sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

DE REPENTE 13

Pessoas queridas do meu coração, hoje comemoro treze anos de blog! E comemoro em grande estilo, com o selo que o grande ilustrador Cris Vector fez pra mim. 

Nunca estive tão linda num desenho! Nem naquele selo que o Cris fez ano passado, pra marcar os doze anos do Escreva Lola Escreva, nem na ilustração que eu uso pro meu canal no YouTube, o Fala Lola Fala. Muitíssimo obrigada mais uma vez, Cris!

Aliás, meu canal está paradão. Por favor, inscrevam-se pra que ele cresça e eu me inspire a fazer mais vídeos. Eu acho que comecei o canal em junho de 2019 (um ano e meio atrás), e o número de inscritos não sai muito do lugar (agora está em 15 mil).

Estou passando uma fase muito difícil que envolve a saúde da minha mãe, que tem 85 anos e 8 meses e mora com a gente (eu e Silvio) desde 1998. Ela não está nada bem, e não sabemos (não tem como saber) se é uma questão de dias, semanas ou meses. Não há o que fazer. Não me sinto confortável pra falar nisso agora, não porque seja um tema tabu (todos nós vamos morrer um dia), mas é que parece estranho não contar tudo pra ela e, ao mesmo tempo, contar tudo pra um monte de gente. Ela está lúcida e sem dor, que é o que realmente importa.

Estamos tristes, mas conformados. E minha mãe participou bastante de toda a história deste blog. Quando eu o comecei, no final de janeiro de 2008, ela estava em Joinville, morando sozinha, cuidando dos bichinhos que tínhamos na época (nosso incrível cãozinho Hamlet tinha acabado de morrer de velhinho, e os gatos Calvin e Blanche andavam bem, jovens ainda). Ela também ficou surpresa com o crescimento do blog em pouco tempo. 

Creio que ela tinha (escrevo no passado porque ela não acessa mais internet, dorme grande parte do dia, não tem vontade pra mais nada, não consegue mais andar) uma relação de amor e ódio com o blog. Por um lado, ela se sentia muito próxima de várias comentaristas frequentes, falava sempre delas. Ela mesma comentava como "La Mamacita", sempre demonstrando muito orgulho de mim. 

Por outro lado, ela odiava os trolls. Lembro quando fui viajar durante algum feriado, anos atrás, e pedi pra que ela fizesse a moderação dos comentários do blog, porque pra onde eu iria podia não ter internet, e também porque eu queria descansar, me afastar das redes sociais por uns dias (faz bem!). Ela topou, eu ensinei pra ela, ela moderou, e quando voltei ela me pediu pra nunca mais pedir aquilo pra ela de novo. Ela disse que os comentários de ódio faziam muito mal pra ela. 

Já naquela época muitas das ameaças de morte, estupro, tortura e desmembramento já a incluíam, uma senhora idosa que nunca fez mal a ninguém. E também incluíam o maridão. Eu decidi que, no que dependesse de mim, essas ameaças não chegariam até ela. Ela não precisava saber. Acho também que ela ficava tão confusa quanto eu às vezes: por que tinha tanto misógino xingando e ameaçando uma reles blogueira feminista e sua família? De fato, não faz qualquer sentido.

Minha mãe festejou comigo cada aniversário do bloguinho, cada vitória (ganhar e não perder processos), cada indicação a prêmios. De vez em quando ela falava sobre algum post comigo, embora não comentasse mais no blog. Ela era adorada por todos os alunos e alunas dos meus cursos de extensão na UFC, que ela frequentou ativamente até 2018, quando a maldita chicungunha, aliada à velhice, foi tirando sua mobilidade, sua independência. 

Aniversário de 85 anos,
maio 2020

Se der tempo e alguma agente da saúde vier aqui vaciná-la contra a covid (ela está no primeiro grupo e foi cadastrada), podem ter certeza que eu vou tirar foto e colocá-la no blog e no Twitter. Apesar dos 85 anos, ela nunca viveu nada parecido com esta pandemia. 

