terça-feira, 31 de agosto de 2021

QUEM VOTOU EM BOLSO OU NULO É RESPONSÁVEL PELO DESASTRE

Reproduzo aqui o texto da advogada e jornalista Lygia Jobim, filha de José Jobim, diplomata assassinado pelo regime militar.  

A informação trazida pelo repórter Johanns Eller e divulgada pelo blog de Malu Gaspar, no último dia 29, de que a procura na internet por uniformes militares aumentaram quatro vezes, durante o mês de agosto, quando comparada com meses anteriores, constitui um fato da mais alta gravidade.

Que isto aconteça às vésperas das manifestações incentivadas por Bolsonaro para o 7 de setembro, manifestações com viés claramente golpistas, faz com que se acenda uma luz vermelha. Seus seguidores, não escondem que o objetivo das mesmas é instaurar o caos, defendendo inclusive a invasão do Supremo Tribunal Federal.

O uso das fardas nas manifestações desse dia está sendo incentivado através de grupos de WhatsApp e das redes sociais por essa mesma corja de baderneiros antidemocráticos. Assim ficaria caracterizado o “exército” de Bolsonaro, prontos para se transformarem nas S.A. tupiniquins e instalarem o terror e tentar impedir a resistência.

Não podemos esquecer que grande parte dos manifestantes estarão armados – o que vem sendo, desde 2019, incentivado pelo psicopata que nos governa através, não só de portarias e decretos que facilitam sua aquisição e porte, como através de declarações do tipo “um povo armado jamais será escravizado”.

Na outra ponta temos uma grande parte de nossa população que não consegue comprar feijão nem fuzis. Sabendo que violência gera violência temo que talvez se achem no direito de, não tendo armas, pegar em paus e pedras para conseguir matar sua fome. Afinal, um povo sem fome também jamais será escravizado...

Tudo isto não passa de um preâmbulo para o que realmente interessa. Responsáveis pelo caos que possa ocorrer são todos aqueles que deixaram um psicopata nazista, que nunca escondeu seu racismo, sua misoginia, sua homofobia, sua falta de empatia, respeito ao próximo e perversidade ser eleito.

Quando digo todos quero dizer todos os que não apertaram o 13 nas urnas. Os que se omitiram porque “não gosto do PT”, os que não se omitiram “para o Haddad não ganhar”.

Entenda: você que acreditou que o MST tinha um exército armado, você que se esqueceu que o Muro de Berlin há muito havia caído, você é responsável. Você é diretamente responsável por tudo o que já aconteceu e o que ainda vai acontecer até este homem deixar o poder. Você é individualmente responsável pelas mortes desnecessárias por Covid-19. Cada vidraça quebrada, seja por quem for, terá a sua digital. Cada olho vazado e cada morte que ocorrer terá sido pelo gatilho que você, através de outra mão, apertou.

Você pariu Mateus, mas não o embalará a não ser na sua consciência. No seu seguro lugar de conforto continuará a assistir o drama que o país vive com seus 580.000 mortos e as violências que já estão na esquina, como se assistisse a um seriado na TV.

15 comentários:

Anônimo disse...

Por aqui foi Boulos no 1º e no 2º turno Haddad, esse sangue nas mãos eu não carrego, eu sabia que seria um desastre esse embuste no poder, tenho alguns amigos militares que votaram no Cabo Daciolo, eles se sentiam enojados pelo bozo babando ovo nas eleições do Trump (eles odeiam os estados unidos.)em pensar que até o Daciolo, seria um presidente melhor que o Bozo...

avasconsil disse...

