quinta-feira, 3 de setembro de 2020

FRASES MACHISTAS DITAS POR E PARA MULHERES

Já contei que, embora eu seja feminista desde que me conheço por gente (aos 8 anos), eu passei vários anos falando besteiras como "Prefiro trabalhar com homem". 
Ridículo! Eu nem sei por que falava isso. Talvez eu tivesse tido uma má experiência de trabalho com alguma colega e generalizei. Talvez eu só estivesse repetindo sem pensar o machismo que a gente ouve tanto, a ponto de internalizá-lo.
A querida Georgia, uma das minhas mais entusiasmadas fãs (ela se diz uma Lolalover), fez uma thread muito bonita no Twitter usando frases colhidas por Mariana Tripode. Reproduzo aqui, porque merece.

Estamos sempre falando sobre a importância do feminismo.
 

E mais uma vez a palavra SORORIDADE me salta aos olhos e pensamento. 

Há tanto para acrescentar e tanto para aprender.

Sejamos mais rios e lagos, e menos pedras e rochas.

Que hoje, como amanhã e depois, possamos acrescentar, e não dividir.

Somar mais, e não diminuir.

As mulheres mudarão o mundo. Já estão mudando.

6 comentários:

Anônimo disse...

Há 10 anos eu fala coisas que me envergonham. Vivendo e aprendendo. Uma parte do meu crescimento devo a vc, Lola. Muito obrigada por tudo! Parabéns e obrigada demais pelo blog!

Anônimo disse...

Frases que já ouvi de mulheres:

- (mulher aponta para outra mulher usando uma calça branca e justa) Tá vendo aquilo? Tá usando calcinha fio dental. Isso é coisa de puta e homem não gosta.

- Obedeça e faça o que ele mandar.

- Homem não gosta de mulher que argumenta.

- Ginecologista é especialidade médica que atende mulher casada ou puta.

- Como assim não quer filhos? Você não tem uma escolha.

- Num casamento a mulher tem que calar a boca e suportar. É função da mulher manter a harmonia da família.

Eu também já achei que mulheres com muitos parceiros eram uma desgraça, já chamei mulher de histérica, também já pensei que se um homem larga a família era culpa da mulher e já acreditei que depilação deveria ser lei.

Todo mundo já disse/fez coisas escrotas. Pertence a natureza humana dizer asneira. O problema na minha opinião não é errar. Problema é saber que está errado, não refletir e não querer corrigir - e isso independe do gênero, orientação sexual, cor da pele, religião etc. Mulheres são também influenciadas pelo machismo (algumas vêem vantagem em ser machista e fazem questão de se-lo), também são algozes e maltratam outras mulheres. Mas isso não pertence a condição de ser mulher. Isso pertence a condição de ser humano.

Muito provavelmente vou dizer/fazer coisas escrotas no futuro. Ser mulher também não me livra de ser idiota. Mas eu pelo menos tento ser melhor. Se eu errar, vou tentar fazer certo na próxima vez!!!

Jane Doe

Anônimo disse...

"É a mulher que faz o homem".
Nossa, essa é a pior, é de matar.
Pior que tem quem acredite nessa merda.

Um aspectro multifacetado das ideologias disse...

Hummmm pera um pouco a ultima frase tem um ponto de verdade! PRIMEIRAMENTE GOSTARIA DE RESSALTAR NÃO EXISTE UMA VERDADE ABSOLUTA TUDO PODE MUDAR PORTANTO DE FORMA ANALÓGA NÃO EXISTE UMA MENTIRA ABSOLUTA TUDO PODE TER UM PONTINHO DE VERDADE POR TRÁZ OU UM POUQUINHO DE MENTIRAS.mas continuando é tão absurdo pensar que a mulher sendo literalmente a conexão entre o futuro e o presente? Até onde eu sei uma parte do comportamento masculino é moldado de uma forma que agrade as mulheres pois se não agradar essa especificidade não será transmitida para a proxima geração! A menos que outra pessoa tenha permitido e contamine com o comportamento indesejado mas nesse segundo cenario voltamos a primeira situação só foi passado pois foi aceito.(se alguem se sentiu ofendido pelos termo peço as devidas excusas mas se quiser continuar a reflexão estarei totalmente aberto desde que não ocorram xingamentos desnecessarios,eu assimo que um xingamento é nescessário quando você quer promover uma força motriz que faça eu ter ainda mais vontade de lhe contra argumentas...mas eu confesso que não gosto muito quando as coisas saem do controle e viram uma várzea

Anônimo disse...

Ciência contra transfobia:
https://diasporabr.com.br/posts/4241812

Anônimo disse...

E tá errado?