segunda-feira, 28 de novembro de 2022

PARA NOSSAS CRIANÇAS SEREM AS MILHÕES DE PEQUENAS REVOLUÇÕES QUE ELAS PODERIAM SER

Na sexta-feira o Brasil se chocou com mais um massacre em escolas. Foi em Aracruz, no Espírito Santo. Um adolescente de 16 anos vestido com roupa camuflada e portando uma braçadeira de suástica no ombro invadiu duas escolas e matou quatro mulheres. Outras vítimas seguem em estado grave no hospital. Ele foi apreendido. As duas pistolas usadas no ataque eram do pai, um policial militar. 

As vítimas fatais são três professoras (porque o rapaz entrou na sala de professores primeiro, durante o intervalo): Cybelle Passos Lara, professora de matemática, Maria da Penha Pereira Melos Banhos, professora alfabetizadora e de arte, e Flávia Amboss Merçon Leonardo, professora de sociologia. Uma aluna também foi morta.

Selena Sagrillo estava no sexto ano, tinha 12 anos, e logo iria se mudar para a Bahia. Thais, a mãe de Selena, perguntou comovida diante da câmera de TV: "Quantas outras vítimas em escolas a gente vai ter?" Ela divulgou uma carta no sábado, que reproduzo aqui:Escrevo este texto do computador e quarto de minha filha Selena, que agora amargam sua ausência. Escrevo, pois não tenho mais voz para falar, não tenho mais lágrimas para chorar.

O lamento, a dor e angústia que estavam no meu peito antes, agora, começam a dar lugar ao sentimento de entendimento, aceitação e saudade.

Sentada em meio ao pequeno caos criativo que era seu quarto, encontrei um texto que falou tão profundamente em meu coração que não consigo deixar de compartilhar com vocês, que tanto estão nos dando forças neste momento. O texto dizia:

‘Vai ter um dia em que o mundo inteiro vai estar do seu lado, e esse dia é hoje. Eu esperei minha vida inteira. E tudo está bem. Completei meus 11 anos e tinha voltado ao bairro e a escola que cresci depois de dois anos em São Mateus (ES), e eu disse: Vai um dia que o mundo inteiro vai estar do seu lado, e esse dia está próximo.’

Realmente o dia estava próximo para minha filha. Havia 1 mês e cinco dias que ela havia completado 12 anos. O dia de sua morte, dia 25/11, foi também o dia do aniversário de meu pai, e seu avô José. Dia 01/12 será aniversario de seu outro avô, Laudérico. Daqui a trinta dias será Natal. Minha filha não verá os próximos jogos da copa do mundo e nunca mais se empolgará com um gol como aquele do Richarlison, que ela achou ‘incrível’.

Jamais verei do que ela seria capaz. Ela estava se tornando uma mulher poderosa, alma livre, feminina. A promessa de uma vida inteira foi desfeita. Todo um futuro interrompido. A custo do ódio, do desamor, do terror. Não venho aqui clamar por retaliação, pois de ódio, estou farta.

Clamo por piedade e por segurança para nossas crianças serem as milhões de pequenas revoluções que elas poderiam ser. Segurança nas escolas, ruas, casas. Abrigadas e protegidas de todos os desterros do mundo. Longe da violência, drogas, armas e abusos.

Que a partida da Selena seja o início de uma nova revolução, assim como ela gostava, mas uma revolução baseada no amor e segurança para nossas crianças de todas as etnias, regionalidade, classe social e crença.

Esse é um lamento e um grito de uma mãe que padece com a perda de uma filha. Peço que nos mandem orações, amor, energias boas, seja qual for sua crença. Que o mundo se una pela Selena, assim como ela escreveu em seu texto, e por tantas outras Selenas pelo mundo.

Ass. Thais Fanttini Sagrillo Zuccolotto

10 comentários:

Luise Mior disse...

Texto tocante. De fato, é necessário deter o ódio e as armas para que as crianças possam promover as revoluções que podem ser. Obrigada Lola por postar.

Mihaelo disse...

Infelizmente esse é o resultado da liberação geral de armas e do discurso de ódio do Bolsonaro e dos pastores,empresários, militares, policiais e políticos do centrão que apoiam este governo federal fascista genocida. O pai do criminoso é um bolsonarista e doutrinou o filho para isso, o ensinando a usar as armas que tinha em casa em função de sua profissão e também o ensinou a dirigir, o que no Brasil é ilegal por se tratar de menor . E esse discurso de ódio contra inimigos inexistentes (comunismo) e contra os trabalhadores, funcionários públicos civis, nordestinos, mulheres, indígenas, LGBTQIA+ , etc , só existe porque os ricos têm pavor e ódio a redistribuição de renda, por isso precisam de constantemente criarem falsos inimigos e falsos salvadores da pátria como o Bozo, o Collor, o Moro e outras fascistas da mesma laia. Como há centenas de milhares de bolsonaristas fartamente armados, ha o risco de se repetir esse ataque que já foi o 11° no atual governo do fascista !!!!

Izabel disse...

Porque não se dá nome real às coisas. Em realengo meninas nesse mulheres e menina anis atrás os loucos que queriam colocar bomba na UnB porque "as várias estavam tomando conta de tudo" vamos dar nome a isso.

avasconsil disse...