Nunca votei num partido e num candidato de direita, nem mesmo nos liberais na economia e nos costumes, defensores das liberdades civis e dos direitos humanos, na linha Reinaldo Azevedo (ele com certeza votou em FHC...). Nas eleições presidenciais sempre votei no PT. Mas, por ironia, os petistas-raiz me acham um coxinha, um pequeno burguês alienado, pois nos governos do PT eu fazia muitas críticas. Hoje mesmo resolvi romper uma amizade com uma marxista radical. Conheço-a desde 2006. Mas de vez em quando a gente se bicava. Como não preciso disso, nem ela, melhor cada um ficar no seu quadrado. Uma das vantagens de ter sofrido muito com a homofobia é que aprendi a ser só. Eu tendo meus livros, meus gatos e minhas plantas, passo muito bem sozinho. Acho gente como ela tão opressiva... Me faz lembrar de uma coisa que João Silvério Trevisan falou se me lembro bem em Devassos no Paraíso, sobre ele ter ouvido muito cala boca, recebido muito dedo em riste e provocado muito tapa na mesa de indignação, por ter ousado discordar da opinião dos principais de grupos marxistas de que ele participou ou tentou participar. Tenho aversão às ilusões de superioridade moral. Sejam dos veganos, dos onívoros, dos religiosos ou dos ateus, dos de esquerda ou dos de direita. Dos monogâmicos ou dos poliamoristas. Como diz o Ricardo Kotscho ao encerrar seus textos, vida que segue.

Anônimo disse...

a) Lola vc viu o deputado bolsonarista Jessé Lopes do PSLSC recebeu o ex marido da Maria da Penha este homem atirou em uma mulher pelas costas eu tenho nojo dessa raça

Anônimo disse...

Em 2022 vou votar no Lula logo no primeiro turno pra nem dar chance desse troço ganhar de novo...

titia disse...

2018 meu candidato era Ciro Gomes, mas votei no Haddad pra barrar o nazipalhaço. Adiantou? Não, porque o povo desse país infelizmente é burro, sádico e mesquinho na sua maioria. Não enxergam um palmo adiante do nariz e não querem admitir que erraram depois da burrada feita. Não querem assumir a responsabilidade, nem o sangue nas mãos, nem querem ver os "inferiores" voltarem a ter as mesmas oportunidades e coisas que eles tinham. Arruinaram tudo pelos motivos mais mesquinhos e fúteis: ego, soberba, masculinidade frágil, falta de inteligência e cultura. Bolsonazi emponderou os bostas e eles perderam a vergonha de serem bostas.

titia disse...

09:41 pra esses caras mulher é brinquedo e eles deveriam ter liberdade pra fazer tudo que quisessem com o brinquedinho deles, incluindo quebrar. É o tipo que tem que viver numa jaula e só sair na rua se for com focinheira e coleira enforcadora.

avasconsil disse...

Se é que o Bolseboso vai ser mesmo candidato ano que vem. Muita gente não leva a sério quando ele diz que não vai ser candidato. Mas, como a gente mora no Brasil, pode ser que aconteça algo com um jeitinho bem brasileiro: se Bolseboso for bem pago e tiver garantida a impunidade pra ele, Flavuxo e Carluxo, ele deixa essa coisa de ser presidente pra lá. Acontecendo esse lance no tabuleiro de xadrez, tem gente que acha que a 3a via conseguiria captar parte dos votos que iriam pra Lula. Uma parcela dos eleitores vai votar em Lula porque não quer Bolseboso. Se Bolseboso não for candidato, teoricamente Lula pode perder esses eleitores pra outro candidato(a). E ainda tem os "nem nem", que vão votar nulo porque não se sentem representados nem por Lula nem por Bolseboso. Ainda assistiremos a muitos capítulos do seriado Eleições 2022. Muita coisa ainda vai acontecer.

avasconsil disse...

