quinta-feira, 10 de junho de 2021

CASO ELOÁ: ASSASSINO VAI PRO SEMIABERTO

Voltei a gravar um vídeo para meu canal no Youtube, o Fala Lola Fala, depois de muitos meses em silêncio. Vão lá! Aqui o script.

Desculpem ficar tanto tempo sem falar com vocês, mas passei por tempos difíceis. Minha mãe morreu em março, como vocês já devem saber. Agora quero voltar a gravar. O que li hoje me motivou a fazer um vídeo. Vou falar pra vocês sobre o caso Eloá. 

Lindemberg, 22 anos, namorou Eloá, de apenas 15 anos, durante 2 anos e 7 meses. Foi ele quem terminou o namoro da última vez, e então passou a stalkear a menina. Em outubro de 2008, ele, armado, invadiu o apartamento num conjunto habitacional em Santo André, SP, onde morava Eloá. Ela estava lá com dois colegas e sua amiga Nayara, de 14 anos, fazendo um trabalho escolar. Depois de um tempo, Lindemberg pôs os dois garotos pra fora e manteve em cativeiro Eloá e Nayara. Foi um caso horrível que paralisou o Brasil. 

Durante quatro dias, a imprensa só falava naquilo. O que acontecia do lado de fora, com a polícia mobilizada, e pela janela do apartamento, era transmitido ao vivo. Lindemberg agredia e ameaçava Eloá, ela pedia calma pela janela, ele dizia para a polícia "Se ela tá passando por isso, é porque ela merece". A um negociador que perguntou o que ele queria, Lindemberg foi claro: "Eu quero matar a Eloá, me matar e liberar a Barbie". Ele tinha ido lá com a intenção de matá-la e se matar em seguida. 

O caso Eloá foi tão escabroso que virou case internacional e até hoje é estudado nas faculdades de comunicação e de segurança pública. Nas de segurança pública é porque a ação da polícia foi um show de erros. Por exemplo, numa negociação, a polícia conseguiu que Lindemberg liberasse Nayara em troca de voltar a ter luz no apartamento. Depois a polícia colocou Nayara na porta do apartamento para negociar. Lindemberg acabou pegando-a de volta. 

Além do mais, havia um sniper no prédio em frente, e Lindemberg frequentemente aparecia na janela. Por que o sniper não recebeu a ordem de atirar? O coronel responsável pela operação justificou na época: "Era um garoto de 22 anos, sem antecedentes criminais, em uma crise amorosa". 

A polícia acabou invadindo o apê, e até hoje há polêmica sobre isso. A polícia diz que invadiu depois de ouvir um tiro. Mas Nayara conta que Lindemberg empurrou uma mesa pra frente da porta, e uma bomba que a polícia havia posto na entrada explodiu. Com a invasão, o sequestrador atirou em Eloá e Nayara. Eloá morreu. Nayara levou um tiro no rosto mas conseguiu sobreviver. Demorou anos até ser indenizada pelo Estado. Recebeu 150 mil reais, o que parece um valor irrisório pra quem perdeu todos os dentes e teve que passar por várias cirurgias reparadoras para reconstruir a boca. 

A família de Eloá também processou o Estado, e perdeu. Pediu um milhão de indenização e não ganhou um centavo. A justiça considerou que o Estado não teve culpa na morte da menina, um absurdo. 

Pra mim esse caso também representou meu primeiro contato indireto com os mascus. Eu já sabia desde o início de 2008, quando comecei o blog, que existiam grupos organizados de misóginos em outros países, mas desconhecia a existência deles no Brasil. Aí, em outubro, quando meu blog não tinha nem um ano de idade, fiquei sabendo de comunidades no Orkut celebrando o assassinato de Eloá. Lindemberg era tratado como herói. Inventavam um monte de coisa: que as meninas estavam fazendo uma orgia no apê, e o pobre Lindemberg simplesmente interrompeu e defendeu sua honra. Uma dessas comunidades se chamava "Eloá virou presunto". Era da mesma quadrilha que passaria a me perseguir uns dois anos depois, dos Homens Sanctos. 

E por que o caso Eloá é estudado em faculdades de comunicação? Porque o que aconteceu ali foi um nojo, o jornalismo sensacionalista no seu pior nível. Imagina a linha ficar aberta pra todo tipo de repórter ligar pro Lindemberg, numa espécie de "Disque Sequestrador". Repórteres deram espaço pra ele, e ele se sentiu importante. "O Brasil está rezando por vocês dois", disse Sonia Abrão, ao vivo, do seu programa A Tarde é Sua, da Rede TV.