Bom, gente, é isso. Era pra ser um postzinho de comemoração de uma eternidade no blog, acabou virando esta coisa meio deprê. Infelizmente, não acho que minha mãe estará aqui no 14o aniversário do blog, mas sei do carinho que tanta gente que passou e ainda passa por aqui nutre por ela. Obrigada!

41 comentários:

Paulo Cunha disse...

Lola, deixando aqui o feliz aniversário pelo blog, e muito carinho, beijos e força para passar esse momento difícil.
Paulo e Flavia

Anônimo disse...

Lola sou sua fã amo seus textos boa sorte na sua jornada. Deus vai lhe dar conforto neste momento com sua mãe ele sabe de todas as coisas

Guidi disse...

Um grande beijo para ti e para ela. Amei saber do quanto ela participou de suas aulas. Amizade e admiração entre vocês, que coisa boa.

Anônimo disse...

Força Lola ,sua mãe tem muita sorte de ter uma filha tão dedicada, na parte da vida que tudo fica difícil que é quando ficamos doentes.

Anônimo disse...

Querida Lola, meus parabéns pelos 13 anos de blog. Serei sempre grata por tudo que ensinas através dele, bem como a força que demonstras frente às ameaças. Meus sentimentos por sua mãe, ainda bem que ela não está sofrendo. Abraços fortes de Luise Mior.

Anônimo disse...

Lola, Segue a matéria: "
A Justiça do Rio de Janeiro determinou na terça-feira (26) a prisão preventiva de Dalton Luiz Vieira Santana, chefe do tráfico da favela Kelson’s, na capital carioca, e de outros dois traficantes: Enzo da Cunha da Silva Costa, conhecido como “Da Mãe”, e Edgar Alves de Andrade, o “Doca”. Os três são suspeitos de participação na morte da jovem Bianca Lourenço, de 24 anos, no início deste mês. As informações são do Uol.

Dalton é ex-namorado de Bianca e, de acordo com as investigações, ele não aceitava o fim do relacionamento. O laudo cadavérico realizado no corpo da vítima apontou que a jovem foi torturada e teve o rosto e os glúteos cortados antes de ser morta com diversos tiros".
Detalhe a ser ressaltado: a adolescente se relaciona com um vagabundo, verme humano, chefe do tráfico. Nesse momento, ela selou seu destino. Infelizmente, adolescentes têm que fazer escolhas, existem 2 caminhos: ou se relacionar com vagabundos bandidos, ou ficar quieta, estudar e sair dessa vida. A escolha dela foi o caminho mais fácil. Porém, é o mais rápido. O fim chegou logo. Fika a dika, amigas: sejam direitas, ñ se relacionem com BANDIDOS, pois esse será o fim das manas que escolhem errado.

Anônimo disse...

Parabéns, um cheiro e um forte abraço !!!!
Aderivaldo Araújo - Jaboatão Pe.

Unknown disse...

Beijo lolla parabéns para o teu canal e força tbm.. leonardo maia - mossoró RN.

Anônimo disse...

Parabéns querida Lola!
Nunca comentei aqui mas te acompanho desde 2009, pelo menos.
Seu blog é muito além de um blog. Ele informa, educa, acolhe!
Aprendo muito com você!

Muita força neste momento difícil, que sua Mamacita encontre conforto e que vocês tenham dias bons para viverem juntas!

Todo carinho para vc e sua família!
Bianca

Tereza Raquel Pugliese disse...

