segunda-feira, 30 de agosto de 2021

O GOLPE VEM AÍ?

São vários assuntos. Em primeiro lugar, um registro do nosso desânimo.

O Fantástico, através do repórter Guilherme Belarmino (nos tornamos amigos depois do Profissão Repórter em 2015), fez uma ótima reportagem mostrando como o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, não faz nada além de perseguir servidores, hostilizar os movimentos negros, e redigir tuítes para lacrar na extrema-direita.

Ou seja, está fazendo seu trabalho. Foi colocado na Fundação (pelo plagiador de Goebbels, o Alvim) para fazer exatamente isso. E, quando sair, terá que fugir do país, como tantos outros no pior governo de todos os tempos.

Eu coloquei no Twitter a indignação do maridão: "A gente não consegue nem tirar esse cara, vai tirar o presidente?!" E quase todo mundo concordou com ele.

Mas tem muita gente que resiste, claro. No fim de semana, uma intervenção artística espalhou lambe-lambes na Av. Faria Lima e na Av. Paulista sobre Paulo Guedes, o banqueiro imbecil elitista com doutorado que, junto a Bolso, já tem lugar garantido na lata de lixo da história.

E esta moça desafiou os vizinhos bolsonaristas com uma dança e a música "O arroz tá caro! O feijão tá caro! Traz de volta o Lula e mande embora o Bolsonaro". 

Dia 7 de setembro, que vem sendo anunciado como um test-drive golpista para o genocida, está chegando. O Recontaí expõe algumas das mentiras e delírios. O que o pessoal que adora uma ditadura quer é uma intervenção militar (golpe) com Bolso no poder. 

O excelente Boletim Ponto, do Brasil de Fato, resumiu bem:

A revolução dos bichos. A República começou a semana em polvorosa com a promessa de uma marcha de policiais sobre São Paulo no dia 7 de setembro. O movimento é puxado principalmente por policiais aposentados, financiados por setores do agronegócio e insuflados por pastores evangélicos.  A ameaça deve ser levada a sério, especialmente porque conta com a conivência das Forças Armadas, que convenientemente cancelaram seu desfile oficial do Dia da Independência. Porém, mais do que sinal de força, essa convocatória pode denunciar a fraqueza de Bolsonaro. A tempestade perfeita contra o capitão foi resultado de uma sucessão de blefes e derrotas: da PEC do voto impresso à prisão de Roberto Jefferson, passando pela sabatina de Braga Netto na Câmara e a desmoralização de Sérgio Reis. Mas Bolsonaro sabe que o pior dos mundos para um mito é a perda da fé de seus seguidores e por isso apela para seu último recurso: o uso da força. Com isso, talvez ele esperasse não ter mais que obedecer às decisões do STF ou inviabilizar a chegada de Alexandre de Moraes à presidência do TSE. Mas mesmo que o pedido de impeachment contra o ministro do Supremo tenha sido arquivado por Rodrigo Pacheco, blindando ações mais ousadas contra o STF, o tom da reunião do Fórum dos Governadores, que defendeu o diálogo entre os poderes, mostra que ninguém está disposto a pagar para ver se o golpe é ou não é apenas mais um blefe.

Como não me canso de repetir, é possível haver um golpe como o boliviano. Não é necessário que as Forças Armadas deem o golpe. Basta que elas não façam nada para impedir a ação (fascista e violenta) de policiais militares, milicianos e outros bolsonaristas que, apesar da idade avançada, podem chegar fortemente armados. 

A Corregedoria da PM anda dizendo que tentará reprimir a presença de PMs fardados ou armados nos atos golpistas de 7 de setembro. Até porque a presença de PMs em manifestações político-partidárias é proibida pela Constituição. Mas será verdade que a PM fará alguma coisa?

O que temos de certo até agora são as bravatas do Capetão. No sábado, ele afirmou para líderes evangélicos em Goiânia que vê três opções no seu futuro: ser preso, morrer ou a vitória. Confesso que fiquei em dúvida quanto a minha preferência para o destino do Coisa Ruim.

Por isso criei uma pesquisa no Twitter. Mais de cinco mil pessoas da minha bolha vermelha responderam. Elas querem mesmo é que o "presida" usado para abreviar "presidente" seja usado pra descrever "presidiário". 
O melhor cenário é que Bolso e seu gado adestrado (cada vez menor) tente o golpe no próximo sábado, falhe miseravelmente, e vá direto pra cadeia. Mas pra que isso acontecesse, precisaríamos ter todas as instituições funcionando.

Temos?