Quando não estava entrevistando Lindemberg, o programa de Sonia entrevistava convidados. Com a tragédia ainda estava na metade, só 50 horas de cárcere privado, tortura e ameaças, um advogado, o doutor Ademar, previu o que iria acontecer: “Bom, eu sou muito otimista, né? Eu espero que isso termine assim em pizza, né, e num casamento futuro entre ele e a namorada, a apaixonada dele, né? Ele tá passando uma fase momentânea, né, e ele tem a motivação de viver, porque um rapaz jovem, quando se apaixona muitas vezes se desequilibra, no caso radicaliza, mesmo. Mas isso vai terminar realmente em final feliz, graças a Deus, eu tenho plena certeza e convicção disto".

Quer dizer, pro cara um final feliz seria um casamento entre uma menina de 15 anos e um homem de 22 que bateu nela, ameaçou matá-la, a stalkeou, a encarcerou e, no final, atirou no rosto dela e em sua virilha!

Até hoje, quando a mídia trata do caso Eloá, nunca faz uma autocrítica. Pelo contrário: alguns anos depois, Sonia Abrão disse cinicamente que estava feliz por ter sido útil no caso, já que, segundo ela, a mãe de Eloá pôde falar com a filha por telefone durante o programa. Britto Jr, do Hoje em Dia, da TV Record, afirmou que sua equipe fez o trabalho “dentro da ética total. Em todos os momentos a gente fez a cobertura ouvindo os dois lados. É a tradição da Rede Record de televisão, que sempre fez uma cobertura intensa, mas nunca sensacionalista”. Tudo que a mídia fez nesse caso foi sensacionalismo.

O único lado menos ruim do caso foi que a mãe de Eloá teve que decidir correndo o que fazer com o corpo da filha quando foi decretada a morte cerebral, e ela decidiu doar os órgãos de Eloá. Sete órgãos foram doados e permitiram que outras pessoas vivessem. Isso foi muito comentado na época e levou mais gente a doar órgãos.

Mas foi tudo terrível. Fizeram um espetáculo tão grande de um feminicídio que o enterro de Eloá atraiu quarenta mil pessoas. Aliás, o crime de feminicídio só foi tipificado sete anos depois, em 2015. Em 2008, muita gente viu o crime contra Eloá como passional. 

Em 2012, Lindemberg foi condenado à pena máxima de 98 anos pelo assassinato de Eloá e outros onze crimes cometidos durante o sequestro. Depois, a pena foi revista e diminuída para 39. Ele está preso em Tremembé, no interior de SP. Mas voltou a ser notícia porque a justiça lhe concedeu o regime semiaberto. A juíza que acatou o pedido da defesa citou o relatório psicológico, que avaliou que Lindemberg tem "agressividade e impulsividade dentro dos padrões normais". 

Parece que está dentro do padrão normal matar a ex-namorada. Como perguntou uma leitora no Twitter, a partir de quantas mulheres mortas a agressividade é considerada alta?

Sou contra pena de morte e prisão perpétua. Creio que criminosos devem ser punidos e ressocializados. Mas uma pena de apenas 13 anos em regime fechado para um covarde que matou uma menina de 15 anos e atirou em outra me parece muito, muito pouco. 

17 comentários:

Natália Cibele disse...

Muito bom seu texto Lola me lembro desse caso realmente foi um caso chocante sinto pena da mãe dessa moça que vivenciou a filha ser agredida e morta enquanto quem deveria agir pela proteção e vida dela ficou fazendo corpo mole que é nossa maravilhosa polícia em contra partida a mídia aumentava sua audiência com os horrores vivendo por essas duas meninas e suas famílias.

Jane Doe disse...

A única coisa que me admira nesse caso é ele não ter saído antes.
E assim como o goleiro Bruno, ele sai um herói, um mártir...
Essa é a justiça não só no Brasil, mas no mundo... mulheres valem 1/3 dos homens e só quando cumprem seu "papel"... o resto é descartável...

Anônimo disse...

Só de relembrar esse caso, me dá um mal estar tão grande. Acho que nunca vou superar o tanto de raiva e desgosto que esses programas sensacionalistas me deram

Só servem pra agir como abutres com tragédias

Anônimo disse...

É fato consumado que a justiça no Brasil sempre vai favorecer os criminosos, nunca as vítimas. Uma das coisas que me afasta da esquerda brasileira é essa defesa para que criminosos condenados de crimes graves tenham direito a vários benefícios que os coloquem nas ruas antes de cumprir sua pena na totalidade.

Anônimo disse...

A próxima a ser mantida em cárcere privado será você, Dolores.
Vamos te torturar por horas com requintes de crueldade.

Será tanto tortura física quanto tortura psicológica, como naquela cena clássica do Massacre da Serra Elétrica de 74.

GOEC tá de olho, hein, porca argentina.
Argentina judia do caralho, o GOEC vai botar uma grossa no teu cu sua leitoa.

Pensa que a gente não sabe o que você fica armando por de baixo dos panos?
Você teve chances de deixar o Vallier em paz.

Luise Mior disse...

