sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

NÃO CONSEGUIMOS RESPIRAR

Arte incrível do Cris Vector

O sistema de saúde de Manaus entrou em colapso pela segunda vez. A primeira foi em abril do ano passado. E parece que não se aprendeu nada com ele.

Ontem o horror em Manaus foi total. Pensem em 33 ventiladores apitando ao mesmo tempo. No visor de cada aparelho, mensagens indicando "Baixa de oxigenação". Pessoas entubadas para tentarem sobreviver à covid morrendo por falta de ar.

"Tivemos que escolher quem salvar. Optamos por quem estava lúcido, porque quem estava sedado não ia sofrer", conta chorando um médico de um hospital público que não quis se identificar. Imaginem o desespero das equipes de saúde, dos pacientes, das famílias que têm parentes internados. 

E engana-se quem pensa que "só" pacientes com covid estão morrendo. Todos os internados em hospitais que necessitam de oxigênio correm perigo. É o caso de pessoas em coma e de bebês prematuros, só pra citar alguns exemplos. O governo de Amazonas pediu a transferência de 60 bebês prematuros com risco de ficar sem oxigênio.

Em plena pandemia, o governo federal aumentou os impostos dos cilindros de oxigênio. Isenção de impostos só pra prioridades como games e armas de fogo! Pior: o genocida no poder tinha sido avisado ainda em dezembro que faltaria oxigênio em Manaus. Mesmo assim aumentou impostos. O Psol denunciou o presida à Organização Mundial da Saúde pela falta de oxigênio no Amazonas.

A solidariedade veio apenas da Venezuela. Maduro mandou disponibilizar oxigênio pra Manaus, o que fez muita gente se perguntar: e se fosse o oposto? E se Caracas estivesse morrendo asfixiada, Bolso ajudaria? Sabemos a resposta. Bolso não manda oxigênio nem pro próprio país que ele diz governar.

É injusto dizer que o governo da catástrofe não está fazendo nada. Ele convocou milhões de bolsobots para xingar e ameaçar de processo a quem chamar Bolso de assassino. Oxigênio pra pacientes da covid não tem, mas pra tentar manter um governo morto no poder, tem.

Uma leitora antiga e querida com 500 seguidores no Twitter ontem tuitou sobre o caos em Manaus. Recebeu vários ataques de bolsobots e até ameaça de morte. É tudo orquestrado! Pelo jeito, o Gabinete do Ódio está fazendo o que seu chefe não faz: trabalhando a todo vapor.

O que acontece em Manaus pode muito bem acontecer em outras cidades. E o governo genocida vai culpar todos menos ele mesmo, que nunca pode fazer nada. O lema de Bolso é mesmo "não posso fazer nada", que vem sempre junto do berrante do gado "Deixa o homi trabalhar". Não dá pra entender muito bem por que criaturas desprovidas de inteligência querem o inútil do "não posso fazer nada" pra não fazer nada por mais quatro anos.

Panelaço hoje às 20:30. Não me sinto muito bem em participar de qualquer evento apoiado por MBL e Amoedo, mas vou bater panelas. Aliás, mesmo diante da revolta geral, de tantas mortes que poderiam ter sido evitadas, um dos filhos do capetão, Carluxo, decidiu postar um vídeo em que um pênis de borracha bate numa panela. Deve ter tirado da gaveta do armário dele.

Olha, não dá mais. Não conseguimos respirar.

19 comentários:

Anônimo disse...

Ficou sabendo, Lola, hoje o 55chan vai acabar. Entra aí e veja, estão se despedindo.

Anônimo disse...

Bolsonaro financia o grupo que lhe ataca, Lola. Para derrubá-lo, instigue uma investigação.

Anônimo disse...

Vai tarde, uma fábrica de mentecaptos a menos. Só lamento que os racistas, misóginos e antissemitas de lá vão continuar impunes.

avasconsil disse...

