quarta-feira, 23 de junho de 2021

JUIZ MILITAR ABSOLVE PMS QUE USARAM VIATURA PARA ESTUPRAR POIS A VÍTIMA NÃO REAGIU

Mais um caso para provar como está insuportável ser mulher neste país.

Vocês devem lembrar de um crime hediondo que aconteceu em junho de 2019 em Praia Grande, litoral de SP: uma jovem de 19 anos queria ir de Campinas a uma festa em São Vicente, mas dormiu no ônibus e foi parar na cidade vizinha. Ao desembarcar do ônibus às 23h40, pediu orientações a dois PMs, Danilo de Freitas Silva e Anderson Silva da Conceição, que estavam em frente a um shopping, sobre como chegar no terminal rodoviário. 

Um dos policiais deu a direção do ponto de ônibus para ir ao terminal, mas o outro puxou conversa. Perguntou seu nome, de onde ela vinha, se era menor de idade, se era casada. Os dois PMs se falaram  rapidamente e então ofereceram carona até o terminal. Ela aceitou: "Eu pensei que estaria mais segura indo com eles do que ficar no ponto sozinha de noite, esperando o ônibus passar". 

A viatura fez o percurso usando giroflex (com a sirene visual e o sonoro de emergência) ligado. Os PMs desviaram o caminho. Um deles se sentou no banco traseiro, com a vítima, e a estuprou vaginalmente. Também a obrigou a fazer sexo oral e engolir o sêmen. A perícia encontrou esperma na calça, sapatos, e no chão do carro. Após o estupro, a jovem foi deixada no terminal. Ela estava tão abalada que esqueceu seu celular na viatura.

Foi o sogro de uma amiga em São Vicente que insistiu para que ela denunciasse, para que isso não acontecesse com outras mulheres. Ela tinha medo. Afinal, estaria acusando a polícia militar, conhecida por desrespeitar direitos humanos. Mas denunciou, fez exames, corpo de delito, tomou coquetel, prestou depoimento. 

O ouvidor das Polícias que colheu seu depoimento disse: “É um absurdo, um crime inaceitável para quem é responsável por garantir a segurança das pessoas. Estou convencido de que houve violência sexual, que ela foi violentada dentro da viatura". Uma das mentiras dos PMs foi que os dois policiais se sentaram nos bancos da frente da viatura, mas câmeras captaram um deles no banco de trás, como relatou a vítima.

Na época, a vítima deu uma entrevista à Ponte. A reportagem perguntou como ela se sentia. Ela respondeu: "Eu praticamente perdi a minha vida. Eu não posso fazer mais nada, eu não posso mais andar sozinha, não posso mais ir até a padaria sozinha. Eu só fico em casa deitada”. Ela emagreceu mais de oito quilos. Só vomitava. Tinha medo. Amigos recomendaram que ela saísse do país, já que os policiais poderiam se vingar. Ela ficou mais aliviada quando eles foram presos. Por pouco tempo.

Esses dias saiu a sentença e ela foi lida aos réus. Ela está em segredo de Justiça mas felizmente foi divulgada pela imprensa, ou não saberíamos deste absurdo (cada vez mais vemos como o tal segredo de Justiça serve para proteger os criminosos, não a vítima): o juiz militar Ronaldo Roth concluiu que, como a vítima não reagiu, "nada fez para se ver livre da situação", então o sexo foi consensual.

Para o juiz, não houve violência (estupro sem a vítima ser espancada ou morta pelo jeito não é violência) nem ameaça (dois homens armados num carro fechado não é nada ameaçador): "a vítima poderia sim resistir à prática do fato libidinoso, mas não o fez". A culpa, portanto, é da jovem. Ela que não resistiu.

Segundo os advogados do PM que dirigia a viatura (que tentaram provar que a jovem participou de uma festa após o estupro), ele foi surpreendido com o que aconteceu no banco de trás e não sabia da intenção do colega. Já o colega, o outro PM, alegou que a vítima é que tomou a iniciativa. Ele foi "condenado" a 7 meses de detenção em regime aberto por libidinagem ou pederastia no ambiente militar. Não foi nem será preso. O juiz suspendeu o cumprimento da pena. O colega cúmplice foi absolvido.