6 comentários:

avasconsil disse...

Acho que se houver esse golpe vai acontecer um processo autofágico de dentro pra fora, uma briga pra ver quem serão o macho e a matilha alfas do pedaço. Os generais do exército vão achar que mandam mais. Afinal de contas, são federais e generais. A PM de SP vai achar que quem manda mais é ela. Afinal de contas, SP é SP, a locomotiva do Brasil. A PM do RJ vai ficar ressentida, e toda a PM do sudeste vai ter certeza de que a do nordeste não tem direito a nada. E assim a coisa vai se destruindo de dentro pra fora. Enquanto isso, pra nós, a plebe, a coisa vai ficar pior do que já tá? até o golpe se autodestruir. Os "investimentos" estrangeiros, escasseados e escasseando exatamente por causa do Bozogenocida, vão simbora dilma vez. Com isso o real vai desvalorizar mais ainda, e rapidamente; 01 dólar vai comprar bem uns 20 reais, em espaço de dias. Nesse contexto, se os supermercados não ficarem desabastecidos, ninguém vai ter dinheiro pra comprar nada, pois os preços dos alimentos, do gás e dos combustíveis, vão simplesmente explodir. Durante todo esse permeio, pessoas vão morrer baleadas pela parte mentecapta dos fardados, milicianos e outros apoiadores armados do Bolsoasco. No fim de tudo, a tentativa não vai dar certo; já que houve golpe, por que os graúdos do Exército e das PMs obedeceriam a Bolsoasco? Vai ter golpe dentro de golpe, como aquelas bonequinhas russas que saem uma de dentro da outra. Vai ser muito barulho pra quase nada. E esse quase não vai ser nada positivo. Vai ser só destruição. E tudo isso por causa dos caprichos de um Capetão idiota e seus seguidores mais idiotas ainda. A família Bozo tá aí, é mansão pra lá, mansão pra cá... Essa gente ridícula que apoia o Boseboso tá ganhando e vai ganhar o quê com um golpe?

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkk

Alan Alriga disse...

Não sei se vocês ficaram sabendo de um boato, de que o Biden está querendo que o Brasil pare de fazer comércio com a China, para assim poder ajudar os EUA nessa nova Guerra Fria.
Caso isso realmente seja real, pode ser que o coiso possa ter uma ajuda americana, para continuar lambendo as botas dos EUA. Mas vamos torcer para que seja só um boato mesmo.

avasconsil disse...

O problema é que essa questão não depende só do Coiso. Se não vender pra China, o pessoal do agronegócio e da mineração vai vender pra quem? Os EUA vão substituir a China como comprador dessas commodities brasileiras? Acho que o governo americano tá linha Juliana Paes, Regina Duarte, dos "nem nem": não são nem Bozo nem Lula. Querem um PSDB na presidência, com um Doria. Um MDB com uma Simone Tebet. Um partido desses da direita-centrão, do tipo pagando bem, que mal tem? Acho que o governo americano e a Faria Lima, e parte do Centro-Oeste agronegociante, mais Globo, UOL, todos esses grupos que fomentaram a deposição de Dilma em 2016 e impediram uma possível vitória de Lula em 2018 usando a Lava-Jato, ainda estão maquinando estratégias pra viabilizar a "3a via". Por isso eu acho que é mais fácil o governo Biden ajudar é o Bolseboso a cair. Ele fora das eleições, Lula que se cuide: vão fazer de tudo pra requentar o antipetismo. Usando dos mesmos estratagemas da campanha do Bozo em 2018. Se vão conseguir só Deus já sabe. Por causa dos BRICS os EUA não querem a volta do PT. Mas também não querem a ameba retartada psicopata do Bolseboso. Eles querem um neoliberalismo mais sossegado.

Mihaelo disse...

É boato.A China é o maior parceiro comercial do Brasil, bem como de quase todos os países do mundo!Os latifundiários do agronegócio não teriam para quem vender as centenas de milhões de toneladas de grãos, carnes e minérios, visto que os EUA também são o maior produtor e exportador mundial de grãos, carnes e minérios.Alem disso a China também e um dos maiores investidores estrangeiros em nosso país.

Alan Alriga disse...

O Lula eles não querem de volta mesmo, afinal foi a intervenção americana, principalmente no governo da Dilma que ferrou com tudo, e por causa disso que foi possível o golpe, sem falar das ações americanas que para proteger empresas americanas, acabou falindo várias empresas brasileiras.
E eu não dúvido caso o Lula vença, de que ele não vá sofrer atentados contra a sua vida.