Bolseboso é uma criatura completamente venal, sempre disposto a fazer bons negócios. Por isso não duvido ele desistir de ser candidato por uma muito boa cau$a. Li umas reportagens sobre ele, e o seu histórico é péssimo. Entrou na Academia Militar das Agulhas Negras como pagamento pelas delações que ele fez na época da ditadura. Ou seja, pra conseguir uma vaga naquela academia, ele levou algumas pessoas à tortura ou até à morte. Já no exército respondeu a um processo disciplinar com um colega, por terem furtado uns para-quedas pra usar o tecido pra produzir mochilas, pochetes e calça (a veia empreendedora neoliberal manifestou-se cedo no coração dele...). Não deu em nada esse processo. Depois quase foi expulso das forças armadas por causa das tentativas de atentado, motivadas pelo desejo de soldos melhores. Quase foi expulso mas não foi: foi reformado como capitão (era 1o tenente. Na época a legislação previa que na reforma o militar deveria ser elevado em 01 patente. Nunca exerceu a patente de capitão. Ganhou na reforma). Aproveitou a fama que conseguiu nesse tempo pra entrar na política. É um sujeito oportunista e, vamo combinar, até agora muito sortudo. Pra ele é mais importante ganhar dinheiro e se livrar da cadeia do que ser presidente. Tenho pra mim que ele até se arrepende de ter sido eleito. Pra ele tava muito boa a vida como deputado corrupto do baixo clero. Afanando rachadinhas, dinheiro de nota fiscal superfaturada de combustível, o auxílio-moradia pra comer gente... Ele deve morrer de saudade da vida tranquila desse passado recente dele. Pra deixar de lado a ideia de se candidatar à reeleição pra presidente, basta a proposta ser muito boa e sem margem a levar bolo ou calote.

Exterminador de cope disse...

Que direitos ? na era lula todo mundo fazia faculdade mas a maioria ficava endividada e ia trabalhar em sub emprego, não adianta ter faculdade se não tem demanda de serviço.

avasconsil disse...

Mercado: Lula pacifica país; Bolsonaro não vai ao segundo turno em 2022... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/olga-curado/2021/09/01/mercado-lula-pacifica-pais-bolsonaro-nao-vai-ao-segundo-turno-em-2022.htm?cmpid=copiaecola

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2010/12/101227_eralula_economia

Com uma taxa de desemprego de 5,7% em novembro - o melhor resultado desde 2002 - e um crescimento previsto de 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao fim de seu mandato com uma coleção de indicadores econômicos positivos – mas também deixa alguns desafios a sua sucessora, dentre eles inflação em alta e a perda de competitividade do produto nacional.

https://g1.globo.com/google/amp/economia/noticia/2021/08/31/desemprego-fica-em-141percent-no-2o-trimestre-diz-ibge.ghtml

Em 1 ano, população ocupada cresceu em 4,4 milhões de trabalhadores; alta foi puxada pelo trabalho por conta própria, que bateu recorde no país. Já o rendimento médio caiu 6,6% na comparação anual.

Nem aplicativo de transporte de passageiro tá valendo a pena hoje em dia...

https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2021/08/18/se-aumentar-mais-profissao-acaba-alta-dos-combustiveis-ja-levou-25-dos-motoristas-de-apps-a-desistir.htm

'Se aumentar mais, profissão acaba': alta dos combustíveis já levou 25% dos motoristas de apps a desistir

Por Felipe Souza

18 de agosto de 2021

Com Bolseboso até a uberização tá acabando...

Carolina disse...

É terra arrasada mesmo. Dá muito desânimo. Vontade de sair do país com as minhas filhas para elas nao crescerem aqui.

Anônimo disse...

Ué, exterminador de barata: então pobre tem que desistir de fazer faculdade se não tem demanda de serviço? Que demanda, na verdade? Se for assim, pobre só pode se contentar com trabalho braçal ou menos votado? Porque é a única demanda que há para pobre sem qualificação... E pobre tem bola de cristal para prever que no final da faculdade não terá oferta de emprego?

Anônimo disse...

Eu votei nele. Eu 2018 eu votei pelo fim da roubalheira do PT.

Me arrependo do voto, mas não me acho culpado não, pelo que está acontecendo com o Brasil.

Anônimo disse...

Lembrando que não é só quem votou no nazi. Grupos como aquele do patinho amarelo plagiado também são culpados.

Anônimo disse...

Bolsonaristas se veem quando olham para o nosso presidente. Sao tao doentes como ele, logo, igual falar com bêbado pu fanático.