Isso é muito sério. Em grande parte dos estupros, a vítima não reage, pois sabe que pode ser morta se resistir. Aliás, essas são algumas das orientações da polícia em caso de assalto: não reagir, manter a calma, não discutir, fazer o que o criminoso mandar, não tentar fugir, pois outros criminosos podem estar dando cobertura, ligar para a polícia assim que possível, transmitindo o trajeto e todos os detalhes, registrar um BO. 

Pelo jeito, a vítima do estupro na viatura em movimento fez exatamente isso. Seguiu todas as orientações. Mas se a não reação ao estupro faz um juiz decidir que não houve estupro, bom, haverá cada vez menos estupradores condenados. Ou isso só vale quando o estuprador é um policial? Ou um militar? Ou ambos, um policial militar?

Infelizmente, estupro é um crime tão pouco punido que mesmo nos casos mais óbvios e estereotipados -- o estuprador não ser conhecido da vítima, a vítima reagir e ser espancada --, ainda assim muitas vezes o estuprador é absolvido, principalmente se a defesa consegue culpar a vítima por beber ou usar roupas curtas. 

Espero que a promotoria entre com recurso e que os PMs sejam condenados. É vergonhoso como todo o sistema trabalha junto para estuprar, negar, culpar a vítima. 

13 comentários:

Paula Simões disse...

Realmente está cada dia mais difícil ser mulher nesse País. Como crer numa "Polícia"que estupra? É a voz do Bolsonaro em cada ato violento registrado pelo País a fora.

Anônimo disse...

a) Os lambedores das botas dos PMs sempre exclamam não gosta da Polícia chama o Batman sinceramente quero o Batman

titia disse...

Aí quando uma dessas placentas putrefatas criadas no lugar do bebê morre em troca de tiros os "cidadãos de bem" ainda querem que eu tenha pena e ficam revoltadinhos quando digo "bem feito". O lugar dessa corja, os PMs estupradores, o juiz e todos que passam pano pra bandido de farda, é ou numa cela ou numa vala. Depois quando as mulheres não confiam em ninguém, nem mesmo na polícia, ainda são as loucas paranoicas que não podem generalizar, porque "nem todo homem mimimi". Arranjar uma guerra pra morrer essas pragas não querem.

Jane Doe disse...

Eu consigo imaginar poucas coisas mais ameaçadores do que ter dois homens armados dentro de um carro em movimento. Chance de sair ilesa? ZERO!!!
Lógico que ela não reagiria!! Qual é chance de uma guria de 19 anos de conseguir escapar numa circunstância dessas?

(…)não houve violência (estupro sem a vítima ser espancada ou morta pelo jeito não é violência)(…)

E isso não é só em países altamente misóginos como o Brasil. Na Alemanha por exemplo (não que aqui não tenha misoginia, muito pelo contrário. Só é um pouquinho de nada mais maquiado), estupro só é considerando crime se o cara quase te matar… Você tem que ter marcas muito profundas, muito aparentes, lesões muito sérias para ser considerado um crime.
Punição? Muito raramente o crápula vai passar mais de 3 anos na cadeia.
Acho que foi no ano passado, uma adolescente foi estuprada atrás de um clube por nove homens. NOVE!!! Foi comoção no país por que as penas variaram entre 2 meses - 3 anos. Um dos estupradores saiu do tribunal sorrindo e abanando para imprensa.

Estupro não é só crime pouquíssimo denunciado e menos ainda punido. O cara que o comete quase ganha um premio por te-lo cometido. Esse é o valor da mulher no mundo!

Anônimo disse...

O que o policial fez foi lamentável, ainda mais durante o que deveria ser o horário de trabalho e dentro da viatura. Mas não foi estupro, visto que a mulher não se opos à investida do policial.

Enfim, está tudo errado. Lamentável a atitude do policial.

Anônimo disse...

Titia

O constrangimento e humilhação são evidentes, pior ainda quando vem de quem deveria "proteger, proporcionar segurança", a coisa só piorou quando bozocida foi eleito, pois a polícia militar mostrou a sua face obscura: milicianos, agora demonstram, sem disfarçar. Eu tenho dois primos policiais militares e não confio. A polícia civil eu também não confio. Lembro na década de 90 eu voltava do trabalho, saía às 23hs e aguardava meu ônibus no ponto, quando um carro do GARRA ofereceu carona, eu agradeci e disse que continuaria no aguardo de minha condução para casa. Eles não insistiram e foram embora. Eu nunca confiei nessa raça, ainda mais agora com o miliciano mor na antipresidência.

