quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

TODAS E TODOS PELAS VACINAS

Esses dias fui convidada para participar da campanha #TodosPelasVacinas, que não é uma campanha de vacinação, mas em prol da vacinação. Lógico que aceitei com o maior prazer. Embora eu não goste nada de injeções, sou grande fã de vacinas. 

No mesmo fim de semana em que a Anvisa aprovou o uso emergencial da Coronavac (Sinovac/ Butantan) e da Oxford/ Astrazeneca, o site Todos pelas Vacinas foi lançado. Você pode ver o site aqui, cheio de informação. Por exemplo, aqui tem muitas perguntas e respostas sobre vacinas em geral. 

A campanha é o resultado de uma grande rede a favor da vacinação. Grupos de divulgação científica como a Equipe Halo, a União Pró-Vacina, o Observatório Covid-19 Br, a Rede Análise Covid, o Blogs de Ciência da Unicamp se juntaram a outros divulgadores para postar conteúdo sobre a importância de se vacinar. 

A ideia é furar a bolha da academia, e também fazer um papel que deveria ser do governo (já que não se pode esperar uma campanha de vacinação de um governo negacionista que tem como única política oferecer um medicamento que não funciona para a covid -- e depois mentir na cara dura que nunca recomendou a cloroquina).

O Brasil, que já foi modelo em vacinação, agora com um governo catastrófico que é anti-ciência, perdeu sua posição. Por isso a campanha Todos Pelas Vacinas, para passar informação de modo simples, adequado para cada plataforma. Afinal, como combater teorias da conspiração que são criadas e espalhadas diariamente se não com informação?

É fundamental que o movimento antivacina (que não é apenas contra a vacina pra covid, mas contra todas as vacinas) seja parado, pois ele representa um grande risco à saúde pública. Ele ainda é incipiente no Brasil, mas, com o crescimento da extrema-direita, grupos que dependem de teorias da conspiração tendem a aumentar.

Esta excelente thread da doutoranda em genética Larissa Brussa Reis explica que o movimento antivacina surgiu já com a primeira vacina.

A discussão sobre a obrigatoriedade da vacina me parece bastante ridícula, pois a vacinação numa pandemia não é uma questão individual, e sim coletiva. Assim como temos que tomar vacinas para entrarmos em alguns países, empresas e instituições podem passar a exigir comprovantes de vacinação para que alguém possa entrar num espaço ou ser contratado. 

Não é exatamente obrigar as pessoas a tomar a vacina, mas as pessoas devem entender que há consequências para atos irresponsáveis e ignorantes. Porém, mesmo essa discussão parece inócua, já que a grande maioria da população quer a vacina. A gente até já começa a ver por aqui gente rica e poderosa tentando furar a fila. 

Meu palpite é que até bolsonaristas que vem fazendo propaganda contra as vacinas contra covid vão querer se vacinar, porque nessas horas de vida e morte a ideologia é deixada de lado. Tomara que haja vacinas pra todos, e rápido, pra estancar essa matança.

Tenho certeza que eu e todo mundo que respeita o distanciamento social está ansioso pra tomar a vacina.

6 comentários:

avasconsil disse...

Tenho pra mim que até Bozogenocida já se vacinou. Eduardo Bananinha estava nos EUA no dia 06 de janeiro, quando houve a invasão ao Capitólio. Acho que Trump deu de presente à família bozo, via bananinha, algumas doses da vacina. Por isso o bozocida pai colocou sigilo sobre o cartão de vacina dele por 100 anos. Deve ter sido registrada lá no cartão dele a doação feita pelo governo do estrumpício. O último presente de um genocida ao outro... Eu nem sabia que tem vacina pra tanta coisa. De uns 2 anos pra cá comecei a tomar vacina contra a gripe (influenza) em clínica particular. Como minha mãe tem 76 anos, achei importante ela tomar algumas vacinas que vi no cardápio, como pra meningite e pra pneumonia; essa serve também pra sepse. Como ela é idosa, e idoso tem mais chance de precisar se hospitalizar, achei prudente ela tomar essas vacinas. Se não me engano pra quem tem mais de 60 são 02 doses de cada, com um intervalo de 06 meses. Ela já tomou. Acabei tomando também. Na verdade eu tomaria todas. Mas ficaria caro. Então tomei as que julguei mais importantes. Muita gente morre de pneumonia ou sepse ao ficar internada num hospital. Já Já vai tá na época de tomar a vacina do influenza outra vez

Segue o texto da Eliane Brum sobre uma pesquisa de professores da USP mostrando que há organização e método na aparente desorganização do bozogenocida na administração da covid e da vacinação. Não é sem querer. É querendo. Ele quer matar e sabe o que está fazendo.

Pesquisa revela que Bolsonaro executou uma “estratégia institucional de propagação do coronavírus”

https://brasil.elpais.com/brasil/2021-01-21/pesquisa-revela-que-bolsonaro-executou-uma-estrategia-institucional-de-propagacao-do-virus.html?ssm=whatsapp

Anônimo disse...

Ah o cartum da "estarmorta", adorei! Hahahahah

Unknown disse...

Quem honra estar aqui e ver nosso trabalho postado por ti, Lola!

Muito obrigada pelo apoio!

Um grande abraço

Ana Arnt
(coordenadora do Blogs)

Kasturba disse...

Eu tenho o maior orgulho do meu cartão de vacinação. Super organizado, sempre em dia, completíssimo. Tenho vacinas que poucos brasileiros têm acesso, por ter ido em missão oficial para o Haiti, como a da cólera (que não é em forma de injeção, e sim um líquido marrom com gosto de cocô que vc tem que beber em 2 doses) e outras que agora não recordo...
To super ansiosa pela vacina de COVID, mas acho que ainda vou demorar muito pra poder tomar, pois estou gestante, e gestantes e lactantes (o que serei por pelo menos 2 anos depois do parto) por enquanto não podem ser vacinadas... :/

titia disse...

O nazipalhaço com certeza vai tomar vacina. Já tem até notícias de gente safada furando a fila, tirando vacina do grupo de risco à base de suborno e pistolão. A familícia, idem. Não só vai tomar como com certeza vai furar a fila. O segredo é só pra não perder o apoio do gado. Mereciam ser todos açoitados em praça pública.

Kasturba, você vai ter outro bebê? Se for, felicidades e muita saúde.

Kasturba disse...

Titia
Sim, meu primeiro bebê está com quase 2 anos e meio, e estou grávida de 4 meses novamente.
O primeiro foi bastante desejado, esse agora foi surpresa (tenho ovário policístico e ainda amamento, além da vida sexual quase inexistente após o primeiro bebê, não achei que fosse engravidar novamente tão fácil assim), mas passado o susto inicial, estamos bem felizes com a novidade.
Mas depois desse, meu marido vai fazer vasectomia. Chega de pôr filho no mundo... hehehe
Ainda penso em aumentar a família futuramente, mas aí vamos optar por adoção.

Muito obrigada pelos votos!! <3