sexta-feira, 11 de novembro de 2022

QUE O MERCADO SE LASQUE

O professor de Economia da Tecnologia da TU Delft e da UFRJ Caetano C. R. Penna fez uma excelente thread no Twitter que reproduzo aqui. É patético mesmo ver o nervosismo do mercado com o governo Lula (que ainda nem começou; é até pior porque essa histeria toda veio depois que ele discursou que quer acabar com a fome). 

Dane-se o mercado! E isso vindo de alguém que tem algumas aplicações, mas que entende perfeitamente que, no seu lugar de privilégio, não deve ser prioridade de qualquer governo. 

Eis a thread do Penna:

Fiz uma pequena pesquisa no acervo do Globo Economia sobre como o "mercado" reagiu aos resultados do primeiro e segundo turnos nas eleições presidenciais de 2002. Segue o fio!

Na segunda-feira logo após o primeiro turno (7/10/2002), o Ibovespa caiu mais de 4% e o dólar subiu 3,3%. O Globo Economia ironizava a reação com alusão ao saudoso Tim Maia... 

Após a vitória no segundo turno (27/10), um dos primeiros atos de Lula foi anunciar a secretaria de combate à fome, a prioridade em seu primeiro governo. Soa familiar?

Como "o mercado" reagiu? Com uma queda de 4,4% no Ibovespa e uma alta de 1,3% no dólar. Mais uma vez -- ou originalmente -- a "estabilização [dependia] de nomes"...

Detalhe: o então secretário do tesouro dos EUA destacava as aptidões psiquiátricas do "mercado", que iria "analisar se o Lula não era maluco"! Será que ele era e ainda é? 

Bom, parece que a avaliação clínica do mercado foi de que Lula não só não era maluco como também era muito bom para os investimentos. Da primeira semana pós-segundo turno de 2002 até o final de seu mandato, o Ibovespa valorizou módicos... 338%!

No mais, para reflexão sobre esse roteiro repetitivo e farsesco, termino com uma clássica citação de Michael Kalecki, da obra Aspectos políticos do pleno emprego. Será que o governo vai (re)aprender o truque para termos novamente pleno emprego?

Isso não tem a ver com o fio do Penna, mas vale lembrar como o Globo noticiou a criação do décimo-terceiro salário, em abril de 1962 (dica: o mercado não gostou!):

12 comentários:

avasconsil disse...

Preocupante. Pode ser que Lula não tenha condições de tomar posse. A coisa lá em Brasília tá bem feia e piorando.

Live do Fernando Horta com Gustavo Conde:

https://youtu.be/l3La3MUwVSk

Luise Mior disse...

Como fala o Eduardo Moreira, o mercado é o 1% mais rico do País, e como Haddad falou, são um grupo de homens medíocres que são comandados pelo Bozo, que é um energúmeno. Mercado é bolsonarista -como o Octávio Guedes disse- e tem que ir se lascar mesmo, perder suas fortunas. Pior é saber que com Lula não há motivo para o mercado temer, Lula é um conciliador e não revolucionário. A "elite" brasileira é tão egoísta que um social-liberal que apenas quer que todo mundo possa comer todos os dias causa repulsa. Valeu Lola por postar.

avasconsil disse...

Até que a posse tenha sido sacramentada não dá pra ficar completamente satisfeito(a) pela vitória de Lula no dia 30.10. Esse pessoal golpista que tá se amontoando em Brasília tem o apoio de parte do exército e está sendo abastecido por gente rica também golpista. Eu acho que se houver uma tentativa de golpe ele não vai vingar. E vai dar ruim até pro inominável, porque não vai ser por ele que um setor das forças armadas vai se arriscar. Imagina se aqueles generais vão querer entregar o poder de bandeja a um mero 1o tenente, oficial subalterno, que virou capitão só no papel (de fato ele nunca foi) quando, em vez de ser expulso do exército, por terrorismo, foi reformado? Não faz o menor sentido Bolsonaro sair como presidente de um golpe das forças armadas. Apesar de achar que não há condições de um golpe dar certo, se acontecer vai ser péssimo pro país. Tem muito mais gente nas PMs que nas forças armadas. Se houver tentativa de golpe lá em Brasília, isso pode gerar muita bagunça em muitos estados, porque muito PM vai querer disputar poder contra o pessoal do exército. Enquanto eles se estapeiam, dólares vão sair em massa do Brasil, a inflação vai explodir, e convulsões sociais por causa da fome e do empobrecimento brusco podem produzir um efeito bola de neve nessa confusão. E é melhor Lula providenciar um Lulamóvel, porque se não o fizer vai acabar sendo assassinado como John Kennedy. A coisa não tá boa não, viu?