Mihaelo disse...

Na verdade está difícil ser mulher neste planeta!, visto que este fato exatamente idêntico ao ocorrido aqui, também ocorreu na Tunísia e foi ficcionalizado no filme "A Bela e os Cães". A lição que fica disso, é que não se deve aceitar carona de policiais ou de qualquer veículo do serviço público. O crime é mais grave pois foi cometido por funcionário público em veículo do estado e em horário de expediente e com a conivência do policial que dirigia a viatura, do governo paulista e do poder Judiciário que confirmou que estupros podem ser cometidos por policiais em horário de expediente nas dependências do serviço público!
Este é o resultado de séculos de opressão, de escravismo, de impunidade garantida a militares violadores dos direitos humanos, sempre perpetrando golpes militares e sendo premiados com ótimos cargos, regalias e garantias totais de jamais terem que responder por seus atos no poder Judiciário, composto de amigos e colegas de classe social.

Anônimo disse...

Jane Doe

O que será da vida dessa menina? Os traumas carregados para o resto da vida? Muito triste isso, ainda mais quando tem repercussão e o desfecho foi dos piores. Lamentável crimes hediondos como este com pena branda em um país desenvolvido como a Alemanha, detalhe, a Angela Merkel primeira ministra.

Alan Alriga disse...

Lembrei de um caso onde uma mulher foi estuprada por mais de 3 horas seguidas, por dois refugiados muçulmanos armados, tudo foi transmitido ao vivo pelo Facebook, incluído a chegada de um policial que pouco fez pra proteger a moça, pois estava com medo dele ser preso por racismo, xenofobia e o escambau. E aqui no Brasil o Lázaro sendo chamado de "vítima da sociedade", por muitos da esquerda, até a Globo está defendendo ele. Então o que se pode se esperar de pior da sociedade que já não está acontecendo?

Anônimo disse...

Isso é horrível, eu tenho pena dessa garota! Espero que ela fique bem e consiga tratar esse trauma, ao saber de casos como esse perco um pouco mais da minha fé no mundo.

titia disse...

12:38 a polícia desse país nunca prestou, as pessoas dignas nessa corporação são a minoria da minoria e qualquer morador da favela pode dizer isso. Mas é exatamente pela polícia ser tão execrável que o "cidadão de bem" a adora; afinal, é essa polícia medíocre e fascista que realiza o sonho do "cidadão de bem" de pisar, humilhar e matar os pobres. E o nazipalhaço legitimou todas as ideias e impulsos mais execráveis tanto da população civil quanto dos bandidos fardados.

Alan Alriga Lázaro era jagunço, pistoleiro de aluguel dos fazendeiros ricos e grileiros da região que aterrorizava os pequenos proprietários para que eles vendessem suas terras a preço baixo. Tem gente tentando pintar Lázaro de serial killer, bruxo, vítima e o escambau a 4 justamente pra tirar o rabo desses grandes fazendeiros da reta. A morte dele foi queima de arquivo e você pode apostar que a mídia vai fazer de tudo pra não mencionar os grileiros e fazendeiros.

Alan Alriga disse...

Agora que você falou isso, até agora não vi a mídia falando nada sobre isso, só falando de quem ajudou ele durante esses 20 dias, e fora isso foi só a entrevista da esposa e filha dele.

titia disse...

A polícia ainda vai começar a investigar isso ao que parece, talvez por pressão popular, mas o cara trocava de roupa, tinha comida e quando foi encontrado tava com 4,4 mil biroliros no bolso. Além disso, ele conseguiu evitar a polícia por 20 dias. Com certeza que um maníaco assassino não conseguiria fazer isso sozinho, e pra escapar por tanto tempo teve que ser ajuda de peixe grande. O difícil vai ser prender os fazendeiros cheios da grana pra quem ele trabalhava, se é que algum desses sequer vai chegar a ser interrogado.

https://d24am.com/brasil/policia-investigara-se-lazaro-atuou-como-jagunco-e-teve-ajuda-na-fuga/

https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2021/06/28/lazaro-foi-encontrado-com-r--4-4-mil-no-bolso--investigadores-suspeitam-de-atuacao-como-jagunco.html

https://www.youtube.com/watch?v=Ypwc0m7WDs4

https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2021/06/28/interna_nacional,1281136/ele-e-frio-de-doido-nao-tem-nada-define-caseiro-sobre-lazaro-barbosa.shtml