Lola, tenho que dizer que neste caso discordo de você. Entendo porque achas 13 anos de regime fechado pouco, pois consideras a conduta grave, e homens que agridem mulheres são vistos de modo muito melhor que outros criminosos. Contudo, prisão é um mal que só piora as pessoas - não se deve reduzir progressão de regime. Sistema penal não auxilia as mulheres vítimas de violência - e muitas feministas precisam refletir sobre isso. A misoginia persistente no sistema faz com que violência contra mulher não seja tratada tão a sério - mesmo após prisão não é, como o caso do goleiro Bruno demonstra. É inútil insistir na prisão para combater violência. Abraços e bom fim de semana.

Carlos Franco disse...

As penas são brandas justamente por consequência das políticas de esquerda.
Prega uma coisa, depois não gosta da consequência daquilo que pregou.
O ser humano é muito estranho mesmo.

Anônimo disse...

Na verdade ele já namorava a Eloá fazia 3 anos, portanto desde que ela tinha 12 anos!!! Portanto além de ser assassino, ele é pedófilo, visto que a legislação brasileira veda o relacionamento amoroso de adultos com menores de 14 anos. E o pai dela teve que fugir, pois descobriram que ele era um foragido da Justiça alagoana, pois pertencera a um grupo de matadores da polícia militar de lá. O que a polícia paulista e a mídia fizeram foi um "reality show" ao vivo por quase uma semana!
E como já disse sou radicalmente contra prisão por tempo determinado para crimes que não tem como fazer reparação à vítima. A prisão perpétua é e sempre será cada vez mais necessária!! Se ele fosse argentino ou europeu, passaria a vida toda na cadeia!! Aqui, ele com tão somente 35 anos de idade está livre para se envolver com outra mulher e por em risco a vida desta!!!

Anônimo disse...

Marcelo sai da cadeia dia 14/01/2022. O que tem-se ouvido por aí é que vai rolar uma cobrança radical.

titia disse...

Esse aí devia pegar a pena máxima, passar trinta anos trancado numa cela e só sair quando estivesse velho demais pra fazer mal a quem quer que seja. Mas é isso que acontece quando vivemos numa sociedade em que a mulher não é vista como gente, e é por isso que eu sou radical na ideia de que as mulheres devem evitar os homens e o relacionamento com eles. Não vale a pena em nenhum aspecto, emocional, financeiro, sexual, nem pra ser pai os caras tão servindo.

"As penas são brandas justamente por consequência das políticas de esquerda"

Constituinte que escreveu a Constituição brasileira: de direita, formada por homens velhos, conservadores, brancos e ricos.

Código Penal: escrito por homens de direita, conservadores, brancos e ricos.

Judiciário, responsável por aplicar as penalidades da lei: de direita, formado por velhos brancos, ricos e conservadores.

Polícia: de direita, fascista, formada por homens conservadores, brancos ou pardos que se acham brancos.

Agentes penitenciários: de direita, conservadores, fascistas.

99,9% de todos os envolvidos na investigação dos crimes e na aplicação das leis e penalidades são de direita, mas a culpa é das políticas da esquerda. Çerto, camarada, çertíssimo. Que tal você simplesmente admitir que o que você gosta é de poder usar o sofrimento dos presos para satisfazer suas pulsões sádicas sem ser condenado pela sociedade?

Porque é isso que os "cidadãos de bem" curtem. Presidiários, mesmo os que ainda estão aguardando julgamento e nem foram condenados (ou seja, não tem prova nenhuma que eles cometeram o crime de que são acusados), são considerados não humanos; por isso, podem ser degradados, maltratados, torturados e até assassinados sem que ninguém condene nem o agressor/torturador/assassino nem o "cidadão de bem" que gozou assistindo.

Anônimo disse...

Titia lacrou o tópico. É isso mesmo.

Anônimo disse...

Prisão só piora a pessoa. Tem que fazer medidas sócio educativas.

Anônimo disse...

até o pedrinho matador, psicopata assassino foi liberto. Vocês acham que é o que ?

Anônimo disse...

Prisão só piora o indivíduo. Ninguém deveria ser preso, deveria ter apoio do Estado, muita conversa e educação, além de apoio moral e material por parte do ESTADO, boa conversa, que eles param de cometer esses crimes. Direitos humanos!

Felipe disse...

Ninguém deveria ser preso? fala isso porque a vítima não foi vc ou alguém que vc ama e se as coisas fossem como vc quer e a pessa voltasse a cometer crimes eai?

Anônimo disse...

Ah não esquenta, esse anon das 04:33 é só um trolador que não tem nada melhor pra fazer

Mordred disse...

Não existe ressocialização de psicopata. Sou totalmente contra progressão de pena pra feminicida. Homicídio qualificado jamais deveria ter esses benefícios. Crime hediondo jamais deveria ser tratado desta maneira.