Lola,parabéns!!!! Quanta humildade sua falar bloguinho, você deveria encher a boca e falar "blogão", uma vez que é inspiração para muitas mulheres, meninas, LGBTQI+, homens, porque não? Já que ao falar de questões feministas e também de fatos relacionadas ao cotidiano feminino, os homens passam a ter uma outra visão, pelo menos aqueles que são inteligentes, porque os outros, esses.... vão ficar se escondendo atrás de ameaças.
Mas foi pra festejar que estou escrevendo, é eu tive a honra de em um momento fazer parte dessa história, quando fiz um guest post contando a história do meu Furacão, o meu neto autista, foi ano passado.
São tantas histórias que a gente vê aqui, tantas alegrias, muitas tragédias também, mas delas tiramos forças para lutar por outras mulheres.
Lola, desejo que sua mãe tenha forças, não sofra muito, que você e seu marido, Silvio, sejam fortes e encontrem paz interior para lidar com este momento difícil da doença da sua mãe. Passei recentemente problema semelhante com meu pai,e a gente não sabe de onde, mas mesmo na dor, vem um alento, uma calma, uma força.
Então, envio minhas homenagens ao blogão que você continue tornando ele cada dia maior. Um grande beijo, à sua mãe, você e ao Silvio e minhas energias e pensamentos positivos, que todos vocês tenham serenidade, luz conforto e principalmente muito carinho e aconchego.

Um grande beijo recheado de carinho
Tereza Raquel Pugliese

Unknown disse...

Lola você é maravilhosa, sua mãe também

Emile disse...

Querida Lola,

Parabéns pelos 13 anos desse blogão fantástico, saiba que nesse tempo você tocou a vida de muita gente.

Te mando todo o meu carinho e te desejo muita força para passar por esse período com a sua mãe, com certeza ela tem muito orgulho da filha que teve.

Abraços e tudo de bom pra você!!

avasconsil disse...

Lola, conheci o seu blog em 2010, 2011. Não recordo exatamente quando foi. Foi um namorado com quem estive de outubro de 2009 a julho de 2013 que me apresentou esse trabalho seu. Desde então o venho acompanhando. Nem sempre comento, mas leio com frequência. Assim como você, também me entristeço quando penso na morte da minha mãe. Quando eu era criança, era a coisa que eu mais temia. Mesmo agora com meus 44 anos ainda temo essa perda. Faz uns 03 anos comecei a me interessar por livros sobre a morte. Começou com "O Ano do Pensamento Mágico", da Joan Didion. É sobre o luto dela quando o marido morreu, John Dunne. Foi um casamento de 36 anos, e desses de almas gêmeas. Os dois eram escritores e os melhores amigos um do outro. Quando estavam imersos num trabalho, era o outro o primeiro a ler. O primeiro a opinar. Um era o primeiro leitor e crítico do trabalho do outro. O ano do pensamento mágico foi aquele ano em que Joan Didion negava a morte de John. Ela não conseguia tirar nada do lugar onde ele havia deixado, por acreditar que a qualquer instante aconteceria um milagre e ele entraria pela porta e tudo continuaria como era antes. A morte seria apagada. Depois de "O Ano do Pensamento Mágico" comprei "Noites Azuis", também da Joan Didion, esse sobre a morte da filha dela e John, 07 anos depois da morte do pai. "A Cerimônia do Adeus", em que a Simone de Beauvoir relata os últimos anos com Sartre, livros sobre morte e filosofia da morte... Tolamente acredito que aprender sobre um assunto vai me preparar pra quando chegar minha vez de enfrentá-lo. Mesmo sem saber se vai ser mesmo útil quando acontecer, ainda estou tentando. Quem sabe não estou fazendo algo de correto, cosendo um para-quedas? Feliz aniversário pelo blog. Não a conheço pessoalmente, mas gosto muito de você e do seu trabalho. Desejo que sua mãe chegue a ser vacinada e tenha alguns anos a mais de vida. A esperança serve pra isso, pra ir depois de todo mundo.

Débora disse...

Parabéns e obrigada pelo blog.
Sinto muito por esse momento tão triste pra vcs.

Erisson disse...

Lola,

Desejo que La Mamacita fique bem!

Eu leio o blog desde 2011. Como o tempo passa, né?!
Um abraço forte e afetuoso pra vc, pro Silvio e pra La Mamacita!

Meg.Lee disse...