Anônimo disse...

Governo Bolsonaro lembra muito o.... Governo FHC.

Felipe disse...

Não vai ter Golpe mesmo se tivesse fraude, diferente de 64 o exército não tem apoio americano, talvez com trump vingasse

Anônimo disse...

a) Lola sou sua fã amo seu blog

b) Se eu pudesse diria para o Lula faça o seu plano de governo desenvolva políticas públicas para as mulheres negros indígenas e crianças e mande a classe média pão com ovo plantar alface na pedra para ver se nasce. Eles são egoístas mesquinhos e medíocres preocupados com.o mercado mas não dão um Pio em relação ao Enem este ano que caiu o número de alunos inscritos

avasconsil disse...

Aí é que tá. O Fernando Horta acha que essa história da necessidade do apoio dos EUA é um mito. E tem diferença entre ter golpe e a viabilidade dele dar certo. Pode ter golpe e ele dar errado. Acho que é o provável. Mas até a coisa toda ser dispersada, acontece muita confusão. E quem mais perde com essas coisas é quem tem menos dinheiro. Em 2018 muita gente não acreditava na vitória do neonazista, e deu no que deu. Talvez o erro de agora esteja sendo não dar a devida atenção ao que tá acontecendo em Brasília. Além disso, Lula precisa cuidar bem muito da segurança dele. Já teve drone soltando cocô em cima de petista. Podem usar esses aparelhos pra coisa pior. Aquela cena da Zambelli bancando a Kathy Mohoney do Dama de Ouro lá em SP, mais os outros momentos bizarros dos bozonazistas no pós 30 de outubro, mostram que todo cuidado é pouco com essa gente. Tem muito fanatismo e fundamentalismo envolvidos. Não dá pra bobear não.

Felipe disse...

Biroliro ja era problema é se o Alckimin vai ou não trair o Lula

Anônimo disse...

O Elon Musk foi forçado a comprar o twitter, isso é uma vitória e uma derrota para nós humanos funcionais, uma vitória pois os militantes perderam a organização necessária para continuar a caça às bruxas, uma derrota pois agora os militantes estarão espalhandos por toda a internet assim se tornando o um perigo a saúde mental do humanos sãos

avasconsil disse...

Achei legal esse texto sobre a criação do 13o salário no Brasil. Com 40 milhões de trabalhadores informais no país, direitos como o 13o e o 1/3 de férias estão sob ameaça. Como essas pessoas não os recebem, elas não estão nem aí pra eles. São solo fértil pra o discurso de que, se esses direitos forem relativizados (pagar um valor menor que o atual) ou até extintos, a vida deles vai melhorar. Os patrões contratariam mais, a economia melhoraria, criando-se uma boa fase pra os empreendedores (é um trabalhador informal, dono de um carrinho de cachorro quente, e já se acha empreendedor)... . Tudo lorota. Se um dia esses direitos deixarem de existir, os réi da Havan vão pegar a economia, feita às custas do trabalhador, e aplicar tudo no mercado financeiro. Empresa só contrata novos empregados se houver perspectiva de melhora do consumo. Como trabalhadores mais pobres consomem menos, empobrecê-los só melhora a vida de quem sabe fazer dinheiro no mercado financeiro. Os mercados são uma coisa horrorosa. Financiam a desestabilização política e econômica dos países, o que gera inflação. Pra controlar a inflação, os governos aumentam os juros da dívida pública. Então os donos do dinheiro são estimulados a emprestar ao estado. Pra haver garantia de que vão receber seu crédito, eles passam a pressionar os governos a fazer as "reformas estruturantes", que atingem só o bolso dos trabalhadores. E assim alguns poucos vão ficando cada vez mais ricos, e a maioria cada vez mais pobre, com salários menores e aposentadorias piores. E com menos renda indireta na forma de serviços públicos custeados com os tributos, que no Brasil são mais pesados pra o trabalhador do que pra os muito ricos, que são os maiores sonegadores fiscais, ainda por cima. Proporcionalmente ao que têm eles pagam pouco tributo, e o que devem sonegam.

Enfim, o texto é comprido, mas ensina muita coisa.

https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/13o-salario-foi-criado-em-meio-a-intensa-disputa-ideologica-entre-esquerda-e-direita

Anônimo disse...

O Twitter ainda precisa melhorar muito para ser uma alternativa a Mastodon:
https://diasporabr.com.br/posts/5620598

https://joinmastodon.org/pt-BR

Anônimo disse...

"Economia a gente vê depois"
Quando vai chegar o depois?