Desde o início da pandemia eu temi que um dos efeitos da covid fosse a ampliação e o aprofundamento da tolerância do brasileiro com a morte. Com a morte dos outros. E é o que está acontecendo. Claro que o Brasil é um país muito heterogêneo. São Brasis dentro de um Brasil. Alguns Brasis ficam deprimidos e/ou indignados com essa gestão horrorosa da pandemia, que está causando tantas mortes que poderiam ter sido evitadas. Se uma Angela Merkel fosse a presidenta do Brasil, não tenho dúvidas de que teria havido menos mortes. Mas pra muitos Brasis as mortes de Manaus não têm grande importância. Continuam concordando com Bozoasco que todo mundo vai morrer um dia. Então quem morreu agora foi porque tinha que ser. Foi uma fatalidade. Continuo vendo e ouvindo tanta gente dizer que vai votar no Bozoasco em 2022 porque não tolera ladrão ou mentiroso... Hoje, daqui do meu quarto, ouvi a conversa por vídeo entre minha mãe e meu irmão que mora em Aracaju. Ele incentivando minha mãe a tomar cloroquina e ivermectina, com vitamina D. Pra ele e os que fazem parte do Brasil dele, a tragédia de Manaus não é culpa do governo genocida de Bozoasco, do governo estadual e municipal de lá. Mas dos médicos do SUS que trabalham lá; teimosos, não prescreveram cloroquina e ivermectina preventivamente aos pacientes que morreram, que também são culpados por terem morrido por não terem procurado médicos contra o "sistema negacionista". Pra os habitantes desse Brasil, negacionista é a gente que ouve a ciência e a OMS. Quando penso que esse outro Brasil que acho estranho e do qual faço questão de me manter estrangeiro pode reeleger Bozoasco em 2022, sinto um desânimo imenso. Mas o jeito é tentar aceitar. Não acredito em impeachment do Bozoasco genocida. Acredito que é mais fácil a morte dos outros se tornar ainda mais normalizada e banalizada entre nós do que na retirada dele do governo antes do fim normal do mandato. E acredito que apesar de tantos pesares, ele pode ser reeleito em 2022. O Brasil genocida pode sair majoritário de novo em 2022. Porque, afinal, Bozoasco é honesto e não rouba. Né?

Anônimo disse...

Esse pessoal está indo pro Telegram e pro Parler.

Anônimo disse...

Nessa merda toda não da para culpar somente o bozo. Concordo ele é um lixo e não entendo porque ainda não foi chutado da presidência, mas o povo tem culpa nisso também.
Alguém duvida que as pessoas de Manaus estão se lixando para prevenção? Assim como muita gente no país inteiro?
E não são somente os seguidores do bozo que não estão se importando. Não sei que merda as pessoas tem na cabeça.
Onde eu moro nem parece que esta tendo uma pandemia, praticamente ninguém usa máscara, não tentam manter distância das pessoas, vivem aglomerando, dando festas.
Só no mercadinho algumas pessoas usam a máscara, fora quem trabalha lá, mas se alguém quiser entrar sem, nada acontece.
A maioria dos meus parentes não se importam com nada, vários deles pegaram covid e como tiveram sintomas leves, não estão nem aí. Continuam sem máscara, não fizeram o isolamento depois que souberam que estavam com o vírus, continuam com festas, dando churrasco. É surreal.

Anônimo disse...

Vi um vídeo de 2017 do Emerson Eduardo Rodrigues que só fala de você no título, propaganda enganosa. No vídeo ele diz q nunca teve contato com a Joice. Ou seja, tudo que ele diz sobre ter tido um caso com a Joice é a maior mentira. Sei que não posso colocar o link aqui pra não divulgar esse homossexual enrustido estelionatário, mas está lá. E Emerson sempre te acusa de falar que você acusou um inocente, Brian, de ter sido Kyo, mas no vídeo quem fala que Fuego Sancto é Kyo é o Emerson. Não tem ninguem mais 171 que o ex-amante de Rogerio Gaspar.

Anônimo disse...

Entre tantos outros fatores que contribuíram para Bolsonaro ser eleito em 2018 está o fato de que, com tanto lavajatismo bombardeado pela TV Globo principalmente, conseguiram convencer o povo, o brasileiro mediano, mesmo os pobres, de que o principal problema do Brasil era a "corrupissão" e que esta foi praticamente inventada pelo PT, durante os mandatos Lula e Dilma. E muita gente ainda está nessa e vai votar em 2022 com essa ideia fixa na cabeça. Gente desinformada, que não conhece nada da história do país.

Anônimo disse...

Ah infelizmente tem isso também. As pessoas não abrem mão de comer em restaurante, ficar em bar enchendo a cara. Os bares aqui na rua estão sempre cheios. Academia de crossfit está sempre cheia, de gente sem máscara, porque as pessoas acham que o traseiro vai cair ou vão engordar 20 quilos se tiver que parar de malhar na academia por um tempo (mas estão sempre cansadas para cuidar de seus filhos, limpar suas casas, lavar suas privadas). Praias lotadas. Depois vão pras redes sociais choramingar. Concordo que esse governo é um lixo, mas muita gente não faz sua parte. Ai chegamos nesse ponto.

Anônimo disse...