Parabéns pelo blog.
Triste por sua mãezinha.
E desejo força pra vcs passarem por esse periodo complicado.❤❤❤❤

Unknown disse...

Um forte abraço, Lola!

Veluca disse...

Parabéns pelos 13 anos do seu maravilhoso blogão!
Grata pela partilha doce e amorosa sobre sua mãe.
Desejo muita Luz, compreensão, força e dou a vocês todo o meu carinho.
Um abraço bem apertado procê.

Unknown disse...

Obrigada pelo blog e força nesse momento difícil que está passando com sua mãe!

LITERATURA ON LINE disse...

Que deus as abençoe!
Parabéns pelo aniversário do bloguinho super interessante e sinto por sua mãe, sei o que estás sentindo, acompanhei os últimos anos de minha mãe, que partiu aos 85, é uma dor imensurável, mas não podemos fazer nada para impedir e não somos egoístas o suficiente para querer prolongar o sofrimento de quem tanto amamos. Força, é difícil mas a gente também se acostuma com dores.
Beijos nas duas.
Valdiria

Elnmrm disse...

Muito carinho pra você e sua mãe. Sinta-se abraçada neste momento! ♥️🌻🌷

Unknown disse...

MINHA QUERIDA LOLA REALMENTE ESSA SUA POSTAGEM É UM MISTO DE CONQUISTADO " BEM" COM A " BENÇÃO" DA SUA MÃE , MAS A NOSSA VIDA TERRENA TEM " FINAL" E COM CERTEZA SUA MÃE VAI FELIZ " PARA MORADA DA LUZ " . VOCÊ É A LUZ QUE ELA NOS DEU 🇦🇷🇦🇷🇦🇷💖💖💖🙏

Anna Karina Cavalcante / PSOL disse...

Muito ruim a notícia, parece que os tempos maus afetam mais ainda os mais velhos... é muito ruim acompanhar um momento final. Estou com minha mãe com depressão e levo ela a médicos e tento falar banalidades pra ela esquecer as angústias, acho que ela percebe as tentativas de aliena-la com temas banais. Mesmo que sabiamos do nosso fim é muito doloroso. Muita força, minha querida Lola.

Alan Nascimento disse...

Um blog necessário, obrigado por escrever
que mãe linda...que legado!

ibi disse...

Parabéns e obrigada pelo blogue, tão importante para tanta gente!

Que sua mãe ainda melhore e, se não, força para você nesse momento.

Forte abraço!

Luê

Isa Dora disse...

Fico muito sentida por a Chicungunya ter abalado sua mãe desse jeito. Os idosos sempre sofrem mais, porque as dores nas articulações são grandes. Eu sou agente de endemias, e cada vez que vejo isso, sinto que estamos falhando no nosso trabalho.
Eu espero de coração, que sua mãe fique bem.
Um beijo em você, e em la mamacita.

Maria de Fátima disse...

Lola, meu carinho e minhas orações para sua mãezinha, força para você atravessar esses momentos difíceis! Bjs as duas! 🙏💖

Alan Alriga disse...

Parabéns Lolinha querida, e que venha mais 13 anos do seu blog maravilhoso
   🔥🔥🔥
   ┏┻┻┻┓
  ┏┛💠💠💠┗┓Congratu
  ┃🎵・*・ ・*・🎵┃ lations❗
 ┏┛  ∧🎀∧.  ┗┓
 ┃ ⭐ (๑• ω •๑).. ⭐ ┃
┏🎀┓┏🎀┓┏🎀┓┏🎀┓┏🎀┓
┃お┣┫め┣┫で┣┫と┣┫う┃
┗┳┛┗┳┛┗┳┛┗┳┛┗┳┛
 💮  ;  ;  ;  💮
 ;  🌸  ;  🌸  ;
 🍓  ;  🍓  ;

  + 。💚・ +
・゜💜・+ 。☆ °
+ ☆。💗。+ 💙
 ゚ |。・/☆ 。+
 r⌒|ヽ゚❤️/・☆
 |丶| /`/。💛
 |==`-/∠_〉。+
 |======/
 |====/∧ ∧
 |==/(。・ω・。)
 |/  〇❤〇Congratulations

Leila Pimentel disse...

