terça-feira, 21 de dezembro de 2021

SOMOS TODOS NANDO MOTTA

Fiquei sabendo hoje de uma notícia que me deixou indignada: Luciano Hang está processando o excelente cartunista Fernando Rosário Motta por uma charge publicada em setembro no site Brasil 247.

Em agosto, foi noticiado em todos os jornais que a mãe do dono da Havan morreu em fevereiro de covid, depois de servir como cobaia ao ser tratada com o kit covid num hospital da Prevent Senior. O negacionista Hang foi chamado para depor na CPI da Covid pra se explicar se teria alterado a causa de morte da mãe (assim como havia tentado fraudar a do pai em 2010, que se suicidou).

Foi em cima desses fatos que o chargista Nando Motta fez sua arte: colocou figuras conhecidas do terror, como Chucky, Jason, Hannibal e o palhaço Pennywise do filme It, para chamar de "monstro" uma, como direi, figura conhecida do terror brasileiro. Mas o empresário sonegador tem uma equipe de advogados prontinhos para entrar com ações contra qualquer um que criticá-lo, já que o bilionário tem ambições políticas: quer ser senador por Santa Catarina. 

O youtuber Felipe Neto informou no mês passado que Luciano Hang "processa jornalistas e críticos a cada 26 dias, em média. Contra mim, ele já perdeu duas vezes. Agora processou de novo. Se perder, eu quero música" (pasmem: Hang processou Felipe porque o influenciador o "xingou" de "desgraçado"). É notório que o Véio da Havan tenta intimidar através da justiça e do poder da grana dezenas de jornalistas. Do Nando Motta, está exigindo R$ 50 mil de indenização por danos morais e a remoção da charge. Uma ameaça flagrante à liberdade de expressão.  

Não é a primeira vez que a extrema-direita persegue artistas. Ano passado o estupendo cartunista Renato Aroeira foi "investigado" pelo Ministério da Justiça por, numa de suas charges, associar o nazista Bolso ao nazista quando o pior presidente pediu que seguidores invadissem hospitais para verificar se estavam ocupados por pacientes com covid (a ação foi arquivada em maio último). Aroeira se pronunciou agora

"O Véio da Havan (aliás, mais novo que eu), o Luciano Hang, está processando o chargista Nando Motta. Por causa de uma piada... O que passa na cabeça de alguém que quer processar uma piada? Que quer proibir uma charge? Sim, passa exatamente isso que todo mundo pensou. O Nando não cometeu nenhum crime: apenas desenhou  -- de maneira brilhante, como sempre -- o que ele viu. E o que ele viu foi o óbvio: Luciano Hang é um monstro. Um monstro terrível, um dos vários que estão aí à solta... Mas é ridículo. Um monstro muito ridículo. Tão ridículo que processa chargistas. Bem, Lulu... A má notícia é que somos muuuuuuitos. E a charge continuada... Continua. Agora pra assombrar você, Véi..." 

A #chargecontinuada a que Aroeira se refere foi uma iniciativa da revista Pirralha, que ano passado reuniu 109 cartunistas para apoiá-lo

Agora estão fazendo o mesmo por Nando. Algumas dessas fantásticas "charges continuadas" ilustram este post. 

Há também várias hashtags de apoio no Twitter, como Somos Todos Nando, Somos Todos Nando Motta, e Chargistas Contra Censura. 

Obviamente não precisa ser chargista pra se posicionar contra a censura e o assédio jurídico. Vamos tds espalhar a arte do Nando e as charges continuadas dos seus colegas cartunistas. 

Será que o Véio da Havan e seu timinho de advogados conseguem calar todo mundo? 

E como fica a imagem do empresário bolsonarista que usa seu dinheiro (da próxima vez que você for cobrado, peça também 115 anos para saldar uma dívida) para tentar silenciar críticas? 

4 comentários:

Luise Mior disse...

Arte resiste. Parabéns Nando Motta! Que o veio da Havan perca todos seus processos, é claramente criminosa sua conduta. Obrigada por compartilhar Lola.

Anônimo disse...

Oi Lolinha. Quando sai o post do blog comentando a união lula/Alckmin? Queria muito saber sua opinião a respito do assunto.

Anônimo disse...

É aquela história: esse pessoal da extrema-direita diz ser "contra o mimimi" mas berram e esperneiam por qualquer coisa. Povo dodói demais.

Anônimo disse...

Véio da Havan quer ser governador por Santa Catarina, caso não dê certo vai para senador, capaz do cafona ganhar, pois representa uma parte significativa do oeste, meio oeste e extremo oeste catarinense, gente tosca, brega e que pensa ser europeu ou europeiadevido número de consoantes no sobrenome, mas inteligência passa longe dessa caterva, quando viajam para Europa, Estados Unidos, não vão a um concerto de música clássica, não visitam museus, enfim no sul tem a tosquice dos chucros do agronegócio, tem dinheiro, mas são limítrofes. Lamentavelmente não temos uma elite cultural, intelectual e sim um bando de imbecis endinheirados, esse lulu de verde e amarelo é um exemplo, pois muitos aqui no sul defendem essa jumentice megalomaniaca com unhas e dentes, até porque ele é o retrato mais deprimente é tosco do sulista brasileiro. Não é a toa que um Jorginho Melo senador por Santa Catarina quando gerente geral do BESC perdoou dívidas milionárias de fazendeiros e politiqueiros, estava de olho em um cargo de senador, o mesmo é defensor desse Véio estúpido, porque ambos tem a mesma conduta :tosquice, breguice, estupidez, desonestidade, indiferença somadas a uma ganância desenfreada.