Quem deveria fechar é a Wikinet. Se propõe a ser uma wiki "satírica" (aos moldes da Desciclopédia, de onde, ao que parece, o fundador da Wikinet foi chutado por violação das regras), mas o suposto "humor" que praticam é chamr mulheres de "depósito de porra", espalhar pornografia achando que isso torna algo engraçado, endossar tacitamente preconceito contra negros, nordestinos e outros grupos; sem falar da idolatria deles pelos criminosos Marcello do Valle e Émerson, os artigos sobre eles parecem odes aos crimes desses dementes. O artigo sobre Marielle Franco me deixou absolutamente revoltado; aquilo é um completo insulto e desrespeito a uma pessoa que foi brutalmente assassinada. Por essas e outras a Wikinet é um cerdadeiro catálogo do lixo que é o submundo dos chans.

avasconsil disse...

A resposta não é tão simples assim. Quem dera fosse. Mas só é na cabecinha assassina de vocês bolsonaristas. Há algumas hipóteses pra a covid não estar matando tanto na África como se temia que ocorreria, como a da imunidade cruzada. Como a África lida há muito tempo com vírus da mesma família do corona, os anticorpos pra esses outros vírus acabam atenuando a infecção do novo corona. Mas há outras. População mais jovem. Lá a pobreza mata as pessoas cedo. Menor circulação de pessoas (viajam menos), também por serem mais pobres e da instabilidade política em muitos lugares. Quando os europeus aportaram aqui no Brasil, mataram muitos índios com doenças que já faziam parte do sistema imunológico dos seus corpos, mas que pra os índios eram inteiramente novas. Pois o oposto também ocorre: uma doença nova atinge com menos força um corpo com um repertório imunológico mais diversificado. Ponha em dúvida sua certeza na eficácia da cloroquina (e de outros remédios) pra salvar pessoas da morte por covid. Entre a certeza controversa e não comprovada que põe em risco a vida das pessoas, e a dúvida que pode salvá-las, prefira a dúvida. Use máscara, adote o distanciamento físico e o álcool em gel, faço tudo ao seu alcance pra criar barreiras à circulação do vírus, aos novos contágios e às mortes que eles causam. É melhor prevenir do que remediar, e não existe remédio pra a morte. Seja cuidadoso com a vida dos outros. Mesmo que você não dê valor à sua.

https://noticias.r7.com/internacional/covid-19-nao-devastou-a-africa-para-surpresa-de-muitos-por-que-23092020


https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-10/africa-surpreende-com-baixas-taxas-de-covid-19

Lara disse...

Fake News, deixa de ser mentiroso 16:46.
https://www.dw.com/pt-002/covid-19-%C3%A1frica-com-mais-de-15-milh%C3%B5es-de-casos/a-55155264

Anônimo disse...

Pois é. Eu não entendo tanto desespero, que não podem ficar um tempo sem festas, sem viajar, sem malhar... Tudo isso é mais importante que tentar conter o vírus e evitar ser infectado e infectar os outros. Não dá pra entender mesmo.
E se tu tenta fazer sua parte ainda acham que você é louca. É exagero.
É foda!

avasconsil disse...

https://youtu.be/vNborN9vNjw

Anônimo disse...

Lola, Por quê o Emerson não se assume logo gay? Ele não seria tão infeliz se falasse a verdade. Teve um vídeo que ele disse que só se casou pela primeira vez para que a galera parasse de falar que ele era gay porque ele morava com o Rogerio Gaspar, que foi assassinado e ninguem nunca foi preso. Ele e Rogerio formavam um casal. Todo mundo sabia disso.

Anônimo disse...

Não sou o anônimo acima mas gostaria de compartilhar informações que espero que a polícia investigue. Não posso entrar em detalhes mas conheço bem Emerson Eduardo Rodrigues e sua família no Paraná. A família tem um mixto de vergonha e pena dele. Ele foi abusado na infância e muita gente sabe disso. Talvez esse trauma tenha levado ele a esconder seu homossexualismo e a fazer parte dos nazistas. Mesmo assim ele foi morar com Rogerio Gaspar. Eram amantes. Há testemunhas. Mais que isso não posso falar. Gostaria de falar isso abertamente mas Emerson seria capaz de mandar me matar como fez com Rogerio Gaspar.

Anônimo disse...

a) Muito triste a situação de Manaus mas e bonito ver os artistas se mobilizando e até o Maduro querendo ajudar.

b) Temos eleições em 2022 quero votar em Flávio Dino presidente pois gosto das ideias dele. Mas sempre ressalto que é muito importante eleger deputados e senadores progressistas

Anônimo disse...

Lola vc está acompanhando o caso do Nego do Borel ? Escreve sobre este caso

Lola Aronovich disse...

Não estou acompanhando. Não conheço sequer os personagens do caso. Mas se alguém quiser escrever um guest post eu publico, claro.