Lamento por sua mãe. Sinta-se abraçada, carinhosamente. Bj no coração.

Anônimo disse...

Tomei conhecimento do blog em 2010 sem querer em uma pesquisa sobre um assunto e era tema de um post, foi uma feliz coincidência, pois acompanho desde então, não sou uma comentarista assídua, mas leio a respeito dos temas, assuntos sempre tão pertinentes. O blog é necessário para os dias atuais. Força é o que posso desejar em uma situação tão delicada entre você e sua mãe, pois vocês são muito ligadas, não vou dizer muitas palavras, pois quem está fora pode imaginar, entender, mas quem sabe é a pessoa a viver uma situação a exigir muito equilíbrio.

Anônimo disse...

Sinto muito, Lola. Mas parabens pelo blog.
Vi um vídeo de um daqueles malucos que te perseguem, o Emerson Eduardo Rodrigues, que agora usa o nome de Emerson Von Staffen na Espanha. Todo mundo sabe que ele não teve nada com a mina que ele tem obsessão, a Rafaela. Ele perseguia ela, tanto que ela o denunciou. O que ele chama de tráfico de influência que aquele delegado da operação intolerancia mostrou para ele foram as denúncias dela contra ele. Porque ele não fala o que estava escrito nas denúncias da Rafaela contra ele? Ele era apaixonado por ela desde os tempos da Universal e ela não quis nada com ele. Em outra live ele disse que tinha milhares de fotos com ela e que ele iria mostrar, agora diz que a polícia confiscou todas as fotos. É um mentiroso mesmo! KKKKK, Emerson tem fotos com Marcelo mas com a Rafaela ele nao tem. Aposto que ele tem foto com o Rogerio Gaspar que ele mandou matar porque eram amantes. Tem foto com o Coelho. Com todo mundo menos a Rafaela.

Zuca disse...

Lola, um dos textos mais lindos q li foi sobre a morte do seu gatinho. Passei uns dois dias chorando qse o tempo todo, pq era daquele jeito q eu queria q todos os meus bichos morressem, e ñ tinha sido assim com alguns deles. Ao longo da pandemia uma das minhas gatas, já bem velhinhas, foi mostrando q partiria em algum momento. E eu resolvi q ela morreria na casa dela, ao lado dos irmãos e de mim. No início de dezembro, uma veterinária veio aqui pra decidirmos como deixar a gata confortável e foram mais 40 dias ao meu lado, ativa, até ela decidir ir. Foi triste, foi doloroso, chorei muito, mas foi tranquilo e foi cheio de amor dos nossos mais de 18 anos de convivência.
Chega a ser engraçado q no seu blog a morte de um gato tenha sido o texto q mais me tocou, mas ele foi extremamente importante pra mim. E eu quero te agradecer de novo por ele, foi um carinho no coração q eu precisava muito.
Só posso desejar coisas boas a vc e sua mãe. Q bom q vcs estão tendo o tempo pra se despedir, q bom q vc está em paz, apesar da tristeza. Isso é o mais importante. Força, muito amor e q tudo transcorra da melhor forma possível. Fiquem bem. Um beijo pra vcs.

Anônimo disse...

Lila, querida, um grande abraço.
Desejo apenas que vocês fiquem bem, seja como for.
Felicia

Anônimo disse...

Vou dar uma trégua em respeito a sua mãe, Dolores. Está certo que ela deu a luz uma pessoa horrível, mas eu reconheço que zombar da mãe dos outros que está em situação de calamidade é algo demoníaco. Fui eu que te ameacei de morte (não sou o dos telefonemas) no final do ano. E já venho te mandando mensagem a muitos anos. Mas agora eu estou propondo um acordo: ficarei um tempo sem entrar em seu blog, ou até a sua mãe morrer ou sarar. Enfim, boa noite, porco.

