imaginar muito. Quatro dos oito processos a que respondi vieram de mascus que me atacaram e ameaçaram durante anos. Em três desses casos os misóginos abandonaram as ações. Num deles eu tive que fazer acordo e dei ao floquinho de neve especial um direito de resposta no meu blog. Detalhe: eu nem tinha citado o nome completo dele! Outro detalhe: o mesmo cara continuou me atacando e ameaçando mais dois anos depois disso!

É, o Judiciário realmente tem muito contra as mulheres. Minha sororidade a Juliana dal Piva!

11 comentários:

Alan Alriga disse...

Lolinha, você ficou sabendo sobre a manifestação de feministas radicais lá na gringa, que recebeu apoio de neonazistas?

Lola Aronovich disse...

Não fiquei sabendo não, querido Alan! Me passa mais informações, tipo um link?

Anônimo disse...

olá. Kellie Jay Keen, organizadora da manifestação, disse com todas as palavras ontem na Tasmania que não é feminista, e ao que parece se recusa a condenar os nazistas que apareceram durante o protesto. Há feministas radicais que participam dos eventos dela, mas a própria se declara 'não feminista'

Luise Mior disse...

PQP, esse juiz alegando violação do direito à privacidade realmente está viajando. Infelizmente,a ideologia patriarcal é predominante no Judiciário. Solidariedade à Juliana Dal Piva!

Alan Alriga disse...

Aqui o link Lolinha

https://twitter.com/MaamSweetDreams/status/1637896807752638465?s=20

Alan Alriga disse...

Mas isso foi muito estranho, ainda mais nesse contexto da guerra atual, onde um dos lados têm boa parte da população que apoia o nazismo, e está recebendo apóio da Europa e EUA, e ainda tendo uma banda nazista que usa o símbolo nazista Werwolf recebendo prêmio na Noruega em rede nacional. Algo de muito sério pode tá pra acontecer nessa guerra, pois nunca se viu tanta movimentação de neonazistas deste a Segunda Guerra Mundial, e ainda apoiando a Ucrânia. E detalhe os neonazistas das redes sociais estão usando a bandeira da Ucrânia como símbolo neonazista, fazendo muita merda na internet e não tendo as contas derrubadas.
Link:
https://twitter.com/demori/status/1637994346468220929?s=20

Alan Alriga disse...

Infelizmente eu não achei o outro link, parece que a conta do Instagram foi derrubada. Mas está muito estranho o fato disso está sendo muito pouco falado nas redes sociais, tipo é como se as pessoas estivessem normalizando neonazistas em um nível mundial, é meio completamente assustador se parar para pensar .

titia disse...

Errado. Se ele postou na internet, é público. Se postou a ameaça na internet debaixo da própria foto com a própria conta de livre espontânea vontade, não tem "direito à privacidade" porra nenhuma. Botou na internet É PÚBLICO. Esse juiz é só um bozonazista enrustido querendo ganhar uma grana das rachadinhas do micto e uns cheques do Queiroz.

Anônimo disse...

a) Lola sou sua fã amo seu blog

b) As mulheres que estão na politica são sobreviventes mas eu as apoio e temos que ocupar ainda mais estes espaços

c) Nestes dias tivemos grandrs vitórias com projetos aprovados da Maria do Rosário e Simone Tebet.

Anônimo disse...

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://ptnacamara.org.br/site/aprovado-projeto-da-deputada-maria-do-rosario-que-exige-notificacao-de-crianca-desaparecida-em-cadastro-nacional/&ved=2ahUKEwjNovS2v_z9AhUet5UCHWu7CUoQFnoECAwQAQ&usg=AOvVaw22_esabisjlgI8rmydeae9

Anônimo disse...

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://g1.globo.com/google/amp/politica/noticia/2023/03/21/lei-maria-da-penha-camara-aprova-projeto-que-garante-medidas-protetivas-a-partir-da-denuncia-da-mulher.ghtml&ved=2ahUKEwjArM3wv_z9AhWvpZUCHVxdBfcQFnoECB4QAQ&usg=AOvVaw1aqHCcNA01pjAq1oPSH7Vj