Como ele não cometeu crimes, mas atos infracionais análogos a crimes, no máximo vai ficar até os 21 anos no regime de internação compulsória, regido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Eu acho correta a redução da maioridade penal pra 16 anos. Quem é contra usa como argumentos questões que não são preocupações do Direito Penal, como a questão social de que a redução atingiria mais adolescentes pobres. Pra o Direito Penal o que importa é se a pessoa é capaz de entender o caráter ilícito do seu ato e de decidir entre praticá-lo ou não a partir desse entendimento. Esse rapaz homicida sabia que o que estava fazendo era errado. Tanto que se paramentou todo de uma mistura de soldado do Estado Islâmico com policial nazista pra fazer o que fez, ocultando-se numa fantasia pra tentar não ser identificado. E, como parece não sofrer uma compulsão irresistível por matar, algum transtorno psiquiátrico que retirasse a imputabilidade penal dele, tinha sim condições de escolher entre fazer ou não fazer o que fez. Escolheu fazer, e vai ser pouco punido pelos crimes hediondos que cometeu, que pra o ECA nem crimes são, são atos infracionais análogos a crimes. Como é de praxe, a defesa dele vai alegar insanidade mental. Tomara que não cole. Dificilmente vai colar, por causa da extensão e do horror do que ele fez. Eu não saberia nem o que dizer às famílias das vítimas. Deve ser uma dor inconsolável. Os pais do homicida podem se dar muito mal, até pior que ele. Eles têm responsabilidade civil por negligência quanto às armas de fogo que o assassino usou nos homicídios. Devem indenizações por danos morais às famílias das vítimas, pensões por morte e o custeio dos tratamentos psiquiátricos e psicológicos que muitos devem precisar. Que é estranha a frequência com que esses crimes hediondos acontecem no sul e no sudeste, isso é. São branquinhos de olhos claros, mas, em descompensação... É pai jogando filha pela janela de um andar alto do prédio em que moravam. É ator matando atriz a tesouradas. Filha com ascendência alemã matando os pais pra antecipar a herança. Goleiro matando a mãe de um filho indesejado dele. Acabei de ler que um senhor de 72 anos arrastou uma garota de programa por mais de 1km de carro, causando a morte dela. Só parou porque colidiu com outro veículo que tava parado. A polícia suspeita que ele não quis pagar à moça, discutiram, e deu no que deu. Acho que aconteceu no Rio Grande do Sul. Teve a mulher que matou o marido e escondeu o corpo num freezer, lá em Santa Catarina. A paranaense que matou o marido descendente de japoneses, e depois esquartejou o corpo dele, isso lá em SP. A lista é longa.

Anônimo disse...

a) Lola sou sua fã amo seu blog

b) Lola temos que rever a educação brasileira nossos adolescentes estão virando presas fáceis para a extrema direita o atirador é um adolescente de classe média filho de policial.E claro acabar com.esta farra de conseguir armas com.facilidadade

Anônimo disse...

Oi Lola, incrível como essa mãe conseguiu organizar ideias e sentimentos para escrever algo tão triste e sensível. Como professora fico muito mexida com esses ataques. Me chama atenção ao fato das vítimas fatais serem do sexo feminino e maioria também entre feridos. É algo que grita. A propósito, você tem notícias do atirador de Barreiras, na Bahia? Caiu no esquecimento.

Anônimo disse...

Acabei de ler no UOL que o criminoso abandonou a escola onde cometeu o crime, na qual estudara até junho deste ano, a pedido do pai, que portanto cometeu um crime já que tanto na LDB quanto no ECA a educação é um dever dos pais e não sendo permitido deixar os filhos sem estudar. Ele ficava o dia e a noite inteira trancado no quarto diante do computador e o pai que além de tenente é psicólogo ou psiquiatra, não fez absolutamente nada para ver o que havia de errado com o filho. Além disso deu de presente ao filho o livro " Minha Luta" do ditador Adolf Hitler. Na verdade ele ficará detido somente até os 19 anos, pois o ECA prevê detenção de no máximo 3 anos!!!! E sairá com a ficha limpa como se não tivesse praticado os crimes!!!!!!!!! E as histórias que o pai dele está contando, não param em pé, de tão mal contada que são. Querendo imputar a culpa toda para a internet, como se não fosse ele o responsável pelo filho ficar o tempo inteiro na web ao obriga-lo a abandonar a escola .

Anônimo disse...

Concordo com a necessidade de redução da maioridade penal, sou totalmente de esquerda, mas essa é a única pauta que colocam de forma generalizada para toda a esquerda que sou totalmente oposta, e inclusive afasta muita gente das outras pautas progressistas. Como vc falou, uma questão é a capacidade de discernir, outra é gravidade dos crimes, o que é considerado crime, o que não impede medidas socioeducativas e reintegradoras e diferenciação de tratamento por tipo de crime. Vão soltar o garoto em breve e muitas outras mulheres e garotas vão perder a vida nas mãos dele.

Anônimo disse...

O motivo das histórias contadas por Fabio Castiglione (esse é o pai do criminoso) parecerem estranhas, se deve ao fato de este tentar negar o que muita gente descobriu na redes sociais dele: que é um fanático bolsonarista que junto com o filho participou dos bloqueios golpistas de rodovias vestindo a camisa da seleção brasileira e mencionando o livro nazista que presenteou ao filho. Todas as postagens dele são de apoio ao Bolsonaro e radicalmente antiesquerda . Com a internet não tem como esconder a realidade! Se ele não for punido, o governo do estado estará passando pano para um perigoso extremista ! E esta tragédia mostra que está mais que na hora de despartidarizar as polícias e as FFAA.

Anônimo disse...

Frequência estranha com que acontecem os crimes no sul /sudeste deve ser falta de informação, preferência sua ou, preguiça de procurar algo em outras regiões. O ser humano faz maldade em todo o canto