Anônimo disse...

Lola, nao se preocupe! Deus irá fazer SUA vontade em relação à sua progenitora. Vc receberá o que vc plantou em sua vida toda. Se vc deixou boas sementes, vc será gratificada com uma partida sublime de sua mãe, ou até de sua pronta recuperação (mãe) para mais uns anos de convivência sadia. Se vc plantou a guerra, a desunião, a desonestidade e a injustiça, Deus irá lhe retribuir de acordo com o que vc merece. Sua mãe certamente plantou boas sementes na terra, e receberá seu galardão. Vc, que é a cuidadora e responsável por ela, é que influenciará na decisão Suprema, na decisão do Nosso Senhor. Vc deverá fazer uma introspecção sincera, só vc e Deus, e se perguntar se alguma vez foi desonesta socialmente, se foi injusta, se influenciou com segundas intenções pessoas inocentes. Vc será a bússola de sua mãe. E se vc tiver algo nesse sentido a confessar, faça sua confissão e peça perdão a Deus enquanto sua mãe está com vc ainda. É tempo de reflexão celestial, Lola. A vida de sua mãe está em suas mãos. Desejo td de bom pra vcs e sabedoria pra vc, na angústia. Que Deus as abençoe e lhes dê a justiça e a proteção Divina. Amém!

Pablito disse...

Lola!!!

Parabéns pelo aniversário do Blog. Sigo desde criancinha (mentira) e leio todos os dias sem falta (verdade). Adoro tudo que você escreve e aprendo muito sempre. ë como se eu tomasse uma pílula de conscientização diária.

Sinto pelo o que você está passando com sua mãe. Tem um remédio infalível para esses casos: amor. Faça tudo pra ela com muito amor e dedicação. Vai fazer toda diferença para ela e para você, garanto!

DiLuaa disse...

Parabéns pelos 13 anos de dedicação ao blog! Ele fez (e faz) a diferença na vida de muitas pessoas!
Sinto muito pela situação com sua mãe, todos passaremos por isso, mas não é fácil. Aproveite muito esses momentos com ela...
Forças e um grande abraço!

Sofia disse...

Parabéns e obrigada demais pelos 13 anos de blog, Lola! Ele é incrível, e vários textos aqui já me fizeram repensar muita coisa!
Parabéns pra sua mãe por ser essa pessoa incrível que vc está descrevendo! Torço para que tudo corra da melhor forma possível. Forças e tudo de melhor pra vcs!

Denise disse...

Lola, sinto muito quanto a notícia da sua mãe... Nem consigo imaginar o que vc está passando, mas te desejo força e paz. Realmente não é justo receber tanta ameaça de troll, vc é uma guerreira! Parabéns pelos 13 anos do blog! Sigo vindo sempre ler e tento comentar sempre que dá. Seu blog é o único que ainda leio, nem os jornais brasileiros eu leio mais porque me falta estomago. Fique bem. Beijo, Denise

Kasturba disse...

Lola, parabéns pelos 13 anos de luta. Você foi essencial para abrir meus olhos para diversas questões, e mudar minha forma de enxergar o mundo e me posicionar em relação a diversas questões (nem consigo acreditar que há 8 anos eu era apoiadora do então deputado Bolsonaro). Tenho certeza que assim como eu, muitas pessoas foram incentivadas a questionar padrões de comportamentoe pensamento ensinados desde seu nascimento, e evoluíram.

Sinto muito pela sua mãezinha... espero que vocês possam aproveitar esses últimos.momentos com bastante intensidade. Que ela se sinta muito amada, e vocês encontrem conforto na certeza que ela teve uma vida plena e feliz.

Lidiany disse...

Oi Lola, sinto muito pela sua mãe. Desejo muita força e paz para vcs lidarem com essaa situação delicada. Tenho certeza de que ela teve uma vida plena e feliz com vcs. Muita força neste momento difícil e que sua mãe tenha paz e tranquilidade.